O Setubalense, o seu diário da região nº 922 de 20 de Setembro de 2022

Page 1

contactos: 800 217 217 / 265 523 515 / www.funeraria - armindo.com 1392 O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO TERÇA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2022 PREÇO 0,80€ | N.º 922 | ANO V | 5.ª SÉRIE PUBLICIDADE PUBLICIDADE MIRATEJO Associação seixalense utiliza tecnologia e valores rastafári para promover a inclusão social no distrito p12 PALMELA Munícipes podem votar em obras do 'Eu Participo' p7 SEIXALÍADA Maior evento desportivo já está na rua p10 NOVO BISPO Armando ou Manuel dos Santos? p2 Águas do Sado também quer tribunal arbitral Prejuízos com incêndio em Palmela já ascendem a mais de 158 mil euros Seixal O Grupo Coral Alentejano celebra 39 anos p14 Concessionária do abastecimento de água diz que município investiu "apenas parte" do valor que recebeu ao longo de 25 anos e que, por isso, teve custos acrescidos p3 Município, tutela e população debateram consequências e medidas de recuperação p6 DR

Setúbal

Reunião com utentes sobre transportes substituída por encontros nas várias freguesias

NOMEAÇÃO DE NOVO PRELADO DEVERÁ OCORRER ATÉ AO NATAL

A reunião entre a Câmara Municipal de Setúbal e os utentes, prevista para hoje, de balanço ao serviço prestado pela operadora Alsa Todi, foi substituída por um conjunto de encontros nas várias freguesias do concelho.

O município tomou a decisão para abranger o maior número de pessoas interessadas em participar nas mesmas, informou fonte do gabinete da presidência a O SETUBALENSE. As datas e os locais vão ser anunciados brevemente.

D. Manuel António dos Santos também na mira para ser quarto Bispo de Setúbal

Ex-bispo de São Tomé e Príncipe familiarizado com diocese sadina, ao ter sido pároco de São Sebastião de 1997 a 2001

A nomeação de um novo bispo para a Diocese de Setúbal poderá estar para breve, com o momento a po der concretizar-se ainda antes do Natal. Em cima da mesa estão duas possibilidades: D. Armando Esteves Domingues e D. Manuel António dos Santos.

Além do actual Bispo Auxiliar do Porto estar na mira para suceder a D. José Ornelas, como O SETUBALENSE avançou em Março último, também o nome de D. Manuel António dos Santos tem vindo a ganhar força, uma vez que o ex-bispo de São Tomé e Príncipe foi, de 1997 a 2001, pároco de São Sebastião e responsável pela Vigararia do Coração de Maria.

A O SETUBALENSE, a Diocese de Setúbal disse apenas que “não há, neste momento, qualquer informa ção de quem será o próximo Bispo”, relembrando que “o processo de no meação depende, directamente, da Santa Sé”.

Natural de São Joaninho, distrito de Viseu, D. Manuel António Mendes dos Santos nasceu a 20 de Maio de 1960. Com uma família numerosa,

com três irmãos e quatro irmãs, in gressou aos 18 anos no Seminário Menor da Diocese de Lamego.

Foi em Fátima que, a 26 de Setem bro de 1980, emitiu a sua primeira profissão. Já entre 1978 e 1985 fre quentou os estudos filosóficos e teológicos no Instituto das Ciências Humanas e Teológicas do Porto e na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

No dia 20 de Julho de 1985 foi or denado presbítero na sua terra natal. Passados nove anos fez a experiência missionária em São Tomé, de onde partiu em 1995 para a especialização em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.

O regresso a Portugal aconteceu em 1997, sendo que em 2001 foi elei to Superior Provincial dos Missioná rios Claretianos. Volvidos dois anos, e

até 2005, desempenhou a função de presidente da Conferência Nacional dos Superiores Maiores dos Institutos Religiosos.

Em 2006, o Papa Bento XVI no meia-o Bispo de São Tomé e Prín cipe, sendo ordenado no dia 17 de Fevereiro de 2007, no Santuário de Fátima. Já este ano, no passado mês de Julho, e depois de 15 anos como bispo são-tomense, D. Manuel An

tónio dos Santos renunciou porque “começava a sentir algum cansaço”, disse à Agência Ecclesia.

“Ao fim de 15 anos, sendo uma igre ja pequena em que tudo se centra no bispo, acabo por me sentir já bastante cansaço e, portanto, a necessitar de restaurar forças, reanimar a vida”, afirmou.

Com experiência e conhecimento do território sadino, é agora apontado como uma das fortes possibilidades para se tornar o quarto Bispo de Se túbal, função que se encontra vaga desde o passado dia 28 de Janeiro.

A Diocese de Setúbal está em “Se de Vacante” há cerca de oito meses, termo que se aplica ao período que decorre desde a morte ou renúncia de um Papa até à eleição do seu su cessor.

Até ser nomeado um novo Bispo de Setúbal, o governo compete ao Co légio dos Consultores, que elegeu o Padre José Lobato como Administra dor Diocesano de Setúbal. Tal signifi ca que todas as obrigações do Bispo são por si assumidas, na sequência da transferência de D. José Ornelas para a Diocese de Leiria-Fátima.

O anterior Bispo de Setúbal suce deu a D. Gilberto Canavarro dos Reis, sendo que a saída de D. José Ornelas de Setúbal representou um aconteci mento inédito na diocese sadina, na qual D. Manuel Martins e D. Gilberto Canavarro dos Reis, os dois bispos antecessores, ocuparam o cargo até à renúncia por motivos de idade.

2 O SETUBALENSE 20 de Setembro de 2022
| DEPÓSITO
8/84
Outra
NIF 515 047 031 (Detentores de
de 10% do
Setúbal
Carla
Setúbal
Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com FICHA TÉCNICA DELEGAÇÕES SIGA-NOS EM: REDACÇÃO - 265 092 633 redaccao@osetubalense.com PUBLICIDADE - 265 520 716 publicidade.setubal@osetubalense.com SECRETARIA - 265 094 354 geral@osetubalense.com MEMBRO ASSINANTE DIREITOS PROTEGIDOS WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO BARREIRO - 212 047 599 | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 - publicidade.montijo@osetubalense.com
REGISTO DE TÍTULO n.º 107552
LEGAL n.º
PROPRIETÁRIO
Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda,
mais
capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389
Conselho de Gerência
Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389
DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho,
DR D. Manuel António dos Santos e D. Armando Esteves Domingues são os dois nomes em cima da mesa

Clube Naval Setubalense trouxe Troféu Bocage à baía sadina

A secção de vela do Clube Naval Setubalense (CNS) e o Clube de Vela do Sado organizaram, no passado fim-de-semana, o Troféu Bocage, na baía sadina. Na competição participaram 27 velejadores das duas escolas e estiveram envolvidas 23

MONTANTE PAGO DURANTE 25 ANOS DE CONCESSÃO

embarcações, onde se conseguiu realizar três regatas de cada classe. No fim da competição decorreu a sessão de entrega de prémios aos três primeiros classificados de cada uma das classes envolvidas na prova. Durante a tarde, houve ainda espaço para um convívio entre os

participantes do Troféu Bocage. Com o objectivo de divulgar a modalidade de vela na cidade e motivar os alunos da escola, o Clube Naval Setubalense afirmou que a iniciativa foi também “um sucesso no reforço da ligação dos habitantes da cidade ao Rio Sado”.

Águas do Sado acusa município de investir “apenas parte das rendas anuais” nos sistemas de água e saneamento

bunal Arbitral porque a pouco mais de três meses de terminar o contrato tínhamos de tomar medidas. Aguar demos que o processo se desenvolva. A expectativa é que o Tribunal Arbi tral possa terminar este processo de avaliação, e também de decisão, no prazo máximo de três meses”, acres centou André Martins.

A Águas do Sado acusa a Câmara Mu nicipal de Setúbal de investir “apenas parte das rendas anuais, pagas [pela empresa à autarquia] durante os 25 anos de concessão”, na melhoria e expansão dos sistemas de abasteci mento de água e saneamento.

Em comunicado, a empresa garan te que “este défice de investimento por parte do município levou a uma deterioração dos sistemas e, conse quentemente, a um aumento dos custos suportados pela Águas do Sado na operação e manutenção dos sistemas”.

Isto tendo em conta que, “como estipulado pelo contrato de conces são, [as] rendas anuais deveriam ter sido afectas na sua totalidade à melhoria e expansão dos sistemas de abastecimento de água e sanea mento”.

“A Águas do Sado tenciona ser res sarcida neste procedimento de arbi tragem, uma vez que a empresa teve de suportar os custos deste défice de investimento do município ao longo

dos anos”, sublinha a administração da empresa.

Sobre o facto de a Câmara Munici pal ter accionado o Tribunal Arbitral, e depois de, na última reunião públi ca, o presidente da edilidade, André Martins, ter dito que o município foi ‘obrigado’ a “tomar medidas” para resolver o conflito com a Águas do Sado, a empresa afirma que “já tinha pedido diligências para apresentar um pedido de arbitragem”.

“A Águas do Sado tomou conheci mento da decisão da Câmara Muni cipal de pedir uma arbitragem a 31 de Agosto a fim de resolver a divergência que tem com a empresa. A verdade é que a Águas do Sado já tinha feito diligências para apresentar um pedi

do de arbitragem e tinha informado a Câmara Municipal disso durante a última reunião”.

Município confirma que existe “um conflito e uma dívida”

Na reunião de câmara do passado dia 7, o autarca explicou que a edi lidade tem vindo a desenvolver “as iniciativas [que entende] convenien tes para que se fizesse uma transição em que os munícipes e o sistema de gestão não fossem penalizados”.

Como “as coisas não correram” co mo esperado, uma vez que existe “um conflito e uma dívida também”, de 30 milhões de euros da empresa à autar quia, o edil afirmou que o município foi ‘obrigado’ a “tomar medidas” e “a

CINEMA

accionar o Tribunal Arbitral”.

“Têm-se vindo a fazer com alguma regularidade reuniões, mas chegá mos a um tempo em que o diálogo é importante, em que é preciso to mar decisões e, sobretudo, é preciso acautelar que, quando chegar o dia 18 de Dezembro, o município esteja nas melhores condições para passar a ge rir o sistema de águas e saneamento”, sublinhou o autarca.

Chegado o final do mês de Agosto, “o diálogo não tinha andamento de coisa concreta e, por isso, a Câmara Municipal decidiu accionar o Tribunal Arbitral, recurso estabelecido no con trato e que pode ser feito por ambas as partes”.

“Fomos obrigados a accionar o Tri

Já a empresa, através da mesma nota, explicou que “após meses de conversações, e apesar do esforço para chegar a um acordo, tomou consciência de que era necessário dar início a uma arbitragem para ob ter uma decisão final sobre pontos relevantes e sobre os quais não havia consenso”.

“Apesar de as questões referidas estarem pendentes de resolução e de o incumprimento por parte do mu nicípio ter sido mantido ao longo dos anos, a Águas do Sado continua, como sempre esteve, empenhada em man ter o melhor nível de serviço possível e em cumprir todas as suas obrigações até ao final do contrato de concessão, para benefício dos cidadãos do conce lho de Setúbal”, garante a administra ção da empresa, a concluir.

Os sistemas de abastecimento de água e de saneamento regres sam à gestão pública municipal, e motivam a reactivação dos Serviços Municipalizados, a 18 de Dezembro, um dia após o contrato de concessão com a Águas do Sado terminar. A O SETUBALENSE, a autarquia sadina disse não querer prestar comentários sobre o assunto.

Cidade sadina como pano de fundo em documentário “Fato Macaco”

Os bairros dos Pescadores e Grito do Povo, em Setúbal, são o principal ce nário de “Fato Macaco”. O documentá rio de ficção é da autoria de Rui Paixão, cuja antestreia ocorreu no passado sábado, 17 de Setembro, na Escola Básica do Viso.

A obra é uma co-criação de Rui Pai

xão/Holy Clowns e Dona Edite, tendo sido rodado entre os dias 10 e 20 de Maio em Setúbal. A sua criação foi rea lizada no contexto da plataforma de criação artística Rota Clandestina, pro movida pela Câmara Municipal e com direcção artística de Renzo Barsotti.

A antestreia do documentário, exe cutado com financiamento e apoio da autarquia, realizou-se ao ar livre no recinto da Escola Básica do Viso,

contando com a presença de perto de uma centena de pessoas.

Rui Paixão apresentou o projecto, que tem como foco “a recolha de testemunhos reais sobre lutas dos trabalhadores na região e actos de resistência e manifestação”. Ao mes mo tempo assiste-se à narrativa de uma personagem ficcional com uma cabeça de boneco, interpretada por Rui Paixão, que existe misturada e

confundida dentro do mundo real e reflecte algumas das problemáticas associadas às condições de trabalho transversais a sectores e gerações.

A equipa registou todos os aconte cimentos sobre a integração da per sonagem criada por Rui Paixão neste contexto social, ao longo de dez dias de gravação intensiva no concelho sadino, entre 10 e 20 de Maio.

Esta foi a segunda fase da residên

cia artística, depois de na primeira Rui Paixão ter realizado um trabalho de investigação nos dois bairros, para ficar a conhecer dinâmicas, pessoas e associações, entre elas a APPACDM –Associação Portuguesa de Pais e Ami gos do Cidadão Deficiente Mental. Depois da antestreia, “Fato Macaco” tem estreia marcada para o dia 2 de Outubro, às 17 horas, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

20 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 3
Maria Carolina Coelho
Empresa diz que “défice de investimento levou a deterioração dos sistemas e a aumento dos custos [por si] suportados”
O SETUBALENSE Empresa garante que "rendas anuais deveriam ter sido afectas na sua totalidade à melhoria e expansão dos sistemas" Tiago Jesus

Setúbal

30 DE SETEMBRO

Politécnico traz ciência para centro histórico setubalense

Iniciativa da instituição e da Câmara Municipal associa-se à Noite Europeia dos Investigadores

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) leva a ciência ao centro históri co da cidade, ao associar-se este ano à Noite Europeia dos Investigadores (NEI), a decorrer a 30 de Setembro. Através de um conjunto de activida des dirigidas ao grande público, numa organização em parceria com a Câma ra Municipal, o politécnico espalha a ciência por Setúbal.

"Não há palavras para descrever esta experiência, que foi única e mágica"

Martim Ribeiro teve oportunidade de experienciar a sensação de gravidade zero junto do astronauta Matthias Maurer

Foi na passada sexta-feira que os 30 finalistas da iniciativa ‘Zero-G Por tugal – Astronauta por um Dia’ rea lizaram um voo parabólico. Depois de terem passado por quatro fases eliminatórias, os jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, realizaram aquele que era o sonho de uma vida.

Às 10 horas o Airbus A310, da em presa francesa Novespace, partiu da Base Aérea n.º 11, em Beja e o sadino Martim Ribeiro foi um dos jovens con templados para viver esta experiên cia ao lado do astronauta alemão da Agência Espacial Europeia, Matthias Maurer.

Com o sonho de estudar Enge nharia Aeroespacial, o jovem se

tubalense, de 17 anos, garante que esta foi “uma experiência única” para a qual não tem palavras. “Foi mágico. A experiência de andar no avião…Nem tenho palavras para a descrever. Foi única”, afirmou a O SETUBALENSE.

Com a duração de duas horas, o avião sobrevoou a costa portuguesa, onde 16 parábolas de 20 segundos proporcionaram a sensação de gra vidade zero. Martim Ribeiro confessa que aquilo que o mais surpreendeu foi o facto de conseguir flutuar tão facilmente ao ponto de não distinguir o chão do tecto. “A sensação é única. Conseguir flutuar e colocar-me no tecto é incrível. Não sentimos dife rença nenhuma entre o que é o chão e o que é o tecto”, referiu.

De acordo com a Agência Espacial Portuguesa, o processo de selecção dos jovens foi bastante semelhante àquele que é realizado aos astro nautas de uma agência espacial. O objectivo desta avaliação passava por “mostrar que um astronauta, ou um profissional do Espaço, se faz de várias competências, das huma nidades às ciências, e nem sempre

ligadas à física e matemática ou engenharia”.

Sendo uma das caras da iniciativa, durante o ano lectivo 2022/2023, o jovem já havia afirmado a O SETU BALENSE, que se considerava “um bom embaixador” do projecto, por compreender “o interesse que o Es paço tem para o ser-humano”. Assu mindo este papel, Martim Ribeiro, assim como os restantes 29 jovens seleccionados, torna-se, assim, res ponsável por relatar e divulgar a sua experiência junto dos colegas e pro fessores, contribuindo para cultivar e estimular o interesse pelo Espaço. Finda esta experiência, o jovem setubalense confirma que o voo o ajudou a “renovar” a sua “motiva ção” para trabalhar e empenhar-se na área. “Este sempre foi o meu sonho e agora que estive em contacto com ele e que já o consegui sentir, sei dez vezes mais que é isto que eu quero”, revelou.

Com esta certeza, Martim Ribeiro acredita que esta oportunidade lhe pode abrir muitas portas no futuro e trazer-lhe “uma certa legitimidade para a escolha da carreira”.

A Noite Europeia dos Investigado res (NEI) é por muitos considerada como a maior festa da ciência em Por tugal e na Europa. A NEI é um evento anual que tem entre os seus grandes objectivos “aproximar os investigado res do público e aumentar o interesse das crianças e jovens na ciência e nas carreiras científicas”, como refere em nota de Imprensa.

Com a temática comum “Sus tentabilidade e Bem-estar”, os investigadores do IPS irão marcar presença na Praça de Bocage e na Casa da Cultura, entre as as 17 e as 23 horas, com o objectivo de dar a conhecer os seus projectos e a for

ma como o conhecimento científico que produzem impacta, directa ou indirectamente, a vida quotidiana dos cidadãos.

Além dos seus nove centros de investigação, a “ciência IPS” sai tam bém à rua através da Aliança Univer sitária Europeia E3UDRES2, da qual é membro desde a sua criação, em 2020. O intuito passa por dar a co nhecer os diferentes projectos de investigação desenvolvidos neste âmbito, concretamente nas “áreas da Economia Circular, Saúde e Bem -estar e Contribuição Humana para a Inteligência Artificial”.

Colocando sempre a ciência como pano de fundo, bem como os Objecti vos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, as várias actividades programadas para o se rão de 30 de Setembro, como con versas temáticas, sessões de cinema, prova de vinhos e actividades de ilus tração científica, entre outras, foram desenhadas para “permitir a desco berta, a intervenção e a opinião do público, que será convidado a deixar sugestões de temas a debater com os investigadores em 2023”.

Como apoiantes, a Noite Europeia dos Investigadores conta com vários parceiros locais, nomeadamente a AVIPE - Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, a Ascenza – Agro, a Agência de Energia e Am biente da Arrábida, a livraria Culsete e a associação cultural Festroia.

4 O SETUBALENSE 20 de Setembro de 2022
‘ASTRONAUTA POR UM DIA’ Sadino Martim Ribeiro diz que experiência o ajudou a “renovar” a “motivação” para trabalhar na área
DR
Politécnico vai espalhar a ciência por Setúbal através de actividades
DR

Palmela

Exposição de fotografia em Palmela antes de passar para o Poceirão

PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA MAIS ATINGIDO

“Álbum de Família” intitula a exposição de fotografias itinerante que está patente ao público na Biblioteca Municipal de Palmela até ao próximo dia 28. Nesse dia, em Palmela, será promovida uma visita guiada (15h00), gratuita, à exposição (podem inscrever-se 15 pessoas).

Incêndio devastou 415 hectares e despesas já ascendem a 158 mil euros

Município, tutela e moradores debateram consequências do fogo e “estratégia” a seguir para recuperar a zona ambiental

Sessenta e nove por cento dos 415 hectares consumidos pelo incêndio que deflagrou em Palmela a 13 de Julho último corresponde a área do Parque Natural da Arrábida. E mais de 158 mil euros foi o valor, para já, apurado em despesas directas na sequência da devastação provocada pelas chamas.

Estes foram apenas alguns dos da dos revelados numa reunião realiza da no passado sábado, no auditório da Biblioteca Municipal de Palmela – juntando representantes da Câma ra, de organismos da tutela, agentes económicos e academia, além da população –, para balanço aos danos causados pelo sinistro mas também para debater a estratégia a adoptar com vista à recuperação ambiental da zona afectada.

A sala esteve à pinha e Pedro Cari lho, do Núcleo Sub Regional do Fogo Rural da Área Metropolitana de Lis boa – ligado ao Instituto de Conser vação da Natureza e das Florestas (ICNF), que tutela o Parque Natural da Arrábida –, abriu as intervenções, com a apresentação de uma síntese do relatório de ocorrência do incên dio. A avaliação dos efeitos do incên dio; a estabilização de emergência; e a reabilitação e recuperação de longo prazo foram alguns dos temas abordados pelo responsável, depois de o presidente da autarquia, Álvaro Balseiro Amaro, ter sublinhado “a ne cessidade de aprofundar a cultura de segurança”, que é “responsabilidade de todos”.

De Carlos Caçoete, do Serviço Muni cipal de Protecção Civil, veio a confir mação de que o flagelo traduziu-se em 415 hectares de área ardida, 69% den tro do Parque Natural da Arrábida ( o

equivalente a 286,35 hectares). Caçoe ta debruçou-se ainda sobre o processo de recuperação e algumas medidas que o município pretende desenvolver no local, como “o alargamento do Progra ma Aldeia Segura” às zonas de Quinta da Glória, Quinta das Asseadas e Quin ta do Anjo. Mas também apontou ao Projecto “Serra Segura”, em fase de candidatura, e à instalação de novos marcos de incêndio.

Respostas aos danos

E quanto a medidas para a estabili zação de emergência, pós-incêndio, o município prevê “a recuperação de infra-estruturas afectadas; o controlo

encheu-se para a discussão sobre os efeitos do fogo

da erosão, tratamento e protecção de encostas; a prevenção da contamina ção e assoreamento e recuperação de linhas de água, e a diminuição da perda de biodiversidade”.

Para já, no que toca a despesas di rectas provocadas pelo fogo as con tas estão feitas. De acordo com os números da autarquia, “a remoção e abate de árvores na área ardida e rea bilitação de caminhos florestais (pós -incêndio) ascendeu a 158.000€”. Porém, “estão ainda por apurar os valores relativos aos trabalhos a or çamentar/desenvolver na sequência da visita técnica com o ICNF e o grupo de trabalho municipal”.

Já “as acções de limpeza de ter renos e limpeza e manutenção de bermas e caminhos florestais, pré -incêndio” têm um custo estimado de “48.747 €”.

Em “despesas indirectas, alimen tação e tratamento de animais, re colha de entulhos e substituição de equipamentos danificados” o valor “ascende a 4.522 €”.

De resto, o município garante estar “a trabalhar, diariamente e de forma transversal, na resposta aos danos infligidos pelo incêndio, quer no cam po técnico quer nas diligências políti cas junto das diversas entidades”. O objectivo é despertar atenções para “a gravidade da situação e a necessi dade de um olhar específico para o território”, não obstante a autarquia reconhecer que a área ardida é “in ferior ao limite legalmente definido para a declaração de calamidade”.

A mostra, que foi inaugurada em Outubro de 2021 e que já esteve em exibição na biblioteca do Pinhal Novo e em várias bibliotecas escolares no concelho, vai ainda poder ser apreciada no Centro Cultural de Poceirão no próximo mês (de 2 a 31 de Outubro).

BREVES

CICLISMO Rafael Reis incentivou uma centena

A iniciativa “Ciclismo na Vila” juntou no passado domingo, no Largo S. João, em Palmela, cerca de cem participantes que puderam contactar de perto com o bicampeão nacional de contra-relógio Rafael Reis. Alguns, mais jovens, deram as primeiras pedaladas e outros puderam aperfeiçoar a técnica em cima da bicicleta. Todos incentivados e acompanhados pelo ciclista palmelense.

O impacto do fogo tem motivado a execução de trabalhos, que continuam a ser desenvolvidos. Segundo a autarquia, “está em curso a limpeza de caminhos e bermas, a remoção de entulhos e detritos e a reparação de vedações e portões”. E “a identificação dos prejuízos, nomeadamente, bem

patrimoniais e agrícolas”, encontra-se igualmente a decorrer.

O município lembra ainda que foi prestado “apoio na alimentação e abeberamento de animais”, além de terem sido já “realizados diversos atendimentos a proprietários e outras entidades afectadas pelo incêndio”.

A iniciativa contou com a colabora ção de alguns especialistas, entre os quais Carlos Frescata, residente na re gião. A Associação Nacional de Empre sas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) também se fez representar.

O próximo balanço e avaliação às medidas implementadas, a realizar entre o município e a população, fi cou agendada para 25 de Novembro próximo.

PASSEIO E VISITA Jornadas

do Património assinaladas

Um passeio inclusivo à Feira Medieval e visitas guiadas ao “Museu – A Estação” são as duas actividades com que o município de Palmela vai assinalar as Jornadas Europeias do Património. O passeio, com o apoio da Associação Bengala Mágica, realiza-se no próximo dia 24, entre as 15 e as 17 horas. Antes, pelas 10 horas, tem lugar a visita ao museu, acompanhada por Manuel Cabrita dos Santos, técnico oficial nas Oficinas de Manutenção do Barreiro.

6 O SETUBALENSE 20 de Setembro de 2022
O auditório da Biblioteca Municipal de Palmela DR
Trabalhos Limpeza e identificação de prejuízos ainda em curso

Desportivo Algeruz recebe reunião de câmara esta quarta-feira

A celebração de contratos interadministrativos com a Junta de Freguesia de Quinta do Anjo é um dos sete pontos inscritos na ordem de trabalhos da próxima reunião de Câmara de Palmela.

A sessão pública descentraliza-

da realiza-se esta quarta-feira, a partir das 21 horas, nas instalações do Grupo Desportivo Estrelas de Algeruz. A desafectação do domínio público e constituição de direito de superfície a favor da Fundação COI para construção

de uma estrutura residencial, no âmbito do Estratégia Local de Habitação, é outro dos pontos agendados. A reunião será transmitida em directo, como habitual, no canal YouTube Palmela Município.

BREVES

ARRAIADOS

O abastecimento de água na Rua dos Cavaleiros, em Arraiados, pode sofrer interrupções durante alguns períodos compreendidos entre as 8 e as 17 horas de 20 a 23 deste mês, alertou a Câmara Municipal de Palmela.

De acordo com a autarquia, “os eventuais períodos de

'EU PARTICIPO MUNÍCIPES'

Dezoito propostas para as freguesias estão a votação até 15 de Outubro

Foram 98 os judocas que marcaram presença no Pavilhão Desportivo de Pinhal Novo, no passado fim-de-semana (sábado e domingo), para participarem no II Estágio Nacional de Katas. O evento juntou atletas em representação de clubes de nove associações distritais, entre os

interrupção devem-se aos trabalhos de melhoria da rede, na sequência da obra de pavimentação da Rua dos Cavaleiros”. O município justifica ainda que os trabalhos a realizar ao longo dos três dias são “essenciais para melhorar o serviço” de abastecimento de água prestado à população.

No total, são 18 as propostas da po pulação para investimentos a reali zar nas freguesias do concelho de Palmela, que estão a votação até 15 de Outubro próximo, no âmbito do projecto “Eu Participo Munícipes”.

As propostas foram sendo apre sentadas por Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, durante o 2.º ciclo de reu niões com os munícipes, que decor reu entre 12 e 16 deste mês em cada uma das freguesias.

Na Marateca, a população ficou a saber que pode escolher entre duas sugestões: a colocação de barreiras acústicas junto à auto-estrada e a

pavimentação da Rua da Tábua de Salvação. Para Palmela estão a vo tação cinco opções: pavimentação da Estrada do Estaleiro dos Poços; saneamento da Baixa de Palmela (EN212, Quinta das Asseadas e zo nas limítrofes); recolha de resíduos porta-a-porta na Rua Aljubarrota, em Aires; pavimentação da Rua Américo Alegria – Lau; e pavimentação da Rua Bento de Jesus Caraça – Montinhoso. Já em Pinhal Novo são quatro as propostas existentes: projecto M. Ar tes – reabilitação do 1.º piso “Santa Rosa”; pavimentação da Rua da Eira; prolongamento da rede de água e pa vimentação da Rua da Fraternidade – Terrim; e pavimentação da Rua José da Cruz Coelho – Terrim (troço entre a Rua 1.º de Maio e a Rua 25 de Abril).

No Poceirão, os fregueses têm três investimentos a votos: pavimentação da Rua da Etiópia; pavimentação da Rua Francisco Romão – Agualva; e pavimentação da Rua João da Costa – Asseiceira. E para Quinta do Anjo são quatro as opções em cima da mesa: requalificação da zona envol vente do Parque de Jogo e Recreio do Bairro dos Marinheiros; saneamento

na Rua Manuel João Lima Simões; prolongamento do abastecimento de água na Rua do Faia – Quinta da Chapeleira; e remodelação das zonas verdes da Rua 5 de Outubro – Colinas da Arrábida.

Segundo a autarquia, a votação es te ano já pode ser realizada “através da nova plataforma 'on-line', disponí vel em https://epm.cm-palmela.pt”, com o utilizador a ter de estar “de vidamente registado para o efeito”. Mas “poderá também ser efectuada em formato papel, mediante preen chimento de documento próprio, disponível nas juntas de freguesia do concelho e edifícios municipais ou através de SMS gratuito”.

As propostas vencedoras vão ser anunciadas a 5 de Dezembro.

Nas reuniões com a população, Ál varo Amaro aproveitou para “divul gar os resultados da participação no projecto (2017-2021)”, destacando a votação registada “nos últimos dois anos (3.451)”, assim como “o volume de investimento municipal associado ao 'Eu Participo' entre 2019 e 2021, que ultrapassa os 3 milhões de eu ros”, lembra a autarquia, a concluir.

Simone Fragoso vai representar Portugal no Campeonato da Europa de Para-Powerlifiting, que terá lugar de 23 a 28 deste mês em Tbilisi, Geórgia. A atleta palmelense vai competir “no escalão Elite Feminina, na categoria de até 41 Kg”, com o objectivo de “tentar garantir uma marca que a

quais o Judo Clube de Pinhal Novo e a St. Peter's School. Promovida pela Federação Portuguesa de Judo e pela Associação Distrital de Judo de Setúbal, a iniciativa contou com o apoio da Câmara de Palmela e inseriu-se no programa municipal de desenvolvimento do judo.

possa qualificar para as provas mundiais e paralímpicas”, revelou a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD). O para-powerlifting é uma modalidade paralímpica destinada a pessoas com deficiência motora, que consiste no levantamento de peso máximo no exercício de supino.

20 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 7
Autarquia alerta para eventuais cortes de abastecimento de água
JUDO Pavilhão Desportivo do Pinhal Novo acolhe 98 atletas em estágio nacional
PARA-POWERLIFTING
Simone Fragoso vai representar Portugal no Campeonato da Europa
Este ano, os munícipes podem votar através de plataforma 'on-line'. Propostas vencedoras são anunciadas a 5 de Dezembro
DR

Palmela

SENIORES

Acções

para saber fazer compras 'on-line'

Estão abertas as inscrições para participação nas oficinas “Ligue -se… às Tecnologias Digitais”, que vão decorrer a 19 e 26 deste mês, integradas no projecto municipal “Clique Sem Idade”. Estas acções, dirigidas a maiores de 55 anos, são gratuitas e têm como tema “Compras 'on-line': sentiu-se en ganado? Onde recorrer e como resolver”.

A primeira oficina vai ter lugar na Biblioteca Municipal de Palmela (dia 19), entre as 10 e as 12 horas, e a se gunda (dia 26) está agendada para o Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo, no mesmo período horário. Segundo a autarquia, nestas acções “serão divulgados os cuida dos a ter para compras mais seguras e como fazer uma reclamação de consumo”.

ERASMUS+ Jovens da Lituânia estagiam na incubadora de empresas

Duas jovens da Lituânia já estão a tra balhar na Incubadora de Empresas do Município de Palmela com os projec tos Luna 4 Kids, de Andreia Francisco, e Mwani Store, de Andreia Fortuna, no âmbito de um estágio com a dura ção de um mês ao abrigo do progra ma Erasmus+.

O estágio das estudantes lituanas visa, de acordo com a Câmara Mu nicipal de Palmela, “proporcionar novas aprendizagens na área da confecção”. As duas jovens, adianta a autarquia, frequentam “um curso prático de confecção no seu país e já produzem e comercializam as suas

próprias criações”.

“A iniciativa – fruto da interacção da incubadora com jovens empre sas e empresários internacionais – reflete o trabalho desenvolvido pelo município, no âmbito da estra

tégia de internacionalização desta estrutura, para proporcionar con tactos e oportunidades de negócio às empresas incubadas”, explica a edilidade.

Recebidas na incubadora de em

presas por Luís Calha, vereador na Câmara Municipal de Palmela, as estudantes lituanas foram con vidadas a conhecer o concelho bem como as potencialidades do território.

8 O SETUBALENSE 20 de Setembro de 2022
PUBLICIDADE
Ao longo de um mês, as estudantes vão beneficiar de novas aprendizagens na área da confecção
DR
Luís Calha ladeado pelas jovens estagiárias e pelas autoras dos projectos Luna 4 Kids e Mwani Store

Não, esta,de que fa lo hoje, não ardeu. Será um pouco mais nova do que a outra, mas os dois mil anos de idade andam por ali.

Viveu toda a sua vida na encosta da Serra do Louro, mas agora está no Espaço Fortuna, na Quinta do Anjo. Em 1989, no dia 21 de Mar ço, dia da árvore, o Sebastião Fortuna, com o apoio logis tico da Câmara Municipal de Palmela, transplantou-a para onde hoje se encontra. Porquê? Para a salvar! Sim, para isso mesmo. É que, por baixo do tronco das oliveiras, os coelhos escavam a terra para fazerem as suas luras (tocas), e lá se refugiam; ha via caçadores que, para os apanharem, ateavam lume à entrada das luras, que pe gava nas oliveiras e muitas morreram assim. Foi o que tinha acontecido a uma, vi zinha e da mesma idade que esta que o Sebastião salvou.

OPINIÃO

Outra vez uma oliveira

bento de zambujeiro, muito vigoroso, que atualmente já é uma árvore e que, se nada der cabo dele, poderá viver mais uns milhares de anos! Não é exagero, não senhor; é mesmo verdade.

Havia outras oliveiras na serra, que o povo conhecia bem. Refiro apenas duas que ainda perduram: uma tem o tronco todo oco, e uma sua dona de há muito tempo, fa zia desse tronco a capoeira das galinhas. Com uma rede de arame na entrada, lá pas savam a noite protegidas das raposas; outra, perto das Sil veiras, é a Oliveira Gorda.

Aconteceu que a oliveira não resistiu ao transplante e secou. O seu tronco está lá, com seis metros de pe rímetro e, se for cuidado, perdurará ainda por muito tempo. No entanto, a raíz do zambujeiro em que ela foi enxertada em pequena, não secou e dela nasceu um re

Que tal fazer um percurso turístico – a Rota das Oli veiras Velhas – por onde, gente amante da natureza, se pudesse encontrar com alicerces vivos do passado. E já não falo de um roteiro pelos lagares que houve em Palmela. Tantos! Fica para outra altura. Fica a sugestão.

20 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 9 PUBLICIDADE

Seixal

AMORA

Carris Metropolitana ajusta circulação ao horário da Escola Básica Carlos Ribeiro

Desde ontem, segunda-feira, o percurso da Circular de Fernão Ferro, linha 3107 da Carris Metropolitana, passou a ter uma variante, a qual resultou da adaptação ao período escolar. Segundo a autarquia, esta mudança “pretende assegurar que os alunos da Escola Básica Carlos

Centenas no Parque Urbano das Paivas deram as boas-vindas à 39.ª Seixalíada

Edital N.º 130/DAFRH-DAAG/2022

Feira Medieval de Palmela

Proibição de estacionamento de veículos, corte e condicionamento na circulação de vias ÁLVARO MANUEL BALSEIRO AMARO, Presidente da Câmara Municipal de Palmela dando cumprimento ao estabelecido no artigo 56º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro e nos termos da alínea rr) do n.º1 do artigo 33º do mesmo diploma e artigos 7º, 8º e 9º do Código da Estrada, faz público que, durante a realização do evento “Feira Medieval de Palmela”, será condicionada/encerrada a circulação e interdito o estacionamento de veículos nas vias de circulação rodoviária na vila de Palmela, freguesia de Palmela, nos dias, locais e horários que a seguir se apresentam: Interdição de estacionamento de veículos:

Das 08h00 do dia 19/09/22 às 18h00 do dia 27/09/22

• Largo do Município.

Das 14h00 do dia 23/09/22 à 01h00 do dia 26/09/22

• Rua Heliodoro Salgado (entre a Rua da Portela e o Parque Venâncio Ribeiro da Costa). Encerramento da circulação e Interdição de estacionamento de veículos

Das 08h00 do dia 19/09/22 às 18h00 do dia 27/09/22:

• Avenida dos Cavaleiros da Ordem de Santiago;

• Alameda D. Nuno Álvares Pereira.

Das 14h00 do dia 23/09/22 à 01h00 do dia 24/09/22, das 12h00 do dia 24/09/22 à 01h00 do dia 25/09/22 e das 12h00 do dia 25/09/22 à 01h00 do dia 26/09/22:

• Largo do Município;

• Largo Duque de Palmela;

• Rua do Castelo;

• Rua do Parque;

• Travessa do Parque;

• Rua de Nenhures;

• Travessa de Nenhures;

• Rua do Brochado;

• Rua da Saboaria;

• Rua do Arrabalde;

• Rua Contra-Almirante Jaime Afreixo;

• Rua do Salgueiro;

• Rua Luis de Camões;

• Rua Hermenegildo Capelo (a partir da Rua Mouzinho de Albuquerque);

• Largo El Rei D. Afonso Henriques;

• Rua Miguel Bombarda;

• Rua da Misericórdia;

• Rua Elias Garcia;

• Rua Serpa Pinto;

• Travessa do Brasão;

• Rua General Amílcar Mota (a partir da Rua S. Francisco Xavier).

Das 14h00 às 19h00 dos dias 24 e 25/09/22

• Rua Hermenegildo Capelo;

• Largo do Mercado;

• Largo Duque de Palmela;

• Largo do Município;

• Rua 31 de Janeiro;

• Rua da Ladeira (a partir da Rua Mouzinho de Albuquerque).

Alterações de trânsito:

Das 14h00 do dia 23/09/22 à 01h00 do dia 26/09/22

• Obrigação de virar à direita para o trânsito proveniente da Avenida dos Bombeiros

Voluntários na direção da Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral;

• Obrigação de virar à direita para o trânsito proveniente da Rua General Amílcar Mota na direção da Rua S. Francisco Xavier;

• Inversão do sentido de trânsito da Rua do Salgueiro;

• Permissão de circulação nos 2 sentidos para moradores na Rua do Brochado e Rua da Saboaria.

Estes condicionamentos tem implicação na supressão da paragem junto ao Castelo, na carreira de transportes públicos de Palmela Circular, entre o dia 19 e o dia 30 de setembro e ainda a supressão da circulação da carreira das 18h45m no dia 23 de setembro.

Durante o evento, serão implementados lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida no seguinte local:

• Rua Luis de Camões – 4 lugares.

Também, durante o evento será disponibilizado o seguinte parque de estacionamento temporário:

• Parque Detrás de S. Pedro, junto à Estrada do Cemitério.

A infração estará sujeita a penalização (reboque e coima).

Para constar se lavrou o presente Edital que vai se afixado nos lugares públicos do costume. Palmela 16 de setembro de 2022.

Ribeiro, em Pinhal de Frades, que residem ao longo da Estrada Nacional 378 - Avenida 23 de Julho - e a poente desta, tenham transporte público nos principais horários de entrada e saída da escola”. Os horários podem ser consultados no site da Câmara do Seixal, ou no da Carris Metropolitana.

SEIXALJAZZ Fórum Cultural recebe programa de “grande qualidade” até Dezembro

O Parque Urbano das Paivas, na Amo ra, acolheu no passado sábado, dia 17, centenas de pessoas que se uni ram para celebrar a abertura da 39.ª edição da Seixalíada, evento que se prolonga no Seixal até ao dia 15 de Outubro e que é considerado, a este nível desportivo, o maior do País.

“Um projecto singular, uma for ça colectiva” é o mote da primeira edição desta edição, após dois anos marcados pela pandemia. Agora vai reunir 15 mil participantes, distribuí dos por mais de 70 modalidades des portivas representadas.

Depois do habitual desfile das ban deiras protocolares e das bandeiras das colectividades, os participantes reuniram-se no Parque Urbano das Paivas para assistir à actuação do grupo de percussão ‘Karma Drums’ que levou o ritmo à Amora.

No momento dedicado aos discur sos protocolares, o vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, Pau lo Silva, admitiu estar “emocionado” ao verificar que a “alegria dos jovens com a chegada da Seixalíada” se man tém intacta, desde os tempos em que era “um jovem do concelho”.

Não deixou de agradecer “à força colectiva” que compõe o evento,

nomeadamente, ao movimento as sociativo popular e às comissões desportivas que demonstraram que “no Seixal, o desporto é para todos”.

“Só no Seixal se consegue fazer um evento desta dimensão”, referiu. “To da esta simbiose de trabalho torna a Seixalíada num evento único no País que orgulha o concelho”.

Os agradecimentos não ficaram por aqui, pois também Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia da Amora, fez questão de frisar que “apesar dos condicionalismos da pan demia, o movimento associativo nun ca esteve parado” e tornou possível a concretização de “uma competição onde cabem todos”.

Já o presidente da Comissão Orga nizadora, António Ferreira, encarou a 39.ª edição da Seixalíada como “um marco de esperança na retoma da prática desportiva” no Seixal.

A cerimónia prosseguiu com o hastear da Bandeira da Seixalíada e coube ao grupo de voleibol da Amora, ‘Lobatos Volley Club’, o ilustre mo mento de acender a pira.

Até ao final da tarde, a moldura hu mana que cobria o espaço, dividiu-se ao longo do parque para assistir e, em alguns dos casos, participar nos es pectáculos preparados pelas várias modalidades.

Em continuidade com o que tem acontecido durante o ano, até ao final de Dezembro o Seixal tem um pro grama cultural com um conjunto de propostas que a autarquia classifica como sendo de “grande qualidade”, e destaca os festivais SeixalJazz, entre 13 e 22 de Outubro, e de Teatro do Seixal, além de “uma forte progra mação” no Auditório Municipal do Fórum Cultural.

A receber o Concurso Internacional de Composição para Guitarra, entre 23 e 30 de Setembro, o principal equipa mento cultural do concelho irá também acolher, entre outros espectáculos, a realização de dois ciclos de cinema, a 5 e 6 de Outubro o Fisahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Oci dental e o Saramago em Fundo Branco, sempre às terça-quarta e quinta-feira, às 21h30, até 21 de Dezembro, um ci clo integrado nas comemorações do centenário do nascimento do Nobel português, bem como, a 8 de Outu bro, recebe a Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

No campo das artes plásticas, o des taque vai para o conjunto diversificado de sugestões, com as novas exposições do Museu-Oficina Manuel Cargaleiro e do Centro Internacional de Medalha Contemporânea. Da programação re gular das galerias municipais, salienta -se o tributo a Albino Moura, integrado nas Comemorações do 186.º Aniversá rio do Concelho do Seixal e a exposição de Miguel Ângelo Nurti.

O programa considera ainda o festival de arte urbana À Babuja, os espectáculos do Toca e Foge - Música no Património, as várias iniciativas a decorrer na Biblioteca e Ecomuseu, e nos restantes equipamentos do con celho, bem como por todo o movi mento associativo.

Todo o programa é dirigido para públicos diversos, permitindo o con tacto com diferentes sensibilidades e abordagens artísticas, do cinema à dança, passando por um alargado conjunto de estilos musicais.

10 O SETUBALENSE 20 de Setembro de 2022
O Presidente da Câmara ÁLVARO MANUEL BALSEIRO AMARO
Departamento de Administração, Finanças e Recursos Humanos Divisão de Atendimento e Administração Geral PUBLICIDADE Humberto Lameiras
A Seixalíada
é considerada o maior evento a este nível no País
DR
Depois de dois anos em formato digital, 15 mil pessoas em mais de 70 modalidades vão competir no Seixal até 15 de Outubro

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Era de facto impensável que na segunda década do século XXI um país europeu invada outro país europeu contra to das as regras do direito internacional. A guerra causada pela Federação Russa, e condenada pela generalida de dos países da União Europeia, ace lerou o aumento dos preços, incluin do em Portugal, que obviamente não é um país isolado do resto do mundo.

Perante a necessidade de dar res posta a esta situação inflacionária, o Governo tomou as medidas que se justificavam, de natureza excecional, admitindo-se que serão temporaria mente limitadas, esperamos.

De entre essas medidas incluem -se as que têm a ver com as pensões.

Tal bastou para que, numa lógica totalmente demagógica, o PSD inun dasse o país com cartazes a propósi to de alegada austeridade socialista, como se o Governo, com as medidas anunciadas, cortasse 1000 milhões

de euros nas pensões!

Um partido como o PSD, que se assume como desejando ser alterna tiva, não pode nem deve comporta -se de forma tão irresponsavelmente leviana e por isso merece forte crítica pelo desaforo.

Na verdade, é totalmente falso, como pretende o PSD insinuar, que a partir de 2024, os pensionistas ve nham a ter um pensão inferior à de 2023 ou que, no próximo ano, não haja aumento de pensões.

O que sucede é que não se poderia prever que a inflação no ano em curso fosse na ordem dos 8%.

Quando há alteração de circunstân cias entre quem assina um contrato, e que o digam os alunos iniciados em Direito, o mesmo, para ser cumprido, tem de atender às circunstâncias anor mais que as partes não previram.

Sucede que a inflação tão significa tiva que a todos atingiu , resultou de um quadro anormal, imprevisto e tem

OPINIÃO

Será possível o PSD não ter vergonha ?!

de ser respondido em função disso.

Foi o que fez o Governo antecipan do parte da pensão que seria para pa gar para o ano, integrando metade já em outubro. Acresce que as verbas que serão adiantadas não são retira das dos fundos alocados à Segurança Social, mas saem do orçamento geral de Estado. Isto para não afetar o pa gamento de pensões futuras , razões que se prendem com a sustentabili dade da Segurança Social.

sabe o tempo destas consequências a precaução é boa conselheira.

O estranho e anómalo é ser o PSD a assumir um outdoor que conduz à ideia que é o partido defensor dos pensionistas. Convenhamos que es casseia a vergonha!

A voz sábia popular sabe bem que o PSD pretende reafirmar é que os pensio nistas ouçam o que ele diz mas não te nham presente o que ele levou à prática.

Os apoios extraordinários, resulta do de uma alteração de circunstân cias que gerou a inflação imprevista , de 8%, tem de ter resposta como fez o Governo , com medidas conjun turais , para minorar o aumento do custo de vida , protegendo os pensio nistas das suas pensões para o futuro. A inflação deste ano não pode nem deve ser encarada como uma infla ção que se vai manter. É que se assim fosse nenhuma economia aguentaria. Mas, exatamente porque ninguém

A verdade é que o PSD, entre 2011 e 2015, concretizou o Memo rando “indo para além da Troika” , penalizando, como nunca, os pen sionistas, retiraram os subsídios de férias e natal , cortaram nas pensões e suspenderam a lei de atualização das pensões, anos seguidos. Infrin giram dor, retiraram esperança. De tal ordem que a primeira Legislatura socialista teve ‘repôr’ como palavra de ordem.

20 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 11 Precisa-se Ardina Part-Time (manhã) 30€/dia À comissão Contacto 265094354 LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 telm.: 910 959 933 | Fax: 265 529 408 1747 PUBLICIDADE 3 1392
Bloco
Classificaos
Clínico

Associação seixalense utiliza tecnologia e valores rastafári para promover a inclusão social no distrito

A ideia venceu o Orçamento

Participativo em 2019 e pretende ser uma forma de empoderar a comunidade local da Península de Setúbal

Quem entra na Oficina da Juventude no Miratejo, concelho do Seixal, en contra à sua disposição um espaço repleto de máquinas e dispositivos tecnológicos com um objectivo sim ples: “Tornar a sociedade mais livre, igualitária e justa”. As palavras são de Nuno Carvalho, mas o mote é da RATO- Associação para a Divulgação Cultural e Científica (ADCC), organi zação por si fundada.

Desde 2003 que a Associação Ra to, como é habitualmente conhecida, trabalha para fazer chegar recursos tecnológicos a jovens com menos possibilidades económicas e, ao aliar-se recentemente ao projecto Jah Moment, vencedor do Orçamento Participativo em 2019, a missão ga nhou novos contornos.

Foi apenas há três meses que a associação seixalense inaugurou o altLab, um laboratório no Miratejo onde qualquer jovem, organização ou comunidade escolar pode utilizar, de forma gratuita, impressoras 3D, materiais para gravar um podcast e uma panóplia de recursos que a as sociação deixa à disposição.

A formação inicial é dada por volun tários da ADCC, contudo, o projecto pressupõe que a utilização dos ma teriais seja feita por quem, com mais ou menos experiência, se propõe a experimentar de forma totalmente autodidacta.

“Quisemos criar um espaço onde as pessoas fazem por elas próprias”, explica Nuno Carvalho. “Temos um la boratório que não está fechado numa faculdade, mas sim aberto e onde as pessoas podem aprender umas com as outras, num espaço livre”.

O altLab conta com a parceria das Câmaras Municipais do Seixal, Alma da, Sesimbra e Palmela, Juntas de Fre guesia do Laranjeiro, Feijó e Miratejo e Escola Secundária João de Barros.

Inspiração nos valores rastafári Garantir a aprendizagem livre e au tónoma é a pedra basilar do projecto e a essência da filosofia orientadora da cultura rastafári. “Revemo-nos nas músicas do Bob Marley”, conta o fun dador da ADCC. “Tentamos criar um mundo mais livre e justo, onde não é preciso ter um curso de engenharia para aprender a trabalhar com uma impressora 3D”.

Na perspectiva da associação, criar um local no qual “a testagem e o erro são aceites” tem contribuído para o “empoderamento” e “inclusão” de quem por lá passa.

“Um jovem experimentou vários dos equipamentos e confidenciou -nos que gostou imenso porque aprendeu a costurar. Isto tem um con junto de conotações que envolvem a auto-estima da pessoa e a capacidade de se sentir empoderada para, não só reparar a sua roupa, mas também a vida no seu todo”, diz Nuno Carvalho.

Uma das principais preocupações da ADCC é garantir que os materiais circulam e servem todo o distrito. Por esse motivo, apostam forte em iniciativas junto de escolas e comu

A formação inicial é dada por voluntários da ADCC, contudo, o projecto pressupõe que a utilização dos materiais seja feita por quem, com mais ou menos experiência, se propõe a experimentar de forma autodidacta

nidades com menores possibilidades financeiras, nas quais os voluntários assumem um papel incontornável.

Uma viagem voluntária da Turquia para Portugal A jovem Mehriban Dedegil, mais co nhecida por Mimi, é o rosto da dedi cação na Associação Rato. Em Maio viajou como voluntária da sua terra natal, Bursa, na Turquia, para Portu gal e desde então que desenvolve

workshops de máquinas de bordar, integrados no Jah Moment.

“Consigo ver o quão felizes as pes soas ficam depois de aprenderem a manusear a máquina. Principalmente as crianças. O rosto delas começa a brilhar”, conta a rapariga de 24 anos.

Nos últimos meses tem feito ac ções no bairro de Santa Marta do Pi nhal, em Corroios, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia e acredita que o trabalho da ADCC tem feito a diferença na vida da comunidade.

“A população de Santa Marta é mui to pura”, revela. “Ficam genuinamente agradecidos quando lhes mostramos que podem fazer algo além do que es tão habituados. A [Associação] Rato consegue criar essa conexão com as pessoas que é cada vez mais escassa”.

A sua estadia em Portugal termina em Novembro, mas Mimi garante que regressa à Turquia como “uma pessoa mais completa”: “Às vezes pensamos que para ajudar alguém precisamos de fazer uma coisa em grande como ofere cer uma grande quantia em dinheiro ou doar um órgão, mas com o Jah Moment percebi que os gestos simples são uma boa forma de tornar as pessoas felizes”.

12 O SETUBALENSE 20 de Setembro de 2022
Seixal
Mariana Pombo
MIRATEJO DR DR
20 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 13

OPINIÃO

Protesto e divulgação exemplares

ANIVERSÁRIO

Cante Alentejano na voz dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal soa na Timbre Seixalense

O aniversário foi a 10 de Setembro mas o ponto alto da comemoração é a 1 de Outubro

O Grupo Coral Alentejano da Asso ciação dos Serviços Sociais dos Tra balhadores das Autarquias do Seixal (ASSTAS), fundado a 10 de Setembro de 1983, comemorou 39 anos, ao lon go dos quais prestou bons e relevantes serviços à comunidade, quer como animador de espaços culturais, quer como divulgador do Cante Alentejano.

Todavia, o ponto mais esperado das comemorações da efeméride está guardado para a tarde de 1 de Outubro, na Sociedade Filarmóni ca Democrática Timbre Seixalense, quando o verdadeiro e puro Cante será glossado pelo grupo coral ani versariante, secundado a preceito pelo Grupo Coral Vila Morena, de Grândola, e o Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores das Alcáçovas.

Saber resistir

Manuel Janeiro canta e é o responsá vel, desde 2010, pela ligação entre o Grupo Coral e a direcção da ASSTAS. Foi com ele que O SETUBALENSE se encontrou. "Felizmente, temos sabi do resistir aos dias difíceis que todos

estamos a atravessar”, começou por dizer. “A Câmara do Seixal cedeu-nos um salão, onde passámos a ensaiar, a reunir e a conviver. O Grupo soube resistir aos tempos da pandemia mos trando-se sempre activo: em 2021, assinalámos o nosso aniversário com uma actuação no Fórum Cultural do Seixal. Além disso, fomos cantar a Grândola”.

Quanto a dificuldades reais, “na verdade não as sentimos, a não ser, por vezes, a falta de gente para inte grar o nosso Grupo. Repare-se que, devido a essa escassez de elemen tos, houve grupos no concelho que tiveram de se fundir. Nós, porém, va mos resistindo com treze, quatorze ou quinze elementos. E vale-nos o apoio das autarquias do Seixal e da ASSTAS, é justo dizê-lo”, esclareceu Manuel Janeiro.

Quanto ao futuro, confessa que

gostaria de comemorar o 40.º ani versário, no próximo ano, com um “programa bonito e diferente”. Al vitrou: “Talvez uma conferência ou debate com gente do Cante. Outro projecto para 2023: gravar um CD. Neste sentido, já contactámos a Câ mara Municipal, e as coisas parecem estar bem encaminhadas. Quando assim é, sentimo-nos satisfeitos e optimistas”, sublinhou.

Já foi misto

O Grupo Coral Alentejano da ASS TAS nasceu no dia 10 de Setembro de 1983. Fundado por um grupo de alentejanos que trabalhavam ou trabalham na Câmara do Seixal, logo se integraram na Associação dos Serviços Sociais das autarquias do Seixal. Inicialmente, só homens compunham o grupo; tempos de pois, ao grupo aderiram também mulheres, cativadas pela magia do Cante. Durante cerca de dez anos, foi um Grupo misto.

O Grupo Coral Alentejano tem-se feito ouvir não só no concelho do Seixal e redondezas, mas também um pouco por todo o país. Em 2017, a convite de uma associação de emi grantes, viajou até à Suíça, onde pro tagonizou três actuações.

Lembre-se que, a 27 de Novembro de 2014, o Comité da UNESCO, reuni do em Paris, considerou o Cante Alen tejano Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Apar das guerras, outro grande problema dos nos sos dias, são as alterações climáticas. Agravados os seus efeitos, com atentados am bientais.

Portanto, é imperioso parar as primeiras, evitar que novas surjam, assim como em relação aos crimes contra a Natureza. E tudo isso deve ser denunciado.

Quanto à divulgação das guerras contemporâneas, Afeganistão, Ju goslávia, Iraque, Síria, Líbia, Iémen, Palestina e, sobretudo, a que está aí na berra, a da Ucrânia, sugiro viva mente a leitura de um livro recente, editado pela “Página a Página”, da autoria do professor catedrático António Avelãs Nunes, com pre fácio do General Carlos Branco, “O Mundo Velho Está a Morrer, O Novo Ainda Não Nasceu. Este é o Tempo dos Monstros. Apontamentos pa ra tentar compreender a guerra na Ucrânia”.

É o outro lado da informação. Rigorosa, isenta, citando diversas fontes e com a experiência de Car los Branco que durante 17 meses, na Bósnia, exerceu funções como ob servador militar ao serviço da ONU.

Uma obra fundamental para se compreender a nova ordem mun dial que está aí em perspetiva. Os perigos que encerra, e os seus prin cipais protagonistas.

Informação importante para es tarmos mais apetrechados a dar mos a nossa contribuição, por muito modesta que seja, para um mundo o mais justo, pacifico e sustentável possível.

E agora “falemos” então de aten tados ambientais, da luta contra eles e da divulgação de ambos.

Por exemplo, na edição de 12 deste mês do SETUBALENSE, pela pena do seu diretor, Francisco Al ves Rito, e de outra jornalista, Maria

Carolina Coelho, uma excelente re portagem ilustrada com fotos claras e elucidativas da poluição na Vala da Mourisca.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que procedeu a análises, as descargas que estão a poluir as linhas de água na zona da Mourisca, são graves e têm ori gem no Centro Empresarial do Sa do Internacional, onde funcionam dezenas de empresas e o Mercado Abastecedor de Setúbal.

No entanto, afirma André Mar tins, presidente da Câmara de Setúbal, depois de visitar o local e de “verificar o crime ambiental, levantam-se autos, há papéis, mas o problema permanece. Chegámos ao ponto de termos de convocar as pessoas”.

A APA é por ele e pelo presidente da Junta de Freguesia de Pontes, Gâmbia e Alto da guerra, Luís Custó dio, acusada de passividade. Assim, a referida junta de freguesia, convo cou uma manifestação de protesto no local. Compareceram dezenas de populares, os referidos autarcas, os vereadores também da CDU, Carlos Rabaçal, Pedro Pina, Rita Carvalho e membros da Assembleia de Fre guesia.

A oposição afirma estar a acom panhar a situação com bastante preocupação. O vereador Joel Marques do PS, espera que “as en tidades competentes possam atuar em conformidade e parar de forma definitiva este atentado ambiental”

A vereadora Sónia Martins (PSD) pediu para que o problema seja re solvido tão breve quanto possível.

Conclusão, um protesto e uma divulgação exemplares.

A defesa do meio-ambiente, justifica-os plenamente.

14 O SETUBALENSE 20 de Setembro de 2022 Seixal
Corroios
Francisco Ramalho
Ex-bancário,
José
39.º
DR
O Grupo Coral Alentejano tem-se feito ouvir não só no concelho do Seixal Manuel Janeiro é responsável pelo grupo desde 2010 DR

Amora sofre na Damaia a segunda derrota na Liga BPI

A equipa de futebol feminino do Amora perdeu por 4-1 na sua deslocação à Damaia, sofrendo desta forma o segundo desaire na Liga BPI. O jogo até começou bem para as amorenses que se colocaram em vantagem aos 16 minutos com um golo de Maria Dias mas a equipa

II DIVISÃO NACIONAL FEMININA

adversária ainda conseguiu igualar na primeira parte com um golo de Summer Green marcado já em período de compensação (45+1’). O campeonato sofre agora a paragem de um mês. No regresso, a 23 de Outubro, o Amora recebe o Atlético Ouriense.

Racing Power vence equipa B do Sporting e lidera competição sem golos sofridos

No jogo mais importante da segunda jornada da Série Sul do Campeona to Nacional da 2.ª Divisão, a Racing Power foi ao Campo n.º 5 do Está dio Universitário, em Lisboa, vencer a equipa “B” do Sporting Clube de Portugal, por 3-0.

O jogo era aguardado com expecta tiva porque ambas as equipas vinham de goleadas impostas na primeira jor nada. A RPower havia ganho (8-0) ao Sintrense e as leoas obtido uma vitória (6-0) em Albufeira, sobre o Guia. E, na verdade correspondeu ao que se esperava.

Depois de uma primeira sem golos, a RPower fruto da maior experiência das suas jogadoras e após algumas alterações efectuadas impôs-se e acabou por conquistar os três pon tos, que era efectivamente o seu objectivo.

A camaronesa Doly Djiatio, três mi nutos depois de entrar em campo em substituição de uma companheira de equipa, abriu o activo (55’) e a brasi leira Janaina Weimer, com um bis (79’ e 89), fechou a contagem.

Com esta vitória, a segunda na competição, a equipa treinada por João Marques (ex-treinador do SC Braga, Famalicão e SL Benfica) segue

no comando da tabela classificativa, com seis pontos. Juntamente com o Estoril que também venceu (2-1) o Futebol Benfica.

De referir que o Barreirense, que deveria jogar em Condeixa, viu o seu jogo ser adiado para o dia 9 de Outubro.

Resultados (2.ª jornada): SL Benfi ca “B” 7 Guia 1; Sporting “B” 0 Racing Power 3; Estoril 2 Futebol Benfica 1; Sintrense 2 Valadares Gaia “B” 0; Con deixa – Barreirense (adiado).

BOTAFOGO CAUSA SENSAÇÃO NA MOITA

Desporto

DR

SPORTING VENCEU 29-24

Réplica vitoriana não evita derrota na estreia do campeonato de andebol

Com oito golos, o sadino Victor Talmazan foi o melhor marcador do jogo

mais uma unidade, os leões chegaram aos 15-20, aos 38 minutos. A partir daí, apesar de os setubalenses terem conseguido, algumas vezes, encurtar as distâncias, o conjunto lisboeta con seguiu manter sempre a vantagem até ao apito final do árbitro.

Classificação: 1.º lugar, Racing Power e Estoril, 6 pontos; 3.º lugar, Benfica “B” (menos um jogo), Spor ting “B” e Sintrense, 3 pontos; 6.º lugar, Condeixa (sem jogos efectua dos), Futebol Benfica, Barreirense, Valadares-Gaia (todos com menos um jogo) e Guia, zero pontos.

Próxima jornada (25 de Setembro), com jogos às 15 horas: Condeixa – Sin trense; Barreirense – Futebol Benfi ca; Guia – Estoril; Valadares Gaia “B” – Sporting “B”; RPower – Benfica “B”.

Kevin Nunes foi o autor do golo que deu a vitória à equipa de Cabanas

O Botafogo Futebol Clube, que foi repescado esta época para o Cam peonato Distrital da 1.ª Divisão, foi a grande sensação da primeira jor nada com a vitória obtida no Campo do Juncal, sobre o Moitense, que na temporada anterior se classificou em quinto lugar.

Fazendo alinhar de início cinco jogadores (e depois mais três) pro venientes de outros clubes, a equi pa de Cabanas entrou no jogo algo cautelosa porque tinha a noção que iria defrontar um dos adversários

mais cotados do campeonato e no decorrer da primeira parte não se registaram grandes situações de golo.

No início da segunda parte o técni co João Gomes fez entrar dois joga dores e um deles acabou por ter um papel fundamental na construção da vitória, estamos a falar de Duarte Brás que numa tabelinha com Kevin Nunes proporcionou a este a obtenção do golo, quando estavam decorridos 48 minutos.

O Moitense, surpreendido com o golo do adversário, tentou alterar o

rumo dos acontecimentos e partiu decididamente para o ataque em bus ca de um resultado diferente mas a excelente organização defensiva da equipa de Cabanas não permitiu que isso viesse a acontecer e acabou por regressar a casa com uma saborosa vitória que constituiu a primeira gran de surpresa do campeonato.

Na próxima jornada, que se disputa já no dia 25 de Setembro, o Botafogo tem mais um teste às suas capacida des na recepção ao Alcochetense, no Campo António Henrique Matos. J.P

Apesar da boa réplica que deu frente ao Sporting, a equipa de andebol do Vitória não conseguiu no sábado evi tar a derrota, por 24-29, na jornada de estreia do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Andebol 2022/23. Na partida realizada no Pavilhão Antoine Velge, o reforço Victor Tal mazan (ex-Boa-Hora) foi o melhor marcador do encontro com oito golos apontados.

O conjunto leonino chegou ao in tervalo a vencer, por 15-12, mas até foram os setubalenses, apoiados pe los adeptos que compareceram em bom número no pavilhão, a entrar melhor no encontro ao consegui rem ganhar uma vantagem de 2-0 no arranque numa partida que teve um elevado nível competitivo.

Os sportinguistas, que na tempo rada anterior terminaram a prova na 2.ª posição, reagiram à desvantagem e conseguiram passar pela primeira vez para a frente do marcador aos oi to minutos, momento em que fez o 3-4. A meio da primeira parte, a equi pa treinada por Luís Monteiro tirou partido da expulsão de dois minutos de Kiko Costa para voltar a ganhar vantagem de 7-6, 8-7 e 9-8.

Depois de um ‘time-out’ pedido pelo treinador leonino, Ricardo Cos ta, aos 20 minutos, os forasteiros responderam de forma assertiva e conseguiram anular a desvantagem e chegar ao intervalo a ganhar por 15-12. No regresso dos balneários, os sadinos entraram da mesma forma que tinham feito no primeiro tempo, conseguindo fazer dois golos de ra jada que colocaram o resultado em 14-15 à passagem do 31.º minuto.

Determinante para o Vitória permi tir o distanciamento leonino no pla car foi a expulsão de dois minutos de Francisco Costa, aos 35 minutos. Com

Na ficha de jogo do duelo travado no Pavilhão Antoine Velge, destaca -se o nome de Victor Talzman, pon ta de 21 anos que chegou a Setúbal oriundo do Boa-Hora. O atleta com dupla nacionalidade (portuguesa e moldava) apontou oito golos, registo que lhe valeu a distinção de melhor artilheiro da partida.

Ainda do lado dos sadinos, Cláudio Pedroso (cinco golos), Jan Kleinei dam, João Gamboa e Nuno Roque (todos com três), José Rebelo e Alexandre Pereira (ambos com um) foram os outros marcadores de ser viço. No Sporting, Salvador Salva dor, Kiko Costa, Mamadu Gassama e Natan Suarez dividiram os louros no ataque dos sportinguistas, com cinco golos cada.

A contar para a 2.ª jornada do Cam peonato Nacional de Andebol, agen dada para sábado (15 horas), o Vitória desloca-se ao Pavilhão Municipal da Maia para medir forças com a ADA Maia, equipa que também perdeu na ronda inaugural da competição (31-22 na casa do Benfica).

20 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 15
Ricardo Lopes Pereira
DR
Victor Talmazan José

SETÚBAL | TRÓIA SINES

05:37 - 1.6 m - Baixa-mar 12:08 - 2.6 m - Preia-mar 18:35 - 1.4 m - Baixa-mar 00:48 - 2.5 m - Preia-mar

05:29 - 1.6 m - Baixa-mar 11:55 - 2.6 m - Preia-mar 18:27 - 1.4 m - Baixa-mar 00:36 - 2.5 m - Preia-mar

SESIMBRA

05:25 - 1.7 m - Baixa-mar 11:54 - 2.6 m - Preia-mar 18:25 - 1.5 m - Baixa-mar 00:35 - 2.5 m - Preia-mar

ALMADA

05:52 - 1.7 m - Baixa-mar 12:28 - 2.8 m - Preia-mar 18:47 - 1.5 m - Baixa-mar

Aguaceiros

Aguaceiros

HOJE
28º 26º 18º 17º AMANHÃ
MARÉS TEMPO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.