4 minute read

acusada de destituir associação de estudantes

Raquel Polainas diz que decisão não é oficial e que há outras razões, como a não apresentação de documentos à direcção

A directora da Escola Secundária Barbosa du Bocage, antigo Liceu, em Setúbal, é acusada de destituir a associação de estudantes após a sessão de apresentação do Programa Nacional de Incentivo ao Associativismo Estudantil “Associa-te”, que decorreu na passada quarta-feira.

Advertisement

Em causa estará a intervenção da vice-presidente da associação, que, durante a sessão, deu “a conhecer o pouco apoio da escola à associação”, ao afirmar que “foi preciso esperar mais de três meses após a sua eleição para o primeiro encontro com a direcção”.

Segundo o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Raquel Polainas, directora da Secundária du Bocage, “destituiu a associação depois de participação “dar mau nome” em sessão com a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes”.

Ao que O SETUBALENSE conseguiu apurar, a decisão foi já transmitida aos estudantes. Contudo, a directora do estabelecimento de ensino garante que “não há nada oficial sobre a dissolução”. “Estamos a ponderar muito bem as coisas”, diz, apesar de afirmar que “não há outra solução senão a dissolução” da associação de estudantes.

O Conselho Nacional de Juventude, através de comunicado, diz que a aluna em questão, após a sessão de apresentação do referido programa, que resulta de uma parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, “viu-se com um processo disciplinar”.

“A situação descrita é preocupan-

COMPETIÇÃO Lidl Setúbal Triathlon com novo recorde de participantes e de prova

Christophe Keyser fez o melhor tempo de sempre naquela que foi a edição mais participada nicipal de Setúbal, em conjunto com o HMS Sports e consiste numa prova em que os participantes têm de completar 1,9 quilómetros de natação, 90 de ciclismo e 21,1 de corrida.

Para Pedro Pina, vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, “a prova de triatlo longo, pela qualidade de organização e atractividade competitiva, consolida-se, ano após ano, como um evento de grande relevância que projecta a marca Setúbal Inspira Desporto”.

CNJ diz que "já foram pedidos esclarecimentos à direcção da escola" te, uma vez que sugere que a escola pode estar a limitar a liberdade de associação dos seus alunos e levanta questões importantes sobre o papel das escolas e dos educadores na promoção do associativismo estudantil”, sublinha o CNJ.

“Já foram pedidos esclarecimentos à direcção e, caso se confirme, o CNJ acredita que a direcção não reúne condições para manter-se à frente deste estabelecimento de ensino público”. Contrariamente, Raquel Polainas assegura que a escola não foi contactada.

Para a directora da escola, as afirmações da aluna são “falaciosas e falsas”. “Aquilo não se tratou de uma reunião de âmbito privado. Aquilo foi uma reunião pública e com um membro do Governo. Foi muito sério e quando prestamos declarações falsas e injustas temos de saber que temos de colher as consequências disso”, salientou.

No entanto, explica que a decisão foi tomada tendo também em consideração outras situações. “A associação, desde que tomou posse e até Fevereiro, é suposto apresentarem uma série de documentos, como a planificação das actividades ou documentos contabilísticos, e nunca nos apresentaram nada”, revelou.

“Tínhamos dado várias oportunidades e agora ouvimos isto. Eles é que se vão queixar que nós damos pouco apoio? Estamos com muita paciência, vez após vez a pô-los no caminho, e ele dizem que não têm apoio? Foi chocante e uma sensação de injustiça”, acrescentou.

Já o presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Paulo Lopes, afirma que estão “à espera por mais informação por parte da escola para avaliar a situação e decidir a posição a tomar”.

Na mesma nota, o CNJ refere ainda que “a direcção da escola cancelou o torneio de jogos que decorreria no dia seguinte, situação que levou agentes da autoridade ao recinto escolar, chamados pela direcção, por pouca colaboração dos estudantes”.

A directora da escola explica que a iniciativa foi cancelada por falta de planeamento da associação de estudantes. Questionada sobre o porquê de terem sido chamadas as autoridades ao local, refere que foi por precaução. “Os miúdos estavam chateados. Como havia ameaças de que se iam manifestar, e porque os ânimos se exaltam, foi por uma questão de segurança”.

A edição deste ano do Lidl Setúbal Triathlon, realizada este fim-de-semana, ficou marcada por ser a mais participada de sempre e por ter sido estabelecido, por parte de Christophe Keyser, “um novo recorde”, tendo em conta que o “triatleta belga do Outsystems Olímpico de Oeiras” cruzou a meta com o tempo de três horas, 50 minutos e 15 segundos. Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que “Christophe Keyser não deu hipótese aos concorrentes directos e terminou a competição com mais de dez minutos de vantagem para o segundo e terceiro classificados, respectivamente Márcio Neves, da Quitério TriPeniche, e Luís Moleiro, do Clube de Natação de Torres Novas”.

No fim da competição, o belga disse ter gostado “muito de vir a Setúbal para esta prova”, sendo que esta foi a terceira vez consecutiva que participou na mesma. “É óptimo participar numa competição com um percurso com uma atmosfera magnífica, feito tão perto da serra e do oceano e, claro, com um sol fantástico”, elogiou Christophe Keyser.

O Lidl Setúbal Triathlon é uma competição organizada pela Câmara Mu-

“Foi a sétima edição de uma prova que evidencia as condições ímpares que a cidade tem para a prática desportiva, este ano batendo todos os recordes no sector masculino e no número de participantes, com a prova de estafetas a ganhar este ano mais destaque, com mais atletas neste segmento”, disse o autarca, citado na mesma nota.

Na edição deste ano participaram mais de nove centenas de triatletas, pelo que Pedro Pina explica que “é uma das mais procuradas a nível nacional”. “É, na actualidade, a competição de triatlo longo com mais participantes portugueses e que, este ano, contou com cerca de 30% de atletas estrangeiros”, acrescentou.

“A sétima edição do Lidl Setúbal Triathlon teve início no Parque Urbano de Albarquel com o segmento de 1,9 quilómetros de natação, seguido de 90 de ciclismo, num percurso com duas voltas, com transição na Avenida Luísa Todi para a corrida de 21,1 quilómetros, feita maioritariamente na frente ribeirinha da cidade”.