PI.MAG 002

Page 13

exh_01 Quando Ai Weiwei foi convidado há um ano e meio atrás pelo Kunsthaus Bregenz para montar uma grande exposição individual, ninguém podia prever a actual situação do artista. No inicio de Abril de 2011 o artista foi preso no Aeroporto Internacional de Pequim e, tendo sido libertado sob fiança depois de dois meses e meio de incertezas. No entanto Ai Weiwei deve garantir que cumpre as estritas condições de fiança. O artista está proibido de sair de Pequim sem permissão durante os próximos 12 meses, de falar sobre o seu cativeiro ou mesmo de dar entrevistas para a imprensa. É acusado pelo Governo Chinês de delitos económicos, sendo que segundo um amigo próximo as autoridades impuseram multas na ordem dos milhões. Muitos políticos influentes, incluindo o Presidente Norte-Americano e os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Áustria e da Alemanha protestaram em resposta ao desaparecimento de Ai Weiwei em abril.

Intelectuais, vencedores do Prémio Nobel, e um grande número de produtores culturais expressaram o seu apoio ao artista. Inúmeras instituições de arte também organizaram acções e petições. Uma petição para a liberação de Ai Weiwei, que o Kunsthaus Bregenz suportou através do seu site mas também através de uma acção realizada no decorrer da Bienal de Veneza, foi assinada por mais de 100.000 pessoas. Actualmente o KUB está em plena campanha activa pela libertação do artista. O Museu tem sido muitas vezes questionado se a exposição irá estar patente. “Na nossa opinião, agora é mais importante do que nunca mostrar o trabalho do artista não só porque o Kunsthaus Bregenz se foca em um dos principais temas da sua diversificada obra, a arquitectura, mas acima de tudo por estamos convencidos que é necessário manter o interesse e discussão do trabalho deste grande artista, bem como denunciar a sua perseguição pelo Governo Chinês aos olhos do público em geral.”

017 / 116


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.