3 minute read

Notícias LATAM

Pecuária Regenerativa

Durante 2022, o crédito de carbono foi uma das grandes propostas para engajar o desenvolvimento sustentável na América Latina. Com vários programas desenvolvidos na região, chama atenção o South American Regenerative Agriculture (SARA), que já conta com 400 produtores cadastrados e presença em países como Uruguai, Chile e Paraguai. O programa visa levar pecuaristas do manejo convencional para o planejamento de pastoreio, o que promove regeneração da biodiversidade e sequestro de carbono no solo. A agricultura regenerativa consiste em melhorar a rentabilidade e a estabilidade do agronegócio a partir da recuperação dos processos vitais do ecossistema. A descarbonização, para gerar a certificação de redução de carbono ou crédito de carbono, por exemplo, é o processo de emitir menos gases de efeito estufa.

Efluentes

O uso de efluentes vem ganhando espaço na América Latina. Em Entre Ríos, Argentina, uma empresa agrícola ajustou o manejo de nutrientes nos cereais e conseguiu dobrar sua produtividade, a partir do uso de efluentes suínos. Os números surpreendem, principalmente em meio a uma forte estiagem que pulverizou o desempenho do trigo em todo o país e colocou em dúvida o andamento do plantio de grãos grossos. A empresa Los O’Dwyer SA, com sede na cidade de Arroyo Barú, em Entre Ríos, dedica-se à agricultura, pecuária e suinocultura. Desde 2011, eles iniciaram uma fazenda com 1.000 matrizes e trabalharam a questão dos efluentes, focados como mais uma unidade de negócios dentro do esquema da empresa.

Agricultura No México

O governo mexicano anunciou que pretende ampliar a produção agrícola neste ano. Durante evento com embaixadores e cônsules, foi anunciada a meta de ultrapassar a produção agroalimentar do ano passado. Em 2022, o país produziu 297,2 milhões de toneladas, número que por sua vez já foi superior ao de 2021, apesar da pandemia, do conflito na Europa e dos efeitos das alterações climáticas. O Secretário Federal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Víctor Villalobos Arámbula, revelou que o México procura agora ultrapassar 300 milhões de toneladas. Ele garantiu que a meta será atingida com auxílio dos programas prioritários implementados pelo governo mexicano, que tiveram impacto no aumento da produção alimentar e no desenvolvimento económico e social das comunidades rurais.

Lei De Irrigação

Uma nova legislação poderá beneficiar pequenos agricultores no Chile. Uma proposta de reforma da lei chilena de promoção de investimentos, atualmente em discussão no Senado, subsidiaria até 95% dos custos de projetos de irrigação para pequenos agricultores e comunidades indígenas. O projeto de lei foi apresentado em março de 2021, mas os bônus foram incorporados como parte das modificações no segundo semestre de 2022. Se o Senado aprovar o projeto de lei, ele irá para a Câmara dos Deputados para uma análise mais aprofundada. A reforma também considera subsídios para projetos de irrigação que considerem eficiência hídrica, reúso de água, prevenção da degradação do solo, entre outros.

Giro Latino

AS NOVIDADES DO SETOR EM 4 NOTAS

1Projeções de safras de soja e milho da Argentina caem devido à seca, diz Departamento de Agricultura dos EUA (USDA)

2A produção de óleo cru e gás natural no Peru alcançou uma média de 40.538 b/d e 37,6 MMm³/d, alta de 5,6% e 20,5%, respectivamente, em 2022 .

3Gripe aviária pode impulsionar exportações brasileiras de carne de frango, neste ano, conforme levantamento da Rabobank.

4Argentina fez a primeira exportação de gado vivo para o Chile no início de janeiro.