Revista Vitrine Cultural 17

Page 43

43 | vitrinecultural

Uma questão de

Foto: uma das sedes da Google

soberania Em meados de agosto o mercado de smartphones acordou sobressaltado com a notícia da compra da Motorola, pela Google, por doze bilhões e quinhentos milhões. Com a aquisição, a gigante de internet pretende competir no cobiçado mercado de tablets com a Apple. A Motorola é a fabricante do Android, sistema de navegação mais utilizado em celulares, smartphones e também em tablets. Este produto concorre com o Ipad, da empresa da maçã prateada. A Apple vive momento emblemático pelo afastamento definitivo de seu fundador, gênio e executivo-chefe, Steve Jobs, por seriíssimos problemas de saúde. A notícia foi recebida com certa preocupação.

É uma briga de gigantes por uma fatia de mercado que rende bilhões de dólares anualmente. Com a aquisição da Motorola a Google pode concorrer com a Apple, que domina o mercado – vendendo seu sistema mundialmente. Nesta disputa há uma lição que o Brasil deveria aprender. A absorção da Motorola tem também a ver com soberania, e não a norte-americana. Na Coréia do Sul estão a segunda e a terceira maiores fabricantes de celulares do mundo: a Samsung e a LG, respectivamente. Prevendo um monopólio para o sistema Android, o governo coreano convocou as duas empresas a juntarem esforças em pesquisa para que seja desenvolvido um sistema coreano

concorrente do Android e do Ipad. Um tarefa sem dúvida custosa e que pode demandar longo tempo, mas um gesto de defesa de sua indústria, o que se traduz por milhares de empregos . O Brasil deveria adotar semelhante atitude sempre que ver ameaçado algum setor industrial que seja estratégico ao país. Ao contrário do desperdício de dinheiro público que se verifica em muitos atos protecionistas, esta seria uma intervenção estatal bem vinda.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.