O Setubalense - o seu diário da região nº 1044 de 30 de Março de 2023

Page 1

SETÚBAL

"Novo" hospital já tem primeira pedra p4

SEIXAL

Concurso público para hospital até início de 2024 p8

MOITA

Cais fluvial é maior novidade entre os vários anúncios de António Costa p3

Governo mais próximo

Governo mais próximo

com 'chuva' de anúncios

com 'chuva' de anúncios

Expectativa Autarcas querem ver concretização dos projectos apresentados

SESIMBRA

Governo e município assinam acordo para Unidade de Saúde da Quinta do Conde p10

O SETUBALENSE O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO QUINTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2023 PREÇO 1€ | N.º 1044 | ANO VI | 5.ª SÉRIE PUBLICIDADE contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173 5149

Abertura

SETÚBAL

Ministro da Educação visita Escola Profissional de Setúbal com recepção amarga dos profissionais da educação

Professores

No seguimento da iniciativa “Governo Mais Próximo”, o Ministro da Educação, João Costa, visitou a Fundação Escola Profissional de Setúbal, ontem, e, à porta da instituição, esperava-o uma recepção amarga por parte dos trabalhadores do sector educativo.

Vários professores, oriundos de Setúbal, Palmela, Pinhal Novo, Montijo, Pragal e Odivelas, aguardaram a chegada do ministro, com tarjas, cartazes e palavras reivindicativas – ilustradas também em caricaturas do próprio João Costa e do Primeiro Ministro, António Costa – que são ditas e repetidas desde Dezembro último Júlia Batista, professora da Escola Secundária D. João II, em Setúbal, e uma das organizadoras desta acção, não deixou de sublinhar a O SETUBALENSE que este protesto é “nada mais, nada menos, do que o prosseguimento dos objectivos” da comunidade educativa, uma vez que “não estão asseguradas as negociações”. “Há um tom claramente provocatório

FICHA TÉCNICA

da tutela em relação aos profissionais da educação e não é dado lugar a diálogo”, frisa, pois “as reuniões, não são reuniões negociais, mas sim de imposição”. A também delegada do STOP disse ainda que há um cansa-

ço “deste Estado Novo mascarado de democracia”.

“Estamos em luta, muitíssimo organizados, e continuamos a assegurar que os nossos alunos vão constituindo as suas aprendizagens essenciais, com

Inquérito Professor de Setúbal foi consituido arguido

Um professor de Setúbal foi constituído arguido, pela alegada infracção, segundo soube O SETUBALENSE pelo próprio, que preferiu manter o anonimato, de “um artigo que remonta a 1974 e que proíbe cortejos ou desfiles, antes das

19h30, durante a semana”. Este professor, com “quase 40 anos de serviço”, foi o “organizador do evento que aconteceu e juntou várias escolas de Setúbal”. A legislação em causa é o Decreto-Lei n.º 406/74 de 29 de Agosto.

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

muito esforço da nossa parte porque isto é muito desgastante”, afirma, acusando ainda a tutela de não ser “respeitadora da integridade e da dignidade que um profissional devia ter numa sociedade democrática”.

Quanto à chegada de João Costa, Júlia Batista assume que não tem havido encontro do ministro em outras ocasiões e que “dispensa o cumprimento”, pois querem “trabalho efectivo”. O Ministro da Educação chegou e não parou junto dos profissionais que ali estavam, seguindo até ao seu destino, numa visita à Escola Profissional.

João Costa, depois se salientar esta escola como uma “referência a nível nacional e regional” e de informar acerca do “investimento no ensino profissional através do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) com a criação de Centros Tecnológicos Especializados”, falou desta recepção. “As reivindicações dos professores são legitimas, são justas, estão a reclamar pelas suas condições de trabalho e temos reconhecido essa legitimidade”, reforça.

“Temos estado a fazer um trabalho intenso de negociação, sem intransigências da parte do Governo, com uma postura dialogante”, diz o ministro, informando que, numa “primeira fase” e “ainda este ano, existirá um processo de vinculação de mais de 10 500 professores naquilo que era o objectivo de combater a precariedade na profissão docente”.

Numa “segunda fase”, haverá uma “regularização da situação profissional de técnicos precários que estão

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

nas escolas”, uma “justiça na redução de horários para os professores do pré-escolar e do 1º Ciclo” e uma visão no que foi “o período do congelamento, sabendo não afectou todas as pessoas de forma igual”.

Estas propostas, assume João Costa, estão “no limite do que é a possibilidade, no quadro de uma justiça relativa” com o que “existe para fazer com outras carreiras”, dado ainda o plano “orçamental” da administração central.

Quanto ao facto de não existir um entendimento entro o governo e os profissionais da educação, o ministro admitiu que “à saída de muitas reuniões, os dirigentes sindicais reconheciam que existiram avanços”, sendo que, em algumas propostas, João Costa diz terem ido “além” do apresentado, como é “exemplo os quadros de zona pedagógica”. “Dizer que não houve capacidade de escuta pelo Ministério de Educação é não reconhecer todos estes avanços que foram feitos”, remata.

Escola Secundária de Azeitão sujeita ao estudo “da rede” envolvente Quanto à possibilidade de uma escola secundária em Azeitão, João Costa diz a O SETUBALENSE que “o processo de descentralização de competências envolveu um trabalho de mapeamento com os municípios de necessidades de requalificação”, onde “várias escolas de Setúbal estão inseridas”. Em Azeitão, está em causa “não só a construção” da escola, mas a “avaliação da rede” existente e circundante.

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

SIGA-NOS EM:

MEMBRO ASSINANTE

DELEGAÇÕES

2 O SETUBALENSE 30 de Março de 2023
DIREITOS PROTEGIDOS WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO BARREIRO - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com
Filipa Isabel Pereira
dizem que “as reuniões, não são reuniões negociais, mas sim de imposição”. João Costa afirma não existir “reconhecimento dos avanços feitos”
João Costa diz que secundária em Azeitão depende de avaliação O SETUBALENSE

BARREIRO

Visita de João Galamba à Navaltagus adiada

João Galamba, ministro das Infra-estruturas, tinha uma visita agendada pelas 16h00 de ontem ao estaleiro de construção e reparação naval do Grupo ETE, Navaltagus, no município do Seixal. Por motivos de agenda do governante, a visita acabou

por ser adiada para 10 de Abril, pelas 10h00, com o “objectivo de conhecer as boas práticas e a estratégia deste grupo português em matéria de transição energética e digital”, informou em comunicado o Grupo ETE.

António Costa anuncia Metro Sul do Tejo até Alcochete e novo terminal fluvial na Moita

Primeiro-ministro fez-se acompanhar pelo ministro das Finanças no anúncio de projectos do “Arco Ribeiro Sul” que vão mudar o distrito

António Costa anunciou ontem que será instalado no município da Moita um novo terminal fluvial. Além disso, avançarão também as obras de extensão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica, em Almada, e ao concelho de Alcochete. Por fim, vai construir-se um passeio ribeirinho, com um total de 38 quilómetros, que fará a ligação entre os municípios de Alcochete e de Almada.

As informações, que já tinham sido avançadas no artigo de opinião do primeiro-ministro publicado por O SETUBALENSE, foram confirmadas ontem no Parque Empresarial da Baía do Tejo – Cais 2, no Barreiro, onde o primeiro-ministro cumpriu o primeiro de dois dias da iniciativa “Governo + Próximo”. Segundo o chefe do Governo, estas empreitadas vão também impulsionar o crescimento da economia e o desenvolvimento de novos focos de habitação.

Inês Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, mostrou-se feliz com os anúncios do Governo, mas lembrou que "os almadenses já viram vários planos a ser anunciados e querem ver concretização".

“[Almada] vê esta medida com grande entusiasmo e com muita energia. Agora começa a história no sentido de que, torna-se nossa obrigação de que isto [no Arco Ribeirinho Sul] venha a tornar-se uma realidade.

Para nós é muito importante ver o Governo absolutamente envolvido nisto através das entidades representativas, houve aqui compromissos claros que foram ditos que é garantido".

A autarca falou ainda nas potencialidades que este projecto vai trazer

ao nível da economia, do ambiente, e da mobilidade. "Um projecto que mais do que andar a imaginar hotéis ou edifícios, pensa naquilo que são os desafios do crescimento e do desenvolvimento, nomeadamente o ambiente e a mobilidade, o criar condições para que também a própria economia possa avançar".

Já Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, que também mostrou entusiasmo com a proposta do Governo, sublinhou que "este não é um plano que é do Barreiro, é de todos estes concelhos, é o plano da Grande Lisboa, é o plano também do País".

O autarca mostrou-se disponível

para colaborar com outros municípios no sentido de "trabalhar no presente para aquilo que será o futuro". “É com uma satisfação enorme que olhamos para esta medida. Mais do que a medida do Governo e da apresentação, é a vontade que une toda a gente na concretização".

NUTS Costa reconhece rendimento injusto

Durante o discurso de encerramento da apresentação do projecto do “Arco Ribeirinho Sul”, António Costa acabou por falar nas razões que levaram o Governo a apresentar à Comissão Europeia a proposta

de autonomização da Península de Setúbal como uma NUTS II.

“O Governo decidiu propor, negociar e obter a aprovação na Comissão Europeia, da autonomização da Península de Setúbal como uma outra NUTS II,

de forma a não continuar a ser injustamente prejudicada pelos níveis de rendimento da NUTS Grande Lisboa, que prejudicaram durante décadas a península, que acabou por ficar sem fundos comunitários”.

António Costa deixou elogios e agradecimentos aos presidentes das câmaras localizadas no Arco Ribeirinho Sul (Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo e Seixal), “por se terem unido para podermos desbloquear esta situação”. Mas fez questão de lembrar que não é a primeira vez que estes projectos estão em cima da mesa, referindo também que "projectos levam tempo, mas o mais importante de tudo na política é ser-se persistente”.

Governo vai assumir despesas da descontaminação dos solos Fernando Medina, ministro das Finanças, revelou que vai ser proposto ao Conselho de Ministros, realizado hoje no Forte de Albarquel, em Setúbal, a “assumpção integral pelo Estado, através do Fundo Ambiental e do Orçamento do Estado, das verbas para a descontaminação dos solos que existem em muitas destas áreas [Arco Ribeirinho Sul]”.

O ministro das Finanças, que avançou ainda que esta descontaminação será feita em parceria com o Ministério do Ambiente, falou ontem à tarde durante a apresentação do projecto do “Arco Ribeirinho Sul”, inserido na iniciativa “Governo + Próximo”.

O governante disse ainda que os investimentos públicos relativamente às pontes a concretizar no município do Barreiro vão avançar, e reiterou os projectos anunciados por António Costa. “Avançará ainda a definição dos principais investimentos públicos, ou seja, a concretização das velhas ambições das pontes [Barreiro] que alterarão a forma de mobilidade deste território, a expansão do Metro Sul do Tejo e a via ribeirinha de ligação de Alcochete até Almada”.

Fernando Medina falou ainda sobre as potencialidades da Península de Setúbal e indicou a vontade do Governo de querer que o distrito tenha um grande crescimento e que seja um local de fixação de jovens e empresas. “Queremos que esta seja uma zona de novas empresas, novas actividades, de habitação acessível e que possa fixar população”, concluiu.

30 de Março de 2023 O SETUBALENSE 3
O SETUBALENSE
António Costa e Fernando Medina cumpriram primeiro dia da iniciativa "Governo + Próximo"

AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL DE SÃO BERNARDO

Manuel Pizarro lança primeira pedra mas autarcas e população mantêm preocupações

Ministro da Saúde afirma que melhores condições ajudam a atrair jovens profissionais

TRÁFICO Operação da PSP detém quatro pessoas e apreende 18 mil doses de cocaína

Ministro da Saúde recebido no São Bernardo com protesto O ministro da Saúde foi recebido no Hospital de São Bernardo com protesto, com a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Setúbal a acusar Manuel Pizarro de ter mentido.

De capacete, colete e munido de uma pá, o ministro da Saúde fez ontem as honras e lançou a primeira pedra do novo edifício do Hospital de São Bernardo. No entanto, e apesar de concordarem tratar-se de um passo importante, o arranque da obra de ampliação não descansou os autarcas e a população, que vão continuar a lutar.

Durante a sua visita à unidade hospitalar, Manuel Pizarro adiantou que a obra vai demorar 20 meses a ser executada, reconhecendo que a construção do novo edifício, apesar de não resolver os problemas de fundo, vem melhorar as condições dos serviços prestados.

“Estas novas instalações vão resolver o problema de falta de profissionais? Directamente não. Mas todos sabemos que melhores condições também ajudam a atrair jovens profissionais”, afirmou.

“Assistimos ao lançamento de uma obra desta dimensão. 27 milhões de euros. [O novo edifício vai receber] os serviços de urgência geral, pediátrica, obstetrícia, o internamento de pediatria, o internamento de obstetrícia e a unidade de cuidados intensivos”, acrescentou.

Já André Martins, presidente da Câmara de Setúbal, depois de afirmar tratar-se de “um passo importante” e de estar “satisfeito”, disse haver “um grande risco” de a obra ficar concluída e de não haver profissionais de saúde para trabalhar no novo edifício. “Esse é de facto um grande risco. A ampliação sem profissionais de saúde não serve para nada”, sublinhou.

É por este motivo que o autarca diz justificar-se que “os presidentes das

Ministro da Saúde fez as honras e marcou arranque oficial da obra

autarquias da área de influência do Hospital de Setúbal se continuem a manifestar no sentido de reivindicar que sejam tomadas medidas”. “É um passo importante, mas consideramos que é fundamental, além da obra, que haja condições e incentivos aos profissionais de saúde para que eles venham para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)", referiu.

Sobre a decisão de encerrar a Urgência Pediátrica aos fins-de-semana, de forma intercalada, devido à falta de recursos humanos, o autarca explicou concordar “que, perante todas as grandes dificuldades identificadas, haja medidas de gestão”.

“O problema é que medidas assim não resolvem os problemas em definitivo e nós queremos resolver as questões em definitivo e, sobre isso, não temos nenhum compromisso [da parte do Governo]”, sublinhou.

Também na cerimónia que marcou o arranque oficial da obra de ampliação do São Bernardo, principal unidade do Centro Hospitalar de Setúbal, a ser executada pela empresa Ferreira

Build Power, esteve Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, que, mesmo reconhecendo que a ampliação da unidade hospitalar representa “um passo importante”, continuam reunidas condições para a realização de protestos.

Isto porque “o Serviço Nacional de Saúde tem de passar igualmente pela construção de mais unidades de cuidados primários de saúde e mais profissionais, até para reduzir a pressão sobre os serviços de urgência dos hospitais”.

Nesse sentido, os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra, através do Fórum Intermunicipal de Setúbal, vão manifestar-se a 15 de Abril pelas 15 horas. “Gostaríamos também que o litoral alentejano se juntasse a esta reivindicação”, disse Álvaro Amaro.

De futuro, o presidente da Câmara de Setúbal revelou que vão continuar “a falar com o ministro da Saúde no sentido de o sensibilizar para a importância do Governo tomar medidas de criar condições para que se fixem mais profissionais de saúde no SNS”.

“Em Fevereiro, quando o ministro da Saúde esteve cá, prometeu-nos que não iam encerrar as urgências. 15 dias depois soubemos que a Urgência Pediátrica ia encerrar de 15 em 15 dias. O senhor ministro mais uma vez mentiu-nos”, disse Rosa Maria, membro da comissão, a O SETUBALENSE.

Em seguida, referiu que “não interessa gastar milhões de euros numa ampliação se depois não há médicos ou enfermeiros para lá pôr dentro”.

“Para que gastar dinheiro? O senhor ministro não nos dá solução à situação. É por isso que estamos aqui a reclamar, porque o que o senhor ministro diz hoje amanhã é mentira”, afirmou Rosa Maria.

Enquanto os utentes afirmavam ‘alto e bom som’ que “a saúde é um direito de todos os cidadãos”, “estão a vender a saúde das pessoas” e “estão a entregar aos privados a saúde que é pública”, Manuel Pizarro relembrou ter estado em Setúbal em Fevereiro e que durante a visita assumiu “um compromisso de que durante Março começava a obra”.

Sobre o encerramento da Urgência Pediátrica, garantiu que “o tema não é uma decisão política”, mas que surge “na ausência de profissionais”, altura em que “tem de haver um sistema de programação que permita à rede do SNS funcionar de forma complementar”.

O espaço onde vai ser construído o novo edifício foi apresentado por Pedro Lopes, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal. Além disso, foi ainda realizada uma visita ao interior da unidade hospitalar, com o ministro da Saúde a fazer questão de cumprimentar os vários utentes com os quais se foi cruzando.

A visita de Manuel Pizarro a Setúbal decorreu no âmbito do programa do Conselho de Ministros “Governo Mais Próximo”, a acontecer entre ontem e hoje no Distrito de Setúbal.

O Comando Distrital da PSP de Setúbal deteve dois homens e duas mulheres, pelo crime de trafico de estupefacientes. No decorrer das buscas, que tiveram lugar nos concelhos de Almada, Seixal, Setúbal e Cascais, foram encontradas e apreendidas mais de 18 mil doses de cocaína, juntamente com cerca de 15 mil euros em numerário, um revólver com seis munições, três viaturas, seis telemóveis e ainda diversos objectos associados à actividade de tráfico.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 28 e 50 anos, foram presentes no DIAP de Setúbal para o primeiro interrogatório judicial, tendo sido aplicada medida de coacção de prisão preventiva a um dos suspeitos masculinos e aos dois femininos, e apresentações periódicas ao quarto suspeito, masculino.

Em nota de Imprensa, a PSP esclareceu que as detenções ocorreram no âmbito de uma investigação que durou cerca de um ano e quatro meses, tendo como visados um grupo que actuava no Distrito de Setúbal, que estava envolvido na preparação e venda directa de estupefacientes.

As autoridades explicaram também que, das diligências efectuadas, foi possível reunir indícios/prova que permitiram a realização de seis buscas domiciliárias e oito não domiciliárias, assim como a emissão de quatro mandados de detenção fora de flagrante delito por autoridade judiciária.

4 O SETUBALENSE 30 de Março de 2023
Setúbal
Maria Carolina Coelho
O SETUBALENSE

Reunião do Conselho de Ministros motiva encerramento do acesso a Albarquel

A realização da reunião do Conselho de Ministros durante a manhã desta quinta-feira no Forte de Albarquel, em Setúbal, motiva o encerramento ao trânsito automóvel do acesso à Praia de Albarquel entre as 07 e as 15 horas de hoje. Em comunicado, a Câmara

Vítima de ataque diplomada pelo Instituto Politécnico

Farana Sadrudin

estudou engenharia

informática na

instituição sadina, que

esteve ontem com a bandeira a meia haste

Farana Sahbudin Sadrudin, uma das vítimas do ataque ao Centro Ismaili, em Lisboa, era diplomada em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Em nota direccionada à comunidade académica, Ângela Lemos, presidente da instituição, diz ser “com enorme

pesar e profunda consternação” que comunica “o falecimento de Farana Sahbudin Sadrudin”, revelando que no edifício da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal a bandeira foi colocada a meia haste “em sinal de luto”.

“Aos familiares, amigos e colegas, em nome de toda a comunidade académica, apresento as mais sentidas condolências e determino que no edifício da ESTSetúbal a bandeira seja colocada a meia haste, em sinal de luto, quarta-feira, 29 de Março”.

Farana Sadrudin, de 49 anos, foi uma das duas mulheres que morreram esta terça-feira no ataque ao Centro Ismaili, levado a cabo por Adbul Bashir, cidadão de nacionalidade afegã que está em Portugal desde Outubro de 2021.

A diplomada pelo IPS e Mariana Ja-

daugy, também vítima no ataque, estavam responsáveis pelo processo de integração do atacante, que entrou na sala onde estava a decorrer uma aula e

atacou as duas mulheres com uma faca.

Sobrinha de Nazim Ahmad, representante diplomático do Imamat Ismaili em Portugal, Farana Sadrudin desempenhou funções de representante da comunidade ismaelita em Madrid.

Foi, ainda, membro do Conselho de Subsídios e Revisão e Membro do Conselho de Conciliação e Arbitragem por Portugal na Comunidade Ismaili, sendo que desde Dezembro de 2021 trabalhava na Fundação FOCUS - Assistência Humanitária, na qual geria o processo de integração orgânica dos refugiados.

O ataque desta terça-feira fez ainda um ferido grave. O suspeito, que terá “avançado na direcção dos policias, com a faca na mão”, acabou por ser neutralizado com um tiro.

Municipal de Setúbal explica que “a circulação pedonal para a praia mantém-se salvaguardada”. O Forte de Albarquel foi o local escolhido para a realização da próxima reunião descentralizada do Conselho de Ministros, que vai ter lugar na manhã desta quinta-feira.

BREVE

15 DE ABRIL

Concerto intimista do Ensemble Juvenil

O Ensemble Juvenil de Setúbal vai actuar no próximo dia 15 de Abril, pelas 15 horas, no Forte de Albarquel. O “concerto intimista”, no qual vai ser apresentado o trabalho desenvolvido pela “orquestra inclusiva que junta elementos de comunidades desfavorecidas ou com necessidades especiais com crianças e jovens do ensino musical”, é de entrada gratuita.

30 de Março de 2023 O SETUBALENSE 5 5666 PUBLICIDADE
CENTRO ISMAILI
Farana Sahbudin Sadrudin
DR

Moita

BREVES

BIBLIOTECA BENTO DE JESUS CARAÇA Exposição dá conhecer resistência

e triunfo das 'Três Marias'

“Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas” intitula a exposição documental que está patente ao público na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, até 5 de Abril próximo. A mostra pretende dar a conhecer “o papel da repressão, o valor da solidariedade e a importância da vitória no

ALMOÇO-CONVÍVIO

processo literário e político que envolveu as 'Três Marias' – Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa”, lê-se no site da Câmara Municipal da Moita. A exposição itinerante visa ainda valorizar o contributo feminino nas lutas “pelos direitos das mulheres, pela justiça social e pela liberdade”.

PCP assinala aniversário no Clube Recreativo do Penteado

MINISTRO DA SAÚDE GARANTE

“Toda a gente vai ter médico de família na Baixa da Banheira”

Manuel Pizarro fez promessa a utente. É só esperar um ano pela nova Unidade de Saúde Familiar.

“Não vai falhar”, diz o governante

A construção da futura Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, é para estar concluída em menos de um ano e “toda a gente vai ter médico de família”. A promessa foi ontem feita a uma utente pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, durante a visita do governante à Cirurgia de Ambulatório da unidade hospitalar do Montijo.

Ana Marques, 70 anos, residente no Barreiro, aguardava à entrada pela sobrinha, que ali fora para se submeter a intervenção cirúrgica, quando foi abordada pelo ministro. “Foi operada ou está à espera de cirurgia?”, começou por perguntar o ministro,

que depois de esclarecido ouviu uma sugestão bem vincada da utente.

“O senhor devia ir era ao Centro de Saúde da Baixa da Banheira. Aquilo está um caos”, disse Ana Marques, em tom suave mas carregado de preocupação. O ministro sentou-se a seu lado e tentou aliviar a ansiedade da septuagenária. “Eu vou lá. Ainda ontem [terça-feira] à noite estive a falar com a dra. Sara. Nós vamos [re]começar a obra [da Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira]. Está já no Tribunal de Contas. E a dra. Sara diz que vai arranjar uma equipa para dar [resposta] a toda a gente”, explicou o governante, entretanto interrompido por novo desabafo, em jeito de lamento, da utente. “Agora estou sem médico [de família]. Não sei onde irei mostrar os meus exames.”

Na resposta, Manuel Pizarro deixou uma promessa e elevou a boa disposição no diálogo. “Pode mostrar-me [os exames], só que eu não posso exercer medicina [risos]. Vamos fazer a Unidade de Saúde Familiar, toda a gente vai ter médico de família na Baixa da Banheira. Ainda vai demorar, para aí, até um ano. Menos de um ano. Janei-

ro ou Fevereiro do próximo ano. Não vai falhar”, garantiu o ministro. No final, a O SETUBALENSE, Ana Marques mostrou-se agradada com a atenção dispensada pelo governante, porém convencida nem tanto. “Conversa tem ele. Agora, vamos lá ver o resto, se ele faz o que diz”, atirou, entre desconfiança e esperança.

A visita de Manuel Pizarro à unidade hospitalar do Montijo foi realizada no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo” e permitiu ao governante apadrinhar a inauguração oficial da Unidade de Saúde Familiar Aldegalega, que abriu portas em Setembro último no recinto do hospital. A acompanhar o ministro estiveram Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, Fátima Soares, vice-presidente da Câmara de Alcochete, Luís Pisco, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Carneiro, que preside ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, Miguel Lemos, director-executivo do ACES Arco Ribeirinho, e os presidentes das juntas de freguesia do concelho montijense.

Os 102 anos de vida do PCP foram assinalados no concelho da Moita, no passado domingo, com a realização de um almoço nas instalações do Clube Recreativo do Penteado, que reuniu 170 pessoas. De acordo com estrutura local do partido, participaram no encontro José Dias Coelho, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP,

Débora Santos, responsável pela concelhia comunista da Moita e membro do executivo da Direcção de Organização Regional de Setúbal do partido, além de José Faya, responsável pelo trabalho da Juventude Comunista Portuguesa, e Teresa Lésico, responsável pelas iniciativas e membro do executivo da concelhia da Moita do PCP.

ALHOS VEDROS

Autarquia alerta para corte de água na Urbanização Vinha das Pedras

O funcionamento da rede pública de abastecimento de água pode sofrer ao longo do dia de hoje constrangimentos, sobretudo na Urbanização Vinha das Pedras, alertou a Câmara Municipal da Moita. De acordo com a autarquia “previsivelmente, entre as 8h30 e as 17 horas

[desta quinta-feira], haverá interrupção no abastecimento de água” na zona. O motivo para um eventual corte de água prende-se com a necessidade de executar “a reparação de uma rotura na rede de abastecimento, na Rua António José da Silva, Urbanização Vinha das Pedras”.

6 O SETUBALENSE 30 de Março de 2023
DR
Mário Rui Sobral
O SETUBALENSE
Manuel Pizarro cumprimentou os profissionais de saúde à chegada à unidade de cirurgia do Montijo

Tiago Salvado sagra-se campeão nacional nos Jogos de Matemática

'TOUR POR TODOS' AJUDA MOITA

Tiago Salvado, aluno da Escola Secundária da Moita, sagrouse campeão nacional do Jogo Dominório, nos Jogos Matemáticos 2023 realizados em Aveiro. O Agrupamento de Escolas da Moita fez-se representar por seis alunos, três da escola secundária

Tony Carreira esgota Pavilhão de Exposições e rende mais de 4 mil euros ao Centro Paroquial

Cerca de 600 pessoas vibraram com o espectáculo solidário e pediram autógrafos ao icónico cantor português

Tiago Alexandre

Foi no âmbito da Missão Continente e do segundo concerto da “Tour Por Todos” que Tony Carreira lotou o Pavilhão Municipal de Exposições da Moita no último sábado, com uma actuação solidária em que metade da receita total (8 037,72 euros) de bilheteira reverteu para o Centro Paroquial local.

Antes do espectáculo, por volta das 16h00, os idosos do lar da instituição foram presenteados com uma visita do cantor às instalações. Abraços, palmas e as canções do artista acompanharam o momento, enquanto era preparada a entrega do cheque.

Com os bilhetes à venda por 15 euros, foram angariados 4 mil euros para o Centro Paroquial da Moita, sendo que os restantes 50% foram para a associação solidária Sara Carreira. No momento da entrega estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, a vice-presidente do Centro Paroquial da Moita, Fernanda Pedro Costa, e Isabel Barata, directora de loja do Continente Modelo da Moita.

Para Carlos Albino, a iniciativa revelou-se “muito importante”, sobretudo por ter um perfil caridoso, ao mesmo tempo que realçou o “papel social” do Centro Paroquial da Moita, quer seja no apoio à terceira idade, no lar, ou no cuidado dos mais novos no ATL Ninho.

E Isabel Barata lembrou que os 20 anos de Missão Continente representam a “proximidade junto das comunidades” e a “atenção prestada” às necessidades das instituições locais. “A marca de responsabilidade social do Continente presta atenção a tudo o que podemos fazer. Apenas

em um ano o Continente Modelo da Moita conseguiu doar mais de 100 mil euros”, disse a responsável do estabelecimento comercial.

Já Tony Carreira sublinhou que uma figura pública “tem o dever de ajudar” quem mais precisa. “Esta tour é composta por 10 concertos e para mim é uma honra fazê-los. O facto de poder ajudar instituições como esta, que dentro das coisas más mostram-nos o lado bonito da vida... tal como um concerto. Todos nós temos desgraças, mas durante o espectáculo esquecemo-nos de tudo”, disse o cantor a O SETUBALENSE.

Durante o concerto o apoio dos cerca de 600 fãs foi incondicional. O músico foi acarinhado e não faltaram os temas clássicos “Depois de Ti”, “Sonhador/Coração Partido” e “A Minha Guitarra”. No final do espectáculo, foi dada uma sessão de autógrafos, com mais de metade da plateia a formar uma fila que ia até ao exterior das instalações do pavilhão.

Acção solidária chegou em boa hora à instituição

O Centro Paroquial da Moita foi a instituição escolhida para ser ajudada no concelho devido a uma relação de quase 20 anos com o Continente Modelo da Moita. Esta ligação entre a superfície comercial e a associação é resumida em várias acções de doações de excedentes alimentares.

Deste modo, Fernanda Pedro Costa adiantou a O SETUBALENSE que esta cooperação e o valor angariado neste concerto vem “aconchegar as contas do centro” num período de “turbulência”.

“Neste momento as nossas receitas

e três da escola básica D. Pedro II, acompanhados por dois professores. A Câmara Municipal da Moita, que apoiou a deslocação dos alunos a Aveiro para participarem no evento, realizado na passada sexta-feira, sublinhou "o esforço e dedicação" dos estudantes.

BREVES

AMANHÃ

Câmara promove encontro sobre deficiência

O município da Moita promove, em parceria com várias entidades com trabalho na área da deficiência, o III Encontro de Partilha e Reflexão sobre a Deficiência. O evento está marcado para amanhã, entre as 09h00 e as 12h30, no Auditório Lopes Graça, tendo como tema de destaque a “Sexualidade, Afectos e Sentimentos”.

DISSOLUÇÃO

Bruna Carvalho estreia solo de dança em Abril

são inferiores às despesas em todos os meses. Estamos a viver um momento difícil e por isso toda a ajuda é bem-vinda”, confessou.

Para além dos apoios necessários aos 42 utentes do lar e às 200 crianças do Ninho, a vice-presidente do Centro Paroquial da Moita também disse que está na fase de preparação um novo lar, que vai ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Tony Carreira, junto da Missão Continente há quase 20 anos, já conseguiu angariar 28 mil euros nos dois primeiros concertos da Tour Por Todos 2023, sendo que o primeiro concerto chegou aos 20 mil euros de receita, em Gaia.

À margem do projecto Tour Por Todos, a Missão Continente irá elaborar, ao longo do ano, várias iniciativas, que, ao todo, vão dar apoio a mais de 1 100 instituições. No panorama educativo, o Continente vai chegar a 800 escolas com palestras sobre consumismo, escolhas sustentáveis e igualdade de género.

O solo de dança Dissolução tem estreia absoluta marcada para o próximo dia 22 de Abril, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Moita. O espectáculo, criado e interpretado por Bruna Carvalho, está marcado para as 21h30. O solo pretende reflectir sobre a relação entre o ser humano e a natureza, tendo como ponto de partida a condição humana como elemento de um ecossistema “complexo e fascinante”.

BAIXA BANHEIRA

Mostra colectiva de banda desenhada

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, tem patente ao público até ao próximo domingo, 2, uma exposição colectiva de banda desenhada. A mostra apresenta trabalhos referentes à 1.ª edição do livro de banda desenhada “Taruje”, recentemente lançado pelos jovens artistas Henrique Pirote, Pedro Brito e Gonçalo Silva.

30 de Março de 2023 O SETUBALENSE 7
DR
O Centro Paroquial recebeu o cheque no valor de metade da receita de bilheteira do concerto
Cera de 600 fãs aplaudiram Tony Carreira. Antes, o cantor visitou o lar do Centro Paroquial

Região

PALMELA

Porto de Setúbal na feira Seatrade Cruise Global

Ministro inaugurou umas das maiores instalações solares do País

Central do Pessegueiro produz, por ano, energia suficiente para alimentar mais de 26 mil casas. Autarca Álvaro Amaro diz que o concelho já quase duplicou a meta estimada em 2021

O Ministro do Ambiente e Acção Climática, Duarte Cordeiro, revelou ontem que as intenções de investimento em energias renováveis em Portugal ascendem a 60 mil milhões de euros, o que representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

“Se nós hoje pudéssemos concretizar todos os projectos, todas as intenções de investimento no nosso país, na área das energias, seja electricidade, seja gás, estaríamos a falar de investimentos na casa dos 60 mil milhões de euros, 25% do nosso PIB”, disse Duarte Cordeiro na inauguração da central fotovoltaica do Pessegueiro, no Pinhal Novo, concelho de Palmela.

“É nosso objectivo maximizar todos estes projectos. Vamos querer concretizar os projectos ao máximo. Sabemos que temos desafios pela frente, temos desafios na compatibilização de todos estes investimentos com o território. Por isso é tão importante estarmos aqui a dar o exemplo de Palmela, porque o desenvolvimento da energia renovável pode também ser uma grande oportunidade para o território”, acrescentou o ministro.

Na cerimónia de inauguração da central fotovoltaica do Pessegueiro, o ministro do Ambiente lembrou também que a transição energética com uma aposta nas energias renováveis já era uma prioridade para o Governo, mas que essa estratégia foi acelerada devido às consequências da guerra na Ucrânia.

“A guerra veio acelerar todos estes objectivos. A guerra obrigou o Governo, por um lado, a preocupar-se com a contenção dos preços da energia junto das famílias e das empresas, mas também veio acelerar todos estes objectivos estratégicos que já tínhamos definidos”, frisou o governante.

“Nós temos um objectivo ambicioso que é chegar ao final deste mandato com 80% da nossa electricidade produzida por fontes renováveis. Nós olhamos para os primeiros meses do ano e já temos mais de 70% da nossa electricidade produzida de fontes renováveis. Claro está que dependemos da energia eólica e da energia hídrica, porque se nós tivermos um ano de seca, se tivermos menos vento, obviamente diminui essa percentagem”, acrescentou.

Duarte Cordeiro referiu ainda que Portugal tem actualmente 17 gigawatts de energias renováveis de capacidade instalada, e que, desde o início do ano passado (2022), já licenciou mais quatro gigawatts de energia solar.

O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro (CDU),

Os portos de Setúbal e Sesimbra estão presentea na Seatrade Cruise Global, feira internacional de cruzeiros, integrados na Cruise Portugal - APP, Portos de Portugal, que também inclui representações dos portos de Lisboa, Leixões, Portimão, Açores e Madeira.

A feira, que termina hoje, no Centro de Convenções de Fort Lauderdale, Florida, sob o tema "Forward Momentum", tem como objectivo "projectar Portugal e os seus destinos, portos e cidades na rota do turismo de cruzeiros", segundo o Porto de Lisboa.

SEIXAL Governo garante que concurso para novo hospital avança até ao início de 2024

Ministro da Saúde diz que processo já foi desbloqueado pelo Supremo Tribunal de Justiça e que o projecto “desta vez vai passar do papel para a realidade”

O ministro da Saúde disse ontem que o concurso para a construção do hospital de proximidade do Seixal deve ser lançado no último trimestre deste ano ou no início de 2024, classificando-o como um equipamento necessário.

O Hospital Garcia de Orta iniciou a sua actividade em Setembro de 1991, em substituição do antigo Hospital da Misericórdia de Almada/Hospital Distrital de Almada e, segundo informação oficial, serve actualmente uma população estimada em cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal.

Alguns serviços do Hospital Garcia de Orta dão também resposta às populações de toda a Península de Setúbal.

Para o presidente da Câmara Municipal do Seixal "é fundamental que este processo saia do papel”, considerando tratar-se de uma necessidade urgente.

salientou a importância da transição energética no concelho, adiantando que “os projectos já instalados e os que já estão licenciados ou em análise, representam 1,13 gigawatts/hora de potência e uma produção anual de 2,07 terawatts/hora, ou seja, mais 78% do que era a produção estimada em 2021, que continua a crescer”.

“A produção de energia eléctrica nestas centrais fotovoltaicas permitirá evitar anualmente a emissão de mais de 974.000 toneladas de CO2. Aprofunda-se assim o papel de Palmela enquanto sumidouro de carbono, já que o concelho produziu emissões na ordem das 343.000 toneladas – dados de 2020”, disse Álvaro Amaro.

A nova central de larga escala do Pessegueiro, entregue pela Smartenergy à empresa EKZ, e que será gerida e monitorizada pela Smartenergy Asset Management, irá produzir cerca de 126.500 Megawatts/ hora de energia elétrica renovável por ano, suficiente para assegurar o abastecimento energético anual de uma cidade com 26 mil habitações, e é uma das maiores instalações solares já construídas em Portugal. Lusa

“Tivemos finalmente uma sentença do Supremo Tribunal Administrativo que nos permitiu contratar o projecto. O projectista está a trabalhar no projecto que nos será entregue no segundo semestre deste ano. Diria que entre o último trimestre de 2023 e o primeiro de 2024 vamos finalmente pôr a concurso a obra do novo Hospital do Seixal, que desta vez vai passar do papel para a realidade e que bem necessário é", explicou Manuel Pizarro.

O governante falava no final de duas visitas ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, e à unidade de saúde Viaverde Seixal integradas no roteiro “Governo + Próximo” dedicado ao distrito de Setúbal nas quais esteve acompanhado pelos presidentes das Câmara do Seixal e de Almada.

Segundo o ministro da Saúde, o novo hospital no Seixal vai contribuir para diminuir a pressão exercida sobre o Hospital Garcia de Orta, unidade que serve uma vasta população e com uma procura significativa.

“Faz muito falta à população do concelho do Seixal”, disse Paulo Silva destacando também a necessidade de melhoria em outros equipamentos na área dos cuidados de saúde primários, nomeadamente uma nova unidade nos Foros de Amora, com uma candidatura já aprovada assim como a outras duas, em Paio Pires e na Rosinha, com candidaturas a serem trabalhadas.

A construção do Hospital do Seixal, no distrito de Setúbal, é uma reivindicação com mais de duas décadas que já foi objecto de um protocolo entre o Estado e a Câmara Municipal do Seixal, em 2009, com inauguração prevista da unidade de saúde para 2012.

Após uma longa espera só em 2018 houve de novo ‘luz verde’ do Governo para se avançar com o futuro Hospital do Seixal, com um custo estimado de 25 milhões de euros, mas o concurso público para a concepção e projecto ficou parado devido a questões jurídicas. Lusa

8 O SETUBALENSE 30 de Março de 2023
Autarca Paulo Silva lembro que hospital "faz muita falta"
FOTÓGRAFO
DR
A central inaugurada ontem fica na freguesia do Pinhal Novo
30 de Março de 2023 O SETUBALENSE 9 5145

Região

SESIMBRA

Ministros da Saúde e da Coesão Territorial visitam nova Unidade de Saúde de Sesimbra

Governo e município assinaram contracto de financiamento para a construção de uma nova unidade de saúde na freguesia de Quinta do Conde

Tiago Alexandre

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e a ministra da Coesão territorial, Ana Abrunhosa, visitaram durante a manhã de ontem a nova Unidade de Saúde de Sesimbra, que é, segundo o presidente da autarquia, Francisco Jesus, “uma velha ambição” da população deste município.

Esta nova estrutura, que tem a obra a dias de ser completada, resultou de um investimento que foi dividido pelo Ministério da Saúde, o Programa Operacional Regional de Lisboa Portugal2020 e a própria câmara sesimbrense. Num valor total de 3 milhões e 200 mil euros, este espaço, que possuí 1300 metros quadrados, com um conjunto de 27 gabinetes que irá permitir “melhorar os cuidados de saúde às populações”, disse o edil.

Durante a visita, guiada pelo arquitecto municipal Marinho Pinto, foi possível verificar a modernidade e a qualidade do espaço que em breve estará aberto e ao serviço dos sesimbrenses. Manuel Pizarro mencionou que “estava de olho” na empresa que elaborou o projecto e ressalvou que este trabalho só foi possível “devido à cooperação das várias entidades do Estado”.

O ministro aproveitou o momento para aconselhar o presidente da autarquia de Sesimbra a assinar a transferência de competências na área da saúde.

“Não temos dúvidas de que estas magníficas instalações potenciam a atractividade de novos profissionais de saúde, e esse é agora o nosso trabalho”, disse Manuel Pizarro, enquanto enaltecia o sentido de responsabilidade em dar respostas e aspirações aos problemas da população.

Já a ministra da Coesão Territorial

O SEGREDO DAS CARTAS

TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO

Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04 (Chamada Rede Móvel Nacional). Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espirituais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo

E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com

CARNEIRO 21.03 a 20.04

No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimentos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente renovados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profissional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver.

VIRGEM 24.08 a 23.09

O arquitecto Marinho Pinto explicou os pormenores do edificio

destacou a “beleza e a luz natural” da Unidade de Saúde de Sesimbra e acrescentou que o edifício é uma “referência” de como se pode “fazer bem” um projecto e ter uma “boa aplicação” de fundos europeus.

Antes dos discursos, foi assinado o contracto, entre a Câmara Municipal de Sesimbra e o Ministério da Saúde, de financiamento, proporcionado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a construção da nova Unidade de Quinta do Conde, cuja construção será colocada a concurso público em breve.

A nova Unidade de Saúde de Sesimbra demorou dois anos e dois meses a ser construída e vem substituir a actual unidade, que se encontra nas instalações da Santa Casa da Misericórdia, no Largo 5 de Outubro.

Comissão de utentes da Quinta do Conde recebeu

Manuel Pizarro com protesto

A chegada do ministro da Saúde às instalações da Unidade de Saúde de Sesimbra foi marcada por um protesto realizado pela Comissão Representativa do Utentes de Serviços Públicos de Saúde da Quinta do Conde, em que pediam uma melhoria do Serviço Nacional de Saúde e a contratação de

profissionais do sector.

Emília Leite, vice-presidente da comissão, disse a O SETUBALENSE que a acção estava a decorrer devido aos “imensos utentes” sem médico de família que existem na freguesia da Quinta do Conde. “Dos cerca de 12 mil utentes da UCSP, só 1700 é que têm consulta com um médico de família”, acrescentou.

Apesar das palavras ríspidas e agressivas vindas da parte da comissão, Manuel Pizarro não hesitou e foi ouvir as queixas. O ministro referiu que todos os problemas apontados pela comissão estavam “tidos em conta” pelo ministério.

Confrontado com a dúvida de existirem profissionais de saúde para ocuparem os 27 gabinetes da Unidade de Saúde de Sesimbra e a posterior Unidade de Saúde da Quinta do Conde, Manuel Pizarro disse que “estão a ser formados mais médicos” e que no mês de Janeiro entrou “o maior número de sempre” de profissionais para o Serviço Nacional de Saúde.

Os manifestantes não se contentaram com as respostas do ministro e continuaram a fazer soar as reivindicações por um melhor serviço público de saúde.

No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em relação. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias. Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de deceções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

10 O SETUBALENSE 30 de Março de 2023
5537
SETUBALENSE
O

A funerária Ivo Rodrigues lamenta informar o falecimento de Ângelo Leandro da Luz. A família vem por esta via agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o funeral ou que, de qualquer outra forma, manifestaram as suas condolências.

A funerária Ivo Rodrigues lamenta informar o falecimento de Berta Marques de Matos Graça. A família vem por esta via agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o funeral ou que, de qualquer outra forma, manifestaram as suas condolências.

A funerária Ivo Rodrigues lamenta informar o falecimento de Ilídio Joaquim de Jesus Fernandes. A família vem por esta via agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o funeral ou que, de qualquer outra forma, manifestaram as suas condolências.

Você sabia?

... que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

30 de Março de 2023 O SETUBALENSE 11 ALMADA 265 539 691 • SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 • MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 • BARREIRO 212 047 599 PALMELA 265 520 716 • ALCOCHETE 212 318 392 (CHAMADAS REDE FIXA NACIONAL) Bloco Clínico LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 5629 Tem uma Farmácia? ou uma Clínica? Anuncie Aqui! PUBLICIDADE 5173
(1943
2023) (1932
2023) (1956
Participação, Agradecimento Participação, Agradecimento Participação, Agradecimento ÂNGELO LEANDRO DA LUZ BERTA MARQUES DE MATOS GRAÇA ILÍDIO JOAQUIM DE JESUS FERNANDES
– 2023)

Alargamento do Hospital Garcia de Orta fora dos planos do Ministério da Saúde

Inês de Medeiros

afirma que carreira dos médicos tem de ser olhada de modo diferente para que não saíam do SNS

Humberto Lameiras

O alargamento do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, para terreno adjacente, não está nos próximos planos do Governo. Segundo disse o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a O SETUBALENSE, “a prioridade, neste momento, é a criação de novos espaços [no actual edifício], nomeadamente na área da Psiquiatria, que está em projecto, através de um programa a ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência”.

E ainda a construção do hospital de proximidade no Seixal.

No entanto, o governante, durante a visita de ontem ao Hospital de Almada, no âmbito do programa “Governo mais próximo”, que vai reunir o Conselho de Ministros hoje, em Setúbal, teve oportunidade ver que serviços criados fora do edifício central inaugurado em Setembro de 199,1 revelam bons resultados.

A cerca de 800 metros do HGO, na antiga Rua Direita do Pragal, abriu há menos de um ano o Núcleo de Oftalmologia de Almada. Um serviço “extraordinário”, classificou Manuel Pizarro depois de, um percurso a pé, entrar nesta unidade e passar pelas sete salas de consultas, área de tratamento e cirurgia; e não escapou a ouvir o comentário quando perguntou a uma utente se estava a ser bem tratada: “Estou, até já vejo um ministro”, respondeu.

Depois de percorrer vários serviços instalados no edifício central da unidade hospitalar de Almada, o ministro foi colocado a par de projectos que têm vindo a ser desenvolvidos, há alguns anos, e consolidados pela actual administração da unidade, como é

Para Inês de Medeiros, a visita de Manuel Pizarro foi importante para conhecer e dar a conhecer projectos de dinâmica local entre o ACES Almada / Seixal e o HGO exemplo para políticas mais estruturadas a realizar” na área da Saúde.

o caso do Serviço de Hospitalização

Domiciliária lançado por esta unidade em 2015 e que “tem sido replicado em todo o País”, apontou o governante revelando o número de “nove mil pessoas acompanhadas no domicílio”, e que ficaram assim “afastadas do risco de infecções hospitalares”.

Manuel Pizarro destacou ainda a operacionalização entre o HGO e os centros de saúde, mas não deixou

de dizer que é preciso “reorganizar” para que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “tenha cada vez mais qualidade, segurança e previsibilidade”, e acrescentou: “Isto é o mais importante para os utentes e também para os profissionais de saúde”.

No final da visita Manuel Pizarro reconheceu que o SNS tem problemas, mas estes “estão a ser resolvidos”, garantiu. E está convicto de que “as

pessoas confiam no SNS, pelo muito esforço que os profissionais de saúde têm demonstrado”.

Para a presidente da Câmara de Almada, Inês e Medeiros, a visita de Manuel Pizarro ao HGO foi “importante para conhecer e dar a conhecer alguns projectos de dinâmica local entre o ACES Almada / Seixal e o Hospital de Almada”, os quais são “muitíssimo importantes”, e que “devem servir de

Quanto à falta de médicos, questão que foi várias vezes focada durante a visita do ministro da Saúde a Almada, a autarca vincou que esta “não se suprime por decreto; é bem real”. E avança que é preciso olhar para a questão do ‘numerus clausus’ e “repensar a carreira dos médicos para que não saíam do SNS”.

Desbloqueio Hospital do Seixal já com concurso à porta

Ainda o ministro da Saúde não tinha iniciado, às 9h00, a visita ao Hospital Garcia de Orta, e já o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, lhe relembrava a necessidade da construção do hospital no Seixal. E Manuel Pizarro foi directo ao dizer que esta unidade de proximidade terá “concurso a ser lançado ainda em 2023 ou, o mais

tardar, no primeiro trimestre de 2024”, e não teve dúvidas em afirmar que este hospital é “fundamental” para diminuir a pressão no Hospital de Almada. Segundo o governante, o impasse na construção do hospital no Seixal, que já leva duas décadas, atravessou uma questão jurídica, mas, “finalmente, há uma sentença

do Supremo Tribunal Administrativo que nos permite contratar o projecto”, que “será entregue no segundo semestre deste ano”, revelou.

Para o presidente da Câmara Municipal do Seixal "é fundamental que este processo saia do papel”, considerando tratar-se de uma “necessidade urgente”.

Ao mesmo tempo, destacou a necessidade de melhoria em outros equipamentos na área dos cuidados de saúde primários, nomeadamente uma nova unidade nos Foros de Amora, com uma candidatura já aprovada, assim como outras duas; em Paio Pires e na Rosinha, com candidaturas a serem trabalhadas.

12 O SETUBALENSE 30 de Março de 2023 Almada
O SETUBALENSE
“GOVERNO MAIS PRÓXIMO”

Câmara formaliza competências na área da Acção Social a 3 de Abril

CARIZ HUMANITÁRIO

A Câmara Municipal de Almada decidiu assumir competências na área da Acção Social, “garantido o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

A cerimónia de formalização está marcada para o Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, às 10h00, de 3 de Abril, e vai contar com a presença das quatro entidades do concelho que realizam o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social

no território: Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro, Centro Social Paroquial do Cristo Rei, Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Costa da Caparica e Santa Casa da Misericórdia de Almada.

Rotary Club de Almada encerra comemorações dos 70 anos com livro sobre a sua história

Objectivo é “tornar a sociedade melhor e mais justa”, lembrou o presidente da organização, Vítor Marujo

Humberto Lameiras

O Rotary Club de Almada encerrou as comemorações dos 70 anos com a apresentação, na terça-feira, do livro que explana a sua história e quais os objectivos desde a fundação. Um encontro que juntou vários companheiros no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.

Com Carta Constitucional outorgada pelo Rotary Internacional a 20 de Outubro de 1951 o Club de Almada teve, “desde sempre, por objectivo, tornar a sociedade melhor e mais justa”, focou o presidente da organização almadense, Vítor Marujo. Frisou ainda que o Rotary Club de Almada segue a tradição de “apostar na juventude”, e relembrou que todo o trabalho desenvolvido “só tem sido possível com o apoio de empresas e várias entidades almadenses”.

Na sessão mediada por Jorge Coelho, do Rotary Club de Lisboa, esta Organização Não Governamental, foi revisitada, tanto a nível nacional como internacional, pelo investigador do Departamento de Ciências dos Materiais da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Rodrigo Martins, pelo economista e Governador do Rotary do Distrito (1960 - 2021 a 2022) Paulo Martins e por Fernando Regateiro, professor ca-

TRANSFERÊNCIA DO GOVERNO

tedrático de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e presidente da Comissão Executiva da Fundação Rotaria Portuguesa. Com o lema “Dar de si antes de pensar em si”, esta organização que presta serviços de cariz humanitário vincados na acção social, educação e cultura, onde tem forte expressão na atribuição de bolsas de estudo, está presente em 220 países, com 48 mil clubes e quatro milhões de associados, dos quais 30%

são mulheres. “É importante apostar na educação para todos termos mais sustentabilidade”, afirmava Paulo Martins. Um tema também focado por Rodrigo Martins e complementado por Fernando Regateiro.

Referindo-se em particular ao Rotary Club de Almada, o Governador do Distrito, Vítor Cordeiro, sublinhou que a atribuição das bolsas de estudo são uma “clara aposta na juventude”, e frisou que a organização está “aber-

ta a projectos estruturantes”; e reforçou este fundamento recorrendo ao prefácio do livro “70 anos de história do Rotary Club de Almada” escrito pela presidente da Câmara de Almada. Uma organização que não se deixa prender entre barreira políticas ou religiosas, que actua de forma transversal e guia, pelo exemplo dos seus membros, é um parceiro inestimável na nossa comunidade”, expressou Inês de Medeiros.

O próprio livro “70 anos de história do Rotary Club de Almada”, vem reflectir a acção do Rotary de Almada a pensar nos jovens, com a capa a resultar de um Concurso de Ideias lançado pelo Club aos alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia do Agrupamento de Escolas Francisco Simões. Guiado pelo professor Américo Jones, o vencedor, entre 21 propostas, foi Luís Lima. Escrito pela mão de “vários companheiros” e, embora “não seja o registo de tudo aquilo que o Rotary Club de Almada tem feito ao logo dos anos”, como referiu Augusto Silva, presidente deste Club, de 2021 a 2022, pelas 182 páginas passa um percurso longo de actividade social, nomes e fotografias daqueles que fizeram e fazem história na organização almadense.

Autarquia assume competências na Saúde e vai receber anualmente 2,3 milhões de euros

A Câmara de Almada decidiu aceitar a transferência de competência na área da Saúde, sendo a passagem “efectivada em Outubro”, avança a presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros. Um hiato de meses para “dar tempo a elaborar todo o processo” e também “acertar a parte operacional, como recursos humanos, edifícios e viaturas”, disse ontem a O SETUBALENSE.

Quanto ao envelope financeiro a ser transferido do Governo para a autarquia “já está previsto”, sendo que o mesmo “vai tendo actualizações”. Para já, a verba que está em cima da

mesa, e que envolve várias parcelas, tem como montante global, anual, 2.313.682,27 euros.

Com a área da Saúde a obrigar a assinatura de auto de transferência, o que não aconteceu com a assunção de competências na Acção Social e Educação, que passam para a alçada da autarquia, a proposta relativa à assinatura deste auto foi levada à reunião extraordinária de câmara, a 27 de Março, tendo sido aprovada por maioria com seis votos a favor do PS/ PSD, que gerem a autarquia, e cinco contra por parte do PCP e Bloco de Esquerda.

Os votos contra tiveram, no entanto, motivações diferentes. A bancada comunista rejeitou a proposta por considerar que a mesma “não foi entregue a tempo de ser analisada”, enquanto o Bloco assumiu ser contra por “opção política” de não concordar com a lei das transferências de competências para as autarquias nas áreas da Acção Social, Educação e Saúde.

“No último ano e meio, a Câmara de Almada tem vindo a fazer o caminho para aceitar a transferência de competências na área da Saúde. Tiveram de ser observados os dados concre-

tos para avaliar se o pacote financeiro que vai ser atribuído [à autarquia] corresponde às despesas que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) tinha com as mesmas competências que nos vão ser transferidas”, referiu Teodolinda Silveira (PS), na qualidade de presidente em exercício, na reunião de câmara.

Na mesma sessão, a vice-presidente da Câmara Municipal explicou que até se chegar à decisão de assinar o auto de transferência na Saúde “foi necessário que o mesmo fosse aperfeiçoado [ao nível de verba despendida] com

infra-estruturas, recursos humanos e contratos associados ao nível de manutenção, segurança e limpeza”. Conhecida a verba “rigorosa”, a decisão da autarquia foi assim assumir as competências na área da Saúde. Entretanto, em reunião, na passada semana, com a ARS-LVT, a Câmara de Almada apurou que, “tal como previsto no Plano de Recuperação e Resiliência”, no concelho “vão ser contruídos dois Centros de Saúde; um no Feijó, e outro na Costa da Caparica”, avançou Teodolinda Silveira, centros estes que também vão passar para a gestão da autarquia. H.L.

30 de Março de 2023 O SETUBALENSE 13
DR
Os club rotary têm forte expressão na atribuição de bolsas de estudo mas estendem a sua rede solidária à acção social e cultura

COM ROMÉNIA E REPÚBLICA CHECA

sub-20

Depois de representar equipa das Quinas, médio está já focado no duelo com Sporting B

da Selecção, Daniel Carvalho foi titular, ficando em campo 56 minutos, altura em que foi substituído por Matchoi Djaló. A equipa nacional esteve em vantagem, com golo de Pedro Santos, mas um grande remate do romeno Magus Alexandru, aos 86 minutos, colocou o resultado final em 1-1.

TRIUNFO SOBRE ÁGUAS SANTAS REFORÇOU CONFIANÇA

Vitorianos vão a Gaia com o objectivo de interromper série negativa fora de portas

Duelo da 19.ª jornada do Campeonato Placard

Andebol 1 joga-se sábado (18 horas)

Depois do triunfo (28-25) sobre o Águas Santas na jornada anterior, a equipa de andebol do Vitória procura sábado, a partir das 18 horas, no reduto do FC Gaia dar sequência ao resultado alcançado na partida do fim-de-semana no Pavilhão Antoine Velge. Caso tenham êxito no duelo da 19.ª ronda do Campeonato Placard Andebol 1, os sadinos interrompem um jejum de quase quatro meses sem vencerem fora de portas.

Curiosamente a última vez que os comandados de Luís Monteiro ganharam na condição de visitantes aconteceu numa deslocação ao Norte do país. A 3 de Dezembro de 2022, a contar para a 11.ª jornada, os verdes e brancos impuseram-se, em Braga,

ao ABC, por 29-36. Daí para cá, fora de casa, perderam com Belenenses (31-26), Sporting (38-24) e Marítimo (33-30). Sábado, na casa da formação de Vila Nova de Gaia, o foco está em regressar a Setúbal com os três pontos na bagagem.

Separados por apenas um ponto na classificação – sadinos estão na 9.ª posição (33 pontos) e gaienses ocupam 10.º posto (32) –, antevê-se um embate equilibrado entre os dois conjuntos, que voltam a medir forças cinco meses depois de o Vitória, que teve José Rebelo (com seis golos apontados) como melhor marcador no jogo, ter levado a melhor (30-28) na primeira volta da competição.

Não é só em termos colectivos que os vitorianos chegam moralizados ao confronto com o FC Gaia, depois de terem derrotado no sábado o Águas Santas, 5.º classificado da tabela. Individualmente, um jogador em particular chega com a confiança redobrada à partida depois de ter apontado 10 dos 28 golos obtidos diante do emblema da Maia. Falamos de Artur Pereira, que foi autor de mais

de um terço (36%) dos tentos dos vitorianos.

O ponta, de 24 anos, não foi o único elemento em destaque no capítulo da finalização. Nuno Roque, que fez o público nas bancadas do Antoine Velge gritar golo em sete ocasiões, também contribuiu para o sucesso sadino. Juntos, os dois jogadores foram responsáveis por mais de 60% dos golos marcados ao Águas Santas (17 no total). Jan Kleineidam (5), João Gamboa (2), Cláudio Pedroso, João Ferreira, Felisberto Landim e Victor Talmazan (todos com um cada) fizeram os restantes 11.

Entretanto, nos escalões de formação da modalidade, cinco jovens atletas – Dinis Abreu, Francisco Piedade, Santiago Moço, Vicente Santos e Rodrigo Crespim – foram convocados para a Selecção Regional de Sub-14, da Associação de Andebol de Setúbal. Os vitorianos também tiveram representação no sector feminino, uma vez que o quarteto composto por Inês Pereira, Leonor Costa, Inês Bacalhau e Margarida Silva também foram chamadas à Selecção Regional de Sub-14.

Depois de ter estado nos últimos dias ao serviço da Selecção Nacional de Sub-20, pela qual somou mais duas internacionalizações, o médio Daniel Carvalho já voltou a estar às ordens do treinador Luís Loureiro, que prepara a estreia do Vitória na fase de manutenção da Liga 3. Se o técnico o entender, o jogador, de 19 anos, poderá ser utilizado na recepção de domingo, 15 horas, ao Sporting B. O jovem atleta volta a juntar-se aos colegas do plantel após ter feito parte do lote de 22 convocados do selecionador Bino Maçães, que orientou nos últimos nove dias mais um estágio de preparação, que se dividiu entre Portugal e República Checa. Nesse período, Daniel Carvalho alinhou no empate (1-1) com a Roménia e no desaire (3-0) com a República Checa, adversários nos particulares realizados durante a concentração dos Sub-20.

Na passada quinta-feira, no Parque Desportivo Municipal de Mafra, no primeiro de dois jogos de preparação

Pior desfecho teve Portugal na terça-feira, dia em que a República Checa ganhou (3-0) o segundo e último encontro do estágio de preparação, realizado no Městský Stadion Opava, onde os golos foram marcados por Samuel (11 minutos), Matys (28') e Filip Horský (62'). Ao contrário do que tinha acontecido com a Roménia, o sadino Daniel Carvalho começou no banco de suplentes e só foi a jogo no segundo tempo.

Quando o médio dos setubalenses substituiu o colega Rodrigo Pereira, aos 76 minutos, já a equipa das Quinas perdia por 3-0. Recorde-se que Daniel Carvalho tinha em Novembro de 2022 cumprido o sonho de envergar a camisola de Portugal, juntando-se à lista de vitorianos que se tornaram internacionais pelos escalões jovens. A estreia tinha acontecido no empate (1-1) com a Bélgica, a 18 de Novembro, dia em que entrou em campo aos 65 minutos. Volvidos quatro dias, foi titular no triunfo (1-0) sobre a Alemanha, num jogo a contar para a Liga de Elite, realizado em solo germânico.

14 O SETUBALENSE 30 de Março de 2023
Desporto
Ricardo Lopes Pereira Ricardo Lopes Pereira Artur Pereira contribuiu com 10 golos para a vitória sadina sobre o Águas Santas
DR
Jovem médio volta a envergar camisola verde e branca depois de estar ao serviço da equipa das quinas
Daniel Carvalho somou mais duas internacionalizações pelos
DR

Árbitros

Vedros

A convite do Clube Recreio e Instrução (CRI), o Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro esteve presente no dia 27 de Março, no Parque Desportivo Artur Gouveia, em Alhos Vedros, onde participou numa sessão de formação. Os técnicos,

directores e capitães das equipas de sub-13, sub-15 e sub-17 tiveram oportunidade de ouvir e interagir com os árbitros João Soares, Vasco Mira e com o ex-árbitro, dirigente do Núcleo e actual vice-presidente da APAF, Nuno Roque. O objectivo do evento tinha por base a abordagem

PAULO CATARINO EX-TREINADOR DO COMÉRCIO INDÚSTRIA

a alguns conceitos das leis de jogo, dar a conhecer o papel do árbitro e o relacionamento entre todos os intervenientes no jogo. Foram ainda abordadas algumas curiosidades específicas do jogo e da forma como se processa a captação, formação e carreira de árbitros.

“A minha saída nada tem de misterioso porque nunca fui o treinador principal”

O ex-técnico da equipa alvinegra considera que o seu contributo estava esgotado e que a sua vida é mais importante que ser treinador de futebol

A saída de Paulo Catarino do comando técnico do Comércio Indústria, que está a realizar um excelente campeonato, causou alguma surpresa na opinião pública. Com o objectivo de esclarecer o que de facto se passou, O SETUBALENSE convidou o extreinador da equipa sadina a falar sobre o assunto.

Quer explicar porque deixou o comando técnico do Comércio Indústria?

A minha saída não tem nada de misterioso porque nunca fui o treinador principal, apenas fazia parte de uma equipa técnica de 5 ou 6 elementos. Como tal, e para que fique esclarecido na opinião pública, nada do grande trabalho que o Comércio tem feito é da minha responsabilidade. A metodologia de treino e a ideia de jogo é tudo fruto da grande competência da pessoa que é o responsável máximo da equipa técnica, mesmo que o seu nome não conste na ficha de jogo. A minha saída acontece porque senti que o pouco contributo que dei estava esgotado e na minha vida tudo é mais importante que ser treinador de futebol. Algumas preocupações a nível de saúde também contribuíram para a minha decisão, assim como o facto de ser treinador amador e ter que pensar em outros caminhos que não o futebol.

Considera positiva a sua passagem pelo clube?

Sim, considero. O Comércio Indústria é um clube de que gosto muito e tem pessoas fantásticas. Por isso, aproveito para agradecer a todos com quem convivi diariamente pela forma como sempre me trataram, desde os elementos da equipa técnica que estiveram e saíram; Jorge Arruda e Bruno, e até os que estão, Laurentino, Daniel, Caneco e Rijo, passando pelos directores António, Valdo e Cancela, o João do corpo clínico, o grande Zé sempre disponível para tudo, a Susana da rouparia, até ao presidente Vítor Augusto e ao grande Tavira por tudo o que tem feito no clube. Um agradecimento especial à pessoa que me convidou para o acompanhar, ele sabe quem é. E também aos jogadores que são miúdos extraordinários carregados de qualidade humana e futebolística.

O campeonato está a entrar na fase derradeira. É da opinião que tudo se vai decidir entre Comércio e Barreirense porque o Olímpico já está longe?

À partida já se antevia uma luta entre os três da frente. O Barreirense tem uma excelente equipa técnica, um orçamento para ter os excelentes jogadores que tem. O Montijo igual, e o Comércio já com dois ou três anos a ficar no top 3 que precisou de alguns retoques no início da época para poder estar onde está hoje. Mas existem muitas outras equipas no campeonato com excelentes jogadores e equipas técnicas que trabalham bem e por isso cada jogo é muito difícil de ganhar. Penso que será uma luta a três, há duas semanas atrás o Comércio estava a oito pontos e hoje está a depender apenas de si próprio. Este pode

ser o ano do Comércio e seria muito justo porque sei o que esta equipa trabalha todos os dias, sei o carácter que todos eles têm, sei o sonho que todos carregam e como tal eles e a equipa técnica actual merecem sem dúvida tudo o que de bom acontecer.

Depois de ter sido adjunto no Torreense, Oriental Dragon e Amora, teve agora no Comércio Indústria a sua primeira experiência como treinador principal. É nesta situação que pretende continuar no futebol? Foram experiências fantásticas em todos eles. No Torreense, três

anos com o mister Rui Narciso, trabalhei com atletas como o Eustáquio e o Esgaio entre outros que hoje estão em patamares mais elevados. No Oriental Dragon, sob a liderança do mister Edmundo construímos um excelente grupo que não deu a mínima chance aos adversários de discutir a subida connosco. E no Amora com o mister Sandro Mendes foi feito um trabalho enorme em que falhámos a fase de subida no pormenor mas onde os adversários muitas vezes reconheceram que o Amora era a equipa que melhor jogava. Como já referi não era o treinador principal do Comércio Indústria e, muito sinceramente, não tenho essa ambição, porque sei bem que a minha forma de estar no futebol tem pouco ou nada a ver com a generalidade das pessoas que hoje andam por lá. Eu já referi muitas vezes que não mudo a minha forma de estar no futebol por nada, nem ninguém. Se não couber no futebol da forma que sou, prefiro nem fazer parte dele. O futebol não é vida ou morte é apenas um jogo que tem três resultados possíveis pelos quais podes lutar em todos eles. Não procuro ser o melhor treinador do mundo, mas sim a melhor pessoa do mundo, isso sim vale a pena e faz-me feliz.

Há algo mais que queira acrescentar?

Deixar apenas mais uma palavra aos atletas, a todos eles. Acreditem em vocês como acreditaram sempre, nunca ponham em causa o vosso valor enquanto atletas e homens e continuem a treinar da forma fantástica como o fazem todos os dias, vão falhar muitas vezes mas vão acertar muitas mais e no final fazem-se as contas. Obrigado pelo respeito e pelo carinho que sempre tiverem comigo. Serei o primeiro a ficar felicíssimo se atingirem o vosso objectivo e serei o primeiro a dar-vos um abraço se por acaso o objectivo não for conseguido.

30 de Março de 2023 O SETUBALENSE 15
interagem com treinadores, dirigentes e jogadores em Alhos
DR
Este pode ser o ano do Comércio, sei o que a equipa trabalha, o carácter que tem e o sonho que todos carregam Serei o primeiro a ficar feliz se atingirem o objectivo e o primeiro a dar um abraço se por acaso não for conseguido

MARÉS TEMPO

HOJE 22º 23º 11º 12º AMANHÃ 04:45 - 1.5 m - Baixa-mar 11:07 - 2.3 m - Preia-mar 17:07 - 1.6 m - Baixa-mar 23:41 - 2.5 m - Preia-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 04:43 - 1.6 m - Baixa-mar 10:59 - 2.3 m - Preia-mar 17:01 - 1.7 m - Baixa-mar 23:29 - 2.5 m - Preia-mar SESIMBRA 04:38 - 1.6 m - Baixa-mar 10:58 - 2.3 m - Preia-mar 16:54 - 1.7 m - Baixa-mar 23:26 - 2.5 m - Preia-mar ALMADA 04:56 - 1.7 m - Baixa-mar 11:31 - 2.6 m - Preia-mar 17:22 - 1.8 m - Baixa-mar 00:01 - 2.8 m - Preia-mar
Céu parcialmente nublado Céu parcialmente nublado 5149 4081
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.