Antologia Brasil, 1890-1930

Page 14

doutorado de Suzana Barretto Ribeiro — Percursos do olhar da fotografia profissional e amadora de Campinas (1900-1925) (IFHC-Unicamp, 2003; Annablume, 2007). Outra significativa recuperação da cultura amadora fotográfica, focando o contexto carioca da primeira década do século XX, resultou no projeto de doutorado, apresentado em 201 0, por Adriana Pereira: A

cultura amadora na virada do século XIX: a fotografia de Alberto Sampaio

(FFLCH-USP). Como Suzana Ribeiro, a autora discute o tema a partir da atuação de um amador, mas aqui, tendo como panorama as cidades do Rio e Petrópolis, quando surgem as referências ao desenvolvimento do Photo Club do Rio de Janeiro ([1 9021 91 ?]). Certamente, importante fonte de informação para o projeto é a cobertura realizada pela revista carioca RENASCENÇA (1 904-1 908). Em certa medida, a pesquisa integra um conjunto de projetos recentes que abordam esse periódico no tocante a sua relevância para a história da crítica de arte. Por fim, contribuição bibliográfica recente a mencionar, lançada em 201 2, é o livro Fotoclubismo no Brasil: o legado da Sociedade Fluminense de Fotografia, de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino (SENAC Nacional/SFF). A edição traça o percurso de fotoclube fundado em 1 944, a mais importante associação fluminense a partir da década de 1 950, quando passa a ocupar o espaço deixado pelo Photo Club Brasileiro. No segmento inicial da obra, as autoras estabelecem o mais significativo panorama histórico, na historiografia brasileira, sobre o fotopictorialismo internacional.

Fontes documentais, instrumentos de pesquisa

10

A proposta de constituir uma antologia crítica implica em caracterizar um sistema de circulação de ideias e identificar seus canais de comunicação e repositórios. No recorte temporal em questão, não será o livro o meio de circulação, excetuada a literatura fotográfica estrangeira, cuja avaliação será feita de forma indireta pelas referências na produção local. É a imprensa o veículo central. Seja a imprensa geral, voltada para o grande público; seja, entre os aspectos que caracterizam o período, a imprensa especializada em fotografia. Surgem então as primeiras colunas e revistas especializadas. Embora títulos conhecidos, são veículos ainda poucos referenciados e estudados, exceto em breves ensaios (CAMARGO & MENDES, 1 992; MENDES, 1 998; FERNANDES Junior, 201 0). Em vários momentos da Antologia Brasil esses periódicos serão caracterizados. A pesquisa permitiu ainda registrar novos títulos, alterando o limite temporal de surgimento desse segmento.

contexto


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.