O Setubalense - o seu diário da região nº 1025 de 03 de Março de 2023

Page 1

Setúbal

Cronologia ilustrada mostra cidade no Século XX p4

Semana do emprego traz ministras ao IPS

Setúbal A partir de segunda-feira, Instituto Politécnico junta uma centena de empresas e recebe as ministras do Trabalho e da Coesão p5

União Mutualista já tem nova clínica p7

FESTIVAL 'Sons do Montijo' 2023 vai ter oito bandas p6

CLÁSSICO NO BONFIM ESTE DOMINGO

Vitória FC recebe

Belenenses cinco anos depois p14

O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO SEXTA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2023 PREÇO 1€ | N.º 1025 | ANO VI | 5.ª SÉRIE EDIÇÃO FIM-DE-SEMANA contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173 PUBLICIDADE 5595 PUBLICIDADE 5568 ALCOCHETE César Mourão
versão cantor ao vivo no Fórum Cultural dia 11 p9
na
DR

Abertura Paulo Raimundo encerra assembleia do PCP no domingo

União por uma vida justa, por uma vida boa

Encerra no próximo domingo a 11.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do Partido Comunista Português (PCP). Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, estará presente na sessão que acontece às 17h00 no Cineteatro São João, em Palmela. Sob o

lema "Reforçar o Partido, tomar a iniciativa, intervir, lutar, avançarDesenvolver a Região", a reunião prevê "prestar contas da actividade do Partido na Região e perspectivar linhas de orientação política para o futuro”, como explica o comunicado dos comunistas.

MONTIJO Polidesportivo homenageia antigo presidente do Vasco da Gama da Lançada

o passado dia 25 de fevereiro, os bairros saíram às ruas por uma Vida Justa. Saíram às ruas porque o retrato das periferias é de desespero com os preços que só sobem, salários que só encolhem e com a inexistência de políticas públicas que protejam as pessoas.OPINIÃO

“Cinco da matina. Já todos caminham pr'o o mesmo enredo. Porque nos subúrbios o sol levanta sempre mais cedo. É um povo escravizado nesta sociedade de extremos. Trabalham duas vezes mais e ganham duas vezes menos.” Letras escritas pelo rapper Valete em 2006. E em 2023 a história mantém-se.

Um levantamento da Deco concluiu que o preço do cabaz alimentar aumentou 23,40% no último ano. A botija de gás está 6% acima do valor recomendado pela Entidade Reguladora. O preço das casas teve o maior aumento dos últimos 30 anos. Mas Fernando Medina celebra a redução da dívida pública para níveis pré-troika. Faltou lembrar que também o salário mínimo perdeu poder de compra pela primeira vez desde a troika.

Tudo isto enquanto os lucros da banca duplicaram para os 1,200 milhões. A Galp sobe para os 881 milhões. Pingo Doce e Continente com valores recordes. Muitos milhões. Poucos lucram, mas muitos pagam. A população vê estes lucros abusivos e sabe que a riqueza existe, está é concentrada nas grandes elites. A população quer uma vida sem miséria porque a riqueza da sociedade tem de ser acabar com a pobreza.

Joana Mortágua

O Bloco tem tido respostas bastante claras e que até agora o governo do Partido Socialista não tem acolhido. Propusemos controlar efetivamente o preço das rendas e fazer com uma parte da nova construção vá para custos controlados. Temos insistido na valorização das carreiras profissionais e dos salários que não estão a acompanhar a inflação. Por medidas de combate a essa inflação. Uma maioria do Partido Socialista recusa as propostas do Bloco sobre a leis laborais porque continua a recusar ver a crise que está neste momento a assolar o país.

Famílias do 2º Torrão, da Cova da Moura, do Casal de São Brás, do Monte da Caparica e de tantos outros bairros marcaram o movimento que inverteu a lógica da representação social, que visibilizou e deu voz às franjas invisíveis da população. Invisíveis porque estas comunidades desfavorecidas são constantemente

Na manifestação num cartaz lia-se “há uma guerra contra os pobres”. A guerra dos preços. A guerra do ataque das autoridades que fecham os pequenos comércios dos bairros. A guerra dos desalojamentos violentos. A guerra do racismo e da xenofobia. A guerra da desconfiança.

O eco fez-se ouvir. Os invisíveis estão cansados. Da união nasce uma maioria social que exclama por reivindicações claras: melhores condições de vida, mais salário, mais habitação.

O dia 25 de fevereiro foi apenas um pontapé de saída para um movimento social que promete construir redes de solidariedade e fomentar o processo de consciencialização política das populações. Um movimento que continuará a fazer-se ouvir nas ruas, passando pela greve climática, pela luta dos estudantes e da visibilidade trans, pelo respeito aos professores, e pelo direito a uma casa para morar. É um sinal que o Governo tem de ouvir.

Vida Justa pelo cumprimento da dignidade. Vida boa porque não estamos condenados a aceitar o mínimo, a sobreviver de salário em salário. Estamos juntos, estamos fortes. Nu sta djuntu, nu sta forti.

Deputada do BE

Celso Cardoso dos Santos dá nome ao novo espaço na freguesia de Sarilhos Grandes

O novo polidesportivo da Lançada, em Sarilhos Grandes, homenageia uma figura local já falecida. Celso Cardoso dos Santos (1936-2021), antigo presidente do Vasco da Gama Futebol Clube da Lançada dá nome ao espaço, que foi inaugurado no passado domingo.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, e Dinora Caetano, que preside à Junta de Sarilhos Grandes, descerraram a placa inaugural do equipamento, que veio requalificar a resposta desportiva na localidade.

Além de permitir a homenagem a “um homem relevante para a freguesia [Celso Santos]”, a obra constitui “um exemplo de uma atitude positiva e sempre próxima do poder local democrático”, disse Nuno Canta. “Esta freguesia e, particularmente, a Lançada, está em constante desenvolvimento urbano, o que exige

equipamentos de proximidade como este, com zona de convívio, polidesportivo e um espaço infantil”, justificou o presidente da Câmara, para sublinhar ainda o cariz de “uma obra inovadora” e “relevante do poder das autarquias e das freguesias”.

Já Dinora Caetano destacou o contributo dos funcionários da Junta de Sarilhos Grandes na empreitada. “Foi do esforço deles que este espaço envolvente se tornou uma realidade. Em sua homenagem, cada árvore tem o nome de cada um deles”, sublinhou a autarca, que destacou ainda o papel da empresa responsável pela colocação das árvores.

A comunista deixou também elogios ao empenho do autarca socialista na concretização da obra. “Sem o investimento da Câmara Municipal do Montijo este espaço não seria uma realidade. Tenho de agradecer ao presidente, que desde a primeira hora disse que sim, para podermos concretizar o espaço que idealizámos”.

O município atribuiu um apoio financeiro de 22.995 euros à Junta de Sarilhos Grandes para a execução do pavimento e vedação do campo desportivo, junto ao parque infantil da Lançada.

FICHA TÉCNICA

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP

- Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

|

fixa nacional)

DELEGAÇÕES

SIGA-NOS EM:

DIREITOS PROTEGIDOS

2 O SETUBALENSE 3 de Março de 2023
MEMBRO ASSINANTE WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO
publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com
BARREIRO - 212 047 599 (chamada rede
N

Gilmário Vemba vem à cidade sadina apresentar o espectáculo “Temas”

O humorista Gilmário Vemba vai estar no Fórum Municipal Luísa Todi no dia 11, pelas 21 horas, a apresentar o espectáculo “Temas”. Os bilhetes têm um custo de 16 euros e estão à venda no equipamento municipal ou na bilheteira on-line BOL.

COLECTIVIDADE COMEMORA 67 ANOS

GD 'Os Amarelos' assinala aniversário com grande crescimento desportivo na cidade sadina

cipal característica da associação, acrescentando que "não tinha dúvidas” e que “sempre acreditou” que o futuro do clube ia ser “muito diferente” da crise que tinha afectado esta colectividade durante o ano passado.

POSEUR e comparticipada pelo Estado pretende salvaguardar Forte de São Filipe

REFORÇO DA ENCOSTA

Terreno do Forte de São Filipe começa a ser preparado para realização de ensaios prévios

Segunda fase da empreitada representa investimento de 4M€ e tem prazo de execução de 480 dias

O terreno do Forte de São Filipe começou a ser preparado para a realização de ensaios prévios, a serem executados com o objectivo de verificar se o projecto da segunda fase da obra de reforço da encosta “é exequível tal como foi elaborado, de acordo com as previsões, ou se é necessário proceder a alguma adaptação do mesmo”.

Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que tudo vai depender “das condições geológicas encontradas”, sendo que a intervenção a realizar nesta segunda fase, com um prazo de execução máximo de 480 dias, representa “um investimento de

mais de quatro milhões de euros” e “destina-se a salvaguardar e valorizar aquele monumento nacional”.

Para tal vão ser aplicadas “soluções que garantam a segurança e estabilidade global do local, incluindo a colocação de microestacas e a realização de ancoragens definitivas”. Além disso, “em alguns locais terá ainda de ser feita a injecção de caldas e argamassas de cimento no terreno, com o objectivo de preencher vazios existentes e consolidar o solo”.

A empreitada de reforço da encosta do Forte de São Filipe “é financiada em 75% pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e comparticipada em 25% pelo Estado, nos termos de um protocolo firmado entre o município, o Estado Português, a Empresa Nacional de Turismo (ENATUR) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)”.

No passado mês de Janeiro, “após a instalação do estaleiro e a mobilização de mão-de-obra, materiais e

equipamentos, procedeu-se à desmatação do local e posteriormente foram aprovados os procedimentos de execução, os quais careciam do parecer de várias entidades, incluindo o projectista e o LNEC.

Já a primeira fase da obra de reforço estrutural da encosta do Forte de São Filipe foi executada em 2018, tendo sido “implementadas soluções para evitar o risco de derrocadas e um conjunto de medidas cautelares relacionadas com a ocupação ou potencial interferência com certas áreas marginais e destinadas à instalação de estaleiros, zonas de manobra, depósito de terras e exploração de pedreira”.

De acordo com a edilidade sadina, “em face do estado do Forte, da geologia do local, dos resultados obtidos ao longo dos anos nos dispositivos de instrumentação e observação instalados e dos condicionamentos existentes na zona de intervenção, foi determinada a necessidade de dar continuidade a soluções que estabilizem a encosta”.

O Grupo Desportivo ‘Os Amarelos’ assinalou esta quarta-feira 67 anos de existência, centrados no desporto e associativismo, em cerimónia realizada na sua sede, localizada na Praceta Grupo Desportivo ‘Os Amarelos’.

A data foi celebrada com uma sessão solene, que contou com a presença do poder local e de cerca de dez associações, que demonstraram carinho e admiração pelo marco e pelas conquistas alcançadas no último ano pelo grupo desportivo sadino.

Além de Armando Oliveira, presidente da assembleia do Grupo Desportivo ‘Os Amarelos’, também Pedro Pina, vereador na Câmara Municipal de Setúbal, esteve na cerimónia, assim como Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, e Francisco Cardoso, presidente da Associação de Futebol de Setúbal.

Estiveram igualmente nas comemorações Daniel Figueiredo, membro da direcção da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, e Alcino Soares, presidente do concelho fiscal do Grupo Desportivo ‘Os Amarelos’, com os presentes a dedicaram algumas palavras de motivação e encorajamento ao clube.

Na sua intervenção, Nuno Costa destacou a “resiliência” como prin-

Já Pedro Pina demonstrou abertura por parte da Câmara de Setúbal em apoiar ‘Os Amarelos’, com destaque para a organização do Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva, onde o atleta Bruno Cabrita, actualmente campeão mundial da modalidade, irá competir.

“Estou orgulhoso. Foi com muita humildade, honestidade e confiança [que o clube ultrapassou o passado ano]. Nas palavras que há pouco foram ditas [na sessão solene], mostrámos que não era só o propósito de fazer, mas mostrar onde queremos chegar. O ano passado foi uns dos momentos mais baixos da vida do clube e temos conseguido que ele voltasse a ser o que já foi: um baluarte do futebol de formação”, revelou Nuno Soares, presidente do grupo desportivo, a O SETUBALENSE.

Clube dá “salto gigante” no crescimento desportivo Durante a sessão solene também foram anunciadas as conquistas alcançadas pelo Clube Desportivo ‘Os Amarelos’, não só em termos de troféus, mas também de infra-estruturas e do crescimento dos próprios departamentos da associação.

Assim, José Jacinto, coordenador do futebol de formação, revelou que já foram adquiridas 110 bolas, quando não possuíam nenhuma, e que já contam com 104 atletas inscritos na Associação de Futebol de Setúbal.

O SETUBALENSE

3 de Março de 2023 O SETUBALENSE 3 Setúbal
Maria Carolina Coelho
DR
Empreitada financiada pelo Tiago Alexandre
Cerimónia marcada pela presença do poder local e do apoio incondicional de outras associações
Cerimónia comemorativa decorreu na sede do GD 'Os Amarelos'

Setúbal

Cronologia ilustrada dá a conhecer principais acontecimentos do século XX na cidade

Obra de Alberto Sousa Pereira e José Madureira Lopes é apresentada este sábado no Salão Nobre

Inês Antunes Malta

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal recebe amanhã, dia 4, pelas 16 horas, a cerimónia de lançamento do livro “Anais de Setúbal do século XX - uma cronologia ilustrada”, da autoria de Alberto Sousa Pereira e José Madureira Lopes.

“Este livro nasceu de uma conversa informal que tivemos na Casa Bocage, onde nos costumamos encontrar, depois de termos feito o livro sobre as conservas de peixe. Nessa altura, na pesquisa que realizei, reuni também diversos elementos sobre o que aconteceu em Setúbal no século XX”, explicou Alberto Sousa Pereira a O SETUBALENSE.

“Com esse material disponível, ainda que não organizado, e ao partilhar com o José Madureira Lopes, que logo o considerou esplêndido, começámos a trabalhar nesta obra há cerca de cinco anos”, adiantou.

Este material foi, assim, “o esqueleto base” para um processo de escrita partilhado entre os autores Alberto Sousa Pereira e José Madureira Lopes, detentor de “uma colecção verdadeiramente extraordinária de documentação sobre a história de Setúbal, entre fotografias, documentos, objectos e até bilhetes e facturas”.

Com mais de 300 páginas, o livro começa a 1 de Janeiro de 1900 e acaba em 31 de Dezembro de 2000, apresentando, de acordo com os autores, “tudo o que sucedeu em Setúbal e, fosse público, da pequena à grande história”.

“Tem o grande acontecimento e outros, mais quotidianos, como por exemplo quando apareceu o primeiro telemóvel à venda em Setúbal, quem o vendia e qual era o preço, ou a história de Rosalinda Pereira, que vivia na Rua de Madureira Lopes, teve 25 filhos e morreu com 105 anos”.

Todas estas histórias conferem, no entender dos dois autores, “identidade à cidade”. Neste conjunto de acontecimentos, complementados com “notas, reflexões, boatos que

BREVES

“SOBREVIVER”

Casa da Cultura acolhe exposição de pintura

O Setubalense é

É possível fazer uma história resumida do jornal através das entradas deste livro

Alberto Sousa Pereira

sabemos. Somos ambos setubalenses, cada um tem as suas vivências e se muitas destas histórias não passarem ao papel vão acabar por se perder”.

O autor partilha ainda que ver numa montra ou nas mãos de alguém os seus livros, de um total de sete já publicados e três em parceria com Alberto Sousa Pereira, é o que lhe “dá prazer”. “É por isso que faço isto, não concebo a publicação de livros deste cariz de uma forma economicista, tem de ser feito com amor, com gosto pelo que se faz”.

A Casa da Cultura acolhe a partir de amanhã, e até dia 16, a exposição de pintura “Sobreviver”, da autoria de Isabel Alfarrobinha, Fernanda Calado, Claude Yersim, João Mendão e Manuela Conceição. A mostra, inaugurada pelas 16 horas, vai estar disponível no Espaço das Artes, no primeiro andar, podendo ser visitada entre as 15 e as 19 horas. “20% das vendas revertem a favor da Associação Sobreviver”.

ATÉ DOMINGO Município na Bolsa de Turismo de Lisboa

O município de Setúbal vai estar a promover, até domingo, “o destino e os operadores turísticos” do concelho sadino na Bolsa de Turismo de Lisboa, a decorrer na FIL. Em comunicado, a autarquia explica que, para a noite de hoje, está programada “uma acção de degustação de produtos regionais no Pavilhão da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago”.

Fotografia captada em manifestação de apoio ao 25 de Abril, em 1974

ecoavam na cidade e situações que os autores presenciaram pessoalmente, O SETUBALENSE é citado centenas de vezes". "É possível fazer uma história resumida do jornal através das entradas deste livro”, diz Alberto

Sousa Pereira.

Para José Madureira Lopes, por sua vez, “este é o tipo de livro que nunca está acabado”. “É um manancial de informação, das mais diversas áreas, e o que me faz mover são as histórias que

O momento, que inclui um apontamento musical por Piedade Fernandes, será apresentado por Carlos Lopes e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, dos autores do livro e do autor do prefácio da obra, José Custódio Vieira da Silva. Haverá ainda lugar para a oferta de fotografias antigas de Setúbal. “Na hora de arrumar centenas de fotografias, depois de as ter utilizado para este livro, decidi que as podia oferecer, de forma aleatória, no dia do lançamento do livro”, explica José Madureira Lopes, considerando que “todos os presentes na sessão vão com certeza apreciar este gesto”.

O livro estará à venda no dia do seu lançamento e ficará depois disponível na livraria Hemus, situada na baixa setubalense.

HOJE Trânsito na Av. dos Ciprestes condicionado

O trânsito na Avenida dos Ciprestes vai estar durante o dia de hoje condicionado “devido a uma obra de abastecimento de água no Parque Urbano da Várzea”. A intervenção, que já obrigou, nos dois últimos dias, ao condicionamento do trânsito na Rua Eng.º Henrique Cabeçadas e na Avenida Paula Costa, motiva hoje a interdição da “Avenida dos Ciprestes, nas proximidades da intersecção com a Rua das Águas”.

4 O SETUBALENSE 3 de Março de 2023
“ANAIS DE SETÚBAL”
Camioneta que viria a ser o 1.º autocarro da João Cândido Belo em 1920 Festas a Nossa Senhora da Arrábida na década de 1900 FOTOS: DR
citado centenas de vezes.

SEMANA DA EMPREGABILIDADE

Ministras do Trabalho e da Coesão vão estar no IPS na próxima semana

“Emprego Jovem: Como atrair e reter talento” é o tema do evento que decorre de 6 a 10 de Março

A Semana da Empregabilidade do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) volta ao campus sadino de 6 a 10 de Março, com o evento a trazer à instituição, na próxima semana, as ministras do Trabalho e da Coesão Territorial. Para este ano, em que a semana volta ao formato original depois do interregno provocado pela pandemia, o “Emprego Jovem: Como atrair e reter talento” será o principal tema em discussão. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai marcar presença na sessão de abertura que acontece no dia 6 pelas 10 horas no auditório nobre do IPS. Também Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, estará no instituto pelas 16

horas de 8 de Março, dia em que se inicia a Feira de Emprego que recebe organizações que esperam o interesse dos estudantes. A feira decorre também no dia 9, revela o IPS em comunicado.

Também no campus do Barreiro do IPS acontecem actividades no âmbito da Semana da Empregabilidade. Pelas 14h30 do dia 6 está prevista uma "acção sobre o empreendedorismo e o seu impacto no desenvolvimento local", com Nelma Fernandes, presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No auditório nobre no Barreiro, para o dia 7, pelas 10 horas, acontece o workshop “Ganha destaque através do Linkedin”, conduzido pelos especialistas em marketing digital Marco Gouveia e Rui Patarrana.

“À mesa com…”, que acontece dia 7 no átrio da Escola Superior de Educação do IPS, pelas 15 horas, vai ser uma das actividades que quer possibilitar o "networking e a partilha de conhecimentos e contactos” através de conversas com CEO,

directores de recursos humanos e empreendedores de negócios.

O tema da sustentabilidade vai estar em destaque na sessão de encerramento do programa do Politécnico de Setúbal. Na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS, pelas 10 horas do dia 10 de Março, está marcado um encontro em torno das “Práticas Empresariais pelas Pessoas e pelo Planeta”.

A iniciativa, que é apoiada pela

Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal (AAIPS), à semelhança dos outros anos, realiza a sua nona edição onde se esperam mais de "120 empresas e organizações, através de sessões de apresentação e de recrutamento”, que abrangem as áreas "da Saúde às Ciências Empresariais, passando pela Engenharia e Tecnologia, Ciências Sociais, Educação e Desporto", como explica o comunicado do IPS.

3 de Março de 2023 O SETUBALENSE 5
Festival 'Sons no Montijo' cresce um dia e também de orçamento p6
DR PUBLICIDADE
Ana Abrunhosa e Ana Mendes Godinho vão estar no IPS nos dias 6 e
8
Politécnico recebe mais de 120 empresas e organizações no decorrer do evento

'SONS NO MONTIJO' ARRANCA A 2 DE JUNHO

Festival cresce um dia e também de orçamento

A banda norueguesa Madrugada é cabeçade-cartaz. Mão Morta, Quinta do Bill, Ash Code e Hause Plants anunciados

Oito bandas para três noites de festival. A segunda edição do “Sons no Montijo”, organizado pela Associação Somos Peixinho, cresce este ano mais um dia e também de orçamento. Representa “um investimento à volta dos 70 mil euros”, avançou a O SETUBALENSE Fernando Caria, presidente da Junta de Freguesia de Montijo/ Afonsoeiro, entidade que suporta a totalidade do financiamento.

O evento, que foi apresentado na passada quarta-feira no Cinema Teatro Joaquim d' Almeida, arranca no dia 2 de Junho, com um “warm up” gratuito na Casa da Música Jorge Peixinho, e prossegue nos dias 9 e 10 do mesmo mês na frente ribeirinha da cidade.

Os portugueses Hause Plants e os canadianos Actors abrem o certame e para o segundo fim-de-semana de Junho estão reservados seis concertos. A noite de 9 “será totalmente portuguesa”, com actuações de Mão Morta, Quinta do Bill e Sean Ryley & The Slowriders, anunciou João Peres, da organização. Na terceira e última noite do festival sobem ao palco

ESTE FIM-DE-SEMANA

A edição deste ano do festival foi apresentada no Cinema Teatro Joaquim d' Almeida

a banda norueguesa Madrugada, que “é cabeça-de-cartaz”, além dos italianos Ash Code e do grupo luso Calmness.

Presente na cerimónia de apresentação do evento esteve Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo. O município apoia o festival na vertente logística e o autarca reco-

BREVES

AMANHÃ

A Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA) comemora 110 anos de vida. Para assinalar o aniversário, que cumpriu esta quinta-feira, a instituição leva a efeito já amanhã, a partir das 19 horas, no Largo Conde Ferreira, um churrasco convívio (com porco no espeto e sopa caramela) e um baile com actuação dos Extravagância.

LANÇADA

nheceu méritos e enalteceu o esforço da organização. “Não é fácil montar este tipo de festivais, não é fácil avançar com estas propostas, mesmo com o apoio da Junta ou o apoio, maior ou menor da Câmara Municipal, e temos de dizer com toda a clareza: quem montou este festival, a Somos Peixinho, teve coragem e resistência”,

afirmou o autarca.

A sessão contou ainda com as presenças de Fernando Belo, presidente da Somos Peixinho, Cristina Santos, que substituiu na mesa Fernando Caria – ausente por motivos de saúde – e Gonçalo Moreira, dos Calmness, aos quais se juntou mais tarde Carlos Moisés, vocalista dos Quinta do Bill.

Banda Democrática acolhe batalhas e workshops de dança

“Focus On Dance” dá nome ao evento de dança que vai ter lugar na Banda Democrática 2 de Janeiro, no Montijo, neste fim-de-semana. Amanhã e domingo, entre as 15 e as 20 horas, realizam-se batalhas de competição de dança fresstyle, nas várias vertentes do Hip-Hop. E ainda no domingo, das 10h30 às 15 horas, a iniciativa

contempla workshops de dança. Segundo a organização, as batalhas de competição vão contar também

“com participantes e jurados internacionais”. Sílvio Ferreira, bailarino dos Jukebox Crew e vencedor do Redbull Dance Your Style Portugal 2021, que foi também campeão nacional de Hip-Hop em 2018, integra o trio de

jurados. É acompanhado por Márcio, dançarino luso-angolano, e Troy Banton, bailarino e DJ profissional.

Já os workshops vão ser ministrados por bailarinos com “vasta experiência, dentro e fora do País, o que permitirá aos participantes a aquisição de novas capacidades e ferramentas para o desenvolvimento da

dança”, adianta a organização.

O evento visa também reflectir sobre a “criação de um foco” nesta actividade artística, com “a intenção de motivar a comunidade da dança em Portugal a mover-se e a dinamizar mais as interacções entre vários pontos do País”, sublinha a organização, a concluir.

A Tertúlia Óbvia, entidade gestora da Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos, vai apresentar a programação da temporada tauromáquica deste ano para o Montijo no dia 1 de Abril próximo. Tal como no ano anterior, os cartéis vão ser dados a conhecer na Monumental Montijense. A sessão está agendada para as 11 horas.

6 O SETUBALENSE 3 de Março de 2023 Montijo
DR
SCUPA assinala 110 anos TAUROMAQUIA Temporada apresentada a 1 de Abril
A terceira edição do Festival das Sopas do Vasco da Gama Futebol Clube da Lançada realiza-se já amanhã, com a participação de vários restaurantes que aderiram à iniciativa. O evento arranca pelas 19 horas, na sede da colectividade, e apresenta diversas sopas (à discrição). Os ingressos custam 7,5€ (adultos) e 5€ (crianças). Vasco da Gama dá festival de sopas

Colóquio tauromáquico esta noite no Alfredo Keil com Rui Fernandes, 'Cuqui' e Balé

O Musical Club Alfredo Keil, no Montijo, recebe hoje mais um colóquio sobre tauromaquia. A iniciativa, subordinada ao tema “O triunfo ideal”, junta a partir das 21h30 três nomes bem conhecidos da festa brava: Rui Fernandes,

cavaleiro tauromáquico, Joaquim Ribeiro “Cuqui”, matador de toiros, e Pedro Afra Rosa (Balé), antigo forcado do Grupo de Santarém. A moderação vai estar a cargo de José Cáceres. O colóquio é organizado pela

Escola Taurina do Montijo e pelo Grupo de Forcados Amadores do Montijo, e conta com os apoios de três entidades: Câmara Municipal do Montijo, Junta de Freguesia de Montijo/Afonsoeiro e Montijo Arena.

CENTRO DE SAÚDE DO MONTIJO

PSD apresenta queixa à Provedora de Justiça e ameaça recorrer ao Presidente da República

João Afonso e Pedro Vieira denunciam “caos” na unidade de saúde com números. Director-executivo do ACES tem dados diferentes

Mário Rui Sobral

João Afonso, vereador do PSD na Câmara do Montijo, e Pedro Vieira, líder da bancada social-democrata na Assembleia Municipal, entregaram na passada quarta-feira uma queixa à Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, a “denunciar o caos no Centro de Saúde do Montijo”.

O objectivo, esclareceu João Afonso a O SETUBALENSE, passa por tentar pressionar a tutela para que concretize a contratação de médicos de família.

“Atendendo a que neste momen -

to nem o Ministério da Saúde, nem a Câmara Municipal nem o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho estão em condições de resolver o problema, e atendendo ainda ao facto de estarmos numa situação de ruptura do Centro de Saúde do Montijo, com mais de 35 mil pessoas sem médico de família, tínhamos de subir a parada”, explica João Afonso. “Perante a falência das entidades oficiais competentes para resolver o assunto, a posição do PSD local foi apresentar esta queixa à senhora Provedora de Justiça, para que junto dos órgãos de soberania indague e pressione o Ministério da Saúde para tomar medidas em relação ao Centro de Saúde do Montijo”, reforça.

E caso a situação não conheça desenvolvimentos positivos, o social-democrata faz saber que irá tomar outras medidas. “Se não for resolvido pela senhora Provedora, iremos solicitar, através do PSD, uma reunião

EQUIPAMENTO INAUGURADO

com o senhor Presidente da República para se tentar resolver esta situação.”

O vereador salienta que o problema não se esgota no Centro de Saúde do Montijo. “Mais de 90% de utentes em Canha e Pegões também não têm médico de família. Não só é uma vergonha como um crime em que as principais vítimas são as pessoas mais pobres.”

João Afonso considera que a ruptura na unidade de saúde da cidade “atingiu o auge nos últimos dias com o pedido de transferência de seis profissionais de saúde, a demissão da própria coordenadora da Via Verde do centro de saúde e a saída de três internos de especialidade”. E volta a pedir a demissão do director-executivo do ACES Arco Ribeirinho, Miguel Lemos. “Há muito que deveria ter sido demitido, só a falta de noção do que é o interesse público poderá justificar a sua manutenção no cargo para o qual mostra ser totalmente inepto”, dispara.

Miguel Lemos dá outros números Confrontado por O SETUBALENSE com as declarações do autarca do PSD, Miguel Lemos apresenta números diferentes. “À data, existem no Registo Nacional de Utentes um total de 49 400 utentes inscritos na área geográfica do Montijo (cidade) onde cerca de 27 900 têm médico de família atribuído através de três Unidades de Saúde (UCSP Montijo, USF Afonsoeiro e USF Aldegalega), ficando cerca de 21 500 utentes sem médico de família atribuído”, defende o director do ACES Arco Ribeirinho. E os que não têm clínico atribuído “encontram-se inscritos no serviço de Via Verde”. Os dados reportam-se, porém, a utentes inscritos, deixando de fora alguns milhares de migrantes não registados, de acordo com informação já anteriormente avançada a O SETUBALENSE por profissionais daquele centro de saúde.

O responsável afirma que “na Via Verde a única profissional que pediu demissão foi a respectiva coordena-

dora” que, ainda assim, “mantém as suas funções de médica de família naquela unidade”. Ao mesmo tempo, Miguel Lemos realça outros números. “Apesar da carência de profissionais médicos naquela unidade, a equipa de médicos e enfermeiros e assistentes técnicos que ali desempenham as suas funções produziram em média, nos últimos quatro meses, cerca de 1 660 consultas médicas e cerca de 740 consultas de enfermagem por mês”.

Já quanto às respostas de saúde na zona Montijo Rural, “o total de inscritos é de 6 200 utentes e somente 500 utentes têm médico de família”, admite. “No entanto a população tem acesso a cuidados de saúde, através de uma equipa de profissionais que assegura 30 horas de consultas médicas e 105 horas de consultas de enfermagem semanalmente, cuja actividade representou nos últimos quatro meses uma média diária de 34 consultas médicas e 20 de enfermagem”, conclui Miguel Lemos.

União Mutualista já tem nova clínica a funcionar

Entrou em funcionamento na passada quarta-feira, depois de ter sido inaugurada na véspera, mais uma resposta na área dos cuidados de saúde na cidade montijense. Trata-se da nova clínica da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, que veio reforçar a rede de cuidados médicos no concelho. Instalada no edifício onde funciona a farmácia e os serviços administrativos, a denominada Clínica Mutualista disponibiliza “consultas médicas de clínica geral e assegura a prescrição de credenciais, para exames médicos através do Serviço Nacional de Saúde, para associados e não associados”, disse Pedro Santos, presidente do Conselho de Administração da União Mutualista, logo após ter descerrado a placa de inauguração do espaço em conjunto com o presidente da Câmara

Municipal do Montijo, Nuno Canta. De acordo com o responsável da União Mutualista, a nova clínica vem também engrossar o conjunto de benefícios que são atribuídos aos sócios, como o custo de atendimento no referido serviço. “Para os associados as consultas de clínica geral são 17 euros”, anunciou, para lembrar de seguida outras vantagens que a instituição tem em vigor para os associados. “Descontos na farmácia; médico ao domicílio por 20 euros, no período nocturno, nos dias úteis e com horário alargado para as 24 horas, aos sábados, domingos e feriados nacionais; 5% de desconto nas mensalidades nos serviços de Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Lar, entre outros”, enumerou.

O investimento da União Mutualista foi, de resto, visto com bons olhos por

Nuno Canta, até porque vem complementar a oferta da rede de cuidados de saúde primários que tem sentido alguns problemas nos últimos tempos. “A ideia de termos este espaço e de com ele complementarmos os nossos centros de saúde – e também a clínica privada da CUF – é do nosso ponto de vista uma questão fundamental para se cumprir não só com o que está constitucionalmente definido como também para termos uma maior democratização no acesso a cuidados de saúde”, considerou o autarca.

A inauguração contou ainda com as presenças da vice-presidente da Câmara, Maria Clara Silva, e do vereador José Manuel Santos, eleitas da Junta de Freguesia de Montijo/Afonsoeiro, elementos dos órgãos sociais, funcionários e associados da União Mutualista. Pedro

3 de Março de 2023 O SETUBALENSE 7
Santos e Nuno Canta descerraram a placa inaugural O SETUBALENSE

PROMOÇÃO

Concelho posiciona relação com o Tejo e gastronomia local na Bolsa de Turismo

Alcochete é muito mais do que vista para Lisboa. Vive uma relação com o rio e uma gastronomia de excelência

Humberto Lameiras

“Promover e afirmar, uma vez mais, a marca Alcochete”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, sobre o objectivo da participação do município em mais uma Bolsa de Turismo de Lisboa que está a decorrer na Feira Internacional de Lisboa, até este domingo, 5 de Março.

A participação de Alcochete neste certame acontece em parceria com a Reserva Natural do Estuário do Tejo, pelo que, além de dar a conhecer o território do concelho, visa chamar turismo para viver a relação da cintura estuarina do município. Ao mesmo tempo, quer “promover o turismo gastronómico e o turismo natureza e patrimonial”, sublinha o autarca. “Dar mais sustentabilidade à marca Alcochete”, acrescenta.

Com visibilidade no stand da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e

EMISSORA NACIONAL EM PALCO

Vale do Tejo, Alcochete volta assim a participar na mais importante feira de turismo do País, a qual atrai milhares de visitantes, entre profissionais e particulares, sendo assim uma montra de excelência. E aqui, Alcochete aproveita para “mostrar o que tem de melhor com especial enfoque para a gastronomia, as actividades ligadas ao rio e ainda as oportunidades culturais de que dispõe ao longo do ano”, divulga a autarquia.

Com abertura a 1 de Março, os dois primeiros dias da BTL foram reservados a profissionais da área do turismo, mas, hoje, dia 3, quem quiser pode visitar o stand de Alcochete,

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

entre 17h00 e as 23h00.

Amanhã, 4 de Março, das 12h00 das 23h00, é de aproveitar para conhecer o que de melhor o município tem para oferecer. Até domingo, último dia do certame, dá tempo para passar pelo espaço de mostra entre as 12h00 e as 20h00.

Ainda esta sexta-feira, o stand Alcochete vai ter iniciativas de promoção do concelho, entre elas com o parceiro Takeapic que permite ao público tirar fotos com o espaço do município, é entre as 17h00 e as 21h00. Das 18h30 até às 19h00, é possível saborear a gastronomia local, com a participação do restaurante Salineiro. Das 20h30 às 21h00, decorre a actividade “Promoção do Festisal e das Salinas”.

No sábado, há a “Noite Branca de Alcochete”, com parceria da Química Creativa, das 14h30 às 15h00. Segue-se, das 19h30 às 20h00, o showcooking e promoção da Marca Fogaça de Alcochete com o Chef Fábio Bernardino.

No domingo, o programa é dedicado à promoção de desportos de vento ligados ao Tejo, com a colaboração do Alkitesurf; decorre entre as 15h30 e as 16h00. A seguir, das 16h00 às 16h30, mais um showcooking, desta vez dedicado à promoção dos produtos das Salinas, uma actividade com a participação de Salina Greens.

Praça de Toiros de Alcochete recebe no sábado corrida a favor dos Bombeiros Voluntários

Para ajudar os Bombeiros Voluntários de Alcochete na aquisição de uma nova viatura contra incêndios, a Praça de Toiros do concelho recebe este sábado, 4 de Março, às 16h00, um festival taurino. Uma iniciativa que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcochete.

Em praça vão estar os cavaleiros tauromáticos Gilberto Filipe, Filipe

Gonçalves, Manuel Telles Bastos, Miguel Moura, António Prates e Tristão Telles Queiroz, que vão lidar seis touros da ganadaria Silva Herculano. As pegas estão a cargo dos grupos de forcados amadores de Alcochete e Aposento da Moita. A festa conta com a participação da banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete.

Segundo a autarquia, estão abertas as inscrições para os seniores do concelho, maiores de 55 anos, inscritos nos programas “Seniores mais activos” ao abrigo da Operação Integrada Local Bairro do Passil - Alcochete, projecto Qual(Idade)+, as quais devem ser efectuadas no Sector de Accão Social da Câmara Municipal de Alcochete.

Como eram os programas da rádio e qual a sua importância nas décadas de 30, 40, 50 e 60 em Portugal e no mundo. Este é o argumento do espectáculo “Os Dias da Rádio”, que vai estar a 9 de Março no palco do Fórum Cultural de Alcochete, às 16h00, com entrada gratuita.

O espectáculo da Companhia Rituais dell Arte, concebido, escrito e encenado por Miguel Ruivo Duarte, vai incidir sobre o decorrer de uma emissão fictícia do programa "Aguenta Coração com tanta emoção”.

No palco vai ouvir-se, e neste caso ver, algumas rubricas muito populares da rádio nomeadamente a Rádio Novela, "Eu dou-te o arroz”, um concurso de música, "Os reis da canção da rádio”, um momento de comédia, homenagem a Raul Solnado, aos Parodiantes de Lisboa e, ainda, referências à guerra dos mundos de Orson

Wells e ao sucedido em Portugal na invasão dos marcianos em Carcavelos através de uma invenção de um programa da Rádio Renascença. Quanto à música, vão ouvir-se temas de Júlia Babo, Maria da Graça, Milú, Maria Eugénia, Irmãs Meireles, Francisco José, Tristão da Silva e Madalena Iglésias; um apelo à memória de uns e uma revelação para outros. “Este é um espectáculo que convida o público a viajar pelo tempo, recordando músicas e hábitos próprios deste ambiente da telefonia”, refere a autarquia em sinopse desta actuação da Companhia Rituais dell Arte. Os bilhetes são disponibilizados no dia do espectáculo, organizado pela Câmara de Alcochete, nas bilheteiras do Fórum Cultural, mediante inscrição prévia no Sector de Acção Social, pelo telefone 212 348 646, ou presencialmente.

ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO

do Parlamento dos Jovens do ensino básico

Cerca de 90 participantes vão estar na próxima segunda-feira, 6 de Março, no Fórum Cultural de Alcochete, a partir das 09h30, na sessão distrital do Parlamento dos Jovens, referente ao ensino básico.

Entre alunos e professores vão ser abordados assuntos dentro da temática escolhida para a edição de 2023, ou seja, a “Saúde Mental nos Jovens: que desafios? Que respostas?”.

O Parlamento dos Jovens trata-se de uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

O objectivo desta mega iniciativa é educar para a cidadania; promover o

debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate; proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais.

Com isto pretende-se, entre o mais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria. H.L.

8 O SETUBALENSE 3 de Março de 2023 Alcochete
A rádio de ontem num espectáculo a chamar a memória ou dar a conhecer
Município recebe sessão distrital
DR

“Era uma vez...”. Esta é a fórmula de abertura de tantas e tantas histórias. Agora, foram acrescentados uns pozinhos de perlimpimpim numa oficina criativa que desafia a brincar com os dados dos Story Cubes na Oficina de Escrita. É a 11 de

Março, às 11h00, na Biblioteca de Alcochete. Os Story Cubes representam uma nova forma de contar histórias e de estimular a criatividade de pessoas de todas as idades. Para jogar basta só lançar os nove dados do jogo.

Depois, é usar a imaginação e inventar uma história que ligue as nove faces visíveis dos cubos. Ao desafio juntam-se cartões com emoções e, a partir daí, tudo é possível. Com a duração de 90 minutos, a participação é gratuita, mas obriga a inscrição.

AO VIVO A 11 DE MARÇO

César Mourão na versão cantor no Fórum Cultural

do País. A 11 de Março, este trabalho vai ouvir-se, ao vivo, no palco do Fórum Cultural de Alcochete, às 21h30.

Neste espectáculo, César Mourão apresenta uma nova versão de si próprio no mundo das artes. O homem de cinema, de televisão, da comédia e da apresentação, mergulha agora nas canções e, acompanhado de cinco músicos, vai preencher uma noite que, por certo, será inesquecível.

uma das primeiras salas do País a recebê-lo

No concerto, César Mourão será acompanhado por Guilherme Marinho na guitarra, Jaume Pradas na bateria, Nuno Oliveira em baixo, Diogo Duque no trompete e João Rato no piano.

Pode dizer-se que César Mourão é um artista multifunções. Este ano fica a marcar o lançamento, oficial, da sua carreira musical com um álbum completamente a solo da sua autoria, que será dado a conhecer ao público português de norte a sul

É que se as canções estiveram sempre num plano secundário das actuações do artista, agora vão assumir um relevo maior.

“Talvez não seja nada” é o título, mas também pode ser alguma coisa, e o Fórum Cultural de Alcochete é

Aos 44 anos, o humorista não parte para uma nova fase, antes acrescenta uma nova fase a uma carreira alucinante, mas de sucesso sólido. Em Abril apresentará um concerto em Lisboa, no Campo Pequeno, dia 15, e no Porto na Super Bock Arena, dia 28.

O concerto no Fórum Cultural de Alcochete tem um custo bilhete único de 10 euros.

Opinião Musical

3 de Março de 2023 O SETUBALENSE 9
Jogar e divertir com cubos de história e emoções na biblioteca
PUBLICIDADE
António Ramos
“Talvez não seja nada” dá título ao concerto em que César Mourão é acompanhado por cinco músicos
DR
5596 5598

n.º 1025, de 3 de Março de 2023

O SEGREDO DAS CARTAS

-------Certifico, para efeitos de publicação que, nesta data, foi lavrada, no Cartório Notarial no Barreiro do Dra. Aniana Coelho Serra Bilimória, a folhas cento e vinte e quatro, do Livro cento e setenta e nove -A, de escrituras diversas, uma escritura de justificação, tendo por justificantes:------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------a) João Manuel de Jesus Lobo, NIF 115691677, natural da freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita, casado com Giedre Naginiene, sob o regime da comunhão de adquiridos, com residência habitual e domicílio fiscal na Rua da Vitória, n.º 25, Chão Duro, Moita, portador do cartão de cidadão número 04730713, valido até 05/12/2029, emitido pela Republica Portuguesa; e --------------------

-------B) Maria do Carmo Picarêto Lobo Oliveira, NIF 134809696, natural da freguesia de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, casada com Joaquim Luís de Carvalho Oliveira, sob o regime da comunhão de adquiridos, com residência habitual e domicílio fiscal na Rua de Santa Catarina, n.º 12 A, Arroteias, Alhos Vedros, Moita, portadora do cartão de cidadão número 05339819, válido até 06/06/2029, emitido pela Republica Portuguesa.-------------------------------------------------------------------------------------------------------

E declararam:--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------Que são donos e legítimos possuidores, em comum e sem determinação de parte ou direito e com exclusão de outrém, do seguinte imóvel:----------------------------------

-------Prédio urbano de um piso, para habitação, anexo para garagem, arrecadação e logradouro, com a área total de duzentos e cinquenta e seis virgula cinquenta metros quadrados e superficie coberta de cento e quarenta e sete virgula vinte e oito metros quadrados e logradouro com a área de cento e nove virgula vinte e dois metros quadrados, sito na Rua Pedro Soares, Bairro 1.º de Maio, número 4, Quinta da Lomba, hoje União das freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, (anterior feguesia de Santo André), concelho do Barreiro, ainda por descrever na Conservatória do Registo Predial do Barreiro, inscrito na matriz sob o artigo 1684 da união de freguesia do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, (anterior artigo 1153 da freguesia de Santo André), com o valor patrimonial tributário de € 77.677,95. ----------------

-------Que atribuem a este imóvel o respetivo valor patrimonial.------------------------------------------------------------------------------------

-------Que este prédio faz parte dos prédios rústicos, dos quais é a desanexar:--------------------------------------------------------------------

-------Parte do prédio rústico, quanto à área de cinquenta e seis virgula cinquenta metros quadrados, sito em Marcos da Costa, à Telha, descrito na Conservatória do Registo Predial do Barreiro sob o número mil duzentos e noventa e cinco, da freguesia do Lavradio com aquisição a favor de Francisco António e mulher Ilda Perpetua Guerreiro, pela Apresentação sete, de dezoito de junho de mil novecentos e setenta, inscrito atualmente na matriz predial rústica sob o artigo 5, da secção G da união de freguesia do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena e anterior artigo rústico 51 da freguesia do Lavradio; e -------------------------------------------------------Parte do prédio rústico, quanto à área de duzentos metros quadrados sito no Antigo Pinhal de João António Malacão, descrito na Conservatória do Registo Predial do Barreiro sob o número mil seiscentos e quarenta e cinco, da freguesia do Lavradio, com aquisição a favor José da Silva Gaspar e mulher Maria da Glória Garcez pela apresentação quinze, de onze de outubro de mil novecentos e oitenta e dois e inscrito na matriz predial rústica sob o artigo 13, secção G da união de f eguesia do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena.--------Que em dia e mês que não podem precisar do ano de mil novecentos e setenta e três, os pais dos aqui justificantes Domingos Pedro Lobo e mulher Bazilisia de Jesus Picareta, ambos já falecidos, adquiriram o lote de terreno onde entretanto edificaram o imóvel atrás identificado, através de compra verbal, efetuada aos referidos José da Silva Gaspar e mulher Maria da Glória Garcez, de uma parcela de terreno com a área de duzentos e cinquenta e seis vírgula cinquenta metros quadrados atrás identificado e devidamente delimitado e demarcado. -------------

-------Que, de imediato e ainda nesse mesmo ano de mil novecentos e setenta e três os pais dos aqui justificantes e os demais comproprietários, procederam à divisão verbal do imóvel sendo atribuído, aos pais dos aqui justificantes, Domingos Pedro Lobo e mulher Bazilisia de Jesus Picareta o lote de terreno com a área de duzentos e cinquenta e seis virgula cinquenta metros quadrados atrás identificado já anteriormente devidamente delimitado e demarcado. ------------------------------------------------------------------------

-------Que os referidos Domingos Pedro Lobo e mulher Bazilisia de Jesus Picareta, entraram desde logo na posse e fruição do mesmo imóvel, agindo sempre por forma correspondente ao exercício do direito de propriedade, nomeadamente, edificando-o e utilizando-o para habitação, fazendo obras de manutenção e reparação sempre que se justificava, quer usufruindo como tal o imóvel, quer suportando os respetivos encargos.---------------

-------Que, entretanto, no dia vinte e sete de dezembro de dois mil e catorze, em freguesia ignorada do concelho do Barreiro, faleceu Domingos Pedro Lobo, no estado de casado, sob o regime da comunhão geral de bens com Bazilisia de Jesus Picareta, tendo deixados como herdeiros, sua referida mulher Bazilisia de Jesus Picareta, e seus filhos, João Manuel de Jesus Lobo e Maria do Carmo Picarêto Lobo Oliveira, ora primeiros outorgantes já identificados.-------------------------------------------------------------------------------

-------Que, posteriormente, no dia um de março de dois mil e vinte, na união de freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, concelho do Barreiro, faleceu, a referida Bazilisia de Jesus Picareta, que também usou Bazelísia de Jesus Picareto no estado de viúva de Domingos Pedro Lobo, tendo deixados como herdeiros, seus filhos, João Manuel de Jesus Lobo e Maria do Carmo Picarêto Lobo Oliveira, ora primeiros outorgantes já identificados.----------------------------------------------------------------

TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04 (Chamada Rede Móvel Nacional). Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espirituais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com

CARNEIRO 21.03 a 20.04

No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimentos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente renovados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profissional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver.

VIRGEM 24.08 a 23.09

No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em relação. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias. Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de deceções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

--------------------------------------------------------------------------------

-------Tudo conforme consta do procedimento simplificado de habilitação de herdeiros outorgada em dez de setembro de dois mil e vinte na Conservatória do Registo Predial e Comercia1 da Moita.

-------Que, já no ano de dois mil e dezoito, através do alvará de loteamento número um barra dois mil e treze, de nove de janeiro de dois mil e treze, registado na citada Conservatória pela apresentação seiscentos e quarenta e três, de onze de julho de dois mil e dezoito e seus aditamentos, a Câmara Municipal do Barreiro, veio a autorizar o loteamento e a divisão em lotes, tendo sido atribuído ao lote terreno pertence aos ora justificantes o número vinte e sete - A e constituído pela seguinte forma:----------------------------------------------------------

-------Duzentos metros quadrados, a desanexar da referida descrição mil seiscentos e quarenta e cinco, da freguesia do Lavradio; e------

-------Cinquenta e seis vírgula cinquenta metros quadrados a desanexar da referida descrição mil duzentos e noventa e cinco, da freguesia do Lavradio.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------Que, primeiramente os pais dos aqui justificantes e depois os aqui justificantes, estão na posse do identificado imóvel há mais de vinte anos, sem a menor oposição de quem quer que seja, desde o seu início, posse que sempre exerceram sem interrupção e ostensivamente, com conhecimento de toda a gente, com ânimo de quem exerce direito próprio, sendo por isso uma posse pública, pacifica, contínua, pelo que adquiriram o referido imóvel por usucapião, não tendo assim, documentos que lhe permitam fazer prova da aquisição pelos meios extrajudiciais normais. -----------------------------------------------------------------------------------------------------

-------Está conforme.---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Barreiro, dois de março de dois mil e vinte e três.

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

Conta registada sob o n.º 2/1548/2023

10 O SETUBALENSE 3 de Março de 2023 5538 5537 SOCIEDADE DE NOTÁRIOS NO BARREIRO EXTRACTO
O Setubalense

Necrologia

MARIA ANGELINA LOPES

RAMALHINHO ALELUIA

MISSA DO 14º ANO DE ETERNA SAUDADE

Seu esposo, filha, netos e restante família, vêm por este meio recordar o falecimento da sua ente querida com Eterna Saudade.

Informam que será celebrada Missa, no dia 03 de Março, às 18h00, na Capela de Nossa Senhora da Ordem Terceira de São Francisco e agradecem a quem se dignar a comparecer a este acto religioso.

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Bloco Clínico

Classificados

JOSÉ MARIA DOS

SANTOS MANETA

DN - 13/05/1938 - DF - 16/02/2023

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO

Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h

Sábado: 09.00/12.00h

Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 5629

CARTOMÂNCIA ESPIRITUALIDADE

DESFAÇO TRABALHOS MONTIJO

966733556 (Chamada Rede Móvel Nacional) 5902

Precisa-se M/F serralheiro com experiência de trabalhar com semi-automática e elétrodos e um ajudante. Mecânico de ligeiros e pesados e um ajudante. Dois pedreiros, um ajudante e dois serventes. Em tempo inteiro ou part-time. Pagamento à semana. Perto da estação da CP de Palmela.

Contato: +351 935 594 842 (Chamada Rede Móvel Nacional) 5881

SESSÕES DE

HIPNOTERAPIA E BIOMAGNETISMO MONTIJO

911174149

(Chamada Rede Móvel Nacional) 5902

ACADEMIA DE INSTRUÇÃO E RECREIO FAMILIAR ALMADENSE

Rua Capitão Leitão, 64, 2800-133 Almada - Tel. 212 729 750

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA AVISO CONVOCATÓRIO

Nos termos da alínea a) do artº 26º dos Estatutos CONVOCO

A ASSEMBLEIA GERAL a reunir ordinariamente no próximo dia 23 de Março, quinta-feira, às 18h00, no Auditório Osvaldo de Azinheira, Rua Capitão Leitão, nº 64, em Almada, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS

1- Apresentação, discussão e deliberação sobre o Relatório e Contas da Direção referente ao ano de 2022 e o respetivo parecer do Conselho Fiscal.

2- Proposta de alteração aos Estatutos:

Sua esposa e filhos na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas que se dignaram a acompanhar o seu ente querido à última morada, bem como aos que de outra forma, lhes manifestaram o seu pesar.

a) Pontual ao artº 51º dos Estatutos – horário de funcionamento da Assembleia Eleitoral.

b) Autorização para Renumeração Extraordinária dos Sócios

3- Outros assuntos do interesse da coletividade.

Nos termos dos nºs 1 e 2 do artº 28º dos Estatutos, se à hora marcada não estiver presente a maioria dos sócios efetivos, a Assembleia Geral funcionará, em segunda convocatória, meia hora depois, no mesmo local e com a mesma ordem de trabalhos, qualquer que seja o número de sócios efetivos presentes.

Almada, 1 de Março de 2023

Mesa da Assembleia Geral Presidente Higino José Pereira dos Santos

3 de Março de 2023 O SETUBALENSE 11 PUBLICIDADE 5173
5880
S. FRANCISCO - AGRADECIMENTO
5903

Região

LITORAL ALENTEJANO

Politécnico de Setúbal em Sines rumo à construção

da futura Escola Superior

Visita realizou-se com o objectivo de aprofundar contacto com realidade local e investimentos em curso

Deslocou-se até Sines uma comitiva do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), juntamente com várias empresas da região, com o intuito de apresentar as linhas orientadoras para a criação da futura Escola Superior na cidade do Litoral Alentejano, pretendendo também de aprofundar o contacto com a realidade local e com os investimentos realizados no concelho sineense.

Cerca de 30 docentes do Politécnico, acompanhados por representantes dos estudantes, compuseram o grupo de trabalho que foi recebido pelo presidente da autarquia sineense, Nuno Mascarenhas. O autarca tem acompanhado de perto o desenvolvimento do projecto, que faz parte de um protocolo de colaboração, assinado pelas duas entidades em Julho de 2021.

Nuno Mascarenhas considerou que este projecto é essencial para o futuro da região e para a qualificação dos jovens de Sines. "Este é um projecto crítico para o sucesso de muitos dos investimentos em curso, e é igualmente essencial para o desenvolvimento da região do Alentejo Litoral. Para além do contributo que

SANTIAGO DO CACÉM

Nuno Mascarenhas considera que este projecto é essencial para o futuro da região e para a qualificação dos jovens

o IPS pode trazer ao nível das qualificações dos jovens de Sines e da região, a instalação de uma Escola Superior em Sines é essencial para a fixação de investimentos intensivos em recursos humanos, em tecnologia e com potencial de investigação e desenvolvimento", disse, realçando que este é o caminho a seguir perante

“ELA LOBO”

Companhia Teatro da Terra apresenta novo espectáculo de Maria João Luís

os desafios demográficos. "É muito importante que nos apropriemos deste projecto como um objectivo regional, justamente por ser mais um passo para que possamos iniciar, em conjunto, o combate aos desafios demográficos com que muitos territórios se têm debatido", concluiu.

Já Rodrigo Lourenço, vice-presi-

dente do IPS, assegurou que a instituição pretende contribuir para o desenvolvimento regional. "O IPS está fortemente empenhado no projecto da criação de uma Escola Superior em Sines. Um projecto que queremos que seja, acima de tudo, um contributo efectivo para o desenvolvimento regional", rematou.

Investimento de 18 milhões de euros na criação de um hotel em Santo André

Futura unidade hoteleira na Praia da Costa terá quatro estrelas e prevê abrir portas no Verão de 2024

Um novo hotel, de quatro estrelas, vai ser construído pelo Grupo Mercan na Praia da Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém,

num investimento de 18,2 milhões de euros.

Em comunicado enviado à agência

Lusa, o Grupo Mercan Properties indicou que esta futura unidade hoteleira será o seu “primeiro projecto no litoral alentejano e o terceiro” em todo o Alentejo, devendo “abrir portas no Verão de 2024”.

Localizado em plena costa alentejana, o novo hotel representa um investimento de 18,2 milhões de euros e vai criar cerca de 50 postos

de trabalho, durante os 14 meses de construção, e à volta de 30, na fase de operação.

O futuro empreendimento vai ‘nascer’ num edifício já existente, que será reabilitado, a 300 metros da praia, e terá “uma área bruta de construção de cerca de 2.600 metros quadrados e um total de 44 quartos e suítes”, adiantou.

Além das comodidades próprias de um hotel, a unidade, cujo projecto é da autoria da arquitecta Sofia Reis e o

interior da empresa Nanodesign, vai dispor ainda de uma piscina no topo do edifício, ginásio, restaurante e bar.

O novo hotel “foi pensado ao mais ínfimo pormenor, integrando toda a essência do Alentejo nas suas instalações modernas e sofisticadas, quer pelo uso dos materiais da região, quer pela incorporação dos dourados das searas na decoração dos espaços”, revelou o presidente da Mercan Properties, Jordi Vilanova, citado no comunicado. Lusa

Peça vai estar

em exibição entre 9 e 18 de Março no Fórum Cultural do Seixal

A companhia Teatro da Terra vai estrear no dia 9 de Março o novo espectáculo da encenadora Maria João Luís. A peça “Ela Lobo” estará em exibição até 18 de Março, de quinta a sábado sempre pelas 21h30, no Fórum Cultural do Seixal.

Maria João Luís contará com a colaboração de Sílvia Figueiredo, num texto da autoria de Ana Lázaro, que tem a cenografia a cargo de Daniela Cardante. Esta produção do Teatro da Terra conta com a co-produção da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, do Teatro Municipal de Bragança e do Centro Cultural Raiano. A peça para maiores de 12 anos conta a história de duas mulheres desaparecidas dentro de uma floresta, que “acordam e adormecem para regressar aos mesmos medos, aos mesmos uivos, à mesma insónia, na mesma noite”.

São descritas como duas predadoras que “corriam pela cidade até que as pernas ficaram maduras e apodreceram de vez, incapazes de resistir aos parasitas que as consomem a partir de dentro”. São duas fêmeas com “memórias de crias e de flor a germinar numa estufa onde são limpas, podadas e vigiadas para que não se tornem pragas selvagens e descontroladas”. Na sinopse apresentam-se ainda como duas mulheres “sem nome, daninhas, que desapareceram para não comprometer a biosfera”, justificando este comportamento porque “uma mulher daninha pode contagiar uma floresta inteira”.

12 O SETUBALENSE 3 de Março de 2023
DR

População de Coina pede reabertura da extensão de saúde

A Comissão de Freguesia de Coina do PCP entregou no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho e na Câmara Municipal do Barreiro um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas pela reabertura da Extensão de Saúde de Coina. Em comunicado,

a comissão explica que em Março de 2023 faz três anos que a população da freguesia de Coina deixou de ter a sua extensão de saúde, primeiro para reafectação aos serviços de atendimento médico a casos suspeitos de covid-19 e, posteriormente, para

centro de vacinação concelhio. No documento é pedida a reabertura da extensão de saúde em regime de permanência e a contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, para que o serviço tenha uma efectiva capacidade de funcionamento.

SESIMBRA

discoteca

Suspeito fugiu do local do crime, mas foi localizado pela GNR e detido pela Polícia Judiciária de Setúbal

Um homem com 43 anos tentou matar a tiro dois seguranças que o expulsaram de um espaço de diversão nocturna na Quinta do Conde, em Sesimbra, na madrugada do passado domingo. O suspeito foi presente a tribunal e viu o Juiz de Instrução Criminal aplicar a medida de coacção mais severa, prisão preventiva. O homem está indiciado de dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada. O suspeito fugiu, foi localizado ainda na mesma noite pela GNR na zona da Gâmbia, e detido pela Polícia Judiciária de Setúbal.

O caso ocorreu na madrugada de domingo. O suspeito, cliente no espaço de diversão nocturna discutiu com o staff da discoteca, alegando que lhe tinham roubado a bebida e queria tirar satisfações com a gerência. Foi então expulso pelos seguranças do espaço. No exterior, o suspeito dirigiu-se à sua viatura, onde tinha uma arma de fogo e regressou ao espaço, disparando três vezes contra a porta onde os seguranças se encontravam. A arma do suspeito, uma pistola de alarme transformada, rebentou na mão deste após disparar três vezes contra as vítimas, que não foram atingidas. Foi por esta razão que não disparou mais vezes.

O homem acabou por fugir do local, mas as vítimas anotaram a matrícula da sua viatura e deram conta à GNR que acorreu ao espaço. Os militares conseguiram localizar e interceptar a viatura e o suspeito ainda na mesma madrugada em Setúbal, na zona da Gâmbia.

A PJ foi chamada ao local e deteve o homem, fora de flagrante delito, que tinha na sua posse parte da arma que usou para disparar.

Foi com surpresa, mas também alegria e orgulho que soube da minha nomeação como Figura do Ano de 2022 pela redacção de O SETUBALENSE. A idoneidade e isenção dos nomeadores trazem acrescida responsabilidade ao nomeado, aqui mero escriba.

E por essa designação ser de peso, necessita que se faça mais justiça sobre ela, e se lancem alguns avisos aos nossos leitores.

A justiça faz-se repartindo o mérito com equidade, pois como é evidente à saciedade, desde os Heróis da Antiguidade, ninguém comete proezas sozinho.

Portanto, nesta saga estive muito bem acompanhado pelos restantes membros dos Órgãos Sociais da AISET, do Conselho de Fundadores presidido por Antoine Velge, aos membros das duas direcções em que tenho exercido mandatos e ao reduzido staff profissional da Associação, sem esquecer naturalmente a Secil, a empresa em nome da qual exerço este mandato.

Mas nada teria sucedido sem o empenho de todos os deputados eleitos pelo distrito, por todos os partidos, com acréscimo de labor e responsabilidade, por suportarem o Governo, dos deputados, ou melhor, das deputadas do PS. Acompanharam estes eleitos todos os autarcas e candidatos a autarcas com quem mantivemos inúmeras conversações. No poder, ou na oposição, todos entenderam a situação e pugnaram pela sua resolução, designadamente no âmbito da AMRS.

Muitos empresários, profissionais liberais e quadros de grandes empresas nos estimularam com o seu incentivo. Presidentes do IPS ou da FCT foram essenciais, pelo que os invoco pelo nome: Pedro Dominguinhos, Ângela Lemos, Virgílio Cruz Machado.

Outros parceiros sociais como a ACISTDS, os cidadãos do Movimento Pensar Setúbal ou a Cáritas Diocesana de Setúbal juntaram a sua voz a este clamor, o mesmo sucedendo com as estruturas sindicais distritais da UGT e da CGTP.

Além destes intervenientes institucionais, que tinham mandatos e poderes para exercer, duas pessoas foram determinantes para o desfecho do processo: Maria Amélia Antunes, jurista e ex-autarca e Guy Villax, presidente da empresa Hovione, também associada da AISET.

O SETUBALENSE, na pessoa do diretor Francisco Rito, foi um cons-

OPINIÃO

Nuno Maia Silva

A propósito de uma nomeação

tante e providencial apoio a esta causa, e com ele todos os jornalistas e meios de comunicação social da Península.

Perante tanta gente e tantas vontades coube-me, de forma algo aleatória, o papel de dínamo e baluarte, mesmo em alguns dias em que quase tudo parecia já perdido.

Inspirado pelo imortal verso de Rudyard Kipling “Se puderes defrontar o Triunfo e o Desastre / como iguais impostores que são” fiz por não desistir. Parece que valeu a pena.

Feita a elementar justiça, subsiste a necessidade de alguns avisos: ganhámos uma justíssima batalha, mas não ganhámos ainda a guerra do nosso desenvolvimento. Esta NUTS Península de Setúbal só surtirá efeito prático após 2027, talvez mesmo só em 2030. Até lá - invocando a pergunta retórica do amoral revolucionário Lenine - o que fazer?

A meu ver, temos que manter o

essencial da solução que nos permitiu aqui chegar: concentrar esforços, articular vontades, sacrificar o acessório pelo essencial. Insistir, persistir, resistir. Até 2030 faltam 7 anos, em que precisamos recuperar da carência de investimento público e privado na Península. Precisamos abraçar e vencer os desafios da descarbonização, da digitalização, da inclusão social e da falta de Capital Humano com as qualificações necessárias.

É necessário, portanto, que de hoje até ao final da década sejam encontrados mecanismos de apoio intermédio que permitam financiar selectivamente, através de avisos dedicados, comparticipações majoradas ou programas especiais alguns investimentos prioritários na Península.

Sabemos, de experiência feita que, nos anteriores quadros comunitários, o País não conseguiu executar integralmente os Fundos que tinha à sua disposição. Muito provavelmente, o mesmo sucederá com o actual PT2030 e com o PRR. Há que antecipar essa possibilidade e renegociar, nos quadros legais existentes, alguma reprogramação de fundos, que podem, e devem, ser canalizados para a novel NUTS II Península de Setúbal.

A AISET fará a sua parte, no que respeita ao necessário desenvolvimento industrial, no âmbito da definição da estratégia de especialização inteligente a vigorar no próximo quadro comunitário de apoio na nova NUTS II.

Com duas ou três honrosas e pontuais excepções, como as dragagens do Sado ou a A33, não houve qualquer investimento público relevante em infraestruturas neste território nas ultimas duas décadas, para além daquele que as Autarquias conseguem fazer.

Há, quase estruturalmente, uma gritante falta de coordenação das políticas públicas, entre Educação, Saúde, Habitação, Transportes, Formação, Segurança Social. Não é um tema deste ou daquele Governo, é uma questão de falta de visão e integração que nos conduz às lamentáveis situações da rede hospitalar regional, dos inomináveis bairros sociais, da persistência inconcebível de alguns milhares de habitantes da Península em situação de exclusão económica e social continuada, da obrigação de dezenas de milhares de pessoas terem que fazer deslocações pendulares insustentáveis para a Margem Norte do Tejo.

Aqui, entre Tejo e Sado, temos quase tudo: Serra e Mar, pesca tradicional e actividade portuária de excelência, Turismo, Ambiente e Indústria, bons vinhos e bons queijos, o bom hábito de correr toiros bravos no Montijo, na Moita ou em Alcochete. Temos golfinhos e ostras, maçã riscadinha, auto estradas e vias férreas, empresas competitivas e exportadoras, instituições de ensino superior e investigação científica. Temos pessoas, mais jovens e com mais qualificação do que a média do país.

O que nos falta, para ser um destino turístico relevante, complementar à capital, uma zona industrial de referência, um pólo logístico de excelência, uma zona de praia, natureza, qualidade de vida urbana invejável para qualquer outro cidadão nacional?

Faltará quem possa e queira servir a Península com humildade, empenho e dedicação?

Este exemplo da NUTS Península de Setúbal demonstra bem que, por vezes, por vezes, é possível tornar um sonho em realidade.

Que não se ajoelhem os habitantes desta Península.

Post Scriptum: Nesta nota final desejo felicitar vivamente os outros nomeados como Figuras do Ano –Ângela Lemos, Pedro Dominguinhos, António Mendonça Mendes e Danilo Ferreira, a quem desejo sucesso na prossecução das nobres e complexas missões a que estão cometidos. Desejo também deixar uma palavra de congratulação pela nomeação do projecto de Refinaria de Litio Aurora como facto económico do ano, pelo que significa para a revitalização industrial de Setúbal e para a Sustentabilidade em geral.

3 de Março de 2023 O SETUBALENSE 13
Director-geral da AISET
Ganhámos uma justíssima batalha, mas não ganhámos ainda a guerra do nosso desenvolvimento
Prisão preventiva após tentar matar a tiro seguranças de
Rogério Matos

BONFIM É PALCO DE CLÁSSICO DO FUTEBOL PORTUGUÊS

Vitória ávido de pontos defronta Belenenses em duelo de históricos

Sadinos venceram lisboetas nos dois últimos duelos travados em Setúbal: 3-0 em 2017/18 e 2-0 em 2016/17

Exactamente cinco anos e um mês depois de Vitória e Belenenses se terem defrontado pela última vez em Setúbal, os dois clubes voltam este domingo, a partir das 19 horas, a medir forças no Estádio do Bonfim. A contar para a 21.ª jornada da série B da Liga 3, os sadinos, que chegam a este encontro moralizados pelo êxito na ronda anterior (1-2 na casa do Real), vão tentar repetir o triunfo alcançado a 5 de Maio de 2018, dia em que ganharam 3-0 ao conjunto do Restelo.

Nesse dia, curiosamente também a contar para a 21.ª ronda do campeonato de 2027/18, a equipa então treinada por José Couceiro viu Edinho, no último minuto da primeira parte, inaugurar o marcador. Após o intervalo, os tentos apontados por João Amaral e João Teixeira confirmaram a conquista dos três pontos, que, na altura, interromperam um jejum de três meses e meio (11 jornadas) que levavam sem vencer.

Volvidos cinco anos a realidade de Vitória e Belenenses é hoje bem diferente. A partida marca a despedida dos verdes e brancos dos jogos em casa na fase actual da competição. Há várias semanas que a equipa sabe que vai lutar pela permanência, facto que a mantém consciente de que todos os pontos agora amealhados vão contar para a fase da manutenção. Em melhor posição estão os azuis que podem garantir neste jogo a presença na fase de subida.

Os últimos duelos travados com os lisboetas quando os dois clubes estavam na I Liga trazem boas memórias aos setubalenses. Em 2017/18, além do 3-0 na condição de visitado, os sa-

dinos impuseram uma igualdade (1-1) no Restelo. O defesa Nuno Pinto foi o autor do golo da equipa vitoriana, que tinha chegado ao intervalo em desvantagem no marcador com um golo na própria baliza de Gonçalo Paciência.

A provar a tendência positiva no histórico recente com os azuis estão também os desfechos verificados em 2016/17, penúltima temporada em que os dois conjuntos mediram forças no escalão principal. Com 2-0 em

Setúbal na ronda inaugural do campeonato e 1-2 no Restelo na 18.ª, os sadinos, também comandados por José Couceiro, saíram 100% vitoriosos dos embates travados nessa época com os azuis.

No encontro disputado no Estádio do Bonfim, a 14 de Agosto de 2016, André Claro, numa grande penalidade convertida na primeira parte do jogo, inaugurou o marcador, que viria a sem ampliado no segundo tempo

por Frederico Venâncio. No Restelo, a contar para a 18.ª jornada da I Liga, o avançado Edinho, autor de um bis, foi o herói do encontro, ganho por 1-2, realizado a 22 de Janeiro de 2017.

Depois de muitas décadas na elite do futebol português, a realidade de lisboetas e sadinos, que competem agora no terceiro escalão do futebol nacional, é hoje bem diferente da que tiveram no passado, mas esse facto não esmorece o cariz especial que

existe em torno de um clássico do futebol português, que já foi jogado mais de centena e meia de vezes ao longo da história.

A última dessas vezes aconteceu a 27 de Novembro de 2022, dia em que, a contar para a 10.ª jornada da Liga 3, os sadinos não conseguiram impedir a derrota, por 2-1, no Restelo. Depois de os anfitriões se terem adiantado no marcador por Flavinho Júnior (16 minutos), o Vitória empatou por intermédio de José Semedo (50). Aos 84, João Costa fez o golo que deu o triunfo aos lisboetas num jogo em que os sadinos terminaram com 10 jogadores devido à expulsão de Aloísio Neto (89).

Entre jogos a contar para o escalão principal (128), Taça de Portugal (10), II Liga (2), Taça da Liga (1), Liga 3 (1), Campeonato de Lisboa (9) e Campeonato de Portugal (10), em que estas duas últimas estão nos primórdios do futebol em Portugal, Vitória e Belenenses já se defrontaram em 161 ocasiões. Apesar de nos encontros recentes os sadinos levarem vantagem, no cômputo geral, os azuis têm o saldo positivo do seu lado: 80 triunfos, 39 empates e 42 derrotas.

Na classificação actual, quando faltam realizar duas jornadas para o final da fase regular, o Vitória, que chega a este jogo depois de ter vencido (2-1) no reduto do Real, ocupa o 9.º lugar, com 20 pontos (os mesmos que o adversário da ronda anterior). A proximidade de várias equipas (Académica e Fontinhas, ambas com 19 pontos, e Moncarapachense, com 17) obrigam os sadinos a amealhar pontos para não correrem o risco de ser ultrapassados.

Ainda com seis pontos em disputa – depois da recepção ao Belenenses, os setubalenses visitam a casa do vizinho Amora, actual líder da competição –, o Vitória ainda acredita que pode chegar ao 7.º lugar, que é ocupado pelo Oliveira do Hospital, com 23 pontos. Já há algum tempo fora do alcance dos sadinos estão aos azuis do Restelo, que estão no 3.º lugar, com 35 pontos.

14 O SETUBALENSE 3 de Março de 2023 Desporto
Ricardo Lopes Pereira
DR
No jogo da primeira volta, Vitória não conseguiu impedir o triunfo (2-1) dos azuis

Amora continua à procura dos primeiros pontos na Liga BPI

Depois de uma paragem devido aos compromissos das selecções, a Liga BPI está de regresso com a realização da 14.ª jornada que vai levar o Amora até Ourém para defrontar o Atlético Ouriense, que segue em 7.º lugar com 12 pontos. As amorenses, que estão

em último lugar com zero pontos, fizeram alguns ajustes na equipa com o objectivo de melhorem a sua posição e no próximo domingo vão estrear mais uma jogadora, a brasileira Nara da Costa, de 27 anos, que nas duas últimas temporadas jogou em França e anteriormente

nos Estados Unidos. Para a 2.ª Divisão Nacional, a Racing Power, que lidera de forma isolada a fase de apuramento do campeão, recebe o Gil Vicente no sábado, às 15 horas, no Campo da Boa Hora, em Arrentela, em jogo relativo à 7.ª jornada da competição.

FUTEBOL DISTRITAL

Barreirense desloca-se à Trafaria

onde defronta adversário complicado

Comércio Indústria e Olímpico do Montijo

jogam em casa mas também não deverão ter tarefa fácil

Disputa-se no domingo mais uma jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, precisamente a 23.ª que tem um jogo com início marcado para as 18 horas, o Olímpico do Montijo – Grandolense, enquanto os outros começam à hora habitual (15h 30m).

O começo mais tardio do jogo no Campo da Liberdade tem a ver com a realização às 15 horas de um encontro de futebol feminino entre a equipa montijense e o Juventude de Évora a contar para a 5.ª jornada da Taça Nacional de Promoção.

Nesta jornada, no que respeita ao trio da frente, há duas equipas a jogarem em casa [Comércio Indústria e Olímpico do Montijo] e uma a jogar fora, o Barreirense. Mas, independentemente disso tudo aponta para que qualquer uma dela não tenha tarefa fácil.

O Barreirense, que na jornada anterior empatou em casa com o Moitense, vai querer certamente redimir-se e isso passa naturalmente pela conquista dos três pontos mas para os conseguir terá que se apresentar ao seu melhor nível porque o adversário vem de duas vitórias consecutivas, a última das quais, obtida na jornada anterior em Alcochete, conta com o forte apoio da sua massa associativa e como todos sabem é

LIGA 3 Vitória do Amora pode garantir primeiro lugar na Série B

Nos restantes jogos da jornada sobressaem dois; o Quinta do Conde – Monte de Caparica porque se defrontam os dois últimos classificados e o que se vai realizar na Costa de Caparica entre Pescadores e Charneca, por se tratar de um dérbi entre equipas vizinhas.

Eis o quadro completo dos jogos da 23.ª jornada: Quinta do Conde - Monte de Caparica; Trafaria - Barreirense; Comércio Indústria - Banheirense; Águas de Moura - Alcochetense, Pescadores - Charneca de Caparica; Moitense - Amora B; Palmelense - Sesimbra; Vasco da Gama - Botafogo; Olímpico do Montijo -Grandolense.

Vitória “B” desloca-se a Lagameças

Barreirense desloca-se no domingo à Trafaria

sempre muito complicado jogar na Trafaria. Se entrasse no Totobola era jogo para tripla.

O Comércio Indústria porque é vice-líder e acredita que ainda pode chegar mais acima na tabela classificativa vai estar certamente atento ao desenrolar do jogo da Trafaria e ao mesmo tempo a jogar com o objectivo de alcançar a vitória. O Banheirense está moralizado pela vitória da última jornada sobre o Olímpico do Montijo e no jogo da primeira volta impôs um empate (1-1) aos sadinos mas estes a jogarem na Bela Vista apenas consentiram dois empates,

CAMPEONATO DE PORTUGAL

tudo o resto foram vitórias. Por isso, o mais provável é que venham a somar mais uma.

O Olímpico do Montijo, que está a passar por uma acentuada crise de resultados, quando entrar em campo já conhece o resultado dos adversários mas isso não deverá ter qualquer influência no jogo que vai querer ganhar, por razões óbvias, só que vai ter pela frente um adversário que tem vindo a subir de rendimento e já não perde há três jornadas consecutivas. Será um jogo de prognóstico reservado, onde tudo pode acontecer.

Na fase final da segunda divisão disputa-se a terceira jornada sendo de destacar a recepção do Seixal [que conta por vitórias os jogos disputados] ao Juventude Sarilhense [que ainda não perdeu nesta fase], assim como a deslocação do Vitória “B” às Lagameças e o confronto entre Alfarim e U. Santiago, onde a equipa da casa vai procurar a primeira vitória.

Jogos da 3.ª jornada: Fabril “B” – Almada; Seixal - Juventude Sarilhense; Lagameças - Vitória “B”; Alfarim - U. Santiago.

Taça Distrital

Na Taça Distrital joga-se a segunda jornada com a realização dos seguintes encontros: Santo André – Sporting Vinhense; Pinhalnovense – Ginásio de Corroios; Samouquense – Pelezinhos; Afonsoeirense – Zambujalense; Paio Pires – Melidense.

Fabril e Oriental Dragon defrontam-se no domingo à procura da vitória

Desportivo Fabril e Oriental Dragon vão defrontar-se no próximo domingo, às 15 horas, no Estádio Alfredo da Silva, em jogo que está a ser aguardado com grande expectativa, devido ao interesse que ambos

têm no campeonato.

O Fabril mudou recentemente de treinador e contratou dois jogadores bastante experientes com o objectivo de chegar ainda ao segundo lugar para poder disputar a subida

de divisão e o Oriental Dragon está a fazer uma recuperação sensacional, com quatro vitórias nos últimos jogos disputados, na tentativa de fugir à despromoção.

Tendo em conta os objectivos e a

ambição de cada um a vitória é o único resultado que interessa a ambos. Se alguém a vai conseguir ou não é uma incógnita. A avaliar pelas mais recentes incidências, este é um jogo onde tudo pode acontecer.

O Amora, que assumiu a liderança da Série B após a excelente vitória alcançada no último domingo sobre o Caldas, joga amanhã, às 15 horas, no Estádio José Arcanjo, em Olhão, com o Moncarapachense, o último da tabela classificativa.

Será um jogo entre duas equipas que lutam por objectivos diferentes mas ambas com a sua situação já definida, o Amora com presença já garantida na fase da subida e a equipa algarvia na fase de manutenção e descidas.

Frente a frente vão estar o primeiro e o último classificado que se encontram separados por 25 pontos, diferença bastante acentuada que é também indicativa da tendência e do rumo que o jogo deve tomar.

Os amorenses apresentam-se claramente como favoritos mas o jogo pode valer muito mais que os três pontos porque se a U. Leiria, que nesta jornada joga nas Caldas da Rainha, perder, os pupilos de João Pereira garantem desde logo o primeiro lugar na série que traz naturalmente algumas vantagens em relação aos adversários que irá defrontar no play-off da subida.

Por esta razão os ”azuis da Medideira” prometem dar tudo para saírem vitoriosos do encontro porque é efectivamente único resultado que lhes interessa.

Por curiosidade, recorda-se que no jogo da primeira volta realizado no Estádio da Medideira o Amora goleou a equipa algarvia por 6-0.

3 de Março de 2023 O SETUBALENSE 15
DR

MARÉS TEMPO

HOJE 17º 16º 3º 4º AMANHÃ 00:25 - 2.8 m - Preia-mar 06:45 - 1.3 m - Baixa-mar 12:56 - 2.7 m - Preia-mar 18:52 - 1.3 m - Baixa-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 00:10 - 2.7 m - Preia-mar 06:35 - 1.3 m - Baixa-mar 12:42 - 2.6 m - Preia-mar 18:39 - 1.3 m - Baixa-mar SESIMBRA 00:08 - 2.7 m - Preia-mar 06:32 - 1.3 m - Baixa-mar 12:38 - 2.6 m - Preia-mar 18:35 - 1.3 m - Baixa-mar ALMADA 00:44 - 3.0 m - Preia-mar 06:53 - 1.4 m - Baixa-mar 13:15 - 3.0 m - Preia-mar 19:00 - 1.4 m - Baixa-mar
Céu parcialmente nublado Céu nublado por nuvens altas 5599 5901 5597
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.