5 minute read

Autarquia cria centro de conhecimento para capacitar jovens em tecnologias avançadas

Os investidores António Câmara e Edmundo Filipe alavancaram uma ideia da autarquia e deram corpo a um projecto desenhado para o futuro

Cerca de 70 alunos do 10.º ano das escolas do concelho do Seixal, dos 80 inscritos, já começaram a participar no projecto Seixal Criativo. Uma iniciativa, gratuita, promovida pela Câmara Municipal, e por esta financeiramente suportada, que desafia os jovens a trocarem ideias, encontrarem soluções e aprenderem tecnologias nas áreas da robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem.

Advertisement

Um trabalho desenvolvido em horário pós-escolar, sempre em grupo, com a ajuda de mentores - estudantes do concelho a frequentarem o ensino superior -, especialistas e pelos professores António Câmara e Edmundo Filipe, que responderam ao desafio que lhes foi proposto pelo autarquia de criarem todo um programa de aulas e iniciativas para o projecto Seixal Criativo.

“Depois de uma análise ao programa do secundário, verificámos que havia determinadas áreas que são fundamentais para o futuro do País, como a inteligência artificial, a ciência de dados, a prototipagem, a robótica e realidade aumentado que não existem nos currículos das escolas públicas”, referiu o presidente da Câmara do Seixal no lançamento da Conferência Inovação e Criatividade na Construção do Futuro, que, a 1 de Abril, marcou o início do Seixal

Foi nesta linha que a autarquia “considerou importante desenvolver um projecto que possibilitasse aos jovens do concelho terem contacto com estas realidades para ficarem mais capacitados no seu futuro”, acrescentou Paulo Silva, que focou ainda ser entendimento da Câma-

DOMINGOS Artesanato no Jardim dos Mártires da Liberdade

verem a “capacidade de inovação e criatividade; as suas competências pessoais e sociais”.

Para concretizar este projecto, conta o presidente que foi preocupação da autarquia contactar pessoas com currículo, experiência e saber para “idealizarem” e dinamizarem o Seixal Criativo, daí o desafio lançado aos professores António Câmara e Edmundo Nobre que “já participaram em mais de mil projecto em 40 países”.

Estruturado o projecto, numa perspectiva “intergeracional”, e “complementar à escola pública”, este começou por ser apresentado aos directores das cinco escolas secundárias do concelho e, posteriormente, aos alunos, que começaram a inscrever-se para participarem.

O Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade volta a acolher a iniciativa Domingos com Artesanato no Seixal, a qual consiste na realização de pequenas feiras de artesanato. Realiza-se no primeiro e terceiro domingos de cada mês, entre Março e Novembro, e entre os expositores presentes, encontram-se artesãos a título individual, associações e oficinas de artesanato.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal, afirma que o Seixal, como “terra de artesãos” tem nestas iniciativas estímulo para desenvolver “actividade ancestral das gentes locais, desde sempre ligadas às artes, neste caso de carácter mais informal, tendo aqui oportunidade de mostrar os seus trabalhos e de os poder comercializar”.

vai continuar ano após ano ra que “a Educação é fundamental para a transformação do mundo, e conseguir-se uma sociedade mais humanizada”.

Com os estudantes a terem conhe- cimento com a realidade das tecnologias avançadas só nas Universidades, defende o autarca que “é importante estarem familiarizados com estes conceitos mais cedo”, e desenvol-

Potencial Pensar o jogo em cima do jogo e definir estratégias

“Na Escola Beats e Átomos vamos falar do jogo em cima do jogo, como se criam marcas e como seleccionar ideias. Um ponto fundamental é saber que tecnologias vamos ensinar”, avançou o professor António Câmara na apresentação formal do Seixal Criativo.

Depois das primeiras reuniões com os alunos, diz que a equipa ficou “surpreendida” quando percebeu a informação que os jovens já detinham. “Vão trabalhar a inteligência artificial, a ciência de dados, a prototipagem, a robótica e realidade aumentada.

A nossa função é dar-lhes ferramentas de apoio para os tornar peritos a muito curto prazo. Têm imensas ideias. O objectivo é que os jovens atinjam o seu potencial”, sublinhou.

É isso que o jovem, de 16 anos,

Santiago Paiva procura alcançar. O primeiro contacto com o Seixal Criativo foi na passada quinta-feira, onde conciliámos e apresentámos as nossas ideias, e ouvimos as dos outros”, conta. Quanto aos seus objectivos, são “desenvolver conhecimentos, o que é importante e benéfico para o futuro”, afirma.

A mãe Carla Macau, veio acompanhar Santiago, aliás, este projecto pretende envolver tanto alunos como pais. “É importante acompanhar este progresso dentro de um projecto inovador”, e acrescentou: “É importante sair da caixa. O ensino que temos é pesado e limitante. Com este projecto os jovens podem expandir as suas ideias e assumirem outros projectos”.

Vincou ainda Paulo Silva que o Seixal Criativo é “virado para o futuro e também para o mercado de trabalho que estes jovens vão integrar”. Mais ainda quando “estão a associar-se diversas empresas a este projecto”, e apontou casos como a Siemens, com instalações no concelho, a NOS e também uma empresa de base tecnológica de Braga, a qual “quer ser parceira deste projecto, e quer investir no Seixal”.

Para o autarca, não há qualquer dúvida de que este projecto “vai potenciar o crescimento sustentável do concelho. Temos de ter jovens mais capacitados, com ideias novas assentes em novas ferramentas, que serão, sem dúvida, o motor de transformação e crescimento do município”, frisou.

É com base neste crescimento que a apresentação do projecto foi associada, simbolicamente, pelo município ao programa das comemorações do 25 de Abril, uma data que “para o concelho significou inovação, criatividade e mudança, e este projecto também vai ser isso”.

Além do presidente da Câmara do Seixal, a Conferência Inovação e Criatividade na Construção do Futuro contou com a presença de António Câmara, do realizador e criativo John Filipe, e dos inventores do veículo eléctrico Tuga, John Hagie, CEO e co-fundador da Tuga Innovations César Barbosa, arquitecto do Tuga.

GYM FOR LIFE Concurso gímnico com aparelhos e dança na Torre da Marinha

O Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal, vai acolher a realização do Gym for Life Portugal. Trata-se de um concurso gímnico em que os grupos participantes apresentam os seus trabalhos, com a duração máxima de cinco minutos, sendo observados e avaliados por um grupo de especialistas na matéria.

A iniciativa marcada para 22, 23 e 25 de Abril, irá decorrer nas categorias de ginástica com aparelhos e de ginástica e dança em pequeno e grande grupo.

“A dinâmica do concelho, ao nível da prática da ginástica já é reconhecida nacional e internacionalmente, pois há já muitos anos que diversos clubes e associações do município formam ginastas, alguns dos quais se tornam mais tarde desportistas de elite. Por isso, o Gym for Life será seguramente um momento de observação de futuros campeões e, ao mesmo tempo, aumentar a visibilidade do concelho”, avalia o presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Câmara do Seixal lamenta morte do crítico de jazz José Duarte

José Duarte, uma das grandes figuras do jazz português, morreu na madrugada da passada quintafeira, aos 84 anos. O criador do programa “Cinco Minutos de Jazz”, o mais antigo da rádio portuguesa, esteve “desde sempre ligado ao Festival Internacional SeixalJazz”, lembra a Câmara do Seixal em nota de Imprensa. No mesmo texto, a autarquia “lamenta” a morte do homem que co-fundou o Clube Universitário de Jazz, que se impôs como uma alternativa ao Hot Clube tendo sido encerrado pelas autoridade em 1961. O também

Mobilidade

fundador do programa “O Jazz”, na Rádio Universidade, em 1958, participou ainda em programas televisivos, sempre ligados a este estilo de música.

Em 2004, recebeu a Medalha de Mérito Cultural atribuída pelo Ministério da Cultura.

Paulo Silva aplaude expansão do Metro Sul do Tejo mas defende calendarização do projecto

António Costa, em artigo de opinião publicado em O SETUBALENSE, avançou a expansão do Metro Sul do Tejo. A novidade caiu bem no Seixal

DIVERSIDADE CULTURAL