3 minute read

Primeira eliminatória disputa-se este fim-de-semana

Campeonato De Portugal

Toni Pereira estreia-se no comando técnico do Oriental Dragon

Advertisement

Disputa-se no próximo domingo a 15.ª jornada do Campeonato de Portugal que vai levar o Desportivo Fabril a Serpa e o Oriental Dragon a Évora, para defrontar o Juventude.

José Pina

A Taça AF Setúbal - Joaquim José Sousa Marques está de volta agora para a disputa da primeira eliminatória que se disputa este fim-de-semana; no sábado com a realização do Barreirense – Águas de Moura que está marcado para as 18 horas e os restantes jogos no domingo, uns com início às 14 e outros às 15 horas.

Nesta eliminatória participam as 16 equipas apuradas na fase de grupos, sendo 11 da primeira divisão - Trafaria, Barreirense, Alcochetense, Charneca de Caparica, Olímpico do Montijo, Comércio Indústria, Pescadores, Moitense, Banheirense, Águas de Moura e Grandolense, e as restantes (5), Alfarim, Lagameças, U. Santiago, Zambujalense, Pinhalnovense, do escalão secundário.

Olhando para o quadro de jogos há dois pormenores que sobressaem. Um deles é o facto de todas as equipas da segunda divisão jogarem na condição de visitante e o outro a existência de três jogos entre equipas da primeira divisão; Barreirense – Águas de Moura, Moitense – Grandolense e Comércio Indústria – Banheirense.

Como já foi referido, a eliminatória começa no sábado, às 18 horas, com a recepção do Barreirense ao Águas de Moura no Campo da Verderena, um jogo em que a equipa da casa, que lidera o campeonato distrital da 1.ª divisão, é apontada claramente como favorita porque defronta um adversário que se encontra num modesto 15.º lugar.

No domingo, às 14 horas, realizam-se quatro encontros. No Campo Pepita o Trafaria recebe o Zambujalense e na Costa de Caparica os Pescadores defrontam o U. Santiago. Por se tratar de confrontos entre equipas de divisões diferente é muito natural que o fiel da balança se incline mais para o lado das primodivisionárias.

Relativamente ao jogo que se realiza no Juncal Desportos, entre Moitense e Grandolense tudo indica que vai ser muito disputado porque nenhuma delas quer ficar pelo caminho. Há duas semanas atrás as duas equipas defrontaram-se no mesmo local para o campeonato tendo o Moitense vencido por 1-0. E agora, como vai ser, é a questão que se coloca.

No Campo da Bela Vista o Comércio Indústria recebe o Banheirense e o seu objectivo passa pela conquista da vitória mas tudo indica que não vai ter tarefa fácil porque a equipa da Baixa da Banheira é sempre um adversário complicado e neste jogo apresenta-se com a moral em alta devido ao triunfo obtido sobre o Alcochetense para o campeonato.

Os restantes jogos desta eliminatória disputam-se às 15 horas porque mesmo havendo necessidade de prolongamento em qualquer um deles há iluminação artificial homologada pela AF Setúbal. Olímpico do Montijo, Alcochetense e Charneca de Caparica defrontam adversários do escalão inferior apresentando-se à partida com alguma vantagem. Contudo, vão ter que contar com a natural reacção dos adversários em especial do Alfarim que mudou recentemente de treinador e do Lagameças que tem vindo a fazer um excelente campeonato na segunda divisão.

Quadro completo dos jogos: Barreirense – Águas de Moura; Moitense – Grandolense; Trafaria - Zambujalense; Charneca de Caparica – Lagameças; Olímpico do Montijo – Alfarim; Alcochetense – Pinhalnovense; Pescadores – U. Santiago; Comércio Indústria – Banheirense.

A equipa do Barreiro, que na jornada anterior não conseguiu melhor que um empate no jogo que disputou em casa com o Lusitano de Évora, e na qualidade de visitante apenas ganhou uma vez, defronta um adversário que tem menos três pontos na tabela classificativa mas perdeu apenas uma ocasião no seu reduto e tem nas suas fileiras o segundo melhor marcador da Série. Por isso,

Liga 3

prevê-se um jogo complicado.

O Oriental Dragon, que trabalha desde a passada terça-feira sob o comando técnico de Toni Pereira, está numa situação bastante delicada na tabela classificativa e precisa urgentemente de pontuar para melhorar a sua posição mas este não parece ser o momento ideal para encetar a desejada recuperação porque defronta um adversário muito forte, sobretudo quando joga em casa. De qualquer forma será bom lembrar que no futebol as surpresas por vezes acontecem.

J.P.

Amora vai ter casa cheia na recepção ao Belenenses

O Amora defronta este sábado às 15 horas o Belenenses no Estádio da Medideira em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga 3 que deverá registar uma grande enchente, devido ao interesse que está a despertar.

O clube do Restelo que teve direito a 200 bilhetes, correspondentes à totalidade do sector destinado à equipa visitante, reservou 55 para os associados que se deslocarão de forma gratuita de autocarro até à margem sul do Tejo. E o Amora também já fez saber que todos os associados que adquirirem bilhete levam outro completamente gratuito.

Será certamente num grande ambiente que os jogadores vão evoluir na procura do melhor resultado possível que no caso os amorenses é a vitória para poderem ficar isolados na frente da tabela classificativa porque a U. Leiria, que tem mais dois pontos, não joga, dado que já efectuou o jogo desta jornada.

As duas equipas vêm de resultados positivos obtidos na última jornada, o Belenenses em casa sobre o Oliveira do Hospital (4-1) e o Amora em Massamá (1-0) sobre o Real mas a diferença entre elas é de quatro pontos, com vantagem para o Amora que na primeira volta foi empatar (3-3) no Restelo, num jogo espectacular. Este jogo tem também a particularidade de trazer de volta à Medideira os jogadores David Grilo, Hélio Cruz, Pedro Martelo e o treinador Bruno Dias, agora na condição de adversários. J.P.