Antologia Brasil, 1890-1930

Page 12

Falam antes de tudo, na perspectiva historiográfica que interessa aqui, sobre quão pouco se sabe sobre o fotoclubismo, sobre a fotografia daquele período. Basta dizer que essas notas não parecem ter registro na historiografia conhecida. Essas e outras que surgem hoje muito rapidamente. E a surpreender-nos ao encontrar um fotoclube homônimo, ativo, fundado em abril de 1 896, que precede em 27 anos o Photo Club Brasileiro, principal associação brasileira das décadas de 1 920 e 1 930.

Um vazio historiográfico

8

É possível afirmar que a historiografia da fotografia no Brasil apresenta um vazio sobre um período algo extenso entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século seguinte. Ao longo da crescente e intensa produção historiográfica que se estabelece entre nós a partir da década de 1 970, esse vazio surge lentamente. Os primeiros estudos históricos concentram-se na introdução e desenvolvimento da fotografia no Brasil, em tantos segmentos, nas suas aplicações, e ainda na produção e difusão das imagens de um estado nacional em formação. No segundo momento, outro grande núcleo temático é construído ao redor da fotografia moderna, a partir da segunda metade da década de 1 990. Um pouco ao acaso, um pouco devido a ausências de arquivos estruturados, um pouco pela falta de uma crítica historiográfica, um espaço entre esses dois polos foi tomando forma. As bordas delimitadoras desse espaço não permaneceram fixas. Pesquisas históricas sobre o modernismo, por exemplo, começaram gradativamente a corroer os limites imediatos, retrocedendo-os em parte. A dificuldade maior seria enfrentar a pouca documentação em acervos e, por que não, um vago preconceito, no contexto da reflexão sobre a fotografia moderna, frente ao pictorialismo. Apenas os estudos sobre o retrato no campo da fotografia profissional e as pesquisas sobre documentação urbana, ou desdobramentos como postais, parecem delinear olhares sobre o intervalo em questão. A proposição pode parecer grosseira, mas como imagem é esclarecedora de aspectos do desenvolvimento de uma historiografia tão jovem. Há, contudo, como é conhecido, contribuições fundamentais para o estudo do recorte temporal que o projeto Antologia Brasil enfoca: 1 890-1 930. Essa extensão cronológica é, em verdade, longa, abrangendo mais de duas gerações. Como indicado pouco antes, estudos importantes sobre a fotografia moderna dedicarão tempo a estabelecer uma ponte precária com o fotoclubismo mais

contexto


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.