Revista Sua Casa - ed. 55

Page 1

anos

DES IGN - DECORAÇÃO - A RQU ITETU RA - PA ISAGI SMO

TOTAL WHITE

Um projeto que se destaca pelo uso inteligente e refinado da cor branca, enaltecendo a leveza e amplitude. Pág. 140

ED. 55 ::: PREÇO R$ 29,90

COR INTENSA

E VERSÁTIL

SÍMBOLO DE EQUILÍBRIO ENTRE TECNOLOGIA E NATUREZA, O NEO MINT ESTIMULA A CRIATIVIDADE E A HARMONIA DENTRO DE UMA ESTÉTICA CATIVANTE E ATEMPORAL PÁG. 52


TERRAZ

Devolvendo vida à casa centenária do governador Hercílio Luz. Foi assim que o espaço tornouse protagonista da @casacorsc neste ano. O ambiente assinado por @dudatonietto recebeu de presente o imponente Mármore White Dolomite da Terrazzo como bela recepção.

www.terrazzomarmores.com.br

2


ZZO DP

Foto: Mariana Boro

(48) 3247.4110 - (48) 3247.0160 R. Jaci Schlichting de Lins, 1350 - São José/SC


TOMMY H

4


HILFIGER


LC

6


CL


A natureza é o verdadeiro luxo.

TESSEL

Rua Senador Gallotti, 577 - Joáia - (48) 3263.1310 - Tijucas - SC tesselarevest

8

www.tessela.com.br


Revestimento Magna Cinza 10x40 - Basalto é uma rocha de granulação fina, geralmente de cor acinzentada, pertencente ao grupo de rochas ígneas, derivada da consolidação e esfriamento do magma vulcânico derretido. Por sua rigidez e resistência, pode ser aplicado em áreas externas e internas.

LA DP

Premium

peças especiais e marmoraria


CASA

Av. Izidio Carlos Peixer, 3185 (47) 3276.0663

10

|

|

Guaramirim/SC

casamaisinteriores.com.br


Peรงas exclusivas e com design.

MAIS


Cortina SilhouetteÂŽ

VIA H

12


Cortinas Inteligentes que simplificam a sua vida.

HOUSE

Rodovia Osvaldo Reis, 3308 - Praia Brava - ItajaĂ­/SC (47) 3348.6696 viahousepersianas.com.br

www.hunterdouglas.com.br


53

35 22

72 14

VITRINE

As novidades decorativas apresentadas através de uma seleção de produtos, soluções e tendências da área.

52

TENDÊNCIA Como a cor Neo Mint consegue representar a mais perfeita harmonia entre natureza e tecnologia, em meio a uma versatilidade única.

68

RADAR MELLIE Levamos duas designers de interiores na Mellie Móveis para apresentar peças que propiciam um ar dinâmico e elegante no décor.


82

PRAIA INSPIRADORA Thayane Santana criou um lar com tons azuis do mar em uma proposta que exalta a tranquilidade e a fluidez.

96 83 34


94

114

130

115

131 16

GRANDIOSIDADE Elementos

naturais fazem uma releitura de requinte, conforto e funcionalidade em um apartamento marcado pela versatilidade.

EQUILÍBRIO A proposta diferenciada que une referências de diferentes estilos – sempre com elegância e fluidez em um lar amplo e requintado.

CONFORTO

O lar precisa ser multifacetado para atender a todas as necessidades dos moradores – como nesta casa, que é sinônimo de funcionalidade.


41

161

141

140

INTENSIDADE Usado sem medo e trazendo sensações como a tranquilidade, leveza, claridade e amplitude, o branco foi explorado com inteligência neste lar.

158

REQUINTE Como resultado de um projeto que valoriza o estilo de vida dos moradores, o layout oferece ambientes modernos e de relaxamento.


173 45

18


172

IMPONÊNCIA

188

ESTÉTICA

198

VERSATILIDADE

202

DEDICAÇÃO Em um sonho chamado Projetar, os sócios da Teto Arquitetura não medem esforços na hora de criar ambientes refinados e personalizados.

204

EVOLUÇÃO

Contamos a história da reforma que transformou o layout e enalteceu a integração e a criação de espaços grandiosos.

O projeto desta casa mesclou referências de diferentes estilos em uma proposta que valoriza o bem receber com charme e praticidade.

A arquiteta Juliana Loffi tem se especializado em projetos comerciais, adicionando essa expertise à sua atuação com obras residenciais.

Os sócios da FJ Arquitetos falam sobre as experiências que os fazem crescer tanto como profissionais quanto como empreendedores.

27


192

25

20

208

DESAFIOS Com 20 anos de carreira,

212

EXPERIÊNCIA

216

MULTIFACETADO

Sibele Ristow Wodzinsky encara as mudanças que vê no mercado como combustível para inovar a cada dia.

Em uma longa e relevante carreira, Ana Wolf atua com a mesma alegria de quando era recém-formada, e segue evoluindo.

Os 25 anos de experiência do arquiteto Ederson Valério fazem dele um profissional que se destaca pela versatilidade.


EDITORIAL

EXPERIÊNCIAS

marcantes

Nicoly Bernardes, Fernando Brüning e Bruna Andrett JORNALISTAS redacao@supernovaeditora.com.br

A produção desta edição foi recheada de emoções. Isso porque a nossa equipe dedicou atenção total também ao Anuário de Decoração de Interiores da Revista SuaCASA. Os mais de 80 escritórios presentes no anuário demonstraram grande receptividade diante da proposta singular, que nos incentivou ainda mais a mantermos o ritmo acelerado para conclusão de ambos os projetos. Um final de ano e tanto para a equipe que, unida, transformou, renovou e acrescentou um novo capítulo à história da revista, que já possuía uma linda trajetória. Dá pra dizer que esse foi um filme de criação coletiva, dirigido por um time que cria, escreve, descreve, observa e principalmente pesquisa, de forma a deixar os nossos leitores atualizados sobre o universo da arquitetura e da decoração. Para aguçar ainda mais a sua criatividade, essa edição traz ainda um complemento especial, que se torna marca registrada dos exemplares. Nosso conteúdo será complementado com material em vídeo, que pode ser acessado pelo QR Code impresso em cada matéria. Foi a forma que encontramos para levar até nossos leitores e parceiros um conteúdo ainda mais interessante.


SuaCASA|VITRINE

VERSÁTIL E SINGULAR Que tal um ambiente sempre pronto para encantar? Esta vitrine foi concebida para reunir de forma harmônica peçaschave de composições modernas e funcionais. Faz parte da loja Embraed Home, e enaltece o aparador em metal que recebe garrafas holandesas em nuances que valorizam a expressiva arte da artista Lise Wendel. Na tela, ela expressa a energia empregada para transpor esse sentimento inserido no cotidiano das metrópoles, através da cor laranja. O modelo é produzido em aquarela sobre papel algodão, com reproduções para impressão digital também em Canvas 100% algodão. www.embraedhome.com.br

22


Ares modernos A estação mais alto astral do ano chegou e traz com ela uma vontade enorme de aproveitar os espaços externos, como a piscina, varanda gourmet, jardim e quintal. Ambientes que combinam com o verão. Para decorar esses espaços frescos e conectados com a natureza, uma excelente dica é esta luminária de piso com LED integrado. O item possui uma estética versátil, com traços modernos e envolventes – enaltecendo a utilização de metal, acrílico e cimento que enobrece a peça. www.yamamura.com.br


SuaCASA|FICA A DICA

A vida é lá fora Ideal para áreas externas, a cadeira e mesa Loop, assinada pelos designers da Dona Flor Mobília, tem uma estrutura que evidencia seus contornos a partir da premissa da construção simples – que equilibra rigidez, flexibilidade e estabilidade. Suas tramas ganham relevos de simplicidade e leveza, com sobreposição de fios que resultam em tramados únicos e ricos. Conta com elementos elaborados a partir da combinação de diferentes materiais e modelagens individualizadas, para oferecer conforto em diversos estilos decorativos.

24


PERFEITA SIMETRIA Com uma iluminação difusa, surgida através das peças de acrílico leitoso e da estrutura em aço carbono pintado, o pendente Bay cria uma percepção de luz que remete aos antigos candelabros de vela. Concebido por Jader Almeida, o modelo além de glamuroso é superfuncional.

O arquiteto Italiano Antonio Citterio criou o sofá Cestone para que ele se tornasse o centro das atenções em meio a uma ampla sala de estar. O modelo possui costas e laterais superdespojadas, que agregam valor ao décor de forma harmônica e diferenciada, além do conforto que proporciona.


SuaCASA|FICA A DICA

Pura praticidade A mesa Vergalhão, do designer Fernando Jaeger, foi projetada para ser utilizada em ambientes compactos, que precisam sempre de soluções funcionais e elegantes. O modelo possui dimensões reduzidas e sua estrutura, toda feita em vergalhão maciço, é pintada na cor preto fosco – que lhe confere uma atmosfera contemporânea.

26


ESTILO RETRÔ Finalista do Prêmio Salão Design 2020 – a poltrona Twiggy foi concebida pelo designer mineiro Zia Costa com objetivo de valorizar a madeira, clássica e atemporal. A peça nasceu de encaixes e ângulos de formas simples, utilizando princípios básicos da marcenaria. Para Costa, “a busca por um produto com desenho próprio e exclusivo segue uma vertente minimalista e funcional, que resultou em um poltrona com características marcantes”.

Funcional, estiloso e supermoderno. Concebido pelo Estúdio Pool, de Paris, o sofá Grid nasceu para ser uma peça cotidiana com formas arrojadas. Com um sistema totalmente modular, garante conforto com materiais de alto nível como o couro.


SuaCASA|FICA A DICA

Contemplação Final de tarde e uma vista espetacular que pode ser apreciada no vai e vem do balanço Mumbai. O produto tem estrutura em alumínio recoberta em pintura eletrostática e tramado artesanal em corda de polipropileno – que conferem extremo conforto e resistência à área externa. O assento em espuma flexível de poliéster de alto desempenho realça esse aconchego, envolvida em manta de poliéster siliconizada. Excelente dica para o verão! www.franccino.com.br 28


Com um ar diferenciado Novidade no uso dos famosos e práticos Cobogós: o designer Rubens Szpilman criou o Cobogó Blodec, feito com resina de poliéster. São 13 opções de cores translúcidas e brilho superficial semelhante ao cristal. Em conjunto, podem ser transformados em uma incrível divisória no décor. Obra limpa, ágil e sustentável.


SuaCASA|FICA A DICA

DENTRO DE UM ABRAÇO Sabe aquele aconchego que pode ser encontrado somente em abraços sinceros? A poltrona Corina, assinada pelo Estúdio Franccino, foi pensada para esse acolhimento. Tem estrutura em palha aplicada sobre a madeira maciça, recebendo nas laterais aplicação de tela. As almofadas de assento com espuma e manta e as de encosto em manta desfibrada oferecem ainda mais acolhimento.

Em alumínio com pintura eletrostática, a mesa lateral com pés em barra de chapa arredondada e tampo em chapa de alumínio curvada faz parte da linha Neri do Estúdio Franccino. Peça que fica super bem em uma sala de estar ou escritório.

30


Valorizando o lado de fora Quem mora em casa sabe: a área externa merece tanta atenção quanto os interiores. Para receber a família e os amigos, nada melhor do que uma ampla mesa com vários lugares. A mesa Mágala, por exemplo, fica super bem principalmente em ambientes abertos, pois ela é feita com tampo em chapa de alumínio e pés em alumínio tubular despontado. Resistente, funcional e uma verdadeira obra de arte.


SuaCASA|BOAS IDEIAS

1. O icônico balanço Revoar é criação da designer Marta Manente, produzido totalmente à mão com diversas técnicas artesanais, que usam fios de couro trançado, cordão, corrente e franjas, em uma proposta que valoriza o trabalho manual. Elegante e sofisticada, a cor clara modifica-se com o passar do tempo.

1

1

2

2. A banqueta Gaia foi elaborada pela designer, que se inspirou na mitologia grega para a criação da peça. Gaia é a poderosa deusa da Terra. Os ângulos encontrados neste projeto são a tradução perfeita que existe entre a rigidez do metal e a suavidade do tecido.

3. O pufe Serena é produzido com couro natural e franjas, que compõem com o balanço Revoar. A peça possui alça trançada manualmente, franjas e um aro de metal dourado, exclusividade do produto. Mais uma obra de Marta Manente.

32

3


Um charme sofisticado

Uma homenagem ao “quadrado de Trancoso” e ao clássico “vinil”. Assim foram desenvolvidos os novos modelos de mesas concebidas pelo renomado designer Fernando Jaeger. De forma diferenciada, suas hastes centrais foram feitas a partir de dois tubos de diâmetros diferentes, fornecendo um charme extra à peça quando aliados aos tampos de madeira nobre. Ideais para quem busca a versatilidade e sofisticação em um único produto.


SuaCASA|BOAS IDEIAS

Puro conforto com a imponente estrutura em madeira e a tapeçaria em couro e tecidos. O acabamento raiado nas arestas aumenta a durabilidade do mobiliário. Essas são as características da poltrona Clau, que faz parte da coleção do Estudiobola.

Estiloso e super em alta, o buffet Arq do Estudiobola possui estrutura em MDF laminado em diversas tonalidades e detalhe em marchetaria nos pés. Ótima escolha para transformar seu décor.

34


Perfeito para sala de jantar e estar, hall de entrada e dormitórios, este pendente com led integrado cria um clima ideal para aqueles que buscam ambientes mais clean, leves, neutros e tecnológicos. O modelo em metal e acrílico possui uma temperatura de cor branco quente, proporcionando uma eficiente capacidade luminosa além da economia de energia. Seus materiais são em silicone com acabamentos em café e dourado fosco. www.yamamura.com.br


SuaCASA|BOAS IDEIAS

1

1. Linhas delicadas, formas puras e despretensiosas e superfícies suavemente cônicas que parecem flutuar permitindo que a luz se propague de maneira direta. Assim é o pendente Fuchsia, parte de uma coleção da Yamamura que vem para proporcionar uma iluminação difusa, criando uma atmosfera aconchegante e intimista ao décor.

2

2. Clássica, a cadeira Gilda possui um design que redefine o atemporal. O modelo assinado pelo Estudiobola teve como ponto principal a madeira certificada com acabamento raiado nas arestas, aumentando assim a durabilidade e conforto do mobiliário. Puro glamour.

36


3

3. Os designers brasileiros Ronald Sasson e Tecline criaram a poltrona Copa em homenagem ao Hotel Copacabana Palace, icônico endereço carioca. Uma estrutura delgada e elegante, em metal com pintura acetinada que oferece uma dose de contemporaneidade ao décor. O espaldar em couro sola e os braços orgânicos em nogueira maciça trazem força à peça, que tem estilo clássico e atemporal.

4

4. A poltrona de balanço Dondolo, criada pelo designer italiano Francesco Lucchesi, traz fortes referências do Brasil através do olhar do profissional, que buscou na música inspirações para desenhá-la. Com linhas curvas, a poltrona é construída a partir de uma sustentação contínua, que segue dos braços à base e que recebe uma peça única para assento e encosto, em lâmina de madeira louro freijó e jequitibá.


SuaCASA|BOAS IDEIAS

1

1. Para um décor moderno, a luminária Íris é a melhor opção. O modelo foi elaborado pela Pax.Arq – um coletivo que desenvolve projetos em diversas escalas com o objetivo de levar sempre a inovação em suas peças. A luminária é composta por duas cúpulas metálicas e outra em madeira, que proporcionam a interação do usuário: ao afastar ou aproximar as peças pode-se controlar a incidência de luz no ambiente.

2

2. Imponente e em proporções horizontais e modernas para acomodarse em meio a uma boa conversa. Este é o sofá Fillet, que possui uma estrutura metálica que pode ser pintada na cor do tecido desejado. O modelo feito com madeira certificada e enchimento com espumas de diversas densidades oferece aos que habitam extrema sensação de relaxamento. Criação do Estudiobola.

38


ARTE INOVADORA “Um elegante parasol para momentos de relaxamento”, sintetiza o designer Jader Almeida sobre a sua mais nova coleção Bird. O conceito do produto parte do princípio básico de uma folha que filtra a luz do sol, proporcionando uma sombra suave. Os elementos responsáveis por essa penumbra possuem a forma de uma asa e são conectados à estrutura, que permite o movimento da peça em diferentes ângulos, além de girar 360 graus no eixo perpendicular ao chão.


SuaCASA|BOAS IDEIAS

1

1. Parte da coleção Icons, este jogo de mesa foi criado com materiais resistentes de vime através de desenhos do arquiteto Franco Albini – um dos pioneiros de seu tempo e que abriu novos caminhos ao criar formas experimentais como a mesa Otomano.

2. A cadeira de chaise-longue, com suas curvas fáceis e formato orgânico, destaca-se como a criação mais reconhecível no trabalho de Poul Kjærholm, designer dinamarquês da década de 80. A inspiração vem do movimento rococó e da chaise -longue francesa, que até hoje é considerada peçachave decorações de área externa.

2

40


3. A cadeira teto de balanço faz parte da coleção ICONS da Sika Desig, elaborada por designers da Europa. Um modelo icônico e com estilo único que leva aconchego e relaxamento para os mais diversos estilos de ambientes, em especial os externos.

4. Com um desenho orgânico e fluido através do encosto que proporciona à peça uma elegância minimalista, a poltrona Poranga faz parte da coleção 2019-2020 Elo do designer Sérgio J. Matos. Ela possui a base em alumínio fundido com a pintura eletrostática e corda e seu nome vem da língua Tupi, significa beleza, justamente o que ela oferece ao décor.

3

4


SuaCASA|FICA A DICA

Elegância Um ambiente charmoso pede peças requintadas, como a delicada poltrona Isa de Jader Almeida. O designer, conhecido por suas criações com linhas perfeitas e estilosas, criou a poltrona a partir da ideia de polivalência. Seu desenho leve e sutil possui uma identidade marcante, que combinado com acabamentos e texturas diferenciados se adapta em qualquer tipo de ambiente, seja comercial ou residencial.

42


1. Moderna, a mesa de centro da linha Barcelona do Estúdio Franccino tem estrutura de alumínio com tampo de madeira e pintura eletrostática. O cooler foi incluído para tornar a peça ainda mais funcional e refinada. 1

2

2. Dois materiais contrastantes – o núcleo de malha finamente perfurada e o vidro soprado fosco – combinam-se para projetar uma textura de foco suave na luminária Bloom. São características que conferem versatilidade à peça. O modelo é obra do designer industrial de Londres Tim Rundle, que destaca-se pela delicadeza de tudo que desenvolve.


SuaCASA|BOAS IDEIAS

1. Indicado para compor ambientes internos, o pendente com led Integrado possui um design moderno. Peça ideal para sala de estar e jantar. A estrutura feita em metal, alumínio e acrílico recebe lâmpadas na cor branco quente, oferecendo uma iluminação aconchegante ao décor, além de proporcionar economia de energia por ser led. 1

2

2. Minimalista em seus traços, a poltrona Nóbile assinada pelo designer Luan Del Savio vai ao encontro da proposta “menos é mais”, buscando transparecer simplicidade em cada detalhe. Os tons neutros do estofado casam perfeitamente com o conjunto, caracterizando leveza e espontaneidade à peça e sugerindo uma experiência agradável e aconchegante ao usuário.

44


FEITO À MÃO A beleza do lustre SY-12 feito à mão busca a harmonia dos materiais e a combinação da construção consciente. A peça elaborada pela fábrica Bullarum, que atua em diversos países, leva o conceito da simplicidade moderna na forma de um produto impressionante. O modelo possui globos de latão e vidro, oferecendo o layout modular e de fácil montagem do artesanato húngaro.

3. Elaborado de forma objetiva, o sofá Griz expressa-se com identidade. O estofado segue a trajetória de composição ampla, abrangendo a maior área da peça. Logo em seguida, o encosto toma proporção complementar. Na lateral, uma fina estrutura de apoio para o braço em aço revestido de recouro eleva o apelo visual. Tons neutros abraçam de forma certeira a paleta de cores, casando com a totalidade do desenho. Peça assinada pelo catarinense Luan Del Savio.

3


SuaCASA|FICA A DICA

Você já se apaixonou por uma cadeira ou um sofá? Ambas as experiências são possíveis através da imponente cadeira Love. O modelo possui 129 cm de largura, 105 cm de profundidade e 102 cm de altura – estrutura que comporta duas pessoas com muito conforto. A peça foi criada pelo designer de produtos Marcel Wanders, conhecido internacionalmente pelo seu trabalho de excelência.

1. As mesas laterais estão sempre em alta. Elas são peça-chave para compor as salas de estar. Com hastes em inox dourado, a mesinha e puff Palito formam uma dupla que deixa o décor diferenciado. www.dunelli.com.br

1

46


2

2. Com estrutura de alumínio e tampo em madeira, a mesa Orbit é superfuncional. O sistema giratório (opcional) em estrutura de alumínio embutido ao tampo oferece melhor aproveitamento do espaço com maior fluidez. É assinada pelo Estúdio Franccino, exaltando a pintura eletrostática – que pode ser encontrada em diversas cores para melhor compor seu ambiente.

3

3. Adam é uma mesa de jantar perfeita para compor a casa, o jardim ou o terraço. Sua base de polietileno moldado rotacional tem uma aparência maciça, mas é dinamizada pela forma de um triângulo para um círculo. O moderno modelo fabricado pela A B-LINE está disponível em duas alturas – 72 ou 102 centímetros, com estrutura em laminado integral e vidro pintado.


SuaCASA|FICA A DICA

Luxo e bom gosto Um conjunto perfeito para refeições em uma área de estar e jantar! O Jetclass Group possui uma gama de produtos de extremo bom gosto para decorar um cenário marcante. Este ambiente, por exemplo, traz a atemporal cadeira Grace, que integra os materiais mais preciosos um particular sentido de elegância. A peça une ousadia nas formas do encosto sem sair da proposta clássica e sofisticada.

48


1

2

1. Com estilo escandinavo, feito com matérias-primas que moldaram o cenário do design de Nova York, a luminária Leonard Chandelier Tribeca faz parte da coleção Tribeca, elaborada pelo talentoso designer dinamarquês Søren Rose, que se inspirou na cidade de Nova York dos anos 30 para concebê-la. A combinação de detalhes elegantes com um toque industrial faz de uma lâmpada TriBeCa uma obra de arte retro-chique, levando elegância ao décor.

2. A chaise Becca deriva do sofá de mesmo nome, que possui a tônica de ser uma peça descomplicada em sua essência, utilizando-se de estrutura elegante em aço carbono, suspendendo o estofado. Trabalhado objetivamente em linhas retas, a ergonomia tem papelchave para o conforto e bem-estar do usuário, sendo fundamental na criação da peça, tornando-o um móvel singular. Por Luan Del Savio.


SuaCASA|FICA A DICA

Praticidade Pequeno no tamanho e grande na versatilidade. Esta luminária possui um recurso incomum: é livre de cabos. Inspirando-se na arte de uma lanterna japonesa, o designer Jaime Hayon combina artesanato de alto nível com as possibilidades da tecnologia sem fio. “Eu queria criar uma lâmpada que priorizasse a funcionalidade”, diz Hayon. O recurso wireless da peça, chamada de Setago, significa que é adequada para ambientes internos e externos.

50


PURO CONFORTO A poltrona Loreh decorre da simplificação na essência das formas através das contínuas linhas que a envolvem e dão sentido ao desenho. Seus braços envolvem totalmente a peça, caracterizando a percepção objetiva e pontual – detalhando uma fina folha de aço laminado na parte posterior que dá suporte ao descanso da almofada.

A tradicional cadeira Windsor, considerada uma das primeiras peças de mobiliário a serem fabricadas nas colônias inglesas da América do Norte, foi representada em inúmeras obras de arte. Um estilo icônico que o renomado designer Jader Almeida reinterpretou de forma a criar uma conexão com outras peças de seu portfólio, que se evidencia pelas curvas e pelo desenho preciso e instigante.


Com um toque tecnológico e futurista, a cor de 2020 representa a perfeita harmonia entre natureza e ciência – cada dia mais essencial para uma vida equilibrada no mundo contemporâneo – e promete invadir a decoração no próximo ano.

M I N T

52


Símbolo de uma estética contemporânea, o neo mint estimula a criatividade e o equilíbrio A atriz Karina Bacchi com seu filho, Enrico, no pergolado com peças neo mint.

Pura. Suave. Contemporânea. Com características que simbolizam não somente uma tonalidade, mas um desejo coletivo por equilíbrio, a cor neo mint traduz um movimento de reconexão com a natureza e um salto para o futuro. Aposta do Worth Global Style Network (WGSN) para o próximo ano, a matiz já pode ser vista em propostas arquitetônicas e de interiores, mas deve aparecer ainda mais em 2020. Anualmente, o WGSN divulga as tendências para o ano seguinte. A pesquisa foi baseada no comportamento da sociedade no período, que representa um pico de inovação e tecnologia na ciência. A escolha leva em consideração os eventos do próximo ano, como os Jogos

Olímpicos de Tóquio, que mostrarão a influência da inteligência artificial nas avaliações dos atletas; o lançamento de um novo programa da NASA, que vai definir se Marte é habitável para seres humanos; e a construção do prédio mais alto do mundo, o Jeddah Tower, na Arábia Saudita. Esses marcos históricos mostram a incorporação da tecnologia ao cotidiano – movimento que estendese ao universo da arquitetura e do design de interiores. “Há anos, imaginamos a vida em 2020, e agora o mundo da tecnologia e da ciência está transformando esses sonhos em realidade”, celebra a diretora de cores do WGSN, Jane Monnington Boddy.


A beleza nos detalhes. Enérgico, o neo mint quebra a hegemonia de ambientes neutros, como na estante.

O WGSN foi fundado em 1998. Desde então, tem revolucionado o mercado com sua postura pioneira, especialmente com a criação da biblioteca digital de tendências que alia tecnologia e criatividade para atender às demandas da indústria criativa internacional, como moda, design, decoração, arte e tecnologia. Para Jane, seu papel é estudar padrões e mudanças de tendências nessas áreas. “Essas informações são fornecidas à comunidade global de design para permitir que eles criem produtos que se alinham com precisão às tendências certas no momento certo para seus consumidores”, explica. Para a especialista, o que está ficando claro é a importância do neo mint – uma tonalidade que alinha o desenvolvimento futurista com a natureza: “A agitação em torno desse tema deve impulsionar uma tendência para cores que capturem essa sensibilidade”.

54

A cor harmoniza com tons metalizados, como o dourado. Dependendo do design, a combinação pode levar a uma criação mais clássica ou contemporânea.


Peรงas soltas, como cadeiras e objetos decorativos, sรฃo a aposta certa para quem quer explorar tons esverdeados com seguranรงa.


“A ascensão do mint no décor reflete a necessidade e a urgência das pessoas pela busca por conexão com a natureza. Em meio a um mundo cada vez mais cheio de informações e tecnologia, surge este contraponto que deseja paz e tranquilidade”, acredita o arquiteto Antônio Medeiros, do StudioVert Arquitetura. Nos projetos que assina com a sócia, a arquiteta Roberta Feijó, Antônio procura usar o verde de alguma forma, nas paredes, nos tecidos, nas plantas ou no mobiliário – como nesta cobertura de 160m² na praia do Campeche, em Florianópolis, que transparece nas escolhas o estilo de vida do proprietário. O ambiente expressa o momento vivido pelo morador, que estava em busca da redução do ritmo de trabalho em uma moradia próxima ao mar. Na sala de jantar, a mesa redonda facilita o fluxo e harmoniza com o ambiente – na parede ao fundo, eles criaram a simetria com a cristaleira desenhada em laca branca, espelho bronze e vidro translúcido. Integrada, a cozinha tem bancada em silestone cinza, painel em fórmica concreto e uma torre com nichos assimétricos para plantas. Roberta fala sobre o toque de neo mint no ambiente: “Queríamos algo que remetesse ao mar, então revestimos o fundo dos nichos com a cor”.

A pureza do neo mint combina com ambientes praianos, mas também é uma boa alternativa para levar o frescor da natureza para os centros urbanos.

56

O neo mint e o design contemporâneo andam lado a lado. Por isso, peças que harmonizam o estilo e a tonalidade são naturalmente marcantes.


Móveis soltos e objetos decorativos expressam a personalidade da cor em uma composição equilibrada.

Na sala de estar, a dupla arremata o aconchego à atmosfera revestindo as paredes, uma delas com tijolinhos de cerâmica e a outra com lâmina de madeira natural. No mobiliário, as texturas mais naturais intensificam o conforto com o sofá e as cortinas em linho natural, o tapete em fibra e o pufe em trama. O neo mint aparece na mesa lateral e na obra de arte, em nuances que contrastam com as tonalidades quentes e neutras dos outros elementos do décor.

Delicada, a tonalidade pode ser usada em objetos específicos, como luminárias, levando pontos de cor para o ambiente.


Em um mundo marcado pela presença do universo digital no cotidiano, a neo mint surge como um contraponto, simbolizando paz e tranquilidade. “A cor é suave, refrescante e representa perfeitamente a conscientização de maior contato com a natureza. Achamos legal usar em todos os ambientes, porém com cuidado, pois é uma cor com personalidade e o excesso pode ficar ‘over’. Utilizamos a neo mint com uma paleta clara e materiais rústicos, como madeira e fibras. A combinação 58

de materiais artesanais com a cor dá um toque especial ao projeto e traz um clima aconchegante e descontraído ao décor”, explica Antônio. O projeto para este apartamento, também assinado pelo StudioVert Arquitetura, foi motivado pela mudança dos clientes para um endereço mais próximo da natureza. A definição do mood board partiu desse desejo de reconexão – atmosfera proporcionada pelo neo mint na decoração, principalmente no mobiliário da cozinha.


No mobiliรกrio, o neo mint cria uma base marcante, que pode ser harmonizada com tons amadeirados ou claros, como off-white e cimento.


Em propostas contemporâneas, a tonalidade confere frescor e leveza aos ambientes.

60


O uso da neo mint em elementos estruturais, como escadas, deve ser equilibrado com paletas de cores neutras, que evidenciem a cor.

Para chegar à definição da cor de 2020, o WGSN criou uma linha do tempo com as tonalidades que levaram a esse momento. O neo mint é uma evolução natural do rosa millennial e do amarelo da Geração Z, que dominaram a indústria nas últimas temporadas. A cor verde segue ainda uma tendência de tons pastéis, tanto na moda quanto na decoração – uma marca dos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Além do neo mint, outros quatro tons prometem invadir a decoração no próximo ano. As cores-chave da WGSN, que devem causar maior impacto, são o Purist Blue, uma nuance que evoca a tranquilidade; o Cassis, mistura marcante de roxo e rosa; o Cantaloupe, um alaranjado solar; e o Mellow Yellow, um tom de amarelo queimado. Para o designer Bruno Barbieri, da indiarq, a definição das tendências são importantes, mas as cores do ano devem ser aplicadas com sabedoria na decoração, em objetos fáceis de substituição, como almofadas. “Para que sejam atemporais, deve-se priorizar o uso dessas cores como um complemento para um projeto de base neutra e não como cor base. Assim, a tonalidade terá o destaque que merece e cumprirá a sua função”, sugere.


Nos detalhes, o neo mint confere um toque de cor leve e charmoso.

62


Naturalmente marcante, o neo mint cria um contraste interessante com branco e preto, e pode ser usado em propostas de diferentes estilos – do clássico ao contemporâneo.

Apesar de ser uma cor que não passa despercebida, o neo mint tem origem na tranquilidade e relaxamento do verde. Em espaços permeados por cores claras, a nuance do próximo ano entra como um elemento harmônico. No caso de ambientes que exigem uma aura acolhedora, como suítes, o tom pode ser usado em pequenos detalhes, que deixam o décor mais vivo sem perder a sua essência de calmaria, como nas roupas de cama.


A tonalidade cria uma conexão com a natureza ao mesmo tempo em que confere ares de contemporaneidade aos espaços.

Peças soltas, como cadeiras e objetos decorativos, são a aposta certa para quem quer explorar a cor com harmonia.

64

A elaboração de um projeto para um estúdio de arte deve ter como ponto de partida o estímulo à criatividade – e para isso, nada como uma cor que é sinônimo de vivacidade, como o neo mint. Assim é a Oficina do Artista, espaço de 110 metros quadrados assinado por Guido Ramos, Anna Fernandes e Marcelo Bezerril, do escritório GAM Arquitetos. No projeto, a tonalidade aparece em toda a extensão do piso, quebrando a hegemonia do concreto no ambiente com inspiração industrial. Feito de madeira pinus, o piso recebeu tonalizante para alcançar a cor de 2020. “Misturamos tons de azul e verde para chegar ao tom desejado. Queríamos um material simples, de fácil acesso e de baixo impacto ambiental, que trouxesse rusticidade ao ambiente. Preservamos os traços da madeira, mantendo-a o mais natural possível. Por isso, a pintura foi feita de forma criteriosa para deixar os veios da madeira à mostra”, explica Guido.


Na Oficina do Artista, o neo mint aparece no piso – uma proposta ousada, que torna protagonista a cor de 2020.


Em ambientes externos, o neo mint cria uma continuidade com a vegetação, evidenciando a inspiração nas nuances orgânicas da natureza, como neste projeto assinado pela designer Linda Cris Araújo, do Maraú Design Studio: o pergolado para a casa da apresentadora, atriz e modelo Karina Bacchi, em São Paulo. A proposta foi criar um ambiente com vida e cujas cores harmonizassem com o verde das plantas. “Apostamos num espaço que pode ser muito utilizado pela família e que também serve de cenário para os vídeos nos quais Karina entrevista suas convidadas”, explica Linda. No projeto estão o balanço Kawai, lançamento da Tidelli, escolhido por

66

Diferentes tons de verde podem ser utilizados na decoração, resultando em ambientes com vivacidade e em harmonia com a natureza.

sua versatilidade e beleza – explorando nuances de neo mint. “A ideia foi optar por um móvel que pode ser usado tanto para brincadeiras com o Enrico, filho de Karina, como para momentos de relaxamento. A poltrona Sedona é uma das minhas preferidas, tem um design lindo, vai bem em todos os ambientes e pode ser giratória, o que facilita bastante em espaços integrados”, conta a designer. “Já o tapete pixel é lúdico, prático e acolhe os móveis, dando uma sensação de conforto e bem-estar”.


Karina Bacchi posa em espaço assinado pela designer de interiores Linda Cris Araújo: uma área que expressa a força da cor neo mint.


ESPECIAL|RADAR MELLIE

68


EM BUSCA DE DINAMISMO COMPOSIÇÕES FLUIDAS, LAYOUTS QUE EXALAM VIVACIDADE, AMBIENTES QUE INSPIRAM O MOVIMENTO. ASSIM SÃO OS ESPAÇOS DINÂMICOS E REPLETOS DE ENERGIA. NELES, PREVALECEM PEÇAS QUE TORNAM SEU USO FUNCIONAL E INTUITIVO, DENTRO DE UMA PROPOSTA DE ALTO VALOR ESTÉTICO. LEVAMOS AS DESIGNERS VIVIAN CARNEIRO E FERNANDA FERRAZ NA MELLIE MÓVEIS PARA SELECIONAR PEÇAS QUE FAÇAM A DIFERENÇA NESSE CONTEXTO.

Nunca é demais falar que os ambientes precisam ter vida. Por mais que sejam as pessoas que transformem um espaço em um lar, os móveis e objetos decorativos precisam propiciar a criação de uma atmosfera repleta de vigor e intensidade. Assim, seja qual for o estilo ou paleta de cores, o décor deve ser inspirador. É algo que vai além das preferências por formas ou tonalidades. Pois mesmo o mais neutro dos ambientes precisa ter uma aura que seja estimulante, de modo que aqueles que vivenciam o projeto sejam positivamente influenciados por cada elemento que compõe o local.

O desafio está em desenvolver ambientes que tenham essas características. Tudo começa com mãos e mentes de profissionais habilidosos, que dominem a arte de selecionar as peças que tragam harmonia, conforto, versatilidade e um padrão estético rico e personalizado. Conversamos então com as designers de interiores Fernanda Ferraz e Vivian Carneiro, que foram na loja Mellie Móveis de Itapema para mostrar produtos que se encaixem nessa proposta. Elas reuniram um verdadeiro arsenal de soluções para levar vida aos mais variados espaços, com móveis e objetos decorativos feitos para encantar e cativar.


ESPECIAL|RADAR MELLIE

A designer de interiores Vivian Carneiro adora espaços que se destacam pela harmonia e requinte. Nesta composição, o equilíbrio entre os estilos clássico e contemporâneo mostra uma riqueza envolvente e diferenciada no décor. “A cadeira medalhão é uma peça tradicional no design, e gostamos muito de utilizá-la, pois com seu formato curvilíneo e detalhes intensos unem requinte e estilo aos nossos projetos”, ressalta a profissional. A estrutura espelhada da mesa valoriza a proposta e dá um toque extra de modernidade.

70



ESPECIAL|RADAR MELLIE

UM AR IMPONENTE Algumas peças têm o poder de ressaltar a grandiosidade do ambiente. Elementos que atuam como verdadeiras obras de arte são ótimos exemplos, e também fazem parte da lista de objetos que fascinam a designer Vivian Carneiro. “A suntuosidade de um objeto como este leão, que faz parte do acervo pessoal da Mellie, mesclada a essa poltrona rica em detalhes, agrega personalidade ao ambiente”, afirma a profissional. O conjunto oferece um clima clássico encantador. No ambiente ao lado, prevalece a leveza do design contemporâneo, tão valorizado por Vivian. Destaque para a poltrona com pés de madeira, com nuances que compõem com o tampo da mesinha de design arrojado.

72



ESPECIAL|RADAR MELLIE

HARMONIA EM ALTA Existem acabamentos tão característicos de determinado estilo que entram em um ambiente exatamente para conferir um toque diferenciado ao décor. Nesse sentido, a designer Vivian Carneiro destaca o capitonê marcante deste imponente sofá. Sua cor verde intensa marca presença nos ambiente sem destoar das propostas decorativas dos mesmos, tornando-se então um refinado ponto focal. Suas formas são versáteis a ponto de criarem um belo contraponto com o carrinho de chá em linhas retas. O dourado predominante leva uma aura luxuosa e sofisticada, explorando essa cor que nunca sai de moda.

74



ESPECIAL|RADAR MELLIE

76


Cada projeto da designer de interiores Fernanda Ferraz é marcado pela escolha de itens funcionais, requintados e com muito conforto. Por isso, ela valoriza móveis como esta chaise, na qual linhas curvas trazem movimento. Elementos modernos em sua estrutura fazem dela um ícone na decoração, além de superfuncional e aconchegante. “Por ter um design bem limpo e orgânico, pode ser utilizada em vários conceitos, do clássico a um ambiente contemporâneo”, sugere a profissional.


ESPECIAL|RADAR MELLIE

78


INCRÍVEL INTENSIDADE Fernanda Ferraz possui uma grande paixão por animais e suas distintas características. Sempre que pode, inclui detalhes na decoração, como quadros, imagens ou texturas que remetem à fauna. Por isso, o ambiente à esquerda instiga emoções na designer, incentivando a conexão entre ambientes e objetos decorativos. “Texturas e tons terrosos contrapõem o tom natural dos vasos e da poltrona”, complementa. Fernanda também é grande fã de madeira natural. Afinal, é um elemento atemporal, que traz aconchego e elegância. Nessa contexto, ela destaca o buffet do estúdio de design Lattoog, que carrega o grafismo em sua essência, na foto acima. A repetição de formas geométricas e a mistura de cores criam efeitos fantásticos e diferentes ilusões. “Nada mais autêntico do que incluir peças em murano e tons variados nessa proposta”, conclui a profissional.


ESPECIAL|RADAR MELLIE

80


LEVEZA E FLUIDEZ O contexto do design é criar, inovar e misturar. “Há infinitas maneiras de compor ambientes e peças, e não podemos nos limitar e seguir um padrão”, afirma Fernanda Ferraz. Ela acredita que é preciso sempre estar aberta a novas e infinitas possibilidades, utilizando peças-chave de diferentes maneiras. Para este espaço, ela reuniu referências na cor branca, rosê e dourado. O conjunto remete muito ao clássico, porém as formas geométricas aplicadas no buffet, nas linhas orgânicas das estruturas da poltrona e do vaso deixam este ambiente mais moderno e atual.


Assim foi pensado este apartamento para um casal que vive uma rotina extremamente urbana, agitada e cheia de compromissos. A arquiteta idealizou o dĂŠcor com tons azuis do mar e um local tranquilo e fluido, contrastando com o dia a dia dos proprietĂĄrios.

thayane.santana.393

hannaharquitetura


O living foi um ambiente pensado como um refúgio praiano para os clientes, dando destaque para os móveis com design contemporâneo que remetem aos conceitos de originalidade trazidos pelo escritório, num espaço amplo e funcional. Todo o local foi trabalhado com tons suaves, como o azul do mar em harmonia com linhos e tecidos naturais.


Imóveis próximos ao mar são verdadeiras oportunidades de criar lares que sejam símbolo de descanso. Por isso, trazem referências que exaltam o clima de relaxamento, como um refúgio longe dos grandes centros urbanos. Foi nesse contexto que o cantor e compositor Zezé di Camargo e sua esposa Graciele Lacerda procuraram a arquiteta Thayane Santana, da Hannah Arquitetura. Afinal, queriam um local onde pudessem descansar em meio ao requinte, funcionalidade e bom gosto em Meia Praia - Itapema. “Conforto, aconchego em meio ao estilo contemporâneo foram os seus pedidos principais”, complementa a profissional. Como a arquiteta assumiu o trabalho com o edifício ainda em obras, foi possível fazer alterações no layout com mais facilidade. A principal alteração foi transformar uma das suítes em closet. Nesse contexto, o projeto tornou-se mais personalizado – algo enaltecido também na decoração. Prova disso é o painel da TV da sala de estar, que foi desenhado por Thayane. A estrutura constrasta a sutileza e leveza de um apartamento de praia com a escultura de madeira de demolição e vergalhões, que juntos compõem uma proposta refinada e marcante. Seguindo essa linha, outro destaque do imóvel é a escultura em madeira de demolição. Foi batizada de É o Amor, em homenagem a uma das canções mais famosas de Zezé. “É o tipo de peça que valoriza a identidade dos moradores”, diz Thayane.

84

Projeto: Thayane Santana, da Hannah Arquitetura.



86


PONTOS-CHAVE • A sala de jantar contém uma imponente mesa de oito lugares. A estrutura cria um conjunto harmônico com dois pendentes Caju, que setorizam e enaltecem o local. • Para deixar o ambiente mais romântico, a escultura feita especialmente para Zezé di Camargo destaca-se na área social. Foi batizada de É o Amor, referindose ao nome de uma de suas músicas mais famosas. • Uma área gourmet integrada ao living ressalta materiais naturais como pedras, linho e madeira, além de móveis com design contemporâneo que remetem aos conceitos de originalidade trazidos pelo escritório.


88


O painel da TV é todo em laca azul com uma grandiosa escultura com madeira de demolição e vergalhões, idealizada por Thayane Santana. Fazendo o uso de muitas texturas e combinações inusitadas de cores, tudo em um layout fluido e harmonioso, foi colocado um painel filetado de MDF Carvalho na parede do sofá, com uma incrível obra de arte criada especialmente para este projeto. Para dar um elegante contraste ao ambiente, dois tapetes ressaltam a harmonia na composição – dentro de uma proposta que se destaca pelo conforto.


90


2

DETALHANDO 1. Na suíte master, amplitude e sofisticação são as grandes marcas. Uma alteração no layout permitiu deixar o ambiente mais grandioso, recebendo uma paleta de cores que valoriza elementos naturais e homenageia a praia. Fornecida pela Via House, a persiana com automação somada à cortina de tecido natural traz charme e requinte.

1

2. O painel de mármore translúcido com metal cromado dourado recebeu uma iluminação embutida que o enaltece. Assim, cria uma composição com o painel de lambri em laca azul e a obra de arte da ISA.


3

DETALHANDO 3. Um dos pedidos dos proprietários era que a vista fosse valorizada, como se o mar fizesse parte do lar. Pedido recebido e prontamente atendido por Thayane, que criou um layout fluido, refinado e de muito bom gosto. 4. Todo revestido por espelho, o guarda-roupa dá a sensação de ser apenas uma parede de espelho, que faz uma cativante composição com a charmosa banheira. Os elementos destacam as linhas contemporâneas eleitas para o apartamento, deixando-o leve, confortável e refinado.

92


4


A valorização dos elementos naturais atravÊs de uma releitura de requinte, conforto e funcionalidade resultou em um apartamento que exalta a versatilidade.

lechateau.arquitetura

le_chateau_studio_design_


Para conseguir amplitude no espaço do sofá, as profissionais criaram uma parede iluminada sobreposta à existente, e enveloparam o móvel projetado para a churrasqueira – concebendo um mini bar de apoio. O material para este feito foi escolhido a dedo: o ônix Cristallo fornecido pela Tessela. É um mineral semiprecioso, utilizado em sua forma pura como obra de arte. No lavabo social, a bancada esculpida recebeu iluminação através do revestimento em Ônix Cristallo com cristais Swarovski.


96


Na hora de conceber o projeto de interiores deste apartamento de demonstração do edifício One Tower, da FG Empreendimentos, a equipe do escritório Le Chateau Studio Design elaborou uma vasta pesquisa. O trabalho foi comandado pela arquiteta Graziela Godinho e pela designer de interiores Joice Spengler, sócias da Le Chateau. Primeiramente, elas fizeram um briefing abrangente junto ao departamento Comercial e Arquitetura da FG. Criaram então o perfil de uma família composta por um casal em média com 50 anos e seus dois filhos, uma menina pré-adolescente e um menino adolescente, podendo ser moradores fixos ou de veraneio. A dupla buscou manter o padrão original da construtora junto à proposta arquitetônica. Porém, o layout foi mudado para atingir o objetivo de amplitude que o ambiente demandava, bem como uma melhor integração dos espaços – principalmente na parte de cocção e distribuição do mobiliário no living. Quanto ao décor, a inspiração veio do resgate de elementos naturais e as sensações que eles causam. “Trouxemos a natureza para a atmosfera interna, em revestimentos como pedra rústica, iluminada e natural, e madeiras de lâminas naturais”, enumera Joice. “Temos ainda folhagens em estampas de tecidos e papel de parede, palha nas composições de mobiliários e tecidos tramados de forma rústica, valorizando referências que fossem símbolo de praticidade, aconchego e sofisticação”, complementa Graziela.

Projeto: Le Chateau Studio Design


PONTOS-CHAVE • Nada mais confortável do que contemplar as ondas do mar de Balneário Camboriú espreguiçando-se na chaise Su, assinada pelo designer Rafael Simões Miranda. A peça curvilínea ganha destaque pela sua forma moderna e elegante. • O painel ripado de madeira em lâmina natural freijó faz divisa com os espelhos bronze, dando dinamismo à mesa de jantar. Para compor o elemento da lareira, foi escolhido o quartzito Gabana Leather, fornecido pela Tessela – uma pedra natural de grande dureza e baixa absorção – que se destaca pela beleza natural dos veios. • O sofá de couro natural, a parede iluminada em Ônix Cristallo, a bancada bar e a churrasqueira em quartzito Gabana Leather criam um ambiente aconchegante e intimista, em harmonia com a luminária de design assinada por Jader almeida.

98



100


PONTOS-CHAVE • Destaque para a perfeita junção entre os três elementos que compõem o painel da TV: madeira laminada natural Freijó, quartzito Gabana Leather e espelho bronze.


102


Para a cozinha ganhar mais área de armário e marcar bem o espaço, as profissionais desenvolveram um pórtico de linhas retas e limpas, destacando assim a bancada de lanches com sua forma geométrica diferenciada. No ambiente gourmet, a bancada em Quartzito Gabana Leather mostra a grandiosidade junto ao alto padrão das persianas ao fundo, sendo o ambiente abraçado pelas lâminas naturais de Freijó. Os painéis amadeirados do living envolvem a cristaleira em laca branca com frentes de vidro incolor, que se destaca pelo espelho bronze no fundo.


104


A escolha das bancadas da cozinha priorizou um material não poroso, o Corian Glacier White, sendo moldado e sem emendas, tornando-se muito prático para a limpeza e manutenção. A mesa Heres oval de madeira pintada em branco auto brilho atende muito bem à circulação no ambiente de jantar. Os metais dourados aparecem de várias maneiras e imprimem um ar de sofisticação. Estão associados a sentimentos de nobreza e, portanto, à elegância de um lugar.


Na suíte master, os tons de verde dos tecidos totalmente cativantes se destacam em meio ao ar equilibrado e sóbrio da madeira. A estante com home integrado é um dos pontos altos do ambiente. Com design moderno, retroiluminação e muito bom gosto, o móvel mostra como harmonizar diferentes elementos em uma composição que esbanja estilo. No banheiro, muito charme e praticidade! Banheira, bancada e nicho revestidos em Quartzito Gabana Leather atraem todos os olhares – mais uma prova do requinte do projeto como um todo. 106



Para o quarto do adolescente, além dos revestimentos naturais do revestimento Magna Cinza que compuseram o projeto, Joice e Graziela conquistaram uma atmosfera mais urbana também nas escolhas certeiras dos papéis de parede, paletas de cores e texturas em estampas de tecidos. É, em suma, uma suíte bem descolada, com o uso do Magna Cinza, que trouxe um ar bem descontraído. Dentro de uma pegada mais neutra que evidencia os tons de cinza, conta com cabeceira em caramelo com fita de LED. No armário da escrivaninha, o destaque também ficou por conta do revestimento Magna Cinza, fornecida pela Tessela. É uma rocha de granulação fina, geralmente de cor acinzentada, pertencente ao grupo de rochas ígneas. Por sua rigidez e resistência, pode ser aplicada em áreas externas e internas.

108



1 110


DETALHANDO 1. Este espaço foi equipado com churrasqueira e adega na intenção de ser um atrativo para disfrutar com a família e amigos os momentos mais descontraídos. A churrasqueira se destaca tanto pelo seu design arrojado quanto pela praticidade no uso, seja em espaços internos ou externos. 2. O banheiro da suíte da filha ganhou um estilo romântico, evidenciado pela torneira clássica dourada com cristais Swarovski, o armário aéreo e o box com roldana aparente na cor dourada. Não tem como não amar!

2

3. Na suíte da menina pré-adolescente, foi proposto um ambiente romântico e bem feminino – tanto nas escolhas das composições quanto nos acabamentos. A delicadeza do espaço e o romantismo está presente nos tons de rosa dos tecidos e também nos detalhes das passamanarias.

3


4

DETALHANDO 4. Com cabeceira em linho, a suíte de hóspedes se destaca pela parede revestida com painel ripado amadeirado. A leveza do décor está refletida na composição da cama e nas cortinas, com destaque para o xale de tecidos em estampa floral. 5. Tons leves marcam o décor da lavanderia. As nuances selecionadas ressaltam a harmonia adotada no projeto como um todo, em uma aura suave e refinada. 6. Neste banheiro, o ripado de madeira dá um toque extra de aconchego na composição. O layout favorece a criação de uma proposta sofisticada que valoriza a pedra da bancada.

5

112


6


Com ambientes amplos e sofisticados, esta casa de grandes proporções chama atenção pelo equilíbrio entre luxo e aconchego. A proposta une referências de diferentes estilos – sempre com elegância e fluidez.

silvanacaporal.escritorio

silvanacaporalescritorio


No salão de festas, o lounge cria um espaço intimista, com disposição de móveis soltos que aproxima e valoriza as interações. A adega é climatizada e tem iluminação própria, evidenciando o design e a elegância da proposta.


116


Criar e executar um projeto de grandes proporções é como ser maestro de uma orquestra. Isso porque a materialização de uma obra, seja ela musical ou arquitetônica, exige sintonia, sentimento e talento. É essa a fórmula que leva a composições excepcionais: da partitura à interpretação, da ideia do profissional à entrega das chaves. Foi assim que a engenheira Silvana Caporal concebeu esta casa em Tubarão: um refúgio de 768 metros quadrados para um casal de médicos e seus dois filhos, um menino de cinco anos e uma menina de dois. O escritório desenvolveu o projeto arquitetônico e de interiores com foco em ambientes amplos, que dialogassem com harmonia e fluidez. Esse foi um dos pedidos da família, que costuma receber amigos em casa com frequência – e vê no estímulo às trocas entre pais e filhos no dia a dia o verdadeiro propósito do lar. “Eles queriam uma casa para habitar diariamente, e não apenas espaços para usar de vez em quando. Por isso, tudo é bem integrado e humanizado”, conta Silvana. A área social é o destaque do projeto. Composto por um salão de festas com espaço gourmet e SPA, foi projetada nos mínimos detalhes para estimular a convivência entre os moradores. Amplo, o local simboliza a grandiosidade da proposta: “Como os ambientes são realmente grandes, foi um desafio elaborar um projeto que não fosse ocioso. Mas, para nós, não falta criatividade. Acreditamos que o céu é o limite”.

Projeto: Silvana Caporal


PONTOS-CHAVE • O clássico e o moderno andam juntos na sala de jantar. Tons de rosa, branco, cinza e dourado criam uma atmosfera romântica, que emana leveza. • As cadeiras em nuances rosê ornam com o lustre em dourado e com linhas sinuosas, em uma composição marcada pelo equilíbrio. • Uma das prioridades do projeto foi o conforto, o que levou à escolha de um sofá extenso para receber toda a família. Em tonalidades acinzentadas, o modelo é feito em couro legítimo. O tapete persa corrobora com a aura acolhedora da proposta.

118



PONTOS-CHAVE • Na sala de estar, a iluminação do home destaca o design do móvel, que chama atenção pela sua imponência. Com base em nuances claras e detalhes em dourado, o mobiliário recebe os aparelhos eletrônicos que garantem o entretenimento da família no dia a dia e nos eventos sociais.

120



122


A área de lazer tem espaço de sobra para receber convidados nos eventos que a família organiza, além de opções para todos os gostos. Sinônimo de sofisticação, a mesa tem tampo em mármore Nero Marquina, um contraste ao tom claro das cadeiras giratórias feitas com couro legítimo. Para setorizar o espaço gourmet, Silvana optou por um mosaico decorativo no piso – um padrão colorido que combina com a irreverência do ambiente.


124


O quarto e o closet do casal exploram uma paleta de cores romântica, com tons de rosa, bege e cinza em peças que conferem ao espaço todo o conforto que ele exige, como a cabeceira e o recamier. O piso de madeira de lei abraça o ambiente, que tem iluminação quente e intimista, valorizando as cortinas em linhão e móveis em laca fosca, com gavetas forradas em matelassê.


1

DETALHANDO 1. Delicado, o quarto da menina recebeu boiserie e papel de parede em linho. O ambiente simula uma casa de bonecas, com elementos lúdicos e inspiração clássica. 2. O banheiro da bebê segue a aura graciosa da proposta criada para o quarto. A marcenaria foi feita em laca rosê, com puxadores e espelho com design clássico em dourado. 3. O lavabo da piscina é casual e despojado, com bancada em granito preto absoluto e luminárias cimentícias.

126

2


3


4 128


5

DETALHANDO 4. Para atender às necessidades da área social, o lavabo seguiu outra proposta, com revestimento em dourados que compõem com a cuba e os puxadores clássicos. O móvel em laca cinza e a cortina em linha sobreposta por tecidos tem ainda o charme do crochê. 5. Lúdico e charmoso, o quarto do menino tem inspiração no estilo moderno. Dessa forma, a decoração estimula o desenvolvimento do pequeno ao mesmo tempo em que segue a estética elegante dos outros ambientes da casa. O tema escolhido foi pescaria, com papel de parede de barquinhos estilizados, mobiliário em tons amadeirados e a predominância da cor azul – marca do universo náutico.


Morar, trabalhar, curtir e descansar. No mundo contemporâneo, o lar precisa ser multifacetado para atender todas as necessidades dos moradores – como nesta casa, que é sinônimo de versatilidade.

lorenasubtilarqui

lorenasubtilarqui


A arquiteta e os moradores optaram por manter os tijolos à vista originais do imóvel para contar e valorizar a história da residência. O material aparente corrobora com a rusticidade do décor – estética pela qual os moradores são apaixonados.


A sintonia é um elemento fundamental entre arquiteto e cliente no desenvolvimento de projetos – algo que Lorena Subtil e os proprietários desta casa, em Jaraguá do Sul, têm de sobra. A arquiteta materializou um sonho antigo do casal, que estava há anos à procura de um lugar para transformar em seu novo lar. Assim que encontraram o imóvel, eles convidaram Lorena para criar o projeto de interiores, que começou pela renovação da estrutura do imóvel. “A casa era muito antiga. A ideia inicial era quebrar algumas paredes, mas o projeto cresceu”, conta Lorena. A obra durou dois anos e passou por algumas etapas de evolução, a começar pela mudança no layout. A cozinha, a sala de TV e a área de festas foram integradas para a criação de um espaço social amplo e convidativo – um pedido especial da família, que adora receber os amigos em casa. Assim, a moradora, que é amante da culinária, pode preparar seus pratos enquanto interage com os convidados na proposta com conceito aberto. Além da valorização da vida social do casal, a arquiteta criou um projeto que possibilitasse que os moradores pudessem trabalhar em casa eventualmente. Para isso, elaborou ambientes funcionais, confortáveis e conectados com a natureza, já que os proprietários passam a maior parte do tempo em casa. A decoração colabora com essa atmosfera – da paleta de cores, com tonalidades que estimulam a criatividade, como laranja e verde, aos móveis soltos, que conferem fluidez e harmonia à proposta.

132

Projeto: Lorena Subtil Arquitetura



PONTOS-CHAVE • Amantes de cartas, os moradores participam de um grupo que se reúne para noites de carteado. Por isso, era fundamental destinar um espaço específico para lazer – neste caso, uma sala de jogos com cadeiras confortáveis e atmosfera intimista. • Uma churrasqueira pequena e um bar fazem parte do espaço, que tem ares de boemia. Além da mesa redonda, com uma iluminação pontual para os jogos, o projeto inclui uma mesa de jantar. • Na sala de estar, o home feito todo em porcelanato é o protagonista do ambiente, com uma estrutura de concreto por baixo, assim como a bancada que recebe a lareira a gás. • No canto do living, os tijolos aparentes foram pintados de branco para não competir com o restante do mobiliário. A parede é evidenciada com as arandelas, que criam um efeito de luz e sombra nos tijolos.

134



1

DETALHANDO 1. O cobogó faz a divisão com o hall de entrada social, mas ao mesmo tempo integra os ambientes. a A laje inclinada rouba a cena com um pé-direito majestoso. Fixa, a janela permite a entrada de luz natural no living. 2. A bancada de apoio para a churrasqueira foi feita sob medida. Com luminárias que conferem ao espaço uma iluminação intimista a bancos estofados, a composição mostra a valorização do conforto e do bemestar dos convidados no espaço de lazer. 3. A cristaleira armazena e exibe a coleção de louças da família com estilo e sofisticação. A iluminação destaca o design contemporâneo do móvel, que fica entre a sala de jantar e o living.

2 136


3


4 138


5

DETALHANDO 4. Para Lorena, o lavabo “arranca suspiros de quem usa”. O ambiente explora uma paleta de cores elegantes, principalmente o dourado. A bancada com mármore translúcido é iluminada – um toque de ousadia, mas sem exageros. Para otimizar o espaço, a arquiteta incluiu um espelho com corte na diagonal. 5. Para o home office, a ideia era criar um ambiente acolhedor, confortável e que tivesse vista para o jardim. A iluminação no móvel aéreo é agradável para o trabalho. Já as prateleiras laterais recebem as lembranças de viagem, que o casal adora colecionar.


O branco foi aplicado neste projeto como base neutra, usado sem medo e trazendo sensaçþes como a tranquilidade, leveza, claridade e amplitude.

RosalbaVargasArquiteturaEInteriores

rosalbavargasarquitetura


A arquiteta evitou ao máximo a introdução de cores contrastantes, que só apareceram quando foram realmente importantes. Para evitar a monotonia ou um eventual aspecto frio do branco, a profissional utilizou muitos revestimentos com texturas macias e acolhedoras aliados a interessantes texturas – a exemplo do home theater. Nesse contexto, o hall anuncia o estilo inusitado do apartamento. O local é marcado por uma mesa branca com pés metálicos que apoia objetos decorativos também brancos sobre um fundo espelhado. O contraste foi feito com o revestimento de parede 3D bronze que dá charme à composição.


Foi ouvindo atenciosamente as pretenções de sua cliente e fazendo a leitura de seus desejos que a arquiteta Rosalba Vargas fez as escolhas adequadas para realizar os sonhos e formalizar este projeto. Para Rosalba, o arquiteto é o intérprete dos desejos de quem o contrata para conceber ambientes. É quem deverá responder aos sonhos e “dar forma a esses desejos e expectativas de quem vai vivenciar os espaços”. Foi o que ela fez quando idealizou este projeto em Criciúma. É o lar de um jovem casal sem filhos, que chamou Rosalba para conceber os ambientes já conhecendo o seu histórico de profunda dedicação. A inspiração foi o “total white”, no qual predomina o branco. As nuances escolhidas pontuam o off-white e dourados. “São tons que parecem branco, mas que na verdade são uma variação dele”, complementa a arquiteta. Para tanto, o escritório de Rosalba fez uma intervenção total que teve início com a alteração de layout, a concepção do projeto e a execução de obra com novas paredes, diferente do que foi oferecido pela construtora. A finalização foi executada com mobiliário fixo e concluída com objetos decorativos. Assim, a cozinha recebeu móveis, revestimentos de parede e pedra na cor branca, para deixar o espaço mais claro e com aspecto clean. O living foi totalmente adaptado às necessidades do cliente para receber a família em um ambiente totalmente integrado com a cozinha. Tudo dentro de um projeto sofisticado, cuja proposta atemporal valoriza o uso de mobília de alto padrão e materiais claros.

142

Projeto: Rosalba Vargas



144


O living foi totalmente adaptado às necessidades dos moradores, para receber a família em um ambiente totalmente integrado. Outra preocupação da arquiteta foi que no espaço o casal tivesse a possibilidade de desfrutar de várias atividades, como leitura ou assistir a um filme com som de qualidade. Assim, a composição foi projetada com leveza, sendo que as janelas envidraçadas produziram uma arquitetura de interiores vazada, fluida, que extravasa com o exterior. A transparência criada pelas cortinas cria diversos efeitos de cores, além da visualização da cidade. Cada detalhe, principalmente nos móveis planejados, foi minuciosamente pensado – pois a arquiteta não poupou esforços na hora de criar uma proposta funcional e de alto padrão estético.


146


Para nĂŁo tornar o ambiente branco em algo monĂłtono, foi fundamental o uso de tonalidades diferentes e muitas texturas nos revestimentos de piso, paredes e mĂłveis soltos. A lista inclui tapetes, cortinas e almofadas decorativas, que foram escolhidos para trazer efeitos interessantes.


148


O mobiliário apresenta soluções diferenciadas nas paredes do living, seja com placas de revestimento almofadado em couro, ou com MDF Ripado Fendi e painéis espelhados. O painel do home theater, aliás, acolhe uma grande TV, e é o ponto central da sala. A estrutura recebeu materiais pintados em Gloss sobrepostos sobre painéis de MDF no padrão branco. Abaixo desse móvel, acomodam-se puffs com ares orientais, trazendo uma mistura de estilos muito refinada. “Sua posição bem marcada na sala pode ser vista por todos os outros ambientes”, ressalta Rosalba.


A cozinha branca com layout contemporãneo tem a bancada integrada com o living. A integração desses tons também agrega amplitude ao espaço, porque o branco reflete a luz e visualmente causa essa sensação. Foi essencial a escolha de eletrodomésticos e móveis que harmonizassem com essa paleta. Para isso, foram usados poucos adornos, preferindo móveis retos e objetos na cor branca. A aposta no branco também nas bancadas com alta durabilidade e ótimo custo benefício foi a opção escolhida, pois dão equilíbrio ao ambiente sem quebrar o efeito desejado.

150



152


PONTOS-CHAVE • Na suíte master, o jogo de espelhos nas laterais da cama surgiu com o objetivo de tentar alargar visualmente a marcação de cabeceira, trazendo a sensação de amplitude. • O couro branco foi usado como marcação de cabeceira da cama em capitonê, que trouxe a conotação do clássico junto às cortinas com xales em tecido de formato mais clássico. • Ter uma bancada de maquiagem em um cantinho especial para os momentos de beleza foi um dos desejos das cliente. O local escolhido tornou-se um dos pontos focais, com a presença de um pendente e uma cadeira clássica, no ponto de transição do quarto para o banheiro. • Ao fundo, os armários complementam o closet com espaço para os acessórios, e se estendendo na parede em frente à cama com muitas gavetas e nichos planejados para a melhor organização.


PONTOS-CHAVE • Com revestimentos dourados, o banheiro recebeu bancada com Silestone branco, cor escolhida para dar um contraponto de equilíbrio no ambiente. A bancada tem grandes espelhos de marcação que possuem prateleiras embutidas para torná-los funcionais. “A sensação ao ver o local é como se entrasse numa caixa de joias, pois é um ambiente que foi decorado de forma conceitual”, enaltece Rosalba.

154



1

DETALHANDO 1. No lavabo, a escolha do revestimento dourado trouxe cor, sofisticação, brilho e charme. A proposta para tornar esse ambiente arrojado teve um resultado visual muito agradável aos olhos, até porque se contrapôs com a proposta Total White do restante do apartamento. A bancada escura harmonizara-se muito bem com o dourado, que é uma tendência que exige cuidados para evitar exageros em composições com muita informação. 2. Na sala de jogos, a parede de fundo que divide com a área íntima recebeu painel revestido com placas em couro cinza nude. O couro é um material nobre tanto no ramo da moda como na decoração. Os objetos decorativos da mesa lateral compõem com a parede revestida em couro, trazendo sofisticação e aconchego, transformando esse espaço moderno e contemporâneo. 3 e 4. O projeto luminotécnico contemplou o sistema de iluminação com automação e lâmpadas LED. A iluminação pontual e focada aparece em vários locais na sala, para fazer a marcação dos centros de mesa – como os lustres em Baccarat que setorizam as mesas de jantar e de centro do ambiente de estar. Os embutidos do teto com funções específicas valorizaram as texturas e transparências de vários objetos e cristais de Murano presentes nesse ambiente.

156

2


3 4


Os ambientes modernos e de relaxamento deste lar sĂŁo resultado de um projeto que exalta o estilo de vida dos moradores com muito estilo.

indi.arq.br

indi.arq.br


O home cinema é a porta de entrada do living, onde amplos painéis ripados amadeirados dão as boas-vindas. A utilização de materiais com texturas naturais – como no tapete – e tons suaves imprime um ar praiano sem recorrer a clichês. As linhas restas da marcenaria, piso e gesso são atenuadas pelo mobiliário composto pelas mesas de centro Arena, de Marcelo Ligieri.


160


A paixão pelo mundo náutico levou um casal com dois filhos adolescentes a adquirir este apartamento em Balneário Camboriú para ser o palco de suas férias e finais de semana. Por isso, optaram por comprar um imóvel mais antigo, sem os atuais atributos de lazer dos novos condomínios, para investir na reforma e deixá-lo com aspecto de novo. “O prédio tem menor recuo frontal, então fica mais próximo da praia e possui melhor incidência do sol”, afirma o designer Bruno Barbieri, que assumiu o projeto de interiores com sua sócia, a arquiteta Indiara Daros Barbieri. Para deixar o apartamento da maneira que os proprietários queriam, foram necessárias algumas modificações no layout. Houve a integração da sacada com o estar, home cinema e espaço gourmet, formando assim um grande living. Quanto aos acabamentos, poucos detalhes foram mantidos – apenas as portas, maçanetas e louças sanitárias são originais do local. A decoração destaca-se por explorar peças de design assinado, principalmente na área social. Ícones como as poltronas Sato, mesa de jantar Glam e cadeiras Charles Miller abrilhantam o décor, que chama atenção ainda o amplo painel da TV, com mármore verde Alpi. “As cores escolhidas são leves, mas com personalidade”, diz Indiara.

Projeto: Indiara Daros Barbieri e Bruno Barbieri, da Indiarq


162


O protagonismo da sacada está no conjunto composto pela grande mesa Glam, de Ronald Sasson, para dez lugares. A integração do local com o nivelamento de piso permite maior conexão entre estar e gourmet. O sistema de envidraçamento panorâmico valoriza a vista única da consagrada praia central de Balneário Camboriú. A bancada em ilha com cinco banquetas confere um ar de bar – além de dar suporte durante o uso da churrasqueira. Um brise ripado setoriza o ambiente e a cozinha.


O estar junto ao bar é um espaço coringa, que pode ser utilizado isoladamente para leitura ou apreciação de um bom vinho. Seu uso se dá tanto em conjunto com a sacada gourmet ou com o home cinema. No local, destacam-se os ângulos agudos das portas em prisma na laca menta do bar e buffet, que contrapõem com elegância a leveza dos pufes de tricô artesanais verdes. As poltronas Sato, de Ronald Sasson, trazem um toque extra de requinte.

164



PONTOS-CHAVE • Na suíte master, a utilização de materiais com texturas naturais e tons suaves – como o azul e areia – remetem à temática náutica, paixão dos proprietários. Tais nuances aparecem no veludo da cabeceira, no tapete de lã e no xale de tricô. • O espelho acima da cabeceira amplia o espaço e valoriza o projeto luminotécnico da suíte, que conta com um pequeno estar formado por poltrona e puff. • Através de uma porta no painel da TV, os moradores podem acessar o closet. A solução trouxe versatilidade ao ambiente. • Destaca-se no banheiro o piso e paredes em porcelanato Calacata, assim como as duas cubas e duas duchas – para maior praticidade.

166



1 2

168


3

DETALHANDO 1. Com marcenaria marcada pelo tom oliva, a cozinha esbanja praticidade. O refrigerador e a torre de fornos foram ocultos em uma ampliação do painel atrás da TV. Tal decisão garantiu mais fluidez ao local. 2. No lavabo, a bancada com cuba usinada e prateleira em Dekton Makai Wild compõe com a parede revestida com o mosaico Capanema Tassos. O xale de seda a persiana ao fundo conferem requinte à proposta. 3. Tons mais quentes como o alaranjado chamam a atenção na suíte da filha. A cor está presente no gaveteiro e em detalhes do papel de parede. Todo o conjunto ganha mais imponência com as grandes portas espelhadas do armário.


DETALHANDO 4. Em nome da unidade visual, o banheiro da suíte da filha conta com detalhes no mesmo alaranjado do gaveteiro do dormitório. A bancada em mármore nuovolato com cuba de sobrepor traz suavidade.

170


4


Neste apartamento, a reforma transformou o layout e enalteceu a integração e a criação de espaços grandiosos.

guglielmi_meneghel


No estar do segundo pavimento, destaca-se o móvel da TV com detalhes em mosaico preto e branco. O revestimento em espelho fumê moderniza o local. No mesmo andar, destaque para a churrasqueira, que agora conta com proporções generosas.


A criação de uma área social ampla, integrada e funcional é um pedido tão comum quanto agradável em projetos de interiores. Nos imóveis novos, já se tornou padrão – enquanto ainda resiste em alguns mais antigos. Qualquer que seja a intervenção nos lares de longa data, ao menos entrará em pauta uma conversa sobre a viabilidade de modernizar o living, já que os benefícios incluem versatilidade, conforto e uma atmosfera extremamente convidativa. Experientes no assunto, as arquitetas Andrea Guglielmi e Fabiany Meneghel já lidaram com inúmeras casa e apartamentos nas quais a missão era essa: integrar e ampliar. Assumiram mais uma vez a tarefa nesta cobertura duplex em Tubarão. O conceito foi criar ambientes mais aconchegantes e práticos, deixando tudo mais amplo e moderno. “Foi necessário reformular todo o layout, conectando os ambientes ao dar prioridade ao bem-receber”, lembra Andrea. Os espaços foram todos reformulados, com troca de piso, quebra de paredes, gesso e um projeto especial para área externa. Os moradores – um casal com três filhos – queria ainda uma área de churrasqueira maior, bem como a criação de uma nova suíte. “Deixamos mais imponentes a cozinha, a sala de jantar e de estar”, diz Fabiany. Como há muito tempo são clientes do escritório, as profissionais conheciam bem seus gostos e necessidades, algo que agilizou o processo. Quanto ao décor, predomina uma paleta sóbria e elegante. Cores neutras invadiram os móveis fixos e soltos, valorizando texturas diferenciadas. Detalhes como esses colaboram na criação de uma proposta moderna e atemporal – conceito esse superválido para um local antigo que acaba de ganhar vida nova.

174

Projeto: Andrea Guglielmi e Fabiany Meneghel



176


PONTOS-CHAVE • Não falta espaço para o bem-receber! Nesse sentido, ganha evidência a mesa Siena e as cadeiras superconfortáveis, setorizadas por dois imponentes lustres com ares contemporâneos. • O móvel com adega propicia momentos agradáveis em uma degustação especial. • Todo preto e revestido em espelho prata bisotê, o móvel da churrasqueira é puro requinte. Destaque para a bancada em madeira para reunir os amigos. “É um lar bastante agradável e convidativo”, afirma Andrea.


178


Um verdadeiro convite a horas e horas de descanso. Assim Ê a suíte do casal, que conta com o painel da TV em espelho prata e prateleira de apoio na parte superior. A cabeceira com painel estofado ao fundo traz mais conforto ao espaço, onde os criadosmudos em vidro e laca nude conferem requinte e aconchego aos moradores.


Na suíte da filha, os tons acinzentados também marcam presença. A cabeceira em tons nudes dá maior imponência e grandiosidade à cama, estabelecendo um elegante contraponto com o papel de parede em arabesco. Móveis em vidro pintado e laca enobrecem o projeto desse ambiente requintado.

180



Todo em tons claros, este quarto esbanja charme ao destacar a cabeceira e puff em tecido azul turquesa – que leva um ar mais despojado ao ambiente. Tido como uma cor difícil de compor, o azul foi bem pontuado pelas arquitetas, e rompeu a monocromia do dormitório de uma maneira flúida e harmoniosa. A mescla do clássico com o contemporâneo surge elegante ao unir as linhas retas dos ripados com o capitonê da cabeceira, em uma cativante equilíbrio.

182



1

184


DETALHANDO 1. Ao exalar um clima masculino, o quarto do filho ressalta o papel de parede com motivos urbanos – em harmonia com a laca preta e petróleo. Os tons cinzas e o espelho fumê completam os detalhes do espaço. 2. Peças de alto nível abrilhantam a sala de jantar do piso inferior. Belos exemplares são a mesa em laca e vidro preto com cadeiras – fornecidas pela LCL Design – bem como o pendente de cristal, que traz glamour ao espaço. A integração chegou também ao home theater, adjacente ao jantar. No local, o painel amadeirado destaca a parede da TV. Móveis em preto e espelho fumê fecham o espaço, enquanto os estofados em tons cinzas oferecem o conforto necessário.

2


3 186


4

DETALHANDO 3. Tons preto enobrecem também o lavabo do pavimento superior. Teto e painéis amadeirados aquecem visualmente o espaço, onde os espelhos enaltecem a bancada em mármore preto – em uma proposta luxuosa. 4. A área externa tornou-se um espaço cheio de bom gosto e conforto, feito para o relaxamento e diversão da família e amigos. O Spa completa a composição, que transmite tranquilidade e bom gosto.


Para atender aos desejos dos recĂŠm-casados, o projeto para esta casa mesclou referĂŞncias de diferentes estilos em uma proposta que valoriza o bem receber

okaarquiteturaedesign

okaarquiteturaedesign


Apesar de integrado, o ambiente de estar é setorizado pela mobília, que foi inteiramente desenhada pelo escritório. O pé-direito duplo e a pele de vidro são emoldurados pelas cortinas de tecido, enquanto o painel de TV estofado reforça os traços intimistas da proposta.


190


Cenário dos capítulos iniciais de uma vida a dois, a primeira casa é um marco na história de um casal – e também do arquiteto, que assume a responsabilidade de pensar e executar o lar onde serão criadas as primeiras lembranças da nova família. Para Fernando Rosa, foi uma grande honra assinar o projeto arquitetônico e de interiores para dois recém-casados e seus pets: uma casa que esbanja conforto e aconchego, com espaço social amplo e área íntima perfeita para a tão sonhada lua de mel. O profissional imergiu no universo dos futuros moradores e buscou referências em diferentes estilos para a elaboração do projeto – um processo criativo que resultou em uma composição que expressa a personalidade da família e atende todos os seus gostos e desejos. “Através do briefing, identificamos um certo ar romântico e clássico no casal, e atualizamos esses conceitos para uma proposta contemporânea”, conta Fernando. Dessa forma, a paleta explora tons clássicos, como cinza, branco e madeira, com toques pontuais de cor para quebrar a hegemonia da base neutra. Uma das proezas do escritório foi a realização de dois pedidos dos moradores que, a princípio, pareciam antagônicos. Como recebem amigos e familiares com frequência, era indispensável uma área social convidativa e funcional – desejo atentido por meio da integração da cozinha, sala de jantar e living. Ao mesmo tempo, o casal almejava uma aura acolhedora para os momentos a dois, aproveitando o clima de romance no ar. Com a criação de um layout inteligente e escolha minuciosa de materiais, texturas e combinações, Fernando entregou a obra, que superou as altas expectativas dos proprietários.

Projeto: Fernando Rosa e Beatriz Rocha, do Oka Arquitetura e Design


PONTOS-CHAVE • Com desenho autoral do escritório, a estante setoriza a área de estar e a parte íntima da casa. Nela, recordações de viagem e objetos decorativos contam a história do casal e agregam sofisticação aos ambientes. • Tendência no design de interiores, o cobre aparece na composição com elegância, na estrutura da estante e nos adornos. • O off-white predomina no mobiliário da sala de jantar – neutralidade que é equilibrada com os tons acrobreados do buffet e da cristaleira. • Diferentes peças compõem o projeto luminotécnico. Com design contemporâneo, as luminárias da mesa de jantar em cobre harmonizam com o metal da marcenaria e criam uma atmosfera intimista. • A base do painel do home revestida em cerâmica foi desenhada para receber uma lareira – intensificando a proposta que valoriza os momentos a dois e o bem receber.

192



1

DETALHANDO 1. O projeto arquitetônico mostra, logo na fachada, uma das características mais marcantes do projeto: a mescla dos estilos clássico e contemporâneo em uma proposta sofisticada a aconchegante. O hall de entrada é revestido com porcelanato em cimento queimado – uma tendência no design de interiores que, aqui, é usado com uma estética atemporal. 2. A cozinha possui bancada em ilha, onde fica o fogão. Ali, a proprietária pode cozinhar de frente para os convidados e participar dos momentos de descontração.

194


2


3 196


DETALHANDO 3. Permeada por elementos clássicos, como estampas florais, tons amadeirados e pastéis, a suíte do casal foi criada como o refúgio dos moradores. O painel em lambri simboliza o desejo por um décor intimista, assim como a cabeceira que reveste toda a parede para dar amplitude visual ao espaço. 4. No banheiro social, a bancada feita com o mesmo porcelanato da parede aumenta a sensação de amplitude do ambiente, enquanto o revestimento do box ganha destaque pela cor ousada e o efeito degradê. A cortina do box – indicada para área molhada – garante a privacidade dos moradores e agrega estilo ao décor.

4


ENTREVISTA| POSICIONAMENTO

ATUAÇÃO EXPANDIDA Com foco em projetos arquitetônicos e de interiores, a arquiteta Juliana Loffi é conhecida pela atuação em demandas residenciais e comerciais, ganhando recentemente destaque nos corporativos.

198


A sede de transformar ambientes era algo que a arquiteta Juliana Loffi, de Tubarão, possuía desde a mais tenra infância. Ela via os avôs atuando em construções da família e dava suas opiniões sobre como a obra poderia ser melhorada. Era o seu grande interesse por arquitetura se manifestando quando ainda pequena. Aquele sentimento não foi passageiro. Pelo contrário; intensificou-se com o passar dos anos, eliminando qualquer dúvida quando chegou o momento de fazer o vestibular. Quando chegou na faculdade, cada aula incrementava a

certeza que tinha pela carreira a qual decidiu seguir. Antes de abrir o escritório próprio, Juliana trabalhou na marcenaria do pai. O período serviu para conhecer mais profundamente o mercado e já captar alguns clientes. Não demorou para que chegasse o momento de estar preparada o suficiente para empreender. Entretanto, esse momento coincidiu com a descoberta de um grave problema de saúde. A profissional não se deixou abalar, usando tal condição a seu favor. "Aquilo me deu um gás, um incentivo para não perder tempo. Como

Ambiente interno do Setor 1, pub concebido por Juliana Loffi. Projetos comerciais têm tido forte presença no portfólio de seu escritório.


ENTREVISTA| POSICIONAMENTO

eu sempre tive vontade de me posicionar de maneira diferente no mercado, busquei algo que me deixasse feliz e que refletisse como eu imaginava a arquitetura. Aquilo que eu acho que a arquitetura deve ser", afirma. Por ser uma área tão ligada à criatividade, os êxitos profissionais tornam-se também realizações profissionais – que instigam Juliana a buscar mais. DESAFIOS SENTIDOS O escritório de Juliana atua com projetos arquitetônicos e de interiores residenciais e comerciais. Nos últimos tempos, as demandas corporativas têm se sobressaído, a ponto de a arquiteta afirmar que são sua especialidade. Um dos cases mais famosos nessa esfera foi a Fluss Haus, um restaurante e café colonial que também produz biscoitos tradicionais na cidade de São Martinho. O projeto ajudou a consolidar o nome da profissional como sinônimo de ambientação comercial. Trabalhos do tipo, na realidade, são extremamente desafiadores

200

O trabalho de Juliana Loffi vai além da arquitetura no caso dos projetos comerciais, englobando posicionamento de mercado em parceria com agências.


Os projetos residenciais também fazem parte da rotina do escritório. Neles, a proposta é explorar na decoração o perfil daqueles que vivenciam o ambiente.

para Juliana. É o tipo de desafio que a inspira. "Você precisa aplicar técnicas para influenciar e criar uma identidade para o cenário do momento e influenciar o consumo. Isso vai além de decorar o ambiente, pois é preciso trazer resultado para o teu cliente", ressalta. Nesse contexto, o estilo contemporâneo por vezes se sobressai. Entretanto, depende do conceito e da identidade do público, bem como da linha de produtos ou serviços e o posicionamento da marca. Após essa análise, Juliana faz a sua releitura, pontuando o clássico ou o moderno dentro de uma linguagem técnica de aperfeiçoamento para consumo. Por essa razão, pode-se dizer que hoje o escritório não atua somente com arquitetura, pois, de acordo com a profissional, "direciona o cliente para um novo modelo, um novo cenário do mercado

no qual o consumo mudou e o cliente dele também". Juliana acrescenta que o arquiteto precisa ver esse momento da sociedade e trazê-lo de uma maneira clara para a arquitetura, de modo que impulsione a empresa que a contrata. A cada nova proposta de projeto comercial, a equipe esclarece que não apenas arquitetos atuarão no planejamento, mas também um time de marketing – vindo de agências parceiras de Juliana. Assim, o negócio será analisado como um todo, seu posicionamento, sua marca e, entre outros, identidade visual. Afinal, são quesitos que influenciarão na arquitetura da empresa, resultando em um conjunto com muito mais chances de ser duradouro. "Não adianta só fazer o projeto. Tem que ter todo um suporte, que nós fazemos questão de dar", complementa a arquiteta.


ENTREVISTA|CARREIRA

A ARQUITETURA NO DNA Maick Rocha e Franciano Valente, da Teto Arquitetura Unificada, vivem um sonho chamado projetar, refletindo a personalidade de cada proprietário de forma única com estilo moderno e contemporâneo.

202


Astor é o amigo fiel do escritório. Lá, ele distribui carinho e afeto em meio a dias agitados. O cachorro da raça boiadeiro de Berna está sempre disposto em oferecer seus serviços voluntariamente.

“A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode”. A frase inspiradora é de Steve Jobs, fundador da Apple, cujo pensamento pode ser atribuído à vida profissional dos arquitetos Maick Rocha e Franciano Valente, revelando a paixão que ambos têm em criar projetos de excelência. Para Maick, a parte mais gratificante da profissão é a paixão pelo trabalho que executam. O arquiteto enxerga as funções do dia a dia não como obrigação, mas como algo natural e saudável. “A gente respira arquitetura o tempo inteiro, e isso é fantástico”. Com tamanha disposição e inspiração, o resultado não poderia ser outro: projetos ousados e criativos, com estilo contemporâneo e moderno em linhas retas – onde a mescla da textura dos materiais como madeira, pedra e estruturas metálicas tornam cada ambiente único. Características essas, que somadas, refletem em criações arquitetônicas e de interiores exclusivas. Essa conexão entre a dupla começou ainda na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), onde eles cursaram Arquitetura e Urbanismo. Com identidades muito fortes e marcantes, a dupla, que pensa e age de maneira distinta, tinha algo

em comum na infância: a história de amor pela profissão. “O nosso gosto pela área surgiu através dos brinquedos, dos jogos e na curiosidade em olhar as construções de uma maneira diferente”, contaFranciano, que depois de formado adquiriu experiências em outros escritórios e iniciou carreira solo em 2015, criando a Teto Arquitetura. O desejo era levar uma identidade única aos clientes através de cada trabalho, algo realizado em parceria com Maick e suas experiências no ramo moveleiro e comercial. “Somos uma família. Nosso escritório é onde moramos, não conseguimos e nem queremos separar trabalho e lazer”, destaca Franciano. A escolha pelo nome Teto revela essa paixão. Após algumas pesquisas, a ideia era ter uma palavra pura e simples, que resumisse a sensação de ter um ninho, um lar e um aconchego. Tanto é verdade que o local de trabalho conta com um integrante especial para o dia a dia ficar ainda mais leve. O nome dele é Astor, um cachorro da raça Boiadeiro de Berna, adotado pelos arquitetos em Porto Alegre ainda filhote. O pet leva alegria e às vezes até dá uma apaziguada se necessário nas horas de estresse. “Ele chegou e tudo mudou para melhor”, lembra Maick, provando que a Teto Arquitetura é mais do que um escritório. É um lar.


ENTREVISTA| TRAJETÓRIA

COM FOCO NA EVOLUÇÃO Com uma carreira marcada por evoluções, os arquitetos Fernando Rebelo e Jéssica Bett, da FJ Arquitetos Associados, veem seu escritório ganhar cada vez mais projeção.

Jéssica e Fernando unem sua experiência para criar projetos personalizados, funcionais, confortáveis e de alto padrão estético. O estilo dos clientes sempre fica em evidência nos ambientes criados pelo casal, refletindo o perfil, gostos e necessidades de quem vivencia os espaços.

204


Consultório com projeto de interiores concebido pelos arquitetos da FJ. Estilo clássico é bastante presente no portfólio dos profissionais.

Os trechos iniciais da música Metaformose Ambulante, de Raul Seixas, ajudam a explicar as transformações pelas quais passaram as trajetórias dos arquitetos Fernando Rebelo e Jéssica Bett. "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo", diz a letra da música, e mostra como evoluiu a carreira dos sócios da FJ Arquitetos Associados. Até que eles estabelecessem o escritório em Tubarão, houve uma série de reviravoltas em suas histórias – apesar de que várias transições foram suaves. Natural de Laguna, Fernando aproveitou sua paixão por desenho, arte e matemática para unificar tais habilidade em uma única profissão. O vestibular de arquitetura serviu então como uma luva, e teve cada vez mais certeza dessa escolha quando conseguiu estágio no escritório de arquitetura e interiores de Henry Oscar Demathé. Fernando seguiu lá após a formatura, e foi desligando-se aos poucos quando passou a assumir trabalhos em parceria com sua esposa e futura sócia: Jéssica Bett. Ela apresentava algumas semelhanças

com o marido na hora de escolher qual carreira seguir. Afinal, também era apaixonada por arte e por cálculo – dois mundos bastante distintos, mas que se tornam complementares dentro da arquitetura. Inclusive, cursaram a mesma universidade: a Udesc campus Laguna, sem no entanto estarem na mesma sala. Nessa cidade, Jéssica conseguiu o primeiro trabalho após ter o diploma em mãos. Era uma das profissionais atuando na restauração do Cine Teatro Mussi, originalmente projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau com inspiração no estilo art déco. Após a conclusão da obra, passou a trabalhar em uma empresa de móveis personalizados em Tubarão. Seu envolvimento foi tão grande que rapidamente ganhou uma relevância grande o suficiente para atuar por conta própria nas horas de folga. Não demorou então para que surgisse a FJ Arquitetos, à qual hoje o casal se dedica exclusivamente. SÓ A MUDANÇA É PERMANENTE As transformações não pararam por aí. Se no começo grande parte dos trabalhos


ENTREVISTA| TRAJETÓRIA

A mescla de estilos clássicos e contemporâneos é valorizada pelo escritório. Assim, conseguem criar ambientes dinâmicos e repletos de bom gosto.

206


eram focados em interiores residenciais, o atual momento se divide com projetos de clínicas e consultórios. "Muitos clientes são médicos, e enquanto fazíamos as suas casas, nos pediam para projetar seu local de trabalho também", ressalta Jéssica. Esses ambientes possuem exigências diferenciadas para atender a normas da agência de vigilância sanitária. "Tem que deixar bonito, funcional e de acordo com a legislação", complementa Fernando. CONVERSA PRODUTIVA Seja qual for a demanda, os profissionais desenvolveram um briefing que lhes permite absorver ao máximo as necessidades, desejos e expectativas dos clientes para os seus ambientes. A dupla costuma visitar o local onde mora quem os contrata. Levam com eles alguns exemplares de revestimentos e materiais, pedindo que os toquem para sentir "a verdade do elemento", conforme diz Jéssica. É uma estratégia perfeita para valorizar os itens que farão parte do espaço, algo especialmente importante em projetos clássicos. Esses são bastante presentes no portfólio da FJ, enaltecendo

lustres, cristais, vidros e metais como ouro, prata e bronze. Outro destaque de sua atuação é que são um casal que trabalha junto, dando um atendimento diferenciado por estarem sempre juntos – oferecendo assim uma variada disponibilidade. Além disso, Fernando e Jéssica costumam viajar uma vez por ano para um país no qual nunca estiveram. Eles unem esse período de férias com a oportunidade de renovar seu potencial criativo. "A gente sempre volta com novas ideias e com o pensamento revigorado", diz Fernando. Dessa maneira, eles agregam conhecimento e experiência de várias formas, já que as viagens acabam se tornando estudo de caso – pois viajam em casal e os dois são arquitetos. A variedade de demandas levou os profissionais a frequentarem cursos de pósgraduação – concluídos antes mesmo de criarem o escritório. Enquanto Fernando especializou-se em gestão de obras e projetos, Jéssica tem especialização em arquitetura de interiores. Eles não descartam buscarem ainda mais estudo conforme sentirem a necessidade. Afinal, transformação é a praia deles.


ENTREVISTA| CARREIRA

COM O TEMPO A SEU FAVOR Prestes a completar 20 anos de carreira, a arquiteta Sibele Ristow Wodzinsky acompanhou de perto as evoluções e desafios pelos quais a arquitetura tem passado.

208


O estilo contemporâneo é uma das marcas dos projetos da arquiteta. Entretanto, prevalece sempre os gostos e necessidades dos proprietários.

Comparar gerações de hoje com as anteriores é um exercício de imaginação para ambos os lados. Muitos pioneiros orgulham-se do fato de que conseguiam realizar todo o trabalho sem computadores, e não imaginam como os profissionais atuais dependem tanto da tecnologia. Enquanto isso, os "novatos" muitas vezes não veem como era possível fazer do jeito "antigo". Mas e quem chegou durante a fase mais intensa da transição entre ambos? Foi o caso da arquiteta Sibele Ristow Wodzinsky, de Jaraguá do Sul. Formada há 20 anos, ela vivenciou os dois mundos. "Comecei apresentando projetos com croquis feitos à mão e estamos agora com renders 3D de alta fidelidade". Com o diploma conquistado no ano 2000, ela basicamente entrou na universidade em uma era e saiu em outra. Diversas foram as evoluções, tanto no modo de trabalhar quanto nos materiais. Os lan-

çamentos de produtos são cada vez mais frequentes, e a maior disponibilidade oferece mais meios de trazer soluções para os projetos. "As peças capazes de simular outros materiais ajudaram a criar propostas diferenciadas que vão além dos autênticos, que nem sempre podem estar presentes", enfatiza a Sibele. Ela destaca também a popularização do LED, cujas lâmpadas permitiram criar projetos luminotécnicos com menos restrições. O novo modus operandi também se estende à maneira de realizar o atendimento aos clientes. Com o universo de informações disponíveis na internet, eles vão até o escritório de Sibele com muito mais conhecimento e pedidos específicos para os seus ambientes. "É fascinante tudo o que surgiu para deixar mais claro o que as pessoas querem do projeto, pois poupa o tempo de todos os envolvidos e o processo fica bem mais


ENTREVISTA| CARREIRA

assertivo". Assim, o próprio briefing foi aprimorado com o passar do tempo. As conversas olho a olho são acompanhadas pela exposição de fotos e materiais, de onde Sibele capta dados valiosos. As referências trazidas pelos clientes são unificadas nesse processo, que pode demandar mais bate-papos. "Não é a hora de economizar tempo", sintetiza. UM NOVO MOMENTO O tamanho considerável de sua carreira não quer dizer que não tratá reformula210

ções significativas. Em 2016, a profissional encerrou um longo período de parceria com a arquiteta Simone Mattedi, onde começou como estagiária – ainda durante a faculdade – e tornou-se sócia logo após a formatura. Foram 19 anos de trabalho em conjunto, que rendeu a Sibele uma vasta experiência. Sua atuação foi além dos projetos arquitetônicos e de interiores residenciais, indo a obras corporativas como a implantação da universidade Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e a rede Marista de escolas. Essa


Projetos funcionais e refinados são presença constante no portfólio da arquiteta Sibele Ristow. Neles, ela aplica soluções diferenciadas para deixar os espaços mais práticos e confortáveis em meio ao alto padrão estético.

bagagem tem sido bastante útil, principalmente no trabalho voluntário coletivo que a profissional participa: a criação do projeto da sede da Associação de Amigos do Autista (AMA) na cidade. Os conhecimentos reunidos na antiga sociedade têm sido essenciais para a carreira solo de Sibele. Afinal, as "missões" que assume são as mais variadas, abrangendo projetos residenciais e comerciais arquitetônicos e de interiores.

Nesse contexto, é cada vez mais comum desenvolver ambientes para lojas, clínicas e consultórios. Em geral, são clientes que já construíram ou reformaram seus lares e querem o mesmo grau de qualidade em suas empresas. É algo que faz parte da própria evolução do mercado, que a profissional percebeu e investiu – mais uma prova de que seu faro para mudanças e adaptações continua apurado.


ENTREVISTA| INTENSIDADE

PURO DINAMISMO A longa carreira de Ana Wolf a torna protagonista no crescimento da decoração, atuando com a mesma alegria de quando era recém-formada.

212


Residência com projeto de interiores assinado por Ana Wolf. "Eu apenas traduzo o que os proprietários querem para o seu lar", afirma a arquiteta.

Tudo é intenso na trajetória da arquiteta Ana Wolf, de Jaraguá do Sul. Desde os desafios que surgiram no seu caminho aos êxitos de sua carreira, poucos foram os fatos de pouca relevância que surgiram na frente dela. Também por essa razão, tornou-se uma das profissionais com mais bagagem no mercado, em uma história que começou na sua paixão por artes. Ana tinha 16 anos quando começou a pensar mais frequentemente sobre seu futuro profissional. Nascida em meio a uma família de comerciantes e advogados de Itajaí, ela herdou da mãe e da avó a paixão pelas artes plásticas. Em dúvida entre qual profissão seguir, acabou optando pela arquitetura que, em sua opinião, também é uma expressão da arte. Fez então o curso na UFSC, a única instituição do estado na época que disponibilizava tal graduação. Na faculdade, a cada dia surgia um novo encanto – principalmente nas aulas de história da arte. Era o combustível que

precisava para dedicar-se de corpo e alma – tanto que logo ao se formar já conseguiu tornar-se sócia da empresa onde fazia estágio. Tratava-se do escritório do arquiteto Ricardo Meirelles, que ela considera ser um grande mestre. Entretanto, três anos depois, veio o primeiro revés. Ricardo veio a falecer em um acidente de carro quando ia visitar uma obra. Ainda com pouca experiência, Ana precisou assumir sozinha os projetos que estava fazendo em conjunto com ele. A missão foi concluída, mas a profissional decidiu retornar a Itajaí e abrir na cidade o próprio negócio. Nessa nova fase, dividia-se o trabalho na prefeitura e as demandas de seus primeiros clientes. Seu perfil inquieto, que busca sempre mais, começou a falar mais alto sobre um antigo sonho: morar um tempo fora do Brasil. Ana então se inscreveu – e ganhou – uma bolsa de estudos do Governo espanhol, no Instituto Nacional de Administração Pública, em Madri, onde morou por um


ENTREVISTA| INTENSIDADE

Ana Wolf valoriza o estilo contemporâneo em seus projetos, já que procura sempre criar composições atemporais, que transcendem o tempo.

214


ano. "Foi uma experiência incrível, que me abriu diversos horizontes", complementa a arquiteta. ENTREVISTA DE SONHOS Esse é o termo que a profissional usa quando se refere às conversas realizadas com quem a contrata para captar seus gostos e expectativas do projeto. Antes mesmo do primeiro encontro, ela pede que tragam as referências que mais lhes agradam. Os bate-papos que se seguem são bastante informais, nos quais Ana de maneira intuitiva vai conduzindo e absorvendo as informações mais importantes para criar os projetos. Outro ponto marcante é que Ana gosta de ir na casa dos clientes, ver com os próprios olhos como as pessoas moram, sua relação com os ambientes e as interações realizadas. "Por isso, não posso dizer que tenho um estilo,

pois eu só traduzo o que os moradores querem", sintetiza, lembrando da sua predileção pelo estilo contemporâneo e atemporal. "O bom design transcende qualquer modismo", ressalta. É o modus operandi que a arquiteta tem empregado na H. Wolf Construtora e Incorporadora, a empresa do marido – à qual associou-se em 1991. Lá, divide-se entre a administração e o desenvolvimento dos projetos de arquitetura e interiores. Ainda hoje, a influência artística da mãe e da avó a inspiram na hora de criar. Ela lembra dos muitos dias e horas que passava no ateliê delas, em meio a tintas, pincéis e máquinas de costura. Era um terreno fértil para aprender enquanto se divertia – provavelmente a melhor maneira de ganhar novos conhecimentos. Sua carreira, afinal, é prova disso.


ENTREVISTA|PLURAL

Com atuação dinâmica, o arquiteto é responsável pela elaboração de projetos para suítes de uma rede de motéis da Grande Florianópolis, além de projetos residenciais – tanto arquitetônicos quanto de interiores.

216


EM NOME DA PLURALIDADE Para o arquiteto e urbanista Ederson Valério, é natural passear entre estilos e propostas totalmente diferentes entre si. Multifacetado, o profissional completa 25 anos de carreira com um portfólio marcado pela versatilidade. A obra de um arquiteto é o resultado do seu repertório. Para Ederson Valério, isso significa uma compilação de referências, viagens e pesquisas constantes. Somadas ao seu talento, ensejam ao profissional uma atuação que é sinônimo de dinamismo. Atualmente, com o reconhecimento conquistado em 25 anos de carreira, Ederson lembra que, desde pequeno, já sentia despertar a curiosidade e as habilidades inerentes à profissão: ”Eu sempre quis saber como funcionam as coisas e os espaços. Construir os sonhos das pessoas é a parte que mais me fascina na arquitetura”. O profissional é natural de Tubarão, mas considera Florianópolis, cidade onde vive há 40 anos, o seu lar. Logo após formar-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, o arquiteto trabalhou em uma construtora na capital, experiência fundamental para a abertura do próprio escritório, assim como a formação em Administração e a especialização em Engenharia de Segurança, que mostram sua contínua busca por aprimoramento. Hoje, atua ao lado da arquiteta Angela Pogere na elaboração de projetos residenciais, comerciais e corporativos na região da Grande Florianópolis e em São Paulo. Com a mente curiosa e habilidade para desenhar desde a infância, Ederson construiu um portfólio que é prova do seu ecletismo: já assinou projetos para cafeterias, empre-

sas de tecnologia, salões de beleza e suítes de motel – propostas com características únicas, sempre executadas com o perfil dos clientes e uma mescla de diferentes estilos. “Para escritórios, desenvolvemos um conceito que estimula a criatividade, no qual os colaboradores se divirtam enquanto trabalham. Nas suítes, criamos uma extensão da casa que valoriza a intimidade e estimula a permanência”, revela. Em seus projetos, Ederson explora elementos que levam a beleza da natureza para o interior com sofisticação e personalidade. Seja em composições que evidenciem a paisagem e a luz natural com grandes aberturas, seja em detalhes dos adornos, os tons da vegetação estão presentes nas suas propostas de maneira sustentável: “A natureza humaniza o projeto. Unimos essa inspiração com os gostos dos clientes e o resultado é sempre incrível”. Esse desejo pela conexão com o meio ambiente vem da paixão do arquiteto pelo ar livre: quando não está em obras, Ederson gosta de se aventurar em trilhas e viagens a regiões paradisíacas do Brasil, como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e a Chapada Diamantina, na Bahia. Apesar da pluralidade de aptidões e gostos, é na arquitetura que ele se encontra: “Eu cheguei a cogitar outros caminhos, mas sempre volto para a arquitetura. É o meu lugar”.


MELLIE

218


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.