O Setubalense - o seu diário da região nº 1057 de 19 de Abril de 2023

Page 1

Ambulâncias de Queluz e Azambuja chamadas a fazer socorro na região

Tamarina: o bolo familiar que virou doce de Sesimbra

p12 e 13

Vitória FC

Equipa feminina

lidera 3.ª divisão p14

BARREIRO

‘Provocação de Sabores’ traz 52 produtores de vinho ao mercado municipal p7

MONTIJO

Casa Jorge Peixinho dá música e teatro até

final de Julho p2

BARREIRO

Frederico Rosa

regressa à gestão municipal após doença p6

RAMPA ARRÁBIDA

Concerto do Toy é integrado na Fanzone Festival p4

contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173 O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO QUARTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2023 PREÇO 1€ | N.º 1057 | ANO VI | 5.ª SÉRIE PUBLICIDADE 0000
Num dos casos, em Setúbal, o acidentado teve de esperar uma hora para ser transportado ao hospital p3
DR

Abertura

Como se sai desta confusão sem feridas?

Um jovem luso descendente, com apenas 21 anos, mesmo sendo especialista em processos de comunicação, entra numa zona secreta (e naturalmente protegida) e copia documentos ultra-secretos e espalha-os pelos meios modernos de comunicação em que hoje toda a gente entra e usa. E tornam-se públicos documentos sobre a guerra da Ucrânia, sobre armas sofisticadas, sobre relações dos USA com outros países, comentários sobre a actividade da ONU, etc., pondo a América a nu!

O rapazinho já está preso mas aquilo que divulgou causou “feridas”! E quem proporcionou esta facilidade para o nosso jovem? E seria apenas um “divertimento” à moderna, ou há por detrás outras intenções?

O Presidente Lula da Silva, cheio de boas intenções (?) de paz e de desejo de colocar o Brasil entre os chamados “grandes”, vem ao nosso país – recebido certamente com as honras que merece por ser um país lusófono (como Angola, Cabo Verde e outros) – tendo sido convidado pelo nosso Presidente. O problema é que nós somos membros da União Europeia (e até da Nato) e condenamos abertamente – como não podia deixar de ser – a invasão da Ucrânia pela Rússia do Sr. Putin, e Lula da Silva afirmou que a guerra da Ucrânia é responsabilidade dos Estados Unidos e da União Europeia, estando todos a fornecer armas e munições aos ucranianos.

Depreende-se que o Presidente Lula se “esqueceu” que na Ucrânia está-se defendendo a Democracia contra uma autocracia onde não é tolerada a liberdade! E Lula vem

OPINIÃO

a Portugal quando se comemora precisamente a nossa conquista da liberdade pondo fim a uma ditadura de 40 anos! Vamos bater palmas à sua passagem ou assobiá-lo? Eis uma questão de melindre!

Em França, berço da Liberdade, agitam-se as populações por o Presidente Mácron ter alterado uma lei contra a vontade do povo e sem consulta dos órgãos representativos desse mesmo povo. É que a Liberdade custou a cabeça do rei e da rainha à época!

Entre nós, as greves persistem em muitos e variados sectores sem se chegar a acordo com os governantes – e a vida encarece, os “dinheiros” continuam a ser mal distribuídos pois crescem os milionários ao lado dos pobres e dos que estão na iminência de o ser! Como vão os políticos, os que governam e os que se opõem, sair deste imbróglio?

E no Sudão matam-se uns aos outros e as ondas de refugiados continuam em Africa e na América do Sul sem se fazer nada para encontrar (ou pelo menos iniciar) uma solução credível – que exigiria inves-

timento dos chamados países ricos – que usufruem daquela exploração e pobreza.

Como se resolvem as sequelas da robotização, da inteligência artificial, das viagens, já não para Marte ou a Lua, mas para Júpiter, havendo tanta gente que não pode ter electrodomésticos essenciais ao seu quotidiano?

Problemas da vida de quem não interessa o foguetão para Júpiter! E tudo isto faz tremer a grande conquista da liberdade, pelo menos cá pelo ocidente onde até está programada uma reunião dos partidos da extrema-direita dentro destes dias. E o Presidente Lula no meio disto! Será que se sairá destas situações dúbias sem “feridas”? E já nem falo no problema do domínio da região do Indo-Pacífico por onde navegam barcos de guerra chineses, japoneses, americanos, australianos e até um francês. Quem vai assumir o controlo daquela região? E não esqueçamos a Formosa! E tenhamos em boa conta que cada embaixada que “vai tratar da paz” leva umas dezenas de potenciais investidores ou compradores. Que não vão apenas para compor o ramalhete. Não! Por debaixo destas “diplomacias” estão os negócios, foi evidente com Mácron e com Lula da Silva! Para além de não ver possibilidades de sair destes imbróglios, não se sai certamente sem “feridas” que nos interessam particularmente com os nossos irmãos brasileiros! E os nossos outros graves problemas caseiros têm solução sem políticos “queimados na TAP” ou sem queda de governo? Esperamos para ver, mas todos nós é que apanhamos com as “feridas”!

MONTIJO

Casa Jorge Peixinho dá música e teatro até final de Julho

A inauguração da Casa da Música Jorge Peixinho e do respectivo Jardim das Nascentes está marcada para o próximo dia 25, mas ontem foi anunciada a programação já definida até final de Julho e explicado o projecto.

A gestão cultural do espaço é da responsabilidade da Companhia Mascarenhas-Martins que – depois do concerto inaugural a cargo do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (a encerrar as comemorações de Abril na tarde de 25) – vai apresentar de 26 a 28 deste mês (21h30) a performance multidisciplinar “Interlúdio”. Ainda em Abril, mas no dia 30, pelas 16h30, a programação prossegue com a actuação musical do grupo “Mão Verde”.

De 1 a 7 de Maio estará em residência artística a produção “O Caminho para Terminal (o estado do mundo)” da estrutura Formiga Atómica. De permeio, no dia 5, a partir das 21h30, sobe ao palco Beatriz Pessoa (acompanhada de banda) para dar um concerto musical.

O teatro mostra-se de 18 a 28 de Maio (quinta-feira a sábado às 21h30; domingo às 16h30) com a peça “Rebentar na Primavera em 3 Actos”, da Mascarenhas-Martins. E continua em cartaz no arranque de Junho. Primeiro com o Teatro da Cidade a levar à cena “Orpheus”, para crianças, nos dias 1 (escolas) e 3 (aberto ao público). Depois, no dia 11 (pelas 16h30), com nova peça infantil: “História de Babar, o pequeno elefante”, a cargo do projecto “Primeiros Sintomas”.

A música regressa a 16 de Junho com “Jasmim”, a partir das 21h30. Definidas estão ainda uma acção com o Clube de Teatro (25 de Junho), uma residência para produtores (26 e 27 de Junho) e encontros de estudo com o actor e cantor Luís Madureira (4 a 25 de Julho).

Equipamentos de última geração

A apresentação da calendarização foi

feita por Levi Martins, depois das intervenções de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, e de Luís Jorge Gonçalves, responsável pelo espaço museológico sobre Jorge Peixinho que estará patente na Casa da Música.

No total, o investimento ascendeu a cerca de 2,4 milhões de euros (a Casa da Música custou à volta de 1 milhão e o jardim cerca de 1,4 milhões), com o município a suportar 50 por cento do valor já que conseguiu beneficiar de co-financiamento comunitário, ao abrigo do Portugal 2020.

Nuno Canta lembrou o histórico do processo que envolveu uma disputa judicial entre a autarquia e privados pela posse do terreno e explicou a importância do projecto, que era “um sonho antigo”.

“A preservação do património natural – neste Jardim das Nascentes encontramos tudo o que é mais avançado na preservação dos valores ambientais do território (…) e também da mata natural, original do nosso território –, a recuperação que foi feita do património cultural material, da quinta e da casa da quinta, e do património cultural de Jorge Peixinho [com o espaço museológico para o efeito]”, elencou o autarca.

No jardim foram instalados dois equipamentos de última geração para crianças e jovens, que permitem a ligação a telemóveis: um para accionar jogos através de aplicações; outro com uma mesa de mistura que funciona com recurso a uso de playlist transportada nos celulares. O investimento global foi de 120 mil euros.

A Casa da Música, com uma área de construção bruta de 490 metros quadrados, tem lotação de 75 lugares sentados e 150 de pé, aos quais se juntam mais de 300 no exterior, já que o auditório está configurado para abrir portas para o espaço do jardim.

FICHA TÉCNICA

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

SIGA-NOS EM:

MEMBRO ASSINANTE

DELEGAÇÕES

2 O SETUBALENSE 19 de Abril de 2023
DIREITOS PROTEGIDOS WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO BARREIRO - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com
Mário Moura Médico

CPCJ discute violência familiar no Cinema Charlot

BOMBEIROS SAPADORES

O Cinema Charlot, em Setúbal, recebe hoje a conferência "Violência Familiar: Perspectiva Forense", promovida pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal. Entre as 09 e as 13 horas Ferreira Santos, coordenador do Gabinete Médico-

-Legal e Forense da Península de Setúbal, e Mauro Paulino, psicólogo clínico e forense, estarão a participar numa conversa dirigida aos "diversos agentes no âmbito do Modelo de Promoção e Protecção de Crianças e Jovens", refere o comunicado.

Acidentado espera mais de uma hora por ambulância que veio de Queluz

Ambulâncias de fora do distrito chamadas a fazer socorro na região. Greve do

INEM pode agravar problema

Um motociclista que sofreu um acidente na passada sexta-feira teve de esperar mais de uma hora para ser transportado pelos Bombeiros Sapadores de Setúbal para uma unidade hospitalar, com a ambulância a ter de vir de Queluz.

A situação foi denunciada por Luís Simões, delegado sindical do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS), que explicou ainda que além deste caso, oito outros serviços tiveram de esperar por uma viatura de emergência médica.

Já Rui Lázaro, presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH), questionado sobre se o caso está relacionado com a greve do INEM, que está a obrigar ambulâncias a virem de fora do Distrito de Setúbal fazer socorro na região, respondeu que não teve conhecimento do episódio, mas não se mostrou surpreendido com a situação.

“[Constrangimentos] acontecem sempre, independentemente de haver ou não greve. [Setúbal] é uma zona que, dada a escassez de ambulâncias ou incapacidade do INEM em garantir resposta aos cidadãos, muitos serviços sofrem atrasos e muitas vezes ambulâncias da zona Norte de Lisboa são accionadas", afirmou.

Segundo explicou Luís Simões, na sexta-feira os Bombeiros Sapadores de Setúbal foram chamados a socorrer um motociclista que precisou de ser transportado de ambulância para uma unidade hospitalar, depois de uma colisão com um carro.

Os profissionais, referiu o delegado sindical, tiveram de aguardar e "ficaram retidos por mais de uma hora à espera de uma ambulância para completar o socorro e fazer o transporte para o hospital, ambulância essa que

Profissionais do INEM vão estar em greve por tempo indeterminado

veio de Queluz".

Sobre as restantes oito ocorrências, disse ter conhecimento de que “no dia anterior estiveram a fazer socorro em Setúbal ambulâncias vindas de Azambuja, Cascais e Estoril". Contactado por O SETUBALENSE, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal adiantou que a situação pode ter ocorrido por escassez de meios ou por as viaturas já estarem a circular na região de Setúbal, e assim, a responder às restantes ocorrências.

INEM em greve desde segunda-feira

Os técnicos de emergência pré-hospitalar iniciaram à meia-noite de segunda-feira uma greve às horas extraordinárias, situação que já tem vindo a causar transtornos em várias ocorrências no Distrito de Setúbal.

Rui Lázaro revelou que na passada segunda-feira o STEPH recebeu denúncias de que, em Setúbal, "os tempos de resposta já superavam os 40 minutos". "A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Setúbal esteve numa ocorrência mais de 40 minutos à espera de uma ambulância para transportar uma ví-

PRÉMIO

Fábrica da Coca-cola em Azeitão certificada por responsabilidade com resíduos

Através de projectos de redução a empresa

evitou 28 316 toneladas de resíduos e recuperação de outras 24 035 toneladas

A fábrica da Coca-Cola Europacific Partners (CCEP Iberia) localizada em Azeitão, em Setúbal, recebeu o selo "Zero waste to Landfill", que certifica o compromisso da empresa com as pessoas e o ambiente através de "uma gestão adequada dos resíduos", revela nota de Imprensa da companhia.

estratégia que a empresa tem vindo a adoptar.

tima para o hospital", disse.

O sindicalista explicou que a luta dos trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai continuar "por tempo indeterminado" e que "o horário normal [dos profissionais] continua a ser garantido". Referiu ainda que vão continuar a surgir transtornos no serviço prestado e que esta é a forma de estes se fazerem ouvir.

"Uma vez que uma grande parte da actividade do INEM é assegurada por trabalho suplementar, obviamente que a greve causa transtornos, o que lamentamos, mas também é o nosso grito de revolta para que o Governo e o INEM possam tomar medidas".

Sobre a adesão à greve em Setúbal, o presidente do sindicato mostrou-se preocupado com os transtornos que se fazem sentir no mês de Abril, situação que era esperada apenas nos meses de Verão, momento que se prevê que seja muito complicado. "Normalmente este tipo de constrangimentos verificam-se mais entre os meses de Junho a Setembro. Estamos em Abril e já termos estes constrangimentos, faz-nos antever que vamos ter um Verão muito complicado ao nível da emergência médica", rematou.

O prémio foi atingido depois de as fábricas e armazéns na Península Ibérica terem conseguido "evitar 28 316 toneladas de resíduos através de projectos de redução” e terem recuperado ou reutilizados outras “24 035 toneladas".

A empresa sublinha que tem adoptado a “This is Forward”, estratégia de sustentabilidade que prevê a aplicação de uma "hierarquia de gestão de resíduos e o princípio da economia circular através de acções para reduzir a produção, reutilização e/ou recuperação de resíduos, a fim de evitar o seu envio para aterro". A medida zela também pela "sustentabilidade económica, conservando os recursos naturais e os ecossistemas", explica o comunicado.

Mário Cruz, chefe de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da CCEP Iberia, vê a atribuição deste prémio como um impulso à

"É um marco e um impulso na nossa estratégia para nos tornarmos uma empresa de zero resíduos e zero emissões. Este ano iniciámos a construção de um novo armazém que nos permitirá reduzir a nossa pegada de carbono em 513 toneladas, no ano passado instalámos a primeira fase do nosso parque fotovoltaico que evita a emissão de mais de 500 toneladas de CO2 por ano e prevemos concluir a sua segunda fase ainda este ano. Os resultados falam por si e comprovam que os esforços que estamos a fazer estão a ter resultados. Continuamos a avançar no nosso objectivo de nos tornarmos uma empresa de emissões zero até 2040", refere Mário Cruz citado no comunicado.

A estratégia da Coca-Cola e da Coca-Cola Europacific Partners em matéria de resíduos, foi implementada para cumprir objectivos e acções em cinco áreas-chave, identificadas pela empresa como fonte da sua pegada de carbono. São estas: embalagem, ingredientes, operações de fábrica, equipamento de transporte e de refrigeração. Pretendem assim, em 2040, tornar-se uma companhia com emissões zero, no sentido de reduzir "sempre que possível e assegurando que os resíduos que não podem ser eliminados sejam recolhidos, reciclados e reutilizados".

"As acções postas em prática centram-se na redução e na promoção da economia circular tanto quanto possível e apenas onde tal não seja possível, a compensação", explica a nota.

19 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 3
Setúbal
DR
2040
Empresa implementou medidas para reduzir emissões de carbono até
DR

RAMPA

PÊQUÊPÊ DA ARRÁBIDA 2023

Concerto do Toy é integrado na Fanzone Festival e passa a ser de entrada gratuita

Presidente do Clube de Motorismo explica que a hora e o local mantêm-se e que a lotação do recinto é limitada

O concerto do Toy no próximo sábado vai integrar a Fanzone Festival, a principal novidade na edição deste ano da Rampa Pêquêpê da Arrábida 2023, pelo que a entrada passou a ser gratuita. A decisão do Clube de Motorismo de Setúbal (CMS), da Caetano Retail Park e do promotor 351 Eventos foi tomada “após um esforço suplementar” das três entidades.

A O SETUBALENSE, Fernando Matias, presidente do CMS, recorda que “a fanzone, que sempre foi gratuita, é o sítio onde vai estar a área da restauração e onde vão estar os ecrãs gigantes que vão transmitir a corrida”.

“A fanzone da Rampa da Arrábida é uma área gratuita e de livre acesso. Havia era os concertos e um outro espaço. O que vamos acrescentar à fanzone é o concerto do Toy, que também passa a ser gratuito”, explicou. Significa isto que as actuações de Herman José e do Avô Cantigas, ini-

BREVES

15 DE MAIO Guilherme

Duarte actua na cidade sadina

O humorista Guilherme Duarte vai estar na cidade sadina no próximo dia 15 de Maio, pelas 21 horas, para apresentar, no Fórum Municipal Luísa Todi, o espectáculo ‘Limbo’. Trata-se do terceiro espectáculo a solo de Guilherme Duarte, no qual o humorista “guia o público pelos vários níveis do inferno”. Os bilhetes têm um custo de 18 euros para a primeira e segunda plateias e de 16 euros para o balcão.

ALTO DA GUERRA Junta intervém

na Quinta da Serralheira

cialmente previstas para os dias 21 e 23 de Abril, respectivamente, já não fazem parte da programação, com Fernando Matias a acrescentar que, no caso da actuação do Toy, que apadrinha o certame, “a lotação do recinto é limitada”.

“O que aconteceu foi que começaram a surgir muitos pedidos e dúvidas e foi preciso abrir um pouco mais a festa. Até porque, eventualmente, haveria muita gente no recinto da fanzone quando o Toy actuasse na zona paga e havia aqui uma parte logística que poderia ser um pouco mais complicada e então esta foi a ideia. Estes acertos são normais nos novos projetos. Para melhor muda-se sempre”, sublinhou o presidente do CMS.

O concerto do Toy tem início às 22 horas e acontece no Centro Automóvel Caetano Retail Park de Setúbal, patrocinador oficial do evento. Em entrevista a O SETUBALENSE, o cantor disse que o concerto “vai ser 70% alinhamento e 30% loucura”. “As pessoas vão ouvir a panóplia de cantigas da minha vida com a minha banda ao vivo. Portanto, 70% são estas canções que as pessoas conhecem e os outros 30% nem eu próprio sei o que é que vai acontecer”, disse.

A Rampa Pêquêpê da Arrábida 2023 está de regresso já este fim-de-semana à Serra da Arrábida, com a terceira prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group a acontecer entre os dias 22 e 23 de Abril.

A competição, considerada a prova rainha do desporto motorizado setubalense, conta com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal, que atribuiu um apoio financeiro de 20 mil euros para esta 32.ª edição.

Os participantes vão ter de percorrer 3,5 quilómetros, com um total de oito subidas (cinco de treino e três em prova). Enquanto para as 15 horas desta sexta-feira, dia 21, está programada a recepção dos concorrentes e a realização das verificações documentais e técnicas, passadas três horas abrem as portas da zona da restauração.

em águas abertas

Foram cerca de 500 os nadadores que participaram este fim-de-semana na competição de natação em águas abertas ‘Setúbal Open Water Race’, realizada na Praia do Creiro, no Parque Natural da Arrábida.

No evento realizaram-se “provas individuais e por equipas nas distâncias de 750, 1 900 e 3 800 metros”, sendo que, “na prova mais curta, o triunfo coube a Hugo Rocha, com o tempo de dez minutos e um segundo”, explica a Câmara de Setúbal em comunicado.

A Junta de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra procedeu “à requalificação de três canteiros e à colocação de tapete plástico, pedra de arroncamento e brita” em praceta situada na Quinta da Serralheira, na zona do Alto da Guerra.

A intervenção envolveu ainda a plantação de duas oliveiras e sete loendros e a colocação de dois bancos e uma papeleira.

MÚSICA

Casa da Cultura

recebe Miguel Calhaz

A Casa da Cultura recebeu no sábado o músico Miguel Calhaz, que “partilhou com o público temas originais dos álbuns Estas Palavras e vozCONTRAbaixo”. Na Sala José Afonso, o contrabaixista, “com projectos musicais na área do jazz, da world music e da música portuguesa”, apresentou-se “a solo, em formato intimista”.

O concerto foi organizado no âmbito do programa comemorativo dos 49 anos do 25 de Abril.

Em segundo, por sua vez, ficou Mauro Inácio, que completou a prova em dez minutos e 18 minutos, seguido de Ricardo Pissarra, que ficou em terceiro ao completar o percurso em dez minutos e 26 segundos.

“Na distância de 1 900 metros, a mais participada da competição, a vitória foi para Justin Jovignot, com o tempo de 24 minutos e 46 segundos, com Marco Vantaggiato, em 24 minutos e 55 segundos, e Guilherme Cristino, com 25 minutos e 16 segundos, a ficarem, respectivamente, em segundo e terceiro”.

No que diz respeito à prova mais longa, na qual os nadadores tiveram de completar 3 800 metros, “o triunfo foi para Mafalda Rosa, que terminou o circuito em 47 minutos e 32 segundos”. “Em segundo ficou Tiago Trombinhas, em 48 minutos e 45 segundos, enquanto o terceiro lugar foi ocupado por Pedro Silva, com 51 minutos e 16 segundos”.

Na terceira edição do Setúbal Open Water Race, “promovido pela HMS Sports e Câmara Municipal de Setúbal, com homologação da Federação Portuguesa de Natação”, o vereador do Desporto na autarquia sadina, Pedro Pina, “atribuiu ainda prémios à equipa vencedora nas provas de 1 900 e 3 800 metros”.

Enquanto a equipa Despertarecorde, “com o melhor tempo acumulado de duas horas, 25 minutos e 37 segundos”, venceu a competição na distância de 1 900 metros, “a formação do restaurante O Farol no Portinho da Arrábida ganhou nos 3 900 metros, com cinco horas, 24 minutos e 04 segundos”.

4 O SETUBALENSE 19 de Abril de 2023 Setúbal
PRAIA DO CREIRO Cerca de 500 atletas participam em competição de natação
DR
Concerto do Toy tem início às 22 horas e acontece no Centro Automóvel Caetano Retail Park de Setúbal
Clube de Motorismo de Setúbal, Caetano Retail Park e 351 Eventos tomam decisão “após esforço suplementar”

Frederico Rosa volta à gestão autárquica do Barreiro p6

PUBLIREPORTAGEM IMOBILIÁRIO

onde queremos estar, uma empresa com altos padrões de qualidade”

neste estágio de crescimento e consolidação no mercado. “Estamos onde queríamos estar. Uma empresa com estabilidade para com quem connosco trabalha, uma empresa de referência no sector imobiliário. E os altos padrões de qualidade que exigimos a nós próprios dá-nos os resultados esperados”.

Na passagem de mais um aniversário, Vanda Ferreira, gerente da Okasa de Setúbal, conta a O SETUBALENSE que ao longo de 17 anos nem tudo foi ‘cor-de-rosa’. “Passámos por uma grande crise em 1998 que atingiu muito o mercado imobiliário, assim como outros sectores. Ultrapassar uma fase como essa e hoje ao fim de 17 anos ter uma empresa reconhecida e respeitada no mercado é, sem dúvida alguma, um orgulho”.

A responsável diz mesmo que a empresa está onde foi projectado estar

Para dar continuidade a este trajecto de sucesso, Vanda Ferreira sublinha os principais argumentos da Okasa em relação à concorrência.

“Distinguimo-nos, sem sombra de dúvida, pela qualidade de serviço, dando respostas ao mercado exigente que temos hoje em dia, pela nossa integridade, rigor, ética e inovação”.

Os clientes, acrescenta, “buscam qualidade e a nossa política comercial é orientada para o cliente. Ter um crescimento sustentado, alinhado ao profissionalismo de toda a equipa, levou a que o mercado nos reconheça

como uma empresa de referência”. Num olhar pelo sector imobiliário na actualidade, não duvida que o mercado vai de novo fazer uma selecção porque “neste momento a oferta não acompanha a procura”. “Sentiu-se um pequeno abrandamento devido à subida das taxas de juro". “No entanto, estamos optimistas pois estas alturas definem os melhores flyers de mercado. Estamos optimistas só

temos de continuar a trabalhar sempre dentro dos valores que defendemos e por isso o nosso lema é ‘nós, vamos ajudar!’”.

Com o final do primeiro semestre de 2023 a aproximar-se, Vanda Ferreira, com os dados que tem em sua posse, acredita que o resultado operacional da Okasa terá números positivos.

“Acredito que 2023 vai ser um bom ano. Queremos continuar a ter clien-

tes satisfeitos. Para tal, já estamos a fazer vários investimentos para poder continuar a satisfazer e a merecer a confiança dos nossos clientes”.

A gerente da imobiliária de Setúbal não enjeita o momento para deixar uma mensagem para todo o universo Okasa. “Quero aproveitar para agradecer a todas as pessoas que ao longo destes 17 anos, sejam clientes, bancos, promotores imobiliários, entre tantos outros, contribuíram para o nosso sucesso, que deve-se a todas as partes envolvidas ao longo destes anos”.

A Okasa de Setúbal está no mercado imobiliário há 17 anos a dar resposta às exigências do ramo e alcançar clientes cada vez mais exigentes e em busca da qualidade na aquisição de habitação.

Trabalha todos os segmentos de mercado nas diversas vertentes: venda, compra, arrendamento e permuta.

19 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 5
PUBLICIDADE
“Estamos
Na passagem de mais um aniversário o sentimento no seio da Okasa de Setúbal é de orgulho pelo respeito que o mercado tem pelo seu trabalho
Vanda Ferreira mostrou-se orgulhosa no 17.º aniversário da Okasa de Setúbal DR

NO TERRENO

Frederico Rosa já regressou à gestão da Câmara Municipal depois de período de doença

Presidente dirige hoje a reunião de câmara depois de um interregno desde o início do ano. Afirma que não perdeu os projectos de vista

Humberto Lameiras

O presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, já voltou ao seu gabinete na autarquia depois de um interregno, por motivo de doença e intervenção cirúrgica, que o obrigou a suspender o mandato no início deste ano, tendo sido substituído durante esse período pelo vice-presidente, Rui Braga.

Frederico Rosa, que vai dirigir a reunião pública de câmara de hoje, 19 de Abril, às 10h30, já esteve na segunda-feira no terreno a tomar o pulso a alguns dos projectos de obras que vão avançar, como é o caso do novo Centro de Saúde da Escavadeira, no Alto do Seixalinho, a requalificação do Bairro Alves Redol, no Barreiro, que

Frederico Rosa já esteve no terreno para ver o andamento de algumas das obras programadas para o concelho

tem concurso já finalizado, e ainda à nova rotunda entre a Avenida do Bocage com a Miguel Bombarda, na Verderena.

“A minha vontade é retomar já o que estava em andamento”, afirmou ontem o presidente a O SETUBALENSE. “Pôr o pé no acelerador porque há vários projectos a realizar no concelho do Barreiro”, esta uma das razões que, mesmo ainda em tempo

ROTEIRO DAS FREGUESIAS

convalescença, o fez “dar uma volta” pelo município.

Inclusivamente, a 29 de Março, esteve na comitiva que acompanhou o primeiro-ministro, António Costa, na apresentação do projecto do Arco Ribeirinho Sul, que inclui o concelho do Barreiro; apresentação esta que se realizou na altura do Conselho de Ministros em Setúbal, no dia seguinte.

“Nunca perdi o contacto com os

EXPOSIÇÃO História da Siderurgia Nacional pode ser 'visitada' no Museu industrial da Baía do Tejo

Diagramas de produção, plantas, fotografias e amostras de produtos é o espólio que dá a conhecer de forma aprofundada a história da Siderurgia Nacional, através de uma exposição que foi ontem inaugurada no Museu Industrial da Baía do Tejo, no Barreiro, e que estará patente ao público até Outubro próximo.

Intitulada “Siderurgia Nacional: a história do aço por via integrada”, a mostra percorre as memórias e a riqueza de um dos mais importantes patrimónios industriais da região no último século.

projectos para o concelho, nem com a gestão”, afirma Frederico Rosa. “Com o empenho da vereação e dos trabalhadores as coisas foram-se fazendo de um modo natural; houve sempre contacto e fui acompanhando todos os processos”, acrescenta. Neste momento, diz o presidente, que a sua “grande prioridade” é “dar andamento aos projectos que estão em fase de concurso público”.

Comitiva do PSD mede o pulso à vila do Lavradio e critica gestão socialista

No segundo ciclo da iniciativa Roteiro das Freguesias, organizado pelo PSD Barreiro, representantes da estrutura concelhia e eleitos locais social-democratas estiveram de visita ao Lavradio para “divulgar as propostas do partido para a vila”, e ainda “auscultar as preocupações dos moradores”. Não perderam oportunidade para apontar do dedo à gestão local socialista.

Durante a manhã do passado domingo, o PSD vincou aos lavradienses que o partido “continua a defender a requalificação do Jardim da Estrela, a aquisição de equipamento de remoção de graffiti para promover a eliminação da poluição visual nos

prédios e o aumento da limpeza do espaço público”.

A comitiva composta pelo presidente do PSD Distrital de Setúbal, Paulo Ribeiro, do presidente do PSD Barreiro, Luís Tavares Bravo e do autarca social-democrata na Assembleia da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Tiago Sousa Santos, defendeu também o “aumento da segurança na freguesia”, e garantiu que o partido “continua a divulgar a proposta apresentada [por Tiago Sousa Santos] aprovada em 2022, e já incluída no Orçamento da União de Freguesia do Barreiro e Lavradio para 2023, que prevê a construção de um Parque Infantil na Quinta dos Loios”.

Tiago Sousa Santos, que ‘guiou’ a primeira edição do segundo ciclo do Roteiro das Freguesias, criticou a governação socialista tanto na localidade do Lavradio como da Câmara Municipal, afirmando ser “evidente para quem reside no Lavradio que a vila é tratada por quem a governa como o patinho feio da União de Freguesias e que muito pouco foi feito nos últimos anos, como aliás muitos fregueses transmitiram hoje”.

A isto acrescentou ser “urgente olhar para o Lavradio e agir no imediato, para que a vila volte a ser um sítio atractivo para as famílias, requalificando o espaço público, promovendo a limpeza e a segurança e

criando infra-estruturas que ajudem a fixar pessoas”.

Por sua vez, o presidente do PSD Barreiro, Luís Tavares Bravo, reiterou que “é preciso fazer um sério trabalho para trazer de volta juventude e qualidade de vida a freguesias como a do Lavradio, que parecem ter ficado de certa forma paradas no tempo, com situações de degradação de património urbano”, e deu exemplos como o caso da “antiga escola primária nº1”.

Entretanto, os social-democratas do Barreiro estão a preparar visitas às restantes três freguesias do concelho, naquilo a que a estrutura local chama de “trabalho de proximidade à população”. H.L.

“Dá-se a conhecer a história da Siderurgia Nacional no Seixal, demonstrando o desenvolvimento de uma das principais indústrias na margem sul do Tejo, com a produção de aço representada nas mais variadas áreas de intervenção no processo produtivo por via integrada”, explica a Baía do Tejo.

A mostra apresenta ainda “a génese da constituição da Siderurgia Nacional, as instalações auxiliares e complementares, a área social e o trabalho”, que fizeram daquele local “um dos exemplos de modernidade industrial do Século XX”.

Os diagramas de produção, as plantas, as imagens e amostras de produtos patentes no espaço museológico da Baía do Tejo reconstituem, assim, “algumas das fases mais importantes” da Siderurgia Nacional ao longo de quatro décadas, entre 1961 e 2021. (1961-2001).

As entradas são livres, mas obrigam a marcação que pode ser efectuada através do 212 067 709 ou de museuindustrial@baiadotejo.pt.

6 O SETUBALENSE 19 de Abril de 2023 Barreiro
DR

Transportes Colectivos do Barreiro com perturbações na circulação devido a plenário

DE

As carreiras dos Transportes Colectivos do Barreiro deverão ter hoje, 19 de Abril, algumas perturbações “significativas” no seu regular funcionamento, avisa a Câmara Municipal.

A alteração na circulação deve-se a um plenário de trabalhadores,

Autarquia desafia apreciadores de bons vinhos para provas no Mercado Municipal 1.º de Maio

A 6 e 7 de Maio vão estar presentes 52 produtores de vinhos numa iniciativa que engloba música e gastronomia

Humberto Lameiras

O Mercado Municipal 1.º de Maio, no Barreiro, recebe em Maio a segunda edição do “Provocação de Sabores”. É nos dias 6 e 7, das 15h00 às 21h00 no dia de abertura, e até às 20h00 no segundo dia. Avança a autarquia, que se pretende “repetir o sucesso de 2022”.

Com 52 produtores de vinho presentes, a Câmara do Barreiro, que organiza o certame, desafia os apreciadores de bons vinhos para um “evento único, que irá provocar os sentidos ao explorar vinhos de todo o País”.

O programa do “Provocação de Sabores” engloba quatro provas de vinhos comentadas, nas quais os participantes terão a oportunidade de conversar com os sommeliers sobre o processo de produção e as peculiaridades de cada vinho.

Explica a autarquia que esta mostra é “inspirada no famoso vinho “Bastardinho” produzido a partir das vinhas

ATÉ 28 DE ABRIL

O famoso vinho "Bastardinho" vai ser uma das estrelas do certame

cultivadas no Lavradio”. Um vinho caracterizado por ser licoroso, raro, com aroma e paladar únicos, produzido há mais de trinta anos a partir da casta tinta Bastardo.

Além das provas comentadas, o programa inclui música e ofertas

gastronómicas, num certame que “se distingue pelo formato intimista, ao contar com a participação de pequenos produtores, e onde o público poderá conhecer as produções e o processo vínico, desde a plantação até ao momento de servir”.

Para a vereadora Maria João Regalo, o Enoturismo, sector onde se enquadra o “Provocação de Sabores”, é “uma forte aposta do turismo nacional e da cidade do Barreiro”. Segundo a responsável pelo pelouro do Turismo, a realização deste evento surgiu “da vontade de retomar a tradição que, também já foi do [concelho], com a produção do famoso “Bastardinho” e, ao mesmo tempo, contribui para aumentar a oferta de dinâmicas na cidade”.

Os bilhetes para o certame podem ser obtidos através da TicketLine, no Posto de Turismo do Barreiro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, na Vinus Rarus, ou no próprio dia no local do evento. O custo por dia é de 8 euros, ou 10 euros para os dois dias. As provas comentadas têm o custo de 5 euros.

No dia 6, as provas comentadas são, às 16h00, de espumantes, com Tiago Simões, que obteve o segundo lugar a nível mundial de sommeliers. Às 18h00 é com Augusto Brumatti e Ana Gomes com Madeiras (Cossart Gordon).

A 7 de Maio, às 16h00, a prova é com Bastardinho e Castelão da Casa Horácio Simões. Às 18h00 a proposta é produção Bastardinho com Adelino Martins.

A organização do “Provocação de Sabores” conta com o apoio de Tiago Simões, Augusto Brumatti, Casa Horácio Simões e Adelino Martins, e a Vinus Rarus como parceiro.

Alteração ao regulamento sobre condecorações em consulta pública

O início do Procedimento de Alteração ao Regulamento de Atribuição de Condecorações do Município do Barreiro está em período de consulta pública até 28 de Abril, assim como a Constituição de Interessados, ambos os documentos foram aprovados em reunião ordinária de Câmara de 15 de Junho de 2022.

Explica a autarquia, em nota de Imprensa, que os interessados “podem constituir-se como tal e apresentarem

contributos para a alteração ao referido regulamento, no prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação do Edital nº 182/2023”.

Assim, podem fazê-lo “através de requerimento escrito dirigido ao vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro, [Rui Braga], com os contributos que entenderem ser considerados para a alteração deste regulamento”. Contributos a serem enviados para o email DJAG@cm-barreiro.pt, identificando

expressamente no assunto “Alteração ao Regulamento de atribuição de condecorações do município do Barreiro”.

“As distinções honorificas têm por finalidade homenagear publicamente pessoas singulares ou colectivas nacionais ou estrangeiras, que contribuam para o engrandecimento e dignificação do município do Barreiro, bem como aquelas que se elevem das demais pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, acção, serviços ou

a decorrer entre as 16h00 e, previsivelmente, as 19h00. Segundo a autarquia, o funcionamento das carreiras pode ser acompanhado, em tempo real, através da aplicação Transportes Colectivos do Barreiro.

contributos em prol da comunidade”.

Define ainda o edital, assinado a 11 de Abril pelo vice-presidente, que “a atribuição das distinções deve continuar a pautar-se por critérios de rigor, coerência e isenção, devendo regulamentar-se as modalidades de distinções, as condições para a sua concessão, e os respectivos graus, de modo que se possa aferir a justiça e o mérito das deliberações relativas aos actos de agradecimento pelo município”.

Tiago Sousa vai dar um concerto de piano, órgão eléctrico e loops no Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal do Barreiro. A iniciativa está agendada para 20 de Maio próximo, a partir das 22 horas. Promovido pela Câmara Municipal, o concerto tem a duração de 60 minutos e é dirigido a maiores de 6 anos. Os bilhetes custam 5 euros.

BIBLIOTECA José Milhazes dá sessão de autógrafos

Os Correios de Portugal (CTT) promovem a 4 de Maio, pelas 15h30, uma sessão de autógrafos com José Milhazes no Auditório Manuel Cabanas, da Biblioteca Municipal do Barreiro. A iniciativa insere-se na acção promocional do mais recente livro lançado pelo autor e jornalista, intitulado “A Mais Breve História da Rússia”.

MÚSICA Biblioteca recebe concerto de piano DIA 23 Bruno Vieira Amaral apresenta novo livro

O Auditório Manuel Cabanas, da Biblioteca Municipal do Barreiro, recebe pelas 16 horas do próximo dia 23 a apresentação do livro “O Segundo Coração”, da autoria de Bruno Vieira Amaral. Nascido em 1978, o escritor e crítico colabora na revista Ler, no Expresso e na Rádio Observado. Foi premiado pelos dois primeiros romances que lançou.

BREVES
“PROVOCAÇÃO
SABORES”
DR
19 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 7

Saudação ao 25 de Abril

Saúdo os 49 anos da “Revolução dos Cravos”.

Por mais que o tempo passe, temos de defender e aprofundar a Democracia em Portugal, todos os dias, ajudando, deste modo, a potenciar o pensamento critico coletivo.

Ao recordar o dia 25 de Abril de 1974, não devemos dizer apenas

OPINIÃO

INVESTIMENTO DE MAIS DE 4,5 M€

Bricomarché abre portas ao público e cria

30 postos

palavras bonitas. Temos de ir mais longe e construir com todos, ouvir todos, vivendo em Liberdade e Paz, numa sociedade que deverá orgulhar as futuras gerações.

de trabalho

de trabalho com um investimento de 4,5 milhões de euros. A autarquia caminha ao lado de quem escolhe o Barreiro para investir, dá incentivos naquilo que são os impostos municipais com o objectivo de criar estas dinâmicas”, lembrou o autarca, em vídeo partilhado na página do município no Facebook.

Trinta novos postos de trabalho e um investimento global superior a 4,5 milhões, além do alargamento da oferta de serviços, é o resultado mais visível da instalação da nova loja Bricomarché no concelho do Barreiro. O espaço, com 3 400 metros quadrados, foi inaugurado na passada terça-feira e abriu portas ao público dois dias depois, na Estrada Nacional 10, em Coina.

Para Rui Braga, vice-presidente da Câmara do Barreiro, a instalação no concelho da unidade comercial com a insígnia do grupo “Os Mosqueteiros” é reflexo das políticas municipais adoptadas para captação de investimento, como a implementação do regulamento de incentivos fiscais.

“O nosso regulamento já apoiou mais de 50 milhões de euros, cerca de 400 postos de trabalho e aqui estão efectivados mais 30 postos

Rui Braga reforçou ainda a importância do novo espaço para o território barreirense e considerou que “o investidor está de parabéns”, já que “chegou à melhor cidade da margem sul do Tejo”, justificou.

Já Miguel Ferreira, gerente do Bricomarché, confessou que a abertura deste novo espaço era uma aspiração antiga. “Estávamos há quatro anos sem projecto e desde o primeiro momento que tivemos contacto com a autarquia sentimos que ia correr tudo bem”, disse, para destacar a forma como o investimento foi acolhido pelo município. “Tenho alguns anos de contacto com autarquias e não é fácil arranjar no nosso país a dinâmica que tem o Barreiro e o investimento que atrai”, admitiu o gerente. De acordo com a autarquia, a instalação do espaço comercial no Barreiro constitui exemplo ímpar, uma vez que, para já, constituiu-se como “o maior investimento ao abrigo do regulamento de incentivos da Câmara Municipal”.

8 O SETUBALENSE 19 de Abril de 2023 Barreiro PUBLICIDADE
Bricomarché é maior investimento ao abrigo dos incentivos municipais
Rui Braga, vice-presidente da Câmara, realça regulamento municipal de incentivos fiscais que contribui para atrair empresas
DR
Presidente da Câmara Municipal do Barreiro

OPINIÃO

Hoje, dia 19 de Abril, celebramos o 50.º aniversário do Partido Socialista

Numa altura em que decorrem, a nível nacional, as celebrações dos 50 anos do 25 de abril, podemos desde logo subentender a importância fundamental do PS na causa democrática portuguesa.

O PS foi fundado na cidade alemã de Bad Munstereifel, no dia 19 de abril de 1973, no decorrer do Congresso da Acção Socialista Portuguesa (ASP), através da votação de uma proposta para a criação do Partido, sufragada com 20 votos a favor e 7 votos contra, de entre 27 delegados que representavam os diversos núcleos territoriais da ASP. Este facto, torna o PS um partido único, uma vez que foi fundado com base no espírito democrático através de um sufrágio que não foi unânime, reforçando assim os valores da oposição democrática, defendidos pelos militantes fundadores face às agruras e perseguições do regime do Estado Novo.

Desde a sua fundação, mas em especial no pós-25 de abril, o Partido Socialista e o seu primeiro Secretário-Geral, Mário Soares, foram figuras de relevo na conquista e consolidação de um país livre, democrático e desenvolvido. Lembremos que o PS foi o partido mais votado nas eleições à Assembleia Constituinte de 25 de abril de 1975, que no Verão Quente do PREC, a 19 de junho, na Fonte Luminosa, defendeu o espírito democrático de abril, que esteve no seio da “dramática aventura” de 25 de Novembro, que ditou o fim da revolução portuguesa e a normalização democrática do país, e percorreu, com outros, o caminho que conduziu à aprovação no dia 2 de abril de 1976, da Constituição da República Portuguesa.

na adesão de Portugal à CEE, na criação do Rendimento Social de Inserção, no Programa Especial de Realojamento, no investimento em Investigação para o Desenvolvimento, no investimento em energias renováveis e no programa de melhoramentos das vias de ligação e de infraestruturas de viação e parque escolar e, Pensando no bem-estar social dos nossos concidadãos, pela mãos do PS criaram-se programas de desenvolvimento social, para a erradicação da pobreza, para o aumento da formação e especialização da população, para a sustentabilidade da Segurança Social e sustentabilidade climática.

O PS marca, desde a sua fundação, positivamente e de forma humanista, as políticas de igual -

dade do país. E foi sempre sob tutela socialista que se registaram os maiores avanços em prol de uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais equitativa e igualitária.

Festejar os 50 anos do Partido Socialista é celebrar a conquista de um país mais social, justo, livre e democrático.

Louvamos não só o nosso passado histórico, mas temos ânsia de escrever escreveremos as novas páginas da nossa história, do nosso futuro e do futuro do país, para o qual importa fazer a devida introspecção e reflexão, de modo a desenhar as ações políticas que definirão os próximos 50 anos de um PS que, pela vontade comum, continuará a marcar a diferença na vida dos portugueses e a pre -

ponderância no espectro político português.

O PS Barreiro deu o pontapé de saída, no Distrito de Setúbal, e talvez até no país, das Celebrações do Aniversário do Partido Socialista - Foi com pompa e circunstância que realizámos a Gala de Reis, no dia 6 de Janeiro, que contou com a presença do SGA João Torres, mas acima de tudo foi com espírito fraterno, de união, camaradagem, militância e amizade que cantámos os Parabéns ao nosso Partido. A mim, resta-me deixar uma felicitação ao meu partido e a comprometer-me, como militante de base, sempre e uma vez mais, a Servir o Barreiro e Portugal.

Os 50 anos da história do PS definem o seu legado, a concretização de uma sociedade democrática, com base num Estado de providência e de Bem-estar, devidamente mensurável pela maioria da sociedade: O PS esteve na criação do Serviço Nacional da Saúde,

19 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 9 PUBLICIDADE
Presidente do PS Barreiro
Desde a sua fundação, mas em especial no pós-25 de abril, o Partido Socialista e o seu primeiro SecretárioGeral, Mário Soares, foram figuras de relevo na conquista e consolidação de um País livre, democrático e desenvolvido

Opinião

(Des)alojamento local

Em plena crise da habitação tenho uma playlist que começa com a música Não sei o que é que fica d’A Garota Não. Canta-nos ela “Começam os guests, fome é infinita. Mais um AL, orgulho nacional Corrida sem lei, onde vais Portugal?”.

E de facto para onde vamos nós quando já não conseguimos morar em Lisboa, em Almada, no Seixal, em Setúbal, em Palmela, em lado nenhum? Para onde vão as nossas comunidades locais quando as cidades estão a ser varridas pelo turismo desenfreando? Para onde foi a vizinha, despejada para fazer-se mais um duplex em alojamento local? Para onde vai o direito a uma casa para viver? É o orgulho expresso de uma política de interesses – local e nacional – que está sempre preocupada com onde vão dormir os turistas, mas nunca com onde vão viver as pessoas.

No passado dia 20 de março a Câmara Municipal de Almada aprovou, por unanimidade, a proposta da vereação do Bloco de Esquerda para a realização de um Estudo Urbanístico e Turístico com vista à elaboração de um Regulamento Municipal de Alojamento Local. A proposta visa ainda a criação de um instrumento municipal de fiscalização do Alojamento Local em frações licenciadas para fins habitacionais, inativos ou clandestinos.

Esta é uma reivindicação do Bloco em Almada há mais de 6 anos. Foi uma das minhas primeiras intervenções enquanto vereadora nesta Câmara Municipal, exclamando a necessidade de regular o Alojamento Local. E os últimos anos deram-nos razão. As rendas no distrito de Setúbal têm subido o dobro do ritmo de Lisboa e o turismo avassala a dinâmica económica, social e habitacional das populações.

Entre 1 de janeiro e 18 de abril de 2023, o concelho de Almada teve 199 novos registos de Alojamento Local. Mais dois e ultrapassamos o número de todo o ano de 2022. Mais onze e ultrapassamos o ano de 2019. São já 1.437 no total, mais do Sintra, Braga, Oeiras ou Matosinhos, e quase a superar Vila Nova de Gaia.

Não há dúvidas: os tentáculos de um turismo insustentável está a apertar o pescoço de Almada, e vai seguir pela margem sul abaixo. Engana-se quem pensa que este problema e a crise da habitação restringem-se a Lisboa ou ao Porto. Quem procura uma casa para arrendar sabe que isso é mentira.

O Alojamento Local é uma das várias expressões da liberalização selvagem do mercado imobiliário, da financeirização da habitação e a glorificação cega do turismo, promovidas pelo PSD/CDS e mantidas pelo PS. Mais fácil de licenciar, sem ter de obedecer às mesmas regras de outros empreendimentos turísticos e sujeição ao mesmo escrutínio público, a

OPINIÃO

Joana Mortágua

flexibilidade do Alojamento Local beneficia apenas os investidores. Passaram, legalmente, a poder alugar casas a turistas e a consumidores temporários em detrimento dos moradores, cobrando rendas diárias de valores elevados. Assim se promoveu a casa no mercado imobiliário como um “investimento ideal” para turismo. O negócio de alguns, que compromete o bem comum e que não serve a população no direito à habitação.

E isto sobretudo porque este é um negócio de grandes empresas e proprietários. Nada nos move contra o verdadeiro alojamento local, de quem tem um quarto vago durante o ano ou a casa durante as férias, mas é não mais a realidade. São fundos imobiliários que adquirem casas de frações de habitação que antigamente serviam para o arrendamento tradicional ou estudantil, colocando-as permanentemente ao serviço do turismo, contribuindo para o despejo de residentes.

A narrativa alimentada pelo lobby imobiliário e pela direita é de que há falta de casas no mercado. Mas o problema não é a oferta, mas sim o uso indevido das habitações existentes para outros fins.

O reforço do parque habitacional público deverá contemplar diversos instrumentos, nomeadamente a construção, sobretudo quando enquadrada num planeamento urbanístico, social e ambiental que fomente novas centralidades. Contudo, se a construção de nova habitação é um processo demorado e dispendioso, não responde diretamente à especulação provocada pela malha habitacional já existente que não está a cumprir a sua função: a de habitar.

Conforme há cada vez mais casas a serem utilizadas para o alojamento turístico, cada vez menos casas existem para o arrendamento normal e a valores que a população possa pagar. Durante a pandemia, quando a atividade turística estava suspensa e havia menos procura por Alojamento Local verificaram-

O SEGREDO DAS CARTAS

TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04 (Chamada Rede Móvel Nacional). Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espirituais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com

CARNEIRO 21.03 a 20.04

-se muitas mais casas disponíveis no mercado de arrendamento do que hoje. Em 2020, a evolução do valor das rendas, ainda que tenha continuado a subir, desacelerou. Quando o turismo regressou, as casas voltaram a ficar mais caras, a um ritmo mais frenético, provando-se o seu papel especulativo. Levantam-se ainda conflitos com a sustentabilidade da economia local ou o aumento da sujidade e do ruído no espaço público. Mas sobretudo sentem-se as consequências sociais, comunitárias e interpessoais quando quarteirões e prédios inteiros são transformados, expulsando os residentes, especialmente idosos, esvaziando comunidades e transformando os centros das cidades em condomínios de luxo. Onde fica o tecido social, a vizinhança e os laços dos nossos bairros?

Não podemos esperar por 2030, quando o Governo vai só aí considerar o que fazer com as licenças de Alojamento Local. A crise é agora. Os despejos não param. As rendas aumentam. As cidades ficam sem moradores.

A expansão desregulada do alojamento local retira a real função da habitação, e impede as pessoas de habitar o concelho. Habitar num sentido de permanência, de vivência quotidiana, de decisão sobre o território, de comunidade. Pelos jovens, pelas famílias, pelos trabalhadores, pelos migrantes, pelos idosos que são vítimas das rendas proibitivas, privados do direito à habitação.

As políticas não podem apenas andar a correr atrás do prejuízo. Não queremos e não podemos deixar que a situação da freguesia de Santa Maria Maior - onde 60% das casas desta freguesia estão em Alojamento Local e onde em quatro anos a população reduziu-se para mais de metade - se repita. Há muita coisa a fazer: aumentar e reabilitar o parque habitacional público, acabar com os privilégios fiscais, fechar a portas aos fundos imobiliários, proteger os inquilinos com contratos de arrendamento estáveis, e muito mais.

E o mínimo a fazer é impedir a redução definitiva do número de casas disponíveis para habitação, algo no qual os municípios têm competência, travando a monocultura do turismo. Almada, por proposta do Bloco, vai ter o 3º regulamento municipal de Alojamento Local do país, e propostas como esta vão se multiplicar pela margem sul. Não queremos uma margem de especulação, queremos casas para viver.

A música d’A Garota Não que abre a minha playlist da crise da habitação também tem um verso do Chullage, que em quatro rimas faz o resumo do desespero do país: “Desalojamento local p’ra alojamento local. No mínimo é paradoxal, e agora este local é igual a qualquer outra capital.” Deputada do BE

No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimentos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente renovados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profissional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver.

VIRGEM 24.08 a 23.09

No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em relação. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias. Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de deceções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

10 O SETUBALENSE 19 de Abril de 2023
5537

MARIA CRISTINA BRAZÃO PEREIRA ROSAS DA SILVA

(1936 – 2023)

A funerária Armindo lamenta informar o falecimento de Maria Cristina Brazão Pereira Rosas da Silva. Mais se informa que o corpo se encontra em câmara ardente desde ontem, 17-04-23 na capela do Socorro. Realizando-se o funeral (encomendação as 10:00 saída da capela 10:30 cremação 11:00) hoje, dia 18-04-23 para o crematório de Setúbal.

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

ANA DA SILVA CASADO

(1938 – 2023) Participação, Agradecimento

A funerária Ivo rodrigues lamenta informar o falecimento de Ana da Silva Casado. A família vem por esta via agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o funeral ou que, de qualquer outra forma, manifestaram as suas condolências.

Ivo Rodrigues

Classificados

(Chamada Rede Móvel Nacional)

Restaurante em Setúbal precisa M/F empregados de mesa com ou sem experiência, para entrada imediata e com contrato de efetividade.

Telf.: 929 331 693

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Necrologia

CRUZ MAIA PARTICIPAÇÃO - AGRADECIMENTO

Bloco

Espaço Magias e Terapias: Consulta com Tarot. Previsões e orientações para todos os sectores da sua vida. Trabalhos espirituais para: amor, finanças, negócios, família e abertura de caminhos!

Sibyla Maria: TM e Whatsapp: 910 555 412 www.consulteotarot.online

AGÊNCIA

19 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 11 PUBLICIDADE 5173
Clínico
uma Farmácia? ou uma Clínica? Anuncie Aqui! LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 5629
GARAGEM 100M2, COM WC CONTATO
Tem
ALUGO
966195730 SETÚBAL
5981 5985 5978
ALMADA 265 539 691 SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 BARREIRO 212 047 599 PALMELA 265 520 716 ALCOCHETE 212 318 392 (CHAMADAS REDE FIXA NACIONAL)
FUNERÁRIA COSTA
Participação, Agradecimento 265 523 496 (CHAMADA PARA A REDE FIXA NACIONAL)
TELEF:
ADRIANO
FALECEU A 17/04/2023 DR.
Seus filhos, netos e restante família, têm o doloroso dever de participar o falecimento do seu ente muito querido, e de informar que o funeral se realiza hoje dia 19/04/2023 às 15 horas, da capela do socorro, para o cemitério da paz-setúbal, pelo que agradecem desde já a todos quantos se dignarem acompanhá-lo à sua última morada, bem como aos que das mais diversas formas lhe manifestarem pesar.
Funeraria

PASTELARIA COM QUASE CEM ANOS DE HISTÓRIA

Tamarina, uma “herança” de família que se tornou doce tradicional de Sesimbra

Inventado por uma pasteleira local nos anos 30 do século XX, o famoso bolo foi elevado a doce tradicional, em 2022. Maria Dulce, neta da criadora, conta como a Tamarina acompanhou várias fases da sua vida

alugada, Tá Mar, que funcionava na Rua Cândido dos Reis. “Daí o nome Tamarina”, explica a neta.

Distinguir uma pastelaria sesimbrense das restantes não é tarefa difícil. Entre os típicos pastéis de nata e bolas de berlim exibidos na montra, basta procurar pelo bolo que foi promovido a doce tradicional de Sesimbra, em 2022. Com formato triangular, recheio convidativo e côco ralado por cima, a famosa Tamarina consegue deixar a salivar até os menos gulosos.

“Não é difícil de fazer, mas é trabalhosa”, alerta Maria Dulce Bronze, de 52 anos. À receita, conhece-a bem, ou não fosse neta da pasteleira local, criadora da Tamarina. O ano passado, a convite da Câmara Municipal de Sesimbra, Maria Dulce organizou um workshop no qual revelou a receita de família aos pasteleiros da região.

“Faz-se um pão de ló fofinho, com recheio à base de ovos, leite e farinha Maizena”, conta. Para finalizar, basta “polvilhar com côco ralado”. A intenção não é fazer da receita segredo, mas sim partilhar com o maior número de pessoas aquela que considera ser a sua “herança” de família.

Se hoje é possível comer Tamarinas é tudo graças a Angeolila Zegre, a avó de Maria Dulce, inventora da receita na década de 30 do século XX. Angeolila nasceu em Setúbal, mas mudou-se para Sesimbra ainda nova, onde comprou uma taberna em conjunto com o marido. Aí, com a ajuda de um forno a lenha, criou as primeiras Tamarinas que levaria mais tarde para a pastelaria

O avô de Maria Dulce, Jeremias Pinto, servia ao balcão e a avó refugiava-se na cozinha a confeccionar os doces. Ainda assim, o bolo popularizou-se como “as Tamarinas do Tio Jeremias” e havia quem viesse propositadamente ao espaço para provar o doce local. “Também vendiam outro tipo de biscoitos e bolachinhas, mas não eram tão famosos quanto as Tamarinas”, lembra a sesimbrense.

Hoje, quem visita Sesimbra encontra um sem fim de cafés e pastelarias, mas Maria Dulce viveu numa época em que a realidade era outra. “A vila de Sesimbra era mais pobre. Actualmente, as crianças têm bolos em todo o lado e [quando era pequena] não era assim. Tinha de existir dinheiro para o açúcar e para o leite”. Por isso mesmo, quando o avô Jeremias chegava à escola para dar o lanche aos netos, todas as crianças “colocavam a cabeça de fora das grades” a pedir “as Tamarinas do Tio Jeremias”. “E ele, às vezes, trazia para todos”, relembra.

O sustento de uma família

Para a quinquagenária, falar de Tamarinas é recordar a infância e as tardes passadas na pastelaria dos avós. “Devia ter cerca de sete anos quando o meu avô fechou a Tá Mar, mas lembro-me bem de entrar e sentir o cheirinho doce. Passava muito tempo ali. Vinha da escola e, enquanto a minha mãe não me ia buscar, ficava no café a aju-

dar. Ou a comer as aparas”, ri. “A minha avó fazia grandes tabuleiros de Tamarinas e [antes de rechear] cortava-as com uma tesoura. Ainda hoje, a minha tia tem essa tesoura guardada como recordação”.

Maria Dulce rejeita o título de pasteleira, pois a sua profissão é outra, mas até os mais distraídos captam o brilho que lhe surge no olhar quando fala sobre doçaria. “Para mim [cozinhar] é recreativo. Faço-o para os meus amigos, para quem me pede, faço-o quando quero. No outro dia, estava aborrecida em casa e fiz [Tamarinas]”, confessa, mencionando o bolo de aniversário feito para a mãe, recheado com creme de Tamarina. “Chamei-lhe o ‘Bolo Tamarina’”, brinca.

Se hoje se diverte a cozinhar, na adolescência nem tanto. Quando tinha perto de 16 anos, a família de Maria Dulce atravessou “uma fase complicada”. Com o pai desempregado por um “longo período”, a mãe optou por vender o bolo de família a cafés e pastelarias para garantir o sustento. “Todas as noites recheava perto de seis ou sete dúzias de Tamarinas. Não há gosto que resista. Fiquei anti-Tamarina durante uns tempos, até me bater a saudade”, declara.

“Pedia que fossem fiéis à receita [original]”

Apesar do esforço para perpetuar a receita original, Maria Dulce confessa estar descontente com as Tamarinas que encontra à venda nos cafés e pastelarias. “Apenas pedia que fossem fiéis

12 O SETUBALENSE 19 de Abril de 2023 Sesimbra
DR
Em cima, Maria Dulce a segurar a fotografia da avó. À direita, Maria Dulce (à direita), o avô e o irmão (à esquerda) e, em baixo, Tamarinas caseiras Mariana Pombo

Sesimbra em contagem decrescente para Festa das Chagas

De 21 de Abril a 7 de Maio realizam-se as celebrações religiosas em honra do Senhor

Jesus das Chagas que têm o seu momento alto no dia 4 de Maio, feriado municipal, com a missa solene na Igreja Matriz de Santiago e procissão que percorre as ruas da vila, a partir das 17 horas. Nesta procissão está previsto realizar-se o tão aguardado sermão no Largo

da Marinha e “bênção ao mar e às embarcações”. Os concertos vão ser das principais atracções da Festa das Chagas e o cartaz já conta com os nomes de Ricardo Alves Chora, a abrir as festividades, no dia 21 de Abril, Sebastião Antunes e Quadrilha, no dia 25 de Abril, Filipa Vieira e Sérgio Silva na noite de fado, a 28 de Abril, e o cantor Marco Rodrigues, a 5 de Maio.

Quinta do Conde

CLUBE DESPORTIVO ESCOLAR

Boa Água arrecada 1.º e 3.º lugares no torneio desportivo

‘Setúbal Andebol Cup’ 2023

A primeira edição do Setúbal Andebol Cup, realizada entre 5 e 8 de Abril, teve um sabor especial para o Agrupamento de Escolas da Boa Água, na Quinta do Conde. O Clube Desportivo Escolar da Boa Água subiu ao pódio duas vezes para celebrar a medalha de ouro no escalão sub-16 masculino e a de bronze no escalão sub-18 feminino.

No último dia de provas, os atletas quintacondenses derrotaram o Grupo Musical Desportivo União e Progresso (GMDUP), no Pavilhão Antoine Velge, por 21-19 no escalão sub-16 masculino, o que lhes conferiu o primeiro lugar do pódio. Já as desportistas do escalão sub-18 feminino classificaram-se em terceiro lugar, ao vencer o Vitória Futebol Clube por 20-19, no Pavilhão do Clube Naval Setubalense.

A iniciativa juntou cerca de 680 atletas dos 10 aos 18 anos, integrados em 44 equipas, em representação de 17 clubes. No decorrer dos quatro

dias de torneio foram disputados 105 jogos em cinco pavilhões do concelho de Setúbal, nomeadamente Pavilhão Antoine Velge, Pavilhão do Clube Naval Setubalense, Pavilhão Municipal João dos Santos, Pavilhão Municipal das Manteigadas e Pavilhão do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso (GMDUP).

A cerimónia de encerramento realizou-se no Pavilhão Antoine Velge, onde estiveram presentes na entrega de prémios as equipas participantes, o vereador do Desporto na Câmara de Setúbal, Pedro Pina e o presidente e vice-presidente do Vitória Futebol Clube.

O ‘Setúbal Andebol Cup’ 2023 foi organizado pela secção de Andebol do Vitória Futebol Clube, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, Clube Naval Setubalense, Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, Federação de Andebol de Portugal, Associação de Andebol de Setúbal, Agrupamento das Escolas Sebastião da Gama e Desporto Escolar.

REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

25 de Abril na Quinta do Conde segue com celebrações no Parque da Vila

à receita [original]. Sempre apelidaram de Tamarina o que eu não considero”, diz, afirmando que o “segredo” está no recheio.

Até Maio de 2022, o registo do bolo pertencia a Carolina Roque, pasteleira local e cliente de Angeolila que ficou com a receita após o fecho da Tá Mar, no final dos anos 70. Na Almoinha, em Sesimbra, Carolina Roque fazia e vendia Tamarinas, seguindo uma receita que se distanciava da original, tal como acontecia nas restantes pastelarias da região.

Assim que a pasteleira decidiu encerrar o estabelecimento, a autarquia não só ficou com a patente do doce, como a elevou ao estatuto de Especialidade Tradicional Local e criou o Dístico da Tamarina de Sesimbra para todos as pastelarias que decidam vender o produto.

Foi ainda organizado um workshop com 12 pasteleiros que se voluntariaram para aprender a receita original com a neta da criadora, acção que Maria Dulce considera não ter surtido efeito. “Das que já provei, apenas uma pastelaria optou por seguir a receita e tem tido muito sucesso”. Quanto aos restantes estabelecimentos, acredita terem “alterado completamente” a essência do bolo. “É uma questão de respeito”, diz.

Ainda assim, a sesimbrense diz saber que a “verdadeira Tamarina” “não vai morrer”, uma vez que a receita está disponibilizada na página da Câmara Municipal de Sesimbra “para quem quiser aprender”, frisando que “qualquer pessoa curiosa pode fazer em casa” este bolo familiar com quase cem anos de história.

A exemplo de anos anteriores, a Quinta do Conde festeja o 25 de Abril no Parque da Vila com a forte presença do Movimento Associativo. À semelhança de outros municípios, as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos iniciam-se já em 2023 e estendem-se até 2024.

O 25 de Abril na Quinta do Conde começa com demonstrações de futebol, futsal, karaté e capoeira das associações desportivas da freguesia, acompanhadas por apresentações musicais e de dança do Grupo Musical Quinta condense, Tuna da Universidade Sénior ‘O sonho não tem idade’, MGBOOS e União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde (UDRQC).

Ao 12h30 dá-se a pausa para o almoço, mantendo-se a tradicional oferta de porco assado no espeto à população. Da parte da tarde, a festa continua com a apresentação de espectáculos de lutas, danças orientais e karaté por parte do Clube Lutas Bastos, da Associação Centro Social, Cultural e Desportivo da Quinta do Conde e da UDRQC e há ainda exposições e música no Palco do Parque.

As festividades são encerradas às 18 horas com o concerto da Banda Luta Livre. Este ano, sem o habitual fogo-de-artifício a fechar o dia. As comemorações do 25 de Abril são organizadas pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.

19 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 13
Apenas pedia que fossem fiéis à receita [original].
Sempre apelidaram de Tamarina o que eu não considero Maria Dulce Bronze
DR
Mariana Pombo

EQUIPA FEMININA LIDERA 3.ª DIVISÃO NACIONAL

“Seria parvo não acreditarmos na subida de divisão do Vitória”

Treinador Ricardo

Miguel Vieira frisa

importância dos adeptos na caminhada da equipa criada em 2022

Sem qualquer derrota na presente época na 3.ª Divisão Nacional, a equipa de futebol feminino do Vitória lidera destacada a 2.ª fase (zona Sul), prova em que contabiliza sete triunfos e dois empates nos nove encontros realizados. Com cinco jornadas por realizar, a formação comandada por Ricardo Miguel Vieira, que soma 23 pontos (mais cinco que o Souselas, 2.º classificado), está cada vez mais próxima de garantir a subida à 2.ª Divisão.

Em entrevista concedida à Popular FM/O SETUBALENSE, o treinador dos sadinos foi peremptório quando questionado sobre se acredita na promoção. “Se dissesse que não, era um bocado mau para o meu trabalho (risos). A partir do momento em que fazemos uma primeira fase invictos, com algumas dificuldades pelo meio, apurámo-nos para a segunda fase e seria parvo da nossa parte que não tentássemos e acreditássemos. Felizmente, até agora temos conseguido, lutado e evoluído, por isso, claro que sim, tenho de acreditar na subida de divisão”.

O técnico, de 32 anos, explicou ainda as razões pelas quais não se assumiram como candidatos à subida no início da época. “Não sabíamos o que ia acontecer nesta 3.ª divisão porque houve muitas equipas novas a aparecer. Por exemplo: o Ourique, o Juventude de Évora, o Alfarim e não sabíamos o que vinha desses clubes. Focámo-nos na primeira fase e vimos como é que as coisas iam correr. A partir daí, veríamos qual o nosso objectivo”, explicou.

Ricardo Miguel Vieira garantiu ainda que nunca foram pressionados pelo clube. “Ninguém do Vitória, em momento algum, chegou ao pé de nós e disse que íamos criar a equipa para subir de divisão. Disseram-nos, isso sim, que queriam ter uma boa estrutura não só para este ano, mas também para os que se seguem. Esse foi o nosso trabalho, quem olhar para as nossas estatísticas constata que temos um plantel muito jovem. Quisemos cimentar uma boa base para sustentar o futuro do Vitória”.

Determinantes para a caminhada vitoriosa da equipa criada em 2022 são os adeptos, que têm estado ao lado do plantel desde o início. “Não é por acaso que dizem que é o nosso 12.º jogador. No nosso jogo de apresentação, com o Malveira, uma jogadora disse no balneário que tinha as pernas a tremer com os gri -

tos dos adeptos. Ao longo do percurso têm aparecido mais adeptos. Fomos, por exemplo, jogar com o Ourique, Ilha e Feirense e tínhamos lá adeptos do Vitória, algo que nunca pensávamos. Confesso que não tinha noção de existência de tantos vitorianos espalhados pelo país”, confidenciou o treinador.

Acrescentando: “É muito importante porque as motiva. Falamos de jogadoras que nunca actuaram em patamares elevados e não tinham a noção do que era ter os adeptos a puxarem por si. Chegarem ao jogo e verem uma bancada com 10 adeptos, como aconteceu fora de casa, que, com o seu apoio, fizeram barulho para encher o estádio. Nós adoramos as palmas no final do jogo e, em momentos difíceis, são eles que nos dão forças para vir ao de cima. Daí a importância de aparecerem”.

A próxima oportunidade que o público vitoriano tem de estar ao lado das jogadoras acontece já no domingo, pelas 16 horas, na Amadora, concelho onde está localizado o Complexo Desportivo Monte Galega, que será palco do encontro entre as setubalenses e o Amavita, a contar para a 10.ª jornada da 2.ª fase (zona Sul) da 3.ª Divisão Nacional de futebol feminino.

As sadinas vão ter pela frente as amadorenses, últimas classificadas da prova que, com um empate e oito derrotas, continuam sem vencer na fase actual. Apesar do jejum de triunfos, o Amavita chega ao duelo de domingo moralizado pelo empate (1-1) conquistado no passado fim-de-semana no reduto do Feirense, que interrompeu uma série de oito derrotas consecutivas.

Já as pupilas de Ricardo Miguel

Vieira apresentam-se no duelo de domingo depois de terem somado o sétimo triunfo da fase actual diante da JuveForce Ponte Vagos, adversário que a equipa venceu, por 1-2. As avançadas Lígia Deitado e Carolina Santana foram as autoras dos golos das verdes e brancas, que operaram a reviravolta no marcador na segunda parte do jogo realizado no Campo José Maria Neto, em Ponte Vagos. Antes de chegarem à fase em que se discute a subida à 2.ª Divisão, as sadinas fizeram uma caminhada 100 por cento vitoriosa na primeira fase (série M), tendo contabilizado por triunfos as oito partidas realizadas. A supremacia da equipa também ficou evidenciada no registo de golos obtido: 54 marcados e apenas quatro sofridos, tendo a atleta Lígia Deitado sido a melhor marcadora, com 16 golos, dessa fase da competição.

14 O SETUBALENSE 19 de Abril de 2023 Desporto
Ricardo Lopes Pereira
DR
Duelo com ‘lanterna vermelha’ Amavita "Nós adoramos as palmas no final do jogo e, em momentos difíceis, são os adeptos que nos dão forças", diz o treinador

BASQUETEBOL

Oriental Dragon conhece esta tarde qual será o seu destino na próxima época

O Oriental Dragon disputa esta tarde o jogo que vai decidir o seu destino na próxima temporada e a expectativa é enorme, estando em causa o trabalho de uma época que não correu nada bem, até à chegada de Toni Pereira para o cargo de treinador. A equipa tem

feito uma recuperação sensacional, mas Toni Pereira está revoltado porque lhe foi instaurado um processo disciplinar, sem ter cometido qualquer infracção. O SETUBALENSE sabe que tinha sido suspenso por 15 dias em virtude da expulsão na Vidigueira e que no jogo

GDESSA joga amanhã nos Açores com a Sportiva o segundo jogo das meias-finais

Galitos e ABC Santo André começam no próximo fim-de-semana a disputar o acesso à final da Proliga e consequente promoção à Liga Portuguesa

O GDESSA Barreiro, que venceu a Sportiva (67-64) no primeiro jogo das meias-finais da Liga Feminina, defronta amanhã, quinta-feira, dia 20 de Abril, às 21 horas, no Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa, em Ponta Delgada, a equipa açoriana no segundo jogo da eliminatória que é disputada à melhor de três.

Se a equipa do Barreiro vencer fica apurada para disputar a final, mas se for a equipa açoriana a ganhar terá que haver um terceiro jogo que está marcado para o dia seguinte no mesmo local, à mesma hora.

O primeiro jogo realizado no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, decorreu de forma bastante equilibrada. A Sportiva começou melhor e terminou o primeiro período com uma vantagem de nove pontos (15-24) mas o GDESSA recuperou e foi para o intervalo a ganhar pela di-

ferença mínima (36-35). No regresso dos balneários a equipa do Barreiro ganhou mais três pontos (16-13) vantagem que foi determinante para a conquista da vitória porque no derradeiro quarto as açorianas, num último esforço, apenas conseguiram recuperar um ponto (15-16), resultando daí uma diferença de três pontos (67-64) favorável ao GDESSA.

Maianca Umabano foi a melhor marcadora da equipa da margem sul do Tejo com 15 pontos, seguida de Márcia

2.ª DIVISÃO NACIONAL DE JUNIORES

Costa Robalo com 12 pontos, Kamilah Jackson e Krystal Freeman ambas com 11 pontos e Sara Ressurreição com 10.

Santo André joga no sábado e Galitos no domingo

ABC Santo André e Galitos Barreiro, que também estão apurados para as meias-finais da Proliga, iniciam este fim-de-semana o play-off que os pode levar à final da competição.

O primeiro a entrar em competição é o ABC Santo André, que defronta no

sábado, dia 22 de Abril, pelas 18 horas, no Pavilhão Multiusos de Sines, o Portimonense.

No domingo, dia 23, pelas 15 horas, será a vez do Galitos Barreiro defrontar o Galomar no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro.

O segundo jogo do play-off, em ambos os casos, realiza-se no dia 29 no pavilhão do adversário onde terá também lugar [no dia seguinte] o terceiro jogo, se houver necessidade disso.

Barreirense vence Oriental e isola-se na frente da tabela classificativa

A 8.ª jornada da fase de manutenção e descidas do Campeonato Nacional de Juniores da 2.ª Divisão, que se jogou no passado fim-de-semana, teve apenas dois jogos realizados porque os outros dois já se tinham realizado.

O Barreirense foi a única equipa da região a jogar, recebeu e venceu, no Campo da Verderena, o Oriental, por 4-1. Para a equipa comandada por Hugo Ferreira foi um excelente resultado, não só porque se isolou no comando da tabela classificativa, mas também porque ficou com vantagem

no confronto directo.

Em confronto estavam as equipas que repartiam a primeira posição da Série E pelo que se previa um jogo bastante interessante, como de facto veio a acontecer.

O Barreirense entrou muito bem na partida e aos 15 minutos já vencia por 2-0, com golos marcados por João Cordeiro (10’) e João Cabrita (15’) e, fruto do ascendente exercido, aos 45 minutos João Cordeiro voltou a marcar e colocou o marcador em 3-0, ao intervalo.

A equipa do Barreiro, que nas primeiras cinco jornadas da segunda fase não ganhou qualquer jogo, estava em dia sim e João Cabrita, aos 53 minutos, elevou a marca para 4-0 que foi minimizada apenas aos 90 minutos com o golo obtido pelo Oriental. De referir que esta foi a terceira vitória consecutiva do Barreirense, que no próximo sábado se desloca ao Estádio João Pedro para defrontar o Clube União Fabril, em mais um dérbi da cidade. Nesta jornada, que será a 9.ª, o Alcochetense recebe o

com o Praiense não se encontrava naturalmente no banco, mas nas suas imediações, sendo alvo de denúncia. “Treinadores de m…., nojo desta m…. toda. P... que p…. a quem fez queixa de mim. São todos uns chupa p….”, foi assim que reagiu na sua página pessoal do facebook.

BARREIRO

Clube União Fabril assinalou a passagem do seu 95.º aniversário

O Clube União Fabril, nova designação do Grupo Desportivo Fabril, assinalou no sábado, dia 15 de Abril, a passagem do seu 95.º aniversário, tendo elaborado para o efeito um vasto programa comemorativo.

Logo pela manhã foi hasteada a bandeira da CUF, seguindo-se depois uma visita às instalações do clube, incluindo o Salão Nobre do Estádio Alfredo da Silva.

Da parte da tarde, às 15 horas, teve lugar o ponto alto das comemorações no Pavilhão Vítor Domingos onde se realizou a sessão solene que contou com a presença de várias personalidades, especialmente convidadas para o efeito, ligadas ao meio desportivo, associativo e autárquico.

A sessão começou com um espaço musical e prosseguiu com a apresentação da gala por Gonçalo Bofill e com a intervenção do presidente da direcção, Faustino Mestre.

Foram também reconhecidas as individualidades e atletas que se destacaram com a camisola fabril nas várias modalidades e entregues emblemas de 75, 50 e 25 anos de filiação clubística.

De destacar o forte aplauso de que foram alvo os três sócios mais antigos do clube que completaram 75 anos de filiação; José Gregório dos Santos (sócio n.º 1), Domingos Ramos Isidoro (sócio n.º 2) e Aníbal Fernandes Marques (sócio n.º 3). Pelo trabalho realizado em benefício do clube foi também reconhecido o presidente da direcção, Faustino Mestre.

A Gala terminou com um espectáculo de som e dança da responsabilidade do DJ Guehzo.

Ferreirense [último classificado] com o pensamento na vitória.

Resultados da 8.ª jornada: Portimonense 1 Louletano 1; Barreirense 4 Oriental 1; Lusitano 5 Alcochetense 1 (já realizado); Ferreirense 1 Fabril 2 (já realizado).

Classificação: 1.º lugar, Barreirense, 43 pontos; 2.º lugar, Louletano e Oriental, 40 pontos; 4.º lugar, Clube União Fabril, 38 pontos; 5.º lugar, Portimonense e Alcochetense, 33 pontos; 7.º lugar, Lusitano, 19 pontos; 8.º lugar, Ferreirense, 11 pontos.

19 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 15
DR

MARÉS TEMPO

HOJE 26º 24º 12º 10º AMANHÃ 03:05 - 3.6 m - Preia-mar 09:16 - 0.4 m - Baixa-mar 15:29 - 3.5 m - Preia-mar 21:32 - 0.4 m - Baixa-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 02:37 - 3.6 m - Preia-mar 08:49 - 0.5 m - Baixa-mar 15:02 - 3.5 m - Preia-mar 21:04 - 0.5 m - Baixa-mar SESIMBRA 02:37 - 3.5 m - Preia-mar 08:52 - 0.4 m - Baixa-mar 15:03 - 3.4 m - Preia-mar 21:07 - 0.5 m - Baixa-mar ALMADA 03:24 - 3.9 m - Preia-mar 09:21 - 0.6 m - Baixa-mar 15:47 - 3.9 m - Preia-mar 21:37 - 0.6 m - Baixa-mar
Céu pouco nublado Céu pouco nublado 5311 5830 6022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.