O Setubalense - o seu diário da região nº 1037 de 21 de Março de 2023

Page 1

Protecção de menores retira três crianças a casal de Setúbal

Protecção de menores retira três crianças a casal de Setúbal

Menores viviam em condições miseráveis, em casa sem porta nem janelas p4

CRIME

Mãe de jovem assassinado em Brejos do Assa quer nova autópsia ao corpo p3

SEIXAL E ALMADA Socialistas defendem aposta nas Unidades Locais de Saúde p13

Expansão da Repsol em Sines com 'luz verde' da Agência do Ambiente p2

PALMELA

Ampliação da Casa Mortuária de Poceirão já tem verba para avançar p6

O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO TERÇA-FEIRA, 21 DE MARÇO DE 2023 PREÇO 1€ | N.º 1037 | ANO VI | 5.ª SÉRIE 5396 contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173 PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE 5477 5179
O SETUBALENSE

Abertura

F

PSP detém em Almada dois homens por burla contra idoso

Alto do Moinho, um exemplo

A PSP de Almada deteve dois homens, de 23 e 33 anos, por suspeita de um crime de burla contra um idoso. Segundo a PSP, o homem de 84 anos foi abordado pelos dois suspeitos com a justificação de que havia embatido na sua viatura e que a reparação

teria custos avultados. A vítima, “por se sentir coagida e com medo”, deslocou-se a um multibanco e levantou 200 euros para entregar aos suspeitos. Uma testemunha alertou a PSP, que interceptou os dois homens. A quantia monetária foi recuperada e restituída.

SINES APA dá parecer favorável ao projecto de expansão da Repsol

ez sábado oito dias, 11 de Março, que o amplo parque de estacionamento do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho era um mar de carros e autocarros de diversas colectividades que se estendia até ao Bairro da Cooperativa, onde moro. Porque não estava informado, imaginei imediatamente que algum importante evento ali estivesse a decorrer.OPINIÃO

Claro que fui logo dar uma espreitadela. E que vi eu! Uma maravilha. As bancadas estavam completamente cheias e muitos atletas de palmo e meio, meninos e meninas, a competir.

Tratava-se da V TAÇA AKGP, organizada em parceria pela Associação Karatedô Gôjuryô Portugal e o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM), contando com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Corroios.

Participaram 13 equipas do Distrito de Setúbal e uma do distrito de Portalegre, num total de 280 atletas masculinos e femininos de todos os escalões etários dos 6 até aos mais de 30 anos.

Portanto, justificava-se plenamente o aparato fora e dentro do pavilhão. Assim como, creio, se justifica a sua divulgação.

O CCRAM, é uma colectividade que organiza eventos desportivos desta envergadura. Um bom exemplo das diversas outras colectividades da freguesia de Corroios e do amplo Movimento Associativo Popular do concelho do Seixal.

A pandemia, tal como no geral, também restringiu quase a zero, a

FICHA TÉCNICA

Francisco Ramalho

Um bem para a juventude e para a população em geral, graças ao Poder Local Democrático e à carolice, à dedicação, de muitos cidadãos e cidadãs

da ao Alto do Moinho, passando por Vale de Milhaços e Pinhal do Vidal, a 36.ª Edição do Grande Prémio de Carnaval de Atletismo do Alto do Moinho. Prova que contou com 539 atletas, masculinos e femininos, distribuídos por todos os escalões etários; Benjamins, Infantis e Iniciados, Juniores e Veteranos. Com percursos adequados aos primeiros, evidentemente, representando 45 equipas de diversas regiões do país. Esta colectividade é uma das muitas “filhas” do 25 de Abril. Fundada a 29 de Abril de 1975, tem grandes pergaminhos no desporto, com destaque para o Andebol, chegando a disputar o respectivo campeonato nacional da 1.ª Divisão. Portanto, um alfobre de atletas desta modalidade. Mas também no atletismo e noutras modalidades. Judo, trampolins, etc. E também na Cultura; teatro, música, dança. Um bem para a juventude e para a população em geral, graças ao Poder Local Democrático e à carolice, à dedicação, de muitos cidadãos e cidadãs. Apenas como exemplo, refira-se os casos, de Marcos Faustino, o dedicado secessionista do atletismo e da novel modalidade que o CCRAM é dos poucos a praticá-la; o corfebol. Na área do teatro infantil e juvenil, com diversas peças levadas à cena, a encenadora Carla Rodrigues. E na música, onde brilha bem alto o grupo “Talentos sem Fronteiras” com diversos prémios a nível nacional e internacional, a professora Ana Cristina Videira, o presidente Aurélio Fernandes e tantos outros e outras.

Ex-bancário, Corroios

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

O projecto de expansão do Complexo Petroquímico da Repsol, em Sines, com um valor superior a 657 milhões de euros, obteve Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável.

De acordo com a empresa, em comunicado, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu a DIA “com sentido favorável” ao projecto de expansão do Complexo Industrial de Sines, considerado de Potencial Interesse Nacional (PIN).

A emissão da DIA “é um dos marcos mais esperados”, uma vez que “permite avançar para uma nova etapa do projecto de expansão”, realçou o director do projecto Alba, Juan Lorenzo Boix Arenas, citado na mesma nota.

“Estamos a dar mais um passo rumo à descarbonização da Repsol e consequentemente da economia portuguesa”, referiu o responsável, acrescentando que este projecto “possibilitará aumentar as exportações e diminuir as importações da Repsol”.

Uma vez concluído, o projecto Alba vai permitir “o fornecimento de proximidade de polímeros de alto valor acrescentado a um amplo leque de clusters nacionais exportadores, desde os componentes automóveis aos dispositivos médicos, passando pelos produtos alimentares”, frisou.

De acordo com a empresa, o projecto de expansão do complexo petroquímico da Repsol, em Sines, “corresponde ao maior investimento industrial realizado em Portugal nos últimos dez anos”.

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

Na fase de construção “vai empregar uma média de 550 postos de trabalho, atingindo um pico de mais de mil trabalhadores” e, quando entrar em operação, a empresa prevê um “aumento líquido de pessoal de, aproximadamente, 75 empregos directos e cerca de 300 indirectos”.

O director do projecto realçou ainda a “colaboração das autoridades nacionais e locais”, que “tem sido fundamental” no processo de licenciamento, e indicou que está para breve o arranque das obras de expansão do complexo.

“O projecto está previsto arrancar proximamente, prevendo-se que termine em 2025, com o início das suas operações”, concluiu.

O projecto Alba vai construir duas fábricas que vão utilizar o etileno e o propileno produzidos e que, comummente, são exportados.

As duas fábricas vão utilizar as tecnologias ‘Univation Unipol PE’ e ‘Spherizone, da LyondellBasell Industries’, e esperam transformar o etileno em polietileno de alta densidade (usado em tubagens, embalagens de plástico para higiene ou produtos alimentares ou películas) ou em polietileno de baixa densidade (usado em espumas e cabos eléctricos).

Com este aproveitamento, a Repsol Polímeros espera aumentar a sua produção para até 850 mil toneladas por ano, sendo que 310 mil toneladas deverão ser exportadas através do Porto de Sines, 220 mil toneladas para Espanha, 220 mil toneladas para o resto da Europa e 100 mil toneladas deverão ser utilizadas em Portugal. Lusa

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

DELEGAÇÕES

- 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com

SIGA-NOS EM:

DIREITOS PROTEGIDOS

2 O SETUBALENSE 21 de Março de 2023
MEMBRO ASSINANTE WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO
BARREIRO
actividade do CCRAM. Mas agora já está em pleno. Por isso, esta grande prova desportiva, não foi uma excepção. Ainda o mês passado, mais precisamente no dia 20, se realizou, com percurso a partir e com chega-

“A Nossa Alice” apresentada no Clube Recreativo Palhavã

TRIBUNAL DE SETÚBAL

“A Nossa Alice”, espectáculo baseado no conto “Alice no País das Maravilhas”, foi apresentado no passado sábado no Clube Recreativo Palhavã, em Setúbal. A peça de teatro foi apresentada pelo AMATEATRO – Mostra de Teatro Amador

Mãe de jovem assassinado em Brejos do Assa quer nova autópsia ao cadáver

Julgamento estava marcado para esta segunda-feira, mas foi adiado devido à greve dos funcionários judiciais

Francisco Alves Rito

A mãe do adolescente Lucas Miranda, assassinado junto ao Centro Jovem Tabor, em Setúbal, a 15 de Outubro de 2020, pede uma nova autópsia ao cadáver, alegando que a causa da morte não foi correctamente determinada pela primeira perícia médico-legal. Entre o despacho de acusação do Ministério Público (MP), a que O SETUBALENSE teve acesso, e a acusação pela assistente, Jéssica Casinha Nova, mãe adoptiva do adolescente, há um diferendo sobre a causa da morte.

O Ministério Público (MP) conclui que a morte de Lucas Miranda foi provocada por “asfixia mecânica” através de um golpe “mata-leão” aplicado por Leandro Vultos. Tese que a mãe não aceita. Na acusação de Jéssica Casinha lê-se que, depois de o jovem ter ficado inconsciente, devido ao “mata-leão”, num “acto contínuo, os arguidos agrediram violentamente o crânio de Lucas Miranda, com socos, com paus e com outros objectos contundentes, tirando-lhe desse modo, a vida”.

Neste ponto particular, as duas acusações divergem, sendo que a do MP tem uma redacção dúbia: “O decesso de Lucas Miranda deveu-se a asfixia mecânica, com aplicação de forma por um mecanismo contundente”.

Noutra passagem da acusação do Ministério Público é referido que “já depois de Lucas Miranda estar inconsciente, o arguido Leandro continuou a fazer força, apertando-lhe o pescoço, assegurando-se deste modo que aquele se encontrava efectivamente morto”.

de Setúbal, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro 2023. Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal, assistiu à peça de teatro e classificou-a como “fantástica”. O espectáculo foi encenado por Lurdes Costa.

DIA MUNDIAL DA POESIA

Maratona ‘percorre’

culturais em homenagem a três poetas dos cem anos

Oficinas de escrita criativa, leituras encenadas e apresentações literárias entre as actividades programadas

Os três poetas dos cem anos Eugénio de Andrade, Mário Cesariny e Natália Correia são homenageados hoje na maratona poética que vai percorrer vários espaços e equipamentos culturais de Setúbal, em comemoração do Dia Mundial da Poesia.

homenageados”.

Durante a tarde, entre outras actividades, a Universidade Sénior de Setúbal vai promover, pelas 17h30, “a actividade “Fado e Poesia”, com poesia declamada e cantada”. Passada uma hora, a “Poesia em Movimento” é a última iniciativa da XII Maratona de Poesia na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, com a declamação livre de poemas”.

Lucas Miranda foi assassinado junto ao Centro Jovem Tabor, em Setúbal

Numa conclusão diferente, a acusação da assistente afirma que “Lucas Miranda faleceu por lesões traumáticas cranianas”.

A mãe adoptiva do adolescente entende que existe “incongruência” entre a análise, os fundamentos dos relatórios da autópsia médico-legal e as conclusões que servem de prova à acusação do MP, pelo que requer uma nova autópsia.

No final da sua acusação, a assistente requer “a realização de uma nova perícia, a ser realizada pelos mesmos peritos e na presença de um consultor técnico” indicado por si.

No resto, as duas acusações são muito idênticas. Tanto o MP como a assistente acusam os dois arguidos principais, Leandro Vultos e Ricardo Cochicho, de homicídio qualificado e

de profanação de cadáver. Para os acusadores, os dois jovens, hoje com 19 e 18 anos, “aproveitaram-se” do estado emocional da vítima, que repetiu várias vezes, nos dias anteriores, que “estava farto”, que “queria morrer” e que “só não se suicidava por falta de coragem”.

O arguido Leandro Vultos é acusado pelo MP da autoria material do homicídio e também dos crimes de ameaça agravada sobre duas funcionárias do Centro Jovem Tabor, a quem terá ameaçado de morte, de dois crimes de maus-tratos a dois cães da instituição e de dois crimes de ofensas à integridade física de um outro jovem institucionalizado, que os arguidos entendiam ter sido o denunciante da sua participação no homicídio.

O arguido Ricardo Cochicho é acusado como cúmplice do homicídio e de profanação de cadáver.

Há um terceiro arguido neste caso, acusado de crimes de ofensa à integridade física e de ameaças ao outro adolescente do Centro Jovem Tabor que era visto como o denunciante.

A primeira sessão do julgamento, por um colectivo de juízes e com júri, estava marcada para a manhã desta segunda-feira, mas foi adiada devido à greve dos funcionários judiciais. A nova data ainda vai ser marcada.

A XII Maratona da Poesia arranca no Fórum Municipal Luísa Todi, onde, a partir das 09h30, vai decorrer a iniciativa “Setúbal, uma Baía a Ler”. Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que “ao longo da manhã, alunos de todos os níveis de ensino das escolas do concelho participam nesta actividade de promoção e incentivo da leitura”.

Já a parte da tarde será preenchida com “oficinas de escrita criativa, leituras encenadas, apresentações literárias, apontamentos musicais e declamação de poesia”, iniciativas a acontecer na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

Entre as propostas de oficinas de escrita criativa estão as acções “Memórias e Outras Emoções”, às 14h30, promovida pela Casa da Poesia de Setúbal, e “Sem Vogal – Brincar com as Palavras”, às 15h30, dinamizada pelo Núcleo de Poesia de Setúbal.

Também para as 15h30, mas direccionada para “as crianças a partir do terceiro ano do 1.º ciclo do ensino básico”, está pensada a iniciativa “Baú das Histórias – Poemas Escangalhados”, que consiste na “descoberta dos poetas

No Pólo da Bela Vista da Biblioteca Municipal de Setúbal vão também estar a decorrer diversas actividades ao longo do dia. Entre as 10h00 e as 14h30, o espaço vai receber as iniciativas “Ser poeta por um dia”, de partilha de leituras e declamações de poemas, e “Vassoura rima com Tesoura”, de ligar figuras que rimam”.

Contudo, as actividades pensadas para o dia de hoje não se ficam por aqui.

“A Maratona de Poesia também vai à Casa do Corpo Santo, às 10h30, e ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, às 14h30, com a iniciativa “Caça ao Poema”, para crianças dos 8 aos 10 anos”.

Enquanto isso, pelas 16 horas, na Casa Bocage, vai ser apresentada a “Comunidade de Leitores de Bocage”.

“Já na Casa das Imagens Lauro António é exibido “Cantando Espalharei”, programa sobre poesia com o actor Jacinto Ramos, produzido pelo cineasta Lauro António para a RTP, em 1989, e apresentada a mostra “Poesia no Cinema”, com livros sobre poesia”.

Para a Biblioteca de Azeitão está prevista, a partir das 10h30, a apresentação de “A Poesia faz companhia na Biblioteca de Azeitão”, de homenagem aos três poetas. Enquanto isso, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama vão decorrer, às 11 e às 14 horas, duas sessões de leitura com poemas do poeta azeitonense.

21 de Março de 2023 O SETUBALENSE 3
Setúbal
DR
Mãe de Lucas Miranda alega que a causa da morte não foi correctamente determinada
hoje espaços
DR

Setúbal

MENORES ENCAMINHADOS PARA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO

Casal vivia com três crianças em casa com condições miseráveis no Bairro da Conceição

Menores foram retirados pela PSP e pelo INEM. Casa, sem higiene, não tinha porta nem janelas

Três crianças, com idades entre os 2 e os 6 anos, foram retirados aos pais, na semana passada, em Setúbal, pela falta de condições em que viviam numa pequena casa, revelou a Polícia de Segurança Pública (PSP) esta segunda-feira.

De acordo com o Comando Distrital de Setúbal da PSP, as três crianças, quando os agentes da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Setúbal entraram na casa, no Bairro da Conceição, estavam num “extremo estado de insalubridade, denotando grave falta de higiene, hematomas na cara, estando uma delas num avançado estado febril”.

Perante a “gravidade da situação” e o “perigo a que as crianças estavam expostas”, a polícia chamou o INEM e os menores foram transportados para as Urgências Pediátricas do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e acabaram por ficar internadas dois dias.

O estado de saúde não impedia de terem alta clínica no mesmo dia, mas, ainda segundo a PSP, “por indicação médica”, as três crianças ficaram internadas até ao dia 17 de Março.

Os dois adultos com que as crianças viviam, um homem de 23 anos e uma mulher de 25, foram identificados por indícios de crime de exposição ou abandono dos três menores. O caso foi reportado à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal, que retirou a guarda das crianças aos progenitores e as encaminhou para uma instituição de acolhimento.

A PSP identificou o caso de forma casual, quando se deslocou à casa para notificar o pai por causa de uma carta do Tribunal.

A PSP informa que “o local onde os menores viviam, além de não possuir quaisquer condições de higiene, apresentava-se ainda sem porta de entrada e sem janelas que impedissem a entrada do frio, existindo apenas um colchão colocado no

Reunião é de entrada livre, tem início às 21 horas e vai decorrer na Escola Básica da Brejoeira

Os executivos da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Azeitão vão estar hoje reunidos com os cidadãos da freguesia, que vão, no âmbito do projecto “Ouvir a População, Construir o Futuro”, ter a oportunidade “de apresentar directamente aos eleitos assuntos que consideram de interesse sobre os locais onde vivem ou trabalham”.

DR

do Tribunal

O SETUBALENSE confirmou, no local, que a pequena casa não tem as condições mínimas de higiene e salubridade. Com as paredes e o chão a desfazerem-se, sem portas e janelas, a habitação está cheia de lixo e móveis velhos.

Os vizinhos contam que o casal, que vivia naquele espaço há cerca de um ano, não tinha ocupação fixa conhecida. O homem e a mulher viviam de recolha de sucata e outros biscates.

Os moradores do Bairro da Conceição, que viam a família por ali e com quem O SETUBALENSE falou, dizem que mesmo a criança mais velha, já com seis anos, não deveria andar na escola.

“O menino estava sempre por aqui, nunca o vi de mala nem o ouvi falar em escola”, conta um dos vizinhos, num grupo instalado no café mais próximo, na mesma rua. As crianças são uma menina, de dois anos, e dois rapazes mais velhos, o maior dos quais com seis anos de idade.

A casa está agora devoluta, uma vez que os dois adultos terão partido após a retirada das crianças.

A reunião, de entrada livre, tem início às 21 horas e vai decorrer na Escola Básica da Brejoeira. “O plenário conta a participação do presidente da Câmara, André Martins, acompanhado de vereadores, e da presidente da Junta de Azeitão, Sónia Paulo, que debatem questões de interesse com a população”, explica o município em comunicado.

“O programa municipal "Ouvir a População, Construir o Futuro" destina-se a aproximar a gestão autárquica da população do concelho”. De acordo com a edilidade, trata-se de um “projecto inédito a nível nacional, que decorre da visão, do compromisso e da prática de Município Participado, transversal a toda a actividade da Câmara de Setúbal, e que leva o executivo e as juntas de freguesia a avaliarem as necessidades sentidas pela população”.

4 O SETUBALENSE 21 de Março de 2023
A PSP identificou o caso de forma casual, quando se deslocou à casa para notificar o pai por causa de uma carta SETUBALENSE
O chão onde dormiam cinco pessoas”.
AZEITÃO Autarquias reúnem-se hoje com munícipes para "Construir o Futuro”

Ampliação da Casa Mortuária de Poceirão já pode avançar p6

DE HOJE A 27 DE MARÇO

Décimo aniversário de grupo do teatro do Politécnico motiva festival académico

Ideia surgiu há dois anos, mas só agora foi possível organizar uma semana de teatro, que vai acontecer em sete espaços do concelho

"Todos temos tempo para ser actores e espectadores". São palavras de José Gil, professor do Instituto Politécnico de Setúbal e coordenador do grupo de teatro do IPS, que faz um apelo para que as pessoas marquem presença no FAcTeS, o primeiro Festival Académico de Teatro de Setúbal.

A semana cultural, que traça o décimo aniversário do grupo de teatro do Politécnico, começa hoje e estende-se até 27 de Março e contará com a apresentação de 12 peças de teatro em sete diferentes salas de espectáculo do concelho de Setúbal.

A O SETUBALENSE, Caldeira Duarte, actor no festival FAcTeS, conta que a ideia de criar um festival de teatro académico surgiu há dois anos e que a iniciativa concretiza-se em 2023 também por causa da aposentação do professor José Gil.

"Esta ideia surgiu há quase dois anos, em Maio de 2021, quando me apercebi que o professor José Gil se ia aposentar em 2023 e que este ano fariam dez anos de actividade do grupo de teatro. Achei que eram duas razões fortes para assinalarmos a data, fazermos uma retrospectiva do trabalho que fizemos nestes últimos dez anos”, explica.

“Serve também para marcar publicamente a nossa actividade e, em particular, o professor José Gil. A minha ideia era fazer essa sinalização e também marcar o fim de uma década, abrindo perspectivas para o trabalho na década futura", acrescenta.

Já o professor José Gil faz uma retrospectiva do que foram os últimos dez anos à frente do grupo de teatro, que realizou e dinamizou dezenas de actividades. "Fizemos uma peça grande por ano e tivemos também outras actividades, como o teatro porta-a-porta ou o teatro domicílio a domicílio, que eram iniciativas mais curtas (teatro rápido), em que pegamos numa ideia e tentamos desenvolvê-la na comunidade escolar e na comunidade envolvente".

O também ensaiador das peças de

BREVES

SADO

Junta compra equipamentos de jardinagem

A Junta de Freguesia do Sado investiu recentemente cerca de dez mil euros na aquisição de vários equipamentos de jardinagem, “entre os quais um tractor, um corta-relvas, um soprador e uma roçadora”. Em comunicado, a autarquia explica que a compra tem como objectivo “melhorar as condições de trabalho dos seus trabalhadores e beneficiar a qualidade do serviço prestado junto da população”.

AZEITÃO

Escola Básica

2,3 recebe 36 novos cacifos

Caldeira Duarte integra algumas das peças encenadas por José Gil no Festival Académico de Teatro de Setúbal

jecto que incluísse as cinco escolas do Politécnico e com uma característica rara: a inclusão de estudantes, docentes e não docentes. Temos também a particularidade de, nos últimos anos, termos pessoas da comunidade envolvente. Pessoas que moram em Setúbal, podem facilmente fazer parte do grupo", explica o docente.

do festival

teatro diz ainda que esta não é uma despedida do teatro do Politécnico, referindo que vai continuar no activo. "Termino a minha actividade lectiva na escola, mas não vou deixar de trabalhar no teatro. Tentarei manter o grupo até encontrar alguém que venha para as funções de professor de teatro da escola".

A ideia de criar um grupo de teatro deu-se em 2013, com Caldeira Duarte a propor a José Gil a criação de um projecto que desse aos alunos a possibilidade de se expressarem dentro do meio artístico que é o teatro.

“O Caldeira apresentou-me uma ideia em 2013 e nesse ano falámos na criação do grupo de teatro. Um pro-

Além disso, José Gil espera que o público possa aderir a esta iniciativa cultural. "Só a presença de público pode dar sucesso ao nosso trabalho. Quanto mais nos apoiarem mais sentimos que podemos continuar. Esperamos que o público veja as peças com gosto e com prazer".

Caldeira Duarte reitera, ao dizer que "o teatro é feito para o público”. “Se nós tivermos público no nosso espectáculo, é um grande incentivo para a continuidade". O actor do teatro do Politécnico vê com bons olhos a próxima semana e deixa a esperança de que possa ser realizada uma segunda edição. “Espero que um segundo festival se realize e não quero ter de esperar dez anos para ver isso acontecer. Espero que seja mais rápido”.

O programa semanal abre hoje às 10h15 com a inauguração da exposição "10 anos de Teatro no Politécnico de Setúbal", no átrio da Escola Supe-

rior de Educação. Logo a seguir, pelas 11h15, apresenta-se a "História Breve da Lua" pelo grupo de teatro do IPS na sala de drama da escola.

A sessão de abertura do FAcTeS acontece às 17 horas, na Casa da Cultura, sendo que o teatro “O Fim” fecha o dia às 21h30. Amanhã, pelas 21h30, a peça "O Incorruptível" acontece no Teatro de Bolso, e no dia seguinte, no mesmo horário, apresenta-se "Rousseau", também no Teatro de Bolso.

Às 21h30 de dia 24, por sua vez, o grupo de teatro dos funcionários da Universidade de Lisboa mostra “Luiza” na Sociedade Musical Recreativa União Setubalense. "História Breve da Lua" volta a exibir-se às 16 horas de 25 de Março no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Às 21h30 os alunos da Universidade de Évora apresentam “Hamlet” na Fundação INATEL de Setúbal. "A farsa do mestre Pathelin", pelo grupo de teatro da UNISETI e grupo de teatro do IPS, estreia a 26 de Março, pelas 16h00 na Escola de Turismo e Hotelaria de Setúbal.

O encerramento da semana acontece a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, com um recital de poesia pelos grupos de teatro do IPS, da UNISETI e A gota de Água, na Casa da Baía.

A Escola Básica 2,3 de Azeitão recebeu 36 novos cacifos, oferecidos pela Junta de Freguesia de Azeitão. “Esta oferta visa dar resposta a uma necessidade identificada quer por parte da direcção do agrupamento, quer por parte dos alunos e associação de pais”, sublinha a autarquia azeitonense em nota de Imprensa.

SEXTA-FEIRA

Concerto de Rão Kyao na Igreja da Anunciada

A Igreja de Nossa Senhora da Anunciada recebe esta sexta-feira, pelas 21h30, um concerto de Rão Kyao, integrado nas comemorações do 470.º aniversário da fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada. A entrada para o concerto de Rão Kyao, considerado um dos mais prestigiados músicos (saxofone e flauta) portugueses, é livre. Rão Kyao iniciou a sua carreira discográfica em 1976, com o álbum “Malpertuis”.

21 de Março de 2023 O SETUBALENSE 5
O SETUBALENSE
José Gil espera que o público veja as peças com gosto e com prazer para se realizarem mais edições

Palmela

FINANCIAMENTO ASSEGURADO

Autarquia abre procedimento concursal para reforço da eficiência energética de centro cultural

A Câmara Municipal de Palmela já tem aberto o concurso público para o reforço da eficiência energética do Centro Cultural de Poceirão. O preço-base é 29 mil euros e 93 cêntimos e a empreitada visa a instalação de “painéis fotovoltaicos que foram doados ao município”,

Ampliação da Casa Mortuária de Poceirão já pode avançar

Câmara Municipal

garante verba que a Igreja não conseguia suportar para concretizar projecto

A Câmara Municipal de Palmela decidiu “chegar-se à frente” e as obras de requalificação e ampliação da Casa Mortuária de Poceirão vão poder avançar. O executivo aprovou por unanimidade, no passado dia 15, a atribuição de mais 26.069,50 euros à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Pedro de Marateca - Igreja de Nossa Senhora das Graças que vão permitir executar os trabalhos.

A Fábrica da Igreja de São Pedro de Marateca conseguira garantir co-financiamento junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo, ao candidatar-se com sucesso ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva - Subprograma

2. Só que o montante a receber apenas cobre uma parte do investimento inicial previsto, além de que o orçamento actual, para levar por diante o projec-

Igreja

arrancar com as obras, fruto do apoio garantido pelo município

to, já aumentou. E o município decidiu avançar com a diferença.

“Na sequência da aprovação da candidatura, a Fábrica da Igreja de São Pedro de Marateca solicitou apoio financeiro ao município para a realização da obra, cujo orçamento inicial era 72 mil euros e, actualmente, é 83.669,50 euros. Uma vez que o financiamento da candidatura é de

36 mil euros (50% do valor inicial), o município em 2019 atribuiu 10 mil euros. A entidade promotora apenas consegue assegurar 11.600 euros e a Câmara Municipal garante assim o restante valor (26.069,50 euros), permitindo a execução desta obra de grande importância para a comunidade”, explica a autarquia, em nota de Imprensa.

A intervenção “pretende melhorar as condições de conforto e funcionalidade da única sala de velório existente, com a eliminação das actuais instalações sanitárias, ampliação da sala de velório e criação de uma zona exterior com instalações sanitárias públicas acessíveis, cobertas por um telheiro”, adianta a edilidade, a finalizar.

PAVIMENTAÇÕES E PROJECTO Quatro operações lançadas a concurso por um total de 381 mil euros

Quase 381 mil euros é o somatório dos preços-base de quatro concursos públicos lançados pelo município de Palmela, para a realização de três obras de pavimentação e a elaboração de um projecto para recuperação da Torre de Menagem do castelo. A pavimentação do Aceiro do Anselmo, em Pinhal Novo, é a operação de montante mais elevado. O concurso, a decorrer, foi lançado com o “valor-base de 137.800 euros” e um prazo de execução de “90 dias”, revela a Câmara Municipal. A empreitada vai incidir numa “extensão de 635 metros” e, além da pavimentação,

engloba “criação de valetas em terra batida onde necessário, substituição da rede de abastecimento de água, sinalização vertical e horizontal e criação de novas gares para contentores de resíduos sólidos urbanos”.

Com preço-base ligeiramente inferior – “118.720 euros e prazo de execução de 90 dias” – foi aberto o concurso para execução da 2.ª fase da pavimentação da Rua Manuel Xavier de Carvalho, em Cabanas. A operação visa asfaltar “uma extensão de 485 metros” e inclui ainda “criação de lancil, execução de colector de esgoto pluvial, sinalização rodoviária

e criação de gares para contentores de resíduos sólidos urbanos”, indica a autarquia.

Já o concurso para a repavimentação da Rua Jaime Lopes Baião, em Venda do Alcaide, também a decorrer, apresenta “o valor-base de 99.958” euros e, igualmente, “prazo de execução de 90 dias”. A empreitada abrange “uma extensão de 186 metros” e vai permitir “a intervenção na rede de abastecimento de água e drenagem pluvial e sinalização”. O objectivo desta obra, salienta a edilidade, é “criar uma zona de coexistência”, entre circulação rodoviária

“a substituição parcial da cobertura original por painéis isotérmicos”, além do “assentamento de escadas em estrutura metálica, para facilitar o acesso às diferentes cotas das coberturas”, revela a autarquia. A obra “é sujeita ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência”.

QUINTA DO ANJO Centro de Marcha e Corrida inaugurado

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Quinta do Anjo foi inaugurado na manhã do passado domingo e as sessões de treino passaram a estar disponíveis desde ontem, realizando-se às segundas, quartas e quintas-feiras, entre 19h30 e as 20h30. E “em breve” segue-se a inauguração da Pista de Atletismo Simplificada, que está a ser construída junto às instalações do Quintajense, anunciou Maria João Camolas, vereadora na Câmara de Palmela com o pelouro do desporto.

A autarca realçou o “investimento grande do município em prol de estilos de vida saudáveis” e o contributo do Quintajense como “grande parceiro no desenvolvimento desportivo” da comunidade, durante a cerimónia que contou com as presenças dos atletas Pedro Pichardo (padrinho do projecto) e Jorge Grave (padrinho do Centro de Marcha e Corrida). E revelou ainda que o município pretende alargar o projecto a Poceirão, depois dos centros concretizados em Pinal Novo, Palmela e em Quinta do Anjo.

A ocasião ficou ainda marcada pela assinatura do protocolo entre a Palmela Desporto e a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) – entidades gestora e parceira, respectivamente, do Centro de Marcha e Corrida – bem como por uma caminhada, promovida logo após a cerimónia e que juntou cerca de 65 participantes.

e pedonal, “com um só sentido de trânsito”.

À margem das operações de pavimentação, a autarquia já lançou também o concurso para elaboração de estudos e projecto de recuperação da Torre de Menagem do castelo, com o preço-base de “24.477 euros”. O município pretende “caracterizar” e “identificar as anomalias e soluções construtivas a adoptar, para obter o levantamento arquitectónico rigoroso das áreas a tratar na Torre de Menagem, corpos contíguos e numa zona adjacente da muralha”, explica, a concluir.

Os treinos no Centro de Marcha e Corrida de Quinta do Anjo contam com “apoio e orientação de um treinador de atletismo, para adequação dos exercícios e dos percursos às características dos caminhantes e corredores”, indica o município de Palmela. As inscrições podem ser efectuadas no site da FPA ou nas piscinas municipais de Palmela e Pinhal Novo.

6 O SETUBALENSE 21 de Março de 2023
DR
já pode

LICORES DA REGIÃO

É já no próximo dia 1 de Abril que o Largo de São João, em Palmela, recebe o “Open Arrábida”, que está integrado na organização da Clássica da Arrábida 2023. O evento, que se realiza entre as 10 e as 18 horas, é organizado pela Federação Portuguesa

de Ciclismo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Palmela. A participação nesta prova é gratuita e todo o material necessário é disponibilizado pela organização. Em comunicado, a edilidade explica que este evento promove a “iniciação

DESPORTO

Vinhos da Península alcançam êxitos além-fronteiras

Adega Camolas e Casa Ermelinda Freitas distinguidas com prémios internacionais

A Adega Camolas conquistou duas medalhas no concurso International Awards Virtus, enquanto a Casa Ermelinda Freitas foi distinguida no Mundus Vini Spring Tasting 2023.

A primeira distinção da Adega Camolas foi a Medalha Grande Ouro, com o Vinha Velha 1931 - Castelão 2018, que foi considerado um dos melhores vinhos a concurso, de casta única Castelão, com o seu néctar a ter origem na Vinha Velha da Adega Camolas, plantada em 1931, resultando em vinhos de “enorme complexidade e estrutura”, de acordo com o júri da prova.

Já a Medalha de Ouro foi atribuída ao Camolas Moscatel de Setúbal - Reserva - Barrel Aged, que se destacou também pelo facto de ter sido o único moscatel da Península de Setúbal a obter esta distinção, “reafirmando a qualidade do mesmo”, que já conta com mais de 25 medalhas obtidas em concursos nacionais e internacionais.

Após estas conquistas, a Câmara de Palmela, que se reuniu na Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano, a 15 de Março, deixou uma saudação à Adega Camolas pelas distinções obtidas e pelo “excelente trabalho e notoriedade alcançados no sector vinícola, contribuindo para a valorização e divulgação da região de Palmela no panorama internacional”.

Casa Ermelinda Freitas reconhecida no Mundus Vini Spring Tasting

A Casa Ermelinda Freitas conquistou vários prémios no Grand International Wine Awards Mundus Vini Spring Tasting 2023, na Alemanha.

Os vinhos da adega de Fernando Pó obtiveram 15 distinções, sendo elas o Melhor Vinho do Concurso Mundus Vini 2023 - Spring Tasting da Península de Setúbal, uma Medalha Grande Ouro, doze Medalhas de Ouro e uma Medalha de Prata.

Nesta edição estiveram em prova mais de 7 500 vinhos oriundos de todo o mundo, avaliados numa prova cega, composta por um júri internacional conceituado no sector vinícola.

A Câmara Municipal de Palmela saudou a Casa Ermelinda Freitas por estas conquistas, que considera reflectirem a “qualidade dos vinhos produzidos no concelho”.

Leonor Freitas, directora-geral da Casa Ermelinda Freitas, a SIVIPA - Sociedade Vinícola de Palmela e a Adega de Palmela foram distinguidas nos Prémios “Grandes Escolhas 2022”, em Sangalhos.

A Leonor Freitas foi atribuído o Troféu “Senhor/a do Vinho”, enquanto a SIVIPA conquistou o Troféu “Empresa Vinhos Generosos 2022”. Os vinhos da SIVIPA e da Adega de Palmela integram ainda o “Top 30 dos Melhores Vinhos 2022” e a lista “Os Melhores 2022 por Região”.

O galardão atribuído a Leonor Freitas foi em reconhecimento pelo seu percurso profissional, pelo seu compromisso social e pela “postura inspiradora e empreendedora, que tornou a Casa Ermelinda Freitas numa referência no mercado vinícola português e internacional”.

Já o prémio atribuído à Sociedade Vinícola de Palmela deveu-se aos seus níveis de “qualidade e prestígio”.

ao ciclismo de crianças e jovens entre os 3 e os 12 anos”, tendo como objectivo “estimular os participantes a aprenderem a andar de bicicleta, experimentarem gincanas e pista insuflável, corrida de balance bikes e paraciclismo”.

Atletismo palmelense conquista título nacional e europeu

Medalhas de ouro vieram para ‘casa’ e os atletas foram reconhecidos com saudações do município

Os atletas António Antunes e Pedro Pichardo conquistaram a medalha de ouro, nas suas respectivas competições, sendo saudados pelo município de Palmela.

António Antunes, residente no Bairro dos Marinheiros, sagrou-se campeão Nacional dos 800 metros, no escalão 60 anos masculino. O título foi conquistado no Campeonato Nacional de Pista Coberta - Veteranos, que se realizou a 25 e 26 de Fevereiro, em Braga.

Após esta conquista, o município palmelense aprovou, por unanimidade, na reunião descentralizada de 15 de Março, uma saudação ao atleta.

Foi em reunião pública que o executivo de Palmela saudou o atleta António Antunes pelo título alcançado, desejando os “maiores sucessos para a sua carreira desportiva”, deixando o desejo que o atleta “continue a dignificar o concelho”.

Pichardo voltou a espalhar o nome do município pela Europa

O atleta luso-cubano, residente em Pinhal Novo, sagrou-se bicampeão Europeu no Triplo Salto em Pista Coberta, nos Campeonatos Europeus de Atletismo em Pista Coberta. Na prova, que decorreu de 2 a 5 de Março, na Turquia, o atleta bateu ainda o recorde nacional do Triplo Salto em Pista Coberta.

Pedro Pichardo alcançou o ouro europeu com a marca de 17,60 metros, nos Campeonatos Europeus de Atletismo em Pista Coberta. Na capital turca, para lá de ter deixado a concorrência muito longe, tendo o segundo ficado a mais de um metro, o atleta de 29 anos conseguiu ainda melhorar bastante o recorde nacional indoor, passando-o aos 17,60 metros. Após os 17,48 metros alcançados na qualificação, que o confirmavam num patamar à parte em relação aos demais, Pichardo entrou no concurso com 17,26 metros, fazendo desde logo uma marca da qual mais ninguém conseguiu sequer aproximar-se. Em reunião pública, o município saudou Pedro Pichardo pelo título alcançado, assim como pelo recorde batido, desejando os “maiores sucessos para a sua carreira desportiva e que continue a dignificar o concelho”.

DR

21 de Março de 2023 O SETUBALENSE 7
“Open Arrábida” quer promover ciclismo no concelho
Directora-geral da Casa Ermelinda Freitas, Leonor Freitas, recebeu o Troféu “Senhora do Vinho"
DR
Atletas Pedro Pichardo e António Antunes conquistaram a medalha de ouro

QUINTA DO ANJO

Construção de escola e nova ciclovia até Cabanas em foco na reunião descentralizada do executivo

Na semana dedicada a Quinta do Anjo, a comitiva liderada por Álvaro Amaro visitou obras, abordou projectos e esclareceu munícipes

Uma ciclovia entre os Portais da Arrábida e Cabanas e as conversações com a Administração Central para a construção de uma escola básica 2,3 em Quinta do Anjo foram alguns dos projectos em foco na reunião descentralizada da Câmara Municipal de Palmela, realizada na passada quarta-feira.

Na sessão, que se destacou também pela presença de vários munícipes, foram feitas várias participações, antecedidas de uma apresentação saudosista pelo regresso definitivo das semanas descentralizadas, feita pelo presidente da autarquia, Álvaro Amaro.

O autarca salientou esta “cidadania activa e participativa para debate dos assuntos particulares ou gerais” e, de seguida, definiu a iniciativa como um “trabalho conjunto de proximidade enriquecedor”.

Deu ainda a conhecer as reuniões, conferências e debates mantidos com o presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, António Mestre, e assuntos levantados de interesse para a localidade, relacionados com “infra-estruturas da rede viária” e outras obras e “intervenções significativas”.

Nesta semana, revelou Álvaro Amaro, fez-se um “balanço das competências” transferidas para a junta de freguesia e, além dessa análise, reviu-se os “arranjos paisagísticos” ou ainda o “abastecimento de água” em determinadas zonas, ao passo que se fez “contacto com associações locais”.

No que toca a acções futuras, os munícipes foram informados de que a Infraestruturas de Portugal aprovou, com pequenas ressalvas, o projecto para a construção de uma ciclovia de 450 metros, entre a saída dos Portais da Arrábida e a entrada de Cabanas. Já no que respeita à construção de

uma escola básica 2,3 em Quinta do Anjo, a autarquia está “em conversações” com a tutela para eventualmente a idealização se tornar uma realidade.

Na reunião intervieram cerca de uma dezena de munícipes que colocaram questões sobre “resíduos de árvores amontoados”, problemas na rede viária com, por exemplo, “valas” ou “roturas de água”, mas também no “asfaltamento”. A construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Quinta do Anjo foi também uma das questões lançadas à gestão autárquica.

Também os transportes rodoviários voltaram a estar em cima da mesa, com apenas pequenas e pontuais dúvidas.

Périplo dos autarcas englobou visitas a obras e empresas Na manhã de quarta-feira, o executivo, junto de técnicos municipais, visitou várias obras a decorrer em Quinta do Anjo e também empresas ali sediadas. Nas intervenções contam-se a pavimentação da Rua Manuel Carvalho Demécio, de 470 metros e com um investimento de 132 mil euros. Também as ruas Ma-

nuel Basílio e João Petrónio, que foram alvo de intervenções, num investimento de 93 mil euros, ao longo de uma extensão de 450 metros. E ainda a obra de pavimentação da Rua António Joaquim Ferreira Calote, no valor de 94 mil euros.

Foram visitadas três empresas, que revelaram a O SETUBALENSE que ali estão porque “este é um distrito geograficamente em expansão” e “bem localizado”, e, por isso, “uma oportunidade de negócio” e, “futuramente uma área de intervenção”.

Outro dos locais que tiveram intervenção municipal foi o Parque de

Matilhas, que se destina a acolher os vários animais errantes que circulam pela freguesia. Também o balneário do Polidesportivo do Bairro Alentejano foi visitado pela comitiva. A obra custou 57 mil euros.

Por fim, o Espaço Fortuna. Com uma intervenção de 731 mil euros, já conta com muitas das intervenções terminadas e outras perto de finalizar. As obras foram feitas em três edifícios e, nestes, serão colocados painéis solares. Considerada uma “obra desafiante”, pelos responsáveis da operação, será um espaço de acolhimento turístico.

8 O SETUBALENSE 21 de Março de 2023 Palmela
Filipa Isabel Pereira
FOTOS: DR
O executivo presidido por Álvaro Amaro cumpriu mais uma reunião descentralizada que foi bastante concorrida por munícipes O executivo visitou a obra do Polidesportivo do Bairro Alentejano Os autarcas sentiram o pulso a várias obras dinamizadas na freguesia
21 de Março de 2023 O SETUBALENSE 9

Que a participação de novos e diversos sectores laborais e camadas populares na luta contra a política de direita, traduzindo uma sentida percepção quanto à identificação dos reais responsáveis da actual situação económica do País, tenha motor radicado na luta da classe operária e dos trabalhadores, é tese do PCP. De há anos ocupando crescente e variadamente as praças, avenidas e ruas numa gigantesca convergência unificada na defesa do direito ao trabalho com direitos, contra a precariedade e pela valorização salarial e também na defe-

Bloco Clínico

O operário (era o caso) rejuvenescido

sa dos serviços públicos e contra a desresponsabilização do Estado nas suas importantes funções sociais, como a saúde, a educação, a habitação e a segurança social. Eis o que no seu todo ou por tranches poderia enquadrar-se entre aspas como transcrição, a verdade seja dita, das Teses-Projecto de Resolução Política do XIX Congresso do PCP, logo as Teses de Novembro de 2012.

E porque a classe dominante treme, havendo sempre quem aponte e concretize «a construção da alternativa» (Capítulo III), é nestes últimos tempos, e não só à escala nacional,

OPINIÃO

Valdemar Santos

perceptível e comprovado como os detentores do poder económico procuram transformar certas formas de agitação e mobilização em «autênticas válvulas de escape da justa indignação e encontrar neles um pretexto para tentar diminuir a dimensão e importância estratégica da luta organizada» (página 70).

Neste decénio em causa, uma manhã, no Parque do Bonfim, em Setúbal, então (porque já contámos) um velho militante expandia a sua alegria:

- «Até os meus dois filhos e as minhas noras, com os miúdos, foram!

Pela primeira vez!!! Mas acho que fui

mauzinho para eles. Jantámos todos na minha casa, e deu-me para lhes ler o Brecht: “Primeiro levaram os comunistas, mas não me importei porque não era comigo. Em seguida levaram alguns operários, mas a mim não me afectou porque não sou operário. Depois prenderam os sindicalistas, mas eu não me incomodei porque não sou sindicalista. Logo a seguir chegou a vez de alguns padres, mas como nunca fui religioso, também não liguei. Agora levaram-me a mim e quando percebi, já era tarde”».

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO

Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h

Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 5629

Cartório Notarial de Setúbal

Notária

Tem uma Farmácia? ou uma Clínica?

Anuncie Aqui!

Sito na Avenida 22 de Dezembro nº 21-D em Setúbal Certifico, para efeitos de publicação que no dia dezassete de março de dois mil e vinte e três, neste Cartório Notarial, foi lavrada uma escritura de justificação, lavrada a folhas vinte e nove do livro Quatrocentos e Vinte e Nove - A, de escrituras diversas, na qual:

Maria Preciosa dos Santos Farinhas, divorciada, natural da freguesia de São Julião, concelho de Setúbal, residente na Rua Chafardão de Palmela, CCI 10853, Lagameças, Poceirão, Palmela, contribuinte número 103064257, na qualidade de cabeça de casal da herança de Ernesto José da Silva Farinhas (NIF 748997547), outorgou uma escritura de justificação destinada a cancelar um registo de reserva de propriedade a favor da sociedade Setubauto A. Marques dos Santos Automóveis Limitada, do seguinte bem: veiculo automóvel ligeiro com a matrícula XP-trinta e três-noventa e dois, marca Ford, modelo Escort.

Está conforme._________________________________________________________________

Cartório Notarial, Avenida 22 de Dezembro número 21-D em Setúbal, 17 de março de 2023. Conta número 545

A Notária,

10 O SETUBALENSE 21 de Março de 2023
______________________
______________________________________
5958 Opinião PUBLICIDADE
Militante do PCP

CRAVO DA SILVA SABINA

(1934 – 2023)

Participação e Agradecimento

A funerária Armindo lamenta informar o falecimento de Maria Fernanda Cravo da Silva Sabina. A família vem por esta via agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o funeral ou que, de qualquer outra forma, manifestaram as suas condolências.

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

ASSEMBLEIA GERAL

Conforme previsto na alínea c) do n.º 2 do artigo 47.º e no n.º 4 do artigo 48.º dos Estatutos da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura, convoco todos os sócios para uma Assembleia Geral Ordinária, a realizar na sede da associação em Águas de Moura, pelas 20h30 de quinta-feira, dia 30 de Março de 2023, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Informações da Direção;

2. Apresentação do Relatório de Atividades do ano 2022;

2. Discussão e votação do Relatório de Contas de Gerência do ano 2022.

NOTA: Conforme previsto no n.º 1 do artigo 49.º dos Estatutos, as Assembleias Gerais podem deliberar em segunda convocação, trinta minutos depois da hora inicial, com qualquer número de presenças, desde que não inferior a 8 (oito) associados efectivos.

Águas de Moura, 13 de Março de 2023.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

ÁLVARO MANUEL BALSEIRO AMARO, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Palmela, FAZ PÚBLICO QUE, por deliberação desta Câmara Municipal de 01/03/2023, foi aprovada a atribuição de topónimo Rua dos Trabalhadores da Terra (prolongamento), para o arruamento representado na planta infra, pertencente à freguesia e concelho de Palmela:

Para constar se lavrou o presente Edital, que vai ser afixado nos lugares públicos do costume e no jornal local de maior expansão.

E eu, Carlos Dias, Diretor de Departamento de Administração Urbanística, da Câmara Municipal do Concelho de Palmela, o subscrevi. Palmela, 07 de março de 2023

ÁLVARO MANUEL BALSEIRO AMARO

O Diretor de Departamento de Administração Urbanística

Edital N.º 07/DAU/2023

Carlos Dias (despacho n.º 86/2021 de 27 de outubro)

Departamento de Administração Urbanística 5197

21 de Março de 2023 O SETUBALENSE 11 PUBLICIDADE 5173
Rui Laranjeira 5920 Rua
Rua
ALMADA 265 539 691 SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 BARREIRO 212 047 599 PALMELA 265 520 716 ALCOCHETE 212 318 392 OUTROS CONCELHOS 265 520 716 (CHAMADA REDE FIXA NACIONAL)
dos Trabalhadores da Terra
dos Trabalhadores da Terra (prolongamento)

CORROIOS

Exposição fotográfica revela biodiversidade junto à antiga Fábrica de Pólvora

O biólogo e fotógrafo amador Mauro Hilário quer provar que ainda existem refúgios naturais junto às grandes malhas urbanas

A Extensão da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços do Ecomuseu Municipal do Seixal tem patente até 30 de Maio uma mostra fotográfica sobre fauna, flora e fungos existentes junto a esta antiga unidade fabril, na freguesia de Corroios.

A exposição “Ilha de Biodiversidade”, da autoria de Mauro Hilário, resulta de um trabalho técnico-científico de inventariação feito pelo biólogo e fotógrafo amador, que procura provar que ainda existem “refúgios naturais junto às grandes malhas urbanas, onde a vida selvagem se adapta e sobrevive às pressões humanas”, refere a autarquia em nota explicativa sobre a exposição.

Para o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, este trabalho de Mauro Hilário vem provar que o concelho “mantém a sua identidade ao nível do vasto património natural que possui, com locais dotados de

A exposição “Ilha de Biodiversidade” decorre do projecto de valorização da biodiversidade na Fábrica de Pólvora

uma riqueza imensa para conhecer e explorar”.

Diz ainda o autarca, que as áreas naturais do concelho são uma “imagem de marca” que “contribuem para atrair, anualmente, milhares de visitantes e de especialistas em várias matérias, sendo preocupação [do executivo municipal] impor limites

à expansão demográfica se esta significar acabar com estes verdadeiros tesouros que coexistem com a população”.

Esta exposição “Ilha de Biodiversidade”, tem carácter temporário, e decorre do projecto de valorização da biodiversidade na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, realizado em

FÓRUM CULTURAL ARRENTELA

Jovem detido com 320 doses individuais de haxixe

Um jovem de 18 anos foi detido no Seixal pela Polícia de Segurança Pública, por suspeita do crime de tráfico de droga. Segundo esta força de segurança, a detenção que que foi divulgada na passada sexta-feira, ocorreu durante uma acção de patrulhamento motorizado numa zona conotada com o tráfico e o consumo de drogas na Arrentela.

O suspeito, ao visualizar os polícias, projectou para o chão um

FÓRUM CULTURAL Sede do Paio Pires Futebol Clube recebe obras de requalificação

A sede do Paio Pires Futebol Clube, a funcionar num edifício centenário, está a precisar de obras de requalificação. Assim, está na calha uma intervenção que conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.

O imóvel na Avenida José António Rodrigues, que já foi escola e desde há muito é a casa do clube, “precisa de uma intervenção ao nível das coberturas e impermeabilização das paredes para receber condições que potenciem a resposta aos associados”, referiu o vereador Bruno Santos.

saco de plástico e tentou fugir do local a pé.

Ao ser interceptado, a Polícia de Segurança Pública verificou que, além de cerca de 320 doses individuais de haxixe, devidamente separadas e acondicionadas para venda, possuía 50 euros em numerário.

O detido foi conduzido às instalações policiais e notificado para comparência nos serviços do Ministério Público do Seixal.

parceria entre o Ecomuseu Municipal do Seixal e a Associação Vita Nativa (2020-2023).

A exposição tem horários de visita pública em progressiva divulgação no site da Câmara Municipal do Seixal. As próximas visitas são a 30 de Março, das 10h00 às 11h30, e no dia seguinte das 10h00 às 11h30. H.L.

Documentário retrata vidas de duas mil mulheres

O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal exibe amanhã, quarta-feira, pelas 21h30, o documentário “Woman”, de Yann Arthus-Bertrand e Anastasia Mikova. Uma iniciativa ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Depois do sucesso internacional do documentário “Human”, em 2015, Yann Arthus-Bertrand junta-se a Anastasia Mikova para este novo documentário.

Durante dois anos e meio, viajaram por 50 países e entrevistaram duas mil mulheres de todas as idades, etnias, credos e condições sociais, numa recolha de “confissões” íntimas e universais. Através dos olhos destas mulheres, nasce esta reflexão sobre o que é o mundo e como é viver nele.

Os espectáculos são de entrada livre, mas carecem de reserva prévia através de formulário disponível online.

O responsável pelo pelouro do Desporto e Habitação, esteve de visita ao edifício tendo sido acompanhado por dirigentes da colectividade e também pelo vereador Joaquim Tavares, que gere o pelouro das Obras Municipais. A intervenção neste edifício passa assim pela remoção da cobertura de fibrocimento, a impermeabilização e pintura de paredes, o revestimento de pavimento e a substituição das redes de drenagem, eléctrica e de águas da cozinha.

Vincou Bruno Santos que o caso do apoio da câmara ao Paio Pires Futebol Clube, é uma continuidade que será estendida também a outras sedes sociais em outras freguesias do concelho. “O plano de investimentos vai continuar”, garantiu.

12 O SETUBALENSE 21 de Março de 2023 Seixal
Sede do Paio Pires Futebol Clube
DE
DR

Seixal Cultural promove passatempo de fotografia

A segunda edição do Seixal Cultural está marcada para Maio e vai novamente promover um passatempo de fotografia, que está a decorrer até 3 de Abril. Este ano o tema é “Seixal ao Virar da Esquina –Um Olhar Original”. Para participar, os interessados

deve preencher um formulário em que constam também as condições sobre o passatempo e, no final, submeter a fotografia. A iniciativa é aberta à população residente e não residente no concelho, fotógrafos amadores ou profissionais. Terminado o prazo,

FERNÃO FERRO

as fotografias serão divulgadas no Facebook do Município do Seixal e a votação decorrerá de 6 a 14 de Abril. As fotografias que obtiverem mais gostos serão escolhidas para integrarem uma mostra fotográfica que irá fazer parte da programação do Seixal Cultural.

de águas pluviais

A obra está praticamente concluída e, segundo Joaquim Tavares, em seguida será realizada a pavimentação da via

Na freguesia de Fernão Ferro, a Rua Florbela Espanca e Avenida 10 de Junho estão a ser intervencionadas pela autarquia com uma obra da rede de saneamento e drenagem de águas pluviais. Segundo o vereador

Joaquim Tavares, a obra está praticamente concluída e, em seguida, será realizada a pavimentação da via.

“Não só está a ser dada resposta a questões ambientais como também estão a ser resolvidas ligações dos edifícios às águas residuais”, explica o responsável pelo pelouro das Obras Municiais.

Com um investimento municipal de 150 mil euros, esta empreitada está integrada na execução das redes de infra-estruturas nos Morgados II, sendo considerada “fundamental para a qualidade de vida da população”.

O objectivo foi debater vantagens e desafios das Unidades Locais de Saúde

DEBATE

Concelhias socialistas do Seixal e Almada defendem Unidades Locais de Saúde como solução

Forma integrada de prestar cuidados primários hospitalares e continuados aos cidadãos, incluindo os estrangeiros não residentes

Humberto Lameiras

A importância das Unidades Locais de Saúde para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos utentes foi tema de um debate que reuniu socialistas do Seixal e Almada, no auditório da Junta de Freguesia de Corroios. Lançado conjuntamente por ambas as concelhias, o argumento “Unidades Locais de Saúde: que desafios?”, contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e do

vice-presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Jorge Seguro Sanches.

Com o objectivo de discutir as vantagens e os desafios das Unidades Locais de Saúde, como forma integrada de prestar cuidados primários, hospitalares e continuados aos cidadãos, incluindo os estrangeiros não residentes, neste debate, que decorreu na noite de 14 de Março, foram abordados temas como a criação da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal, que “irá beneficiar os habitantes dos dois concelhos”, conclui comunicado da estrutura socialista de Almada.

Ivan Gonçalves, presidente da Concelhia do PS Almada e deputado à Assembleia da República, que moderou o debate, destacou a importância destas unidades como sendo “um modelo testado e que permite uma maior articulação entre os diferentes níveis de cuidados”. E acrescentou: “com as Unidades Locais de

400 MIL EUROS

Fogueteiro vai receber novo parque urbano

Espaço terá uma zona de jogo e recreio, um polidesportivo, fitness e parque canino

Saúde é possível garantir uma maior eficiência na gestão dos recursos humanos e materiais disponíveis”.

Por sua vez Samuel Cruz, presidente da Concelhia do PS do Seixal, salientou que a Unidade Local de Saúde Almada-Seixal, representa “um incentivo à integração de cuidados, permitindo um acompanhamento do utente desde o nascimento até à fase final da vida”. Na sua opinião, estas estruturas são uma “solução que permite poupanças, por evitar redundâncias, e incentiva a prevenção e promoção da saúde em detrimento dos cuidados hospitalares”.

O processo de realojamento dos moradores de Vale de Chícharos, no Seixal, está neste momento em curso e, segundo o presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, deverá “estar concluído até ao final do ano”.

Entretanto, a câmara está a avan-

çar com a construção do novo Parque Urbano do Fogueteiro, que implica um investimento de “400 mil euros” e que será implementado numa área de “7 mil metros quadrados”, adianta o presidente da Câmara Muncipal.

Trata-se de um espaço que irá receber uma zona de jogo e recreio, um polidesportivo, fitness e parque canino.

O projecto pretende ainda dotar o espaço existente seminaturalizado com uma mata de sobreiros, com caminhos e equipamentos para usufruto da população.

Neste debate participaram ainda Eduardo Rodrigues, gestor e vereador da Câmara Municipal do Seixal, Catarina Paulino, administradora hospitalar e membro da direcção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, e José Miranda, assistente social no Hospital Garcia de Orta. O espaço existente

21 de Março de 2023 O SETUBALENSE 13
Obra de 150 mil euros reforça rede de saneamento e drenagem
DR
de
DR
será seminaturalizado com uma mata
sobreiros

ACTUAL LÍDER VOLTA A SER CANDIDATO ÚNICO ÀS ELEIÇÕES

Carlos Silva será domingo reeleito presidente da direcção do Vitória no triénio 2023-2025

atingir os nossos objectivos, tanto no panorama desportivo como institucional”.

Divisões e desunião prejudicam o clube

As eleições para os órgãos sociais do Vitória no triénio 2023-2025 realizam-se domingo, mas já se sabe que Carlos Silva será reconduzido na presidência do clube. A conclusão é óbvia depois de ter terminado na noite de anteontem o prazo para a apresentação de listas e de nenhuma outra lista, além da apresentada na passada terça-feira pelo actual presidente, ter sido entregue no Estádio do Bonfim.

A confirmação de que será o único candidato ao acto eleitoral foi anunciada por David Mestre Leonardo, presidente da Mesa da Assembleia-Geral (MAG) que também se recandidata à liderança do órgão que dirige desde Dezembro de 2020. “Não foi apresentada nenhuma outra lista que não a da recandidatura do presidente Carlos Silva. Será, uma vez mais, lista única”, confirmou a O SETUBALENSE, “apelando fortemente a todos os associados que exerçam o seu direito de voto”.

O advogado também assina o comunicado ontem emitido pelos órgãos de comunicação do clube a dar conta do facto. “Informo todos os sócios do Vitória Futebol Clube que, de acordo com a matéria de regulamentação eleitoral definida nos respectivos estatutos – e uma vez decorrido o prazo para apresentação de candidaturas – apenas foi apresentada uma lista às eleições para os órgãos sociais (triénio 2023-2025)”.

A nota emitida refere que a lista é encabeçada por "Carlos Silva (candidato a presidente da direcção), João Augusto Lopes (candidato a presidente do Conselho Fiscal e Dis-

ciplinar) e David Mestre Leonardo (candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral), a qual foi validada, sem necessidade de quaisquer suprimentos de deficiências ou correções, por se encontrar totalmente conforme os estatutos e demais legislação aplicável”.

Na entrevista concedida à Popular FM/O SETUBALENSE na passada sexta-feira, antes de sa -

ber se iria ter adversários nas eleições, Carlos Silva foi peremptório quando questionado se preferia ter oposição. “Por uma questão de estabilidade, penso que deveria ir só uma lista a eleições. Não foi por acaso que em 2020 se procurou essa lista de consenso para dar alguma estabilidade ao clube, permitindo maiores possibilidades de se estruturar o clube”.

Entretanto, na página de candidatura criada no Facebook, que tem a denominação de “Um Só Vitória”, o jurista, de 64 anos, frisa a importância de dar continuidade ao trabalho efectuado. “Somos todos parte desta grande família vitoriana e é unicamente dando continuidade ao nosso trabalho em conjunto – Vitória e Vitória SAD –, com dedicação e empenho, que conseguiremos

Candidato Todos os nomes da lista

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:

Presidente - David Mestre

Leonardo (sócio 2224); Vicepresidente - Sara Ribeiro (1627);

1.º Secretário – António Pedroso (1183); 2.º Secretário – Noel Camoesas (233).

CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR:

Presidente - João Lopes (585); Vice-presidente - Carlos Carmo (1888); Relator – Bruno

Lança (2335); Suplentes - Nuno Novas (1084) e Luís Cruz (2241).

DIRECÇÃO: Presidente

– Carlos Silva (300); Vicepresidentes - Alexandre Ramos (1333), António Rita (2744) e Hugo Pinto (5365); Tesoureiro

- Fernando Pimenta (336); Directores - Leonel Calheiros (132), Helena Parreira (315), Dulce Lança (395), André Marques (1490), Manuel

Perdigão (4320) e José Dias Mendes (4529).

CONSELHO VITORIANO:

Nuno Guerreiro Soares (474), Carlos Cardoso (701), Paulo Oliveira (1519), Eugénio Fonseca (1634), Manuel Guerra Henriques (2114), José Madruga (2244), Ricardo Mira (2987), Mário Romão (4553), Carlos Branco (4639) e Miguel Duarte (4769).

O dirigente apelou também à união dos adeptos em torno do Vitória. “Nestes últimos anos, infelizmente, assistimos a divisões e desunião entre associados e órgãos sociais, o que só prejudicou o nosso clube. É tempo de colocar essas diferenças de lado e concentrar todas as nossas energias e esforços num objectivo comum: o sucesso do Vitória”.

Carlos Silva promete tudo continuar a fazer para tornar o clube mais forte. “Como candidato a presidente da direcção do Vitória, assumo o compromisso de continuar a trabalhar em prol da união dos associados e de fortalecer a imagem e marca do clube. Queremos um Vitória forte, coeso e que faça honrar o seu nome. Acredito que juntos podemos alcançar grandes feitos e que, com trabalho árduo e determinação, conseguiremos colocar o Vitória no patamar que merece. Conto com o vosso apoio e colaboração nesta missão. Juntos, somos mais fortes”.

Sócio do emblema setubalense há 54 anos, Carlos Silva será reeleito para o triénio 2023-2025 da mesma forma que aconteceu a 28 de Dezembro de 2020, dia em que recolheu 551 votos, numa votação em que foram contabilizados 637 votos, tendo-se registado 58 boletins em branco e 28 nulos. No próximo domingo, as eleições decorrem “de forma ininterrupta, entre as 10 e 22 horas, no Pavilhão Antoine Velge".

A lista que vai a votos tem como mandatário Francisco Alves Rito e mantém o advogado David Mestre Leonardo como candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral. No Conselho Fiscal e Disciplinar, João Lopes, actual líder do órgão, também volta a ser candidato. De realçar que o investidor e acionista maioritário da SAD, Hugo Pinto, integra também a lista na qualidade de vice-presidente da direcção.

14 O SETUBALENSE 21 de Março de 2023 Desporto
Ricardo Lopes Pereira
“Não foi apresentada nenhuma outra lista que não a da recandidatura do presidente”, anunciou o líder da MAG
DR
Jurista Carlos Silva lidera candidatura que tem como lema "Um só Vitória"

João Gomes deixa comando técnico do Palmelense

FUTEBOL DISTRITAL

O Palmelense Futebol Clube divulgou em comunicado que João Gomes deixou de ser treinador da equipa de futebol sénior por opção própria, invocando razões de ordem pessoal e profissional. O clube adianta que “foi uma decisão de todo inesperada”, mas que “foi

Vasco da Gama derrota o líder e continua invencível em casa

Barreirense perdeu, mas continua na frente com cinco pontos de vantagem sobre o Comércio Indústria

O Vasco da Gama, que se apresentava com o estatuto de invencível em casa, comprovou nesta partida o seu real valor, vencendo o líder por 2-1 num jogo que ficou marcado por duas expulsões, uma para cada lado, e por dois penáltis, um desperdiçado pelo Barreirense e outro convertido pela equipa de Sines.

Na primeira parte a oportunidade mais flagrante pertenceu ao Barreirense num penálti que Cajó não conseguiu converter por mérito de João Correia, que defendeu. Na segunda parte a equipa vascaína beneficiou também de um penálti que Nita Rodrigues cobrou com êxito e pouco depois surgiu o segundo golo, que deixou o Barreirense em situação muito complicada. Mesmo sobre os 90 minutos, o líder ainda conseguiu reduzir, mas a vitória da equipa de Sines estava consumada.

O Comércio Indústria, que tinha aparentemente a tarefa mais facilitada porque defrontava uma equipa do fundo da tabela, alcançou o seu objectivo, que passava pela conquista da vitória, exerceu grande domínio durante quase todo o encontro, mas porque o Botafogo se defendia muito bem apenas conseguiu marcar um golo, no primeiro minuto da segunda parte, pelo suspeito do costume, Moussa Diarra.

No Campo da Liberdade, Olímpico do Montijo e Alcochetense protagonizaram uma partida muito interessante que terminou com a vitória da equipa da casa e com a formação de Alcochete a jogar apenas com oito jogadores, devido à expulsão de três dos seus atletas. O golo que deu a vitória aos montijenses surgiu logo

Vasco da Gama de Sines continua invencível no seu reduto

no início da partida, aos três minutos, por João Caminata.

Nas outras partidas da jornada será de destacar a vitória do Grandolense em Palmela, do Charneca de Caparica na Moita e do Banheirense na Quinta do Conde.

Resultados: Comércio Indústria 1 Botafogo 0; Palmelense 0 Grandolense 2; Águas de Moura 0 Trafaria 0; Vasco da Gama 2 Barreirense 1; Quinta do Conde 0 Banheirense 4; Olímpico do Montijo 1 Alcochetense 0; Pescadores 3 Sesimbra 2; Moitense 1 Charneca de Caparica 2; Amora “B” 1 Monte de Caparica 1.

Classificação: 1.º lugar, Barreirense, 59 pontos; 2.º lugar, Comércio Indústria, 54 pontos; 3.º lugar, Olímpico do Montijo, 51 pontos; 4.º lugar, Moitense, 43 pontos; 5.º lugar, Pescadores, 42 pontos; 6.º lugar, Alcochetense, 41 pontos; 7.º lugar, Charneca de Caparica e Vasco da Gama, 39 pontos; 9.º lugar, Banheirense e Amora “B”, 32 pontos; 11.º Palmelense, 31 pontos; 12.º lugar, Grandolense, 30 pontos; 13.º lugar,

apresentada como irredutível” pelo que aceitou de imediato a decisão. O Palmelense Futebol Clube aproveita para informar que está à procura de uma solução que sirva os interesses do clube e que garanta a conquista dos objectivos propostos no início de época. O comunicado termina

com uma palavra de agradecimento pelo trabalho desenvolvido ao mister João Gomes, a quem deseja as maiores felicidades. Nos seis jogos que realizou sob o comando de João Gomes, em cerca de mês e meio, o Palmelense obteve duas vitórias e quatro derrotas.

POR MAU COMPORTAMENTO

Sesimbra, Águas de Moura e Trafaria, 29 pontos; 16.º lugar, Botafogo, 26 pontos; 17.º lugar, Monte de Caparica, 16 pontos; 18.º lugar, Quinta do Conde, 5 pontos.

Vitória “B” vence no Pragal Na 5.ª jornada da fase final do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão o grande destaque vai para o triunfo do Vitória ”B” no Campo do Pragal sobre o Almada, que até foi a primeira equipa a marcar. Depois, os sadinos deram a volta num curto espaço de tempo e na segunda parte fixaram o resultado final.

Resultados da 5.ª jornada: Seixal

3 U. Santiago 2; Almada 1 Vitória ”B”

3; Fabril “B” 1Juventude Sarilhense 1; Lagameças 3 Alfarim 2.

Classificação: 1.º lugar, Vitória “B”, 11 pontos; 2.º lugar, Seixal (menos um jogo), 9 pontos; 3.º lugar, Lagameças, 8 pontos; 4.º lugar, Alfarim, 6 pontos; 5.º lugar, Juventude Sarilhense (menos um jogo), 5 pontos; 6.º lugar, U. Santiago e Almada, 4 pontos; 8.º lugar, Fabril “B”, 3 pontos.

Seixal Clube 1925 contesta a decisão e apela para que seja reposta a verdade desportiva

José Pina

Com base no relatório do árbitro que dirigiu o jogo de juniores entre o Moitense e o Seixal da 1.ª divisão distrital, o Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Setúbal, na sua reunião de quinta-feira, decidiu punir as duas equipas com derrota, aplicando ainda a cada uma delas uma multa de 200 euros, por mau comportamento colectivo, conforme estipula a alínea a) do n.º 1 do artigo 65 do Regulamento Disciplinar.

O castigo está a gerar grande polémica porque no entender dos clubes não faz sentido visto porque o que foi mencionado no relatório não corresponde à verdade dos factos.

O Seixal Clube 1925 reagiu em comunicado, referindo que procedeu a “um protesto para o Conselho Técnico para que seja reposta a verdade desportiva". "Em momento algum os atletas seixalenses tiveram comportamentos maliciosos que colocassem

em causa a integridade física e moral dos agentes desportivos, envolvidos no referido encontro”, adiantando que o seu testemunho tem suporte de imagens que evocam a veracidade. Segundo os seixalenses no relatório do árbitro é mencionado que “ao minuto 38 da 2.ª parte (83 minutos) o jogo foi interrompido após uma falta negligente cometida por parte de um jogador do Seixal. Na sequência dessa falta o banco técnico do UFC Moitense dirigiu-se para perto do local da falta onde foi interceptado pelo banco técnico do Seixal 1925, onde se gerou um tumulto que rapidamente se generalizou e onde houve diversas agressões por parte de ambas as equipas, pela grande quantidade de intervenientes presentes nesta confusão não foi impossível à equipa de arbitragem identificar os elementos agressores".

No vídeo divulgado pelo Seixal Clube 1925 pode ver-se efectivamente alguma confusão, mas não se vislumbram agressões e muito menos o tumulto como é referido no relatório, mas sim apenas alguns empurrões, como é normal acontecerem em situações semelhantes nos jogos de futebol. De referir ainda que a GNR esteve presente no local apenas identificou um dirigente, por sinal do clube visitado, que não sofreu qualquer castigo. DR

21 de Março de 2023 O SETUBALENSE 15
DR
COLECTIVO Conselho de Disciplina atribui derrota às equipas que se defrontaram em jogo de futebol

MARÉS TEMPO

HOJE Céu parcialmente nublado Céu nublado 22º 19º 11º 8º AMANHÃ 02:30 - 3.7 m - Preia-mar 08:43 - 0.3 m - Baixa-mar 14:56 - 3.6 m - Preia-mar 20:57 - 0.4 m - Baixa-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 02:00 - 3.7 m - Preia-mar 08:15 - 0.3 m - Baixa-mar 14:27 - 3.5 m - Preia-mar 20:27 - 0.4 m- Baixa-mar SESIMBRA 02:00 - 3.7 m - Preia-mar 08:16 - 0.3 m - Baixa-mar 14:26 - 3.5 m - Preia-mar 20:28 - 0.4 m - Baixa-mar ALMADA 02:47 - 4.1 m - Preia-mar 08:47 - 0.4 m - Baixa-mar 15:13 - 3.9 m - Preia-mar 21:01 - 0.5 m - Baixa-mar
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.