DESIGN MAGAZINE 13 - SETEMBRO/OUTUBRO 2013

Page 24

O objectivo de Quentin de Coster passa pelo desenvolvimento de projectos com parceiros internacionais, abrangendo uma gama de produtos desde o grande consumo à produção de mobiliário. A sua visão enquanto criativo caracteriza-se por um profundo interesse em processos de manufactura, memória colectiva e a essência das coisas. Os projectos que desenvolve são parte de novas interpretações de cenários que oferecem aos utilizadores experiências exclusivas e com referências a um vasto leque de arquétipos. No seu processo criativo, o designer pretende chegar a um produto que exceda a sua função e ao mesmo tempo manter-se fiel ao essencial. Em cada objecto conta uma história e deixa um perfil da entidade dos seus donos. É um defensor de uma abordagem que una arte e industria, num processo criativo pelo qual as funções e as formas possam coexistir. Não é adepto de produtos que apenas evidenciem um estatuto poderoso e numa existência sem utilidade. Tem a convicção de que ser um artista consiste em criar zonas de conforto no dia-a-dia. É isso que tenta fazer com o seu trabalho. A produção de Quentin de Coster define-se por uma criação de objectos do quotidiano, caracterizada por um lado lúdico e inovador sem deixar de ser funcional. Estas particularidades podem ser observadas em produtos como “Spot”, uma gaiola que parte da tradicional caixa de madeira mas agora estrutura| 24 |

da em polistireno e alumínio, ou em “Citrange”, um espremedor manual composto em duas partes para melhor se adaptar aos vários diâmetros dos citrinos. Um outro bom exemplo do seu trabalho é o “Loop”, um candeeiro produzido em aço e fio que proporciona uma nova forma de direccionar a luz. Na maioria dos casos pouco estético, o cabo eléctrico do “Loop” serve com uma espécie de leme que direcciona a luz transformando-se assim num agradável elemento gráfico. As suas últimas produções incluem uma nova interpretação da clássica caixinha dos remédios. O “Doll” é inspirado na composição das famosas bonecas Matrioskas, o desenho desta nova caixa de remédios permite que os seus utilizadores levem consigo os seus medicamentos de uma maneira segura e elegante. Utilizando uma gama de materiais inovadores, Quentin de Coster deu origem a um produto sofisticado que é acessível a diferenciados grupos de consumidores. Uma nota final para referir que Quentin de Coster e os seus produtos têm merecido o interesse por esse mundo fora, participando em exposições no Reino Unido, França, Alemanha, Estados Unidos da América, China e no seu país. O seu trabalho faz parte da colecção permanente Architecture & Design do Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos da América.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.