1 minute read

Exposição de frases e tertúlia na Biblioteca Municipal assinalam data na tarde de amanhã

Mostra apresenta dados relacionados com o tema e encontro centra-se na condição feminina retratada na ópera “Carmen”

A inauguração de uma exposição composta por frases contra a violência e uma tertúlia na Biblioteca Pública Municipal, acções organizadas pela Câmara de Setúbal, assinalam amanhã o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Advertisement

Intitulada “Até Quando? – Degraus contra a violência", a exposição apre- senta, a partir das 17h30, nos degraus da biblioteca, “um conjunto de frases com dados relacionados com a violência doméstica e de género, igualdade e não discriminação”, explica a autarquia em comunicado.

Para as 18 horas, já no auditório da biblioteca, está programada uma tertúlia, “realizada em parceria com a SEIES e a Associação Setúbal Voz e que tem como mote a condição feminina retratada na ópera "Carmen", de Bizet”.

Assinalado a 25 de Novembro, o

Breves

109 Mil Euros

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres “foi instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas para alertar a sociedade para as diversas formas de violência que atingem as mulheres”.

De acordo com a ONU, “uma em cada três mulheres em todo o mundo experienciam violência sexual ou física ao longo da sua vida”. “Em 2021, no Distrito de Setúbal, foram registadas 2 474 ocorrências de violência doméstica e 81% dos agressores são homens”.

Já no concelho sadino, recorda a autarquia, “a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens registou em 2021 um total de 281 situações de violência doméstica e até Outubro deste ano já foram registadas 317 sinalizações por este crime”.

Junta adquire retroescavadora e destroçador

A Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra investiu cerca de 109 mil euros na aquisição de uma retroescavadora e de um destroçador mecânico. Em comunicado, a autarquia explica que “o destroçador permite a sua acoplação ao tractor para apoiar no trabalho de limpeza de terrenos e faixas de combustível”. Já “a nova retroescavadora visa a substituição da antiga máquina por uma que permita aumentar a eficácia e qualidade dos trabalhos a realizar pela equipa operacional”.