Revista COFI 226

Page 33

Selos do Período

Diretor dos Correios no Pará, Paulo Bezerra de Sales, e diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas.

Diretor dos Correios no Pará e a pesquisadora Márlia Coelho-Ferreira.

os selos são ilustrados por aquarelas dos elementos fitoterápicos associados a cada planta. Cada selo traz, ainda, o nome da planta impresso em microletras, visíveis com lupa.

to do selo no estado, segundo do país em área florestada.

De Norte a Sul - As plantas da emissão foram selecionadas pela pesquisadora Márlia Coelho-Ferreira, da Coordenação de Botânica do Museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará. O Museu Goeldi foi palco do lançamen-

A cidade de Curitiba também foi escolhida para o lançamento, em função da importância dos fitoterápicos no Paraná. A região responde por cerca de 90% da produção brasileira de plantas medicinais – uma tradição de mais de um século, iniciada pelo cultivo da camomila pelos imigrantes europeus.

Fitoterapia no SUS - Usados há séculos pelas comunidades tradicionais, os fitoterápicos passaram a ser adotados pelo Ministério da Saúde a partir de 2006. A unha-de-gato já foi incluída na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS). A lista orienta estudos e pesquisas para desenvolvimento de medicações e traz informações importantes, como contra-indicações e efeitos adversos da superdosagem.

Lançamento em Curitiba (PR): estado é o maior produtor nacional de ervas fitoterápicas.

Julho a Se te mb ro 2012

3 33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.