A Galeria

Page 1

Quinta-feira, 11 de Setembro de 2014

A GALERIA Edição 4:19 pm | São Paulo | Desde 2014

O segundo ano vai a Omaha Como foi e o que fizeram os alunos do segundo ano que participaram da segunda edição do projeto do Ensino do Meio em Omaha, Nebraska. p.11

Novo ginásio na reta final Após longas obras, o ginásio entra nas suas preparações finais para a inauguração p.8

Alunos clamam por ar-condicionado em classes Os estudantes de diversas séries vem sofrendo nas aulas com o calor e ventiladores se mostram mais uma vez ineficientes. Esse problema poderia ser sanado com os arcondicionados, como muitos pedem ? p.4

Entrevista exclusiva com Noêmia Lellis, a cantora do momento O que pensa Noêmia sobre a carreira, escola, amigos e rivais nessa exclusiva entrevista feita por David Paraguai com a cantora e destaque do Colégio São Luís. p.9

Previsão do tempo para a cidade de São Paulo Dom

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sáb

10º

13º

15º

18º

14º

17º

15º

20º

15º

24º

27º

INTERPANELAS CSL

1


Editorial

Iniciada em 2007, a Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) é um evento organizado anualmente pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com a ajuda de professores e coordenadores, e sediado no próprio Colégio São Luís. Seu objetivo é simular as reuniões e discussões dos principais comitês da ONU, como, por exemplo, o Conselho de Segurança e o Comitê de Direitos Humanos. Neste ano, a SINU realizará sua oitava edição, mantendo assim, uma brilhante tradição do Colégio São Luís.

Estendida também aos alunos do São Luís Noturno e do Colégio São Francisco Xavier, a SINU reúne jovens do Ensino Médio, e atribui a eles papéis de delegados das nações membros da Organização das Nações Unidas, tornando-os responsáveis por sua representação dentro dos comitês. Executada em tom extremamente diplomático e comprometido, a Simulação cria um ambiente no qual o delegado tem a oportunidade de, além de praticar a moralidade e falar e preparar discursos sob pressão, conhecer e discutir temas de relevância internacional, aprofundando-se nos assuntos.

Esses assuntos são selecionados pela comissão organizadora, justamente por serem recorrentes na atualidade e nos principais vestibulares. A própria FUVEST, em 2014, cobrou, em uma questão de Geografia, o que havia sido discutido no Conselho de Segurança durante a Simulação: a Guerra das Coreias. Assim, a SINU ajuda também o aluno a preparar-se para as provas de ingresso em faculdades, as quais têm se preocupado, cada vez mais, com a expansão dos horizontes políticos do candidato.

É muito difícil não envolver-se no evento. Embora provoque sensações de medo e insegurança, provoca também a superação dessas dificuldades, fazendo com que seja quase impossível que alguém se arrependa de participar. Um dos maiores eventos realizados pelo Colégio São Luís, a SINU é, tanto para os delegados e jornalistas quanto para os diretores, uma experiência única, gratificante e incrível.

INTERPANELAS 2


Carta do leitor Gostaria de parabenizar os alunos classificados para a última fase do concurso de redação do Colégio São Luis, conforme noticiado na edição do dia vinte de agosto, e também o colégio por promover esse tipo de evento muito produtivo para o aprendizado e para ampliar a curiosidade dos alunos em temas variados. Entretanto, expresso meu descontentamento pela falta do aluno Eberval entre os finalistas. - Helio Komagata, (São Paulo)

A matéria publicada no dia 28/08 sobre os novos celulares lançados pela Apple apresenta sérias imprecisões. Segundo o texto, a marca teria apresentado novos modelos com diversas funcionalidades que não existem, é um absurdo que tal erro seja publicado. Como leitor frequente do caderno de tecnologia, devo ressaltar que os modelos apresentados são apenas suposições criadas por artistas não filiados à empresa. - Sam Sung, ( Seul, Coréia)

Crônica por Louise Foloni Passeava com minhas duas mãos no bolso, num passo rápido e com ritmo, e por mais que tentasse, não conseguia esconder minha expressão confusa, quase brava no rosto. Minha irritação interna devia-se a nada mais que monótonas complicações do dia a dia com as quais convivemos e superamos com muita paciência, contudo às vezes, ao se acumularem, acabam explodindo dentro de nós num conflito psicológico clássico, e são esses que procuramos privar do resto do mundo, fingindo que está sempre tudo bem. Estava voltando para casa a pé como de praxe, e mesmo com a distância de três quilômetros do percurso trabalho-casa, eu o encarava, sendo de certa forma terapêutico o pequeno exercício físico de caminhar e sentir-me anônimo em meio à cidade grande, as pessoas que andam em todas as direções o tempo todo e as inúmeras buzinas de seres que precisariam estar em qualquer outro lugar, menos aquele aonde estão. Nesse caminhar contínuo onde eu esperava que o gelado vento de Julho levasse embora não só a minha imunidade, mas também meus problemas e meu mau humor, avistei algo curioso que mesmo passando todos os dias pelo mesmo trajeto, nunca havia reparado antes. Era uma casinha amarela entre dois grandes prédios comerciais, que parecia ser quase engolida por eles. Ela tinha um ar inocente e ao mesmo tempo imponente, se isso for possível, e despertou uma curiosidade em mim.

3


Parei de andar por um momento e fique encarando a casinha, reparando que para os outros passantes ela parecia invisível, ou talvez apenas não ligassem. Dirigi-me a porta principal e percebi nela um pequeno furo, o qual tinha o tamanho exato para comportar um olhar curioso. Aproximei meu olho esquerdo do furo e o que vi... Ah! O que vi não posso revelar, pois acredito que cada um tenha a sua jornada para descobrir os segredos da vida, mas posso dizer-lhes que aquilo foi o suficiente para me fazer acreditar que ela, a própria vida mesmo, tão simples, tão pura, vale a pena, e como vale!

Artigo de opinião Todos os alunos e funcionários do Colégio São Luís já parecem ter notado a confusão climática que só vem aumentando com o passar dos anos em São Paulo, a qual nos proporciona dias que começam aos 12ºC e, ao bater do último sinal das aulas do Ensino Médio, às 13:20h, já chegaram aos 30ºC. É impossível negar a enorme variação térmica em nossa cidade, e tal amplitude nos termômetros causa sim algum incômodo no dia a dia dos alunos. Após as aulas de educação física e recreios, a situação se agrava, e a falta de aparelhos de arcondicionado nas salas começa a se tornar quase intolerável. Claro que no frio isso nem de longe chega a ser um problema, porém estudos apontam que a temperatura média na cidade vem aumentando nos últimos anos. Além disso, colégios particulares do Nordeste de mesma qualidade de ensino e infraestrutura ou até mesmo inferiores ao São Luís dispõem, em sua maioria, desses aparelhos em todas as salas de aula, e mesmo que o inverno em São Paulo seja rigoroso, as temperaturas durante o verão não perdem para as temperaturas Nordestinas, chegando muitas vezes a serem até superiores. Tendo compreendido que o fator do calor é um real problema em nosso colégio, chegamos ao próximo ponto: muitas vezes as altas temperaturas influenciam negativamente no desenvolvimento dos alunos durante as aulas. Muitas reclamações são ouvidas pelos professores e coordenadores, e todo o calor gera alunos que se cansam facilmente, suam mais, e ainda provocam mau cheiro nas salas, tornando o ambiente bem desagradável. Todos sabemos o quanto o Colégio São Luís valoriza o ensino e o conhecimento, e um dos fatores que mais contribui para a excelência do ensino é a criação de um ambiente adequado e propício para que os alunos possam aprender. Todos os semestres bastante dinheiro é investido em diversas obras que melhoram a infraestrutura de nosso colégio, por isso podemos afirmar que não apenas explicitamente necessária, a implantação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula é certamente viável e trará muitos benefícios aos alunos e professores que hoje sofrem com as consequências das altas temperaturas de nosso país tropical, ainda afetado pelo Aquecimento Global.

4


Horóscopo Áries:(21 de Março a 20 de Abril) O ambiente está propício para o ariano se distrair facilmente portanto, cuidado! Procure não jogar as responsabilidades para os outros e uma boa ideia seria se planejar com antecedência nos estudos. No amor, a i n fl u ê n c i a d e V ê n u s e m L i b r a t o r n a r á o s relacionamentos conflituosos. Touro:(21 de Abril a 21 de Maio) O taurino está passando por uma fase de crescimento pessoal e o seu amadurecimento será notável. A posição da Lua trará uma leve falta de comprometimento com as obrigações. No amor, cuidado com os pedreiros! Tente não confundi-los com o tão esperado “príncipe encantado”. Gêmeos:(22 de Maio a 21 de Junho) Marte, seu regente, continua em Urano e deixa você mais fechado e voltado para os seus estudos. Cuidado com amigos que podem ser más influências! Você não precisa desse tipo de distração agora. No amor, deixe estar. Alguém aparecerá em seu caminho com certeza. Câncer:(22 de Junho a 22 Julho) Netuno em seu signo trará uma enorme dificuldade para se concentrar nos estudos, quase fenomenal. O seu relacionamento com as pessoas a sua volta está saudável, mas saiba escolher suas batalhas. No amor, aparecerão oportunidades que você antes desejou muito, mas agora te deixam na dúvida. Escolha com sabedoria! Leão:(23 de Julho a 23 de Agosto) Vênus em seu signo garante uma semana tranquila, sem muitas complicações. Porém as luas de saturno regem seu plano amoroso com um certo transtorno, te deixando frágil e levemente carente. CUIDADO! Virgem:(24 de Agosto a 22 de Setembro) É uma ironia você ser desse signo pois a porta da sua Kombi abriu a muito tempo, mocinha. Tente se manter nos eixos e se concentrar em ser uma pessoa boa, buscando boas energias e um ambiente saudável. Libra:(23 de Setembro a 22 de Outubro) Muitas coisas boas estão aparecendo em seu caminho, mas não se esqueça de se manter verdadeira e forte diante as possíveis dificuldades. No amor, apesar de o ambiente estar propício a pequenos desentendimentos, os relacionamentos estão bons e saudáveis. Aproveite!

5


Horóscopo Escorpião:(23 de Outubro a 21 de Novembro) No ambiente escolar você está sendo bem sucedido, porém não se esqueça de manter a boa relação com a família e amigos. Cuidado com aracnídeos de ferrão, eles são altamente perigosos e podem estar mais perto do que você imagina (na sua casa). Sagitário: (22 de Novembro a 21 de Dezembro) O momento é de aproveitamento máximo de lazer e descanso. Suas relações estão em alta sendo em qualquer ambiente, seja na escola ou no trabalho. Mire nos seus objetivos pessoais. Capricórnio: (22 de Dezembro a 20 de Janeiro) Você está se sentindo muito generosa, boas ações serão recompensadas. Tire um tempo para reflexão e cuidar de si mesmo, e partilhar de sua alegria com as pessoas a sua volta. Aquário: (21 de Janeiro a 19 de Fevereiro) Os astros estão alinhados a seu favor, invista em paixões de longa data que coisas boas virão. Com Vênus sobre Virgem não seu preocupe com suas finanças porque elas estarão seguras. LOVE IS IN THE AIR, aproveite!!! Peixes: (20 de Fevereiro a 20 de Março) Você está completamente fora da água, pare de bater sua cabeça contra o vidro. Corra atrás de pessoas que te valorizem pelo o que você realmente é! No momento você pode se sentir enlatado, mas não se preocupe porque as marés mudam.

As Aventuras de Pacha por Eberval

6


La Ferrari x Mc Laren P1 x Porsche 918 Como se comparam os três principais hyper - carros atuais e qual é o que melhor se adapta às suas necessidades. A nova McLaren P1 é a sucessora da mítica F1 do anos 90’, mas, mais do que isso, é uma evolução em relação a sua antecessora, uma afirmação da capacidade da McLaren de criar carros lendários e uma prova de que hypercarros híbridos podem ser espetaculares .O veiculo é impulsionado por um motor v8 biturbo de quase 900cv que, pareado a outro motor elétrico, chega a incríveis 950 cv capazes de acelerar 0-100kph em menos de 2,8s, 0-300kph em 16,5s e com velocidade máxima de 350 kph. Não podemos nos esquecer que este carro não foi feito somente para as pistas, ele se dá muito bem também em estradas e ruas graças a uma suspensão adaptativa e direção progressiva elétrica.

Acima de carros esportivos, há hypercarros e a LaFerrari foi criada para ser a rainha de todos os carros desta categoria. Os 789-hp oferecidos por um V-12 recebe um impulso adicional de 161 cv de um motor elétrico, permitindo uma aceleração brutal e economia de combustível . De longe mais bonita do que sua antecessora, a Enzo, a LaFerrari é uma verdadeira Ferrari com pegada de corrida, herdando vários aspectos estruturais e tecnológicos dos carros de Fórmula 1, como o sistema KERS. Os dados de desempenho do carro são estonteantes, 0-100 kph em 2,8s, 0-300 em 15,5s. e velocidade máxima de 350 kph.

O novo hyper esportivo de Stuttgart não poderia vir com mais potência, seu motor V8 combinado com dois motores elétricos geram 880hp que aceleram a máquina de 0-60mph em menos de 2,8s e a uma velocidade máxima de 345km/h, dados que combinados com a transmissão de 7 marchas, dupla embreagem e sua exclusiva tração nas quatro rodas não presentes em seus rivais torna esse o carro ideal para as pistas, o que foi confirmado ao derrotar o lendário Nissan GT-R por mais de 9s em Nürbugring. O novo Porsche é definitivamente o melhor híbrido e o futuro para essa categoria exclusiva de carros.

7


Segundo tempo Começam as últimas etapas das obras do Ginásio por Noêmia Lellis

O famoso ginásio do Colégio São Luís, em construção há um ano e meio e com previsão de término de obras no início de 2015, recebeu nesta segunda-feira, dia primeiro de Setembro, a primeira leva de vidros que compõem sua estrutura externa. Os alunos ficaram animados com o evidente avanço da construção e, com ela, a possibilidade de jogar nas novas quadras. Com três andares de altura, totalizando três quadras e um espaço para palestras, a torcida pela inauguração não se limita apenas aos jogadores, mas também aos instrutores de educação física, que receberão uma nova e bem equipada sala de professores. A confraternização entre alunos de todos os anos será ainda maior que no passado, quando a área equivalia a apenas uma quadra, pois além de um maior número de alunos poder se reunir ali durante o intervalo, a partir de 2015, não haverá mais a necessidade de cancelar jogos por conta da chuva. No entanto, apesar do ânimo e da euforia generalizada pelo desejo de estrear as quadras, existe um problema que futuramente poderá ser fonte de frustrações: Um erro de cálculo. As medidas das quadras não estão em conformidade com a medida estipulada pelas regras dos Jogos Escolares, por isso competições como o “Interamizades” não poderão ocorrer no novo espaço. Com esta preocupação por ora esquecida, os alunos se mostram ansiosos com a vista das janelas do quarto andar da grama recém-colocada, verdinha e pronta para os jogos.

8


Entrevista Entrevistamos Nonô Lellis, a super-star do São Luis Por David Paraguai David Paraguai: Noêmia, como todos sabemos cantar é o seu dom, quando você descobriu que o possuía? Noêmia Lellis: Desde bem pequena eu sempre cantava no carro ouvindo o rádio, mas eu realmente comecei a cantar quando me mudei para São Paulo com dez anos e entrei em aulas de canto, o que me ajudou muito a desenvolver essa minha habilidade natural. Se eu não tivesse tido essas aulas de canto talvez eu não estaria onde eu estou hoje, e por isso sou muito grata a todas as pessoas que me ajudaram durante minha trajetória.

DP: Qual seu estilo musical predileto, e com quais personalidades musicais você mais se identifica e admira? NL: Eu gosto muito de Rock e Pop internacional, e admiro muito cantoras como Beyonce, Alicia Keys, Rihanna e Cristina Aguilera, principalmente por se mostrarem mulheres fortes e independentes, além delas terem vozes fantásticas.

DP: Noêmia, quando você começou a postar vídeos no Youtube e por quê? NL: Meu primeiro vídeo eu postei há 5 anos atrás, já faz um tempão(risos), e eu comecei a postá-los a partir do momento que eu percebi que a internet era o melhor meio de comunicação para conseguir fazer com que as pessoas ouvissem a minha voz, literalmente. Por isso sou muito agradecida a todos meu fãs e a todas as pessoas que assistem a meus vídeos, vocês realmente fazem a diferença para mim.

DP: Qual foi sua reação quando você viu que seu canal no Youtube estava fazendo tanto sucesso? NL: Foi uma surpresa para mim, minha família e amigos, foi uma sensação maravilhosa. Foi a primeira vez que eu senti que poderia levar esta carreira, que para mim ainda é um sonho, para a minha vida, é muito bom ver que outras pessoas apreciam seu esforço e dedicação em um mundo onde chamar a atenção está cada vez mais difícil e a "fama" é cada vez mais efêmera. 9


Entrevista DP: Quantos inscritos você tem no seu canal, e quantas visualizações cada vídeo seu obtém em média? NL: Esse tipo de pergunta me deixa sem graça (risos), mas no meu canal eu tenho 4 600 inscritos e em média 2 000 ''views'' por vídeo, mas também tenho vídeos que já alcançaram mais de 30 000 ‘'views'', o que me deixa espantada e ao mesmo tempo muito feliz. Trabalho cada dia para melhorar a qualidade de meu canal.

DP:Noêmia, como você lida com suas ''rivais'' da internet, como Mariana Nolasco e Gabriela Luthai? NL: Eu não as considero como rivais, e sim como ''companheiras de profissão’’, nós mantemos uma relação muito legal e amistosa. A Mari já até postou um vídeo meu na Facebook , o que ajudou muito na minha promoção, e sou eternamente grata à ela por isso.

DP: E se você me permite perguntar, como vai sua vida pessoal, algum caso amoroso? NL: No momento eu namoro já faz 5 meses com um garoto da minha escola, nós nos damos muito bem e ele sempre me apoiou em minhas decisões e sou muito feliz com ele. DP: Para finalizar, Noêmia, um filme, uma música, uma pessoa e um livro. NL: Deixa eu ver. Como o filme eu escolheria Django, uma música seria Single Ladies da Beyonce, como pessoa eu escolheria minha mãe, que sempre me apoiou em todos os momentos da minha vida, e como livro eu escolheria O Menino Do Pijama Listrado, pois ilustra um dos momentos mais terríveis da história da humanidade, que foi o holocausto.

CAMPEONATO INTERPANELAS PARTICIPE!

10


O segundo ano vai a Omaha, EUA No início do segundo semestre deste ano, um grupo de 34 alunos do segundo ano do Ensino Médio, acompanhado por quatro profissionais do corpo docente do colégio, foram para a cidade de Omaha, no estado americano de Nebraska, onde ficaram hospedados na Creighton University, uma instituição jesuíta, participando da segunda edição do estudo do meio para Omaha. Como ocorreu no mês passado a segunda edição de tal projeto de estudo do meio, pode-se dizer que ele ainda está, de certa maneira, em estágio experimental. Ao final de ambas as edições, houve uma grande preocupação em registrar as opiniões dos alunos em relação à experiência que tiveram, de forma que consigam aperfeiçoar o estudo do meio cada vez mais. O consenso geral sobre a viagem foi positivo. Todos afirmam ter gostado da experiência, fossem eles alunos, educadores, ou B.E.M.s (sigla para Brazilian Educational Mentor, em Inglês), os quais eram estudantes da própria universidade que se voluntariaram para participar do Estudo do Meio. Muitos deles inclusive se tornaram amigos de alunos e dos profissionais do Colégio São Luis, um dos indicadores do sucesso dessa viagem. A viagem propriamente dita durou nove dias, durante os quais os alunos fizeram inúmeras atividades, incluindo visitas ao zoológico local, ao Durham Museum e às Living History Farms, uma fazenda que faz reconstruções históricas de várias épocas da história americana, focando na agricultura, do tempo dos indígenas e pioneiros até o século XX. Foi uma forma original de se conhecer a história americana. Os estudantes também tiveram a oportunidade de assistir às aulas com professores universitários locais, com classes divididas de acordo com o nível de inglês de cada um, assim como comer em restaurantes locais, assistir a um jogo de baseball e a um concerto de jazz a céu aberto, algo que provavelmente não chegariam a ver no Brasil. Essa viagem foi também uma oportunidade de intercâmbio cultural incrível, em vários níveis. Além das conversas casuais entre estudantes e educadores e os B.E.M.s, houve também uma noite na qual trocaram informações sobre preparação de doces 11


O segundo ano vai a Omaha, EUA tradicionais de seus respectivos países. Após o fim da estadia dos alunos na universidade, o grupo voltou novamente a Atlanta, na Geórgia, para depois voltar a São Paulo. Infelizmente, eles tiveram o azar de ter o voo para São Paulo cancelado duas vezes seguidas, o que resultou na estadia do grupo em Atlanta por dois dias, um dos quais em um hotel nas proximidades do aeroporto, antes de embarcar de vez para São Paulo. Apesar dos imprevistos ocorridos ao final da viagem, ainda pode-se dizer que foi uma experiência muito boa. Esperamos que as próximas gerações de alunos do segundo ano possam também desfrutar dela.

A Galeria ®, um oferecimento de:

Mauro`s Carros Usados As melhores ofertas do mercado. Venha conhecer nossos preços !

12


O Conde de Monte Cristo de A. Dumas por Luis Felipe Rivitti

Um dos grandes destaques da literatura francesa é o escritor Alexandre Dumas. De todas suas variadas obras, a que mais se destaca por sua qualidade de escrita é o “O Conde de Monte Cristo” o que fez da obra uma das mais vendidas de todos os tempos. É uma historia de aventuras, intrigas e vingança que agarra a atenção do leitor como poucas. O livro conta a história do jovem audacioso marinheiro francês Edmon Dantès noivo da bela Mercedes Mondezo, devido a inveja de seus inimigos pelo seu noivado ele é injustamente acusado por seus rivais amorosos de ter ajudado a fuga de Napoleão Bonaparte da Ilha de Elba. A partir disso a história se desenvolve entorno da busca por vingança de Dantès e a vida de seus inimigos, da escalada deles até a queda. Uma obra atemporal, perfeita para o público jovem graças a escrita fluida e apesar da história ser confusa no inicio pelo grande número de personagens possui um enredo cheio de aventuras e reviravoltas que não falha em surpreender até o final. Nota 9.5/10

13


Esportes

Astro do time volta de temporada no EUA David Paraguai, centroavante ídolo do Atlético Zikas volta de uma bem sucedida temporada jogando no EUA pelo time Rockwood-Midway Tiger Waves no Tennesse onde marcou 6 gols e 6 assistências no campeonato local. Com sua volta a moral do time está elevada para enfrentar o campeonato interpanelas.

14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.