Blue Design 10

Page 72

HÁ UNS ANOS, numa entrevista à revista Icon, Bertjan Pot dizia: “Sempre pensei que se queria ser designer devia fazer coisas práticas. Mas não sou muito bom nisso. Sou melhor a fazer coisas bonitas, mais do que coisas úteis”. Pois bem, a perspectiva mudou. Pot, um dos talentos formados na irreverente Design Academy de Eindhoven parece ter amadurecido com o tempo, e as encomendas: “O lado pragmático do meu trabalho é que prefiro um produto que funcione do que um produto que simplesmente seja atraente. É uma maneira mais saudável de pensar,” diz à blue Design.

”ÀS VEZES TENHO UMA IDEIA MUITO CLARA DA FORMA. ÀS VEZES FAÇO ERROS. Por isso prefiro começar com uma

B L U E

D E S I G N

solução prática e depois encontrar uma forma bela ”

“Às vezes tenho uma ideia muito clara da forma. Às vezes faço erros. Por isso prefiro começar com uma solução prática e depois encontrar uma forma bela.” Bertjan Pot saltou para a fama com uma forma incrivelmente bela. O candeeiro Random Light, produzido pela Moooi, uma bola gigante e leve feita com fios de fibra de vidro enrolados à volta de um balão, que depois se esvaziava, revelando uma pele-estrutura quase transparente. Perdida no emaranhado de fios, difusa, a luz pouco iluminava. E depois? Depois, veio Non Random Light, a resposta, irónica e autocrítica, ao gesto original. Quando passou a ser feita por máquinas, a Random Light tornou-se pouco (ou nada) aleatória. Assumido o “erro”, produziu-se uma alternativa, a Non Random, onde tudo é previsível e a luz ilumina em vez de se perder no espaço.

72


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.