10 minute read

Pais ao lado dos professores mas “prejudicados” no emprego

Encarregados de Educação

afirmam não ter “meios” para responder ao panorama actual

Advertisement

Margarida Rodrigues Tiago Jesus

A greve dos professores tem-se tornado numa realidade cada vez mais presente no dia-a-dia da comunidade educativa. Com a maior parte das escolas fechadas, a situação revela-se inconcebível para alguns pais, que, apesar de estarem em sintonia com as motivações dos docentes, vêem os seus empregos afectados por o panorama actual.

O SETUBALENSE entrou em contacto com associações de pais do Distrito de Setúbal para perceber como é que os encarregados de educação dos alunos encaram este cenário.

Rui Moreira, presidente da Associação de Pais da Escola Secundária Sebastião da Gama, revelou que os encarregados de educação estão solidários com os professores, mas “sentem-se prejudicados”.

“Os pais estão conscientes e estão com os professores, mas ficam com falta de meios. É uma situação contraditória. Eles compreendem as motivações da greve e estão de acordo com estas, mas sentem-se prejudicados”, explicou Rui Moreira.

Em Almada, Luís Barradas, presidente da União Concelhia das Associações de Pais, assegurou que “ninguém está contra a greve, mas certo é que causa transtorno às famílias”.

O líder da concelhia indicou que muitos pais saem lesados desta conjuntura, devido à falta de compreensão dos seus empregadores.

“As entidades patronais não gostam nada deste cenário, o que prejudica a situação profissional de muitos pais”, referiu, acrescentando em seguida

Encerramento de escolas tem prejudicado a situação profissional de muitos pais, alertam responsáveis das associações que representam encarregados de educação que este é o “momento” de agir. “É importante que os governantes dêem a devida atenção a esta situação e procurem resolver as coisas”.

Já Mário Gaspar, presidente da União das Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho do Montijo, relatou que têm sido emitidas justificações, pedidas pelos pais, para que estes possam explicar a situação no seu emprego, “embora as mesmas não tenham utilidade legal”.

Quanto aos alunos, o presidente salientou que há quem não consiga dar assistência aos filhos, tendo estes que ficar sozinhos. “Existem crianças que ficam sozinhas em casa, porque os pais têm empregos que não podem faltar”, disse.

No município de Sesimbra, Vera Loureiro, da Associação de Pais e

Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Sampaio, contou que “este cenário de greve se torna complicado para os pais”, uma vez que muitos deles não conseguem responder. “Se um pai estiver continuadamente a faltar pode até não ter efeitos agora, mas pode afectar futuramente no seu emprego”, rematou.

Enquanto isso, no concelho de Sines, no Litoral Alentejano, Elisabete Silva, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária/3 C.E.B Poeta Al Berto de Sines, mostrou-se preocupada com a preparação dos alunos.

“A nossa preocupação incide nas aprendizagens que serão necessárias para a realização de exames. Estas terão de ser passadas aos alunos um dia destes e quando isso acontecer vamos ver de que forma irá suceder”, sublinhou.

Distrito em greve a 2 de Fevereiro

Os protestos que decorrem desde o final do ano passado têm acontecido pelas várias escolas do Distrito de Setúbal, assim como no resto do País.

Apesar das negociações entre o Ministério da Educação e os sindicatos, de se onde se pretende que saia a alteração de modelo de colocação e a contratação dos professores, continuam a decorrer três greves distintas.

O Sindicato de Todos Os Professores (STOP) convocou uma paralisação que começou em Dezembro do passado ano por tempo indeterminado e que inclui professores e pessoal não docente.

Já no início do 2.º período foi a vez do Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) dar início a uma greve parcial ao primeiro tempo de aulas de cada docente, a qual se deverá prolongar até Fevereiro.

Ainda esta semana, na segunda-feira, dia 16, arrancou também uma greve total, convocada por uma plataforma de sindicatos que inclui a Federação Nacional Dos Professores (FENPROF) que ocorre por distritos durantes 18 dias.

Começando pelo Distrito de Lisboa, onde decorreu uma concentração na Praça do Rossio, está previsto que a greve passe pelo Distrito de Setúbal no próximo dia 2 de Fevereiro e termine, a 8 de Fevereiro, no Porto, realizando-se, dois dias depois, uma manifestação nacional.

EDITAL N.º 284/2022

Verificação periódica instrumentos de medição

Decreto-Lei n.º 29/2022 de 7 de abril e Portaria n.º 211/2022 de 23 de agosto

A Câmara Municipal de Montijo faz saber que as entidades que utilizem instrumentos de medição, no exercício de comercio, indústria e serviços, devem promover à verificação periódica dos instrumentos, devendo ser requerida pelo utilizador do instrumento de medição.

Os utilizadores devem requerer a verificação periódica nos seguintes casos:

- Início de atividade do utilizador;

- Aquisição de instrumentos novos ou usados;

- Instrumentos cuja verificação periódica não tenha sido executada até ao final do mês anterior, da validade da operação de controlo metrológico legal;

- Quando os regulamentos específicos de categoria de instrumento de medição assim o determinem.

Os Serviços de Metrologia estão abertos para atendimento às quintas-feiras das 14h00 às 16h00, nas instalações sitas no Parque de Exposições Acácio Dores, Av. dos Bombeiros Voluntários.

Os meios materiais e humanos indispensáveis ao controlo metrológico legal dos instrumentos de medição devem ser postos à disposição das entidades competentes pelos requerentes da operação em causa.

Os utilizadores devem conservar os instrumentos de medição em bom estado de funcionamento e manter a declaração de conformidade ou o certificado de verificação.

Nas operações de verificação metrológica são devidas taxas, qualquer que seja a natureza, pública ou privada, do requerente, não sendo invocável, nesta sede, qualquer isenção, as taxas são liquidadas após a sua realização, contra recibo ou mediante fatura.

As taxas previstas no decreto-lei são cobradas coercivamente quando se verificar o incumprimento do prazo anteriormente definido, caso em que é aplicada a cobrança de juros em conformidade com a legislação em vigor, bem como em caso de recusa de pagamento, através do processo de execução fiscal, servindo de título executivo a certidão de dívida emitida pelos serviços competentes.

Constituem contraordenação económica grave, punível nos termos do Regime Jurídico das Contraordenações Económicas, toda a conduta que infrinja as normas relativas às operações de controlo metrológico previstas. Os instrumentos de medição encontrados em infração ao disposto no decreto-lei, 29/2022 de 7 de abril, sem prejuízo da coima aplicável, podem ser apreendidos e perdidos a favor do Estado, caso o infrator não proceda às diligências necessárias à sua legalização no prazo que lhe for indicado para o efeito.

A negligência é punível nos termos do Regime Jurídico das Contraordenações Económicas. Para que ninguém possa alegar ignorância, se publica o presente edital e idênticos que serão afixados nos lugares mais públicos do Concelho.

E eu, , da Camara Municipal de Montijo, o subscrevi.

Paço do Concelho de Montijo, 14 de dezembro de 2022

O Segredo Das Cartas

TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04. Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espirituais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com

CARNEIRO 21.03 a 20.04

No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimentos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente renovados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profissional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver.

VIRGEM 24.08 a 23.09

No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em relação. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias. Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de deceções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

O Presidente,

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Bloco Clínico

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO

Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h

Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 telm.: 910 959 933 | Fax: 265 529 408 1747

Classificados

Precisa-se (M/F)

Ajudante para serviços de manutenção em Parque de Campismo, no Pinhal Novo. Os candidatos deverão ter meio de transporte próprio, ser assíduo, pontual e polivalente.

Email - campingvasco.gama2@gmail.com

Tel - 963472014 5489

Pasteleiro e Padeiro (M/F) para Full Time com experiência

Baixa da Banheira

966826750

Aviso

Nos termos do artigo 77.º e dos n.ºs 1 e 4 do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 136/2014, de 9 de setembro, torna-se público que a Câmara Municipal de Alcochete, emitiu em 2023/01/09 (b) o 2.º ADITAMENTO ALVARÁ DE LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTO N.º 1/2012

Titular do alvará: Edgar Fernando Lopes Vaz de Carvalho

Prédio descrito na Conservatória do Registo Predial de Alcochete sob o n.º 3534/20070910 e inscrito na matriz predial urbana sob o artigo 6192, da respetiva freguesia. O 2.º aditamento da operação de loteamento foi aprovado, por despacho do Vereador do Pelouro de 2022/12/07.

A alteração à licença de loteamento consiste na junção dos lotes 1 e 2, resultando apenas num único lote (lote-1) sem redução do número de fogos, para uma moradia bifumiliar com a soma das áreas de implantação e de construção, que passa a ter a seguinte especificação:

Lote 1 - com a área de 900,00 m2; área máxima de implantação de 380.00 m2, área máxima de construção de 640.00 m2, destinado à construção de uma moradia bifamiliar com 2 pisos acima da cota de soleira, com cave e sótão, com 2 fogos e 6 lugares de estacionamento.

As alterações das especificações suprarreferidas cumprem as disposições do PDM de Alcochete, implicando a alteração da seguinte especificação geral do alvará do loteamento:

- Número de lotes: 9

(b) Data de emissão do alvará.