Antologia Brasil, 1890-1930

Page 260

Como se explicam os artistas: F. Guerra Duval. PHOTOGRAMMA, RJ, V (40): 4-7, fev. 1 931 . il. A seção Como se explicam os artistas, introduz um formato de ensaio jornalístico de grande importância: o depoimento do artista. O formato entrevista, presente nessa antologia em duas ocorrências, abre a possibilidade de captar a perspectiva do produtor de imagem, seu olhar sobre a carreira e o processo de criação, sempre mediado pelo interesse imediato e competência do entrevistador. O depoimento, embora fiquemos refém da possibilidade de mascaramento de sua produção mediada pela entrevista, em princípio, traz para o primeiro plano a voz autoral.

256

O texto de Fernando Guerra Duval, aqui transcrito, é o segundo da série iniciada por PHOTOGRAMMA, a qual não tem continuidade, certamente em função da fase de transição de projeto editorial, que não ultrapassa a edição 44, de novembro de 1 931 , após seis meses de interrupção da publicação.

O percurso traçado por Guerra Duval, junto com uma dezena de outros textos de sua autoria aqui reproduzidos, estabelece um patamar inicial para novas pesquisas sobre figura central do primeiro momento do Photo Club Brasileiro. Em tempo, observe que Duval faz menção ao curto período de atuação do Photo Club do Rio de Janeiro — apenas três anos, em contraste com o registrado no artigo no jornal O PAIZ, em 1 91 3, transcrito à p.249. Se ainda hoje é nebulosa a data inicial daquela associação, entre 1 902 e 1 904, muito há a detalhar de sua eventual trajetória após 1 907.

o artista

fotografia artística exposição


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.