EMDIACOM – Mercado Hoteleiro

Page 22

É hora de investir? Os dois lados da moeda construídos mais pavilhões, salas de congressos e eventos, conexão do Anhembi com o metrô, edifíciogaragem, hotel, prédios administrativos... A configuração final vai depender das propostas apresentadas pelos interessados e da montagem do modelo final, que será feito posteriormente pela SPTuris. Esse chamamento foi lançado em maio, portanto ainda devemos receber os primeiros estudos no segundo semestre. O hotel previsto no novo projeto do Anhembi tem características específicas para atender o segmento de eventos/hóspedes deste nicho? Os interessados em apresentar propostas poderão incluir diferentes opções de melhorias e edifícios para o Anhembi, e o hotel pode ser uma dessas opções. Não é uma obrigatoriedade, mas sim uma sugestão, já que a ampliação dos espaços de eventos poderá aumentar a demanda por hospedagem na região. Já existe um hotel próximo, mas em grandes eventos ele fica cheio, portanto pode ser muito interessante ter um novo empreendimento.

Qual a importância dos eventos para hotelaria? Extremamente importante, pois em São Paulo a maioria dos turistas, cerca de 75%, são motivados por turismo de negócios ou participação em eventos. De acordo com dados da pesquisa Ubrafe/Fipe, 65,4% dos eventos da capital acontecem em pavilhões e centros de convenções, com mais de 8,2 milhões de visitantes, 64 mil expositores e 4 milhões de m2 disponíveis para os eventos. Somente no Anhembi acontece 1 em cada 8 grandes feiras do país. Isso gera um grande impacto na hotelaria. Para se ter uma ideia, dos 17 mil quartos de hotéis utilizados por dia em São Paulo, 14 mil são ocupados por visitantes e expositores de feiras de negócios (78%). Os eventos são tão importantes que a ocupação dos hotéis paulistanos é mais alta durante a semana e não ao contrário, como nos destinos turísticos tradicionais. De forma geral, o setor de eventos e feiras movimenta R$ 16,2 bilhões anualmente na cidade, considerando receitas diretas e indireta.

© André Stéfano | SPCVB

Tudo vai depender da iniciativa privada mostrar esse interesse, mostrar as propostas, que passarão por avaliação de uma comissão interna da SPTuris. Mas certamente o perfil de hóspedes de um novo hotel na região seria principalmente de pessoas que vêm a São Paulo para negócios e participação em eventos.

EMDIACOM | ACADEMIA VISITE SÃO PAULO

22


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.