Revista South Star 115

Page 83

AlimentoS e equilíbrio HormonAl

Dra. Gisele Silveira Centro Ortomolecular Integrado Vita Naturalis Rua André Puente, 78 - Bairro Independência - Porto Alegre / RS www.vitanaturalis.com.br

A dieta em Zona, como é chamada, ganhou muitos adeptos especialmente nos últimos anos. O princípio da Dieta da Zona é o equilíbrio entre proteínas, carboidratos e gordura. A famosa fórmula recomendada pela Dieta em Zona é 40-30-30, isto significa que a ingestão diária dos alimentos deve provir de 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras, sendo por isso conhecida como a dieta dos 40-30-30. Em termos fisiológicos, baseia-se no diferente comportamento hormonal proporcionado pela ingestão modificada em relação à dieta tradicional. Neste sentido, a dieta equilibraria a liberação de insulina e outros hormônios que facilitam a queima da gordura corporal armazenada. Em termos práticos, este controle estaria relacionado a dois fatores: o tamanho da refeição ingerida (pois o excesso de calorias estimula a secreção de insulina) e a proporção entre proteína e carboidrato em cada refeição. A modificação dietética proposta está relacionada ao estímulo da queima de gordura, resultado da inibição da insulina. Os ácidos graxos essenciais, provenientes da gordura alimentar, são os precursores dos eicosanóides, que por sua vez controlam a insulina, e por isso a ingestão de gordura de boa qualidade seria essencial. O equilíbrio de proteína e carboidrato, por sua vez, determina se os eicosanóides estariam sendo fabricados pelo corpo de forma equilibrada.

O excesso de carboidratos na alimentação favorece o acúmulo de gordura por promover um grande estímulo à insulina. Os maiores níveis de insulina não só induzem o armazenamento de carboidratos na forma de gordura como também inibem a liberação da gordura armazenada. Isso impossibilita o uso de sua gordura corporal armazenada para a produção de energia. Sugere-se que o consumo de carboidratos seja predominantemente de baixo índice glicêmico, pois estes aumentam os níveis de açúcar no sangue de forma lenta produzindo uma reação insulínica moderada. A Dieta em Zona provê que as gorduras sejam vitais à produção de eicosanóides e essenciais para reduzir o excesso de gordura corporal. A gordura considerada prejudicial é de fonte animal. As gorduras saturadas também são restritas na Dieta, pois tendem a aumentar os níveis de insulina ao criar um estado conhecido como resistência à insulina. Já os ácidos graxos insaturados não podem ser convertidos em eicosanóides e por isso não apresentam nenhum efeito sobre a insulina. Portanto, as gorduras monoinsaturadas, tais como como: azeite, óleo de canola, azeitona, nozes e abacate, devem ser a principal fonte de gordura da dieta da Zona para evitar a alteração no equilíbrio hormonal. Isto demonstra o quanto podemos através da alimentação fazer uma organização hormonal que propicie o emagrecimento e o estado de saúde.

SouthStar | 83


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.