PI.MAG

Page 5

pro01 Appleton & Domingos “Edifício habitacional”

O edifício objecto da intervenção é um gaioleiro, construído no início do Século XX, relativamente pequeno e implantado num lote pouco profundo. É um objecto atípico, especialmente devido aos dois pisos inferiores de carácter marcadamente industrial com traços de ‘arquitectura do ferro’ e aos três enormes vãos em arco, abertos sobre o tardoz. O sistema construtivo também é invulgar já que a estes pisos se sobrepõe toda uma construção baseada em paredes de madeira em tabique sem estruturas intermédias de frontal ou de alvenaria portante. Este tipo de construção talvez se deva ao facto de a parte superior do edifício corresponder a uma ampliação de 1913, documentada no arquivo da CML, sobre um armazém de dois pisos licenciado em 1889. Antes da intervenção o edifício encontrava-se em razoável estado de conservação apesar de algumas patologias/alterações, especialmente no tardoz, no último piso e no armazém: a) no tardoz, toda a estrutura metálica estava muito degradada e a escada de emergência estava em perigo de ruína e teve que ser desmontada ainda antes da obra; b) no último piso, devido à entrada da chuva, alguns dos tectos estavam bastante estragados; c) o antigo armazém tinha sofrido diversas alterações, com a introdução de estruturas intermédias e o seu seccionamento em duas fracções que retiraram ao espaço a leitura original; d) ao nível do R/Chão, os vãos da fachada tinham sido alargados para melhor cumprirem a função de entrada de bens a armazenar.

Para alcançar estes objectivos optou-se por eleger dentro dos sistemas e materiais construtivos presentes no objecto aqueles que seriam o tema da intervenção, Os pavimentos e as estruturas de madeira foram mantidos e reforçados e quando houve a necessidade de introduzir novos pavimentos ou paredes estes foram executados usando o mesmo tipo de solução. As varandas metálicas de tardoz foram reconstruídas em aço, utilizando lajes de cofragem colaborante que ficou aparente como uma reinterpretação da original ‘arquitectura de ferro’. Nos revestimentos e acabamentos foram preservados e valorizados os soalhos de madeira e os revestimentos estucados e recuperou-se a ideia dos ladrilhos de pó-de-pedra (já presentes no edifício) e dos estuques de aparência pétrea nos locais onde não foi possível a utilização dos revestimentos originais; Os apartamentos do piso inferior e do piso superior – ambos em duplex e ambos intervencionados de forma mais profunda devido ao elevado nível de degradação/ alteração que apresentavam – foram encarados como uma oportunidade para intervenções de imagem mais ‘contemporânea’ procurando sempre manter uma linha condutora em relação à intervenção global. Nestes dois casos tira-se partido das volumetrias disponíveis – pés-direitos duplos e geometria do telhado – e utiliza-se de forma mais extensiva os novos materiais e soluções construtivas já introduzidos no edifício – barramentos estanhados, contraplacados de choupo, elementos estruturais aparentes.

A elaboração do projecto teve como principais objectivos a manutenção do carácter do edifício preservando os elementos caracterizadores e utilizando uma linguagem arquitectónica compatível com o existente; a actualização do desempenho do edifício - segurança, salubridade, conforto, uso – para níveis próximos dos exigíveis nos edifícios de habitação actuais; a requalificação do edifício usando o desenho de arquitectura para corrigir problemas e introduzir de forma adequada e compatível com o edifício os novos ‘upgrades e conferindo-lhe até algumas qualidades que não possuía anteriormente.

017 / 068


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.