4 minute read

Barreirense e Olímpico do Montijo jogam partida importantíssima na Verderena

Não é um jogo decisivo mas pode clarificar (ou não) muita coisa em relação ao futuro das duas equipas no campeonato

José Pina

Advertisement

O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão já entrou no último terço mas ainda há muita coisa por decidir tanto no que respeita à conquista do título como em relação à despromoção, prevendo-se, por isso mesmo, uma recta final plena de interesse e cheia de emoção.

O Olímpico do Montijo e o Comércio Indústria têm vindo a perder pontos de forma inesperada e isso tem vindo a causar algum atraso em relação ao primeiro lugar mas na última jornada foi a vez de acontecer o mesmo ao Barreirense que foi derrotado na sua deslocação a Sines.

A diferença entre os três primeiros, os únicos que podem chegar à conquista do título, é considerável mas nada garante que as coisas se mantenham como estão e que a tendência seja a mesma até ao fim. As próximas jornadas serão certamente importantes, incluindo a que se disputa já este domingo, em novo horário, a partir das 16 horas.

O grande destaque vai para a recepção do Barreirense ao Olímpico do Montijo, jogo que coloca frente a frente o primeiro e o terceiro da classificação geral, que se encontram separados por oito pontos. Será um jogo extremamente importante para as duas equipas porque se o Barreirense ganhar aumenta a vantagem para 11 pontos deixando os montijenses praticamente fora da corrida mas se acontecer o inverso as coisas mudam de figura porque passará a haver uma diferença de apenas cinco pontos e oito jogos por realizar, sendo o próximo já na Bela Vista com o Comércio Indústria.

Na primeira volta o Barreirense foi ganhar ao Campo da Liberdade, por

LIGA BPI Vitória sobre o Marítimo deixa o Amora mais perto da manutenção

A equipa está altamente moralizada e o objectivo passa unicamente pela conquista dos três pontos

Campo do jogo mais importante da jornada

2-1, com golos de Cajó e Etienne Lopes, que curiosamente marcou nas duas balizas. De então para cá muita coisa mudou sobretudo na equipa do Montijo que face à crise de resultados teve mesmo que mudar de treinador.

Resumindo, neste encontro, como é lógico, o Barreirense a jogar no seu reduto perante o seu público vai fazer tudo para regressar às vitórias tarefa que deverá ser complicada porque a equipa do Montijo também não quer perder. Quem for mais competente poderá ser o vencedor.

Outro jogo aguardado com expectativa é o que se realiza no Estádio António Almeida Correia “Foni” entre o Alcochetense e o Comércio Indústria, que mudou esta semana de treinador. A equipa de Alcochete vai-se apresentar ferida no seu orgulho não só pela derrota sofrida no Montijo mas principalmente pela arbitra- gem que culminou com a expulsão de três jogadores (Nelson Torres, Nelson Cruz e Gaspar Penetra). O objectivo passa pela conquista da vitória mas da mesma forma pensa a equipa sadina que joga em Alcochete com o pensamento no Barreiro, devido à diferença pontual existente entre os dois primeiros classificados, que é exactamente de cinco pontos.

Nas outras partidas desta jornada sobressaem dois dérbis, o Botafogo –Palmelense a realizar em Cabanas e o Monte – Charneca de Caparica que se disputa no Campo Rocha Lobo.

Eis o quadro completo de jogos: Banheirense – Pescadores; Sesimbra – Amora “B”; Botafogo – Palmelense; Águas de Moura – Moitense; Alcochetense – Comércio Indústria; Barreirense – Olímpico do Montijo; Trafaria – Vasco da Gama; Grandolense – Quinta do Conde; Monte de Caparica – Charneca de Caparica.

Vitória “B” recebe Sarilhense

Na 2.ª Divisão Distrital joga-se no domingo a sexta jornada da fase final que é comandada pelo Vitória FC “B” com mais dois pontos que o Seixal, mas também com mais um jogo. Nesta jornada, a equipa sadina recebe o Juventude Sarilhense; o Seixal desloca-se a Alfarim que sofreu a primeira derrota no passado domingo em Lagameças, com um golo sofrido na compensação, o U. Santiago será anfitrião do Almada e o Fabril “B” desloca-se a Lagameças.

Taça Distrital

Na prova complementar, denominada

Taça Distrital de Seniores, disputa-se também no domingo, a quinta jornada com os seguintes encontros: Brejos de Azeitão – Pinhalnovense; Samouquense – Paio Pires; Ginásio de Corroios – Zambujalense; Pelezinhos – Santo André; Juventude Melidense – Afonsoeirense.

A equipa de futebol feminino do Amora que na última jornada venceu o Famalicão por 1-0, com um golo marcado na sequência de um pontapé de canto, por Iris Ferreira, no último lance do encontro, defronta no próximo domingo o Marítimo em jogo relativo à 17.ª jornada da Liga BPI. A vitória obtida sobre a equipa minhota, que dias antes havia empatado (3-3) com o Benfica, no Seixal, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, foi extremamente importante e altamente motivadora para a equipa amorense que continua na última posição mas ficou mais perto das suas principais adversárias. Com o triunfo obtido, o segundo na competição, o Amora ficou com seis pontos, menos quatro que o Marítimo [que é o seu próximo adversário] e menos seis pontos que Atlético Ouriense e Torreense. Quer isto dizer que em caso de vitória este domingo a formação amorense fica apenas a um ponto da equipa madeirense e poderá ficar a três dos outros dois, que jogam ambos fora de casa.

Portanto, a esperança renasceu e o Amora acredita cada vez mais que é possível assegurar a manutenção mas, para isso, é mesmo obrigatório vencer o Marítimo.

RPower recebe Famalicão “B”

A caminho da Liga BPI está o Racing Power que lidera o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão com sete pontos de vantagem sobre o Benfica “B”, segundo classificado, e 14 pontos sobre o Futebol Benfica que segue na terceira posição. A equipa que trabalha em Arrentela, e segue só com vitórias na competição, defronta este sábado, às 15 horas, o Famalicão “B”, no Campo da Boa Hora.