4 minute read

Alcochete

Sa De P Blica

Fernando Pinto reforça que ‘ataque’ à apanha ilegal de bivalves obriga a mais empenho do Governo

Advertisement

Além do envolvimento de várias entidades, a solução passa por mais fiscalização e mais meios

Humberto Lameiras

A apanha ilegal de amêijoa japónica é vista pelo presidente da Câmara de Alcochete como um problema de difícil solução, embora sejam várias as entidades empenhadas em encontrar medidas que travem esta actividade que prolifera há mais de uma década na frente de Tejo, de Alcochete e Samouco.

“A apanha de amêijoa japónica a montante da Ponte Vasco da Gama está interditada, e a jusante está limitada na quantidade a apanhar, portanto, não é fácil regulamentar esta actividade”, diz Fernando Pinto que, na passada terça-feira, reuniu com o Comando Distrital da Guarda Nacional Republicana e com o comandante da Polícia Marítima no sentido de “unir esforços para perturbar esta actividade ilegal”.

Mas que decisões saíram desta reunião, Fernando Pinto não diz, comenta apenas à Popular FM/O SETUBALENSE que esta actividade “em nada contribui para o desenvolvimento económico do concelho e, em particular, do País. Ao mesmo tempo, refere que os bivalves provenientes da apanha ilegal podem ser perigosos para a saúde pública”, afirma.

Além do reforço de efectivos para

F Rum Cultural

A apanha ilegal de amêijoa japónica acontece há uma década na beira rio de Alcochete, diz o autarca

fiscalizarem os cerca de oito quilómetros de margem do concelho, o autarca aponta a possibilidade de ser implementada uma “depuradora e transformadora”, mas lamenta que as tentativas que se fizeram até agora para a instalar tenham acabado por “morrer à nascença”.

Com o esforço para acabar com a apanha, sem as devidas credenciais, destes bivalves a envolver os ministérios da Economia, da Saúde e Administração Interna, o autarca confia que está a ser traçado o caminho para “contribuir de forma decisiva para diminuir este caudal ofensivo que todos os dias entra e sai do rio Tejo entre as vilas de Alcochete e Samouco”.

Breves

SALÃO NOBRE Reunião para criar Conselho de Tauromaquia

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Alcochete recebe hoje, 24 de Março, às 21h30, a reunião prévia do Conselho Municipal da Tauromaquia. Organizada pela Câmara Municipal e Clube Taurino de Alcochete, esta sessão é dirigida a todas as organizações taurinas, ou que promovam actividades taurinas, do concelho, com vista à preparação do documento de suporte à criação do Conselho Municipal de Tauromaquia.

PRAÇA REPÚBLICA Baile do Pimpão dança sucessos musicais

Para o autarca não há qualquer dúvida que as medidas necessárias à mitigação desta actividade obrigam à intervenção do Governo, inclusivamente, em Maio do ano passado, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, uma moção a exigir maior vigilância e fiscalização no rio Tejo para combater a apanha ilegal de amêijoa, a qual tem causado também problemas de segurança no concelho. Moção esta que foi enviada ao Governo, Presidente da República, Assembleia da República, Procuradoria-Geral da República, autoridades policiais e marítimas onde a autarquia exigia o reforço de efectivos e de meios para a Guarda Nacional

Republicana e mais vigilância, fiscalização e actuação por parte da Polícia Marítima.

Moção esta que foi a segunda aprovada pela autarquia a insurgir-se contra o problema e a exigir das entidades mais fiscalização e vigilância.

No início desta semana, foi noticiado pela Polícia Marítima que apreendeu 1 280 quilos de amêijoa japónica na zona do Samouco durante uma fiscalização dirigida à captura de bivalves. Apanha que é ilegal caso não seja acompanhada da devida documentação de Registo de Moluscos Bivalves Vivos, Equinodermes e Tunicados. Nesta acção foram ainda apreendidas duas viaturas.

Conferência ARTistica'Mente inspira comunidade com experiências transformadoras

Promovida pelo Agrupamento de Escolas de Alcochete, a conferência ARTistica'Mente está marcada para quarta-feira, 29 de Março, a partir das 9h30, no Fórum Cultural do município. Uma sessão que conta com a parceria da câmara municipal no âmbito do Projecto Cultural de Escola do

Plano Nacional das Artes. A conferência terá a presença do navegador solitário Ricardo Diniz, da DJ e cantora Joana Lobo Anta, do artista plástico Ricardo Ramos, conhecido por Xicogaivota e ainda do actor Henrique Gomes. Um painel que pretende mostrar à comunidade escolar e alcochetana como pessoas ligadas às várias vertentes artísticas “podem inspira os outros a ter uma atitude transformadora e provocadora”, explica a autarquia.

O Projecto Cultural de Escola funciona no âmbito da animação artística nas escolas, e consiste em “‘indisciplinar’ a escola no sentido de levar ao espaço escolar a arte relacionada com a música, dança, literatura, artes plásticas, cinema, performance, fotografia, teatro, arquitetura, design, multimédia, ou proporcionar a criação artística, tendo os jovens como foco principal e como os principais criadores artísticos”.

A tradição do Baile do Pimpão, numa viagem pela portugalidade, passa este sábado, às 21h30, pela Praça da República, no Samouco. Organizada pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia do Samouco, esta iniciativa é inspirada nos mais belos bailes da aldeia. Os maiores sucessos musicais e aqueles que muitas vezes nem se sabia de cor, fazem a banda sonora desta aventura.

TRADIÇÃO Festas do Barrete Verde de 11 a 16 de Agosto

As Festas do Barrete Verde e das Salinas 2023 realizam-se de 11 a 16 de Agosto, portanto, mais um dia do que no ano passado. A data foi recentemente anunciada, assim como o cartaz desenhado pelo alcochetano João Azevedo. Por se saber está ainda o programa das festas, mas a organização avança que esta edição vai ser preenchida com mais actividades.

Karts percorrem ruas do Samouco este sábado

S 15h00 Na Secund Ria De Alcochete

Este sábado as ruas do Samouco recebem o III Urban Kart, uma oportunidade para quem tem entre 14 e 30 anos de experimentar a sensação de conduzir um kart. Com início às 14h30, na Praça José Coelho (Jardim do Coreto), esta iniciativa obriga a fechar o trânsito e estacionamento em toda a praça, assim como a proibição de circulação de veículos na Travessa José Manuel Rodelo entre as 08h00 e as 21h00 a 25 de Março. Ainda segundo a autarquia, também neste horário a paragem dos autocarros de transporte público, situada na Praça da República, estará desactivada, devendo os utentes deste serviço utilizar a da Rua da Constituição, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Samouco.