O Setubalense - o seu diário da região nº 1054 de 14 de Abril de 2023

Page 1

Setúbal, Palmela e Sesimbra em manifestação amanhã

Autarcas e comissões de utentes promovem protesto por melhores serviços de saúde. Manifestação parte do Bonfim às 15 horas p3 DR

Casa da Música no centro das comemorações dos 49 anos do 25 de Abril no Montijo p6

MUNICÍPIOS

Alcácer do Sal, Alcochete e Sesimbra já aprovaram contas de 2022 p2, 8 e 13

LIGA 3

Vitória joga fora com o líder Oliveira do Hospital no domingo p14

ALCOCHETE 25 de Abril com teatro e concerto de Ana Bacalhau p12

MONTIJO

Aldi abre primeira

loja na cidade quarta-feira p6

O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO SEXTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2023 PREÇO 1€ | N.º 1054 | ANO VI | 5.ª SÉRIE EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173 PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE

Abertura

BARREIRO

Porto de Sines recebe viagem inaugural do maior navio porta-contentores

O Terminal XXI do Porto de Sines recebe hoje a escala inaugural do navio “MSC Tessa”, o maior porta-contentores do mundo, com capacidade para transportar 24.116 TEU (unidade equivalente a 20 pés). É o primeiro de quatro navios desta categoria,

que a Mediterranean Shipping Company (MSC) pretende colocar a navegar ainda este ano, a ser operado em Portugal. O navio chega a Sines às 08h00, estando prevista a entrega de uma placa ao comandante do navio a assinalar a viagem inaugural, pela PSA Sines.

Museu Industrial da Baía do Tejo dá a conhecer história da Siderurgia Nacional

Exposição, inaugurada a 18 de Abril, faz recurso de diagramas de produção, plantas, fotografias e amostras de produtos

O Museu Industrial da Baía do Tejo, no Barreiro, vai ter em exposição a mostra “A Siderurgia Nacional: a história do aço por via integrada”. É inaugurada na terça-feira, dia 18, pela empresa Baía do Tejo.

Trata-se de uma recolha documental que tem por base diagramas de produção, plantas, fotografias e amostras de produtos, reconstituindo algumas das fases mais importantes desta indústria ao longo de 40 anos, de 1961-2001.

A história da Siderurgia Nacional no Seixal, uma das principais indústrias na margem sul do Tejo, é dada a conhecer nesta exposição que revela o desenvolvimento da produção de aço representada nas mais variadas áreas de intervenção deste fabrico por via integrada.

A mostra atravessa ainda a gé -

A Siderurgia Nacional foi um ícone industrial da margem sul

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

Câmara

DR

5,445

Mariana Pombo

A Câmara Municipal de Sesimbra encerrou o ano de 2022 com um saldo orçamental positivo no valor de 9,2 milhões de euros, o “maior saldo orçamental registado no município”, sublinhou o vereador comunista José Polido. Os valores, aprovados por unanimidade na prestação de contas apresentada na reunião do executivo, nesta terça-feira, reflectem 73 milhões de euros de receitas cobradas (94,5 % do que estaria orçamentado) e cerca de 64 milhões de euros de despesas pagas (82,5 % do que estaria orçamentado).

referiu que “caso a câmara fosse uma empresa teria um prémio de produtividade pelos excelentes resultados obtidos ao nível financeiro”.

A autarquia sesimbrense registou ainda uma Taxa de Execução de 82,4%, sendo que, dos 33,5 milhões de euros previstos, 5,7 milhões ficaram por pagar. A este respeito, o presidente da Câmara, Francisco Jesus, deixou claro que “não obstante o bom desempenho financeiro da autarquia, não conseguimos corresponder a tudo o que nos propusemos fazer ao longo do ano de 2022”, nomeadamente a construção do novo Auditório Municipal da Quinta do Conde, previsto “já estar em execução este ano” e ampliação da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, cuja intervenção teve início “apenas em 2023”.

o trabalho, que fizeram deste local num dos exemplos de modernidade industrial do século XX.

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

DELEGAÇÕES

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

DIREITOS PROTEGIDOS

SIGA-NOS EM:

A comentar estes resultados, José Polido, autarca com o pelouro da Administração e Finanças, destacou que “cada vez mais, o município consegue dar resposta às suas despesas, fruto do exercício da sua normal actividade”, uma vez que 63,730 milhões de euros arrecadados dizem respeito à receita própria do município, conseguidos sobretudo com o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

O resultado líquido referente ao ano de 2022 foi de 5,445 milhões de euros, face aos 3.800 milhões de euros do período homólogo. O autarca

Também José Polido disse que “os investimentos ficaram aquém do que seria expectável”, o que “não significa que a câmara não tenha dinheiro, pode é não ter rubrica orçamental para cabimentar essas mesmas obras, no período expectável” e acrescentou que “houve ainda concursos que ficaram desertos por via da inflação”.

Para terminar, a vice-presidente Felícia Costa, lembrou que, ainda este ano, “parte do saldo arrecadado já se encontra comprometido”, pois terá de ser incorporado nas rubricas de descentralização de competências, no caso, Educação e Acção Social.

DR

WWW.OSETUBALENSE.COM

2 O SETUBALENSE 14 de Abril de 2023
O SEU DIÁRIO
MEMBRO ASSINANTE REGIÃO
DA
MOITA
599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com FICHA TÉCNICA
BARREIRO - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.barreiro@osetubalense.com
- 212 047
líquido positivo foi de
milhões de
taxas de execução
valor de
Resultado
euros e
no
82,4% Legenda
SESIMBRA
termina 2022 com saldo orçamental de 9,2 milhões de euros
Os documentos da Prestação de Contas de 2022 vão ser em seguida submetidos à apreciação e votação da Assembleia Municipal de Setúbal e, posteriormente, enviados para o Tribunal de Contas.
nese da constituição da Siderurgia Nacional, as instalações auxiliares e complementares, a área social e

Despiste de veículo ligeiro na Avenida Belo Horizonte provoca ferido grave

Na manhã de ontem um veículo ligeiro despistou-se na Avenida Belo Horizonte, em Setúbal, provocando três feridos, um dos quais ficou em estado grave. As três vítimas foram transportadas para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Ao local acorreram os Bombeiros Sapadores

CENTRO HOSPITALAR DE SETÚBAL

de Setúbal, com a viatura VSAE-01 e seis elementos da corporação. Estiveram também no local três ambulâncias, do INEM de Setúbal e dos bombeiros voluntários de Setúbal e de Águas de Moura, assim como uma viatura da PSP do Comando Distrital de Setúbal.

Falta de profissionais e sucessivos encerramentos de urgências levam a manifestação amanhã

Presidentes das câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra e utentes promovem protesto por melhores serviços de saúde

A falta de profissionais de saúde e os sucessivos encerramentos de urgências do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) levam a população e os presidentes das câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra a manifestarem-se amanhã. Na acção, organizada pelo Fórum Intermunicipal da Saúde, são esperadas centenas de pessoas.

A manifestação tem início às 15 horas, com a concentração a acontecer na Praça Vitória Futebol Clube. Em seguida haverá um desfile até ao Largo José Afonso, onde os autarcas dos três municípios da área de influência do CHS, assim como representantes dos profissionais de saúde, vão intervir.

A iniciativa, cuja realização foi aprovada no dia 23 de Março por cerca de meia centena de participantes no Fórum Intermunicipal da Saúde, convocado por André Martins (Setúbal), Álvaro Amaro (Palmela) e Francisco Jesus (Sesimbra), é organizada com o objectivo de exigir a abertura, em permanência, dos serviços de urgência do CHS.

Os autarcas, além da insuficiência de recursos humanos no Hospital de São Bernardo, principal unidade de saúde do Centro Hospitalar de Setúbal, têm-se mostrado preocupados com a degradação da prestação de cuidados de saúde na região.

O evento pretende juntar as populações da área de influência do Hospital de São Bernardo e os representantes do poder local para exigir a resolução dos problemas que dificultam o acesso dos utentes da região de Setúbal e do litoral alentejano a cuidados de saúde.

Para o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, as obras de

CARRIS

Nova carreira reforça serviço de transporte de passageiros em Azeitão

Manifestação tem início às 15 horas, com a concentração a acontecer na Praça Vitória Futebol Clube

ampliação do Hospital de São Bernardo, que arrancaram oficialmente a 30 de Março, “são um contributo para melhorar as condições de trabalho e ajudar a fixar médicos, mas não resolve aquilo que está em défice há muito tempo e que põe os utentes num autêntico carrocel”.

“Quando começámos a ter ciclicamente estes encerramentos [de urgências], os autarcas, em representação das suas populações, fizeram saber ao senhor ministro [da Saúde] que não se conformavam com esta situação e que havia de tomar medidas urgentes”, recorda.

Contudo, “a única medida que foi tomada foi um planeamento destes encerramentos temporários e cíclicos”, que não aceitaram “como justa”. Além disso, e uma vez que “são centenas de milhares de cidadãos que se vêem privados desta resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, o objectivo passa “pela fixação dos profissionais de saúde no sistema público de saúde, agilidade na contratação e reforço das equipas”.

“Esta mobilização faz todo o sentido porque estamos a ficar cansados destes ‘pensos rápidos’”, acrescenta, revelando que de Palmela são esperados muitos participantes. “Temos algumas comissões de utentes que se estão a organizar e temos uma que pediu apoio em transporte. Temos

procurado fazer esta mobilização junto dos vários actores sociais, que não sendo do sector esta questão diz respeito a todos os cidadãos”, afirma.

Já o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, após o lançamento da primeira pedra do novo edifício do Hospital de São Bernardo, explicou haver “um grande risco” de a obra ficar concluída e de não haver profissionais de saúde para trabalhar no edifício.

“Esse é de facto um grande risco. A ampliação sem profissionais de saúde não serve para nada”, frisou. Foi por este motivo que o autarca disse justificar-se que “os presidentes das autarquias da área de influência do Hospital de Setúbal se continuem a manifestar no sentido de reivindicar que sejam tomadas medidas”.

Enquanto isso, o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, sublinha que “o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, tem mostrado total abertura para falar dos problemas e das soluções para esses problemas nas reuniões efectuadas com os presidentes dos três municípios nos últimos meses, mas continua tudo na mesma”.

“Na última reunião, apesar da boa notícia do início das obras de ampliação do Hospital de São Bernardo e da continuidade do encerramento programado da urgência de obstetrícia,

nada nos foi dito sobre o potencial encerramento, também programado, da urgência pediátrica”, afirma.

Isto tendo em conta que a Direcção Executiva do SNS decidiu que, a partir de 1 de Abril, o Hospital de São Bernardo passava a encerrar quinzenalmente a urgência de Pediatria, entre as 21 horas de sexta-feira e as 09 horas de segunda-feira, no âmbito da estratégia de reorganização dos serviços de urgência de pediatria na Área Metropolitana de Lisboa.

Também o serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia está a encerrar no mesmo horário, de 15 em 15 dias. Enquanto isso, a actividade do bloco de partos é suspensa, quinzenalmente, a partir das 09 horas de sexta-feira e até às 09 horas de segunda-feira.

Em entrevista a O SETUBALENSE, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, questionado sobre como vê a tomada de posição dos três autarcas, garantiu não encarar “os presidentes de câmara como adversários”, mas “como aliados do Ministério da Saúde e do SNS”. “Sempre que eles se manifestam e chamam a atenção para as dificuldades, estão a ajudar o Ministério da Saúde a, também, procurar agilizar as respostas possíveis. É um trabalho de cooperação”, assegurou o governante. Com Lusa

A carreira 4460 vai reforçar o serviço da Carris Metropolitana na zona de Azeitão, em Setúbal. Com entrada em vigor na próxima segunda-feira, dia em que inicia o terceiro período escolar do ano lectivo, a “Circular de Azeitão” vai servir a freguesia com transporte público interno. Esta nova carreira tem o objectivo de "melhor corresponder a todos os pontos estratégicos e de equipamentos da freguesia, designadamente estabelecimentos escolares, a Rua José Augusto Coelho, juntas de freguesias, Gabinete Municipal de Azeitão e novo Centro de Saúde", como explica a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.

Das 07h00 às 19h45, o percurso que inicia e termina na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, percorre cerca de 16 quilómetros e vai ter partidas previstas a cada 45 minutos.

O município sadino refere ainda como serão efectuados os percursos pela Rua José Augusto Coelho. "No sentido via Rua José Augusto Coelho, a Circular de Azeitão efectua paragens junto da Piscina Municipal, da Escola Básica 2,3 de Azeitão e do Mercado Municipal de Vila Nogueira, seguindo para Brejos de Azeitão, Choilo, Galeotas e Vendas de Azeitão".

E também no sentido oposto, na Rua Dr. Francisco Gonçalves de Oliveira. “Já no sentido que atravessa a Rua Dr. Francisco Gonçalves de Oliveira, a linha 4460 circula num percurso com paragens em Vendas de Azeitão, Brejos de Azeitão, Mercado e Escola Básica de Vila Nogueira de Azeitão".

14 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 3 Setúbal
JOSÉ COSTA

Setúbal

Comunistas dizem que gratificação não esconde “exploração” e “precariedade”

Líder mundial na reparação de navios anunciou a distribuição de dois milhões de euros dos lucros pelos funcionários da empresa

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do Partido Comunista Português (DORS PCP) considera que a distribuição de dois milhões de euros, por parte da Lisnave – Estaleiro Naval da Mitrena, aos seus trabalhadores não esconde a "crescente exploração, e a enorme precariedade existente" na empresa.

Em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE, o executivo da DORS do PCP considera que os lucros de mais de sete milhões de euros da empresa líder mundial na reparação de navios, no ano de 2022, são "fruto do esforço, elevado profissionalismo e nível técnico dos trabalhadores”.

Sublinham também que todo o trabalho demonstrado pelos funcionários “não tem correspondência nos salários pagos".

O órgão regional escreve que no estaleiro naval trabalham cerca de duas mil pessoas, grande parte deles com a profissão de empreiteiro, salientado falhas que existem ao nível da segurança no trabalho. "Importa

OBRAS

BREVES

22 DE ABRIL

Projecção de vídeos no Moinho da Mourisca

No âmbito do projecto MoinOn, o Moinho de Maré da Mourisca recebe no dia 22 o Maresias de Abril, uma projecção de vídeos aberta à comunidade, onde vão estar presentes “todos os protagonistas para uma partilha das suas vivências e memórias”. Os vídeos vão ser projectados entre as 15 e as 17 horas, sendo que a iniciativa é organizada pela Câmara de Setúbal, o ICNF e Reserva Natural do Estuário do Sado.

OMIRI

Vasco Casais volta a actuar em Setúbal

ainda ter presente que no Estaleiro Naval da Mitrena trabalham em média cerca de dois mil trabalhadores por dia, 2/3 dos quais por conta de empreiteiros, onde predomina a precariedade laboral".

Os comunistas vêem esta gratificação de balanço como uma forma da empresa compensar os seus trabalhadores, mas reconhecem que a Lisnave pode ainda "diminuir o valor a pagar de IRC" (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas).

Apesar de reconhecerem o acto da Lisnave como “bondoso e preocupado”, a DORS do PCP refere que a acção podia ser transformada no aumento de salários dos funcionários.

ARRÁBIDA

em águas abertas

A Praia do Creio, no Parque Natural da Arrábida, recebe este sábado a competição de natação em águas abertas ‘Setúbal Open Water Race’, que prevê a realização de “provas individuais e por equipa, em diferentes distâncias”. No evento desportivo, promovido pela HMS Sports, em conjunto com a Câmara Municipal de Setúbal, são esperados nas três provas “mais de quinhentos atletas de quinze nacionalidades”.

"O que fica claro com esta decisão é que o Grupo Lisnave deve e pode aumentar os salários dos trabalhadores num valor que para além de repor o poder de compra perdido com a inflação signifique ainda um efectivo aumento salarial, e que é urgente, possível e necessário dar passos firmes no fim da precariedade", finalizam.

O valor em causa foi aprovado em assembleia geral de accionistas, onde ficou acordado que um milhão de euros será distribuído pelos trabalhadores do estaleiro sadino, enquanto a restante verba será aplicada, da mesma forma, aos funcionários das empresas do mesmo grupo.

Juventude Azeitonense recebe apoio de 38 mil euros para reabilitar pavilhão

A Associação Cultural e Desportiva Juventude Azeitonense recebeu um apoio financeiro por parte da Câmara Municipal de Setúbal “para a realização de obras no pavilhão desportivo”.

A atribuição do referido montante foi aprovada na reunião pública da passada semana, tendo como objectivo “comparticipar obras de reabilitação e modernização do pavilhão des-

portivo da associação azeitonense”.

A Associação Cultural e Desportiva Juventude Azeitonense, destaca a autarquia na proposta, é “um dos maiores clubes de Azeitão, onde dezenas de atletas praticam as modalidades desportivas de patinagem e hóquei em patins”.

A intervenção prevê “a “substituição do piso, a remoção da co -

bertura de amianto, a colocação de estruturas em painel sandwich e a reparação de caleiras de escoamento de água”.

Desta forma, “ao abrigo do Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo”, as obras, “orçadas em mais de 64 mil euros, têm uma comparticipação do município de 38 mil euros”.

O Fórum Municipal Luísa Todi recebe, no dia 22 de Abril, Vasco Casais, que “regressa a Setúbal com Omiri para mais um concerto único”, onde vai estar acompanhado pelo “coro feminino Tutti Encantus, A Cantadeira, Os Ribombando, Xoto e Carla Lança”.

“Omiri é um dos mais originais projectos de reinvenção da música de raiz portuguesa”.

LUÍSA TODI Ruy de Carvalho homenageado dia 23 de Abril

Com 80 anos de carreira, o actor Ruy de Carvalho vai ser homenageado no próximo dia 23 no Fórum Municipal Luísa Todi, “com um espectáculo cuja receita reverte a favor da Casa do Artista”. Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que “o concerto, com a presença de amigos do actor e apresentação de Rita Ferraz, é produzido pelo Lions Clube de Setúbal, enquanto a curadoria está a cargo do tenor João Mendonza”.

Em comunicado, a autarquia explica que “o Setúbal Open Water Race tem início às 09 horas com a prova de 3 800 metros, a que se seguem, às 11 horas, a competição de menor dificuldade, com 750 metros” e, passados 40 minutos, “a vertente mais participada do evento, com 1 900 metros”.

Os interessados com mais de 15 anos de idade têm até amanhã para se inscrever na competição de águas abertas, na qual vai estar presente Pedro Pina, vereador do Desporto na Câmara de Setúbal.

Segundo a edilidade, “antes de cada competição, os nadadores são alinhados nos locais identificados no areal, com partida feita com oito atletas de cada vez, com um intervalo de 15 segundos entre cada saída, com a prova a ser iniciada quando o atleta passar pelo tapete de cronometragem instalado na zona de partida”.

O regulamento e o formulário de participação, assim como outras informações, estão disponíveis na página oficial do evento.

Os “três primeiros classificados absolutos masculinos e femininos de cada prova, bem com os vencedores masculino e feminino de cada escalão e as equipas que ganharem nas distâncias de 1900 e 3800 metros”, vão ser premiados “com o apuramento a ser feito pelo somatório dos tempos dos cinco primeiros atletas de cada formação”.

Além disso, “os vencedores da competição desportiva patrocinada pelo Lidl e Mitsubishi Motors ganham uma inscrição válida para a edição de 2024 do Setúbal Open Water Race, sendo o prémio pessoal e intransmissível”.

4 O SETUBALENSE 14 de Abril de 2023
LISNAVE
DR
Comunistas reconhecem que Lisnave pode "diminuir o valor a pagar de IRC"
Praia do Creio acolhe este sábado competição de natação
14 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 5 5636

INAUGURAÇÃO

Casa da Música marca

comemorações de Abril

Equipamento

homenageia Jorge

Peixinho e reforça oferta cultural.

Concerto de Paulo de Carvalho abre programa

As comemorações que o município do Montijo preparou para assinalar o 49.º aniversário da Revolução dos Cravos arrancam com um nome sonante do panorama artístico nacional. Paulo de Carvalho sobe ao palco do Cinema Teatro Joaquim d' Almeida no próximo dia 23, pelas 21h30, para realizar um concerto gratuito, mas o principal destaque da programação comemorativa cumpre-se no próprio Dia da Liberdade, 25, com a inauguração da Casa da Música Jorge Peixinho e do Jardim das Nascentes.

As duas empreitadas representaram um investimento global superior a 2 milhões de euros: a Casa da Música, que homenageia a figura do compositor, maestro e instrumentista mon-

tijense Jorge Peixinho, custou 980 mil e 546 euros e beneficiou de um financiamento de pouco mais de 563 mil euros ao abrigo do FEDER; ao passo que o jardim, financiado em 50 por cento também pelo FEDER, atingiu o montante de 1 milhão e 291 mil euros.

Apesar da dimensão da estrutura verde, é a Casa da Música que centra todas as atenções. E não só por o novo equipamento vir enriquecer a oferta cultural no município. É que o projecto, assumido como promessa junto do eleitorado, estava há muito por concretizar.

A inauguração está agendada para as 11 horas do próximo dia 25, logo após o descerramento da placa toponímica da Avenida António Machado

Mourão. Mas antes, na terça-feira, 18, a Câmara Municipal e a Companhia Mascarenhas-Martins – que ficou responsável pela gestão cultural do espaço – dão a conhecer a programação que ali será dinamizada.

E será precisamente na Casa da Música que as comemorações de Abril promovidas pelo município serão encerradas, com a realização de um concerto a cargo do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, a partir das 17h30, no mesmo dia 25. O reportório, revelou a autarquia, vai contemplar obras do falecido maestro do Montijo e de outros compositores.

A evocação da data da Liberdade, ainda a 25, começa com o ritual do hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, pelas 9 horas, e uma hora depois é dado o tiro de partida para a “IX Corrida e Caminhada da Liberdade”, na Praça da República.

À tarde, a partir das 15 horas, realiza-se a habitual sessão solene da Assembleia Municipal, com intervenções de Nuno Canta, presidente da Câmara, Catarina Marcelino, que preside à assembleia, e um representante de cada partido com assento no órgão deliberativo.

INVESTIMENTO

Aldi abre portas na quarta-feira

Nova loja tem uma área de vendas de 1 040 m2 e apresenta 69 lugares de estacionamento. Obra implicou

alargamento de avenida

A Aldi vai abrir portas no Montijo na próxima quarta-feira. Esta é a 17.ª loja da cadeia de supermercados no distrito de Setúbal e a 128.ª no País.

A nova unidade comercial apresenta uma “área total de vendas de 1 040 metros quadrados”, “parqueamento exterior gratuito com 69 lugares de estacionamento” e permitiu a contratação de “20 novos colaboradores, a maioria residente no concelho”, revela o grupo empresarial, em nota de Imprensa.

O projecto da nova loja implicou ainda “a ampliação da Avenida Garcia de Orta”, onde se localiza. “Foram criadas duas novas faixas de rodagem nesta avenida – passando de duas para quatro faixas –, uma rotunda, novas ciclovias e passeios. A par destas intervenções, a Aldi procedeu igualmente à colocação de iluminação nova na via pública e à reformulação

da rede eléctrica e de saneamento”, salienta a cadeia de supermercados.

O investimento realizado no Montijo é ainda destacado, na mesma nota, pelo director-executivo de expansão e construção da Aldi Portugal, João Braz Teixeira. “Este foi um grande projecto para a Aldi, uma vez que envolveu a melhoria e a criação de várias infra-estruturas relevantes para o concelho, em benefício dos montijenses”.

De acordo com o responsável, a Aldi ambicionava “há muito” abrir uma loja no Montijo, até porque as lojas do grupo mais próximas deste concelho estão instaladas “em Alcochete e na Moita”.

O novo espaço comercial que está prestes a abrir portas na cidade montijense vai “incluir painéis fotovoltaicos e postos de carregamento eléctrico para veículos”, no âmbito da política de sustentabilidade ambiental do grupo empresarial.

A Aldi Montijo revela ainda que se compromete a “apoiar a comunidade local de forma contínua, através de uma parceria com a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, para a doação de excedentes alimentares”, destinados às famílias mais carenciadas do concelho.

6 O SETUBALENSE 14 de Abril de 2023 Montijo
O novo espaço comercial situa-se na Avenida Garcia de Orta
DR
DR
A Casa da Música e o Jardim das Nascentes representaram um investimento global superior a 2 M€
Mário Rui Sobral

ANIVERSÁRIO

Melomania apresenta Neil Toung no Ateneu Popular do Montijo

“After The Gold Rush”, de Neil Young, é o disco a ouvir no terceiro episódio da iniciativa Melomania, promovida pela Companhia Mascarenhas-Martins.

A sessão realiza-se hoje, a partir das 21h30, na sede do Ateneu

BREVES

AMANHÃ

Alegro Montijo apaga 20 velas com orquestra do CRAM e humorista Eduardo Madeira

Concerto e espectáculo de stand up comedy assinalam data.

Mas há mais surpresas para os visitantes

Um espectáculo com o humorista Eduardo Madeira e um concerto com a Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM) são duas das iniciativas, gratuitas, com que o Alegro Montijo vai assinalar 20 anos de existência.

As comemorações do aniversário da superfície comercial, gerida pe -

la Nhood Portugal, arrancam hoje com a orquestra do CRAM a actuar, a partir das 21 horas, na Praça da Quadrada.

Para amanhã, às 20h30, está agendada a actuação da orquestra de percussão do grupo Batucando e, pelas 21h30, sobe ao palco da mesma praça do centro comercial Eduardo Madeira para dar corpo a um espectáculo de stand up comedy. Antes, pelas 15h30, sopram-se as velas e corta-se o bolo de aniversário com todos os que estiverem presentes na superfície comercial.

A celebração da data redonda, durante este sábado, não se fica por aí. “Também durante este dia, os clientes serão surpreendidos

PROTOCOLO COM A S.ENERGIA

com várias activações de lojistas e presentes surpresa, distribuídos ao longo de todo o centro”, revela a assessoria de comunicação do Alegro Montijo.

Além disso, adianta ainda a comunicação do centro comercial, os visitantes podem ser premiados, mediante o volume de compras feitas no local. “Por cada 20 euros em compras, os clientes ficam habilitados a receber um cartão oferta de 10 euros. Para isso basta registarem os seus talões de compra junto ao [balcão] de apoio ao cliente e tentarem a sua sorte.”

O Alegro Montijo foi inaugurado em 8 de Abril de 2003, então como Forum Montijo.

Escolas do concelho vão ter nova iluminação interior

As salas de aulas dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário no concelho do Montijo vão passar a ter lâmpadas LED, em substituição das actuais luminárias fluorescentes. No total, vão ser aplicadas “2 557 [novas] lâmpadas, o que corresponde a uma poupança de 19 mil euros” na factura energética, disse o vereador José Manuel Santos, na reunião do executivo municipal realizada no passado dia 5. A informação foi avançada pelo

autarca socialista durante a apresentação da proposta para celebração de um protocolo com a S.Energia –Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete –, tendo em vista a substituição das luminárias nos estabelecimentos escolares.

“Em 14 de Setembro de 2017 foi assinado um protocolo semelhante dirigido às escolas do primeiro ciclo”, lembrou José Manuel Santos, ao mes-

mo tempo que adiantou que a medida vem assim dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos restantes níveis de ensino no domínio da eficiência energética no interior das escolas. O município suporta apenas 30 por cento do investimento, o equivalente a 7.500€ + IVA. Os 70 por cento são assegurados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A proposta foi aprovada por unanimidade.

Popular do Montijo e é de entrada gratuita. Este foi o terceiro álbum e um dos marcos na carreira do artista canadense. Neil Young nasceu a 12 de Novembro de 1945, em Toronto, e destacou-se no mundo da música nos Estados Unidos da América.

Lídia Praça apresenta livro no Museu Municipal Casa Mora

“São Flores de Amor, os Cravos de Abril” intitula o livro que a autora Lídia Praça apresenta amanhã, pelas 16 horas, no Museu Municipal Casa Mora. A obra, que foi lançada em Abril de 2022, faz “um percurso geopolítico e social pelo Portugal do pós-revolução, com memórias da guerra do Ultramar, das antigas colónias

CULTURA

e dos últimos anos do Estado Novo”, lê-se na sinopse. Trata-se de um romance que “conta a conturbada e inquietante história de Paulo, um capitão de Abril, e de Clara, uma psicóloga, entre os anos de 1972 e 2017”. Em foco estão os fenómenos de clandestinidade, a acção da polícia política e o Verão quente de 1975. A entrada é livre.

Onze & Tal promove concerto e leva teatro infantil a três palcos

A associação Onze & Tal promove no próximo dia 21, pelas 21h30, o concerto “Abril vezes mil” que vai levar ao palco do Cinema Teatro Joaquim d' Almeida Ana Castelo (voz), Rui Fingers (guitarra), Luciano Barros (baixo) e Jorge Alves (bateria). À margem do concerto, a associação leva à cena o teatro

infantil “Gil Moniz” na AMUT em Sarilhos Grandes (18 de Abril), no Círio dos Olhos de Água na Atalaia (dia 23) e na Santa Casa da Misericórdia de Canha (dia 28). Com entradas livres e início às 11 horas, o espectáculo tem interpretações a cargo de Ana Castelo, João Marques Jacinto e Maria Marques Jacinto.

TEATRO 'Memórias de uma falsificadora' amanhã em cena no CTJA

O Cinema Teatro Joaquim d' Almeida recebe amanhã, a partir das 21h30, o espectáculo cénico “Memórias de uma falsificadora”, com Catarina Requeijo e Joaquim Horta. A peça “evoca a vida de Margarida Tengarrinha, sobretudo o longo período em que viveu na clandestinidade (1954-1974)”, e “o seu trabalho

como falsificadora”, com “mudança constante de casa e de identidade”, além da “morte do companheiro, José Dias Coelho, assassinado pela PIDE, a separação das filhas, e o isolamento da família e dos amigos”. As entradas são gratuitas. A lotação é limitada a 60 lugares. O teatro tem a duração de 60 minutos.

14 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 7
SANTOS
ANTÓNIO EDUARDO MARTINS

Região

PRESTAÇÃO DE CONTAS Alcácer do Sal fecha ano com 15,2 milhões de saldo de gerência

Vítor Proença, presidente da câmara, destacou a verba como um valor histórico que se mostra superior ao das contas apresentadas em 2021

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal fechou o ano de 2022 com um saldo de gerência de 15,2 milhões de euros, número que Vítor Proença, presidente da autarquia, considerou como “histórico”.

As contas foram ontem aprovadas pela maioria do executivo da CDU (quatro votos). A oposição, composta por três vereadores do Partido Socialista (PS), votou contra.

Destacam-se ainda o valor de 37,8 milhões de euros que corresponde à receita cobrada pelo município e os 22,5 milhões de euros de despesa paga, números que os comunistas consideraram, em declaração de voto, serem demonstrativos da "robustez do trajecto municipal e da consolidação deste novo ciclo na política autárquica".

Vítor Proença revelou ainda que a câmara vai amortizar em Julho deste ano 600 mil euros, o que fará com que o município reduza a dívida para 1,7 milhões de euros.

BREVES

TRAFARIA

Unidade Móvel de Saúde vai ao Centro Social

A Unidade Móvel de Saúde da Câmara Municipal de Almada vai estar no Centro Social da Trafaria no dia 19 de Abril para vacinação e realização de consultas de Saúde Sexual e Reprodutiva. Segundo a autarquia, a iniciativa é desenvolvida com uma equipa de médicos e enfermeiros do projecto Via Verde Saúde Almada, um serviço de atendimento a utentes sem médico do ACES Almada/Seixal.

SINES 6.ª edição da (In) Forma de 8 a 12 de Maio

Contas foram ontem aprovadas pela maioria do executivo da CDU, com a oposição do PS a votar contra

Os números em questão são superiores aos apresentados nas contas de 2021, onde o saldo do município ficou em 14 milhões de euros positivos.

Em 2022 a autarquia alcacerense passou pelo processo de transferência de competências em matéria de Educação, o que representou o aumento do número de trabalhadores em 17%, um total de 75 funcionários, face ao ano de 2021.

A gestão CDU disse ainda que o grau de execução foi cumprido e su-

perado. Por lei, este indicador teria de ser superior a 85%, tendo o município de Alcácer do Sal atingido os 96,59% em concretização.

Manuel Vítor Jesus, vereador da CDU, sublinhou que “o ano de 2022 terminou sem pagamentos em atraso” e destacou as oito principais obras e projectos que contribuíram para que a autarquia tivesse atingido estes valores.

Entre elas está o investimento na melhoria de instalações desportivas

municipais, "como são exemplo o novo relvado sintético do Estádio Municipal e a obra de requalificação na Piscina Coberta Municipal". E também o regresso da Feira Nova de Outubro e da PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas de Alcácer do Sal – após o interregno da covid-19. Ainda em 2022 foi finalizada a ETAR do Forno da Cal, na União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.

FESTIVAL GASTRONÓMICO 3ª edição de “Sesimbra é Peixe” premeia clientes e restaurantes aderentes

Até 17 de Abril, estão abertas as inscrições para o festival gastronómico “Sesimbra é Peixe”, a decorrer entre 7 de Maio e 18 de Junho nos restaurantes aderentes. A novidade desta terceira edição é a atribuição de um prémio, um outdoor de divulgação do estabelecimento, ao restaurante cujos clientes submetam mais cupões a sorteio. Por cada 10 euros de compras o

cliente recebe um cupão que, depois de devidamente preenchido, deve ser colocado num recipiente próprio, disponível nos Balcões Únicos de Serviços da Quinta do Conde, Sesimbra e Balcão Único Móvel, nas juntas de freguesia, no Posto de Turismo, no CAIES e nos restaurantes aderentes ao festival.

A recompensa é também para os clientes, pois após a submissão de

cupões estão habilitados a receber vales de compras entre os 50 e os 100 euros. O concurso estará em vigor entre 7 de Maio e 18 de Junho e o sorteio dos cupões decorrerá dia 29 de Junho, no Auditório Conde de Ferreira, em Sesimbra.

O restaurante cujos clientes submetam mais cupões a sorteio será contemplado com um outdoor publicitário du-

rante um mês, totalmente produzido pela autarquia. Para tal, é necessário que os estabelecimentos de restauração e similares estejam inscritos no festival “Sesimbra é Peixe”. Podem fazê-lo através do e-mail pescas.ruralidade@ cm-sesimbra.pt, no Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra, nos Balcões Únicos de Serviços ou nas Juntas de Freguesia.

A 6.ª edição da (In) Forma –Mostra de Educação, Formação e Emprego, promovida pela Câmara de Sines, vai decorrer entre 8 e 12 de Maio com ofertas formativas, visitas a empresas e 'workshops'. Ao longo de cinco dias, os visitantes poderão ter acesso a ofertas ligadas à ocupação de tempos livres, voluntariado, escolas secundárias e profissionais, entidades formadoras e ensino superior.

SEIXAL Encontro Intercultural Saberes e Sabores

O Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, no Seixal, vai ser palco da 14.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores, até domingo, num evento que dá a conhecer a diversidade cultural do concelho. Segundo a autarquia, a iniciativa promove o movimento associativo imigrante local, através de uma mostra gastronómica e de artesanato.

8 O SETUBALENSE 14 de Abril de 2023
SETUBALENSE
O

Festival de música Out.Fest do Barreiro anuncia primeiros nomes

SAÚDE E SUSTENTABILIDADE

O trio Holy Tongue, da percussionista Valentina Magaletti, e a saxofonista portuguesa Ravenna Escaleira estão entre os primeiros nomes anunciados hoje para o festival de música Out.Fest, em Outubro no Barreiro. O “festival de músicas aventureiras” regressa

de 05 e 07 de Outubro para a 19.ª edição, “com a missão redobrada de dar a descobrir e esbater fronteiras nos mundos do som”, referiu a organização em comunicado. O programa do festival conta com cerca de 30 espectáculos em vários espaços de Barreiro.

AFPDM apoia empresas com avaliação de riscos psicossociais

Associação apresenta resposta para melhorar ambiente e produtividade em contexto de trabalho

Para melhorar a prosperidade e sustentabilidade das organizações, a Associação para Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM) concebeu uma resposta de apoio ao tecido empresarial, que se divide em três etapas e que permite identificar factores de risco psicossocial e situações de stress profissional. Na primeira das três etapas, a

AFPDM garante uma “avaliação de riscos psicossociais e a identificação de áreas de actuação prioritária”. A segunda medida passa pelo “apoio à implementação das acções seleccionadas”. E, por último, é desenvolvida uma “avaliação posterior e a correcção da sua eficácia”.

Para a avaliação de riscos psicossociais a AFPDM conta com a colaboração de Maria José Chambel, professora da Faculdade de Psicologia, da Universidade de Lisboa, e para as restantes etapas apresenta a sua própria equipa de consultores em gestão da mudança e em recursos humanos.

“Locais de trabalho saudáveis, emocionalmente e psicologicamente

seguros contribuem para a produtividade, a saúde e o bem-estar de todos os intervenientes nas organizações”, lembra a AFPDM. E para que esse contexto saudável seja atingido é necessário ter em consideração “os riscos psicossociais”, de forma “a gerir-se eficazmente os problemas de saúde psicológica e o stress ocupacional”. “Estamos a falar do lado humano das organizações. Este é o caminho-garante para a prosperidade e sustentabilidade das organizações”, defende a associação.

A temática vai estar em cima da mesa já na próxima terça-feira, 18, numa conferência a ter lugar a partir das 15 horas na Escola Profissional do Montijo (EPM).

14 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 9
PUBLICIDADE 6055 5983
DR
A EPM acolhe uma conferência sobre o tema na próxima terça-feira

Opinião

OPINIÃO

Anabela Lopes

O primeiro ano do Núcleo Re-Food Alcochete

ONúcleo Re-food nasceu no concelho de Alcochete em março de 2022, pelas mãos de um grupo de elementos que já na altura demonstrava um gosto acrisolado pela área do voluntariado, de fazer o bem sempre em prol do bem-estar dos outros.

Ao fim deste primeiro ano, através do Núcleo conseguimos evitar que muitas toneladas de alimentos fossem desperdiçadas, tendo estes alimentos sido canalizados para famílias do concelho de Alcochete que se encontravam numa situação de insegurança alimentar. Por conseguinte, temos vindo a dar cumprimento à essência deste movimento, 100% voluntário, que consiste em recolher excedentes alimentares em boas condições evitando que sejam colocados no lixo e, que por sua vez, sejam doados a quem mais necessita.

Presentemente o Núcleo de Alcochete apoia 51 famílias (o que se traduz em 176 pessoas) por semana. Estas famílias podem chegar até nós por duas vias, ou nos procuram diretamente ou são referenciadas para o Núcleo por outras instituições nossas parceiras, existentes no nosso concelho (Agrupamento de Escolas de Alcochete, Juntas de Freguesia, Centro Comunitário Cais do Sal, Sempre Prontos a Ajudar, Câmara Municipal de Alcochete).

Neste momento, apoiamos famílias do Samouco, São Francisco, Alcochete, Passil e Fonte da Senhora. A entrega dos cabazes às famílias ocorre de segunda a quinta-feira e cada família

O SEGREDO DAS CARTAS

TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04 (Chamada Rede Móvel Nacional). Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espirituais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com

CARNEIRO 21.03 a 20.04

No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimentos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

tem atribuído, uma vez por semana, um cabaz de alimentos. Para além das famílias apoiadas, quando temos uma elevada quantidade de excedentes ainda fazemos doações a outras instituições, como por exemplo para o Lar Abrir Caminhos, Sol dos Meninos, Grupo Sócio Caritativo do Samouco, Santa Casa da Misericórdia de Alcochete, entre outras, e, assim, conseguimos minimizar o desperdício alimentar.

O Centro de Operações do Núcleo localiza-se num espaço gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de Alcochete, que apesar de reduzidas dimensões, nele conseguimos fazer o armazenamento e conservação dos excedentes alimentares doados pelas fontes alimentares, bem como a preparação dos cabazes de alimentos que são entregues às famílias.

Os cabazes de alimentos entregues às famílias são constituídos por uma enorme variedade de alimentos, desde hortícolas, fruta, refeições confecionadas, produtos de charcutaria, ovos, pão, arroz/massas, doces… doamos o que nos dão! Temos tido um feedback muito positivo relativamente ao recheio dos cabazes e sabemos que atualmente fazemos a diferença na vida das famílias apoiadas.

Nestes últimos doze meses, tivemos e continuamos a ter um número considerável de fontes alimentares que sempre que dispõem de excedentes alimentares os canalizam para o Núcleo. A recolha destes donativos

é realizada pela magnifica equipa de voluntários, contando neste momento o Núcleo já com a colaboração de 112 elementos, que semanalmente disponibilizam algum do seu tempo para fazerem as recolhas alimentares e a preparação/entrega dos cabazes às famílias.

Embora o primeiro ano tenha sido um ano muito trabalhoso, pois foi necessário estruturar todo este projeto no concelho, consideramos que o balanço destes últimos doze meses foi muito positivo, uma vez que:

- Conseguimos envolver um número considerável de parceiros na comunidade,

- Minimizámos o desperdício alimentar,

- Contribuímos para um ambiente mais saudável,

- Ajudámos a diminuir as carências alimentares de algumas famílias,

- Conseguimos angariar uma larga equipa de voluntários, sem os quais nunca conseguiríamos ter chegado a onde já chegámos neste momento,

- Temos vindo a ter visibilidade junto dos nossos jovens que escolhem o Núcleo como projeto escolar, tendo estes nas suas mãos o poder de construir um futuro melhor.

O nosso agradecimento a todos os voluntários do Núcleo Re-food Alcochete e às entidades que depositam a sua confiança no nosso trabalho!

No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente renovados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profissional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver.

VIRGEM 24.08 a 23.09

No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em relação. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias. Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de deceções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

10 O SETUBALENSE 14 de Abril de 2023 5538
5537
Coordenadora do Núcleo Re-food Alcochete

Você

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Classificados

AVISO – DISCUSSÃO PÚBLICA

Loteamento Urbano sito em Hortinha – Lançada, freguesia de Sarilhos Grandes NUNO RIBEIRO CANTA, PRESIDENTE DO MUNICIPIO DE MONTIJO: TORNA PÚBLICO que, para efeitos do disposto no artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, na sua atual redação, conjugado com o disposto no artigo 22.º do citado Decreto-Lei, e no artigo 89.º do Decreto-Lei n.º 80/2015, de 15 de outubro, irá decorrer, a partir do 5.º dia após a publicação deste aviso no Diário da República, por um período de 22 dias, um período de discussão pública relativo ao pedido de licenciamento da operação de loteamento registado através do processo n.º I-20/22, de 03 de março de 2022, registado em nome de OBRAGOITO– CONSTRUÇÕES

E OBRAS PÚBLICAS, LDA., que incide sobre o prédio rústico sito em Hortinha - Lançada, freguesia de Sarilhos Grandes e concelho de Montijo, com a área de 10 680,00 m², inscrito na matriz predial rústica sob o artigo n.º 36 da Secção C e na matriz predial urbana sob o artigo n.º 1063 da freguesia de Sarilhos Grandes e descrito na Conservatória do Registo Predial do Montijo sob o n.º 967/20040702 da freguesia de Sarilhos Grandes, durante o qual os interessados poderão proceder à formulação de sugestões e observações, bem como à apresentação de reclamações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas. --------------------------------------------------------

O processo poderá ser consultado todos os dias úteis, das 9 horas às 16 horas na Divisão de Planeamento do Território e Urbanismo, sito no Edifício da Câmara Municipal de Montijo, na Av. dos Pescadores – Montijo, e as sugestões ou reclamações dos interessados deverão ser apresentadas por escrito, através de requerimento dirigido ao Presidente da Câmara, identificando devidamente o seu subscritor e entregue pessoalmente ou remetido através do correio ao serviço acima mencionado. ----------

Para constar e devidos efeitos se publica este aviso e outros que irão ser afixados nos lugares de estilo. ---------------------------------------------------------------------

--------------- Paços do Concelho de Montijo, 10 de fevereiro de 2023 -------------

O Presidente do Município

(Nuno Ribeiro Canta)

Bloco

14 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 11 PUBLICIDADE 5173
pasteleiro M/F ComFullexperiencia Time Baixa da Banheira 96 682 67 50 (Chamada Rede Móvel Nacional) ALUGO GARAGEM 100M2, COM WC CONTACTO 966195730 (Chamada Rede Móvel Nacional) * HIPNOTERAPIA * CONSTELAÇÕES SISTÉMICAS * EMAGRECIMENTO 911 174 149 (Chamada Rede Móvel Nacional)
Telf.: 929 331 693 5823 5981 5944 5985
sabia? Pasteleiro ou ajudante de
Restaurante em Setúbal precisa M/F empregados de mesa com ou sem experiência, para entrada imediata e com contrato de efetividade.
Clínico Tem uma Farmácia? ou uma Clínica? Anuncie Aqui! LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 5629
MUNICÍPIO DO MONTIJO CÂMARA MUNICIPAL

A embarcação tradicional de Alcochete, o Bote Leão, recomeçou a época de passeios turísticos e lúdicos no rio Tejo, estando já definida a calendarização de viagens, com destino à Ponte Vasco da Gama, Frente

COMEMORAR A DEMOCRACIA

Município celebra 25 de Abril com teatro sobre a revolução e concerto de Ana Bacalhau

Nomes da história recente de Portugal vão ser relembrados numa peça de teatro considerada a melhor sobre o despertar da Liberdade

Humberto Lameiras

Alcochete assinala o 25 de Abril a celebrar o dia com uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, como tem sido tradição ao longo dos anos, e agora também com uma peça de teatro sobre a revolução que, desde 1974, “mudou para sempre o rumo do País”, comenta o presidente da Câmara de Alcochete. Ambas as iniciativas vão decorrer no Fórum Cultural de Alcochete.

Na noite de 24 de Abril, às 21h30, no Largo de São João, actua a cantora Ana Bacalhau, num concerto de entrada livre.

“Portugal passou a ter um regime democrático. Parece simples, mas não foi”, acrescenta Fernando Pinto ao mesmo tempo que realça a peça "26 de Abril o dia Seguinte", considerada “o melhor espectáculo de teatro sobre a história do 25 de Abril de 1974”, e que será apresentada no Dia da Liberdade

Adianta o presidente que durante a encenação “vão passar figuras icónicas da história recente de Portugal como Salgueiro Maia, Marcelo

FÓRUM CULTURAL

Ana Bacalhau vai dar entrada ao dia 25 de Abril com um concerto no Largo de São João

Caetano, Oliveira Salazar, o General Spínola, a Senhora dos Cravos e Otelo Saraiva de Carvalho”. É um espectáculo multimédia, gratuito e aberto à população, com projecções de vídeo, música, sons, depoimentos reais, ac-

tores e jogos de luz.

Este espectáculo está marcado para logo a seguir à cerimónia Solene da Assembleia Municipal, às 16h30. Mas as comemorações do dia do 49.º aniversário da ‘Revolução dos Cravos’

Ribeirinha de Lisboa ou Reserva Natural do Estuário do Tejo.

A viagens no Bote de Fragata alcochetano decorrem de manhã e durante a tarde nos meses de Abril, Maio e Junho.

SAMOUCO GNR reforça fiscalização a viaturas estacionadas indevidamente

Munícipes queixaram-se

à Junta de Freguesia por terem de caminhar na estrada e o presidente Leonel Fina participou a situação

Humberto Lameiras

Na vila do Samouco são várias as viaturas que utimamente têm sido multadas pela Guarda Nacional República (GNR) por estarem, alegadamente, estacionadas indevidamente. Uma actuação bem aceite por uns e mal por outros, com algumas pessoas a acusarem que este ‘esforço’ da fiscalização se deve a queixas do presidente da Junta de Freguesia local, Leonel Fina.

“Houve munícipes que vieram à junta de freguesia queixarem-se de situações de estacionamento indevido; só fiz o que era minha obrigação: criar condições para que as pessoas possam caminhar sem ser pela estrada”, comenta Leonel Fina.

começam logo de manhã com a cerimónia do hastear da bandeira, às 9h00 nos Paços do Concelho de Alcochete, a qual é replicada nas juntas de freguesia de Alcochete, São Francisco e Samouco.

Alcochete exibe primeiro documentário feito no País sobre autismo

Alcochete vai apresentar o primeiro documentário feito em Portugal sobre Autismo. É no Fórum Cultural, a 22 de Abril, às 15h00, sendo a exibição aberta a toda a população.

Esta produção vem na sequência do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinalou a 2 de Abril, e resulta de uma parceria entre

a Câmara de Alcochete e a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

O programa inclui a possibilidade de as pessoas poderem esclarecer dúvidas sobre esta condição clínica decorrente de alterações, permanentes, no desenvolvimento e na maturação do sistema nervoso central, que

acarreta um funcionamento cognitivo e sócio comunicacional atípico. As questões podem ser colocadas a técnicas da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, que vão estar presentes na apresentação do documentário.

A sessão termina com a actuação da banda The Ziguais, que pertence à

associação, e é composta por jovens e adultos com autismo. “É uma banda que existe desde 2002, e é mais um passo para a inclusão de pessoas com autismo, demonstrando as suas competências e capacidades de aprendizagem”, comenta o presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto. H.L.

E aponta casos como o da Rua 1.º de Dezembro, conhecida como rua da farmácia, onde praticamente não existe passeio. “Por vezes as pessoas têm de andar na estrada, e muitas delas são idosas”.

Outra situação indicada pelo autarca são carros que “estacionam em cima da relva e impedem que esta possa ser cortada”, ao mesmo tempo vinca: “Não mandei multar ninguém, apesar de me acusarem disso, apenas alertei a GNR que as situações de estacionamento incorrecto estavam a aumentar”, e interroga-se: “Como é possível os passeios estarem constantemente ocupados com carros”.

E admite que, de facto, depois de ter falado com a GNR, esta começou a multar. No entanto, este reforço de fiscalização “não está a acontecer apenas no Samouco, mas sim em todo o concelho de Alcochete”.

12 O SETUBALENSE 14 de Abril de 2023 Alcochete
DR
Época de Passeios no Bote Leão já recomeçou

Exposição “Perspetiva(s) sobre a saúde” para reflectir sobre o ambiente

PRESTAÇÃO DE CONTAS Câmara realiza Plano Plurianual de Investimentos superior a 5,5 M€

Fernando Pinto afirma que a carga fiscal sobre os munícipes baixou significativamente e foi controlada a dívida da autarquia

Humberto Lameiras

A Câmara Municipal de Alcochete aprovou, por maioria, com abstenção dos vereadores da CDU, a Prestação de Contas e o Relatório de Gestão referentes ao ano de 2022.

A deliberação foi tomada na reunião de câmara da passada quarta-feira, sendo agora os documentos enviados para apreciação e votação da Assembleia Municipal.

“As contas registam um saldo de gerência de 8.793.243,91 euros e um resultado líquido de 996.987,56 euros", refere a autarquia em nota de Imprensa, onde destaca o Plano Plurianual de Investimentos, que diz respeito às grandes obras e a todos os investimentos, onde foi alcançado o melhor resultado de sempre na história da autarquia com o valor de 5.589.368,16 euros”.

A mesma nota de Imprensa salienta os investimentos realizados em 2022, nomeadamente a “promoção da eficiência energética da piscina municipal, a requalificação e ampliação da escola básica do Samouco, os arranjos exteriores do Fórum Cultural de Alcochete, a aquisição de terrenos para habitação social, a construção da rede de saneamento e a repavimentação da Rua Vale Figueira, a construção do Centro de Recolha de Animais e a repavimentação da rede viária”.

No capítulo da receita, 2022 registou um montante de “26.900.767,11 euros e a despesa atingiu o valor de 25.163.822,09 euros, enquanto as Grandes Opções

A Galeria Municipal dos Paços do Concelho tem patente até 27 de Abril a exposição “Perspetiva(s) sobre a saúde”, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Em 21 fotografias, a mostra reflecte sobre o aumento exponencial da população

GASTRONOMIA Festival das Sopas é já este sábado na Imparcial

humana, a crescente urbanização, as alterações climáticas, a alteração dos padrões agro-pecuários, a intensificação do contacto entre animais domésticos e selvagens, entre outros factores que têm vindo a potenciar o aparecimento de doenças e de problemas ambientais.

20 DE MAIO Salinas Sunset Run já com inscrições abertas

do Plano atingiram os 9.826.842,64 euros”.

Por sua vez a rúbrica Actividades Mais Relevantes, que incluem as amortizações de empréstimos e despesas correntes de maior relevo como a Amarsul, Simarsul, iluminação pública, “registaram no ano transacto o valor de 4.237.474,48 euros”.

Quanto à dívida no encerramento de 2022, esta representa “36,61% da média da receita corrente e a margem de endividamento situa-se nos 5.590.170 euros”.

Na apresentação das contas, o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, salientou que o foco da gestão camarária são as pessoas. “Trabalhámos para o bem comum, em condições invulgares e difíceis, mas o resultado está à vista”, disse.

Segundo Fernando Pinto, a gestão socialista da autarquia conseguiu “baixar significativamente a carga fiscal sobre os munícipes”, tendo, ao mesmo tempo, “controlado a dívida da autarquia, aumentando a capacidade de endividamento e ampliado exponencialmente o investimento”, isto em áreas como a “educação, infra-estruturas desportivas, edifícios municipais, rede viária” e ainda no “turismo e cultura”.

Com base nestes documentos, o autarca conclui que “o futuro se apresenta auspicioso”, no seguimento de uma “cultura de empenho, esforço e dedicação”, e aponta o Plano Estratégico do Arco Ribeirinho Sul, assim com a Estratégia Local de Habitação, o Plano de Recuperação e Resiliência, o Plano de Integração das Comunidades Desfavorecidas e também todo o Quadro Comunitário.

“Continuamos a investir nas pessoas, aumentando a qualidade de vida para todos, respeitando a integridade contabilística das contas públicas, que se apresentam consolidadas e fundamentalmente sustentáveis”.

O Festival das Sopas em Alcochete é já este sábado, 15 de Abril, como início às 20h00, na Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898. Organizado pelos Pioneiros e Caminheiros do Agrupamento 223, além da gastronomia está prometida “muita animação e diversão”. A ementa é composta por seis sopas, bifanas, bebidas e sobremesa. O festival conta com o apoio de vários restaurantes locais.

A IV edição das Salinas Sunset Run está marcada para 20 de Maio, às 20h00, sendo a concentração no Fórum Cultural de Alcochete. Com as Salinas do Samouco em pano de fundo, o desafio é percorrer 10 quilómetros, mas os participantes podem optar por uma caminhada de seis quilómetros.

14 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 13
PUBLICIDADE

SETÚBAL ANDEBOL CUP

Vitória conquista três primeiros lugares

680 participantes dos 10 aos 18 anos participaram na 1.ª edição da iniciativa

Vitória volta a jogar em Tábua numa partida que se antevê de muita luta

PARTIDA DA LIGA 3 REALIZA-SE DOMINGO

Vitória joga com Oliveira do Hospital cartada decisiva na luta pela permanência

Sadinos e beirões defrontam-se pela terceira vez em 2022/23; saldo equilibrado: um triunfo para cada lado

Com três das seis partidas da fase de permanência cumpridas, o Vitória tem domingo, pelas 16 horas, com o Oliveira do Hospital um jogo fundamental para as contas que vão decidir a sua continuidade na Liga 3. No Estádio Municipal de Tábua, a contar para a 3.ª jornada, a equipa terá pela frente o actual líder da série 3, com 12 pontos, mais três que os sadinos, que têm mais um encontro disputado que os beirões.

Sem muito tempo para preparar o confronto, depois de anteontem os setubalenses terem defrontado e empatado (1-1) com o Sporting B, em partida antecipada da 4.ª jornada da competição, o treinador Luís Loureiro exige concentração máxima do grupo de trabalho nas horas que antecedem o encontro diante de um oponente

que os vitorianos vão defrontar pela terceira vez na presente temporada. Nos confrontos anteriores registou-se um triunfo para cada lado. No mais recente, travado no passado dia 5 de Fevereiro, os beirões ganharam por 3-1. Apesar de terem inaugurado o marcador, aos oito minutos, por Camilo Triana, os sadinos não resistiram à reacção dos anfitriões que ainda antes da meia-hora já tinham operado a reviravolta no marcador. Rui Batalha (20 e 26 minutos) e Abdoulaye Daffé (83) foram os marcadores num jogo que ainda está fresco na memória de todos os protagonistas.

Bem diferente foi o desfecho da primeira volta quando, a 22 de Outubro de 2023, no Bonfim, o Vitória goleou o Oliveira do Hospital, por 5-1, numa partida em que os forasteiros até se adiantaram no marcador por Patrick, aos quatro minutos. Com o adversário reduzido a 10 desde os 44 minutos, o Vitória chegou aos golos por Zequinha (37 e 45+4), José Varela (72 e 74) e Diogo Sequeira (88), que entrou para a história como o autor do golo 1000 da Liga 3.

Na época passada (2021/22), os dois clubes tinham-se defrontado em partidas que o Vitória ganhou. Em Setúbal, 5-2 foi o resultado da parti-

da em que Zequinha, Kamo Kamo, Hidélvis Jardim (na própria baliza), Bruno Bernardo e José Varela foram os marcadores de serviço. Mais renhido foi o duelo em Tábua em que o sadino André Mesquita, na cobrança de um livre directo, apontou, aos 80 minutos, o 1-0 que valeu à equipa os três pontos.

Conscientes da importância do jogo, os vitorianos estão já há vários dias a mobilizar-se para se deslocarem a Tábua de forma a estarem na bancada a torcer pela equipa. É o caso do VIII Exército, uma das claques do clube, que, desde o início da semana, tem abertas inscrições para quem se quiser juntar no autocarro que vai levar os adeptos ao centro do país. A saída de Setúbal será às 9 horas, junto à sede da claque, no Estádio do Bonfim.

Também este domingo, às 16 horas, joga-se o outro encontro da jornada. Apesar de o foco dos comandados de Luís Loureiro estar no seu duelo com o Oliveira do Hospital, é indesmentível que os sadinos vão estar atentos ao desfecho entre o Real e o Sporting

B. Neste momento, os leões estão na

2.ª posição com 10 pontos (mais um que o Vitória), enquanto o emblema de Queluz é 4.º com apenas dois.

As equipas de sub-14 masculina, sub-16 feminina e sub-18 masculina do Vitória alcançaram os primeiros lugares nos respectivos escalões na Setúbal Andebol Cup, que decorreu entre 5 e 8 de Abril em cinco pavilhões de Setúbal e Azeitão e juntou cerca de 680 participantes, dos 10 aos 18 anos, integrando 44 equipas, em representação de 17 clubes.

Ao longo dos quatro dias de prova, realizaram-se 105 jogos, sendo que, no sábado, derradeiro dia do evento, se disputaram as finais dos vários escalões. Em sub-14, o Vitória ganhou em masculinos e terminou na 3.ª posição em femininos, vertente que foi ganha pelo Lagoa AC. Em sub-16, os sadinos venceram em femininos e o Boa Água em masculinos, tendo o União e Progresso sido 2.º. Em sub18, o Vitória venceu em masculinos e o Porto Alto em femininos.

O torneio disputou-se nos escalões sub-14, sub-16 e sub-18, masculino e feminino e contou ainda com a realização de um Festand, para equipas sub-10 e sub-12. A organização da Setúbal Andebol Cup fez um balanço “extremamente positivo desta primeira edição do certame, relevando que os resultados alcançados em termos de participantes superaram as expectativas iniciais”,

escreveram, destacando a relevância da iniciativa para o Vitória. “Projectar o clube, a modalidade e o desporto sadino foram os objectivos fundamentais atingidos com esta realização que se perspetiva possa ter nova edição na próxima época desportiva.

Duelo com Artística Avanca no Antoine Velge

Após a paragem da Páscoa, o Campeonato Placard Andebol 1 está de volta este sábado com a realização da 20.ª jornada da prova. Depois de ter empatado na ronda anterior, 2929, em Vila Nova de Gaia, com o FC Gaia, a equipa sénior masculina volta a actuar no Antoine Velge, pavilhão onde vai enfrentar o Artística Avanca, a partir das 18 horas, de amanhã.

Actualmente na 8.ª posição da tabela, com 35 pontos, os comandados de Luís Monteiro têm como objectivo vencer o 11.º classificado (31 pontos) para consolidar o seu lugar no meio da tabela. Refira-se que a formação de Avanca vem a Setúbal moralizada pelo êxito alcançado na jornada anterior (28-25 com a ADA Maia), que interrompeu uma série de cinco derrotas consecutivas.

Na 1.ª volta da prova, a 5 de Novembro de 2022, os setubalenses não conseguiram evitar a derrota (2928) no Pavilhão Adelino Dias Costa, recinto em que o facto de terem tido Cláudio Pedroso e Nuno Roque, com sete e seis golos, respectivamente, os melhores marcadores do jogo não foi suficiente para evitar o desaire. DR

14 O SETUBALENSE 14 de Abril de 2023
Desporto
Ricardo Lopes Pereira
DR
Setúbal recebeu iniciativa em quatro dias de festa

Amora joga em Valadares e Racing Power em Guimarães

FUTEBOL DISTRITAL

As competições nacionais de futebol feminino, mais concretamente a Liga BPI e o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, estão de regresso depois de uma breve paragem. Na Liga BPI joga-se este fim-de-semana a 18.ª jornada que vai levar o Amora até ao

norte do país. A equipa amorense, que se encontra em último lugar com apenas seis pontos, produto de duas vitórias nos 17 jogos efectuados, defronta no sábado, às 15 horas, a equipa do Valadares Gaia, classificada em sétimo lugar, com 18 pontos. Na segunda divisão

Barreirense joga na Verderena com o Palmelense

Comércio Indústria desloca-se à Trafaria e Olímpico do Montijo viaja até Águas de Moura

Depois de uma breve paragem devido à quadra pascal, que foi aproveitada para a realização de mais uma eliminatória da Taça AF Setúbal, o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão está de volta com a realização da 28.ª jornada, que se aguarda com alguma expectativa.

No topo da tabela classificativa, o líder joga em casa e os seus mais directos perseguidores em terreno alheio.

O Barreirense, que tem seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, recebe o Palmelense na Verderena, onde na sexta-feira santa foi derrotado pelo Moitense, em jogo referente à Taça AF Setúbal. Pelo que as duas equipas fizeram até ao momento na competição, a equipa do Barreiro apresenta-se claramente como favorita mas, só isso não chega, vai ter que comprovar em campo o seu favoritismo e contar naturalmente com a forte oposição do adversário, que tudo vai fazer para não perder.

O Comércio Indústria, segundo classificado, tem uma deslocação difícil ao Campo Pepita, onde defronta

LIGA 3

o Trafaria. A equipa sadina que vem de dois resultados negativos [derrota com o Barreirense para o campeonato e com o Alfarim para a Taça AF Setúbal] tudo fará com certeza para voltar aos bons resultados mas não vai ter tarefa fácil porque o Trafaria é um adversário muito complicado que luta sempre até há última gota por um resultado positivo.

joga no reduto do adversário, neste caso em Águas de Moura. A equipa tem vindo a melhorar em termos de resultados, com duas vitórias e um empate nos últimos três jogos e está apenas a dois pontos do segundo lugar. Quer isto dizer que o seu objectivo passa pela conquista dos três pontos mas da mesma forma pensa o Águas de Moura que também precisa de ganhar para fu -

gir à zona de despromoção.

Nas restantes partidas será de destacar a deslocação do Moitense ao Estádio Municipal de Sines onde o Vasco da Gama ainda não sabe o que é perder e a recepção do Sesimbra ao Monte de Caparica, jogo de extrema importância para a equipa sesimbrense que se encontra envolvida na luta pela manutenção.

Eis o quadro completo de jogos: Grandolense – Amora “B”, Botafogo – Pescadores; Sesimbra – Monte de Caparica; Barreirense – Palmelense; Águas de Moura – Olímpico do Montijo; Vasco da Gama – Moitense; Trafaria – Comércio Indústria; Alcochetense – Quinta do Conde; Banheirense – Charneca de Caparica.

Vitória ”B” recebe U. santiago

Na 2.ª divisão distrital, joga-se a primeira jornada da segunda volta, que será de grande importância para Vitória “B” e Lagameças, que seguem no comando da tabela classificativa, com o mesmo número de pontos. Os vitorianos jogam em casa e o Lagameças em terreno alheio.

Jogos agendados: Fabril “B” – Seixal; Almada – Lagameças; Vitória “B” – U. Santiago; Juventude Sarilhense – Alfarim.

Taça Distrital No torneio complementar de Seniores realiza-se a 7.ª jornada que engloba as seguintes partidas: Paio Pires – Pinhalnovense; Melidense – Sporting Vinhense; Pelezinhos – Zambujalense; Samouquense – Santo André; Brejos de Azeitão – Afonsoeirense.

Amora procura primeira vitória na recepção ao Länk Vilaverdense

O Amora, que segue na Série 2 da fase de subida da Liga 3, na última posição, com zero pontos, recebe no próximo sábado, às 17 horas, no Estádio da Medideira, o Länk Vilaverdense, em jogo referente à terceira jornada.

A equipa comandada por João Pereira, que não foi feliz nos dois primeiros jogos porque perdeu em São João da Madeira com um golo sofrido no último minuto e no Estádio do Restelo, com o Belenenses, num jogo que se manteve em aberto

até poucos minutos do fim, procura agora no seu primeiro jogo em casa a conquista dos três pontos para poder embalar decididamente rumo ao objectivo. No final do jogo com o Belenenses, João Pereira disse que “está a

acontecer o mesmo que aconteceu na primeira fase mas a equipa acreditou sempre e conseguimos chegar até aqui. Agora, vamos ter três jogos seguidos na Medideira onde queremos dar uma boa resposta, depois no final logo faremos as contas”.

nacional, o Racing Power que já garantiu a subida à Liga BPI apesar de faltarem ainda cinco jornadas e segue isolado no comando da tabela classificativa só com vitórias, desloca-se a Guimarães para defrontar o Vitória. O jogo realiza-se no sábado, às 15h30.

CAMP. PORTUGAL Oriental Dragon continua em perigo mas depende apenas de si próprio

Para

a equipa de Toni Pereira apenas a vitória interessa

A fase regular do Campeonato de Portugal termina no próximo domingo com a realização da última jornada mas ainda há coisas por resolver tanto no que respeita ao apuramento para o play-off de subida como em relação à manutenção.

Quem irá acompanhar o Atlético na ida ao play-off será o Lusitano de Évora ou o Rabo de Peixe que se defrontam nesta jornada, se os alentejanos vencerem por dois golos de diferença ficam apurados mas se o resultado for diferente serão os açorianos.

Em relação à manutenção as hipóteses são várias e as contas até podem ser muito complicadas, tudo depende dos resultados que se vierem a registar.

Vasco da Gama da Vidigueira (36 pontos), Oriental Dragon (35), Praiense (34) e Serpa (33) são as equipas que estão na corda bamba e destas apenas duas se salvam.

Para atingir o objectivo, o Oriental Dragon precisa de vencer em Albufeira. Se isso acontecer a permanência será um dado adquirido, se o jogo terminar empatado terão que ser feitas contas e se perder a descida de divisão poderá ser uma realidade.

Se acontecer um empate em Albufeira, e tendo em conta os outros jogos da jornada, um dos cenários prováveis é que V. Gama Vidigueira e Serpa fiquem com o mesmo número de pontos (36) que obrigaria o recurso à calculadora.

No confronto directo o Oriental Dragon tem vantagem sobre o V. Gama da Vidigueira e desvantagem com o Serpa. Caso fiquem os três com os mesmos pontos, Serpa e Oriental Dragon ficam empatados mas os alentejanos têm melhor diferença de golos.

14 de Abril de 2023 O SETUBALENSE 15
Domingo disputa-se a 28.ª jornada na primeira divisão DR O Olímpico do Montijo também

MARÉS TEMPO

HOJE 22º 27º 9º 11º AMANHÃ 04:24 - 1.3 m - Baixa-mar 10:55 - 2.6 m - Preia-mar 16:58 - 1.4 m - Baixa-mar 23:23 - 2.9 m - Preia-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 04:05 - 1.3 m - Baixa-mar 10:32 - 2.6 m - Preia-mar 16:39 - 1.4 m - Baixa-mar 22:56 - 2.8 m - Preia-mar SESIMBRA 04:09 -1.3 m - Baixa-mar 10:38 - 2.5 m - Preia-mar 16:42 - 1.4 m - Baixa-mar 23:01 - 2.8 m - Preia-mar ALMADA 04:24 - 1.4 m - Baixa-mar 11:07 - 2.9 m - Preia-mar 16:59 - 1.6 m - Baixa-mar 23:36 - 3.2 m - Preia-mar
Céu pouco nublado Céu pouco nublado 5936 5674 5942
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.