Antologia Brasil, 1890-1930

Page 28

JOE. Cinematógrafo. GAZETA DE NOTÍCIAS, RJ, (243): 30.8.1 908, p.1 . il. (domingo) O texto ocupa toda a primeira página da edição de domingo. Aberto há pouco mais de duas semanas, o grande evento é tema da foto: o Morro da Urca, ao fundo, rivaliza com o arco gigantesco sob o título "Portal monumental da Exposição". A Exposição Nacional, comemorativa do centenário da abertura dos portos, representa um dos grandes investimentos simbólicos do governo republicano, vitrine para o mundo, mas, antes de tudo, para seus cidadãos.

24

Joe, como assina o escritor e jornalista João do Rio (1 881 -1 921 ), é mais um pseudônimo de João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto. Aos 27 anos, ele, personagem e cronista da cena carioca, registra nesse artigo fatos ao longo de uma semana na Capital Federal, campo de intervenções urbanísticas, que rompem com o ar tímido da antiga sede da Corte, dando um

aspecto metropolitano a uma sociedade de contrastes socioculturais surpreendentes. O inesperado, nesse contexto, é identificar uma nova expressão social para o fotógrafo. O texto exemplifica também a qualidade do escritor na sua produção como cronista. Um estudo mais atento revela, não só a escrita característica, mas a criação afluente em transformação contínua. Dias antes, na edição de 26 de agosto, no jornal Correio Paulistano, a parte inicial do artigo era publicada sob o título "Os animais da Exposição". Anos depois, como "Clic! Clac! O fotógrafo!", ele incluirá o segmento final no livro Pall Mall Rio (1 91 7.)

evento social

comportamento

lugar social do fotógrafo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.