Antologia Brasil, 1890-1930

Page 252

Artes e artistas Exposição Sylvio Bevilacqua. O PAIZ, RJ, 24.6.1 91 3, p.3 (terça-feira)

248

O comentário sobre a exposição de Bevilacqua registra, detalhadamente, o circuito social em se insere o fotógrafo e sua produção de retrato. A menção a Giovanni Boldini (1 8421 931 ), artista italiano, radicado em Paris, é reveladora. Pintor com obra de grande impacto gráfico, Boldini surge como retratista de sociedade, dedicado à representação feminina glamorizada. Bevilacqua dedica-se ao tema da mulher desde sempre. Em julho de 1 903, recebe duas menções honrosas no segundo concurso promovido pelo Photo Club de Paris, uma delas na categoria "mulher e criança". Na década de 1 920, precisamente outubro de 1 921 , publica por exemplo nas edições de 8 e 22 de outubro da REVISTA DA SEMANA, extenso conjunto de sua produção de retratos femininos, que caracterizam o desenvolvimendo do seu trabalho, explorando de forma bem sucedida uma atmosfera difusa,

em chave diferenciada do padrão comercial vigente. Seria natural que a ele recorresse a mesma revista, na edição de 29 de outubro, a respeito do concurso promovido pela publicação: "Qual é a mais bela mulher do Brasil?". As candidatas deviam enviar fotos, forma que é contestada em artigos dos acadêmicos Augusto de Lima e Coelho Netto, que recebem a réplica do fotógrafo. Sobre os retratos em pastel, apresentados na exposição comentada, em 1 91 3, merece lembrança que a técnica não é objeto do círculo fotopictorialista. Antes disso, na verdade, trata-se de um processo usual nas décadas de 1 91 0 e seguinte em estúdios comerciais. Oportuno destacar ainda, em conflito com declaração de Guerra Duval em 1 931 , à p.259, a referência de que o Photo Club do Rio de Janeiro estava em atividade então, no ano de 1 91 3.

o artista

fotografia artística exposição


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.