Antologia Brasil, 1890-1930

Page 16

Evento fundamental para o projeto foi a introdução recente, e em expansão, dos portais de acesso online a acervos digitais. Reunindo conjunto heterodoxo de acervos, quanto a títulos, cobertura regional, formas de acesso e possibilidade de recuperação de informação, — como uma leitura das fontes na abertura da antologia permite reconhecer —, esses repositórios ampliaram de forma expressiva, em número e diversidade de textos, o horizonte de trabalho do projeto. Ainda assim não foi possível garantir uma cobertura regional ampliada, com pareceu plausível num momento inicial, ficando restrita a seleção final, salvo raras exceções, a artigos publicados na imprensa carioca e paulistana.

Uma cultura fotográfica em formação

12

O desenvolvimento do projeto exigiu avaliar, de forma operacional, parâmetros para compreensão e análise da cultura fotográfica num contexto dado. Tomouse como ponto básico, como fica em parte evidente no trecho acima, o reconhecimento de uma circulação de informações sobre fotografia em escala inesperada, em todos os seus aspectos. Surpreendeu descobrir — em contraste com a impressão registrada nos estudos disponíveis, que aponta uma difusão restrita, quando muito às cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro —, que existe uma circulação, difusa, em escala maior, e em momento anterior ao usualmente pressuposto a partir da década de 1 91 0. Existe aparentemente uma demanda por informação, que é alimentada por capilaridade a partir de jornais editados no Sudeste, rumo a outros centros. Certamente, essa difusão, que hoje é possível começar a identificar com o acesso ampliado, via digital, a coleções de periódicos, não deve ter permitido, porém, aos leitores de então um visão geral desse panorama estilhaçado. Apenas na década de 1 920, com o estabelecimento no país de mecanismos de distribuição de jornais e revistas de forma mais estruturada é possível imaginar algum avanço, mais pela formação de público e menos por condições de acesso a esses canais por pequenos editores. Um alternativa existe na constituição de uma rede de representantes, como faz PHOTOGRAMMA, oferecendo ao leitor, fora dos centros principais, volume e qualidade de informação. Investigação relevante seria avaliar por exemplo essas representações, que PHOTOGRAMMA relaciona regularmente em todas as edições. Quase certo, porém de forma diversa ao que as revistas brasileiras dedicadas ao cinema parecem ter conseguido então, essas iniciativas jornalísticas voltadas para a fotografia, de menor envergadura de investimento e de interesse mais restrito, não geraram uma sinergia mais efetiva entre amadores e profissionais espalhados pelo país.

contexto


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.