EMDIACOM - Mercado de Eventos Associativos

Page 19

Mesmo ocupando uma posição de liderança, Elisabete se realiza plenamente sempre que atua diretamente na captação de importantes eventos para a capital paulista, processo que pode demorar até cinco anos. “A complexidade do evento, a quantidade de pessoas, as especificidades, as visitas de inspeção, as defesas de candidatura são aspectos determinantes no processo. E gerenciar tudo isso com uma equipe técnica de profissionais demanda atenção, dedicação e tempo”, conclui a diretora que não poupa esforços para provar que São Paulo é capaz de receber eventos de grande porte, como a Convenção do Rotary, que acontecerá próximo ano e reunirá mais de 30 mil participantes em 2015. Paralelo à captação internacional, está outra área igualmente importante para a cidade de São Paulo. Dirigida por Elenice Zaparoli, paulistana graduada em Turismo e pós-graduada em Economia do Turismo – MBA pela FIPE/ USP, a equipe de Eventos - Nacional responde por grande parte do volume de viajantes que a cidade de São Paulo recebe diariamente. Afinal, dos 13,2 milhões de visitantes que recebeu em 2013, 19,2% estiveram em São Paulo para participar de um evento. Desse percentual, a grande maioria vem para eventos promovidos por associações, entidades e empresas locais. Com grande experiência na aviação comercial, tendo trabalhado na Viação Aérea São Paulo (VASP) por 24 anos e criado o departamento de eventos na empresa, Elenice lidera um time que trabalha na administração de todos os processos de captação e apoio de eventos nacionais, que somaram 471 ao final de 2014. “Muitas vezes o evento nacional é a porta de entrada para eventos internacionais, continentais e até mundiais da mesma entidade”, destaca Elenice, que acumula exemplos desse tipo e notório reconhecimento de seu trabalho, tendo sido escolhida como Personalidade do Ano em 2011 e homenageada na 10ª edição do Prêmio Caio, quando recebeu as três premiações de “Captação Nacional” da Década, fruto do trabalho dedicado de sua equipe.

Elenice Zaparoli, Diretora de Eventos Nacional (ao meio), e Amanda Papa (a direita) e Gabrielle Reina (a esquerda), Coordenadora e Analista de Eventos Nacional, respectivamente.

Entre os desafios destacados pela executiva, está a difícil argumentação do porquê realizar determinado evento em São Paulo e não em uma cidade litorânea brasileira. “Quando isso acontece, já que praias são naturalmente atrativas e cobiçadas pelos participantes, nos utilizamos das cidades associadas, incluindo-as como destinos pré ou pós-evento”, comenta Elenice. Por outro lado, quando a economia passa por alguma crise e o evento não pode ser adiado ou cancelado, realizá-lo em um grande centro como São Paulo facilita a logística, por conta de toda infraestrutura que a cidade possui, e otimiza custos já que a oferta de espaços, centros de convenções, hotéis e prestadores de serviços estimulam a concorrência e garantem preços mais competitivos.

O mercado de eventos é fascinante, dinâmico e flexível, as equipes viajam com frequência, participam de encontros promovidos pelo SPCVB, e dos eventos captados para os destinos. Para as diretoras, promover São Paulo com o apoio e comprometimento das coordenadoras e analistas do SPCVB é muito gratificante e animador.

O MATERIAL DE APOIO E DE CANDIDATURA IMPECÁVEL, A PRESENÇA MARCANTE ÀS REUNIÕES, BEM COMO A RESPOSTA QUASE QUE IMEDIATA AOS E-MAILS DO SPCVB PARA DIRIMIR QUAISQUER DÚVIDAS FORAM DECISIVOS PARA QUE NOSSA DIRETORIA DECIDISSE, COM SEGURANÇA, QUE A CIDADE DE SÃO PAULO SEDIARIA O XI CONGRESSO BRASILEIRO DO IBDP. Adriane Bramante Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP EMDIACOM | ACADEMIA VISITE SÃO PAULO

EMDIACOM_Eventos_Associativos_FINAL.indd 17

17

2/2/15 3:48 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.