O Setubalense - o seu diário da região nº 999 de 25 de Janeiro de 2023

Page 1

SESIMBRA

contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173 O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO QUARTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2023 PREÇO 0,80€ | N.º 999 | ANO VI | 5.ª SÉRIE PUBLICIDADE 5754 PUBLICIDADE Colectividades promovem Carnaval no Lavradio p7 Manifestação juntou 600 professores Setúbal Concentração na Praça do Bocage p4 LUCÍLIA NUNES Professora do IPS no Conselho Nacional de Saúde p3
Habitação comunitária vai acolher famílias vulneráveis em projecto inédito p8
Mercado da Quinta do Conde testa eficiência energética p12
Galitos continua invencível na Proliga p15 DR
BARREIRO
Basquetebol

Abertura

A Igreja em putrefacção?

Desde que temos no Vaticano um Papa argentino, isto é, um Papa da zona do globo onde a nossa Igreja havia há anos enveredado pela chamada “teologia da libertação”, que a Igreja entrou numa modificação que tem abalado todo o edifício eclesial.

Começou este Bispo de Roma por tomar o nome do “povorelo de Assis”, abandonou os ricos aposentos papais e passa a residir no Vaticano, é evidente, mas numa espécie de pensão e toma as suas refeições com os seus colaboradores. Um bom princípio!

Pela primeira vez um Papa (Bento XVI) abdica e passa a “Papa emérito”. Parece que as relações entre os dois altos dignatários da nossa Igreja eram cerimoniosas. Francisco passa a ser um sacerdote que foge das altas dignidades e inicia visitas a Lesbos, campos de refugiados abandonados – um verdadeiro campo de concentração - e os seus apelos à paz são constantes.

E, numa primeira encíclica, fala da Amazónia e da ecologia integral. Numa outra carta apostólica declara que todos somos irmãos (Frateli Tutti). Aceita a comunhão de divorciados e aceita – natural - a homossexualidade. Mas interessa-nos neste comentário destacar a sua posição em relação às mulheres, a quem entrega lugares de chefia e apoia na luta contra os abusos sexuais de sacerdotes que começaram a ‘vir a lume’ por todo o lado.

Mas a sua preocupação é ouvir o povo de Deus! E não apenas a hierarquia há seculos cristalizada nos processos litúrgicos. E marca para 2023 (agora já passou para 2024) um concilio onde os bispos devem levar os temas para discussão formados por audições de cada diocese de um país e depois as

FICHA TÉCNICA

OPINIÃO

menos fiéis e a história dos abusos afectou gravemente o conceito geral. Algumas “conferências episcopais” vão cortando o cordão umbilical com Roma. E, apesar de o nosso Bispo de Roma declarar, por exemplo, que a política é uma das formas de caridade, os ditos cristãos ficam mudos e quedos perante o descalabro das nossas sociedades.

Uma iniciativa e um modelo de “ser cristão” bem próximo do viver dos primeiros seguidores de Cristo. Apesar da vida de Jesus Cristo só ter uma possível interpretação que é “viver para os outros”, em especial os pobres, os doentes e os excluídos e centrifugados para as periferias das sociedades, não se vêem mudanças na vida dos que se apelidam de cristãos!

PORTO DE SINES

João Galamba defende que digitalização e transição energética são fundamentais

O

portugueses”, frisou.

A Agenda Nexus, que envolve um consórcio de 35 entidades vai desenvolver, até 2025, soluções que promovam a transição digital e ecológica do sector dos transportes e da logística, num investimento de 91 milhões de euros.

conclusões do povo de Deus desse país.

Depois os países reunirão por continentes e teríamos no concílio os problemas do verdadeiro “povo de Deus”, e não apenas do clero. Tal projecto vai crescendo muito devagar aqui, ‘assim assim’ por ali e mais rapidamente algures.

Entretanto, as igrejas têm cada vez

Mário Moura Médico

O esforço do nosso Papa Francisco não parece estar a entusiasmar os cristão. E, pior ainda, é notória uma surda oposição às mudanças propostas. E, ainda mais grave, depois do falecimento do Papa emérito, parece que muitos cardeais “de peso”, americanos e europeus, não escondem que chegue aos ouvidos de Francisco a opinião de que deve fazer como Bento e resignar. Esta oposição torna-se algo vultuosa, de peso e mais “descarada”. A confusão parece imperar nas estruturas da Igreja pois, por exemplo, Setúbal espera há muitos meses pela nomeação de um bispo. Apetece-me perguntar, primeiro, como se escolhe um Bispo? Não poderá o povo de Deus, mais activo e consciente, juntar-se para discutir este problema? Não poderá participar nessa escolha? Não será este o objectivo final de Francisco? Tal mudança, “para as origens”, não traria uma vida melhor ao mundo?

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, defendeu ontem em Sines que os projectos de digitalização e transição energética, no âmbito das Agendas Mobilizadoras, são “elementos fundamentais” para o aumento “da competitividade dos portos portugueses”.

“A transição digital e energética permite aos portos melhorarem as suas operações, tornando-se mais competitivos, mas permite também novas actividades e, portanto, são de facto elementos centrais para o crescimento e melhoria da competitividade”, frisou.

O governante falou aos jornalistas à margem da cerimónia de arranque da Agenda Nexus, liderada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com João Galamba, através deste processo, o País “está a iniciar uma nova trajectória para os portos portugueses” que “têm de agarrar todas as oportunidades da transição energética e digital”.

“É uma grande aposta do País e é, de facto, uma grande aposta e uma grande oportunidade para os portos

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

Este ‘cluster’ vai desenvolver um total de 28 produtos com o objectivo de “resolver os desafios, do ponto de vista operacional, da sustentabilidade ambiental e da transição energética” que se colocam ao sector dos transportes e da logística.

Durante a sessão de abertura da conferência que decorreu no auditório da APS, em Sines, e perante uma plateia de mais de uma centena de convidados, o governante assumiu também que “é essencial acelerar a electrificação dos consumos nos portos e apostar no autoconsumo através da criação de Comunidades de Energia Renovável”. Uma aposta que, segundo João Galamba confere “uma nova oportunidade de crescimento para os portos”, uma vez que vai permitir “reduzir o valor da sua factura energética e pode representar uma fonte de receita adicional”.

“Os portos já hoje são redes fechadas, já hoje vendem electricidade, mas não a produzem, passarão a fazê-lo rapidamente”, garantiu.

No encontro, o presidente do conselho de administração do Porto de Sines, José Luís Cacho, salientou que a Agenda Nexus vai permitir “melhorar a eficiência do corredor” logístico de Sines, “associado a um processo de digitalização e descarbonização” daquela infra-estrutura portuária.

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

SIGA-NOS EM:

DELEGAÇÕES

2 O SETUBALENSE 25 de Janeiro de 2023
MEMBRO ASSINANTE DIREITOS PROTEGIDOS WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO BARREIRO - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com
Não poderá o povo de Deus, mais activo e consciente, juntar-se para discutir este problema?
ministro das Infraestruturas sublinhou que este processo “está a iniciar uma nova trajectória para os portos”

Portal do Utente melhora acesso aos serviços do Centro Hospitalar de Setúbal

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) passou a disponibilizar o Portal do Utente, “que pretende melhorar a acessibilidade aos serviços, reforçar a comunicação e simplificar procedimentos”.

Além disso, a plataforma on-line, que tem igualmente como

PROFESSORA DO INSTITUTO POLITÉCNICO

Conselho Nacional de Saúde com nova vice-presidente

Lucília Nunes designada pelo Conselho de Ministros para substituir Ana Nunes de Almeida na direcção do órgão consultivo da tutela

A vice-presidência do Conselho Nacional de Saúde (CNS), “órgão consultivo da tutela”, será assumida por Lucília Nunes, professora coordenadora principal do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Em comunicado, a instituição explica que a docente “foi designada pelo Conselho de Ministros na quinta-feira, dia 19”, sendo que o CNS “será presidido pelo médico Vítor Ramos”.

Desta forma, “Vítor Ramos e Lucília Nunes vão substituir Henrique de Barros e Ana Nunes de Almeida, que desempenharam até agora os cargos de presidente e vice-presidente do CNS, respectivamente”.

Além de coordenar o Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde, a docente “é também presidente da Comissão de Ética do IPS, tendo exercido o cargo de vice-presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida entre 2015 e 2021”.

Durante 18 anos, por sua vez, exerceu “a actividade de Enfermagem em diversas unidades hospitalares do SNS”, integrando actualmente “a Comissão de Ética para a Saúde do Centro Hospitalar de Setúbal e o Conselho de Ética da Universidade do Minho”.

“Doutorada em Filosofia, com agregação em Filosofia, especialidade Ética, e em Enfermagem”, Lucília Nunes, que foi igualmente dirigente da Ordem dos Enfermeiros, “é autora de várias obras que reflectem as suas áreas de investigação”, nomeadamente “E se eu não puder decidir? Saber escolher no final da vida” e “Para

objectivo “estreitar a relação entre o profissional de saúde e os utentes”, permite “um atendimento administrativo à distância, acesso a todos os seus episódios e histórico administrativo de análises e exames”, explica o CHS em nota de Imprensa.

BREVES

TERÇAS-FEIRAS Pólo de São Julião recebe atelier de macramé

A partir de dia 7 de Fevereiro, o pólo de São Julião do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal recebe, às terças-feiras, um atelier de macramé, garantido pela monitora Elisa Almeida. As sessões vão decorrer entre as 14h30 e as 16h30, sendo que os interessados devem inscrever-se presencialmente no pólo da Anunciada do Centro Comunitário ou através do contacto telefónico 935 766 881.

SÁBADO Concerto de Ano Novo em Azeitão

REQUALIFICAÇÃO Município pinta perto de 350 passadeiras junto às escolas

A Câmara Municipal de Setúbal deu início, esta segunda-feira, à pintura de cerca de 350 passadeiras junto a todos os estabelecimentos de ensino do concelho. A edilidade sadina pretende com esta iniciativa melhorar as condições de acessibilidade e segurança da comunidade educativa.

A intervenção começou com a pintura de uma passadeira em frente à Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, na Bela Vista. Em nota de Imprensa, a autarquia informa que a obra representa um investimento “no valor de cerca de 110 mil euros, aos quais acresce a taxa de IVA”.

A empreitada “foi consignada já em Janeiro e tem um prazo de execução previsto de 90 dias”.

Lucília Neves é também presidente da Comissão de Ética do Politécnico de Setúbal

uma Epistemologia de Enfermagem”.

O Conselho Nacional de Saúde, “enquanto órgão independente, de consulta do Governo, tem por missão proporcionar a participação das várias entidades científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde”.

De acordo com o IPS, “entre as suas competências está a apreciação e a emissão de pareceres e recomendações sobre temas relacionados com a política nacional de saúde”. “Anualmente, o CNS produz e apresenta ao Ministério da Saúde e à Assembleia da República um relatório sobre a situação da saúde em Portugal, formulando as recomendações que considerar necessárias”.

A sede da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense acolhe este sábado, dia 28, pelas 21 horas, um concerto de Ano Novo, promovido pela Junta de Freguesia de Azeitão, Secil e Câmara Municipal de Setúbal. Os presentes vão, assim, ter oportunidade de assistir à actuação da Banda Filarmónica da Sociedade Perpétua Azeitonense, sendo que a entrada é livre.

PELAS 10 HORAS

Decorre amanhã visita ao Museu do Trabalho

O Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal promove amanhã, pelas 10 horas, uma visita ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal. Os participantes devem encontrar-se no local, sendo que as inscrições têm de ser efectuadas previamente, quer seja no pólo da Anunciada ou através do contacto 935 766 881.

A Câmara Municipal de Setúbal escolheu dar prioridade às passadeiras existentes junto do parque escolar do concelho, que engloba 43 estabelecimentos de ensino, entre jardins de infância, escolas básicas e escolas secundárias, uma vez que considera “fundamental” que a comunidade educativa possa “atravessar as estradas em segurança”.

Com a grande maioria das 350 passadeiras alvo da intervenção a serem repintadas, serão também criadas algumas áreas de atravessamento pedonal nas vias de circulação automóvel.

Foi ainda decidido pela edilidade que seriam pintadas diversas passadeiras situadas em zonas adjacentes aos estabelecimentos de ensino, por “uma questão de continuidade”. Será também pintada a sinalização horizontal em algumas estradas do concelho.

25 de Janeiro de 2023 O SETUBALENSE 3
Setúbal
Tiago Jesus
DR
Conselho Nacional de Saúde tem por missão proporcionar a participação das várias entidades na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde

SECTOR DA EDUCAÇÃO EM LUTA

Centenas de professores e assistentes operacionais protestam na Praça do Bocage

Profissionais de diversos agrupamentos escolares chegaram de forma faseada, munidos de cartazes e tarjas

Cartazes ao alto e tarjas ‘erguidas’ pelas mãos de cerca de seis centenas de professores, assistentes operacionais e técnicos especializados. Assim foi o cenário na Praça do Bocage, em Setúbal, na manhã de ontem, onde decorreu mais uma iniciativa levada a cabo por profissionais de educação.

O encontro à porta das escolas aconteceu às 08 horas, seguido do desfile, que percorreu diversas ruas da cidade sadina. Nesse momento, junto aos Paços do Concelho, começaram a ouvir-se gritos de protesto, simbolizando a chegada progressiva dos agrupamentos e escolas, em grupos numerosos e vozes unificadas. As palavras de ordem foram “união”, “valorização”, “dignidade”, “respeito” e a exigência de um “ponto final às mentiras ouvidas”.

Apesar de a partida dos profissionais ter acontecido de diversos locais, o sítio onde se encontraram foi comum, à semelhança das reivindicações que motivam estas acções, que se desenrolam actualmente a nível nacional.

De acordo com Hélder Abrantes, delegado sindical do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), houve uma união que se desencadeou, além da manifestação, num plenário sindical, a partir do qual se pretende planear os próximos passos na luta pelos direitos da comunidade educativa, caso não se chegue a acordo nos próximos dias.

“O objectivo principal é mostrar que, depois das reuniões que houve entre o ministro da Educação [João Costa] e os vários sindicatos, aquilo que oferecem é nada”, desabafou o professor da Escola Secundária Lima de Freitas.

Em seguida, apontou que se estão “a suprir as necessidades que o Ministério vai ter nos próximos tempos,

com falta de professores em todo o país”.

“Pedimos aquilo que nos é devido. Os seis anos e meio de serviço que nos foram surripiados, o cancelamento dos acessos por quotas ao 5.º e 7.º escalão, a integração do pessoal não-docente na Caixa Geral de Aposenta-

ções e a possibilidade de progredirem nas carreiras de forma honesta”, descreveu Hélder Abrantes.

“A educação é um sector fundamental para o desenvolvimento do nosso país e temos de fazer ver isso aos nossos representantes”, reforçou o delegado sindical, depois de

enumerar as reivindicações que assumem.

Foram mais de 600 as pessoas do sector da educação que estiveram presentes no protesto, marcado igualmente pelas centenas de cartazes feitos pelos próprios.

Além disso, os assistentes opera-

Palmela Comunidade educativa forma cordão humano na freguesia de Pinhal Novo

Foram centenas os professores, auxiliares, pais e alunos que formaram na manhã de ontem um cordão humano, em acção que passou pelas principais ruas de Pinhal Novo e culminou em concentração na Praça da Independência, em frente à Biblioteca Municipal.

A iniciativa organizada pelo

Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos – do qual aderiram perto de 200 profissionais – e pela Escola Secundária de Pinhal Novo, “terminou pelas 11h30”, sendo que os participantes percorreram “cerca de quatro quilómetros”.

“Participaram todas as escolas, mas nem todas

fecharam. Tenho informação de que apenas o Jardim de Infância e a Escola Básica Alberto Valente estiveram abertos porque ficaram com elementos suficientes para funcionar”, descreveu Carla Pinheiro, delegada sindical do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), a O SETUBALENSE.

cionais da Escola Secundária D. João II elevaram manequins vestidos com as batas que utilizam no emprego, como um símbolo de presença, união e integração para com o movimento.

A luta “é comum”, disseram, em coro, Marina Coelho, Gina Rodrigues e Carla Viegas, assistentes operacionais da D. João II, uma vez que “quem entra agora de novo, recebe mais, muitas das vezes, do que quem cá está há mais de 20 anos”.

“Nós somos tudo. Somos enfermeiras e psicólogas. Somos muito mais do que assistentes operacionais porque há falta de pessoal não-docente e temos de assegurar os serviços”, garantiram, ressalvando a questão da avaliação por quotas como um processo “injusto”.

Durante o período da manhã, a incerteza e inconstância esteve patente em várias escolas do concelho, fossem sedes, escolas básicas ou secundárias, com alguns professores a participarem neste plenário e a não darem aulas, ao passo que outros permaneceram na escola e leccionaram.

Esta não foi a primeira vez que a comunidade educativa se juntou e caminhou até à Praça do Bocage, depois de, no passado dia 17, ter sido organizada outra concentração, na qual os presentes relataram a O SETUBALENSE os objectivos que os uniram agora novamente. “Não é uma luta de uma escola ou cidade. É de um país”, afirmam.

Escolas podem ter greve generalizada a 2 de Fevereiro Apesar das várias reuniões entre o Ministério da Educação e os sindicatos, parece não haver consenso, com Roberto Pestana, delegado sindical suplente do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), a revelar que as lutas e protestos não vão terminar até que as necessidades exigidas pelo sector sejam ouvidas e resolvidas.

Previsivelmente, o dia 2 de Fevereiro está reservado para o Distrito de Setúbal se unir, com os profissionais a fazerem uma greve generalizada por todas as escolas. É esperada uma grande adesão para este movimento, já que as manifestações dos professores em Setúbal, Seixal e Palmela têm tido um forte impacto.

4 O SETUBALENSE 25 de Janeiro de 2023 Setúbal
DR
Palavras de ordem dos presentes foram “união”, “valorização”, “dignidade” e “respeito”

Maioria aprova desafectação pública de terreno para ser vendido ao Colégio Minerva p6

33. ª EDIÇÃO Alegro Meia Maratona apresenta nova corrida de 10 km

DR

A 33.ª edição da Alegro Meia Maratona de Setúbal introduz uma nova corrida de 10 quilómetros. O evento organizado pela Câmara Municipal, que decorre a 29 e 30 de Abril, reforça, para o dobro dos valores, os prémios monetários a atribuir aos cinco primeiros masculinos e femininos da Meia Maratona.

A organização da prova informa, em comunicado, que espera que mais atletas se juntem a esta “festa do atletismo” com a estreia da distância de 10 quilómetros, para maiores de 18 anos. A partida e chegada deste ‘teste físico’ ocorre nos mesmos locais da

Meia Maratona, mas num percurso diferente, sendo que não existe a incursão pela Serra da Arrábida.

O percurso da Meia Maratona passa pela Serra da Arrábida, seguindo para a Praia da Figueirinha, e termina na Avenida Luísa Todi. Existirão prémios monetários para os cinco primeiros masculinos e femininos, sendo que serão atribuídos mil euros para os vencedores e 600, 400, 300 e 200 euros para os restantes atletas classificados até ao quinto lugar.

Nesta Meia Maratona existe também um troféu Meta Volante, aos 10 quilómetros, o qual premeia os primeiros atletas masculino e feminino que cumpram esta distância e completem o percurso da meia-maratona.

O Alegro Setúbal será o ponto de partida das provas de 21,1, de 10 e de 5 quilómetros, marcadas para 30 de Abril. O início da competição está agendado para as 09h30, enquanto a consagração dos participantes

acontece às 11h30 na Avenida Luísa Todi, junto ao Auditório José Afonso.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em alegromeiamaratonadesetubal.pt, até 15 de Fevereiro, com os preços promocionais de 13 euros para a meia-maratona, 11 para a corrida de 10 quilómetros e nove para a Corrida das Famílias.

Os acompanhantes terão à sua disposição um transporte da zona da partida para a meta, a partir das 09h30, e, no final da prova, dos atletas e acompanhantes da meta para a partida, com a saída do primeiro autocarro a acontecer pelas 10h45.

A organização informa ainda que cada inscrito receberá a t-shirt oficial do evento, sendo a entrega de kits de atleta realizada no Centro Comercial Alegro Setúbal, na Experience Box, que se situa no P3, entre as 12 e as 19 horas do dia 28, entre as 10 e as 18 horas de 29 e entre as 07h30 às 08h30 de 30 de Abril.

25 de Janeiro de 2023 O SETUBALENSE 5
PUBLICIDADE
Prova que decorre a 29 e 30 de Abril reforça o montante dos prémios para os vencedores
Partida e chegada da nova distância ocorre nos mesmos locais da Meia Maratona

Maioria aprova desafectação pública de terreno para ser vendido ao Colégio Minerva

A gestão PS decidiu libertar da alçada pública uma área para dar lugar a um equipamento privado.

A CDU votou contra

Humberto Lameiras

O executivo municipal do Barreiro aprovou desafectar do domínio público de uma parcela de terreno junto à Escola 2,3 da Quinta da Lomba, para construção de um novo complexo do Colégio Minerva, uma instituição privada de ensino que deverá comprar este espaço com 5 300 metros quadrados.

Além de “aumentar a oferta de ensino” no concelho, este novo equipamento vai também “criar postos de trabalho”, afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Braga, que dirigiu a reunião de câmara de 18 de Janeiro.

A proposta foi aprovada com os votos dos eleitos do PS e contra dos dois vereadores da CDU. Os comunistas

chegaram a pedir que a proposta fosse retirada e assim ganharem tempo para analisarem as consequências de desafectar um terreno público que, entendem, deveria ser usado para instalar um pavilhão gimnodesportivo para uso da EB 2,3 da Quinta da Lomba, em vez do mesmo ficar livre para ser vendido à Minerva. Além disso, consideram que aquele terreno iria permitir que futuramente a escola pudesse se ampliada.

“Precisamos de analisar esta proposta com mais tempo e ter mais informação”, manifestou o vereador da CDU Miguel Amaral. “Poderemos voltar a discuti-la em próxima reunião ou noutra data decidida por todos”, propôs insistindo que o terreno “estava prometido à escola para ser construído o pavilhão” e, por isso, não concorda que agora o mesmo seja vendido à Minerva.

Um problema que afiançou a vereadora socialista Sara Ferreira não se colocar, uma vez que no recinto da própria escola existe terreno suficiente para receber um pavilhão gimnodesportivo. “Não é por ser

construído o do colégio junto à escola que fica inviabilizada a construção de um pavilhão para a escola. Esta é uma situação salvaguardada”.

Mas na opinião de Miguel Amaral, se assim for, o que será construído na EB 2,3 da Quinta da Lomba “é um mini-pavilhão”, o que a vereadora do PS garantiu não ser verdade, e Rui Braga confirmou, mesmo não existindo ainda projecto deste equipamento, avançou que o espaço, inclusivamente, vai permitir a construção de recreio e acessos.

Também do desagrado dos vereadores da CDU é o preço que está a ser proposto pela autarquia governada pelo PS para a venda do terreno ao Colégio Minerva, 213,750 mil euros. Lembrou Miguel Amaral que a avaliação do terreno é de 242 mil euros e que a câmara deveria ter mantido a sua avaliação, é que se a instituição vai investir “13 milhões de euros no novo equipamento, não iria recuar por 40 mil euros”. E voltou a insistir para que a proposta fosse “retirada para obter mais informação”. Mas Rui Braga manteve a proposta.

Núcleo antigo alvo de intensa operação de limpeza

Os trabalhos vão ser efectuados em articulação entre a Câmara Municipal e a Junta do Barreiro e Lavradio

O núcleo antigo do Barreiro vai passar por uma intervenção de limpeza de fundo. Uma operação que, dá a saber a Câmara Municipal, decorre a 31 de Janeiro, e também a 1 e 2 de Fevereiro.

Este trabalho, que se realiza em articulação entre a Câmara do Barreiro e a União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, consiste na “recolha de mo-

AMBIENTE PRR

nos que estejam na via pública, corte de ervas nos passeios e varrição mecânica/manual”, refere a autarquia. Já quanto às viaturas abandonadas, vão ser “identificadas e os proprietários serão notificados”.

Alerta a autarquia que, para esta operação decorrer em segurança e sem danos materiais, as viaturas particulares devem ser estacionadas noutro local onde não esteja a decorrer a intervenção de limpeza. Entretanto, serão recolhidos e transportados para aterro sanitário todos os objectos que se encontrem nas ruas Conselheiro Joaquim António de Aguiar, Marquês de Pombal, Almirante Reis, assim como travessas, praças e largos delimitadas por estas artérias.

Auditório Augusto Cabrita recebe 150 mil euros para modernização tecnológica

Pedro Adão e Silva, foi uma das figuras do Governo presentes

na assinatura do contrato

O Auditório Municipal Augusto Cabrita vai ser alvo de um investimento de 150 mil euros que lhe permite a modernização no campo tecnológico ao nível da projecção digital de cinema.

O contrato de financiamento foi assinado na tarde de sexta-feira

passada na presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro e o secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro. Em representação da Câmara do Barreiro estiveram o vice-presidente Rui Braga e a vereadora Maria João Regalo. Segundo explica a autarquia, este contrato “insere-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência” e foi celebrado entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e o município do Barreiro.

6 O SETUBALENSE 25 de Janeiro de 2023 Barreiro
PAVILHÃO
DR
A CDU pretendia que a proposta fosse retirada do debate para ser melhor analisada, mas o PS recusou
DR
Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva

Reunião de câmara marcada para 1 de Fevereiro nos Paços do Concelho

A Câmara Municipal do Barreiro realiza a próxima reunião ordinária pública a 1 de Fevereiro, quarta-feira, pelas 17h30, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho. Uma sessão pública em que é permitida a intervenção do público mediante credencial

através da ficha de inscrição. As inscrições para intervenção do público podem efectuar-se via e-mail para geral@cmbarreiro.pt, mencionando como assunto: reunião de Câmara, até 31 de Janeiro inclusive, ou entregues pessoalmente na

Câmara Municipal do Barreiro, nos Paços do Concelho, até ao dia da reunião. A sessão terá, como habitualmente, transmissão em directo no site CMB, no canal de Youtube do Município do Barreiro e através de link disponível no Facebook do Município.

BREVES

BOOTCAMP

StartUp Barreiro promove acção para capacitar empreendedores

O 3.º Bootcamp StartUp

Barreiro vai decorrer nos dias 22 e 23 de Fevereiro e Março. A participação na iniciativa é gratuita, mas obriga a inscrição prévia – as candidaturas devem ser realizadas, via formulário, até ao próximo dia 1. De acordo com a Câmara Municipal do Barreiro, este bootcamp assenta num “programa

MÚSICA POP

intensivo”, composto por “diversas sessões de capacitação, mentoria e networking” que culminará com “uma apresentação pública dos projectos”. A iniciativa visa “o desenvolvimento e competitividade do município” e “o potenciamento da economia e da cultura empreendedoras da região”.

Espectáculo com Syro agendado para 11 de Março no AMAC

LAVRADIO PREPARA CARNAVAL

Colectividades promovem corso e esperam adesão de foliões

Desfile está agendado para 18 de Fevereiro.

Antes, deverão realizar-se os cortejos das escolas pelo concelho

As comemorações do Entrudo vão passar pelas ruas da freguesia do Lavradio. À semelhança do que se faz um pouco por todo o País, também esta vila vai apresentar um desfile de foliões. A realização do corso carnavalesco está agendada para 18 de Fevereiro, a partir das 15 horas.

O anúncio foi feito pelo Futebol Clube Beira Mar Lavradio na página que administra na rede social Facebook. De acordo com a agremiação desportiva, “as colectividades do Lavradio juntaram-se” para dar corpo à iniciativa que pretende contar com a participação de “todas as pessoas da vila”. Prevista, segundo o Futebol Clube Beira Mar Lavradio, está “a visita [do corso] a todas as colectividades”

locais. O desfile parte da Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense (SFAL), adianta o clube, que lança ainda um desafio à população: “Contamos contigo nesta iniciativa? Podes vir mascarado com o tema quiseres. Vem divertir-te connosco!”

O concelho do Barreiro deverá contar também, além dos habituais bailes de animação, com a tradição

Syro é um dos nomes do momento da música pop e vai subir ao palco Auditório Municipal Augusto Cabrita. O espectáculo está agendado para as 22 horas de 11 de Março próximo, anunciou a Câmara Municipal do Barreiro, entidade responsável pela organização do evento que tem como promotor a produtora PG

Booking. O valor dos bilhetes para assistir ao espectáculo, dirigido a maiores de 6 anos, também já é conhecido: 10 euros (plateia ou frisa). A venda de ingressos está disponível no AMAC (212 068 230), no Posto de Turismo do Barreiro (212 068 287) e através de www. ticketline.sapo.pt, entre outros locais.

DR

anual dos desfiles de Carnaval dinamizados pelos estabelecimentos de ensino locais. A iniciativa das escolas já é da praxe. Entre crianças, jovens, professores, pessoal não docente, encarregados de educação e população, estes cortejos carnavalescos costumam reunir milhares de participantes.

Para este ano, caso as manifestações de protesto da classe docente e não docente não tenham implicações na agenda prevista, os desfiles pelo concelho devem realizar-se “nos dias 16 e 17 de Fevereiro”, conforme revelou a Câmara Municipal do Barreiro em informação actualizada a 6 de Dezembro último no seu site oficial. Na mesma publicação, a autarquia lembrava que “toda a comunidade educativa desfila pelas ruas do concelho, mostrando uma miríade de máscaras e cores alusivas ao tema proposto”. Até porque, a cada ano “é proposto um tema específico que é trabalhado pelas instituições participantes”. Este ano o Entrudo comemora-se entre 18 e 21 de Fevereiro.

ROTEIRO HISTÓRICO

Autarquia propõe visita guiada à freguesia do Lavradio

Uma visita guiada pelo Lavradio é a proposta da Câmara Municipal do Barreiro para o período matinal (10 horas) de 18 de Fevereiro próximo. Inserido no Roteiro Histórico das Freguesias, o passeio tem ponto de encontro marcado para a rotunda das Salinas na Avenida das Nacionalizações. A visita tem

duração prevista de duas horas. A participação é gratuita mas, salienta a autarquia, limitada a um máximo de 20 pessoas. É obrigatória inscrição, que deve ser efectuada no Posto de Turismo do Barreiro presencialmente ou através dos seguintes contactos: 21 206 82 87; postodeturismo@ cm-barreiro.pt.

25 de Janeiro de 2023 O SETUBALENSE 7
ARQUIVO / DR
Os desfiles das escolas são outro dos momentos altos das comemorações do Entrudo no concelho
O corso das colectividades parte da Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense.
E é aberto à participação de todos

PROJECTO INOVADOR

Habitação colaborativa acolhe famílias vulneráveis

Para já, serão abrangidos 14 utentes, podendo o limite atingir os 37 neste modelo de habitação comunitária

O município do Barreiro vai ser contemplado com um projecto inovador de habitação colaborativa no âmbito do financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor na ordem dos 300.000 euros.

A habitação colaborativa consiste em dar uma resposta “inovadora” de carácter “residencial, temporária ou permanente, dirigida a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social”, explica a autarquia barreirense sobre este

projecto.

Para já, serão abrangidos 14 utentes, podendo o limite atingir os 37. Este assenta “num modelo de habitação colaborativa e comunitária, promotor da interacção social, intergeracionalidade e inclusão social dos seus residentes”.

“A inclusão de quem se encontra mais vulnerável é, para nós, uma prioridade. Com este novo projecto iremos reforçar o conjunto de novas respostas sociais e habitacionais que temos vindo a implementar no Barreiro”, referiu Sara Ferreira que esteve presente na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento.

Neste evento, que decorreu a 13 de Janeiro, esteve ainda presente a ministra Ana Mendes Godinho, a secretária de Estado Ana Sofia Antunes e a vice-presidente do Instituto da Segurança Social, Catarina Marcelino.

8 O SETUBALENSE 25 de Janeiro de 2023 Barreiro PUBLICIDADE 4264 3621
DR
Projecto é financiado pelo PRR num valor na ordem dos 300.000 euros

PUBLIREPORTAGEM MAXFINANCE ELENCO

Agência de intermediação de crédito com múltiplas soluções abre portas na Quinta do Conde

Nova

Abre hoje, dia 26 de Janeiro, a Maxfinance Elenco, nova agência de intermediação de crédito na Quinta do Conde, em espaço que pretende facilitar a vida a cerca de 30 mil habitantes desta vila do concelho de Sesimbra.

Na Maxfinance Elenco o cliente pode iniciar um processo de consolidação de crédito, baixar a sua prestação mensal da casa, obter a melhor proposta para a compra de uma moto, baixar o valor do seu crédito automóvel, tratar de um cartão de crédito, fazer um crédito pessoal, obter várias propostas para o seguro do seu animal de estimação, baixar o valor do seguro associado ao crédito à habitação em 50%, entre dezenas de outras soluções financeiras.

O encerramento constante de balcões bancários e os horários inacessíveis nos poucos que estão abertos, aliado à falta de opções que os clientes sentem quando procuram soluções na área financeira e de seguros, foram, destacam os seus responsáveis, o mote para a criação desta nova agência de intermediação de crédito.

Neste nóvel espaço na Quinta do Conde o cliente conta, assegura a gerência, com um “serviço personalizado, confidencial, rigoroso e credível” que lhe possibilita ter um considerável número de soluções para os seus desafios financeiros, podendo assim escolher entre várias opções qual a que melhor se adequa para a sua situação.

A visão da Maxfinance Elenco é conseguir, até final de 2028, ter mais de cinco milhares de clientes a referenciarem este novo serviço.

“Temos como missão possibilitar aos nossos clientes toda a informação e esclarecimento sobre cada uma das várias opções financeiras que lhe apresentados. Desta forma os nossos clientes vão tomar sempre

as melhores decisões”, garantem os responsaveis da agência.

A ética, a responsabilidade em informar, a transparência, a confiança, a excelência do serviço prestado e o compromisso em encontrar sempre a melhor solução possivel, são os valores “inegociáveis que norteiam

a empresa”. Perante a necessidade do cliente, a Maxfinance Elenco procura ter sempre pelo menos quatro soluções diferentes, quer na área financeira quer na área dos seguros. Factor importante é também educar o cliente sobre os pontos fortes e os pontos

fracos de cada proposta para que tome a decisão completamente esclarecido. Depois da decisão tomada, a agência trata de todo o processo, ficando apenas a presença do cliente a ser necessária no ato da assinatura do contrato com a instituição por si seleccionada.

25 de Janeiro de 2023 O SETUBALENSE 9 Mercado da
eficiência energética p12 PUBLICIDADE
Quinta do Conde recebe projecto para melhor
oferta para soluções na área financeira e de seguros passa a estar disponível a partir de hoje
Nuno
Aboim, do grupo Maxfinance, que vai expandir rede
DR

Opinião

“no seu melhor”!

O SEGREDO DAS CARTAS

TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04. Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espirituais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com

CARNEIRO 21.03 a 20.04

No plano amoroso, a estabilidade é a palavra de ordem da semana, a relação decorre sem problemas e sem surpresas. No plano profissional, irá tornar-se uma pessoa mais confiante, isto porque, o seu trabalho será reconhecido e dar-lhe-ão o devido valor.

Carta da Semana O Papa, esta carta mostra que as suas capacidades de compreensão estão desenvolvidas, por isso, e se puder, invista na sua formação intelectual.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, semana de grandes demonstrações de amor e carinho, para isso disponibilize tempo para o passar com o seu amor. No plano profissional, consegue terminar com êxito todos os objectivos a que se propôs, embora parecesse impossível, o certo é que o seu sentido de responsabilidade faz muito por si. Carta da Semana A Estrela, esta carta mostra que deve aproveitar a conjuntura para se lançar em novos projectos.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

OPINIÃO

Nos anos 80, Ivone Silva uma grande actriz de revista, interpretava uma patroa em nome individual que era costureira. Na rábula, Ivone Silva era… Olivia, a costureira que também era patroa e por isso segundo ela, na noite longa do antifascismo (25 de Abril) tinha entrado em conflito consigo, ao lutar por melhores condições de trabalho enquanto costureira, o que se opunha à sua própria visão de patroa, “nem imagina a confusão que é adormecer do CDS e acordar do PCP!”.

Os anos passam, mas o PCP continua a ter uma postura de “Olivia Patroa, Olivia Costureira” quando defende, alegadamente, os interesses dos trabalhadores, aqueles que não são seus, aqueles que dependem da iniciativa privada, e lá vem a conversa do capitalismo.

Ao mesmo tempo que luta contra o capitalismo e contra a iniciativa privada, o PCP alimenta situações de desrespeito pelos direitos dos trabalhadores em serviços afectos à dependência dos eleitos do próprio partido, como acontece na Câmara Municipal de Setúbal com os Bombeiros Sapadores que se encontram em greve, já lá vão umas semanas. Seria caso para dizer “se pensas que pensas, pensas mal, quem pensa por ti é o comité central!

Atropelos claros aos direitos dos trabalhadores, perseguições e falta de reconhecimento de carreira, de pagamentos de horas extraordinárias, confusões atrás de confusões nas delegações de competências para com os bombeiros voluntários numa sobreposição clara às

funções dos Sapadores, como aliás acontece nos acordos feitos à moda do PCP com os Bombeiros de Setúbal no que a Azeitão se refere, tendo ainda em conta que estes acordos foram assinados pela mesma pessoa nos dois lados… confuso? Pois!

O PCP tem governado Setúbal a seu belo prazer com o beneplácito de PS e PSD que ao longo dos últimos anos se limitam a ouvir os gritos do presidente da Câmara comunista que se acha o dono disto

tudo, mas não é.

O Chega conheceu os contornos do caso dos Bombeiros Voluntários e Bombeiros Sapadores, das equipas pagas pelo Governo e pela Câmara e dos subsídios que têm sido transferidos, conheceu também o que se vai passando nas escalas e o não respeito pelos trabalhadores e chegou o momento de agir.

A “lenga-lenga” que os comunistas nas câmaras até são bons gestores será revelada, os dados estão lançados e a “noite longa do comunismo vai acabar”!

Setúbal merece uma visão diferente, mais transparente e com valorização dos que cá vivem e cá trabalham, e o exemplo deve começar na autarquia.

O rábula da Olívia Patroa, Olívia Costureira tinha piada, mas era no teatro de revista, não é a brincar com a vida das pessoas.

A segurança da população e do edificado do município de Setúbal também passa pela competência dos Bombeiros Sapadores, por um corpo de efectivos equipados, com escalas organizadas e que permitam ter garantias de prontidão, mas isso tem custos, e os custos são os de reconhecer estes profissionais em toda a linha e não apenas quando querem fazer deles “medalhas ao peito” para mostrar.

Tal como a Olivia, ser comunista é bom com o dinheiro e direitos dos outros, pelos vistos quando lhes toca a eles…. O comunismo e a valorização dos trabalhadores já é uma chatice!

Deputado do Chega

No plano amoroso, bom período para definir relações ou fazer alterações a nível pessoal. No plano profissional, novos desafios, o que indica que conseguirá ultrapassar problemas económicos. Carta da Semana A Morte, esta carta mostra que algo está a mudar na sua vida, ultrapasse os momentos menos bons pensando no que deseja para o futuro.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

No plano amoroso, progressos, deve dedicar mais tempo a este plano da sua vida de modo a que os laços afectivos fiquem fortalecidos. No plano profissional, o tempo é o melhor conselheiro, você está cheio de dúvidas, pois não sabe qual o melhor caminho a percorrer, espere mais um pouco. Carta da Semana O Carro, esta carta mostra que vai conseguir ultrapassar todas as dificuldades que lhe surgirem.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso, a pressa é inimiga da perfeição e você quer tudo muito depressa, deve aguardar com calma aquilo que deseja, pois esta carta vai-lhe abrir caminhos. Acalme-se pois a sua instabilidade é prejudicial para a sua saúde. No plano profissional, empenhe-se numa nova oportunidade, agarre-a muito bem, vai ter resultados satisfatórios e compensadores. Carta da Semana A Roda da Fortuna, esta carta mostra que as oportunidades andam aí, só tem que ter garra e empenho para não as deixar fugir.

VIRGEM 24.08 a 23.09

No plano amoroso, pode evitar problemas não se metendo neles, parece complicado mas é fácil, basta que não se deixe influenciar e siga a sua intuição. No plano profissional, desempenhe os seus trabalhos como até aqui com descrição e com profissionalismo, não se deixe influenciar por intrigas e enredos, nem sequer dê ouvidos a futilidades dessas. Carta da Semana O Diabo, esta carta mostra que as emoções estarão tensas e a tendência é mesmo para conflitos, por isso tente controlar-se.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso, o tempo é para a justiça, por isso deve tomar decisões importantes e mudar aquilo que está mal. No plano profissional, muito trabalho, por isso, oriente bem o tempo e programe bem a sua agenda, para que não falte a nenhum compromisso. Carta da Semana A Justiça, esta carta mostra que deve clarificar todos os aspectos da sua vida.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso, não deve arranjar problemas onde não existem, pois deve evitar conflitos e provocações nesta altura. No plano profissional, pode passar por alguns momentos tensos, pois os problemas com colegas de trabalho são uma probabilidade esta semana. Carta da Semana O Diabo, esta carta mostra que o descontrole e as emoções negativas estão ao de cima, deve por isso, controlar as suas emoções.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimentos. Não tenha receio porque amar não é sinónimo de fraqueza nem de submissão. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Pondere primeiro. Carta da Semana A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso, romance intenso devido ao clima de amor em que vive. No plano profissional, terá êxito em todas as situações devido ao seu brilhante desempenho e entrega. Carta da Semana A Papisa, esta carta mostra que não deve tomar nenhuma decisão sem reflectir e ponderar.

10 O SETUBALENSE 25 de Janeiro de 2023
Olivia Patroa, Olivia Costureira, o PCP
A “lenga-lenga” que os comunistas nas câmaras até são bons gestores será revelada, os dados estão lançados e a “noite longa do comunismo vai acabar”!

ANTÓNIO JÚLIO DE JESUS CORDEIRO

(1945 – 2023)

Participação, Agradecimento

A funerária Armindo lamenta informar o falecimento de António Júlio de Jesus Cordeiro. A família vem por esta via agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o funeral ou que, de qualquer outra forma, manifestaram as suas condolências.

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Bloco Clínico

Tem

Classificados

Precisa-se (M/F)

Ajudante para serviços de manutenção em Parque de Campismo, no Pinhal Novo. Os candidatos deverão ter meio de transporte próprio, ser assíduo, pontual e polivalente. Email - campingvasco.gama2@gmail.com

- 963472014 (Rede Móvel Nacional) 5489

LABORATÓRIO

25 de Janeiro de 2023 O SETUBALENSE 11 PUBLICIDADE 3 5173
DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO
2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 1747
Horário
uma Farmácia? ou uma Clínica?
Anuncie Aqui!
ALMADA 265 539 691 • SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 • MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 • BARREIRO 212 047 599 PALMELA 265 520 716 • ALCOCHETE 212 318 392 (CHAMADAS REDE FIXA NACIONAL)
Tel

Sesimbra Luísa Sobral actua este sábado no Cineteatro Municipal João Mota

Depois de um concerto em 2019 inserido no programa “Aqui há Jazz!”, Luísa Sobral regressa a Sesimbra este sábado para actuar no Cineteatro Municipal João Mota. A partir das 21h00, a cantora apresenta o seu novo trabalho, “DanSando”, um disco “íntimo e pessoal mas também

socialmente consciente e implicado”, que “explora com leveza os terrenos da Pop” e é composto por 11 temas originais. Em palco, a artista faz-se acompanhar por Manuel Rocha na guitarra, António Quintino no baixo e contrabaixo e Carlos Miguel Antunes na bateria.

BREVES

MERGULHADORES

às 18h00

Mercado da Quinta do Conde recebe projecto para melhor eficiência energética

Fase piloto no concelho de Sesimbra decorre até meados de Abril em várias frentes

Inês Antunes Malta

Até meados de Abril, o município de Sesimbra acolhe o projecto piloto “Ponto de Transição”, que pretende contribuir para uma melhor eficiência energética e um maior conforto térmico nos lares portugueses. Instalado no Mercado Municipal da Quinta do Conde desde o dia 17 de Janeiro, o posto de atendimento encontra-se em funcionamento entre as 10h00 e as 14h00 e das 15h00 às 18h00.

Portugal é o quarto país da União Europeia com mais população a reportar incapacidade de aquecer a casa no Inverno e o segundo a viver em habitações desconfortáveis no Verão. 1,9 milhão de portugueses não

consegue manter a casa aquecida nos meses frios, enquanto 3,7 milhões sofrem com o calor, em casa, durante os meses mais quentes.

Neste sentido, e de forma a contribuir para uma transição energética mais justa, o projecto Ponto de Transição quer ajudar a combater a pobreza energética das famílias portuguesas, numa fase piloto no concelho de Sesimbra, e vai desenvolver-se em várias frentes.

No contentor marítimo reutilizado montado junto do Mercado Municipal da Quinta do Conde, uma equipa de técnicos estará disponível, de segunda a sexta-feira, para prestar todo o tipo de informações relativas à forma de melhorar o conforto térmico das habitações, como a redução de despesas com energia, eletricidade e gás, melhoria da eficiência energética nas habitações, aconselhamento sobre financiamentos existentes para o efeito e apoio ao preenchimento de candidaturas.

Serão ainda realizadas acções de

proximidade, avaliações energéticas gratuitas das habitações e identificação de oportunidades de melhoria, sem deixar de parte a capacitação. Prevista está também, neste âmbito, formação em conceitos básicos sobre energia, contabilidade energética, tipos de equipamentos consumidores de energia no sector residencial e boas práticas na utilização de energia a um conjunto de cidadãos, seleccionados entre a comunidade local, que dará corpo a uma Bolsa de Agentes de Transição.

Esta fase piloto deste Ponto de Transição em Sesimbra decorre até meados do mês de Abril e pode ser posteriormente replicado noutros concelhos. O projecto é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da NOVA University of Lisbon e a Associação das Agências de Energia e Ambiente, com a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra.

ATÉ 15 DE MAIO Concurso internacional fotográfico homenageia João Taborda

Na manhã de sábado, no Porto de Sesimbra, terá lugar uma cerimónia de descerramento de uma placa alusiva ao recorde do Guinness, conseguido a 24 de Setembro, no qual 597 mergulhadores se juntaram numa campanha de recolha de lixo sub-aquático. O momento, “em defesa dos oceanos”, é organizado pela autarquia sesimbrense e pela associação Oceanum Liberandum.

Até ao dia 15 de Maio, decorre o Concurso Internacional de Arte Fotográfica João Taborda Memorial Salon, que pretende homenagear o pneumologista, recentemente falecido, que desde cedo revelou “uma grande paixão e um talento especial para a fotografia”.

A actividade “Lá fora em família - brincar na terra molhada”, dinamizada pela Câmara Municipal de Sesimbra e pelo Centro Comunitário da Quinta do Conde, no âmbito do projecto Família +, vai levar famílias do concelho com filhos a partir dos três anos ao Parque da Ribeira na Quinta do Conde. A iniciativa, a ter lugar das 10h00 às 12h30 deste sábado, será dinamizada por Carina Colaço.

Placa assinala recorde do Guiness NA BIBLIOTECA

Este sábado, a Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Sesimbra é palco do atelier “A leitura em voz alta”, por Cristina Paiva, das 10h00 às 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00. O encontro pretende abordar as técnicas de leitura e destina-se a professores, alunos, entre outros.

Destinado a fotógrafos profissionais e não profissionais, a iniciativa, organizada por Fátima Caeiro Taborda, tem “Geral - monocromático e cor”, “Natureza - monocromático e cor”, “Fotografia de viagem - monocromático e cor” e “Cidade - cor” como categorias, avaliadas posteriormente pelo júri Barbara Schmidt, da Alemanha, Buket Ozatay, do Chipre, e Ana Filipa Scarpa, de Portugal. Os resultados do concurso, “que dá continuidade ao reconhecimento de João Taborda, desafiado múltiplas vezes por fotógrafos de diferentes sociedades fotográficas mundiais para criar um novo salão de fotografia internacional português”, serão divulgados a 12 de Junho e os prémios enviados até 11 de Agosto. A galeria online e o catálogo serão publicados a 11 de Agosto. Com fortes ligações a Sesimbra, enquanto fotógrafo, João Taborda ganhou mais de 800 prémios e distinções, incluindo cerca de 300 medalhas de ouro, e foi ainda júri de múltiplos salões de fotografia a nível mundial. Em 2019, a Câmara Municipal de Sesimbra atribuiu-lhe o Medalhão da Vila de Sesimbra, por ocasião da inauguração de uma exposição com fotografias da sua autoria na Biblioteca Municipal, “pelo seu contributo como médico, fotógrafo e cidadão exemplar, e uma genuína paixão por Sesimbra”.

12 O SETUBALENSE 25 de Janeiro de 2023
Inês Antunes Malta
“PONTO DE TRANSIÇÃO”
O posto de atendimento está em funcionamento entre as 10h00 e as 14h00 e das 15h00
DR
leitura em voz alta
FAMÍLIA
Atelier promove
EM
Parque da Ribeira acolhe iniciativa

Agenda da associação “A vida ama-me” inclui diversas actividades na área da saúde

Em parceria com a Farmácia Holon BPlanet, a associação quintacondense “A vida ama-me” tem marcado um workshop de prevenção de infecções no idoso, para o próximo dia 16 de Fevereiro, pelas 10 horas. Entre outras actividades, está igualmente

NO QUATRO SÁBADO DE CADA MÊS

agendada uma caminhada saudável interactiva para o dia 21 de Março, no mesmo horário, no Parque da Ribeira da Quinta do Conde. No passado dia 17, realizou ainda um rastreio cardiovascular, nas suas instalações, na Praça Humberto Delgado, na Urbanização Cova dos Vidros.

Quinta do Conde

Café Memória pretende criar “rede de suporte informal” entre participantes

Ponto de encontro

ou demência chega à freguesia no dia 28

Inês Antunes Malta

A decorrer na Casa do Bispo, na vila de Sesimbra, desde 2019, o Café Memória, ponto de encontro para pessoas com problemas de memória ou demência e respectivos familiares, cuidadores e amigos, chega ao salão nobre da Junta de Freguesia da Quinta do Conde este sábado. Nas sessões a realizar aos quartos sábados de cada mês, entre as 10 e as 12 horas, os participantes podem partilhar experiências, informações e suporte mútuo, num contexto informal.

“Durante o contexto pandémico mais gravoso, encerrámos os Cafés Memória presenciais e transformámos o projecto numa resposta on-line, que aliás continua a funcionar tendo em conta a boa adesão dos participantes”, refere Catarina Alvarez, da Alzheimer Portugal, a O SETUBALENSE. “Aproveitámos esta paragem para reflectir no sentido de em Sesimbra termos um local que propiciasse maior adesão dos munícipes. A Quinta do Conde é muito densa do ponto de vista populacional e o espaço é muito agradável”, acrescenta, explicando que “o Café Memória pretende criar os meios e

as condições para que as pessoas possam viver melhor com demência e ainda fornecer informação credível e concreta, em sessões animadas e lúdicas, em que os participantes se sintam acolhidos e se possam divertir”.

No sábado, dia 28, a sessão terá “um tema muito abrangente, para acolher quem quiser visitar neste novo espaço".

"Vamos falar sobre demências, reinaugurar o Café Memória de Sesimbra e conversar com os participantes sobre um tema tão importante, que tem uma relevância cada vez maior do ponto de vista social e de saúde pública”.

Nas suas palavras, o formato informal "aproxima as pessoas" e “é um dos ingredientes que contribui para o sucesso des-

ta iniciativa". "Não é a mesma coisa que falar com um especialista em contexto de gabinete ou em contexto institucional. À volta de uma chávena de café e de uma fatia de bolo tudo corre melhor e queremos muito que em Sesimbra se recrie, porque já assim foi, um grupo de suporte, uma rede de suporte informal, mesmo entre os participantes, [sem esquecer] a autarquia, a quem agradecemos por nos acompanhar há alguns anos e continuar a apostar nesta iniciativa, o que para nós é relevantíssimo”.

Em representação do município de Sesimbra, Anabela Gato explica que na hora de escolher um novo espaço, “atendendo aos pressupostos do Café Memória, as instalações da Junta

INÍCIO DAS COMEMORAÇÕES DO 30.º ANIVERSÁRIO

de Freguesia da Quinta do Conde dispõem de condições de acessibilidade e estacionamento adequados para pessoas com mobilidade reduzida”.

Voluntariado assegura concretização do projecto Com os primeiros Cafés Memória a abrir em 2013, o projecto celebra este ano o seu 10.º aniversário. No presente, a programação das sessões divide-se, tal como diz Anabela Gato, “entre sessões de palestra intercaladas com sessões de actividades, com temas e oradores variados, por norma sempre profissionais da área” e concretiza-se com o apoio dos voluntários: “o Café Memória não vive sem a vertente do

Grupo Folclórico e Humanitário dinamiza encontro a 4

A marcar o arranque do programa comemorativo dos seus 30 anos de existência, o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra realiza o encontro “Partilha a história e a experiência” no próximo dia 4 de Fevereiro.

A começar pelas 15 horas, no salão da Junta de Freguesia da Quinta do

Conde, a iniciativa tem como objectivo “reunir associados, folcloristas, dadores de sangue, fundadores, ex-dirigentes e antigos componentes da associação para partilhar histórias e experiências”.

Ao mesmo tempo, pretende dar, de acordo com o grupo, “a oportunidade aos actuais componentes

para ficar a conhecer os propósitos da fundação do mesmo, em 1993, e o seu percurso até ao presente, nestes 30 anos ao serviço da cultura tradicional e popular do concelho e da região de braço dado com valores humanitários”.

Entre os oradores deste momento estão Paulo Duarte, o primeiro en-

voluntariado, que assume a maior importância neste projecto, e nunca é demais reforçar o pedido de voluntários e convidar todos aqueles que se queiram juntar a nós”.

Esta componente é, no entender de Catarina Alvarez, “mais um elo de ligação à comunidade". "Os voluntários são verdadeiros agentes de mudança e é através deles que vamos quebrando o estigma que ainda existe em relação a este tema”.

A responsável pelas relações institucionais da Alzheimer Portugal lembra ainda que “as pessoas com demência e os seus cuidados precisam de imensas respostas que ainda não existem e muitas vezes, não havendo uma resposta por parte do poder central, algumas autarquias vão tomando a dianteira e apoiando a realização destas iniciativas". "À primeira peça do puzzle vão-se juntando outras para criar um verdadeiro percurso integrado de cuidados de saúde, mas também de apoio social”.

Resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sesimbra, a Santa Casa de Misericórdia de Sesimbra e a Associação Alzheimer Portugal, coordenadora a nível nacional desta resposta, e Sonae Sierra, o Café Memória de Sesimbra teve início em Junho de 2019, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com demências, das suas famílias e dos seus cuidadores. Desde então, participaram nos encontros presenciais na Casa do Bispo cerca de uma centena de pessoas, entre doentes, familiares e cuidadores, cuja faixa etária se situa em média entre os 45 e os 75 anos.

de Fevereiro

saiador do Grupo Folclórico e Humanitário, e Catarina Barbedo, fundadora da associação, que participará em sessão de videochamada a partir de Espanha.

Já é também conhecido o calendário de colheitas de sangue a realizar pela associação na freguesia da Quinta do Conde durante este

ano. A primeira está agendada para 8 de Abril, entre as 15 e as 19 horas, seguindo-se as datas de 26 de Agosto, no mesmo horário, e de 30 de Dezembro, das 09 às 13 horas. Todas as sessões têm lugar na sede do Centro Cultural, Social e Recreativo A Voz do Alentejo na Quinta do Conde.

25 de Janeiro de 2023 O SETUBALENSE 13
para pessoas com problemas de memória
ARQUIVO
O salão nobre da Junta de Freguesia da Quinta do Conde é o palco dos encontros mensais, que decorrem aos sábados

JOSÉ SEMEDO AS ÚLTIMAS PALAVRAS COMO CAPITÃO

“Vou estar ligado ao Vitória FC para o resto da minha vida”

O jogador de 38 anos, declarou o seu amor incondicional ao clube que representou entre 2017 e 2023

Equaciona a possibilidade de ainda regressar ao Vitória noutras funções?

Como jogador será apenas para jogar pela equipa de veteranos, que terei todo gosto em integrar. A minha intenção é adquirir conhecimentos e voltar mais enriquecido para ajudar o futebol português e do Vitória. Vou agora tentar restabelecer-me e ter um controlo mais forte do meu sistema emocional, que foi sempre a minha maior arma. O que me aconteceu [n.d.r.: falecimento da esposa em setembro de 2021] mexeu com toda a minha estrutura emocional e, por isso, é preciso parar, reformular e, a partir daí, continuarei a ser o mesmo que era antes. Prefiro restabelecer-me e voltar aqui com fome e vontade de conseguir ser o Semedo que todos reconhecem. Vivi 24 horas por dia a minha carreira de futebolista. Só não o fiz no último ano e meio porque as rotinas e as circunstâncias mudaram desde aí e não consegui viver da mesma forma. Quem me conhece, sabe que hoje não sou o mesmo porque falta-me algo a nível mental e estrutural. É preciso uma readaptação e fazer algo diferente para que consiga voltar mais forte. Sente que já não era o mesmo jogador? Foi por essa razão que anunciou agora a saída?

Peço imensas desculpas ao nosso actual treinador (Luís Loureiro) por não me ter encontrado nas melhores capacidades. Quem trabalhou comigo

sabe que há hoje um pouco menos de mim do que fui antes. Ao mesmo tempo, sei que dei tudo o que tinha de dar em cada momento. Este é o momento certo. Não viverei do futebol, terei de fazer algo mais para sustentar a minha família. Não sou um Ronaldo que se pode dar ao privilégio, com tudo o que fez, de viver e fazer o que quer. Sou uma pessoa honesta e não era justo estar aqui por estar até ao final da época por causa do salário. Prefiro sair agora, restabelecer-me e dar a oportunidade ao meu Vitória, se o entender, de contratar alguém. Não tenciono atrapalhar a vida de ninguém.

A sua saída tem efeitos imediatos ou vai continuar ligado de alguma forma ao Vitória até ao final da época?

Vou estar ligado ao Vitória para o resto da minha vida. Vou ter um tempo para reflectir, mas não em termos de Vitória, é impossível.

O clube está além de tudo. Estou a parar por causa da minha vida,

tenho dois filhos para criar e preciso restabelecer-me a nível mental. Estarei sempre ligado e vou preparar-me por mim, mas também pelo Vitória. Mesmo deixando de ser jogador, estarei sempre em contacto e presente ao lado dos homens que tanto me ajudaram. É conhecida a longa amizade que tem com Cristiano Ronaldo. Falou com ele sobre a sua decisão?

Quando falei com ele já tinha a decisão tomada. Disse-lhe no mesmo dia em que falei com o meu treinador. Houve um pouco de preocupação com a mensagem que tinha um tom mais sério. Percebeu que algo se estava a passar. No dia seguinte sentámo-nos e conversámos. Sabia que segunda-feira [16 de Janeiro, dia em que o Vitória defrontou e venceu, 2-1, o Fontinhas] era o meu último jogo. Não havia volta a dar, sabia que tinha de o fazer. Em termos físicos como se sentia?

Não se trata de razões físicas porque sei o que fiz e me permitiu ser desde os 17 anos profissional de futebol. A componente física é algo matemático: se comermos e trabalharmos bem, vamos ter mais disponibilidade para exercer a nossa actividade. A nível mental, quanto mais se pensa que se pode controlar, as adversidades acabam por alterar um pouco o que julgávamos ser certo. Não vou esperar pelo final da época porque iria estar a atrapalhar quem sempre cuidou de mim e esteve comigo no momento mais difícil da minha vida. É preferível parar já e restabelecer-me para dar o melhor de mim no futuro.

Qual o momento da sua carreira que recorda com mais carinho?

O dia em que assinei pelo Vitória. Foi a concretização de um sonho. Sinto que as coisas não acontece por acaso. No dia em que fiz o meu último jogo, a braçadeira de capitão que usei tantos anos no clube acabou por passar pelos meus melhores amigos de toda a vida: o Zequinha e o François, que usou a braçadeira nesse dia pela primeira vez. Foi como se os astros se tivessem alinhado para tornar possível essa situação num jogo em que conseguimos os três pontos. Tenho em casa a braçadeira que todos usámos nesse jogo. Vou sempre recordar os que lutaram comigo no momento mais difícil vivido pelo nosso clube, os que receberam propostas para sair e decidiram ficar.

Como reagiram os seus colegas quando lhes comunicou a decisão de deixar de jogar?

O Zequinha, a chorar baba e ranho, disse-me: “cortaste-me a perna!” O François enviou-me uma mensagem tão especial que não tenho palavras para a descrever porque não sabia que poderia ter tanto impacto na sua vida.

14 O SETUBALENSE 25 de Janeiro de 2023 Desporto
DR
Prefiro sair agora, restabelecer-me e dar a oportunidade ao meu Vitória, se o entender, de contratar alguém.
Não tenciono atrapalhar a vida de ninguém

INVENCÍVEL NO CAMPEONATO

Com o objectivo de fomentar a partilha de experiências e proporcionar um acréscimo de conhecimentos técnicos, a Associação de Futebol de Setúbal vai realizar, uma vez por mês, durante uma hora, numa ligação online, uma sessão denominada

“Futsal ConVida” em que participa sempre um convidado ligado ao mundo do futsal. A estreia do “Futsal ConVida” está programada para o próximo dia 3 de Fevereiro, às 21 horas, e terá como convidado Pulpis, o actual treinador da equipa de futsal sénior masculina

Ninguém consegue travar o Galitos Barreiro na Proliga

Equipa comandada por Carlos Seixas continua a somar triunfos e neste momento é a única invencível, a nível nacional

O Galitos Barreiro somou mais um triunfo na Proliga, foi o 11.º nos onze jogos até agora realizados, sendo a única equipa invencível no campeonato, mesmo contando com a zona norte.

Na 12.ª jornada realizada no último fim-de-semana, a equipa comandada por Carlos Seixas recebeu e venceu o Ginásio Olhanense (74-57), em jogo realizado no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho. Vitória indiscutível da melhor equipa em campo que andou sempre na frente do marcador. Ao intervalo o Galitos vencia por quatro pontos (35-31) mas na segunda parte a vantagem aumentou devido sobretudo à sua ponta final. Miguel Correia foi o jogador que mais se evidenciou com 10 pontos, um ressalto, três assistências e três roubos de bola.

O Basket Santo André, que também está a fazer um excelente campeonato, foi ao Pavilhão Fidelidade vencer a equipa sub-23 do SL Benfica,

por 10 pontos de diferença (72-82). A maior experiência da equipa alentejana foi um factor determinante para a conquista da vitória que nunca esteve em causa porque venceu todos os quartos. No final da primeira parte o marcador assinalava 39-46. O melhor marcador no Basket Santo André foi Pedro Santos com 23 pontos mas quem mais se destacou na equipa foi Chimaobin Oduocha com 18 pontos, 12 ressaltos, duas assistências e três roubos de bola.

Menos bem nesta jornada esteve o Barreirense que perdeu com o Belenenses (97-85) na deslocação

NACIONAL DE JUNIORES DA 2.ª DIVISÃO

que fez ao Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo. O Belenenses entrou melhor e venceu o primeiro período por cinco pontos de diferença (27-22), no segundo período o Barreirense recupera dois (18-20) e as equipas vão para o intervalo com o marcador a assinalar 45-42. No regresso dos balneários a equipa do Restelo entrou com mais convicção e foi alargando a diferença que no final era de 12 pontos. Marquavian Stephens com 31 pontos, quatro ressaltos, quatro assistências e um desarme de lançamento, foi o jogador que mais se destacou no Barreirense. Na tabela classificativa o Galitos,

apesar de ter menos um jogo, segue em primeiro lugar com 22 pontos, o Basket Santo André está em segundo lugar com 21 pontos e o Barreirense ocupa o quinto lugar com 17 pontos. Na próxima jornada o Galitos recebe a equipa Sub-23 do Benfica na sexta-feira, dia 27 às 21h30m, o Barreirense joga no sábado com o Portimonense, às 18 horas, e no mesmo dia à mesma hora o Basket Santo André defronta o Queluz, em Sines. Entretanto, para a Liga Feminina o GDESSA, terceiro classificado, joga no domingo, às 11 horas, com a Quinta dos Lombos, no Barreiro.

Amora vai disputar a promoção e Fabril, Barreirense e Alcochetense a manutenção

A fase regular do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão termina no próximo sábado com a realização da última jornada e praticamente já tudo está definido tanto no que respeita às equipas que vão lutar pela subida de divisão como em relação às que irão disputar a fase de manutenção e descidas.

O Amora, que havia garantido a qualificação para a segunda fase da

do Sport Lisboa e Benfica. Para que os clubes promotores do futsal, filiados na AF Setúbal, possam participar, oportunamente será enviado a todos um link-convite. O “Futsal ConVida” é a mais recente iniciativa da Associação de Futebol de Setúbal dedicada à modalidade.

BASQUETEBOL Sub-18 masculinos do Barreirense são campeões distritais

Barreirense e Seixal vão disputar o Campeonato Nacional e o Scalipus ficou apurado para a Taça Nacional

O Barreirense sagrou-se campeão distrital de basquetebol, na categoria sub-18 masculinos, ao classificar-se em primeiro lugar na fase final do campeonato que decorreu no passado fim-de-semana no pavilhão da Escola Carlos Gargaté, na Charneca de Caparica, numa organização da AB Setúbal com o apoio do Real Clube Vale Cavala, Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Charneca da Caparica. O título foi entregue à equipa do Barreiro que venceu todos os jogos que disputou, o Seixal Clube 1925 com duas vitórias e uma derrota classificou-se em segundo lugar, o Scalipus com uma vitória e duas derrotas terminou em terceiro lugar e na última posição ficou o Montijo Basket que registou três derrotas.

Na sexta-feira, no primeiro dia da competição os resultados foram os seguintes: Barreirense 75 Montijo Basket 36 e Seixal 54 Scalipus 40.

No sábado, na segunda jornada o Seixal venceu o Montijo Basket por 74-55 e o Barreirense levou a melhor no confronto com o Scalipus vencendo por 77-48.

No domingo, na jornada decisiva o Barreirense derrotou o Seixal por 58-44 e o Scalipus venceu o Montijo Basket por 68-55.

competição na jornada anterior, assegurou também o primeiro lugar da Série “E”, independentemente do que vier a acontecer na última jornada, em Faro. As duas equipas encontram-se separadas por quatro pontos, portanto mesmo que o Farense [que também já está qualificado] ganhe, o primeiro lugar já não foge ao Amora.

O Barreirense, que jogava a sua úl-

tima

cartada frente ao Farense, não conseguiu melhor que um empate, e tudo ficou decidido, vai disputar a fase de manutenção e descidas, tal como acontece com o Alcochetense e o Fabril que se defrontaram num jogo que terminou com a vitória da equipa do Lavradio por 1-0.

Resultados 17.ª jornada: Louletano 0 Oriental 2; Alcochetense 0 Fabril 1; Amora 8 Lusitano 0; Barreirense

1 Farense 1; Portimonense 5 Ferreirense 2.

Classificação: 1.º lugar, Amora, 41 pontos; 2.º lugar, Farense, 37 pontos; 3.º lugar, Barreirense, 32 pontos; 4.º lugar, Louletano, 25 pontos; 5.º lugar, Oriental, 24 pontos; 6.º lugar, Fabril, 23 pontos; 7.º lugar, Alcochetense, 22 pontos; 8.º lugar, Portimonense, 19 pontos; 9.º lugar, Lusitano, 10 pontos; 10.º lugar, Ferreirense, 6 pontos.

Cleiton Azevedo, Guilherme Paixão e Manuel Fernandes (todos do Barreirense), Gonçalo Lourenço (Seixal) e Joaquim Conceição (Scalipus) foram escolhidos para o cinco ideal e Manuel Fernandes foi eleito o MVP da fase final.

Barreirense e Seixal por se terem classificado nos dois primeiros lugares ficaram apurados para o campeonato nacional e o Scalipus, terceiro classificado, para a taça nacional. J.P.

25 de Janeiro de 2023 O SETUBALENSE 15
“Futsal ConVida” tem como objectivo a partilha de experiências na modalidade
DR

MARÉS TEMPO

HOJE 13º 14º 2º 4º AMANHÃ 05:20 - 3.7 m - Preia-mar 11:31 - 0.4 m - Baixa-mar 17:46 - 3.3 m - Preia-mar 23:42 - 0.6 m - Baixa-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 04:52 - 3.7 m - Preia-mar 11:08 - 0.5 m - Baixa-mar 17:21 - 3.3 m - Preia-mar 23:17 - 0.7 m - Baixa-mar SESIMBRA 04:53 - 3.7 m - Preia-mar 11:09 - 0.5 m - Baixa-mar 17:21 - 3.3 m - Preia-mar 23:20 - 0.7 m - Baixa-mar ALMADA 05:38 - 3.9 m - Preia-mar 11:38 - 0.5 m - Baixa-mar 18:05 - 3.5 m - Preia-mar 23:50 - 0.7 m - Baixa-mar
Céu pouco nublado Céu limpo 5759
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.