Revista Alvo Leste n°93

Page 12

FOTO: DIVULGAÇÃO

Sozinho

é mais difícil Evitar o contato com as pessoas pode ser sinal de Fobia Social

S SAÚDE

6

er o centro das atenções é o desejo de muitas pessoas, mas se expor em público pode ser também um pesadelo para outras. Mais que uma simples timidez, a Fobia Social é uma síndrome que se caracteriza pela dificuldade excessiva de conviver em sociedade e pelo medo de se expressar em público. As pessoas que sofrem com esta fobia ficam tensas, ansiosas e extremamente nervosas por antecipação, principalmente quando precisam se expor socialmente, seja em uma entrevista de emprego, no trabalho ou até diante de uma roda de amigos. Esta preocupação prejudica o desenvolvimento do indivíduo. A Fobia Social, diferentemente da timidez, já é caracterizada como um transtorno mental, reconhecida e codificada como tal de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Dados estatísticos apontam que a Fobia Social, também chamada de Transtorno da Ansiedade Social, é o transtorno de ansiedade mais comum e o terceiro transtorno mental mais frequente, com curso crônico, sendo frequentemente associado com importante prejuízo funcional e comprometimento psicossocial. O psiquiatra Daniel Kawakami explica que para

identificar a fobia, basicamente é preciso que o paciente esteja em alerta aos sinais. A simples timidez é um traço de personalidade, já o medo excessivo pelas outras pessoas a ponto de evitá-las, as fobias (medo antecipatório de determinada situação), a baixa autoestima e o medo de ser criticado acima do considerado normal, já são fatores para a identificação desse quadro, extremamente comum. Os pacientes podem apresentar uma queixa de tremor das mãos, náusea ou urgência urinária, entre outros sintomas. “O transtorno de ansiedade social começa muito cedo na vida da pessoa, há manifestações desde a infância, mas se torna mais evidente no início da vida adulta na medida em que os contatos com os outros se tornam mais obrigatórios. A evolução do transtorno de ansiedade social vai limitando cada vez mais a vida da pessoa e pode gerar complicações como o abuso e dependência de álcool ou depressão”. Segundo o especialista, a fobia social é mais evidente quando a pessoa é submetida a avaliação de outras pessoas ou quando ela se sente como sendo avaliada por outras pessoas. Situações típicas compreendem: escrever, assinar, comer e fazer uma apresentação na presença dos outros.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.