DESIGN MAGAZINE 13 - SETEMBRO/OUTUBRO 2013

Page 64

Despois de realizarmos e percebemos o trabalho posto nas madeiras, Luís Loureiro fez questão de mencionar os rebocos de cal e a ajuda dos ensinamentos preciosos que usufruiu do trabalho dedicado pelo engenheiro Cartaxo no campo da pesquisa e de desenvolvimento de argamassas. E isto salienta, reforça, o trabalho das diferentes equipas. Os novos ambientes trouxeram oportunidades, utilidades e soluções sempre integradas num espírito. Entendemos como Nuno Gusmão retirou da atmosfera e imaginários das famílias escocesas todos os elementos que lhe permitiram criar os novos ambientes, com propostas contemporâneos, sem sair do carácter conservador ou destoar com o tempo intrínseco do lugar. Percebe-se a pesquisa feita e a interiorização dos valores das tradições familiares e foi-nos transmitida a paixão com que a equipa do atelier P06 se lançou na produção de um conjunto de elementos. Novos elementos e atmosferas em sintonia com o espírito da casa e “escavando” sempre o passado e o imaginário histórico, quer para preservar valores como para enaltecê-los ainda mais pela complementaridade. E Nuno Gusmão também nos deixou um testemunho do carinho com que o trabalho foi abordado em estreita ligação com a equipa. Da produção de um conjunto de peças de mobiliário, em consonância com o espírito vintage, o pormenor que nos transmitiu da enorme mesa presente no espaço de recepção, cujos desenhos dos pés, inspirados numa peça do museu de etnografia de Lisboa, nos coloca ao corrente do fascínio presente no decorrer dos trabalhos. E a mesa é bem mais do que pés pois as suas dimensões revelam os desafios encarados e aceites. A produção de mobiliário, toda ela com eficaz resposta nacional, dá bem a entender que temos de facto capacidade de idealizar e produzir em série com boa qualidade. Mas o trabalho de Nuno Gusmão vai ao encontro das identidades do edifício, contrastando pelo mobiliário, elementos gráficos e programa de cor. E todos estes elementos se compõem com uma clara intencionalidade estética que os faz sobressair na pureza das linhas das paredes, no contraponto ao rendilhado da cobertura ou na complementaridade às cores dos materiais de construção existentes. Há uma coerência em todos os ambientes criados, por| 64 |

menores deliciosos para os olhares mais atentos e, sobretudo, decisões estéticas que nos inspiram dentro dos espaços. Apreciámos a atmosfera das salas de prova, que nos levaram para o imaginário forte dos restritos clubes britânicos, e na forma como a área de restauração foi integrada e pensada para ser entendida com uma continuidade de um percurso. E fantástica experiência gastronómica no Vinum, plena, com enfiamento para a tranquilidade escura das adegas e para uma fantástica vista para zona ribeirinha do Douro. Um armazém que é muito mais do que um resguardo de vinhos, é um edifício que preserva matrizes e cuja obra de reabilitação e reforma soube projectar uma evolução dentro da continuidade de um percurso antigo. Que bem passado dia!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.