#MidiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões

Page 23

#MídiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões

marca representa o objeto de análise mais valioso para o Marketing das empresas. Ou pelo menos, deveria representar. Hoje, é possível identificar e contratar empresas especializadas em comportamento de consumo, perfil e afinidade do consumidor com suas marcas preferidas e potencialidade de decisão na hora da compra. Fatores que indicam alto índice de sucesso na elaboração de uma campanha. Sabendo disso, as marcas querem falar diretamente com seus consumidores e já entenderam que podem encontrá-los também nas mídias sociais.

que as pessoas através das redes sociais também queiram se aproximar das suas marcas favoritas e vivenciar os melhores prazeres de consumo. Afinal, “ter e não poder levar para casa” não faz parte desse público, fortemente exigente e imediatista. Algumas marcas, sabendo disso e de olho nesses perfis, já estão se posicionando corretamente para abordá-los. Alguns casos já são conhecidos por aqui, como as iniciativas de Tecnisa, Claro, Smirnoff e Microsoft, que já colheram bons resultados. E que continuam acreditando, investindo e colhendo. A Tecnisa, por exemplo, foi uma das primeiras empresas a contratar um Especialista em Redes Sociais, e a Claro investe confiante na imagem de um ídolo brasileiro dos esportes, o jogador de futebol Ronaldo.

No começo, as mídias sociais eram apenas a “bola da vez”, mas agora fazem parte dos planos de comunicação de diversas empresas. São reconhecidas como ferramentas essenciais e muitas vezes decisivas, levando grandes anunciantes do mundo off line a reservar estrategicamente parte do budget de Da estratégia à fidelização suas campanhas para ações on line. Não há como ignorar, as redes sociais chegaram, causaram o tão comentado buzz A migração para o mundo digital faz com e convenceram. E, claro, encantaram as que mais e mais empresas descubram e marcas também. Mas é sempre bom repetir: participem das redes sociais e busquem aqui não se vende nada antes de permitir estreitar o relacionamento com seu público um relacionamento de total confiança. consumidor. Algumas marcas reconhecem Promoções são aceitas, inclusive já são que é necessário mais do que criar um casos de sucesso, como ações da LG no avatar e falar bem de si mesma ou de seus Twitter, em 2009, e da Fiat no Formspring, produtos, serviços e benefícios. É preciso em 2010, entre outras. Foram ações muito criar um posicionamento adequado. Mas bem elaboradas, com inteligência, sem esse mundo ainda é novo para muitas ser demasiadamente invasivas. As redes companhias. Para monitorar a presença da sociais precisam ser tratadas como o marca e o que os seguidores pensam sobre espaço estratégico para criar o vínculo de ela, é preciso também ter muita disciplina. E admiração e respeito, engajar, ter propósitos se tratando de uma rede de relacionamento, transparentes, responder as questões da onde consumidores acompanham os comunidade de forma participativa, acatar acontecimentos em tempo real e se tornam opiniões, críticas e sugestões, falar com até porta-vozes, não há espaço para a a mesma autenticidade com todos os participantes, sem dar privilégios ou regalias empolgação e muito menos para os erros. aos mais fervorosos e lembrar-se todos os Em meio a toda essa transição, é notório dias de que reconhecimento é necessário e

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.