Revista Vitrine Cultural 17

Page 27

Similaridade Em 2009, uma menina pernambucana acometida de paralisia cerebral desde o nascimento, Clara Pereira foi à China em busca do mesmo tratamento. Possivelmente foi a primeira criança brasileira com paralisia cerebral a se tratar na China. Clara ficou um mês na cidade de Cantão. A menina, de um ano e nove meses de idade recebeu uma série de seis injeções com células-tronco e apresentou melhoras. A família de Clara fez o mesmo que a de Arthur pretende fazer, ir à China após não encontrar terapia semelhante no Brasil. “No Brasil os médicos acham que tudo é muito novo e preferem esperar. Tudo bem esperar enquanto não é o filho deles, mas eu tenho que fazer alguma coisa por Clarinha”, dissera à época à BBC Brasil Carlos Pereira, pai da menina. A paralisia cerebral de Clara foi causada pela falta de oxigenação das células cerebrais durante o nascimento. Embora tenha uma inteligência normal, ela perdeu boa parte do seus neurônios responsáveis pela coordenação motora, por isso não caminhava, engolia e nem falava. Algumas dificuldades em razão da paralisia cerebral tipo Atetóide, a que Clara tem, são músculos flácidos e por vezes rígidos, por exemplo, ela não conseguia manter a cabeça ereta por muito tempo. Os olhinhos possuem estrabismo e a fala prejudicada.
 Após o tratamento na China, Clara consegue controlar a cabeça e virar para ver algum objeto sem deixá-la cair. Outro ponto perceptível foi o equilíbrio, hoje ela consegue sentar sem apoio para as costinhas por um pequeno tempo, antes isso era impossível, já que quando a colocavam sentada, ela caia para os lados e para frente. No blog de Clara, a família afirma que em apenas um mês o tratamento com células tronco trouxe melhorias que buscavam por toda a vida dela. E a recuperação está agora concentrada em fisioterapias. O mesmo tipo de esperança move Adriana e Edvaldo, os pais de Arthur. Pena que eles tenham de ir tão longe e numa viagem dispendiosa para obter o que se poderia ter com facilidade aqui, pois a medicina brasileira é bastante avançada. No entanto, a solução de cura para milhares de crianças como as duas citadas nesta reportagem, e milhares de adultos, está patinando em dogmas religiosos ou na leniência da classe política, que não toma uma atitude para decidir sobre uma questão fundamental para a saúde pública.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.