#MidiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões

Page 19

#MídiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões

se parece como tal). Por essas razões, os gestores de redes sociais e as empresas em geral têm que tomar cuidado ao bombardearem os usuários com anúncios. O formato dos anúncios também é muito importante, para que os usuários não os vejam de um modo negativo. FORTALEZAS • Marketing many-to-many • Confiança entre usuários e inteligência coletiva

As redes sociais genéricas Estes são alguns números sobre as redes sociais que nos dão uma ideia sobre seu potencial, sobretudo no que se refere à pesquisa de perfil sócio-cultural e à criação de Apps (aplicações). Na Espanha, os números das redes mais utilizadas são os seguintes:

1. Tuenti.com - 5,1 milhões de usuários 2. Meetic.com - 5 milhões de usuários Marketing many-to-many: o marketing many-to- 3. Myspace.com - 4,3 milhões de usuários many é um ponto forte e peculiar do mercado 4. Facebook.com - 3,5 milhões de usuários das redes sociais. A web permite diferenciar mais 5. Yunu.com - 2.5 milhões de usuários os anúncios e redes sociais, portanto permite 6. Linkedin.com - 480.000 usuários não somente veicular anúncios personalizados (o chamado marketing one-to-one), mas criar relações No mundo, as cifras de usuários mensais são as entre prosumidores/usuários (criam e usam seguintes: simultaneamente) e a empresa; e também entre 1. Myspace.com - 65,7 milhões prosumidores (que criam e difundem eles mesmos 2. Facebook.com - 28,6 milhões videoclipes publicitários) e usuários. 3. Classmates.com - 12,0 milhões Confiança entre usuários e inteligência coletiva: uma das características mais marcantes do crescimento exponencial das redes sociais é a capacidade de criar grupos de interesses coletivos regulados essencialmente pela confiança entre os usuários. Deste modo, os usuários se apropriam do espaço virtual e confiam nas mensagens, aplicações e enlaces propostos pelos demais membros do coletivo. Em 1994, Pierre Levy concretizou este princípio de confiança virtual com o conceito de “inteligência coletiva”. Segundo esse conceito, os usuários não podem conhecer tudo, mas parte de uma realidade concreta. Para ele, a agregação dessas realidades leva ao conhecimento ou inteligência que beneficia a coletividade. Desde o ponto de vista das forças das redes sociais como modelo de negócio, cabe entender que a inteligência coletiva: 1. Facilita a concentração de interesses e gostos comuns, gerando assim uma segmentação natural no entorno virtual. 2. Permite a aplicação de técnicas inovadoras como o marketing viral, considerando a confiança entre usuários e seu constante intercâmbio de informação como sua principal característica.

4. Meetic.com - 5 milhões 5. Linkedin.com - 3,8 milhões 6. Bebo.com - 3,5 milhões 7. Flixter.com - 3,3 milhões 8. myyearbook.com - 3,0 milhões 9. Hi5.com - 2,4 milhões

Na continuação, veremos a quantidade de usuários que pertencem a uma rede e como é seu percurso de uma rede social a outra em uma mesma entrada na internet. A coluna de cor violeta assinala a rede social, e as redes sociais que estão na horizontal mostram o percentual de usuários que compartilham com a rede que encabeça a lista (casa violeta).

19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.