O Setubalense, o seu diário da região nº 949 de 28 de Outubro de 2022

Page 1

contactos: 800 217 217 / 265 523 515 / www.funeraria - armindo.com O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO SEXTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2022 PREÇO 0,80€ | N.º 949 | ANO V | 5.ª SÉRIE EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA contactos: 800 217 217 / 265 523 515 / www.funeraria - armindo.com 1392 PUBLICIDADE PUBLICIDADE Realojamento da Quinta da Parvoíce está em curso p3 Semana decisiva para transportes SETÚBAL Capitania e APSS já têm novos responsáveis p2 e 5 ALCOCHETE Fernando Pinto diz que município pondera sair da AMRS p12 MONTIJO Novo PDM aprovado pela Câmara vai agora à CCDR e Assembleia Municipal p7 Vitória FC Equipa quer cinco mil nas bancadas contra Alverca p14 RAFAEL LIMA Alsa Todi promete regularidade. Sindicatos marcaram plenário. Audiência a AML no Montijo não convenceu p3 e 6

Abertura

Este Orçamento cuida do presente e constrói

Depois do chumbo do Orça mento de Estado para 2022 pela direita e extrema-direi ta, a que juntaram os seus votos a esquerda à esquerda do PS, estavam os mesmos protagonistas preparados para encenar mais uma crise política. Não terão aprendido a lição que no voto livre e democrático os portugueses deram a tacticismos políticos e que no actual contexto de maioria absoluta permitiram ao PS viabilizar o Orçamento de Estado para 2023, evitando mais uma crise política.

O Orçamento de Estado para 2023, ontem aprovado na generalidade, re flecte estabilidade, confiança e com promisso.

Chegados aqui, seguimos juntos com a mesma resiliência, mas deter minados como nunca nas respostas aos enormes desafios do actual con texto de crise que resulta dos efeitos da pandemia e da criminosa invasão da Ucrânia.

Ora, esta proposta de orçamento promove avanços com a segurança necessária para prosseguir a retoma económica e social do País, respon dendo também aos desafios que as famílias e as empresas enfrentam, apostando no reforço dos rendimen tos, na promoção do investimento e na manutenção do compromisso de contas certas.

Um Orçamento que cuida do pre sente e constrói o futuro.

Um Orçamento que consubstancia o cumprimento de medidas previstas no Acordo de Concertação Social de Melhoria de Rendimentos, Salários e Competitividade e no Acordo Pluria nual de Valorização dos Trabalhadores da Administração Pública que procura promover políticas públicas sociais e

OPINIÃO

fiscais que fazem a diferença na vida dos trabalhadores, famílias, jovens e pensionistas.

O aumento de 7,8% do Salário Míni mo Nacional, acima do valor da infla ção, passando o mesmo a ser de 760 euros e a actualização de 8%, acima da inflação prevista, do Indexante de Apoios Sociais, subindo, assim, para o valor 478,66 euros, são exemplo ine quívoco da diferença positiva destas medidas na vida das pessoas.

No mesmo caminho de rumo cer to, o aumento médio das pensões em 4%, conjugado com o pagamen to extraordinário de 50% do valor da pensão que está a decorrer durante o presente mês, garante que todos os pensionistas irão manter o seu real poder de compra.

E também neste caminho de rumo certo, em que as pessoas estão primei ro, o aumento da remuneração média dos trabalhadores da Administração Pública em 5,1% e a redução transver sal do IRS, aumentam rendimento dis ponível no orçamento familiar.

Mas este é também um Orçamento que garante o princípio das contas cer tas e que dá continuidade ao reforço da credibilidade orçamental do nosso

o futuro

país, prevendo uma redução do défice orçamental para 0,9% e um cresci mento económico de 1,3%. Um cres cimento acima das previsões para a maioria das economias europeias e em convergência com a União Europeia.

E neste rumo de constas certas, o Orçamento do Estado para 2023 prevê a redução da dívida pública para 110,8% do PIB em 2023, regressando -se ao valor pré-troika, sem deixar de reforçar, também, e de forma mui to significativa, os orçamentos dos principais sectores da Administração Central, nomeadamente na saúde e educação. É, aliás, por força desta política orçamental e da credibilidade internacional alcançada pelo Governo liderado por António Costa, que, hoje, o nosso país está mais bem preparado para responder às adversidades que resultam da guerra, da inflação, da crise energética e da seca severa.

O Orçamento do Estado para 2023 é, assim, um orçamento estável, de confiança no futuro e que responde de forma pragmática aos compromissos assumidos pelo Partido Socialista com os Portugueses.

Estamos perante um orçamento que reflecte o Acordo de Concerta ção Social. Um orçamento de espe rança e apoio para os trabalhadores, pensionistas, para os jovens e para as empresas. Um Orçamento com marca PS. Um Orçamento que dá continuida de ao caminho de rumo certo iniciado em finais de 2015 e que, contra ventos e marés, não irá parar.

Pois, “enquanto houver estrada para andar a gente vai continuar, enquanto houver estrada para andar, enquanto houver ventos e mar, a gente não vai parar”.

NOVA

ADMINISTRAÇÃO

Carlos Correia assume formalmente presidência dos portos de Setúbal e Sesimbra

O novo conselho de administração da APSS, presidido por Carlos Alberto do Maio Correia, iniciou ontem fun ções. O mesmo é ainda composto pelos vogais Ricardo Jorge de Sousa Roque, Isabel Sofia de Moura Ramos, António Hugo Lindo Santos Caracol e Carla Maria Lamego Ribeiro.

A eleição destes membros foi feita na sequência de deliberação social do accionista Estado para o manda to correspondente ao triénio 20222024, sendo precedida dos parece res da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).

De acordo com comunicado de Imprensa o modelo de governação adoptado é a “consagração do princí pio da coordenação estratégica entre os portos de Setúbal e Sesimbra e o de Lisboa, para efeitos de planea mento estratégico e promoção de sinergias”, justificando dessa forma que o presidente e os quatro admi

nistradores são comuns às duas ad ministrações.

O Decreto-Lei no 15/2016, de 9 de Março consagra que a referida coor denação estratégica “assenta na cria ção de um conselho de administração comum, na elaboração conjunta dos instrumentos de gestão, na elabora ção de um plano estratégico comum às duas administrações portuárias e, tendencialmente, na constituição de serviços partilhados”.

Em comunicado de Imprensa o Porto de Setúbal refere que a acu mulação de funções dos membros dos conselhos de administração vi sa a continuidade da “optimização de soluções no âmbito operacional, conferindo-lhe, ao mesmo tempo, uma orientação coordenada e ge rando os necessários consensos à boa consecução das atribuições que lhes estão legalmente cometidas no quadro de uma estratégia e organi zação comuns”.

2 O SETUBALENSE 28 de Outubro de 2022
Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com FICHA TÉCNICA DELEGAÇÕES SIGA-NOS EM: REDACÇÃO - 265 092 633 redaccao@osetubalense.com PUBLICIDADE - 265 520 716 publicidade.setubal@osetubalense.com SECRETARIA - 265 094 354 geral@osetubalense.com MEMBRO ASSINANTE DIREITOS PROTEGIDOS WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO BARREIRO - 212 047 599 | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 - publicidade.montijo@osetubalense.com
REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus
Fernando Deputado
DR
Carlos Alberto do Maio Correia iniciou ontem funções

segunda-feira

Os Largos de Santa Maria e do Corpo vão estar encerrados à circulação automóvel na segunda-feira, entre as 20h30 e as 21h30, devido à realização da cerimónia de acolhimento dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude/Lisboa 2023.

Segundo nota enviada pela Câmara Municipal de Setúbal, durante aquele período, os automobilistas devem utilizar, como alternativa, a Avenida 5 de Outubro, a Praça General Luís Domingues, a Ladeira de São Sebastião e a Avenida Luísa Todi.

Setúbal

QUINTA DA PARVOÍCE

Moradores estão a ser realojados com 51 famílias já instaladas em habitações temporárias

Vereador das Obras Municipais diz que na próxima semana vão ser reinstaladas outras quatro famílias, “ficando a faltar 21”

das pessoas identificadas “têm pouco tempo de uso da habitação aqui [em Setúbal] porque circulam muito pe lo País e até pela Europa em termos profissionais”. “É a possibilidade de encontrar soluções intermédias de alojamento para acabar com a Quin ta da Parvoíce e continuar à procura de uma habitação para estas pessoas nas mesmas condições de todos os outros”, acrescentou.

ter procedido ao “levantamento do número de pessoas e à sua selecção, analisado os seus rendimentos e es tabelecido o tipo de fogo para cada tipologia de agregado”, explicou Car los Rabaçal a O SETUBALENSE em Junho do passado ano.

PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Alsa Todi promete serviço regularizado mas trabalhadores vão estar em plenário

Profissionais contratados em Cabo Verde já têm os vistos. Motoristas na cidade sadina alegam “agravamento das relações de trabalho”

nosso ponto de vista, resulta também da pressão que temos tido sobre a empresa”, adiantou.

A concluir, André Martins explicou ter “marcada uma outra reunião para o dia 31 com a Transportes Metropoli tanos de Lisboa, a Área Metropolitana de Lisboa e a Alsa Todi no sentido de se fazer um novo ponto da situação”.

A Alsa Todi, empresa responsável pelo transporte rodoviário de passageiros nos concelhos de Setúbal, Alcochete, Moita, Montijo e Palmela, garante que os problemas registados no serviço vão estar resolvidos a partir de 2 de Novem bro, dia em que “estarão finalmente a atingir um nível de regularidade dos compromissos que têm assumidos”.

É também no dia 2 de Novembro que os trabalhadores da operadora vão estar em plenário, realizado nas instalações da Varzinha, em Setúbal. Organizado pelos sindicatos dos Tra balhadores de Transportes Rodoviá rios e Urbanos de Portugal e dos Tra balhadores dos Transportes, em con junto com o Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores, o plenário acontece em “consequência da vontade expressa pelos trabalha dores resultante do agravamento das relações de trabalho”.

O processo de realojamento dos mo radores da Quinta da Parvoíce poderá ficar concluído ainda este ano, com 51 famílias já integradas em habitações temporárias e quatro a serem instala das em casas provisórias na próxima semana, “ficando a faltar 21”.

A informação foi avançada pelo vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, na reunião pública de quarta-feira, depois de ques tionado pela socialista Patrícia Paz sobre “qual o ponto de situação dos moradores”.

“Temos como objectivo concluir o alojamento das pessoas até ao final deste ano ou início do próximo ano, mas vamos ter de adoptar uma solu ção diferente porque estamos a falar agora de pessoas isoladas”, referiu o autarca comunista.

Isto tendo em conta que algumas

Com o realojamento das famílias, cuja renda é comparticipada pelo Estado, começa a ser resolvido “o problema da Quinta da Parvoíce, que é um risco grave em termos de salu bridade, de incêndio, de enxurrada e mesmo das condições habitacionais”.

“Queremos acabar com aquela situação em definitivo. É o nosso último bairro de barracas. A ideia é limpar a Quinta da Parvoíce e depois é objecto de uma intervenção urba nística. Haveria interesse de poder fazer o percurso pela mecânica setu balense e do lado dos armazéns para qualificar a zona, mas essa matéria não está dentro da nossa capacidade de decisão. Teria de ser apreciada”, frisou o vereador da CDU.

Próximo passo é encontrar alojamento definitivo A integração das famílias em habita ções temporárias acontece depois de a Câmara Municipal de Setúbal

Para o efeito, o município estabele ceu um protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no qual a entidade pública se comprometeu a apoiar com 2 milhões e 387 mil euros o pagamento das ren das das famílias nas casas provisórias.

O montante “a ser financiado todos os meses pelo IHRU” pretende colma tar a “diferença do dinheiro que as fa mílias não podem pagar”. A escolha da habitação, garantia o vereador das Obras Municipais, foi feita “em conjun to com os moradores” de forma a ser compatível com “o tipo de famílias”.

Encontrada a habitação, o passo seguinte passa por fazer “um con trato de arrendamento com o mo rador, e o IHRU vai transferir para o morador a verba, para que ele pague a renda”.

Além disso, é agora necessário “encontrar um alojamento definiti vo, que será encontrado no quadro da construção de habitação nova, que está pensada para ser feita em Setúbal, via 1.º Direito e com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliên cia [PRR]”.

Na reunião pública de quarta-feira, o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, revelou que “os 61 motoristas que foram contratados em Cabo Verde finalmente já têm o visto e estão a apanhar agora os aviões para vir”.

“A informação que temos neste momento é que uma semana de formação será suficiente para entrar mais uma dezena, ou duas dezenas, de imediato no funcionamento dos autocarros”, revelou o autarca.

Actualmente, o edil disse ter co nhecimento de que a contratação dos 20 motoristas [em território na cional] “teve consequências positivas no serviço”. “Naturalmente que não estamos a falar de uma estabilidade da situação, mas é um sinal que, do

Em comunicado conjunto, os sindi catos explicam que “os trabalhadores iniciam a recolha para participarem às 09h30”, com o plenário a ter início às 10h30. “Os trabalhadores da Broega têm dois autocarros garantidos para a sua deslocação para a Varzinha”, prevendo-se o término da acção pe las 11h30. “O reinício da actividade ocorrerá às 12h30”.

Os atrasos dos autocarros, as lon gas filas de espera nas paragens, as carreiras que não chegam a ser fei tas e os consequentes atrasos para os empregos e escolas são algumas das situações apontadas por utentes e autarquias, ao longo dos últimos meses, ao serviço da Alsa Todi, que assegura os transportes públicos ro doviários no lote 4 desde 1 de Junho.

28 de Outubro de 2022 O SETUBALENSE 3
Largos de Santa Maria e do Corpo encerrados à circulação automóvel na
Maria
RAFAEL LIMA
Maria Carolina Coelho

61 ANOS SOBRE A FUNDAÇÃO

Coral Luísa Todi comemora aniversário e lembra necessidade de mais apoios no futuro

Sessão contou com a apresentação do projecto “Ama’voz” desenvolvido com o Instituto Politécnico de Setúbal

O Coral Luísa Todi completou 61 anos esta terça-feira, data que assinalou com uma sessão comemorativa rea lizada na sua sede. Presentes esti veram autarcas, representantes de entidades locais e coralistas.

“O Coral Luísa Todi, que tem eleva do bem alto a bandeira de Setúbal, tem hoje uma festa de muitos anos cumpridos, mas tem sobretudo aqui lo que nos move: vontade de olhar para o futuro e continuar a cantar, e agora também a tocar, e a encan tar”, disse Vítor Ferreira, presidente da mesa da assembleia-geral da ins tituição.

Na sua intervenção, aproveitou para deixar o desafio de “no próximo aniversário serem os órgãos sociais do Coral a tocar e a cantar” e pediu aos autarcas “que olhem para o Coral com esta perspectiva de futuro”.

André Martins, presidente da Câ mara de Setúbal, parabenizou o gru po “cuja existência se confunde com a cidade e que é uma homenagem àquela que é uma das referências ar tísticas, Luísa Todi”. “Honra esse lega do lírico com que nos confrontamos diariamente nesta cidade”, revelou.

Ao longo destes anos, por este grupo passaram, nas suas palavras, “várias e qualificadas gerações de cantores, aqui se formaram exce lentes e reputados artistas e se fez uma escola artística e de cidadania que deixa permanentemente marcas na cidade”.

Município assume “compromisso de aprofundar

parcerias”

O autarca recordou ainda os funda dores do grupo, Maria Adelaide Pinto e Aurélio Fernandes, garantindo que o município reafirma “o compromisso de continuar a aprofundar as parce rias sempre em função das [suas] capacidades, mas também com o

objectivo de ajudar a construir asso ciações fortes, capazes e onde seja mais feliz viver”.

“Associações que continuem, co mo o Coral Luísa Todi sempre fez, a fazer de Setúbal uma cidade melhor”, acrescentou.

Em resposta, o presidente da direc ção do Coral Luísa Todi, Luís Fernan des, afirmou que “o Coral não pode continuar a viver como tem vivido até aqui, com os apoios minguados que lhe são atribuídos”.

“Veja-se a nossa história para per ceber que precisa definitivamente de um apoio ao nível da instituição que efectivamente é”, disse, aproveitan do o momento para saudar “a capa cidade do grupo resistir e continuar a fazer a sua obra”.

“Estamos de acordo que o Coral Luísa Todi e a Câmara Municipal de Setúbal façam um percurso lado a lado, com o apoio da autarquia àqui lo que o Coral merece como institui ção e a disponibilidade do Coral para continuar a trabalhar com a Câmara e com as juntas de freguesia como sempre tem trabalhado, numa par ceria efectiva, real”.

Nestes 61 anos de fundação do Coral, fez “votos muito sinceros de que as palavras ouvidas nesta sessão passem efectivamente aos actos”. “É impensável que continuemos a levar fora de Setúbal o prestígio do nome da cidade com os coralistas a suportar os custos e que só tenha sido possível que a Orquestra do Coral Luísa Todi se tenha apresentado com o brilho com que se apresentou em Julho no

Fórum Municipal Luísa Todi porque o maestro Joaquim Silva trabalhou pro bono durante quatro meses”.

São, no seu entender, “situações perfeitamente impensáveis”, sem es quecer o “que Fernando Malão tem dado ao Coral nestes anos e não tem nada a ver com o que efectivamente se retribui”.

O maestro Fernando Malão, que se apresentou enquanto “representante do coro do ponto de vista artística”, deixou igualmente ao pedido às au tarquias: “Avaliem anualmente as nossas propostas”. “As associações não são todas iguais e há associações que querem fazer, mas não conse guem”.

Joel Marques, vereador do Parti do Socialista na Câmara Municipal de Setúbal, também marcou presença, considerando que “os agentes cul turais, como é o caso do Coral Luísa Todi, precisam de apoio, que permi te que o trabalho e a cultura se vão perpetuando e que possam ser dadas oportunidades a todos aqueles que têm contribuído para que o Coral seja hoje uma instituição sólida no pano rama cultural setubalense”.

Palestra apresenta trabalho de parceria

Na noite de terça-feira, a convida da Sónia de Jesus Lima, professora adjunta da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), realizou ainda uma comunica ção com o tema “A(m)arte e o cuidar da voz cantada”, que apresentou o programa “Ama’voz”. A iniciativa levou vários alunos a fazer, desde há três anos, estágios com o Coral, numa parceria definida por Luís Fernandes como “extremamente interessante”.

Para a professora, que frisou a importância de cuidar da voz e da voz cantada, a ligação entre as ins tituições surgiu “da necessidade de conhecimento que poderia haver de dar alguma resposta da nossa parte para com os coralistas, para com os profissionais de voz, nomeadamente que usam a voz cantada”.

A sessão, que contou ainda com a apresentação de um ensemble da recém-criada Orquestra do Coral Luí sa Todi, encerrou com uma actuação do Coral Luísa Todi acompanhado por Fernando Malão ao piano.

4 O SETUBALENSE 28 de Outubro de 2022 Setúbal
Inês Antunes Malta
DR
Sessão contou com apresentação de um ensemble da recém-criada Orquestra do Coral Luísa Todi e encerrou com actuação do Coral Luísa Todi
O Coral não pode continuar a viver como tem vivido até aqui, com os apoios minguados que lhe são atribuídos Luís Fernandes

Revisão do novo PDM do Montijo com cinco eixos estratégicos aprovada por PS e PSD

PASSAGEM DE TESTEMUNHO

Novo capitão do Porto emocionado na tomada de posse

Marco Augusto assumiu compromisso de continuar trabalho de Alcobia Portugal, que desempenhou o cargo nos últimos três anos

O capitão-de-fragata Marco Serra no Augusto, natural de Angola e a residir actualmente em Sesimbra, assumiu ontem o cargo de coman dante-local da Polícia Marítima e de capitão do Porto de Setúbal.

Numa cerimónia de tomada de posse, onde estiveram presentes o Contra-almirante Nuno Bragança, a vice-presidente da Câmara Muni cipal de Setúbal, Carla Guerreiro, e membros dos executivos de Sesim

bra e de Grândola, Serrano Augus to sucedeu Paulo Alcobia Portugal, que desempenhou o cargo nos últi mos três anos.

Visivelmente emocionado no discurso de empossamento, o novo comandante-local da Polícia Marí tima e capitão do Porto de Setúbal

RECEITA SEMANAL DO LIDL

Bolo de ananás com coco

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de fermento em pó 250g de farinha 120g de manteiga à temperatura ambiente

1 saqueta de açúcar baunilhado

2 ovos L

1 colher de sopa de coco ralado 200g de ananás em lata picado manteiga para untar e papel para forrar a forma

6 pax

Fácil/ Económico

Tempo: 1 hora

Modo de preparação:

Ligue o forno a 180º forre uma forma com papel vegetal e barre

-o com manteiga. Numa tigela bata a manteiga com a baunilha até ficar bem cremosa, junte os ovos um a um batendo sempre, junte o leite

condensado e bata mais um pou co. Junte a farinha, o fermento, o coco e bata bem. Junte o ananás cortado, misture e deite na forma.

manifestou “a honra e o orgulho pela confiança depositada” ao ser nomeado para assumir o cargo, atestando o seu “compromisso e perseverança” em cumprir “com lealdade” as competências que lhe foram agora “conferidas por lei”.

Marco Serrano Augusto, que exerceu o mesmo cargo no Porto de Peniche entre os anos de 2015 e 2018, comprometeu-se a “dar continuidade” ao trabalho de Pau lo Alcobia Portugal, bem como em liderar a Capitania do Porto de Se túbal e o comando-local da Polícia Marítima com “o sentido de dever, empenho, lealdade, disciplina e ca maradagem”.

Após cessar os trabalhos no co mando-geral da polícia marítima, na área pessoal e material, o novo comandante sublinhou ainda que pretende cumprir todas as funções directivas que lhe competem, “ra cionalizando os recursos atribuídos

através do empenho eficaz dos diversos meios postos ao dispor pela marinha e autoridade maríti ma nacional, de modo a exercer as competências com determinação, consciência e rigor no cumprimento da lei”.

Serrano Augusto afirmou preten der igualmente “colaborar no âmbi to institucional com plena abertura a todos os organismos e entidades com as quais a capitania se rela ciona, melhorando a qualidade no atendimento público e consolidan do a imagem de rigor, competên cia e seriedade que caracterizam a marinha e a autoridade marítima”.

Para a preparação do novo cargo que agora assume, “numa área com especial significado” e que o “apai xona”, o novo comandante referiu ter “noção clara do desafio” que o espera, deixando a nota a Alcobia Portugal de que “a cidade não o esquecerá”.

Leve ao forno durante 45 minutos, verifique a cozedura com um palito e desenforme. Deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

28 de Outubro de 2022 O SETUBALENSE 5
Chef Hernâni Ermida
p7
Margarida Rodrigues Serrano Augusto manifestou "a honra e o orgulho pela confiança depositada" CLARA CELESTINO

Montijo

TRANSPORTES PÚBLICOS RODOVIÁRIOS

Audiência à Área Metropolitana de Lisboa deixa autarcas e munícipes desagradados

Carlos Humberto fez-se acompanhar de Faustino Gomes e Rui Lopo. Mas respostas não esclareceram

nem convenceram

A audiência era a Carlos Humberto, primeiro secretário-executivo da Área Metropolitana de Lisboa (AML), mas acabou por ser Rui Lopo, administra dor da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), quem mais falou, sem conseguir, porém, satisfazer as expec tativas dos membros da Assembleia Municipal do Montijo e da meia-dúzia de munícipes que pretendiam respos tas para os problemas registados com a nova rede de transportes públicos rodoviários. Da sessão desta quarta -feira, que durou pouco mais de três horas, saíram, ainda assim, três notas de destaque: na próxima semana a operadora Alsa Todi vai ter 100% de oferta em toda a área 4; os 50 moto ristas contratados no exterior do País já receberam passaportes; e Sarilhos Grandes vai ter um novo serviço.

As duas primeiras foram avançadas por Rui Lopo e a última nota foi dada por Carlos Humberto, com base em informação trocada com Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo.

“Houve o compromisso de no início de Novembro [próximo] fa zerem 100% da oferta 'à pele' em toda a área 4, algo que não está a acontecer, com especial incidência em Setúbal, Palmela e aqui nesta re gião de Montijo e Alcochete”, disse o administrador da TML. Nos casos de Setúbal e Palmela, Rui Lopo admitiu que até existem “linhas que não es tão a ser feitas integralmente”.

O problema resulta da falta de recursos humanos e o responsável adiantou: “Desde meados de Agos to que o operador [Alsa Todi] está a desenvolver esforços no sentido de ter um influxo forte de motoristas. Em

primeira-mão – não estão aqui jorna listas, acho eu –, à partida, [isso] fica resolvido hoje [quarta-feira], porque eles hoje receberam os passaportes de 50 motoristas”. O SETUBALENSE contactou a Alsa Todi, mas a operado ra não confirmou nem adiantou por menores até ao fecho desta edição.

Rui Lopo frisou ainda que a cor recção de vários constrangimentos depende da estabilização da ope ração, o que só é possível alcançar quando houver suficiente número de motoristas. E as responsabilida des foram passadas para os ombros da operadora.

Pedido de demissão

Para trás ficava um conjunto de questões apresentadas primeiro por munícipes e depois pelos membros das bancadas de PSD, PS, CDU, CDS, Chega, BE e IL. E, até final da audiên cia, ninguém ficou satisfeito com as respostas. Nem munícipes – apesar

de o anúncio do novo serviço para Sa rilhos Grandes ter aliviado um pouco a desilusão – nem autarcas, que con sideraram ter ficado sem resposta de Carlos Humberto, Rui Lopo e Fausti no Gomes, presidente da TML, que teve apenas uma breve intervenção na segunda e última ronda de escla recimentos.

Quando estarão ultrapassadas as dificuldades em definitivo, quem é res ponsável por o quê, vai a AML solicitar junto da Alsa Todi o reembolso aos utilizadores que adquiriram o passe e nunca o chegaram a usar, e em que fase está o processo de penalidades aplicadas à operadora foram algumas das questões colocadas e cujas res postas provocaram desagrado. Lília Mendes (IL) foi quem melhor resu miu o estado de espírito dos autar cas: “Gastaram imenso tempo a dizer banalidades e dando a entender que apresentámos [algumas] perguntas porque não percebíamos nada disto,

AML Reunião em Setúbal pensada para próximo dia 11

Tal como em Montijo, a Assembleia Municipal de Setúbal também decidiu convocar Carlos Humberto, primeiro secretário-executivo da Área Metropolitana de Lisboa, para uma audiência com o propósito de serem prestados esclarecimentos sobre os

problemas registados pelo serviço de transportes públicos rodoviários. O agendamento não está ainda fechado, mas ganha força a hipótese de a sessão extraordinária vir a ser marcada para 11 de Novembro próximo, apurou O SETUBALENSE.

mas também não ficámos melhor.” E foi Cipriano Pisco quem viria a recen trar o debate no essencial, arrancando aplausos da pequena plateia. “Depois desta discussão toda esprememos e que sumo deita? As pessoas querem é saber como se vai resolver o problema. É com a chegada dos 60 motoristas de Cabo Verde?”, questionou, antes de apontar ao problema de Sarilhos Grandes, onde a frota de autocarros 'mora' mas onde acaba por passar em último lugar, deixando todos os dias gente apeada.

E foi nos derradeiros momentos que a sessão quase “descambou”, quando Carlos Ferreira (CDS) pediu a demis são de Carlos Humberto. A resposta do primeiro secretário-executivo da AML – que antes já havia vincado que não iria responder a “tentativas de acusações políticas, quase provoca çãozinhas” – chegou em tom menos meigo. “Foi a comissão executiva que propôs a aprovação do caderno de encargos, aprovado pelo conselho metropolitano dos 18 presidentes [de câmara]. Não passa pela cabeça pedir aos 18 presidentes que assumam res ponsabilidades políticas e que todos se demitam. Havia de ser bonito para a democracia portuguesa. Sabe por que é que não me demito? Não tem suficiente inteligência para chegar aí. Não me demito porque acho que estou a cumprir com as minhas obriga ções e as minhas responsabilidades”, disparou, com Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal, a dar por encerrada a sessão.

BREVES

CINEMA

TEATRO

Banda de Sarilhos Grandes dá concerto

Sob a direcção do maestro Joaquim Silva, a Banda Filarmónica da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes sobe amanhã ao palco do Cinema Teatro Joaquim d' Almeida, no Montijo. O espectáculo, intitulado “Da quinta à sétima arte: bandas sonoras em concerto”, está agendado para as 21h30. As entradas têm o custo de 5 euros.

O Grupo Coral do Montijo realiza no próximo domingo, a partir das 17 horas, no Cinema Teatro Joaquim d' Almeida, mais uma edição do espectáculo “Cantar Com Amigos”. A iniciativa vai contar ainda com actuações de “Os Rancheiros do Grupo Cultural de Vila Fria”, Grupo de Hip Hop UDC, “Sinfonias Ao Luar” e os cantores Victor Paulo e Francisco Fanhais. Os bilhetes custam 5€.

Os centros comerciais Alegro em Montijo e Setúbal, tal como em Alfragide e Sintra, levam a efeito já amanhã uma campanha de 40 mil euros em cartão oferta. Cada unidade comercial tem 400 cartões no valor unitário de 25 euros para oferecer aos clientes que efectuem compras no valor igual ou superior a 50 euros. O cartão oferta é entregue na hora e pode ser logo utilizado.

6 O SETUBALENSE 28 de Outubro de 2022
MONTIJO Alegro oferece 25 euros em compras
DOMINGO Grupo Coral do Montijo canta com amigos
A sessão da Assembleia Municipal durou mais de três horas, mas desiludiu autarcas e munícipes RAFAEL LIMA

Montenegro apadrinha amanhã tomada de posse da distrital do PSD

Luís Montenegro, presidente do Partido Social Democrata (PSD), vai apadrinhar a tomada de posse da recém-eleita Comissão Política Distrital de Setúbal do partido, que vai ter lugar já amanhã no pavilhão dos Bombeiros Voluntários do

Montijo. A cerimónia, que inclui jantar, está agendada para as 20 horas.

Paulo Ribeiro foi reconduzido na liderança da estrutura distrital nas eleições de 1 de Outubro último. Também reeleitos foram ainda Bruno

Vitorino, como presidente da Mesa da Assembleia Distrital, Pedro do Ó Ramos, na presidência do Conselho de Jurisdição Distrital, e Armando Barata, na liderança da Comissão de Auditoria Financeira.

Revisão do novo PDM com cinco eixos estratégicos aprovada por socialistas e social-democratas

DR

Nuno Canta diz estar assegurado planeamento para o futuro. Oposição critica demora de 18 anos e falta de qualidade

Reforço da coesão e da identidade do Montijo; valorização ambiental e adaptação às alterações climáticas; promoção das actividades econó micas; qualificação e estruturação da ocupação urbana; e melhoria das condições de mobilidade. São estes os cinco eixos estratégicos do projecto de revisão do Plano Direc tor Municipal (PDM) do Montijo, aprovado na reunião de câmara de segunda-feira passada pela gestão socialista e pela vereação do PSD – a CDU absteve-se.

Assentes nestes eixos, avançou Nuno Canta, chefe do executivo, durante a apresentação da propos ta, estão “dois desígnios” considera do “fundamentais” pelo socialista: “Afirmar a cidade como porta de entrada do Arco Ribeirinho Sul; e potenciar a centralidade de Pegões na ligação da Área Metropolitana de Lisboa ao Alentejo”.

Os cinco eixos e os dois desígnios, adiantou, “subdividem-se depois em programas que se desdobram em acções concretas, todas elas descritas e orçamentadas no plano de execução e financiamento que acompanha as peças da revisão do PDM”.

“Quer por opção estratégica quer por inovação académica quer até por razões de oportunidade, a proposta está concluída e em condi ções de transportar o planeamento municipal para o futuro”, frisou Nu no Canta, ao mesmo tempo que sa lientou a componente técnica que foi desenvolvida por “uma equipa da Universidade de Aveiro”.

A bancada do PSD votou a favor da proposta, mas o arrastar do

processo durante anos motivou críticas. “O actual PDM foi criado em 1997. Em 2004 foi iniciado o processo de revisão. Andamos há

18 anos para fazer esta revisão”, lembrou o social-democrata João Afonso, que apontou depois al guns dos pontos em que deve ser

Parceria Equipas da UEst e do Técnico deram forma ao projecto

Iniciado em Setembro de 2004, o processo de revisão do PDM, agora apreciado e aprovado pelo executivo municipal, resultou da articulação de trabalhos entre “a Divisão de Planeamento de Território e Urbanismo” da autarquia e “a empresa UEst - Urbanismo Estruturante”, revelou o município em nota de Imprensa. A equipa da UEst, coordenada por Jorge Carvalho, “desenvolveu alguns dos elementos do plano”, além de ter ficado “responsável pela coordenação geral do

processo de revisão”. Já no que toca à Avaliação Ambiental Estratégica, os trabalhos têm estado “a cargo de uma equipa especializada do Instituto Superior Técnico, coordenada por Maria do Rosário Partidário”, adiantou a edilidade, a finalizar. Depois de ter sido adiada, a data limite para apresentação de propostas de revisão de PDM é 31 de Dezembro deste ano. Os municípios que não o fizerem dentro deste prazo vêem suspensas as candidaturas a fundos europeus.

melhorado o futuro PDM. “[É pre ciso] reforçar a nossa identidade industrial, temos de ser um conce lho do empresário, do industrial, do empreendedor. Gostaríamos de melhor requalificação urbana, temos grandes zonas da cidade, do concelho, que estão moribundas”, indicou, para exemplificar com a necessária “reabilitação do centro histórico, das antigas zonas indus triais e da zona ribeirinha”.

Para o “vereador laranja” é tam bém imperioso uma “melhor utili zação dos solos e valorização do território”. As cidades, sublinhou, constroem-se em anéis. “Anéis intermédios não conseguimos de senvolver com zonas florescentes. Criámos novas frentes urbanas, não se converteram as [antigas] zonas industriais em zonas novas”, fez notar, antes de atirar: “Temos hoje duas cidades – a zona nova e a zona velha, que não se casaram ao longo destes anos”.

A reabilitação da zona ribeirinha,

os eixos da mobilidade e as acessi bilidades foram outros dos pontos considerados “essenciais” pelo au tarca do PSD.

CDU quer comboio, ponte e o aeroporto em Canha Pontos que, em boa parte, a CDU se revê, conforme admitiu Joaquim Correia, de “Os Verdes”, que optou por destacar outros elementos que devem ser tidos em conta no pla neamento territorial do concelho.

“Muito importante é o comboio que deixámos acabar no Montijo e a terceira travessia sobre o Tejo, que vai ter de ser feita. Há mais de 50 anos que existe o projecto de fazer o fecho da circular de comboio que iria até Vila Franca até apanhar a linha do Norte”, recordou.

As críticas vieram depois. “Olhan do para este [projecto de] PDM não damos um salto qualitativo como devemos dar. E continuamos com uma visão apenas no plano rodo viário”, juntou, antes de realçar a importância de uma aposta na “mo bilidade eléctrica”. Mas também nas “energias renováveis”.

Além disso, para o autarca da CDU, a visão defendida pela gestão socialista para as freguesias rurais de Pegões e Canha gera preocupa ção. “Quando se pensa que o grande desenvolvimento previsto vai ser uma prisão e o turismo com um hotel junto à ribeira de Canha...”, disparou.

Joaquim Correia considerou ain da que o projecto do PDM “entronca numa situação errada”, por prever a construção do novo aeroporto so mente na Base Aérea n.º 6. “Aban donámos a hipótese de contemplar neste PDM também a construção do aeroporto em Canha [terrenos do Campo de Tiro de Alcochete]”, concluiu.

A Câmara Municipal lembra que a proposta de revisão do PDM “vai ser submetida à comissão consultiva, presidida pela Comissão de Coorde nação e Desenvolvimento Regional (CCDR) para posteriormente ser co locada a discussão pública, antes de ser sujeita a aprovação na Assem bleia Municipal”.

28 de Outubro de 2022 O SETUBALENSE 7
Mário Rui Sobral O actual Plano Director Municipal do Montijo remonta a 1997

Montijo

VAN SCHIE REFORÇA APOSTA NO CONCELHO

Produtora de hortênsias alarga instalações em Pegões

Armazém de frio com 8 600 m2 e oito câmaras refrigeradas vem aumentar capacidade de resposta da empresa

A Sjaak van Schie, empresa neer landesa especializada na produção de hortênsias, alargou na passada sexta-feira as instalações que de tém na freguesia de Pegões, com a inauguração de um novo armazém de frio de 8 600 m2 e oito câmaras refrigeradas.

José Nuno de Lacerda Fonseca, da Direcção Regional de Agricul

tura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT), representou a mi nistra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na cerimónia que serviu para assinalar o mais recente inves timento da empresa, responsável pela produção de milhões de hor tênsias em 35 hectares da fregue sia rural do concelho montijense.

O novo espaço representa uma aposta na expansão da empresa, de forma a aumentar quer a quali dade das plantas produzidas quer a capacidade de resposta de abas tecimento aos clientes. A constru ção do equipamento foi realizada por empresas lusas, depois de a empresa ter sondado o mercado europeu, conforme admitiu Fidé lio Alegria, director geral da Sjaak van Schie. “Procurámos empresas

em toda a Europa e a construção acabou por ser feita apenas com empresas e pessoas portuguesas”, disse o responsável da empresa instalada em Pegões em 1999, de pois de criada nos Países Baixos em 1980.

Presente no momento solene esteve também Maria Clara Silva, vice-presidente da Câmara Muni cipal do Montijo, que salientou as vantagens da localização da em presa no concelho. “Promove o emprego na região e permite que o concelho do Montijo seja conhe cido pelas suas flores”, sublinhou a autarca.

Um quarto das plantas produ zidas são de variantes que rece beram o nome da freguesia onde crescem, Pegões.

AUMENTAR COMPETÊNCIAS

Estão abertas as inscrições para o Centro Qualifica da Associação para a Formação Profissional e Desenvol vimento do Montijo (AFPDM), que se prepara para acolher novos gru pos já no próximo mês. Melhorar os níveis de escolaridade, contribuindo para a progressão da qualificação da população e o aumento da em pregabilidade, é o objectivo deste programa.

Esta resposta é dirigida a “adultos com percursos de educação e forma ção incompletos”, explica a AFPDM, enquanto promotora de um Centro Qualifica.

Em jeito de balanço, a associação lembra que “nos últimos anos muitos se têm certificado tanto no nível bá sico como no secundário”, no âmbito deste “processo de reconhecimento e validação de competências” que “culmina numa sessão de certifica

ção onde os adultos são presentes a júri”.

“Temos desenvolvido vários pro cessos de nível 2 e 4 na área de elec tricidade e energia, nos referenciais de electricista de instalações, técni co de instalações eléctricas e técnico de electrotecnia. Com estas certifi cações, os adultos ficam habilitados ao desempenho das suas actividades profissionais”, explica a entidade.

Para já, o Centro Qualifica encon tra-se “em fase de candidatura ao concurso para Projectos Locais Pro motores de Qualificações de nível B1/B2/B3”, tendo em vista o aumen to “dos níveis de escolaridade dos adultos que ainda não concluíram o ensino básico”. Ao abrigo deste programa, a AFPDM estabeleceu parcerias com as juntas de Montijo/ Afonsoeiro, Alcochete, Samouco e São Francisco.

UNIÃO MUTUALISTA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - ASSOCIAÇÃO MUTUALISTAASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, Associação Mutualista do Montijo, vem, nos termos do n.º 4 do art.º 22.º dos Estatutos, convocar os seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária que terá lugar no dia 16 de novembro de 2022, pelas 20 horas, nas instalações do Edifício da Galeria Municipal, sito na Rua Almirante Cândido dos Reis n.º 12, em Montijo, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto único - Deliberar acerca da admissão de associados honorários ou beneméritos na Associação, nos termos da alínea p) do n.º 1 do art.º 21 dos Estatutos.

Nos termos do n.º 1 do art.º 26 dos Estatutos, a falta de quórum de funcionamento na hora definida, determina que a Assembleia Geral se realize, em segunda convocatória, uma hora mais tarde com os sócios presentes

Montijo, 27 de outubro de 2022

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral

8 O SETUBALENSE 28 de Outubro de 2022 PUBLICIDADE
Maria das Mercês Gomes Borges
AFPDM promove qualificação de adultos com formação incompleta
28 de Outubro de 2022 O SETUBALENSE 9

Setúbal, perdi envelope com os nomes

EDITAL N.º 232/2022

CONCURSO POR CLASSIFICAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE 11 FOGOS DE HABITAÇÃO SOCIAL EM REGIME DE ARRENDAMENTO APOIADO NOS BAIRROS DO AFONSOEIRO, ATALAIA, CANEIRA, ESTEVAL E ESTEVAL NOVO

NUNO MIGUEL RIBEIRO CANTA, Presidente da Câmara Municipal de Montijo, torna público que, estarão afixadas, a partir do dia 24 de outubro de 2022, na Travessa Rosendo Avelino Rodrigues, nº 49A, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, as listas de classificação provisórias dos concorrentes ao concurso para atribuição de 11 fogos de habitação social, em regime de arrendamento apoiado, nos bairros do Afonsoeiro, Atalaia, Caneira, Esteval e Esteval Novo.-------------------------------------

Não havendo reclamações, no prazo de 10 dias úteis a contar da data da afixação das listas provisórias, as mesmas passarão a definitivas.------------

Para constar e para os devidos efeitos, se passou o presente Edital e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos de costume e encontra-se disponível igualmente na página eletrónica do Município.-----

Montijo, 20 de outubro de 2022

O SEGREDO DAS CARTAS

e ASTRÓLOGO

CARNEIRO 21.03 a 20.04

No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimen tos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente re novados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profis sional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver.

VIRGEM 24.08 a 23.09

No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em rela ção. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias.

Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de dece ções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

10 O SETUBALENSE 28 de Outubro de 2022 LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 telm.: 910 959 933 | Fax: 265 529 408 1747 Classificados Bloco Clínico
Quarto
serventia de
sala
Com
PUBLICIDADE
ARRENDA-SE
c/
cozinha,
e WC.
internet, no centro do Montijo 920 070 858
TARÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04. Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espiri tuais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com Atenção de Sílvio e Aldina com documentos com três nomes diferentes mas todos com apelido de Seco Se alguém encontrou, favor contatar o 939982300 O Presidente da Câmara Nuno Ribeiro Canta MUNICÍPIO DO MONTIIO CÂMARA MUNICIPAL

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

A SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. pretende recrutar TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO ELETROMECÂNICOS

Para integrar o Departamento de Manutenção da Direção de Infraestruturas (M/F).

O objetivo da função será executar a manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos e infraestruturas de forma a garantir a operacionalidade do Sistema, dentro dos parâmetros de qualidade e segurança estipulados.

PRINCIPAIS TAREFAS:

• Executar intervenções de manutenção corretiva e preventiva, de acordo com as prioridades ou programação estabelecidas de forma a garantir a operacionalidade, em conformidade com os procedimentos definidos no Sistema de Informação para a Gestão da Manutenção;

• Realizar o diagnóstico e resolução de avarias que ponham em causa o normal funcionamento dos equipamentos e infraestruturas;

• Proceder à montagem, alteração e reparação de equipamentos elétricos e mecânicos;

• Proceder à conservação, modificação e reparação de quadros elétricos de potência e comando;

• Identificar e reportar, superiormente e atempadamente, situações de anomalias de funcionamento, bem como a necessidade de peças e equipamentos indispensáveis à realização dos trabalhos de manutenção;

• Colaborar na identificação e implementação de ações de melhoria no âmbito da sua inter venção;

• Colaborar no registo da informação relativa às intervenções efetuadas.

PERFIL PRETENDIDO:

• Formação técnica/ profissional ou equivalente na área da manutenção eletromecânica;

• Conhecimentos dos métodos de trabalho e técnicas utilizadas na manutenção industrial, preferencialmente em equipamentos de transporte, elevação e tratamento de águas residuais nos seguintes domínios: instalações elétricas, equipamentos elétricos, equipamentos mecânicos, hidráulica e pneumática;

• Conhecimentos de sistemas de baixa tensão em ambiente industrial, facilidade de leitura de esquemas elétricos;

• Conhecimentos de acionamentos e sistemas de arranque de motores;

• Noções de eletrónica de potência, automação e instrumentação associadas à atividade;

• Conhecimentos de informática, na ótica do utilizador;

• Conhecimentos de aplicações de gestão da manutenção;

• Experiência em função similar de, pelo menos, 3 anos;

• Carta de Condução;

• Disponibilidade para trabalho em regime de prevenção.

LOCAL TRABALHO:

Península de Setúbal.

Os/as candidatos/as interessados/as devem enviar a sua candidatura acompanhada por Curriculum Vitae até 8 dias após a publicação do presente anúncio para o endereço eletrónico: recrutamento@adp.pt com referência “Técnicos de Manutenção Eletromecânicos SIMARSUL”

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

A SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. pretende recrutar

TÉCNICOS OPERATIVOS

Para integrar na Direção de Operação (M/F). O objetivo da função será operar e verificar o funcionamento das instalações e equipamentos e proceder à sua limpeza, de acordo com os procedimentos definidos de forma a contribuir para o bom funcionamento do processo de tratamento de águas residuais.

PRINCIPAIS TAREFAS:

• Executar o controlo da operação dos sistemas elevatórios e de tratamento de águas residuais, de acordo com as diretivas e procedimentos estabelecidos;

• Efetuar colheitas de amostras de acordo com o plano de amostragem;

• Efetuar ensaios de controlo de campo necessários à condução do processo de tratamento;

• Preencher as folhas de registo de operação assim como quaisquer ocorrências e incidentes verificados;

• Efetuar a limpeza das instalações, designadamente dos órgãos de tratamento e respetivas áreas envolventes;

• Colaborar nas atividades relacionadas com a operação das infraestruturas;

• Realizar as tarefas de manutenção de 1º nível que lhe sejam atribuídas, apoiar as atividades de manutenção e melhoria das instalações e equipamentos.

PERFIL PRETENDIDO:

Escolaridade obrigatória;

• Experiência em áreas relevantes para a função;

• Experiência de operação de ETAR (preferencial);

• Disponibilidade para trabalho em regime de turnos ou prevenção;

• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador (preferencial);

• Carta de condução de ligeiros;

• Bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa.

LOCAL TRABALHO:

Península de Setúbal.

Os/as candidatos/as interessados/as devem enviar a sua candidatura acompanhada por Curriculum Vitae até 8 dias após a publicação do presente anúncio para o endereço eletrónico: recrutamento@adp.pt com referência “Técnicos Operativos SIMARSUL”

28 de Outubro de 2022 O SETUBALENSE 11 PUBLICIDADE
1392
3

Alcochete

ESTRATÉGIA REGIONAL

Fernando Pinto pondera levar o município a deixar a Associação de Municípios

Hoje pode ser um dia marcante na AMRS, os representantes do conselho directivo vão reunir e decidir como se entender futuramente

O conselho directivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) reúne hoje, sexta-feira, e CDU e PS vão debater o futuro deste organismo que congrega onze dos treze concelhos do distrito de Setú bal, e onde estão a surgir opiniões discordantes.

No ar paira o diferendo sobre a quotização de cada município para a associação e, se não houver acordo, pode mesmo acontecer um princípio de cisão na estrutura. Depois da Moi ta, Alcochete também dá a saber que pondera deixar a associação.

Os cinco presidentes de câmara do PS consideram que este valor é demasiado elevado, mas a principal questão é que a CDU, com seis pre sidentes, pelo que dizem os socia listas não está a cumprir o acordo estabelecido no início do mandato, Março deste ano. Ou seja, entre vá rias matérias, foi decidida uma per centagem de abaixamento do valor desta verba, mas esta redução não é aplicada.

Foi isto que levou o presidente so cialista da Câmara da Moita, Carlos Albino, a manifestar recentemente a intenção de tirar o concelho desta estrutura regional, e ontem, foi o presidente da Câmara de Alcoche te e vice-presidente da AMRS, Fer nando Pinto, a afirmar que pondera seguir o mesmo caminho.

“O município de Alcochete tam bém poderá dar o passo de sair”, disse o socialista Fernando Pinto a O SETUBALENSE. “Há outros muni cípios que estão a preparar a saída, um processo que tem de passar por aprovação em cada câmara munici

pal e respectiva assembleia muni cipal, e depois ser apresentado ao conselho directivo da associação”, dá a saber.

As contas de Fernando Pinto

vêm no alinhamento do que alegou o presidente da Câmara da Moita. “Os municípios não são ressarcidos pela parte de quotização que pagam. No caso de Alcochete, esse dinheiro

seria aplicado em prol da população do concelho”, diz.

Lembra o autarca alcochetano que, com a novo desenho político que saiu das autárquicas de 2021,

Reforço Associação quer recuperar Sines e Grândola

Apesar do clima menos fácil que se respira dentro da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), o vice-presidente deste órgão de gestão do território, Fernando Pinto, não deseja que o mesmo seja fragilizado, daí afirmar estar disposto a encontrar soluções.

“A AMRS pode e deve ter papel fundamental em todo o Distrito de Setúbal, e não apenas quase só na Península de Setúbal”. Com o distrito composto por

treze municípios, apenas onze deles fazem parte da associação, Sines, governado pelo PS, está fora, assim como Grândola onde venceu a CDU.

“Tem havido um esforço da parte do conselho directivo, nomeadamente pelo presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, e por mim próprio [Fernando Pinto], na tentativa de convencer o presidente da Câmara de Grândola, [António Figueira Mendes] e [Nuno

Mascarenhas], da Câmara de Sines a integrarem a AMRS”, revela o presidente da Câmara de Alcochete.

“Este ano tivemos reunião com os dois presidentes, em separado, onde apresentámos aquilo que acreditamos serem as mais valias de uma associação deste género”, acrescenta. Mas quando a AMRS, por um lado, pensa em reforçar-se, a questão da redução da quotização veio abrandar a estratégia.

com o PS a conquistar câmaras à CDU no Distrito de Setúbal, “enten deu-se que a configuração da AMRS precisava de alterações”, para isso, “fizeram-se várias reuniões entre os membros representantes do PS e da CDU” no início do novo mandato desta estrutura regional.

“Além de alterações profundas ao nível dos estatutos, da metodo logia e da forma de ser, concluiu-se que tinha de haver uma redução da quotização anual no primeiro ano de mandato”, uma redução de “25%”, e outros “25% nos três anos seguin tes, até ao fim do mandato”, ou seja: um total de menos 50% na verba de quotização.

Ora diz Fernando Pinto que isso “ficou em acordo” entre os represen tantes dos dois partidos, e de facto, “cumpriram-se algumas questões”, mas “outras não foram cumpridas, mor mente a parte da redução do valor”.

Com a AMRS a funcionar em duo décimos, só na passada sexta-feira foi aprovado o orçamento de 2022, e este não integrou a proposta das cinco câmaras com gestão socialista, agora “os municípios do PS mantém de pé a possibilidade de saírem da AMRS”, diz Fernando Pinto.

Sobre a possibilidade de os repre sentantes da CDU recuarem, o autar ca socialista está pouco convicto que isso aconteça, e nem espera que a redução dos 25% a ser aplicada aos próximos três anos aconteça.

Na quarta-feira, André Martins, presidente da Câmara de Setúbal e da AMRS, não quis comentar a O SETUBALENSE a possibilidade de saída dos municípios PS desta es trutura regional. O autarca da CDU afirmou que só avança comentários depois de “conversar com os mu nicípios.

Do conselho directivo da AMRS faz ainda parte como secretário o eleito Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal (CDU), e como vogais o vice -presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Manuel de Jesus (CDU) e Maria Clara Silva - vice -presidente da Câmara Municipal de Montijo (PS).

12 O SETUBALENSE 28 de Outubro de 2022
Humberto DR Fernando Pinto diz que a CDU não cumpriu o acordo estabelecido com o PS de reduzir a quotização dos municípios para a AMRS

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, esteve quartafeira, 26 de Outubro, na cerimónia de tomada de posse do novo Capitão do Porto de Lisboa e Chefe de Departamento Marítimo do Centro, o Capitão de mar e guerra Fernando Carlos da Rocha Pacheco.

ANIVERSÁRIO

Município oferece cadeira eléctrica de evacuação aos bombeiros

Os Bombeiros Voluntários de Alcochete comemoram a 31 de Outubro 74 anos ao serviço do socorro da população

A Associação Humanitária dos Bom beiros Voluntários de Alcochete celebra o 74.º aniversário a 31 de Outubro, e uma das prendas que vai receber é uma cadeira eléctrica para a evacuação e mobilização de pessoas. Esta é doada pela Câmara de Alcoche te e tem um valor de 1.906,50 euros.

A oferta foi decidida, por unani midade, na reunião de câmara de quarta-feira, 26 de Outubro, com o executivo a sublinhar que este equipamento “dá continuidade aos pressupostos estratégicos da Câmara de Alcochete, que definiu o sistema de protecção civil local como um dos pilares fundamentais”.

Nesta medida, o “melhoramento de equipamentos para os bombeiros, de forma a proporcionar uma melho ria contínua das condições de vida e bem-estar da população de Alcoche te”, vem no seguimento da política de apoio da autarquia às instituições. No caso desta cadeira eléctrica,

FÓRUM CULTURAL

Os Bombeiros de Alcochete têm sido apoiados pela Câmara de Alcochete que afirma dar continuidade a esta aposta

inexistente entre o equipamento da corporação, era tida como uma “ne cessidade premente da associação para evacuar pessoas em caso de emergência e particularmente devi do ao elevado número de munícipes que necessitam de ser transportados das suas habitações para receberem cuidados médicos”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

Reforça o mesmo documento que este é um equipamento de extrema utilidade para transportar pacientes

nos locais mais desconfortáveis, co mo sejam escadas, corredores, ele vadores e onde não seja possível o uso de macas”.

Corporação alerta para falso peditório em Pinheiro da Cruz Entretanto, os Bombeiros de Alco chete, vieram alertar que, esta sema na, “na rotunda do Pinheiro da Cruz, em Alcochete”, teria estado a decor rer “um peditório para a aquisição de uma ambulância de socorro.

Através da rede social Facebook, a corporação afirma que “não tem nenhum peditório a decorrer para a aquisição de qualquer viatura”. Ao mesmo tempo, esclarece que, de momento, - isto há cerca de quatro dias – “apenas estão a ser vendidas ri fas, por pessoas autorizadas para tal, devidamente identificadas, ou então no quartel”. Assim sendo, “qualquer tipo de peditório ou campanha, será sempre publicitada e partilhada pelas páginas oficiais da Instituição”.

Espectáculo musical convoca mais novos para a democracia

O espectáculo musical “Mais Alto!”, montado para crianças e jovens, tem Alcochete como último local de pas sagem. É a 3 de Novembro, às 10h30, no Fórum Cultural, e foi concebido para as sensibilizar sobre a ideia e a prática da democracia.

O “Mais Alto!” lança a questão: “A música pode mudar o mundo?”. O espectáculo, integrado nas comemo

rações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril, e já esgotado em Alcochete, é uma criação de Afonso Cabral, Fran cisca Cortesão, Inês Sousa, Isabel Mi nhós Martins e Sérgio Nascimento, que, “através da palavra e da música, celebra a democracia como um encontro entre todas as pessoas para construir uma sociedade melhor, um lugar de liber dade, onde há espaço para diferentes

vozes e opiniões”, comenta a comissão comemorativa desta iniciativa.

A ideia usa o cancioneiro em língua portuguesas para incentivar as crian ças e jovens a “protegerem e valoriza rem este chão comum, a prestarem atenção ao que se passa à sua volta, a arregaçarem as mangas e a nunca baixarem a guarda”.

O espectáculo reflecte ainda sobre

o mundo em constante mudança e os novos desafios constantes, pelo que “a democracia nunca está pronta ou acabada” e isso “exige cuidado per manente e pode sempre chegar mais longe, chegar mais alto”.

O “Mais Alto!” está em digressão desde Março de 2022 e percorreu cinco dezenas de locais em todo o território nacional. H.L.

O evento foi presidido pelo vice-almirante João Luís Rodrigues Dores Aresta, director-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, e decorreu junto à Capitania do Porto de Lisboa.

EDUCAÇÃO Actividades de Enriquecimento Curricular movimentam mais de 600 alunos

Parceria da câmara com agrupamento de escolas e associação de pais e encarregados de educação

O Agrupamento de Escolas de Alcochete e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Alcochete (FAPEECA) vai poder contar com a parceria da Câmara de Alcochete para a promo ção das Actividades de Enriqueci mento Curricular (AEC) no 1.º ciclo a 641 alunos, com o valor global de 96 500 euros, no ano letivo de 2022/2023.

O documento que estabelece o protocolo foi aprovado por unani midade na reunião de câmara da passada quarta-feira, vem em acor do com o Decreto-lei n.º 21/2019, de 30 de Janeiro, que veio concretizar a transferência de competências no domínio da educação para os órgãos municipais, nomeadamente as res peitantes às AEC no 1.º Ciclo do en sino básico, e a Portaria n.º 644-A, de 24 de Agosto.

Este normativo dispõe que as autarquias locais e as associações de pais e encarregados de educa ção, podem ser promotores das AEC.

A FAPEECA é a entidade que tem dinamizado as AEC nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, enquan to a planificação das actividades, bem como a sua implementação têm sido avaliadas e aprovadas pelo Agrupamento de Escolas de Alcochete.

No município de Alcochete, as AEC decorrem nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Passil, de São Fran cisco, do Samouco, na N.º 2 de Al cochete (Valbom), na N.º 1 de Alco chete (Monte Novo) e na Escola da Restauração e proporcionam activi dades físicas e desportivas, lúdico e expressivas e inglês.

28 de Outubro de 2022 O SETUBALENSE 13
Presidente da Câmara esteve na tomada de posse do novo Capitão do Porto de Lisboa
Humberto Lameiras DR

Vitória quer cinco mil adeptos no Bonfim para ajudar a ultrapassar Alverca

car muitos mais golos. Acredito que com a ajuda de todos os outros vai continuar a marcar”.

Micael Sequeira, treinador do Vi tória, faz um apelo aos adeptos do clube para que sejam amanhã o 12.º jogador na recepção ao Alverca, a contar para a 7.ª jornada da série B da Liga 3. O treinador, que já por várias vezes frisou a importância do apoio dos vitorianos à equipa, revelou o seu desejo de ter no Es tádio do Bonfim cinco mil pessoas a contribuírem para a conquista dos três pontos.

“É muito importante continuar a crescer como equipa, evoluir no processo e, no próximo jogo, com o Alverca termos 5 mil pessoas no estádio para, todos juntos, tentar mos vencer um adversário muito difícil, que fez um investimento tremendo”, sublinhou o técnico que viu a equipa ganhar os seus úl timos quatro compromissos (dois no campeonato de dois na Taça de Portugal”.

As declarações do timoneiro dos sadinos foram feitas logo após o confronto do passado sábado, dia em que a equipa goleou (5-1) o Oliveira do Hospital. “Desejo que o estádio fique mais preenchido no próximo sábado, às 11 horas. Os jogadores precisam desse apoio pa ra ter sucesso num jogo que será muito difícil”, antevê, enaltecendo a qualidade do actual 7.º classificado, com oito pontos, menos dois que o Vitória que segue na 5.ª posição.

Micael Sequeira, técnico que chegou ao Bonfim no início da épo ca oriundo do Lokomotiv Tashkent (Usbequistão), considera que há trabalho a fazer para atrair mais público ao estádio. “O clube tem

de criar aqui um espírito que le ve à mobilização dos adeptos. É uma pena se nesse jogo tivermos só duas ou três mil pessoas. Um clube com esta dimensão e massa adepta tem de conseguir mobilizar mais gente”.

Um aspecto que deixa o treina dor, de 49 anos, satisfeito é o facto de a sua equipa ser a mais concre tizadora da competição. “Somos a equipa com melhor ataque do cam peonato”, lembrou, aludindo aos 13 golos apontados, cinco dos quais no duelo da ronda anterior com o Oliveira do Hospital. Belenenses e Amora, ambos com 11, e Caldas, com 10, perseguem os vitorianos neste ‘ranking’ colectivo.

“Zeca não vai adormecer e vai querer marcar muitos mais golos” Com sete golos na Liga 3 – mais de metade dos 13 golos apontados pe los verdes e brancos até ao momen to – tiveram Zequinha como autor. Seis desses tentos foram marcados nas três partidas em que o atacante, de 35 anos, bisou (nos triunfos 3-2 e 5-1 com o Sporting B e Oliveira do Hospital, respectivamente, e no empate a dois golos, nos Açores, com o Fontinhas). O outro golo do jogador foi no êxito (2-1) sobre o Moncarapachense.

Micael Sequeira reconhece a im portância do avançado no grupo de trabalho, considerando-o um dos elementos que, a par de outros co

legas, está a realizar uma boa prova. “O Zequinha tem feito um campeo nato fantástico. Antes de começar o campeonato, disse que tinha a certeza absoluta que o Zequinha, Semedo e François, jogadores mais experientes desta equipa, iam fazer um grande campeonato. Não esta va enganado quando o disse. Todos têm tido excelentes prestações”.

Com um rendimento muito bom no capítulo ofensivo (sete golos em seis jornadas), o técnico não poupa elogios aos desempenhos do atle ta formado na ‘cantera’ sadina. “O Zeca, naturalmente, é maios visível porque marca os golos e é o melhor marcador do campeonato. O Zeca não vai adormecer e vai querer mar

Nas estatísticas colectivas da Liga 3, após a realização da sexta jornada, não é só no capítulo da equipa com mais golos marcados que o Vitória surge nas listagens divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol. No que diz respeito às oportunidades criadas, o Vitória surge, com 35, no terceiro lugar do pódio, apenas atrás do Sporting B (39) e Amora (36). A título de curiosidade, refira-se que os sadinos são a segunda equipa com mais faltas cometidas (105), atrás do Varzim (108) e a terceira apanhada mais vezes em posição de fora-de -jogo (17), atrás da Sanjoanense (19) e Moncarapachense (18).

Equipas “B” e feminina são líderes Entretanto, a contar para a 7.ª jor nada do campeonato distrital da 2.ª divisão da Associação de Futebol de Setúbal, o Vitória B, actual líder da prova, joga domingo, 15 horas, na casa do Afonsoeirense, actual último classificado da série A. Os sadinos chegam moralizados ao jogo depois de terem vencido, por 1-0, na recepção ao Lagameças na ronda passada. O golo que valeu os três pontos aos sadinos, treinados por Paulo Martins, foi apontado por Marouca. Com o êxito, a equipa se gue no primeiro lugar com 16 pon tos, mais três que o U. Santiago, que tem menos uma partida realizada.

Em femininos, a equipa vitoriana vai enfrentar domingo (15 horas) o GD Ilha, emblema do Pombal, em partida da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal. As sadinas chegam a esta fase depois de terem na ronda anterior vencido (3-2) o Ourique. Curiosamente, as alentejanas fo ram no passado fim-de-semana novamente oponentes das verdes e brancas, desta vez em jogo da série M da 3.ª divisão nacional. As “Meni nas do Sado”, treinadas por Ricardo Miguel Vieira, venceram (1-3) – go los de Lígia Deitado, autora de um bis, e Carla Cardoso – em Ourique e seguem isoladas no campeonato.

Desporto 14 O SETUBALENSE 28 de Outubro de 2022
Ricardo Lopes Pereira
“Jogadores precisam de apoio para ter sucesso num jogo que será muito difícil”, diz treinador
EMBATE DA 7.ª JORNADA DA LIGA 3 JOGA-SE AMANHÃ, PELAS 11 HORAS DR Responsáveis do clube sadino querem ter forte apoio do 12.º jogador à equipa

Nuno Cláudio é o novo treinador da AD Quinta do Conde

Nuno Cláudio está de volta ao comando técnico da equipa de futebol sénior da AD Quinta do Conde em substituição de António Mendes que dirigiu a equipa nas seis primeiras jornadas do campeonato distrital da 1.ª divisão. Porque os resultados não estavam

a corresponder às expectativas a direcção do clube decidiu prescindir dos seus serviços como treinador da equipa principal, embora se mantenha como responsável técnico dos Juvenis B. António Mendes deixa a equipa no 15.º lugar com 4 pontos, produto

Barreirense procura defender liderança em Águas de Moura

Olímpico do Montijo e Vasco da Gama de Sines, que jogam em casa com Botafogo e Alcochetense, estão na expectativa

A sétima jornada dos campeonatos distritais de futebol da 1.ª e 2.ª divisão vai realizar-se este sábado porque na próxima terça-feira, dia 1 de Novem bro, feriado nacional, se disputa a quarta ronda da fase de grupos da Taça AF Setúbal.

O Barreirense, que lidera a 1.ª di visão com três pontos de vantagem sobre os segundos classificados, desloca-se a Águas de Moura para defrontar uma equipa que precisa de pontuar porque vem de duas derrotas consecutivas e se encontra numa posição nada condizente com os seus anseios. A equipa do Barreiro está consciente das dificuldades que vai encontrar mas ao mesmo tempo confiante na conquista de um resul tado positivo para não perder a posi ção privilegiada que ocupa na tabela classificativa.

Os seus mais directos perseguido res jogam todos em casa e aparente mente têm tarefa menos complicada mas não podem facilitar para não serem surpreendidos, como já tem acontecido a alguns esta época.

O Olímpico do Montijo, que tem menos um jogo com o Monte de Ca

parica já agendado para 16 de Novem bro, defronta no Campo da Liberdade o Botafogo, que na jornada anterior ganhou ao Vasco da Gama de Sines e antes já havia ganho na Moita e em Águas de Moura. Portanto, embora a equipa montijense se apresente com maior dose de favoritismo nada ga rante que o jogo já esteja ganho.

O Vasco da Gama de Sines, ferido no seu orgulho com a derrota sofrida no último domingo em Cabanas, vai querer redimir-se frente ao Alcoche tense mas vai ter que contar com a oposição do adversário que nos últi mos três jogos obteve um empate e duas vitórias. Mais um bom jogo em perspectiva.

CAMPEONATO DE PORTUGAL

O Comércio Indústria, que come çou com três vitórias e agora vai com três empates seguidos, está de re gresso ao Campo da Bela Vista onde defronta o Grandolense que ocupa neste momento o último lugar da ta bela classificativa com apenas dois pontos conquistados. Olhando para a posição das equipas fica a ideia que os setubalenses têm mais condições para ganhar mas acreditamos que os alentejanos vão fazer tudo para evitar que isso aconteça para não se afun darem ainda mais em termos classi ficativos. Este jogo tem também a curiosidade de trazer ao Campo da Bela Vista o guardião Thierry, o de fesa Raul Avinte, o avançado Lucão e

o treinador Tiago Raposo que agora representam a equipa de Grândola.

Nas outras partidas há também al gumas que estão a despertar alguma curiosidade, sendo uma delas o Quin ta do Conde – Sesimbra pelo facto de ambas as equipas terem mudado de treinador ao logo da semana, o Pal melense – Banheirense e o Pescado res – Monte de Caparica.

Jogos da 7.ª jornada: Olímpico do Montijo – Botafogo; Comércio Indús tria – Grandolense; Moitense – Tra faria; Águas de Moura – Barreirense; Palmelense – Banheirense; Vasco da Gama – Alcochetense; Quinta do Con de – Sesimbra; Pescadores – Monte de Caparica; Amora “B” – Charneca de Caparica (19 horas).

Jornada tranquila para os líderes na 2.ª Divisão Na segunda divisão tudo indica que vai ser uma jornada tranquila para os líderes porque jogam ambos contra adversários que transportam a lan terna vermelha.

O Vitória “B”, que se desloca ao Afonsoeiro, não deve sentir grande dificuldade em conquistar mais uma vitória e o mesmo deve acontecer no Estádio João Pedro onde o Des portivo Fabril “B” recebe o Sporting Vinhense que ainda não marcou qual quer golo e já sofreu 27.

Série A: Lagameças – U. Santiago; Afonsoeirense – Vitória “B”; Meliden se – Juventude Sarilhense; Pelezinhos – Pinhalnovense (domingo, 15h 30m).

Série B: Zambujalense – Paio Pires; Fabril B – Sporting Vinhense; Samou quense – Alfarim; Almada – Corroios; Brejos de Azeitão – Seixal (15h 30m).

Oriental Dragon e Fabril têm deslocações muito difíceis

Desportivo Fabril e Oriental Dragon têm deslocações muito difíceis na quinta jornada do Campeonato de Portugal, que se realiza no próximo domingo.

de uma vitória sobre o Amora “B” e um empate no Monte de Caparica. Nuno Cláudio foi apresentado aos jogadores na terça-feira começando de imediato a preparar a equipa para o jogo com o Sesimbra, que também ficou sem treinador no início da semana.

TAÇA DE PORTUGAL Racing Power e Barreirense jogam este sábado

A equipa do Barreiro viaja até aos Açores onde defronta o Rabo de Peixe que segue na tabela classifi cativa em segundo lugar, ainda sem derrotas, com oito pontos, o dobro

do Fabril que na jornada anterior ob teve uma vitória muito sofrida com o Angrense.

O Oriental Dragon, que perdeu em casa na última com o Serpa (por 3-0),

tem uma viagem muito mais curta até Alcântara mas não menos difícil porque vai jogar em casa do líder, o Atlético, que ainda não sofreu qual quer golo no campeonato.

Disputa-se este fim-de-semana a se gunda eliminatória da Taça de Portu gal Feminina que conta com a parti cipação de quatro equipas da nossa região; Racing Power, Barreirense, Vitória FC e Olímpico do Montijo.

A primeira equipa a entrar em ac ção é o Barreirense que joga no sába do, às 15 horas, no Parque Desportivo Sara Moreira, em Santo Tirso com a equipa local que na eliminatória an terior foi a Paredes ganhar, por 4-1.

Depois, também no sábado, mas às 16 horas, a Racing Power defronta no Campo da Boa Hora, em Arrentela, o Rio Ave, um adversário da mesma divisão (2.ª) mas de séries diferentes, que só agora entram em competição. No domingo, pelas 15 horas, o Vitó ria FC desloca-se a Pombal onde vai medir forças com o Grupo Desportivo da Ilha que afastou o Vidreiros, por 3-2, na primeira eliminatória, curio samente o mesmo resultado com que ‘as meninas do Sado’ venceram o Ourique.

O Olímpico do Montijo que elimi nou o Águias de Camarate (5-1) só joga na terça-feira, dia 1 de Novem bro, no Campo da Liberdade, com o Rio Tinto que na eliminatória anterior ganhou por 24-0 ao Senhora da Hora.

Liga BPI

Para a quinta jornada Liga BPI o Amo ra joga no domingo, às 15 horas, no Campo n.º 2 da Academia, em Fama licão. A propósito, recorda-se que a equipa amorense é uma das últimas classificadas com zero pontos en quanto o Famalicão ocupa o quinto lugar com sete.

28 de Outubro de 2022 O SETUBALENSE 15
José
DR
José Pina
HOJE 22º 22º 17º 15º AMANHÃ 05:22 - 3.5 m - Preia-mar 11:27 - 0.6 m - Baixa-mar 17:44 - 3.3 m - Preia-mar 23:44 - 0.7 m - Baixa-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 04:48 - 3.4 m - Preia-mar 10:55 - 0.6 m - Baixa-mar 17:12 - 3.3 m - Preia-mar 23:13 - 0.8 m - Baixa-mar SESIMBRA 04:49 - 3.4 m - Preia-mar 10:56 - 0.6 m - Baixa-mar 17:13 - 3.3 m - Preia-mar 23:13 - 0.8 m - Baixa-mar ALMADA 05:44 - 3.9 m - Preia-mar 11:32 - 0.7 m - Baixa-mar 18:07 - 3.7 m - Preia-mar 23:50 - 0.9 m - Baixa-mar MARÉS TEMPO Céu Pouco Nublado Aguaceiros
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.