EMDIACOM – Mercado Hoteleiro

Page 27

Marketing hoteleiro ”uma indústria de memórias” e muitos outros serviços. O fato de atuar com foco na indústria do turismo não é o critério mais importante de decisão. O que o hoteleiro de alto padrão mais quer é ver sua marca inserida nesse meio, circular por onde essas ‘flagships’ circulam. Quais são as principais características para que um hotel/resort pertença ao segmento de turismo de luxo? São muitas, mas para resumir, o hotel de alto padrão deve entregar uma experiência única para cada pessoa, pois a interpretação do luxo é muito individual. É preciso que a marca tenha ‘personalidade’, para que se conecte com o lifestyle do seu potencial cliente. Surpreender aquele cliente mais exigente deve ser uma obsessão. Tem alguma informação sobre o perfil do hóspede brasileiro deste nicho, o luxo? O Brasil é um mercado em desenvolvimento que ainda está encontrando suas próprias referências. Muitos consumidores brasileiros ainda precisam do luxo ‘óbvio’, das marcas e elementos que possam validá-lo em certos grupos sociais. Mas estamos no caminho, pois viajamos mais, adquirimos o entendimento do que é qualidade, assimilamos referências, e sinto muitos profissionais preocupados em agregar a ‘brasilidade’ em cada detalhe.

EMDIACOM | ACADEMIA VISITE SÃO PAULO

Este hóspede já consegue dissociar que o luxo não é ostentação ou esse ainda é um tema muito novo? O brasileiro ainda vive essa ostentação, pois não somos um mercado maduro nesse segmento. A hotelaria nacional ainda precisa descobrir sua identidade, aquela brasilidade aplicada ao luxo e à realidade do país. Valorizar a cultura local, conectando-a com elementos de alto padrão reconhecidos mundialmente. São poucos os empreendimentos que alcançaram essa maturidade. Serviço de alta qualidade e produto impecável é o mínimo para você estar nesse segmento. A tal vantagem competitiva é cada vez mais efêmera. Portanto, para se destacar é preciso consistência e entender que ‘sensação’ seu hóspede levará com ele após o check in. Hotelaria é isso, uma indústria de memórias! No caso dos hotéis de luxo, elas precisam ser incríveis, únicas, inesquecíveis! Existem espaços ou cursos especializados para quem busca uma formação mais profunda sobre o mercado e turismo de luxo? Sim. O interesse nesse nicho de mercado cresce a cada dia. Em parceria com a ESPM São Paulo, criei o curso “Gestão e Estratégias de Turismo de Luxo” em 2011, e ministro duas vezes ao ano, nos meses de janeiro e julho. Já formamos quase 300 profissionais, e cada vez mais recebemos donos de agências de viagens, diretores de hotéis e apaixonados pelo tema. Todos entenderam que, em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, o conhecimento e a especialização fazem toda a diferença.

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.