O Setubalense, o seu diário da região nº 915 de 09 de Setembro de 2022

Page 1

contactos: 800 217 217 / 265 523 515 / www.funeraria - armindo.com O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO SEXTA-FEIRA, 9 DE SETEMBRO DE 2022 PREÇO 0,80€ | N.º 915 | ANO V | 5.ª SÉRIE EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA contactos: 800 217 217 / 265 523 515 / www.funeraria - armindo.com 1392 PUBLICIDADE PUBLICIDADE Nova Unidade de Saúde abre quinta-feira no Montijo p6 SETÚBAL Festa da Ilustração regressa à cidade p3 ALCOCHETE Biblioteca Municipal comemora 14 anos com concerto no domingo p12 Fado Convida está de regresso esta noite p12 Teatro TAS oferece poema concerto este fim-de-semana p14 Motoristas dos PALOP 'salvam' transportes Alsa Todi, operadora da Carris para os concelhos de Montijo, Alcochete, Moita, Palmela e Setúbal espera a entrada de 60 motoristas de Cabo Verde p4 O SETUBALENSE

Abertura

OPINIÃO

Bancarrota, o nosso fado!

Assistimos à apresentação por parte do governo das medidas que deveriam apoiar a economia, mas depois de analisarmos o que afinal seria uma ajuda, entendemos que não passa de um “ato de magia” de 5ª classe, um “truque” que é falso!

Bruno Nunes balhar, ser remunerados de forma digna, não pagar bens e serviços inflacionados com as constantes justificações que a “a inflação não dura para sempre”, porque infeliz mente é o nosso fado, inflação e bancarrota que rima com socialis mo e caminhamos para a quarta, e sempre com governos de esquerda.

Mas não nos foquemos nas me didas em concreto e analisemos de outra perspetiva, a do distrito de Setúbal. O problema do País é estrutural e não se resolve com 125 euros, se formos esmiuçar os 125 euros entendemos que represen tam 0,34 cêntimos por dia, o que permite dizer que quem atravessa a ponte sobre o Tejo beneficiaria mais se ao longo do ano fizessem uma redução no valor da portagem, que beneficiariam mais se os municípios reduzissem o IMI à taxa mínima le gal de 0,03%, se o apoio fosse dire to no material didático para os alu nos em idade escolar, se os passes de transportes públicos tivessem o seu preço revisto… seriam cen tenas de propostas, muitas delas já apresentadas em orçamento de estado pelo Chega e chumbadas pelo partido socialista por cegueira ideológica, porque nunca pensaram nas pessoas e porque no total entre pequenas percentagens aqui e pe quenas percentagens ali chegariam a um valor indireto muito superior aos 125 euros, sem falarmos das propostas mais mediáticas como a descida concreta e efetiva do IVA da eletricidade ou dos impostos sobre os combustíveis.

O Governo brincou com os por tugueses, e num distrito como o nosso onde a taxa de desemprego é uma das maiores do País imediata mente após a taxa de desemprego na Madeira. O que os portugueses querem não são míseros subsídios mas sim ter oportunidade de tra

Quando nos batem à porta de casa não perguntamos “quem fos te?”, perguntamos “quem é?”, mas nas eleições, sejam elas autárqui cas, presidenciais, europeias ou legislativas, devemos pelo menos conhecer a quem abrimos a porta, o seu passado político e o que fi zeram pela população, e só abre e deixa entrar os socialistas dentro da sua casa para gerir as suas vidas quem olha para estas medidas e as considera justas, sem pensar no que está por detrás de tudo isto, viver no imediato com mais 125 euros na carteira é um mero “balde de areia para os olhos”, vamos de crise em crise, de esmola em esmola a ca minhar para um processo politico liberal progressista, onde tentam “vender” a imagem da liberdade in dividual, mas que no fundo criam cada vez mais a estratificação de classes sociais dependente do aparelho do Estado, um Estado que deveria ser regulador e não parte integrante da economia, um Estado que deveria legislar para permitir o desenvolvimento da economia com bases claras de apoio a empresas e ao mérito no trabalho mas insiste em criar dependentes.

Cansados destes “fadistas”, está na hora de mudar o nosso Fado!

Habitação: Montijo a marcar passo?

ANova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 50-A/2018, de 2 de maio foi orientada no sentido de acomodar o aumento da população excluída do acesso à habitação por situações de grave carência e vulnerabilidade várias, incentivando, nomeadamen te, uma oferta alargada de habita ção para arrendamento público. A Portaria n.º 230/2018 definiu o modelo e os elementos essenciais para efeito da apresentação ao Instituto da Habitação e da Rea bilitação Urbana, I. P. (IHRU, I. P.), das candidaturas à concessão de apoios ao abrigo desse programa, cuja apresentação dependia da pré via aprovação pelos competentes órgãos do município da Estratégia Local de Habitação. Ora os autarcas socialistas que governam atualmen te a Câmara do Montijo nunca reco nheceram, desde 2014 até 2021, no âmbito das suas prioridades políti cas, o papel central da habitação e da reabilitação para a melhoria da qualidade de vida das populações, para a revitalização e competiti vidade da cidade e para a coesão social e territorial no concelho. Fo ram muitos anos de negligência e incompetência.

No concelho do Montijo há mais de 10 anos que existem situações de precariedade, de insalubridade e insegurança, nos casos em que a pessoa ou o agregado vive em local, construído ou não, destituído de condições básicas de salubridade, de segurança estrutural, estanquei dade e higiene ou edificações sem condições mínimas de habitabili dade, de sobrelotação, quando, da relação entre a composição do agregado e o número de divisões da habitação, esta constitui um es paço de habitação insuficiente, de inadequação, por incompatibilidade das condições da habitação com ca racterísticas específicas de pessoas que nele habitam, como nos casos de pessoas com incapacidade ou deficiência.

Está previsto, há muitos anos, na legislação em vigor, o apoio a um amplo conjunto de soluções habitacionais, nomeadamente: arrendamento de habitações para subarrendamento, reabilitação de

OPINIÃO

a questões como a acessibilidade habitacional, a estabilidade, a coo peração, a participação, a equida de, a perequação, o incentivo ao arrendamento, às acessibilidades na Habitação.

Só para termos uma noção: em 02/07/2020 já tinham sido en tregues 34 Estratégias locais de Habitação. No Montijo apenas em 09/06/2021 em Câmara Municipal e 30/06/2021 em Assembleia Mu nicipal foi aprovada uma Estratégia Local de Habitação - obrigatória, diga-se.

Também o Município do Montijo não respondeu ao Levantamen to Nacional das Necessidades de Realojamento Habitacional feito pelo IHRU em Fevereiro de 2018, apesar de no concelho do Montijo existirem 866 agregados familiares correspondentes a 2.095 pessoas, com carências habitacionais não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

O Município do Montijo deixou passar em branco os Programas Reabilitar para Arrendar - Habita ção Acessível (RPA-HA), O Chave na Mão - Programa de Mobilidade Ha bitacional para a Coesão Territorial, O Porta de Entrada, O Programa de Arrendamento Acessível (PAA), o Programa Porta 65, sem uma única candidatura. Desde 2014 até 2021 é muita negligência autárquica, para não dizer outra coisa.

frações ou de prédios habitacionais, construção de prédios ou empreen dimentos habitacionais, aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação, aquisição de terrenos destinados à construção de prédio ou de empreendimento habitacio nal.

Mas os atuais autarcas do PS muito pouco sensíveis têm sido, na Habitação, entre 2014 e 2021,

No Montijo há décadas de atraso no Planeamento da Habitação pa ra Famílias carenciadas, de Habita ção Social, e os atuais autarcas do Partido Socialista que governam a Câmara têm sido, ao longo de mui tos anos, incapazes de Planear a Habitação e a Habitação Social, em Montijo; Deixaram até perder vá rias dezenas de Fogos que podiam ter sido adquiridos pela Câmara ao Estado no Bairro da Liberdade em Montijo que acabaram por ser com prados por outras Entidades.

O desleixo, o laxismo, a negligên cia, no Planeamento e execução duma política local de Habitação envergonham estes autarcas do PS que governam a Câmara, com Nuno Canta à cabeça, já vai para o terceiro mandato a caminho dos doze anos.

2 O SETUBALENSE 9 de Setembro de 2022
Fernando Coelho
Economista
apenas
09/06/2021 em
Municipal
30/06/2021
e Jurista No Montijo
em
Câmara
e
em Assembleia Municipal
foi aprovada uma Estratégia Local de Habitação - obrigatória, diga-se
Deputado do Chega

Operação de limpeza encerra Túnel do Quebedo

O Túnel do Quebedo, em Setúbal, está encerrado hoje à circulação automóvel devido a uma operação de limpeza, a acontecer a partir das 09 horas e até ao final do dia.

O corte de trânsito incide em ambos os sentidos de

OITAVA EDIÇÃO ARRANCA A 1 DE OUTUBRO

circulação, designadamente no troço compreendido entre as avenidas Jaime Cortesão e Manuel Maria Portela, sentido nascente-poente, e no troço compreendido entre as avenidas 5 de Outubro e Jaime Cortesão, sentido poente-nascente.

Setúbal

Festa da Ilustração regressa à cidade com maior adesão e mais exposições

Certame é dedicado a João Paulo Cotrim, curador e fundador do evento, que faleceu em Dezembro do ano passado

A Festa da Ilustração, que tem este ano como tema “É Preciso Fazer Um Desenho”, regressa à cidade de Setú bal em Outubro para a oitava edição. Com mais participantes e exposições, a mostra de ilustração foi ontem apre sentada, na Casa da Cultura, por José Teófilo Duarte, curador da festa, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e do vereador da Cultura, Pedro Pina.

A festa, que será dedicada a João Paulo Cotrim, curador e fundador do certame falecido em Dezembro do ano passado, conta com 15 exposi ções em vários locais da cidade, como a Casa da Cultura, a Casa da Avenida, a Casa Bocage, a Casa do Largo e o Museu de Setúbal, e com a presença de André Letria e Alain Corbel, dois convidados especiais que abrem o leque de exposições no dia 1 do pró ximo mês.

Segundo José Teófilo Duarte, o objectivo da festa continua a ser “recuperar ilustradores esquecidos,

que reflectem e dão voz a algumas preocupações com a verdade do tra ço”. Apesar da redução dos custos na festa, que diz compreender, o cura dor referiu que nem por isso houve menos adesão à mostra de ilustração.

Também André Martins reforçou no seu discurso o “orgulho” que “to dos os setubalenses devem sentir” nesta acção. “Esta iniciativa repre senta um convite de trabalhos de homens e mulheres que, pela arte da ilustração, incentivam à criação e à fruição cultural de Setúbal”, afirmou.

Para o presidente da autarquia sadina, este é “um contributo sério para afirmar Setúbal como cidade de referência na promoção cultural, a nível nacional e internacional”. Co mo novidade há a extensão da festa a Óbidos e ao festival Fólio, que José Teófilo Duarte classificou como sendo “talvez o mais importante aconteci mento literário em Portugal”, que este ano também é dedicado a João Paulo Cotrim e decorre igualmente em Outubro.

Em Óbidos vai estar a exposição “Dar de Beber aos Olhos”, patente em Fevereiro na Casa da Cultura, em Setúbal, pouco tempo depois de João Paulo Cotrim ter morrido.

Livro

de homenagem

a João Cotrim lançando na festa O tributo que Setúbal faz questão de prestar a João Paulo Cotrim assenta

no reconhecimento da marca que o antigo jornalista deixa na cidade, pela ligação à Festa da Ilustração. Desta forma, “Foi Quase Um Prazer” é um livro que reúne as palavras sobre ilustração do fundador e que vai ser lançado na edição deste ano.

Teófilo Duarte, que partilhou a cura doria da festa com João Cotrim, recor dou a O SETUBALENSE, em Fevereiro, o papel essencial que o companheiro teve na fundação do certame.

“A Festa da Ilustração nasceu em 2015 na sequência do ataque ao Charlie Hebdo e o João Paulo

Cotrim foi a primeira pessoa com quem falei sobre esta ideia. Ele aceitou de imediato e sugeriu a reedição da exposição da ilustração portuguesa, que tem um catálogo próprio na Festa da Ilustração, to dos os anos”, referiu.

Este ano, uma vez que a Festa da Ilustração será uma festa de ho menagem, o catálogo, que é “uma espécie de páginas amarelas da ilus tração em Portugal”, vai ser também dedicada ao antigo jornalista e a par ticipação, excepcionalmente, vai ser por convite.

Projecto Ilustradores actuam na inauguração

A Festa da ilustração, que terá início no dia 1 de Outubro, conta com a presença de um novo grupo musical composto por João Maio Pinto e Pedro Lourenço, dois ilustradores que apostam agora juntos na música.

Como novidade há a extensão da festa a Óbidos e ao festival Fólio, assim como o livro que reúne as palavras sobre ilustração de João Paulo Cotrim é lançado na edição deste ano

MUNICÍPIO DO MONTIIO CÂMARA MUNICIPAL -----------------------------------------EDITAL N. º 191/2022 ------------------------------------------------- NUNO RIBEIRO CANTA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTIJO.----- TORNA PÚBLICO, que no âmbito da realização da "Feira Quinhentista de Aldeia GalegaMontijo, haverá alterações ao trânsito na Cidade do Montijo de 07 a 12 de setembro de 2022. -------ASSIM SENDO, INFORMA QUE:----------------------------------

--- 1 - Será proibido o trânsito e o estacionamento desde as 15h00 do dia 07 até às 12h00 do dia 12 nos seguintes locais: -------------------------------------------------------------------------------------

--- Praça Gomes Freire de Andrade, com exceção dos arruamentos a nascente e sul do mercado municipal (permitido apenas aos TST e cargas e descargas) e o atravessamento da praça a poente; -----

--- Rua Guerra Junqueiro. -----------------------------------------------------------------------------------

--- 2 - Será proibido o trânsito automóvel na Praça da República e na Rua Tenente Valadim nos seguintes periodos: ------------------------------------------------------------------------------------------

--- Dia 09 - das 17h00 às 24h00; ---------------------------------------------------------------------------

--- Dias 10 e 11 - das 15h00 às 24h00. --------------------------------------------------------------------

--- 3 - Para a realização de desfiles, será condicionado o trânsito pelas autoridades policiais, previsivelmente das 17h00 às 18h00, nos seguintes locais: --------------------------------------------

--- Dia 09 - Avenida dos Pescadores, Praça Gomes Freire de Andrade. Rua Manuel Neves Nunes de Almeida; --------------------------------------------------------------------------------------------------Dia 10 - Cais dos Vapores e Rua Manuel Neves Nunes de Almeida. ----------------------------------

--- 4 - Desde as 00h00 do dia 09 até às 17h00 do dia 12, a Praça de Táxis passa a funcionar na Praça 5 de Outubro. --------------------------------------------------------------------------------------

--- PARA CONSTAR, se publica o presente edital e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.---------------------------------------------------------------------------

--- E eu, , Técnico Superior da Divisão de Obras, Serviços Urbanos, Ambiente e Qualidade de Vida desta Câmara Municipal, o subscrevi. ------------------------------------------- Pacos do Municipio de Montijo, 5 de setembro de 2022 -------------------------

O Presidente da Câmara,------------------------------------------

9 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 3
PUBLICIDADE
O SETUBALENSE

Motoristas dos PALOP ajudam a resolver problemas dos transportes rodoviários na região

A contratação de motoristas dos Paí ses Africanos de Língua Oficial Portu guesa (PALOP) vem dar esperança à região, ao contribuir para a resolução de parte dos problemas registados no serviço rodoviário de passageiros, a cargo da operadora Alsa Todi.

No total, vão chegar aos cinco concelhos que compõem o lote 4 da Área Metropolitana de Lisboa – que engloba Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal – seis dezenas de profissionais de Cabo Verde, sendo que “os primeiros 25 vieram na passa da semana e já estão a ter formação”.

A informação foi avançada por An dré Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, na reunião pú blica de quarta-feira, tendo o autarca explicado ainda que “há motoristas que têm tido algumas dificuldades com os vistos”.

“Há motoristas que têm tido algu mas dificuldades com a possibilida de de virem trabalhar para Portugal, ou seja, com todas as condições e exigências que um profissional de transporte de passageiros deve ter”, acrescentou.

Antes, o edil disse considerar “profundamente lamentável que o contrato não esteja a ser cumprido”, uma vez que se trata de um “serviço fundamental”. “Este não cumprimen to por parte da Alsa Todi estava e está a penalizar as populações, designada mente quem tem empregos. Natural mente que haverá penalizações, mas [estas] não resolvem o problema. As pessoas precisam dos autocarros”, salientou.

PS e PSD defendem mais exigência e intransigência

Também a oposição garantiu es tar a acompanhar a situação “com bastante preocupação”, ao mesmo tempo que defendeu que a Câmara Municipal tem de ser “mais exigen

te” e “intransigente com quem gere a concessão”.

Por parte da bancada do Partido Socialista, o vereador Joel Marques afirmou que “as dificuldades vão além da limitação do número de motoristas afectos às carreiras”.

“Podemos considerar que o in cumprimento de horários decorre da falta de motoristas. No entanto, enquanto os utentes estão nas para gens, muitas vezes mais do que duas horas, passam três ou quatro carrei ras destinadas às praias da Arrábida. Se calhar, os recursos humanos têm estado alocados às carreiras erradas”, atirou.

Além disso, também a existência de “alguns erros de cálculo na locali zação de paragens” foi referida pelo

eleito socialista, que afirma estar em causa “aquilo que é a confiança que os utentes têm no transporte públi co”, assim como “os milhões de euros que os municípios têm investidos na solução”.

“É chegado o momento de ouvir o que o Conselho Metropolitano tem para dizer sobre o funcionamento [do serviço], que tem sido errático. É um investimento significativo e im portante, quer do ponto de vista da gestão da mobilidade, quer da gestão das emissões de carbono, que está em causa por não termos uma res posta adequada”.

Já a vereadora Sónia Martins (PSD) disse ter conhecimento de que “a fi xação dos horários que estão nas pa ragens muitas vezes não corresponde

ao local onde as pessoas estão”.

“Isto é uma questão de mera orga nização. A verdade é que passaram três meses e continuamos com pro blemas recorrentes. Temos de co meçar a ser intransigentes porque a empresa tem de nos dar respostas”, salientou.

Para a social-democrata, os pro blemas actualmente registados vão fazer com que “as pessoas que já não confiavam nos transportes públicos e já não os utilizavam, [tenham a] ten tação de pegar no carro”. “Eu com preendo. Não posso estar uma hora e meia à espera de transporte para ir trabalhar. É um risco enorme utilizar os transportes neste momento e é necessário começarmos num pata mar de exigência maior”, considera.

Transporte escolar Reuniões com agrupamentos e com Carris Metropolitana preparam serviço

Com as aulas a arrancarem nas próximas semanas, também o transporte escolar tem preocupado o executivo municipal. A O SETUBALENSE, Rita Carvalho, vereadora com o pelouro da Mobilidade, garantiu que “a Câmara Municipal tem promovido reuniões preparatórias com os agrupamentos de escolas, a Carris Metropolitana e a Alsa Todi”.

“A operadora tem sido informada que o serviço de “transporte escolar” tem de estar preparado e operacional,

sem falhas, no início do período escolar. Por parte da Alsa Todi estão a ser concluídos os horários escolares, de acordo com informação dos agrupamentos, de entrada e saída das escolas”, revelou.

“Os horários das carreiras que servem os diferentes equipamentos escolares”, garantiu a autarca, “estão a ser adaptados aos horários de funcionamento das escolas”.

O assunto foi igualmente referido na reunião pública de quarta-feira, com André Martins,

presidente da Câmara Municipal, a afirmar que “a preocupação maior [da autarquia] tem a ver com a garantia que tem de ser dada de que as crianças e jovens [do concelho] têm garantido o transporte escolar”.

“Queria deixar aqui o compromisso de que o presidente da Câmara e a Câmara Municipal farão tudo aquilo que estiver ao seu alcance para que, no dia do início do ano escolar, as crianças e jovens tenham o transporte garantido”, adiantou.

As urgências do Hospital de Setúbal estiveram, durante o dia de ontem, e ainda estavam à hora de fecho desta edição, sem receber doentes trans portados por ambulâncias e com demoradas horas de espera para quem se dirige ao serviço. Ao que O SETUBALENSE apurou, o problema decorre da falta de médicos.

Durante a tarde, havia pessoas com mais de 10 horas de espera para se rem atendidas.

Questionado pelo jornal, o hospital confirma limitações no funcionamen to do serviço.

“Verificam-se constrangimentos inesperados durante o dia de hoje no Serviço de Urgência Geral, concreta mente na equipa de Medicina Interna que, por razão de segurança clínica, motivaram a comunicação ao CODU desta situação.”, informa o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS).

A mesma fonte acrescentou que a situação ia ser avaliada novamente durante a noite de ontem.

“Será efetuada uma avaliação às 20h00, após mudança de turno da equipa médica”, refere a nota envia da ao jornal, onde é sublinhado que “a Via Verde AVC e a Via Verde Co ronária estão a funcionar dentro da normalidade”.

4 O SETUBALENSE 9 de Setembro de 2022
HOSPITAL “Constrangimentos” nas urgências obrigam a desvio de ambulâncias e longas esperas
Situação ia ser avaliada para se perceber se os problemas se mantinham no turno da noite
Setúbal
Maria Carolina Coelho
André Martins, presidente da Câmara Municipal, lamenta que contrato não esteja a ser cumprido e fala em penalizações
SEIS DEZENAS DE PROFISSIONAIS CHEGAM DE CABO VERDE André Martins revela que primeiros 25 motoristas vieram na passada semana e estão a ter formação O SETUBALENSE

Unidade de Saúde Familiar Aldegalega abre portas na próxima quinta-feira

Cidade tem uma nova galeria de Arte

Setúbal conta agora com uma nova galeria de arte. A Svart Gallery teve a sua inauguração no passado dia 5 de Setembro, tendo sido fundada pelo artista Sebastião Veiga, com o intuíto de expor as próprias obras devido a carência de espaços culturais dispo níveis para exposição.

Esta ideia surgiu durante a pan demia quando o artista criou maior parte das suas obras. Sebastião Veiga confessa que o conceito lhe surgiu enquanto enfrentava um período de autoconhecimento e transformação.

“Quando o subconsciente fala mais alto, estamos nos preparando para um grande trabalho de transforma ção pessoal, e não só”.

A artista considera que o principal

objectivo da SVART é dar oportuni dade para que os artistas possam expor as suas obras por um período de tempo, onde é determinado um limite na quantidade de obras de acordo com o espaço ou o aluguer do espaço completo.

A entrada é gratuita, dando aces so total ao público a interagir com os artistas, participar de eventos e compartilhar ideias, dúvidas e re flexões. Considerado um ambien te propício para eventos voltados a música, poesia, teatro, workshop e eventos.

Todas as informações são divul gadas através dos seus meios de comunicação, tais como Instagram e Facebook.

RECEITA SEMANAL DO LIDL

Bolo de ananás com coco

Ingredientes:

manteiga para untar e papel para forrar a forma

6 pax Fácil/ Económico Tempo: 1 hora

Modo de Preparação:

Ligue o forno a 180º forre uma forma com papel vegetal e barre

MÚSICA AO VIVO

Marisa Anderson actua

amanhã na Casa da Cultura

-o com manteiga. Numa tigela ba ta a manteiga com a baunilha ate ficar bem cremosa, junte os ovos um a um batendo sempre junte o

leite condensado e bata mais um pouco, junte a farinha o fermento o coco e bata bem junte o ananás cortado misture e deite na forma

Comecemos pelo que diz o jornal The New Yorker: “Marisa Anderson é uma das melhores guitarristas da sua geração”. Com cinco álbuns de originais, Marisa tem seguido um caminho por diferentes correntes musicais, ainda que balizada pelas raízes do jazz.

A guitarra mistura tradição do universo musical tradicional ame ricano, onde os blues marcam presença, ao lado das já referidas correntes jazzistas. Vem a Setú bal, à Casa da Cultura já esta sexta -feira, pelas 21h30, para mostrar o seu novo álbum, “Still Here”, a edi tar dentro de dia, e que sucede a “Cloud Corner”, disco de 2018, que mereceu rasgados elogios a Marisa Anderson.

leve ao forno durante 45 minutos verifique a cozedura com um pa lito e desenforme deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

Será seguramente um momento musical de relevo na Casa da Cultu ra, sendo a entrada grátis. Opinião Musical

9 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 5 PUBLICIDADE
Chef Hernâni Ermida
1 lata de leite condensado 1colher de sopa de fermento em pó 250g de farinha 120g de manteiga á temperatura ambiente 1 saqueta de açúcar baunilhado 2 ovos L 1 Colher de sopa de coco ralado 200g de ananás em lata picado
Sebastião Veiga, fundador do espaço DR António Ramos
DR
p6

Montijo

INAUGURAÇÃO OFICIAL FICA PARA MAIS TARDE Unidade de Saúde Familiar Aldegalega abre portas na próxima quinta-feira

Tutela estima que o novo equipamento venha a abranger 13 mil utentes. Apenas dois de sete médicos vêm de fora

A nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Aldegalega, instalada no recin to do Hospital do Montijo, vai abrir portas no próximo dia 15 (quinta -feira).

Esta é a data apontada na agenda da tutela para a entrada em funcio namento do equipamento, apurou O SETUBALENSE junto de fonte ligada ao processo. Mas a inauguração da infra-estrutura “com pompa e cir cunstância” fica reservada para mais tarde, em data ainda a definir, disse a mesma fonte.

A instalação da USF Aldegalega numa área da unidade hospitalar montijense onde chegou a funcio nar o serviço de medicina interna – o que implicou a execução de obras de requalificação do espaço – represen tou um investimento de cerca de 750 mil euros (o custo inicial previsto não ultrapassava o meio milhão de euros).

Em resposta a um conjunto de questões colocadas por O SETU BALENSE em Fevereiro último, a

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) estimou que o equipamento venha a dar resposta a um universo de cerca de 13 mil utentes. E, em termos de recursos humanos, deverá contar com “uma equipa composta por se te médicos, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicos”, adiantou en tão a ARSLVT.

Todavia, a maioria dos clínicos (cin co) e dos enfermeiros (outros cinco)

transitam do actual Centro de Saú de do Montijo, localizado na Avenida Luís de Camões. Ou seja, apenas dois dos sete médicos e dois dos sete en fermeiros, que irão integrar a nova USF Aldegalega, virão de fora, con firmou Miguel Lemos, director exe cutivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho, em declarações proferidas a O SETUBA LENSE no passado mês de Abril. Ainda assim, com a abertura do

ASSOCIADOS DA UNIÃO MUTUALISTA MANTÊM BENEFÍCIOS

Até Dezembro Mais de 25 mil sem médico de família

Até ao final deste ano, vão ser mais de 25 mil os utentes do actual Centro de Saúde do Montijo, de entre um total de cerca de 33 milhares, sem médico de família. O crescimento do número – denunciado pelo vereador João Afonso (PSD) e confirmado por Miguel Lemos no início de Abril último – é explicado pela aposentação prevista de três dos 12 médicos que têm prestado serviço naquela unidade. “As ausências deverão ser colmatadas com a abertura de vagas para médicos recém-especialistas nos próximos concursos”, disse então o responsável pelo ACES Arco Ribeirinho. À data, o Centro de Saúde do Montijo tinha cerca de 20 900 utentes sem médico de família, de acordo com o Registo Nacional de Utentes.

novo equipamento, a tutela espera reduzir em mais de 3 500 o número de utentes sem médico de família no Montijo.

CUF quer nova clínica a funcionar já em Outubro

A abertura da Clínica CUF Montijo está prevista para “o último trimes tre deste ano”, anunciou a Câmara Municipal na sequência de uma visita realizada na última terça-feira por Nu no Canta, presidente da autarquia, e pelos vereadores José Manuel Santos e Maria Clara Silva, ao novo espaço. A administração, sabe O SETUBALEN SE, está a desenvolver todos os esfor ços para que o equipamento comece a funcionar já no início de Outubro.

Na reunião de câmara de quarta -feira passada, Nuno Canta lem brou que a nova clínica da CUF representou um investimento na ordem dos “10 milhões de euros” e que irá criar “120 postos de traba lho”, 45 dos quais destinados a fun cionários que “transitam da Clínica da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição”. Segundo o autarca, o equipamento vai apresentar va lências de “obstetrícia, pediatria,

ginecologia, psiquiatria, cardio logia, otorrinolaringologia, oftal mologia, medicina geral e medicina dentária”, com “32 gabinetes para consultas, exames complementa res e serviços de imagiologia”, além de assegurar “serviços de farmácia, enfermagem e análises clínicas”. A Clínica CUF Montijo vai funcionar “das 8 às 21 horas” e manterá “to dos os acordos e benefícios” para os associados da União Mutualista

Nossa Senhora da Conceição, su blinhou o edil.

A Mutualista do Montijo (vulgo Montepio) acordou em 2018 ceder ao Grupo Mello as convenções e acordos que tinha na área dos serviços de saú de, bem como todo o pessoal afecto à sua clínica, num processo que englo bou ainda o aluguer das instalações localizadas na Rua Serpa Pinto e que, no total, permitiu um encaixe finan ceiro de 867 mil euros à associação.

GRIPE E COVID-19

Vacinação arranca com Nuno Canta a reclamar louros para autarquias

A campanha conjunta de vacinação contra a gripe e a covid-19 arrancou on tem no Montijo, num novo centro que a Câmara Municipal instalou para o efeito no n.º 349 da Praceta Páteo d' Água. O novo centro de vacinação, que resulta de uma parceria entre o ACES Arco Ribeirinho, a ARSLVT e o mu nicípio, “conta com pessoal médico, quatro enfermeiras permanentes, trabalhadores municipais e tem ca pacidade máxima para [receber] 300 utentes por dia”, informou Nuno Can ta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, na reunião do executivo realizada esta quarta-feira nos Paços do Concelho.

O autarca socialista aproveitou a oportunidade para atribuir os louros do êxito nacional da campanha de vacinação contra a covid-19 aos mu nicípios, de forma “a corrigir uma ideia errada”, justificou. “Toda a gente ad mite no País que o grande sucesso da vacinação foi [alcançado por] alguém da Marinha ou do Exército. Isso não é verdade. O grande sucesso dos cen tros de vacinação [em massa] deve -se ao trabalho de todas as câmaras municipais deste País”, afirmou.

Nuno Canta apontou ainda o ca minho que preconiza, em matéria de prevenção nos cuidados de saúde. “A Câmara Municipal do Montijo entende ser necessário estimular uma política de maior proximidade dos cuidados primários de saúde, não só pela descen tralização de competências nos centros de saúde mas também com a disponi bilização de infra-estruturas municipais para melhorar o Serviço Nacional de Saúde em Montijo”, considerou.

A abertura do novo centro de va cinação nas instalações municipais da Praceta Páteo d' Água mereceu um reparo de João Afonso, vereador eleito pelo PSD. O social-democrata confrontou o presidente da autarquia com o facto de o espaço não contem plar sanitários para pessoas portado ras de deficiência. “Essa questão a existir teria de ser corrigida, mas não é o presidente que vai avaliar essas questões directamente”, respondeu Nuno Canta, a concluir.

6 O SETUBALENSE 9 de Setembro de 2022
Estas portas vâo-se abrir dia 15 para receber os primeiros utentes DR

Cenforma promove encontro de professores de Montijo e Alcochete

CARRIS METROPOLITANA

O Cenforma vai realizar na próxima terça-feira, entre as 9 e as 13 horas no Cinema Teatro Joaquim d' Almeida, o IX Encontro de Professores e Educadores de Montijo e Alcochete. Este encontro “pretende ser um momento de

partilha de práticas pedagógicas e projectos em desenvolvimento nas escolas associadas ao Cenforma”, indica a Câmara Municipal do Montijo, que apoia o evento. Segundo a autarquia, a iniciativa tem como principal objectivo “criar uma

Utentes de Sarilhos Grandes e Afonsoeiro ficam em terra às horas de ponta

Autocarros que fazem a ligação a Lisboa chegam lotados e não há alternativas viáveis. Munícipe propõe alternativa

“Os autocarros da linha 4701, percur so Vale da Amoreira-Gare do Orien te [Lisboa], não cumprem o serviço, principalmente nas horas de ponta, deixando os utentes de Sarilhos Gran des em terra. Já vêm lotados e, na vol ta, o problema da lotação esgotada nas horas de ponta repete-se”. Este foi apenas um dos vários problemas que Sabina Pereira expôs na reunião da passada quarta-feira ao executivo municipal liderado por Nuno Canta. A munícipe falava da incapacidade do serviço prestado pela operadora Alsa Todi, que continua a afectar os utili zadores da recém-criada Carris Me tropolitana no concelho do Montijo. E o problema dos autocarros lota dos não se resume ao 4701. “Acon tece também com as ligações das carreiras de Alcochete e Samouco à Gare do Oriente, 4705 e 4706, respectivamente, que chegam ao Afonsoeiro já lotadas”, lamentou. As preocupações são agora acrescidas com o aproximar do novo ano lecti vo, já que se prevê constrangimentos

idênticos para as ligações Barreiro -Montijo e Barreiro-Alcochete, 4600 e 4601, com impacte directo nos jo vens estudantes das referidas zonas do concelho montijense.

E o pior é que, para quem trabalha na outra margem, verifica-se “inexis tência de alternativas viáveis”, disse, para exemplificar de seguida: “Ir para o Pinhal Novo apanhar o comboio pa ra Lisboa implica utilização de viatura própria. E também não há uma liga ção viável de Sarilhos Grandes ao Cais do Seixalinho que permita apanhar o

A TODOS OS ALUNOS DO 1.º CICLO

barco”. Além disso, os “novos percur sos criados não suprem todas as ne cessidades (…), têm horários desfasa dos das necessidades”, apontou Sabi na Pereira, que desafiou a autarquia a propor que a Carris Metropolitana crie linhas com partidas da garagem de autocarros da Alsa Todi, localizada “pertíssimo de Sarilhos Grandes”, a ligar esta localidade e o Afonsoeiro a Lisboa.

Procura tem aumentado Na resposta, Nuno Canta lembrou

que a Câmara do Montijo “faz um in vestimento de 1,5 milhões de euros por ano nos transportes públicos” e que estão “previstas penalizações por ausência de serviço” para a operado ra. “Temos transmitido os problemas e já solicitámos à Transportes Metro politanos de Lisboa, e até mesmo à operadora, um reforço de carreiras nas horas de ponta”, disse o autarca, que concordou com o teor da alterna tiva proposta pela munícipe. “O pro blema resolvia-se se tivéssemos as partidas dos autocarros de cada um dos concelhos. É a nossa posição des de o início do concurso público, mas infelizmente não vingou”, revelou.

Nuno Canta considerou ainda que o Montijo “não é, nem de longe nem de perto, dos municípios com mais problemas” na nova rede da Carris Metropolitana e indicou de “Pal mela, Setúbal e Almada” como mais afectados. O problema no concelho montijense, defendeu o edil, encon tra explicação num outro factor: “Es tamos a ter um aumento significativo de pessoas a optar por transporte público, o que cria estes problemas. Em Junho, transportámos para Lis boa 700 mil passageiros; em Julho, 850 mil; e neste momento já ia em 950 mil”, indicou, a finalizar.

O tema mereceu ainda interven ções de dois outros munícipes: Rui Aleixo e Miguel Dias, com este últi mo a sublinhar que a aplicação de sanções à operadora não resolve o problema das pessoas que ficam em terra sem transporte.

Autarquia dá apoio para compra de cadernos de actividades

A Câmara Municipal do Montijo de cidiu por unanimidade, na passada quarta-feira, atribuir neste ano lec tivo apoios económicos a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, para compra de cadernos de actividades.

Os subsídios, de valor anual, abran gem todos os alunos “independen temente da respectiva condição

sócio-económica e dos respectivos encarregados de educação terem apresentado ou não processos de candidatura a apoios em matéria de acção social”, revelou a autarquia.

Cada aluno, integrado nos escalões A ou B, terá direito aos seguintes apoios em função do ano de esco laridade que se encontre a frequen tar: os do 1.º ano recebem um apoio

de 30 €; os do 2.º ano têm direito a 33 €; os do 3.º ano encaixam 47 €; e os do 4.º ano beneficiam de 50 €.

Já os alunos não integrados nos es calões A ou B vão receber “um valor anual de 25 €, independentemente do ano de escolaridade” que frequen tem, explicou o município.

Deste modo, a autarquia prevê inves tir um total de 53.125 € em função do

número de alunos existentes em cada um dos três agrupamentos escolares.

À margem destes apoios, no arran que deste ano lectivo, o município vai ainda oferecer a todos os alunos do 1.º ciclo e a todas as crianças do ensino pré-escolar, da rede pública, um “kit de material escolar com uma composição adequada às necessidades do nível de escolaridade que frequentam”.

oportunidade para professores e educadores continuarem a reflectir sobre os Planos de Acção para o Desenvolvimento Digital das suas escolas”. A inscrição para participar na iniciativa é obrigatória e pode ser efectuada em www.cenforma.net.

BREVES

À TARDE Feira

Quinhentista

arranca hoje

A sétima edição de Feira Quinhentista de Aldeia Galega-Montijo arranca hoje pelas 17 horas na Praça da República. O certame abre com uma arruada de grupos trajados a rigor. Teatro de rua, danças medievais, a cargo do Grupo de Danças Antigas, danças orientais, pela Companhia Al-Nawar, e um espectáculo de fogo são actividades agendadas para esta noite.

PSD

Lucília Ferra apresentou-se como candidata à presidência do PSD/ Montijo em missiva enviada, na passada segunda-feira, aos militantes da secção. Sob o lema “Mais fortes que em tempo algum”, elencou quatro vectores de acção que vão nortear o seu programa: recuperação do edificado e habitação acessível; reabilitação da zona ribeirinha; acessibilidades e transportes; e educação.

O Pavilhão Desportivo n.º 2, no Esteval, vai receber a XIX edição do Concurso e Exposição de Modelismo –Modelscala. A iniciativa vai decorrer nos dias 24 ( das 10 às 20 horas) e 25 (entre as 10 e as 16 horas). A organização é da Associação de Modelismo do Montijo.

9 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 7
ESTEVAL Mostra de modelismo no pavilhão
Lucília Ferra escreve aos militantes
Sabina Pereira apontou a incapacidade do serviço da Alsa Todi DR

COMEMORAÇÕES DO DIA DA FREGUESIA DO MONTIJO

Carolina Deslandes ao vivo em concerto gratuito

DR

Carolina Deslandes estará no próxi mo dia 15 no Cine Teatro Joaquim d’ Almeida no Montijo, num concerto promovido pela Junta da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro para assinalar o Dia da Freguesia.

Carolina é um dos nomes mais mar cantes nos últimos anos na música portuguesa, como compositora (com um talento enorme), como cantora e como mulher (faz questão de expor de forma clara as suas opiniões, indepen dentemente de serem ou não politica mente corretas). Tem sido também uma fonte de inspiração e motivação para novos cantores, multiplicando-se em parcerias, quer como compositora, quer como cantora.

Em 2014, o tema “Mountains”, um dueto com o seu amigo Agir, foi o ponto de partida para uma carreira

de sucesso. Para trás tinha ficado um álbum que havia passado desperce bido a tudo e a todos. Dois anos mais tarde, com o álbum “Blossom” con

firmou a expetativa que nela come çavam a depositar, e os singles dele extraído, “Heaven” e “Se eu pudesse” revelar-se-iam um sucesso.

Mas o ponto de não retorno, no que ao êxito diz respeito, aconteceria com o álbum “Casa”, o disco seguinte que incluía “um avião de papel”, num dueto inesperado com Rui Veloso, em 2018, e claro o já icónico tema de amor aos filhos, “A vida toda”, abso lutamente incontornável em todos os concertos de Carolina Deslandes. O tema ganhou um Globo de Ouro, para Melhor Canção, e em pouco tempo ultrapassou 10 milhões de visuali zações. Os prémios em diferentes áreas ligadas à música, começaram a ser uma constante.

Entretanto lança o EP “Mulher”, banda sonora de uma curta-metra gem, e a expressão máxima de uma artista de causas, que se transcende a cada passo que dá. A curta-metra gem, com o mesmo nome, em que se podem ouvir as canções do EP e as sistir à ficção escrita, narrada e prota gonizada por Carolina Deslandes, re

presenta várias gerações de mulheres vítimas de violência doméstica. Com este trabalho venceria um Grammy Latino na Categoria de Melhor Vídeo de Longa Duração.

No ano passado foi convidada a par ticipar no Festival RTP da Canção. Con correu com a canção lindíssima, “Por um triz”, e foi mesmo por um triz que não ganhou. Aliás ficou com os mes mos pontos que The Black Mamba. Com a canção, Carolina ganharia um Globo de Ouro, para Melhor Música. No início deste ano, Carolina esgo tou os coliseus, com grandes e emoti vos concertos. Esgotou o Coliseu de Lisboa num concerto emotivo e neste momento anda em tour por Portugal.

Chega ao Montijo dia 15, num con certo gratuito, mas sujeito a levanta mento de bilhetes nos dias 13 e 14. Não será difícil imaginar a corrida aos lugares.

Opinião Musical

8 O SETUBALENSE 9 de Setembro de 2022
Montijo
PUBLICIDADE
9 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 9

O SEGREDO DAS CARTAS

MUNICÍPIO DO MONTIIO CÂMARA MUNICIPAL DIVISÃO DE OBRAS, SERVIÇOS URBANOS, AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA

EDITAL N. º 192/2022

----- NUNO RIBEIRO CANTA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTIJO------------------------- TORNA PÚBLICO, que nos termos do art.º 13.º, do "Regulamento Municipal de Remoção de Veiculos Abandonados", aprovado na Reunião do Executivo Municipal de 31 de julho de 2002 e ratificado na 2. ª reunião da 5. ª sessão ordinária da Assembleia Municipal realizada em 21 de dezembro de 2002, esta Câmara Municipal publicitou a relação de veículos que após remoção dos locais onde se encontravam em situação de abandono e degradação na via pública não foram levantados pelos seus proprietários dentro do prazo estipulado no n.º 1 do art.º 7.º do citado regulamento (45 dias). -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ASSIM SENDO INFORMA QUE: ------------------------------------------------------

----- Após notificação, registada com aviso de receção, aos proprietários das viaturas, prescreveu o prazo concedido, pelo que, em consequência do não levantamento, de acordo com os n. os 4 e 5 do art.º 7. º do regulamento, consideram-se abandonados e adquiridos por ocupação pelo Estado ou pela Autarquia Local, os seguintes veículos: ----------------------------------------------------

MATRÍCULA

MARCA MODELO 5836 CKR FORD MONDEO 67-27-MB ROULOTE 83-84-EC AUDI 80 86-50-GC OPEL ASTRA 92-30-ER TOYOTA COROLLA CX-74-97 FORD TRANSIT 70-85-QC OPEL ASTRA 23-51-VN RENAULT LAGUNA 70-47-PX FIAT PUNTO CX-93-43 ROVER 414 61-26-BG MERCEDES 23-85-RG RENAULT CLIO FJ-17-11 TOYOTA COROLLA 10-73-MP FORD FIESTA 74-77-DZ FIAT PUNTO 21-65-CG MITSUBISHI COLT 79-32-AH ROVER 77-81-LT VOLKSWAGEN PASSAT 33-54-GP ROVER 618 51 28-38-CB FORD FIESTA 64-34-GA RENAULT CLIO 27-03-JH VOLKSWAGEN POLO 93-33-LE PEUGEOT 106 19-53-GD PEUGEOT 306 50-53-MI RENAULT CLIO XH-39-58 SEAT IBIZA 33-27-MP PEUGEOT 306 29-96-LA FIAT PUNTO QC-87-13 OPEL CORSA 1.25 58-26-OT DAWEOO LANOS 37-67-NF RENAULT MÉGANE 14-46-GA FIAT PUNTO 18-89-DE RENAULT CLIO 12-83-XJ OPEL COMBO 42-53-LD NISSAN ALMERA 00-06-LO VOLKSWAGEN PASSAT GLTDI 82-13-DB NISSAN MICRA 38-33-JB SUZUKI BALENO 88-29-FZ RENAULT CLIO 54-88-GU VOLKSWAGEN POLO 01-95-JX FIAT PUNTO 57-26-HH RENAULT LAGUNA 45-NV-19 FIAT PANDA 80-76-UG PEUGEOT 206 HDI 88-29-SH CITROEN XSARA 17-07-IQ OPEL CORSA 56-24-QD MERCEDES 470 79-17-JI FIAT PUNTO XN-74-99 RENAULT 19 02-90-ED PEUGEOT 106

CARNEIRO 21.03 a 20.04

No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimen tos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente re novados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profis sional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver.

VIRGEM 24.08 a 23.09

No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em rela ção. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias.

Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de dece ções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

10 O SETUBALENSE 9 de Setembro de 2022 PUBLICIDADE
TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04. Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espiri tuais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com
----- PARA CONSTAR, se publica o presente edital e outras de igual teor que vão ser afixados nos locais de estilo. ------------------------ E eu, Técnico Superior da Divisão de Obras, Serviços Urbanos, Ambiente e Qualidade de Vida, desta Camara Municipal, o subscrevi. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Pacos do Municipio de Montijo, 6 de setembro de 2022 -------------------------------------------O Presidente da Câmara,

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Senhora OFERECE SE para cuidar de idosos ou passar a ferro Zona: Montijo e Alcochete Telf: 935 888 564

9 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 11 PUBLICIDADE 3
1392
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO
sabia? Classificados Bloco Clínico Precisa-se Padeiro, pasteleiro e ajudante com experiência Full Time 966 826 750 Precisa-se Ardina Part-Time (manhã) 30€/dia À comissão Contacto 265094354 Dinheiro? Empréstimo na hora sobre cheques + crédito c/ hipoteca de imóvel 964 823 702
serviços
Precisa se de cozinheira (o). Horário repartido com folga ao sábado a noite e domingo o dia todo. Contato 917 856 225 Setúbal
Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 telm.: 910 959 933 | Fax: 265 529 408 1747 ... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária? Você
Senhor OFERECE os seus
como motorista de ligeiros ou tratar de quintas com animais Zona: Montijo, Alcochete, Pinhal Novo Telf: 965 819 673
És ambicioso? Queres ganhar dinheiro? Junta-te a nós, pagamos acima da média Ramo Imobiliário - Montijo e Alcochete 962 785 450

Alcochete

Biblioteca municipal comemora aniversário com concerto de Joana Alegre já no domingo

O espectáculo está marcado para as nove da noite de dia 11, onde a cantautora vai apresentar o seu segundo álbum, “Centro”

A Biblioteca de Alcochete está a co memorar o 14.º aniversário ao serviço da leitura e do livro. A celebração está agendada para decorrer deste domin go, 11 de Setembro até ao próximo dia 17. Logo para o primeiro dia, pelas 21h00, está marcado um concerto da cantautora Joana Alegre, que sobe ao palco para apresentar o seu segundo álbum de originais, “Centro”.

Trata-se de um trabalho produzi do por Luísa Sobral num disco que ao longo de 12 temas navega por sonoridades bastante distintas, que vão do baroque pop ao neo-folk e também viaja no folclore português, onde explora o conjunto de raízes e novas ramificações que traduzem a cantautora actualmente.

Identificada com o estilo Indie Folk / Baroque Pop, desde cedo que Joana Alegre percebeu que tanto a música

LUSOFONIA

como a poesia iriam acompanhá-la ao logo do seu percurso artístico, ou seja, da sua vida. Estudou na Acade mia Duarte Costa, no Hot Club de Portugal, e posteriormente na Escola de Verão Veneto Jazz. Desde então tem feito o seu percurso no mundo da música, em parcerias e colaborações com músicos de renome do jazz e da pop nacionais.

Adiantando ainda sobre o progra ma comemorativo, a autarquia de Alcochete destaca para 13 de Setem bro, às 17h00, um momento de con

vívio com os leitores da biblioteca, e termina no dia 17 de setembro com duas sessões, às 11h00 e às 15h00, da atividade “A biblioteca faz anos!”, dirigida às famílias.

Inaugurada a 13 de Setembro de 2008, a Biblioteca de Alcochete “é um espaço de acesso e fruição do conhecimento, assumindo-se como polo dinamizador de educação, infor mação, cultura e lazer, onde é possí vel encontrar uma oferta cultural com qualidade, diversidade e dinamismo”, define a autarquia.

Vozes em tom de fado este fim-de-semana no fórum e jardim cultural

Hoje, 9 de Setembro, e amanhã, o Fado Convida está de regresso ao Fórum Cultural e ao Jardim da Praça da Cultura, em Alcochete. As primei ras vozes a subirem ao palco, entre fadistas e músicos de sonoridades lusófonas de Portugal, Angola, Brasil e Cabo-Verde, são as de Pedro Flo res que convidou o músico brasileiro Gabriel Selvage para actuar ao seu lado, é às 19h30, no Fórum Cultural. Às 21h30, no espaço exterior do Fó

rum actua Jorge Fernando, que vai ter consigo o cantor de Cabo Verde, Dany Silva.

Segundo o programa enviado pela autarquia alcochetana, uma das novi dades da edição deste ano, é a versão indoor e outdoor do festival.

Amanhã, sábado, às 19h30, o au ditório do Fórum Cultural recebe em palco Simão Oliveira, que será acom panhado pelo cantautor Fernando Tordo. A encerrar, o Fado Convida irá

receber o concerto do projecto Maldi to Fado, de Hélder Moutinho, com o angolano Paulo Flores, no Jardim da Praça da Cultura, às 21h30.

Além de vozes e música, o Fado Convida proporciona um espaço gastronomia para quem quiser fantar e experimentar os sabores da luso fonia. A autarquia garante que, este ano, o cartaz promete “espectáculos únicos”, sendo que outra das novida des é a entada gratuita.

BREVES

A Câmara de Alcochete está a proceder ao tratamento de desinsectização, no qual se inclui o controlo de moscas, melgas e mosquitos.

O tratamento é realizado através de pulverização, junto de todos os espaços públicos

ajardinados do concelho de Alcochete.

Segundo explica a autarquia, o produto aplicado é o EXIT 100 (substância activa = cipermetrina), um biocida homologado pela Direcção Geral de Saúde.

No âmbito da actividade operacional estão a decorrer no Campo de Tiro acções operacionais até 16 de Setembro, as quais recorrem utilização de armamento real. Em nota no seu site, a Câmara de Alcochete indica que, devido à execução destas actividades,

“podem fazer-se sentir junto das localidades contíguas à unidade militar um maior ruído e ligeiras vibrações, pelo que o Comando do Campo de Tiro solicita a melhor compreensão de todos para eventuais incómodos que venham a ser causados”.

12 O SETUBALENSE 9 de Setembro de 2022
O Fórum Cultural de Alcochete recebe a 20 e 21
o 1.º Simpósio português sobre Filosofia e Inteligência
subordinado
Humano
Era
Artificial".
Câmara
com a coordenação
do
DR
de Outubro,
Artificial,
ao tema "Ser
na
da Inteligência
A organização é da
Municipal de Alcochete,
científica da NOVA IMS e
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e o apoio da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e do Intelligent Systems Associate Laboratoy. AMBIENTE Desinsectização de espaços públicos ajardinados EXERCÍCIO Armamento real em operação no Campo de Tiro 1.º SIMPÓSIO Fórum
recebe Filosofia e Inteligência Artificial
A Biblioteca foi inaugurada a 13 de Setembro de 2008 DR

Alunos do 1.º e 2.º ciclos podem levantar livros de fichas na Papelaria Pina

Os livros de fichas oferecidos pelo município aos alunos do 1.º e 2.º ciclos que frequentem uma escola do Agrupamento de Escolas de Alcochete, podem ser levantados na Papelaria Pina, na vila. “A oferta dos manuais segue a política de valorização do ensino

público, defendida pelo município, promovendo uma escola que prepare cidadãos qualificados, intervenientes, críticos, com participação activa, criando precocemente, equidade no acesso à educação”, afirma Maria de Fátima Soares, vereadora com o pelouro da Educação. Para levantar

os livros de fichas os alunos devem apresentar-se na Papelaria Pina com o seu cartão de cidadão bem com o documento de identificação do seu encarregado de educação. Caso o aluno tenha adquirido os livros de fichas, até 04 de Agosto, o valor será convertido em material escolar.

IV TRAIL DO MUNICÍPIO

Campo de Tiro recebe prova de 17 quilómetros em corrida e seis a caminhar

A competição destinase a todos os atletas sejam eles federados ou não, em representação individual ou colectiva

Classificado como desporto amador e do turismo de natureza, o IV Trail do Município de Alcochete, programado e concebido pela Comissão Organi zadora, constituída pelo Município de Alcochete e o Campo de Tiro; está agendado para 25 de Setembro, e é composto por um percurso de oito quilómetros na modalidade de cami nhada e 17 quilómetros na de corrida.

No caso da participação em cami nhada, esta é acessível a partir dos oito anos de idade, enquanto para a de corrida o mínimo para entrar na prova são os 16 anos. A organização definiu ainda que a participação de menores de 18 anos obriga a entre ga de declaração de autorização do encarregado de educação.

Com as inscrições a encerrarem a 22 de Setembro, para fazer parte da iniciativa modalidade corrida de 17 quilómetros no IV Trail de Alcochete, obriga ao pagamento de nove euros, enquanto na de caminhada de seis quilómetros implica o pagamento de seis euros, devendo as inscrições serem feitas exclusivamente através da plataforma www.correr.pt

Como prazo limite para a inscrição a organização definiu 22 de Setem bro, ou quando for atingido o número limite de inscrições para cada percur so. Incluído na inscrição está o dorsal apenas para a corrida – a ser levanta do no secretariado no dia de prova ou na véspera em local a designar - mais t-shirt técnica, abastecimento sóli dos e líquidos, seguro de acidentes pessoais e cronometragem com chip.

Relativamente aos escalões, a competição no IV Trail do Município de Alcochete destina-se a todos os atletas, federados ou não, em re presentação Individual ou colectiva

Para

ter mais de oito anos e 16 para a de corrida

caso de clubes, escolas e associações desportivas.

Estes escalões estão divididos por idades sendo estas as referentes ao ano em curso: Masculinos Sub 2318/22 anos; Seniores - 23/39 anos; 40/49 anos; 50/59 anos; 60 ou mais anos. No caso do escalão Femininos é Sub 23 - 18/22 anos; Seniores - 23/39 anos; 40/49 anos; 50/59 anos; 60 ou mais anos.

Definiu ainda a Comissão Organi zadora que “todos os actos do even to deverão ser norteados por um completo fairplay, assumido pelos concorrentes e também pela orga nização”. Além de exortar ao respeito e entreajuda entre concorrentes, esta iniciativa tem na mira causar “um im pacto ambiental nulo”.

As regras para a iniciativa implicam

que, a 24 de Setembro, entre as 9h30 e as 12h30, seja feito o levantamento de dorsais no Sector de Desporto da Câmara Municipal de Alcochete. No dia da prova, 25 de Setembro, às 8h00 abre o Secretariado Local da Prova na unidade militar do Campo de Tiro; às 09h00 começa o Controlo 0 e às realiza-se o briefing. Cinco mi nutos depois é dada a partida Trail 17 quilómetros, e às 9h30 é a partida pa ra a caminhada de oito quilómetros. Às 12h00 encerram ambos os per cursos e é feia a entrega de Trofeus.

Estes vão ser entregues aos pri meiros três atletas de cada escalão, masculinos e femininos, e para os três primeiros atletas à geral masculinos e femininos. A organização reserva -se ainda ao direito de fotografar os atletas.

BREVES

ALCOCHETE

Passeio convívio para idosos

A junta de freguesia de Alcochete está a convidar a população reformada, pensionista e idosa para, a 21 de Setembro, participar num passeio de convívio. Com saída programada para as 08h15 em Alcochete, o percurso terá passagem pela Fonte da Senhora, Passil, SetúbalPasseio a pé na Avenida Tody - e almoço no Restaurante D. Isilda em Palmela, seguido de baile. O regresso está programado para as 16h30.

SAMOUCO

As aulas na Universidade Sénior São Brás arrancam a 1 de Outubro.

Estas proporcionam conhecimentos nas disciplinas de Alfabetização, Ambiente Cidadania e Segurança, Costura Criativa, Dança, História do Samouco, Informática, Inglês, Ginástica e Desenvolvimento motor e Literatura e Poesia.

As inscrições decorrem até 23 de Setembro na junta de freguesia.

Até 16 de Setembro estão a decorrer aulas do Programa a Praticar Especial Verão. Estas decorrem no Jardim do Largo Barão de Samora Correia, das 18h00 às 20h00 de segunda a sexta-feira.

9 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 13
Humberto participar na caminhada é preciso DR
SAMORA CORREIA Praticar decorre no Jardim do Largo Barão
de exortar ao respeito e entreajuda entre concorrentes, esta iniciativa tem na mira causar um impacto ambiental nulo
Universidade São Brás arranca a 1 de Outubro Além

Teatro

Quarto Império estará em cena no TMJB

A peça “Quarto Império”, com dramaturgia e criação de António Revez e Cátia Terrinca, numa coprodução das Lendias d’Encantar com UmColectivo, vai estar em cena no TMJB nos dias 24 de Setembro, sábado às 21h00, e 25 de Setembro, domingo pelas 16h00. A peça parte de um livro

de memórias coloniais publicado por Isabela Figueiredo, em 2009, para vasculhar memórias na terceira pessoa de duas actrizes cujas mães vieram de Moçambique e de Cabo Verde para Portugal em 1974/75. Em cena, está o livro em que ambas lêem o que as mães não lhes contaram.

OBSERVAÇÃO DE TEATRO

conteúdos luminosos e coloridos.

Célia David começou o teatro e a poesia na Escola Secundária, fazendo depois, já no TAS, “Conversa Poética” com Carlos César, a maravilhosa actriz Manuela Carlos, Filomena Gonçalves, contando com o apoio da Fundação Gulbenkian.

OPINIÃO

Em declarações a O SETUBALEN SE, Célia David contou que os poe mas apresentados na peça não foram escolhidos pelos autores, mas sim pelos conteúdos. “Dividi um poema com o João Fernández, ele divide um poema comigo, ele canta a canção de um poema de Laurie Andersen” e o espectáculo começa com o poema “Odisseia, Canto 1 (Início do poema homérico).

fim-de-semana no

de

João Fernández e Célia David voltam ao palco esta noite e no sábado, com a peça Poetria. O espectáculo está previsto começar às 21h30, tendo entrada livre.

A beleza da diseur Célia David está na sua voz única, singular e quente. Com os tempos no timbre e no ritmo da musicalidade, com o corpo em cena, uma alma poética no talento ácido e na onda que por nós passa na luz maravilhosa. Tem uma cenografia ardente, música ins pirada em diversos instrumentos apaixonantes e sobretudo no cristal das palavras e dos poetas escolhi dos, com um design inteligente de

A actriz entrou para o TAS em 1982, num curso de Iniciação ao teatro reali zado por um grupo de brasileiros mui to famosos em Portugal nessa altura: Seme Lutfi, Geraldo Tuché, Dalton Salem Asseff e o genial José Caldas, que continua com êxito em cena no Norte, com direcção do Curso Carlos César. Fez a sua estreia como actriz em “Moléstias de Casamento” de Camilo Castelo Branco, tendo con tinuado sempre a sua dedicação à poesia dramática ou mesmo teatro com Marinheiro de Fernando Pessoa.

Odisseia, Canto1 (Início do poema homérico) – viagem

«Fala-me, Musa, do homem ver sátil que tanto vagueou, depois que de Tróia destruiu a cidadela sagrada.

De muitos homens viu as cidades e a mente conheceu; e foram muitas no mar as dores que

sofreu em seu coração para salvar a vida e o regresso dos companheiros» (in Odisseia, Homero, Canto1, Tradução, notas e comentários por Frederico Lourenço, Lisboa: Quetzal Editores, 2018 p.43)

Toda a poesia é um mosaico de poemas de Joaquim Pessoa (poe ta do Barreiro), Mário Sá Carneiro, Herberto Helder, Adília Lopes, Mar guerrite Duras, Augusto Boal, Manuel

Alegre, Fernando Pinto Amaral, Lau rie Andersen, Homero, Paul Strand, Mário Cesariny Alexandre O’Neil, e Anónimo Japonês. Vários artistas que apresentam poesia em estado puro, contando com a cenografia de Luis Valido.

Pode-se considerar uma poesia cul ta, divertida, excelente, surpreendida num cenário de Banda de Garagem. Com bateria, sintetizador, um malão

de ferro, uma arca e estantes de coro de orquestra em madeira e ferro. A música foi criada em ensaios in dividuais e depois numa linguagem musical foi “feita a cama da música” e em cada ensaio e espectáculo de grupo é feita a improvisação.

Novidades para nova temporada de 2022-2023

O TAS abre a nova temporada com MAR ME QUER, uma adaptação de Mia Couto. Também no próximo ano estreia uma peça da Casa de Bernar da Alba de Lorca, com encenação de Duarte Vitor.

* Professor Adjunto de Teatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politecnico de Setúbal **Actriz do Teatro do Politécnico de Setúbal, Mestranda

14 O SETUBALENSE 9 de Setembro de 2022
REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389
(coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com FICHA TÉCNICA DELEGAÇÕES SIGA-NOS EM: REDACÇÃO - 265 092 633 redaccao@osetubalense.com PUBLICIDADE - 265 520 716 publicidade.setubal@osetubalense.com SECRETARIA - 265 094 354 geral@osetubalense.com MEMBRO ASSINANTE DIREITOS PROTEGIDOS WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO BARREIRO - 212 047 599 | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 - publicidade.montijo@osetubalense.com
Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro
Peça Poetria com entrada livre neste
Teatro Animação
Setúbal A actriz Célia David explica a O SETUBALENSE como foi construída a peça
José Gil* Maria Simas**

Racing Power e Barreirense iniciam campanha na 2.ª Divisão Nacional

Tem início este domingo o Campeonato Nacional Feminino da 2.ª Divisão que conta com a participação de duas equipas da nossa região, a Racing Power que falhou por um triz a subida à Liga BPI e o Futebol Clube Barreirense que foi promovido devido à desistência do Atlético Clube

de Portugal. Na jornada inaugural, domingo às 15 horas, jogam ambas em casa. A Racing Power recebe o Sintrense no Campo da Boa Hora, em Arrentela, local onde treina e realiza os seus jogos como visitada, e o Barreirense é anfitrião do Estoril, no Campo da Verderena.

TAÇA AF SETÚBAL

Segunda jornada está recheada de jogos que despertam grande interesse

Sesimbra - Alfarim, Moitense - Barreirense, U. Santiago – Grandolense e Pinhalnovense – Botafogo são os confrontos que merecem destaque

Realiza-se este fim-de-semana a segunda jornada da fase de grupos da Taça AF Setúbal – Joaquim José Sousa Marques, que tem dois jogos agendados sábado e os restantes programados para domingo.

No sábado, às 15 horas, joga-se no Campo Miróbriga, em Santiago do Cacém, o clássico do litoral alenteja no que coloca frente a frente União Sport e Grandolense, duas equipas que na primeira jornada obtiveram resultados diferente. No mesmo dia, mas às 17 horas, realiza-se no Campo Santos Jorge, em Pinhal Novo, outro encontro entre duas equipas vizinhas que está a ser aguardado com alguma expectativa porque assinala a estreia em casa do Pinhalnovense e também a estreia na competição do Botafogo, que folgou na primeira jornada.

No domingo, às 17 horas, disputam-se os restantes encontros da competição.

Na Série “A” o destaque vai para o Vasco da Gama – Trafaria, por se tra tar de um jogo entre duas equipas que venceram na ronda inaugural. Nos outros dois jogos do grupo há a curiosidade de ver como Banheiren se e Pescadores da Caparica reagem aos resultados negativos sofridos na primeira jornada.

SC Braga é

Na Série “B” há dois jogos que estão a despertar especial interesse pela ri validade existente entre as equipas envolvidas. Estamos a falar do Moi tense – Barreirense que proporcionam sempre grandes duelos quando se de frontam e do dérbi entre Sesimbra e Alfarim que arrasta sempre grandes multidões. Esta época estão em divi sões diferentes mas isso pouco impor ta porque adepto que é adepto nunca falha, seja em que circunstância for. No outro jogo do grupo Paio Pires e Alma da vão estrear o novo tapete verde do Campo Vale da Abelha.

Na Série “C”, para além do U. San tiago – Grandolense que já falámos há a salientar a recepção do Ginásio de Corroios ao Afonsoeirense, para ver qual vai ser o comportamento da equipa montijense após a expressiva goleada sofrida na primeira jornada.

E, também a visita do Lagameças ao reduto do Alcochetense que esteve com a pontaria bem afinada no jogo do passado domingo.

Na Série “D” o Charneca de Capari ca, que fará a sua estreia esta época, desloca-se ao Zambujal que vem de um empate obtido na Quinta do Con de num jogo que terminou com nove jogadores e sofreu a igualdade nos úl timos minutos da compensação. E no outro jogo do grupo “Os Pelezinhos”, que foram derrotados no Campo da Bela Vista, recebem a Quinta do Con de que esta época é uma equipa de escalão superior.

Na Série “E”, no domingo joga-se apenas o Monte de Caparica – Olímpi co do Montijo que vêm de resultados completamente antagónicos porque os montijenses venceram por 3-0 e os homens do Monte perderam pelo

o adversário do Amora no jogo de estreia

A equipa de futebol feminino do Amora, que participa pela terceira vez consecutiva na Liga BPI, recebe no próximo domingo no Parque do Serrado, pelas 15 horas, o Sporting Clube de Braga, em jogo relativo à

primeira jornada da competição.

As amorenses, que continuam a ser orientadas tecnicamente por Luís Ra malho, sofreram algumas alterações no seu plantel com a saída de algumas das suas jogadoras mais influentes

Desporto

TAÇA DE PORTUGAL

Comércio Indústria joga em Lagos e Oriental Dragon recebe

1.º Dezembro

Setubalenses

mesmo resultado. Conseguirá o Mon te de Caparica impor-se no Campo Rocha Lobo ou será o Olímpico a confirmar as suas credenciais? A ver vamos, como se costuma dizer.

Quadro completo dos jogos da 2.ª jornada:

SÉRIE A: Banheirense – Seixal; Palmelense – Pescadores; Vasco da Gama – Trafaria.

SÉRIE B: Paio Pires – Almada; Moi tense – Barreirense; Sesimbra – Al farim.

SÉRIE C: Alcochetense – Lagame ças; U. Santiago – Grandolense; Cor roios - Afonsoeirense.

SÉRIE D: Pelezinhos - Quinta do Conde; Zambujalense - Charneca de Caparica. Folga: Comércio Indústria.

SÉRIE E: Monte de Caparica - Olím pico do Montijo; Pinhalnovense – Bo tafogo. Folga: Águas de Moura.

no campeonato

e a entrada de outras que precisam de tempo para se adaptarem à nova realidade. Isso foi bem notório nos jogos com o Lank Vilaverdense que ditaram o seu afastamento da Taça da Liga.

O encontro com as guerreiras do Minho, que são habituais candidatas ao título e deverão apresentar duas ex-jogadoras do Amora como refor ços, apresenta-se com elevado grau de dificuldade.

Comércio Indústria e Oriental Dra gon são as equipas da nossa região que disputam a primeira elimina tória da Taça de Portugal porque Olímpico do Montijo, Vitória FC, Amora e Desportivo Fabril ficaram isentos no sorteio.

Os setubalenses, que fazem parte da Série H, são os primeiros a entrar em competição já este sábado, pe las 20 horas, no Algarve, frente ao Esperança de Lagos, com transmis são em directo no Canal 11.

Porque a equipa algarvia joga em casa e é de um escalão superior (Campeonato de Portugal) é expec tável que a formação sadina venha a sentir algumas dificuldades mas como no futebol não há vencedo res antecipados e os jogos da “taça” têm características diferentes, as surpresas às vezes acontecem. Se rá muito provavelmente com esta ideia que irá entrar em campo.

O Oriental Dragon, que viveu uma semana agitada com a saída de Mar co Bicho e a entrada de Paulo Bento para o cardo de treinador e também com a entrada e saída de alguns jo gadores, joga no domingo, pelas 15 horas, em Pinhal Novo, no Campo Santos Jorge, com o 1.º Dezembro.

Será um jogo entre duas equipas do mesmo escalão, prevendo-se, por isso mesmo algum equilíbrio. Resta saber como a equipa orien talista vai reagir às adversidades, Paulo Bento é um treinador expe riente e isso poderá ser importante na planificação da estratégia para defrontar um adversário, treinado por Rui Maside, que tem feito uma pré-época calma.

9 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE 15
José
DR
jogam no sábado às 20 horas e orientalistas no domingo, às 15 horas, no Pinhal Novo

MARÉS TEMPO

SETÚBAL | TRÓIA SINES

02:53 - 3.3 m - Preia-mar

08:54 - 0.7 m - Baixa-mar 15:10 - 3.6 m - Preia-mar 21:25 - 0.4 m - Baixa-mar

02:25 - 3.2 m - Preia-mar

08:25 - 0.7 m - Baixa-mar 14:39 - 3.6 m - Preia-mar 20:57 - 0.5 m - Baixa-mar

SESIMBRA

02:24 - 3.3 m - Preia-mar

08:26 - 0.8 m - Baixa-mar 14:39 - 3.6 m - Preia-mar 20:58 - 0.5 m - Baixa-mar

ALMADA

03:09 - 3.6 m - Preia-mar

08:57 - 0.7 m - Baixa-mar 15:26 - 3.9 m - Preia-mar 21:28 - 0.5 m - Baixa-mar

HOJE
31º
17º
Céu pouco Nublado Céu limpo
29º 16º
AMANHÃ
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.