3 minute read

EditoriaL – 75 anos de profissionalismo dedicados ao controle do espaço aéreo brasileiro

CRCEA-SE

75 anos de profissionalismo dedicados ao controle do espaço aéreo brasileiro

Ao prefaciar esta edição comemorativa alusiva aos 75 anos do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), fazemos uma breve retrospectiva histórica desta organização, que tem a sua gênese nos primórdios das operações de controle de tráfego aéreo no Brasil, remontando ao dia 27 de junho de 1947, data da inauguração do Serviço de Rotas da 4ª Zona Aérea (SR4), marco inicial da primeira Estação de Comunicações, sistema que foi integrado à operação da Torre e do Centro de Controle do Aeroporto de Congonhas. Em 1962, ainda de forma precursora, entra em operação o primeiro radar de São Paulo e da América do Sul. Nesta trajetória diacrônica, a Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV) promove uma reestruturação sistêmica e, em 1976, o SR4 passa a ser denominado Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), nomenclatura que permaneceu até 31 de março de 2021, quando ocorreu a estruturação atual do CRCEA-SE.

A história registra em seus anais o pioneirismo e a tenacidade daqueles que nos antecederam, superando adversidades de toda ordem e consolidando o caminho para o progresso do sistema de controle de tráfego aéreo. Esses princípios, surgidos no passado, foram concebidos sob a égide de patriotismo, profissionalismo e idealismo, permeando até hoje os valores do CRCEA-SE.

Motivados por este virtuoso legado, permanecemos uníssonos na missão de prover os serviços de controle do espaço aéreo e telecomunicações, bem como conduzir as aeronaves na área definida como de sua responsabilidade. Essa é a essência de nossa missão!

Durante o curso desses 75 anos, o CRCEA-SE, sempre esteve na vanguarda do controle de tráfego aéreo no Brasil.

Em 2019, inauguramos a primeira Torre de Controle Remota, do inglês, Remote Air Traffic Services (R-TWR) da América Latina, que passou a operar no aeródromo de Santa Cruz, projeto de grande relevância para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que foi concebido sob os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança, permitindo a integração dos sistemas e o aumento significativo da consciência situacional dos controladores de tráfego aéreo (ATCO); além de um outro grande projeto que consolidou a Nova Terminal São Paulo Neo, beneficiando a Terminal de São Paulo, por meio de um sistema denominado Point Merge System, que otimiza o sequenciamento das aeronaves, direcionando-as para um ponto de convergência (Merging Point), especialmente nos momentos de maior fluxo, reduzindo o tempo de espera. Modelagem esta que trouxe uma nova dinâmica à operação, contribuindo para a redução da carga de trabalho dos operadores, na comunicação entre o controle e os pilotos, no aumento da pontualidade da malha aérea, na economia de combustível e, consequentemente, na redução de CO2 na atmosfera, beneficiando diretamente o meio ambiente.

O padrão do SISCEAB é reconhecido mundialmente pelos órgãos constitutivos da aviação internacional, pela segurança e pela qualidade na prestação de serviços à sociedade.

Neste diapasão, a operação e a segurança operacional no CRCEA-SE, que gerencia 0,4% do espaço aéreo brasileiro e responde por 37% do volume de tráfego da Circulação Aérea Geral (CAG), estão associadas a um elevado nível de disponibilidade dos sistemas e equipamentos de energia, climatização, informática operacional e dos auxílios à navegação aérea, a qual possui indicadores de disponibilidade acima de 99%, resultado de um trabalho profícuo e de um programa de manutenções realizado por uma equipe qualificada e sob os mais rigorosos protocolos técnicos.

Não há espaço para estagnação na atividade de controle de tráfego aéreo, a velocidade da tecnologia exige o desenvolvimento de novas competências e da constante capacitação de recursos, com a finalidade de acompanharmos o processo evolutivo.

Nosso caminho ratifica a nossa visão prospectiva e foca o olhar no futuro, nos mantendo vigilantes para os novos desafios que virão.

Assim, ao comemorarmos o nosso Jubileu de Diamante, 75 anos dedicados aos serviços de controle do espaço aéreo brasileiro, congratulo-me com todo o efetivo desta dileta organização, agradecendo o profissionalismo, a abnegação e a dedicação de cada integrante, exortando a todos que continuem a honrar o patrimônio histórico deixado por nossos antecessores, e a manter o compromisso com a nossa missão institucional.

Desejo a todos uma ótima leitura e àqueles que não pertencem ao SISCEAB compartilhamos a oportunidade de conhecerem um pouco mais do trabalho realizado no CRCEA-SE.

Obrigado a todos!

MAURO Carrinho de Moura Coronel Aviador Comandante do CRCEA-SE