#MidiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões

Page 49

#MídiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões

da tecnologia, que impede ações mais ousadas e estratégicas dentro das empresas. Potencializar a velocidade de comunicação de artefatos baseados em cloud computing, por exemplo, ainda depende de ferramentas mais robustas e modelos de sistematização mais adequados. O conhecimento é cada vez mais o produto de pessoas e organizações estabelecidas em rede que procuram novas soluções para problemas específicos. O diferencial está no fato de que os recursos tecnológicos, em especial a Internet com os atributos da Web 2.0, estabelecem um novo paradigma para os fundamentos da economia: possibilidades ilimitadas para atender necessidades, dando complementaridade ao problema da escassez que trata dos recursos (físicos) limitados em razão de necessidades ilimitadas (VASCONCELLOS; GARCIA, 2005).

pressão por mudanças e inovações impostas pela concorrência, clientes, excesso de informações e uma série de variáveis tendo como origem o ambiente externo em que atuam. Adquirir vantagem competitiva em um mercado não é mais somente uma questão de adquirir anuários ou visitar os concorrentes. A Gestão do Conhecimento (GC) trabalha com base em uma rotina sistemática, organizada e planejada, apoiada na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

Nas empresas, a GC se caracteriza pela busca de formas de coletar, organizar, analisar e estimular o compartilhamento entre o conhecimento das pessoas a fim de alcançar seus objetivos estratégicos. Nesse sentido, as redes sociais surgem como importantes ferramentas no processo de inteligência Os consumidores já se utilizam das competitiva. ferramentas da Internet no seu processo de comunicação e consumo (TURBAN et al, A partir do mapeamento e definição de 2004). Mas pouco se avalia e se sabe sobre os alguns cases em redes sociais, num resumo efeitos dessas mensagens nas empresas, bem das melhores práticas do mercado, a Nike como da utilização desse conteúdo gerado — maior empresa mundial de material como forma de diferencial competitivo. esportivo, une de forma exemplar os mundos Essas experiências acontecem por meio de on e off-line, com estratégias sustentáveis interações. e planejadas de inteligência de mercado, investindo em diferenciais inovadores em O conceito de Inteligência Coletiva em rede parceria com os clientes. é definido por Cavalcanti e Nepomuceno (2006) como “nova forma de produzir Na ponta dos pés conhecimento em rede, através de conexões Venkat Ramaswamy (2008) aborda sociais e de ações dirigidas por comunidades, a importância de engajar os clientes que se utilizam ou se apropriam de no processo produtivo das empresas, ferramentas interativas disponíveis nos independente do meio. Em “Co-creating ambientes de rede (Internet, Intranet, value through customers’ experiences: the Nike case”, o autor destaca justamente isso, Extranet e outras)”. As organizações recebem diariamente a que com um acesso mais fácil e um amplo

49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.