O Setubalense - o seu diário da região nº 1023 de 01 de Março de 2023

Page 1

Setúbal Hospital tem nova unidade de internamento nas urgências p4

Politécnico de Setúbal vai passar a ter cursos

BARREIRO Inquérito procura conhecer comércio do concelho p6

ENTREVISTA Maria João Regalo realça capacidade dos TCB p7

SESIMBRA Programa mostra património cultural p12 DR

contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173 O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO QUARTA-FEIRA, 1 DE MARÇO DE 2023 PREÇO 1€ | N.º 1023 | ANO VI | 5.ª SÉRIE
doutoramento Governo aprovou "velha" reivindicação dos Politécnicos. Mudança passa também pela designação em inglês: Polytechnic University p3
de
sábado
QUINTA DO CONDE Este
vão cair "bombas" de sementes na zona urbana da freguesia p13

Abertura

M

Rua Vale de Choupos sem trânsito durante a manhã

Os refugiados…

cha também se morre afogado por recusa dos Ingleses e dos franceses. E a maioria dos países ricos necessitam de mão-de-obra – aqui entre nós com o problema da baixa natalidade e do aumento da probabilidade de vida, também necessitamos de mão-de-obra.

Trabalhos de construção do ramal de abastecimento de água vão obrigar à interrupção do trânsito no troço da Rua Vale de Choupos, em Brejos de Azeitão, em Setúbal. A Câmara Municipal, diz em comunicado que o corte, entre as ruas de São Gonçalo e

António Sérgio, vai acontecer na manhã de hoje, entre as 08h00 e as 13h00. O município, pede que a circulação rodoviária possa ser feita, em alternativa, pelas ruas António Sérgio, de São Gonçalo, Francisco de Sá Miranda e Família Bronze.

OPINIÃO

Há vários anos que o Mediterrânio é um verdadeiro cemitério, ninguém fez essa contabilidade, mas são já muitos milhares de pessoas afogadas na sua fuga à procura dum lugar sem guerras ou onde existam condições mínimas para se viver (casa, água, comida e trabalho).

E para tentarem esta procura, pagam o que têm e o que não têm, pois são alvo de organizações de tráfico humano. A Itália diz que não pode dar guarida a tanta gente e a Grécia tem a ilha de Lesbos “atulhada” de migrantes a viverem em condições degradantes.

Toda esta gente foge de nações do centro de África, países com riquezas minerais variadas exploradas, em geral, por grupos organizados e armados que trabalham por conta de gente dos países chamados ricos, onde ninguém ouve os gritos destes explorados e escravizados!

Fez um ano que milhares de ucranianas (mulheres e crianças) fugiram dessa guerra que dura há um ano e que toda a gente teme que se torne global e, perigosamente, atómica! Mas essa corrente migratória foi bem recebida e ajudada porque os países europeus e a América do Norte alimentam essa guerra contra o Sr. Putin “imperador”das Rússias.

ais uma vez os canais da televisão nos deram cenas impressionantes de dezenas de cadáveres a darem à costa na Itália, dum barco que se desfez cheio de imigrantes saídos do norte de África. Duas ou três centenas, incluindo crianças.OPINIÃO

Mário Moura

Há mais de uma década que milhares de famílias dos países da América do Sul caminham quilómetros a caminho do “El-Dourado” dos USA. O último Presidente (Trump) mandou construir um muro de quilómetros para não os deixar entrar e dos muitos que mesmo assim entravam eram presos e as famílias desfeitas.

E não podemos fazer grandes críticas pois até em Portugal temos em mãos o problema de centenas de imigrantes trazidos clandestinamente por traficantes para trabalharem na nossa agricultura sendo tratados também sem respeito pela dignidade humana. Parece que se está fazendo um esforço para resolver essa infâmia. Vejamos!

E não é só no Mediterrânio que se morre afogado nessa procura dum lugar para viver pois no Canal da Man-

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

Por aqui é um problemazinho mas no caso das vagas de fugitivos dos países africanos será que não veem que o problema exige políticas de ajuda financeira e técnica? Para esses países onde se morre de sede e fome e onde impera uma espécie de pirataria para abastecer de pedras e metais preciosos os países ricos. Ninguém ouve nem vê?

O Papa foi ao Congo e ao Sudão precisamente para dar visibilidade à situação, mas não foi suficiente! Presentemente os “media” não largam a guerra da Ucrânia e os problemas dos equilíbrios geoestratégicos e dos negócios e movimento de capitais.

A ONU, com um Conselho de Segurança onde ainda há direito de veto, nada se pode fazer! Será que o valor da vida humana, a sua dignidade, o seu direito a uma vida com capacidade para comer, ter teto e ter direito a educação, deixou de ser uma prioridade, um valor e um direito de todo o ser humano?

É preciso que a guerra não faça esquecer este problema dos atentados à dignidade do homem que nos põe todos num verdadeiro inferno sem paz nem amor.

Médico

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

DELEGAÇÕES

Autor do texto

Híbrido sempre, presencial nunca mais

U

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

MEMBRO

DIREITOS PROTEGIDOS

SIGA-NOS EM:

Durante o período da pandemia e perante as limitações de contacto físico presencial e próximo, legislou-se no sentido das reuniões dos órgãos autárquicos poderem ser realizadas à distância, das mesmas serem gravadas e disponibilizadas ou transmitidas em direto, e de ser permitido, aos cidadãos, que interviessem nessas reuniões, também, em direto ou através de gravação.

A verdade é que independentemente desta legislação alguns Municípios já o faziam e outros mantiveram. Mas, mais uma vez, tenho de referir a realidade do meu, o Seixal, semelhante à de tantos outros, onde a transmissão online das reuniões de Câmara ou da Assembleia Municipal nunca foi aprovada ou permitida. Mesmo durante a pandemia, as gravações não foram disponibilizadas. Aqui, seria interessante perceber porque é que a CDU/PCP defende uma postura diferente daquela que segue em Municípios liderados por executivos de outras cores. Seria interessante perceber porque motivo, por exemplo, deputados da Assembleia

ma das alterações que surgiu durante os períodos de confinamento em que vivemos foi a massificação das reuniões online - que começaram por ser em modo totalmente remoto e passaram, depois, a modo híbrido, ou seja, alguns dos participantes estão presentes no mesmo espaço, enquanto outros estão online. As reuniões nestes formatos sucedem-se, diariamente, em todo o género de organizações. Na Assembleia da República, realizaram-se durante a pandemia, mas ainda se mantêm em situações pontuais, como aconteceu no discurso do Presidente Volodymyr Zelensky ou no debate do Orçamento do Estado, e como ainda acontece nas Comissões, quando entidades são ouvidas, em audição, por videoconferência.Municipal que são, também, deputados na Assembleia da República, não defendem o mesmo tipo de escrutínio dos órgãos nacionais para os órgãos locais. As intervenções, a nível local, dos eleitos do PCP do Seixal não podem ser transmitidas online, mas os seus discursos vergonhosos sobre a Guerra na Ucrânia podem passar em todas as televisões. Hoje, as leis que surgiram durante a pandemia estão a ser revogadas, mas algumas das práticas que se estabeleceram podem ser mantidas e é este o caso da transmissão online das reuniões públicas dos órgãos autárquicos. Por este motivo, e enquanto o Regime Jurídico das Autarquias Locais não é revisto, em prol de uma maior autonomia, descentralização, transparência e proximidade entre eleitos e eleitores, a Iniciativa Liberal apresentou na Assembleia da República uma proposta para consagrar, como prática, a exceção que se criou na pandemia.

Gostava de referir também que o formato híbrido das reuniões é algo que na Iniciativa Liberal já é, recorrentemente, praticado. A última Convenção Nacional teve mais de 2.300 membros inscritos, com cerca de metade a participar de forma remota. Da mesma forma, não existe nenhum Conselho Nacional ou Plenário de Núcleo Local que não seja neste modelo.

Sem grandes custos ou logística complexa, é possível aos Municípios manter esta boa prática, que promove o escrutínio e a transparência, e a maior participação dos cidadãos na política local, que, por definição, é o nível de poder que lhes está mais próximo.

Foi este o objetivo da proposta da Iniciativa Liberal, uma alteração de pormenor, mas que permitirá a entrada, em definitivo, dos Municípios no século XXI. Deputada da

IL

2 O SETUBALENSE 1 de Março de 2023
ASSINANTE WWW.OSETUBALENSE.COM O SEU DIÁRIO DA REGIÃO BARREIRO - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com
FICHA TÉCNICA

Circulação rodoviária cortada na Rua Alves da Silva entre amanhã e sexta-feira

CRIME

Trabalhos de repavimentação vão obrigar ao corte do troço da Rua Alves da Silva (sentido nascente/poente), em Setúbal. A Câmara Municipal informa, em comunicado, que amanhã e sexta-feira, das 08 às 18 horas, os condutores deverão circular

Polícia Judiciaria detém suspeito de homicídio de barman em Setúbal

Homem de 34 anos estava em fuga após agressões e esfaqueamento que levaram à morte de Fábio Abenta

Rogério Matos

A Polícia Judiciária de Setúbal deteve um homem de 34 anos que estava em fuga depois do homicídio de Fábio Abenta, barman num espaço de diversão nocturna na Avenida 5 de Outubro, à facada. O crime ocorreu pouco depois da 01h30 do dia 9 de Setembro de 2022.

O suspeito, “conjuntamente com mais cinco agressores, num primeiro momento, agrediu a vítima com murros, pontapés e garrafas e, num segundo momento, esfaqueou-a, no tórax e abdómen, causando-lhe a morte”, explica a Polícia Judiciária em comunicado.

Fábio Abenta refugiou-se com uma cliente na cozinha do bar, onde dois dos seis agressores entraram e esfaquearam-no com uma faca de cozinha. Os outros quatro suspei-

tos detidos ficaram do lado de fora do balcão do bar e participaram nas agressões a clientes e funcionários, mas não entraram na zona onde Fábio Abenta foi assassinado.

Cometido o crime, os agressores colocaram-se em fuga num Renault Clio de cor cinzenta e com a PSP no local foi transmitida essa informação. Foram empenhados vários meios na localização do carro suspeito, entre os quais a Equipa de Intervenção Rápida que viria a interceptar os suspeitos nessa mesma viatura no Bairro dos Pinheirinhos, a poucos quilómetros do local do crime.

Um dos cinco suspeitos detidos ficou em prisão preventiva por ter, com este agora detido, entrado na cozinha do bar durante o episódio de agressões pelo grupo a funcionários e clientes. Os restantes foram assim libertados pelo Juiz de Instrução Criminal de Setúbal.

A Polícia Judiciária, através da mesma nota, afirma que os suspeitos “actuaram movidos por um espírito de vingança, sustentados na sua superioridade numérica e nos laços familiares que os unem”.

Fábio Abenta, 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade. Era empregado de balcão há vários anos neste bar na Avenida 5 de Outubro e vocalista da banda Neuropsy.

FOTOS: DR

nas ruas de Brancanes e Alves da Silva (sentido poente/nascente) e a Avenida General Daniel de Sousa. Já os transportes públicos deverão utilizar a Avenida São Francisco Xavier e as ruas Batalha do Viso e Alves da Silva (sentido poente/nascente).

APROVADO NO PARLAMENTO

Instituto Politécnico vai ter doutoramentos e passa a designar-se como Polytechnic

University

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai agora ter doutoramentos. A decisão ficou tomada na passada sexta-feira, em Assembleia da República, com a aprovação da uma alteração legislativa que vai permitir a atribuição de doutoramentos por parte do ensino superior politécnico. Em comunicado, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) diz que foi ainda aprovada a “mudança de designação, em língua inglesa, para Polytechnic University”. A proposta do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, acompanhada pelo Partido Comunista Português e pelo Bloco de Esquerda, prevê a alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo e do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, com vista à “Valo-

rização do ensino politécnico, nacional e internacionalmente”.

Ângela Lemos, presidente do IPS, refere esta decisão como “uma importante conquista para o futuro do ensino superior em Portugal”. Adianta ainda que a medida “revela o reconhecimento inequívoco do prestígio e contributo das instituições politécnicas para o aumento das qualificações de nível superior dos portugueses, bem como para a investigação e inovação ao serviço do desenvolvimento das comunidades e das regiões”.

Por entendimento, na semana anterior, da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, os institutos politécnicos vão poder adoptar a designação inglesa,

no “quadro da sua política e estratégia de internacionalização”. O instituto, com quatro escolas no campus de Setúbal e uma no campus do Barreiro, passará agora a chamar-se Instituto Politécnico - Polytechnic University.

Até 31 de Dezembro de 2024 podem ser apresentadas “as disposições necessárias à definição dos requisitos mínimos para a criação e funcionamento de um estabelecimento de ensino como Universidade Politécnica”, tal como explica o comunicado do IPS. “Iremos, pois, lutar para que os requisitos sejam promotores da afirmação do sistema binário e do respeito pela singularidade do ensino superior politécnico”, refere Ângela Lemos.

1 de Março de 2023 O SETUBALENSE 3
Setúbal
PUBLICIDADE ALMADA 265 539 691 SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 BARREIRO 212 047 599 PALMELA 212 384 894 ALCOCHETE 212 318 392 SESIMBRA 265 520 716 OUTROS CONCELHOS 265 520 716 (CHAMADAS REDE FIXA NACIONAL) ANUNCIE NO SEU DIÁRIO DA REGIÃO
Homicídio de Fábio Abenta remonta para o dia 9 de Setembro de 2022
5879

CENTRO HOSPITALAR DE SETÚBAL Urgência Geral conta com nova Unidade de Internamento de Curta Duração

Espaço substitui o Serviço de Observação e está equipado com rampas de oxigénio, camas eléctricas e monitorização constante

INTERVENÇÃO “COMPLEXA” Trânsito na Serra da Arrábida permanece cortado por mais um mês devido a rocha instável

Município vai concluir estudos necessários para a remoção do bloco rochoso que apresenta “uma extensa fissura de afastamento”

O troço da Serra da Arrábida que assegura a ligação entre as praias da Figueirinha e de Galapos vai permanecer encerrado este mês com o objectivo de serem concluídos os estudos necessários para a remoção da rocha de grandes dimensões que apresenta risco de queda.

A decisão de encerrar, por mais um mês, “o troço da Rua Círio da Arrábida localizado entre as duas praias” foi tomada pelo presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, para que sejam também “preparadas as medidas para definir a complexa intervenção”.

Em comunicado, a autarquia sadina explica que, em reunião realizada na segunda-feira à tarde, “com represen-

tantes de entidades com intervenção na área, como a empresa Secil, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Agência Portuguesa do Ambiente, a GNR e a Capitania, o presidente da Câmara, com base na informação obtida dos especialistas, decidiu prorrogar o encerramento até ao final de Março”.

Desta forma, enquanto decorrerem os referidos estudos, entende o autarca que “é preciso manter este corte de trânsito, sendo que a alternativa é usar a estrada superior da Serra da Arrábida, o que se encontra devidamente sinalizado”.

De acordo com a autarquia, André Martins explicou que, “embora consciente do incómodo causado pelo fecho da via à população em geral e nas actividades económicas em particular, é fundamental limitar os riscos existentes, protegendo pessoas e bens”.

O trânsito está, assim, cortado “a todos os tipos de circulação, sejam veículos motorizados ou velocípedes, bem como pedonal”, sendo que, “após a conclusão dos estudos, será prestada informação ao público sobre o plano de execução definido e o que este implica em termos de condicionamento da circulação”.

No início do passado mês, o Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal encontrou uma “rocha de grandes dimensões que apresenta indícios de grande instabilidade e uma extensa fissura de afastamento”.

A situação levou o município a encerrar, a 8 de Fevereiro, o “troço da Rua Círio da Arrábida, a partir do túnel da Praia da Figueirinha, sentido nascente/ponte, e a partir da Praia de Galapos, sentido poente/nascente”.

“Desde então foram realizados os estudos preliminares conducentes à verificação das condições do problema detectado na encosta voltada para a estrada das praias e à definição do plano de intervenção”, explica a edilidade.

Já a resolução do problema “reveste-se de enorme complexidade, dada a dimensão e localização do bloco, em altura, o que impede a utilização de algum tipo de equipamento”.

Além disso, é ainda necessário “retirar as barreiras dinâmicas de contenção daquela arriba, levando a que todo este processo, antes da operação de remoção, se afigure como demorado, envolvendo diversas valências”.

O serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) conta agora com uma nova Unidade de Internamento de Curta Duração, “dotada de 33 camas”, o que representa um reforço de 21 camas relativamente à anterior unidade.

O novo espaço, que “resulta da requalificação da antiga lavandaria”, entrou em funcionamento na quinta-feira, 23 de Fevereiro, “passando a integrar o Serviço de Urgência Geral e a substituir o Serviço de Observação”, explica o CHS em comunicado.

No que diz respeito ao investimento, e apesar de não adiantar nenhum valor, o Centro Hospitalar revela que a nova Unidade de Internamento de Curta Duração do serviço de Urgência Geral, na qual permanecem os doentes em observação até decisão clínica de internamento ou alta”, foi construída com o apoio dos beneméritos Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, “através da doação de um montante avultado, em 2021”.

A O SETUBALENSE, o Centro Hospitalar de Setúbal explicou que a Unidade de Internamento de Curta Duração, ao estar integrada no ser-

viço de Urgência Geral, “é chefiada pelo [médico] Vítor Augusto”, revelando que durante a última semana esteve “tudo a correr de acordo com o previsto”.

O espaço, que “permite aumentar a capacidade de resposta às necessidades dos utentes, com maior qualidade assistencial”, está “equipado com rampas de oxigénio, vácuo e ar comprimido, camas eléctricas e monitorização constante”.

Já para este mês, segundo assegurou o ministro da Saúde a 15 de Fevereiro, está previsto o arranque da obra de ampliação do Hospital de São Bernardo, tratando-se de uma empreitada “que vai demorar cerca de um ano e meio a ser completamente edificada”.

Em visita realizada à unidade hospitalar, na qual estiveram também presentes os presidentes das câmaras de Setúbal, de Palmela e de Sesimbra, Manuel Pizarro garantiu que a obra, reivindicada há vários anos pelos profissionais e pela população, “permitirá instalar com boas condições as urgências de adultos e pediátrica”.

“Um edifício materno-infantil, portanto todo o serviço de partos e serviço pediátrico ficarão muito bem instalados e também libertará espaço dentro do hospital para que outros serviços sejam melhor acondicionados”, disse o governante.

A obra de ampliação do Hospital de São Bernardo representa um investimento superior a 27 milhões de euros e foi adjudicada à empresa Ferreira Build Power, sendo que o respectivo contrato foi assinado em Dezembro último. DR

4 O SETUBALENSE 1 de Março de 2023
Setúbal
Maria Carolina Coelho
DR
Resolução do problema é complexo "dada a dimensão e a localização do bloco rochoso, em altura" Maria Carolina Coelho
Nova unidade tem 33 camas e resulta da requalificação da antiga lavandaria

FACTES 2023

Grupo de teatro do Politécnico convida para primeiro festival académico na cidade

DR

Dez anos de história e vários espectáculos pelo distrito resultam numa semana de peças teatrais por alunos, professores e auxiliares

O grupo de teatro do Instituto Politécnico de Setúbal apresenta FAcTeS – Primeiro Festival Académico de Teatro de Setúbal. De 21 a 27 de Março poderão assistir-se a vários títulos encenados pela comunidade académica.

Há uma década a encenar peças de teatro e recitais de poesia, passaram pelo grupo de teatro académico

centenas de alunos, docentes e não docentes das várias escolas do Politécnico. Em comunicado, dizem cruzar "o teatro de diferentes matrizes com outras artes, fomentar a divulgação da poesia e ter preocupação

especial na promoção de autores de língua portuguesa".

“O teatro tem a capacidade de unir, reflectir e intervir dando sentido à acção de quem nele participa. O teatro alarga horizontes, o teatro faz-nos

pensar!”. O grupo académico usa as palavras "perseverança, heterogeneidade e criatividade" para descrever a energia que depositam na preparação das encenações. Encenações essas que já foram apresentadas nos palcos de Setúbal, Barreiro, Palmela, Baixa da Banheira, Grândola e Lisboa. Durante uma semana, vão ser representadas peças como ‘O fim’ de António Patrício, ‘O incorruptível’ de Hélder Costa, ‘Mataram as searas’ de José Caldeira Duarte e ‘Rousseau’ de Bernard Chartreux e Jean Jourdheuil. Em colaboração com a Universidade Sénior de Setúbal, o grupo teatral estreia as peças ‘História breve da lua’ de António Gedeão e ‘Farsa de mestre Pathelin’ de autor anónimo francês do século XV. ‘Luiza’ vai ser apresentado

em conjunto com o grupo de teatro dos funcionários da Universidade de Lisboa. E em conjunto com o grupo de Estudantes da Universidade de Évora, exibe-se ‘Hamlet – Releituras’.

O fim do festival está marcado para o dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro. Acontece na Casa da Cultura, em Setúbal, com o recital ‘Poesia Inquieta’, ao fim da tarde.

O FAcTeS 2023 tem o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal, da Câmara Municipal de Setúbal, do Teatro de Bolso, da Fundação Inatel de Setúbal, da Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, da Escola de Hotelaria de Setúbal, do Rancho Folclórico das Praias do Sado e da Escola Secundária Sebastião da Gama.

1 de Março de 2023 O SETUBALENSE 5
PUBLICIDADE
Cristiano Ronaldo felicita
“grande”
Zequinha pelos 350 golos marcados pelo Vitória FC p14
5792 5793

COMÉRCIO

Câmara e Associação Empresarial lançam questionário para caracterizar negócios no concelho

Projecto visa promover o crescimento económico local, sustentado na adopção de tecnologias inovadoras no território

Humberto Lameiras

Para melhor responder às necessidades actuais dos consumidores e, ao mesmo tempo, adoptar uma abordagem que garanta o aumento da competitividade do comércio e serviços de proximidade no município do Barreiro, a Câmara Municipal em conjunto com a AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa, está a solicitar aos comerciantes locais que respondam a um questionário que vai “permitir a caracterização do tecido empresarial da cidade”.

Trata-se de um projecto abrangido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que através da auscultação de consumidores, comércio e serviços visa “promover o crescimento económico local, sustentado na adopção de tecnologias inovadoras

Navegar entre Barreiro e Lisboa sem limitações a partir de hoje

A normalidade na ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa é restabelecida hoje, quarta-feira, depois de dois meses com constrangimentos devido a um acidente com um dos navios, informou a empresa Transtejo/Soflusa.

O serviço tem tido limitações desde 4 de Janeiro, quando o navio de passageiros da Soflusa "Gil Vicente", que faz a ligação fluvial entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa, colidiu com uma lancha da Polícia Marítima.

Na sequência do acidente foi aberto um inquérito ao sinistro marítimo para apurar as causas.

Segundo a empresa, face à imobilização temporária do navio, a

oferta de transporte nos dias úteis sofreu uma ligeira redução, não tendo sido possível garantir a realização de todas as carreiras previstas nos períodos de ponta da manhã e da tarde.

A Transtejo/Soflusa destaca, contudo, que a 1 de Janeiro entrou em vigor uma nova lotação, a qual permite transportar mais 100 passageiros em cada viagem.

"Tal medida contribui para minimizar o impacte das perturbações de serviço previstas, as quais foram veiculadas junto do público e das entidades oficiais e autoridades competentes, através dos habituais canais de comunicação", salienta. Lusa

no território”, divulga a autarquia em nota de Imprensa. A isto acrescenta que, a partir deste questionário, “será possível fazer uma caracterização do tecido empresarial, compreendendo, assim, as dinâmicas do mercado local e as características diferenciadoras do mesmo”.

"O desenvolvimento deste projecto irá promover o comércio local do concelho, e com o apoio e contributo dos próprios empresários será possível conseguir uma candidatura mais

sustentada. A cidade do Barreiro está a crescer e este será mais um passo para aumentar a qualidade de vida de quem vive, trabalha ou visita o Barreiro", comenta Rui Braga, vice-presidente da Câmara Municipal.

Este questionário vem na continuidade dos “objectivos específicos” traçados pela Câmara do Barreiro e Associação Empresarial da Região de Lisboa, para a “melhoria da modernização e atractividade da zona do comércio e serviços de proximidade, criação de identidade e imagem comum do Bairro Comercial Digital, aumento das vendas e das receitas do comércio local - em particular pelo aumento das vendas online -, dar visibilidade aos estabelecimentos – também pela sua presença online -, e criar um Bairro Comercial Digital assente em princípios de eficiência, sustentabilidade e inclusão”, refere a mesma nota de Imprensa da autarquia.

O respectivo questionário foi desenvolvido no âmbito do Aviso N.º 12/C16-i02/2023, dos Bairros Comerciais Digitais, com o objectivo de contribuir para a caracterização do tecido empresarial na área do Bairro Comercial Digital do Barreiro.

Autarquia e Instituto do Desporto preparam Movimento Associativo para novos desafios

Com o objectivo de dotar os clubes desportivos com mais ferramentas para se desenvolverem de forma sustentada, a Câmara do Barreiro em parceria como o Instituto Português do Desporto e Juventude promoveram, na passada semana, uma acção de formação dirigida ao Movimento Associativo.

Esta foi a terceira iniciativa no âmbito do programa Clube Top e foi dedicada ao tema “O IRC num Clube Desportivo”. A mesma teve ainda o objectivo de muscular os clubes desportivos com pessoas “devidamente capacitadas, enraizadas nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expectativas dos seus associados”, referiu José Araújo, licenciado em auditoria, que ministrou esta formação.

Com mais de duas dezenas de dirigentes associativos de diferentes entidades do concelho a participarem nesta formação, o vereador responsável pelo pelouro do Des-

porto e Associativismo, Rui Pereira, considerou que esta adesão “vem provar que a iniciativa é uma aposta ganha e que o associativismo percebe isso”.

“Para o município do Barreiro, é da maior importância o investimento na formação dos dirigentes associativos, pois muni-los de novas ferramentas e permitir a actualização de outras, possibilitar-lhe-á uma maior autonomia e melhor desempenho nas comunidades onde se inserem”, afirmou ainda o autarca, que salientou a relevância que estas formações têm para o Movimento Associativo.

“Orçamento do Clube” e “Iva num Clube Desportivo”, são temas de formações já realizadas pelo Clube Top, onde através de casos práticos foram transmitidos conhecimentos aos dirigentes associativos para que possam aplicar nas suas instituições.

H.L.

6 O SETUBALENSE 1 de Março de 2023 Barreiro
PROGRAMA CLUBE TOP
TRAVESSIA DO TEJO
DR
Mais um passo para aumentar a qualidade de vida de quem vive, trabalha ou visita o Barreiro
Rui Braga

A reunião ordinária pública da Câmara do Barreiro está marcada para hoje, quarta-feira, com início às 17h30, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho.

A reunião tem transmissão em directo no site da Câmara do Barreiro, no canal de Youtube

do município e através de link disponível no Facebook do município. O público pode intervir mediante inscrição, que ainda pode ser efectuada hoje e entregue na Câmara Municipal. Entre os vários pontos a serem debatidos, um deles é referente

MARIA JOÃO REGALO VEREADORA NA CÂMARA DO BARREIRO

a aditamento ao contrato de empréstimo de médio e longo prazo celebrado com a Caixa Geral de Depósitos para financiamento da aquisição de edificado para valorização do património municipal para fins culturais, educacionais e habitacionais.

TCB foram quem primeiro restabeleceu no País valores pré-pandémicos de passageiros transportados”

A autarca e vogal do conselho de administração apresenta números e faz um balanço “muito positivo” ao serviço da transportadora gerida pelo município

Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) cumpriram, na passada sexta-feira, 66 anos de existência. Um marco que enche de orgulho a Câmara, reconhece Maria João Regalo, vereadora e vogal do conselho de administração da transportadora gerida pelo município.. Até porque, há números que falam por si. São como... “o algodão”. Não enganam. “Registámos dez milhões de passageiros transportados em 2022. Temos cerca de um milhão de passageiros por mês”, revela. E isto sustentado numa frota amiga do Ambiente. “Cem por cento movida a gás”, sublinha a autarca, para vincar também que a emergente crise energética tem gerado preocupação e sido “acompanhada diariamente”.

Os TCB operam “22 horas por dia” e apresentam “uma taxa de realização de 99 por cento sobre as carreiras programadas”. Resultado de “muito empenho” de todos os que trabalham na operadora, reconhece Maria João Regalo. Que balanço faz neste momento aos TCB, concluídos que estão 66 anos de existência?

É uma data que nos deixa muito orgulhosos. É um orgulho o

município ter um operador de transportes públicos com esta história, com este currículo. Somos um operador de transporte público quase único em Portugal [de propriedade e gestão municipal].

E o balanço é muito positivo. Fomos o primeiro operador na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e até, atrevo-me a dizer, a nível nacional a atingir os valores pré-pandémicos de passageiros transportados. Os valores que registávamos em Março de 2019, que eram valores recorde – fruto também do Passe Navegante, do passe único – fomos os primeiros a restabelecê-los. E isso é um factor que nos orgulha.

Estamos a falar de milhões de passageiros transportados pelos

TCB. Quais foram os números do último ano?

Dez milhões de pessoas transportadas em 2022. Temos cerca de um milhão de passageiros transportados por mês, neste momento. Em média, estamos a falar de 40 mil passageiros transportados por dia. Só em Janeiro [último] ficámos perto de um milhão, cerca de 970 mil. A procura tem vindo a aumentar?

Temos registado uma procura cada vez maior e tentado, dentro daquilo que são as nossas possibilidades a nível humano e material, corresponder a esse aumento. Os recursos são limitados, mas percebemos que há, por parte dos utilizadores, uma procura

crescente. Sabemos que tem a ver com a actual conjuntura, mas temos tentado dar resposta e acho que temos feito um bom trabalho. Estamos a operar as 22 horas por dia, como é nosso apanágio, temos uma taxa de realização de 99 por cento, mais ou menos, sobre as carreiras programadas. Tudo é feito com muito empenho das pessoas que trabalham nos TCB e esse é outro factor que nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos. O projecto é sustentável, tendo em conta que representa avultado investimento municipal?

Temos uma frota cem por cento movida a gás. Temos enfrentado com alguma preocupação a crise energética que temos atravessado

– é algo que acompanhamos diariamente e que nos preocupa, mas a que temos conseguido dar resposta. O investimento ao nível de viaturas cifra-se na ordem dos 15 milhões de euros (espero não estar a falhar, porque são números anteriores ao meu mandato).

O orçamento anual – tenho bem presente, até porque já é da minha responsabilidade – é de 16 milhões de euros para 2023.

Quantas viaturas integram a frota dos TCB?

Temos 60 viaturas, totalmente movidas a gás, que são as urbanas. Depois temos mais quatro viaturas de turismo.

E quantos funcionários?

Neste momento, temos 192. Como vê os TCB, sem deixar de olhar em simultâneo para a Carris Metropolitana?

Nós integramos a Carris Metropolitana. Sabemos que, na sua fase de implementação tiveram alguns problemas – naturais e habitualmente designados como “dores de crescimento”… Nesse período, nós sentimos alguma tranquilidade, sabendo que tínhamos a nossa operação estabilizada e conseguimos dar resposta aos barreirenses. Aqueles contratempos por que passaram os operadores de transportes rodoviários que estão na Carris Metropolitana, nós, felizmente por termos no Barreiro um operador próprio, não passámos. Apenas nos limitámos a manter aquilo que tínhamos e a actuarmos em função da procura que registámos. Foi para nós uma fase mais tranquila, em relação aos outros municípios. Mas, como disse atrás, também integramos a Carris Metropolitana e temos todo o interesse e todo o empenho em que tudo corra bem na Carris Metropolitana.

1 de Março de 2023 O SETUBALENSE 7
Executivo municipal reúne-se hoje em sessão pública nos Paços do Concelho
“Os
CM BARREIRO

Barreiro

JUSTIÇA

Ministério Público do Barreiro deduz acusação a arguido por 517 crimes de abuso sexual

Os abusos começaram quando a vítima tinha 14 anos e continuaram até aos 22. A outra filha foi entre os 10 e os 13 anos

O Ministério Público do Barreiro deduziu acusação contra um arguido, em prisão preventiva desde Outubro, pela prática de 517 crimes de

abuso sexual, dois crimes de violação agravado e um crime de violência doméstica, foi divulgado na passada segunda-feira.

Segundo nota publicada na página da Internet da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, do total dos crimes, 201 são de abuso sexual de criança agravado e 314 de abuso sexual de menores dependentes agravado.

Resulta da acusação, deduzida em

16 de Fevereiro, “que o arguido, de 51 anos, abusou sexualmente das filhas entre 2014 e 2022”, lê-se na nota.

Ainda segundo o Ministério Público, num dos casos, os abusos ocorreram desde que a vítima tinha 14 anos e até aos 22 anos, enquanto em relação à outra filha os abusos aconteceram entre os 10 e os 13 anos.

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público do Barreiro. Lusa

EKATERINA ZAVODUN

A artista que viajou pelo mundo e pinta com vinho tinto

Mostra patente na Start Up Barreiro até à próxima sexta-feira.

“The World is Wine” passa por vários rostos

A primeira exposição individual da artista Ekaterina Zavodun, que dá expressão à criatividade usando vinho tinto para pintar, está patente até sexta-feira, 3 de Março, na incubadora de negócios Start Up Barreiro. Uma mostra intitulada “The World is Wine”.

A artista de 33 anos, nascida na Sibéria Oriental, Rússia, ex-designer de interiores, cria pinturas fazendo recurso de diferentes técnicas, na maioria das vezes, pinta retratos com vinho tinto, em parte porque se diz “fascinada pelo tema do vinho, símbolos e magia”. A O SETUBALENSE, conta que sempre gostou de desenhar: “Quando criança, frequentei uma escola de arte durante vários anos”, lembra.

Aos 17 anos, quando terminou o ensino médio, mudou-se para Moscovo para estudar arquitectura e construção, tendo concluído a licenciatura como designer de interiores. Depois de se formar na Universidade, trabalhou na sua área de licenciatura por um longo período. “Viajei muito e, aos poucos, apaixonei-me pela arte com vinho”, diz.

Em Moscovo participa numa MasterClass sobre pintura e começa a tentar desenvolver essa direcção criativa, vive com essa ideia vários

anos, mas não toma iniciativa nesse sentido.

Numa das suas viagens a Portugal, fica retida no País devido às restrições da quarentena decorrente da pandemia covid-19, e sente essa situação que todos viviam como “um apelo à acção”. Era hora de fazer o que mais gostava, “degustar vinho, comunicar com pessoas e desenhar”, e combinou estes três desejos para se inspirar para a técnica de pintar rostos com vinho tinto como tinta. Cria então o projecto com o nome “The World is Wine”, com exposição inaugurada na passada sexta-feira.

Decidiu ficar agora a viver em Portugal, e afirma ter como objectivo “conhecer novas pessoas e viajar para diferentes partes do País”.

Retida em Portugal devido à quarentena da pandemia, Ekaterina

8 O SETUBALENSE 1 de Março de 2023 PUBLICIDADE
DR
A artista de 33 anos, nascida na Rússia, começou como designer de interiores
Zavodun decidiu pôr em prática o seu projecto de pintar rostos usando como cor o vinho tinto
1 de Março de 2023 O SETUBALENSE 9

Opinião

Em 1668, o padre António Vieira definiu-a: “É a Guerra aquele monstro que se sustenta das fazendas, do sangue, das vidas, e quanto mais come e consome, tanto menos se farta. É a Guerra aquela tempestade terrestre, que leva os campos, as casas, as Vilas, os Castelos, as Cidades. (...) É a Guerra aquela calamidade composta de todas as calamidades.”

Como não recorrer a Vieira no momento em que passa um ano sobre a mais recente guerra em território europeu, justamente aquele em que se pensou que, após as duas guerras mundiais, havia que acabar com este belicismo? O termo do conflito não tem calendário, mas espera-se que outra fase virá - assim o desejam os dez poetas ucranianos reunidos na antologia “Quando a primavera chegar - 10 poemas de guerra”, editado pela Casa Fernando Pessoa, disponível em formato digital em acesso gratuito.

Os dez poemas (de Borys Khersonsky, Halyna Kruk, Kateryna Kalytko, Kateryna Mikalitsyna, Oleg Kadanov, Oleksandr Irvanets, Olga Bragina, Pavlo Korobchuk, Svitlana Povalyaeva e Vasyl Makhno, nascidos entre 1950 e 1984), traduzidos por outros tantos poetas portugueses (João Luís Barreto Guimarães, Jorge Sousa Braga, Matilde Campilho, Miguel Martins, Raquel Nobre Guerra, Regina Guimarães, Ricardo Marques, Rosalina Marshall, Tatiana Faia e Vasco Gato), foram escritos nos primeiros tempos desta guerra sobre a Ucrânia e têm sido divulgados pela National Translation Month (ligada à tradução literária) e pelo projecto Chytomo (ligado à cultura e à edição).

Por estes textos passa o tom irónico (“E então irrompeste sem aviso prévio, / trouxeste à tua amante um bouquet / de tanques, helicópteros, mísseis de cruzeiro em vez de flores, / disseste-lhe: a culpa é tua, aqui está uma bomba, uma granada, / Cabra, como te atreves a magoar o teu irmão mais velho?”,

500 PALAVRAS

de Khersonsky), o lamento (“Na discoteca mais próxima as crianças / estão a dormir, / estão a chorar, / e estão a nascer / para o mundo em que agora é impróprio para viver.”, de Kruk), a denúncia (“Quem haveria de saber? Toda a gente sabia. / A iminência assemelha-se a uma poeira radioactiva, / desfazendo os vínculos entre palavras / e transformando o que se disse / num tumor sanguíneo.”, de Kalytko), a demanda da coragem (“é tempo de ler / o manual da reincarnação: / em caso de emergência / 1.a) partir o vidro da calma / 2.b) apagar a camada protectora do medo”, de Kadanov), o assumir do perigo (“Daqui não há como sair porque é demasiado curta a distância a um tiro depois da paz”, de Bragina).

Mas por estes poemas passam também versos de revolta (“Iremos sobreviver a isto, iremos resistir, / sob céus de paz limparemos a nossa terra / dos corpos que o maldito vampiro careca / com olhos de leitão enviou para aqui.”, de Irvanets) e de esperança, como sugere Korobchuk, num texto que defende o adiamento do amor e contém o verso responsável pelo título da antologia: “quando a primavera chegar e o inverno abrandar / quero oferecer-te flores / mas primeiro deixa que a nossa defesa anti-aérea / derrube os mísseis inimigos.”

A dificuldade do tempo passado sob a guerra leva Povalyaeva a hesitar, porque “não se pode confiar na esperança e também não se pode confiar no medo”, verso vindo de quem perdeu o filho, activista ucraniano, na frente de batalha em Junho de 2022. A dor acaba por pintar a tela gigante do que vai produzindo esta guerra (por certo, não diferente das outras), bem expresso no último verso do poema de Makhno: “Sangra - meu coração - sangra.”

O SEGREDO DAS CARTAS

TARÓLOGO e ASTRÓLOGO FRANCISCO GUERREIRO Resolva todos os seus problemas sentimentais, profissionais, financeiros e de saúde, marcando uma consulta pelo número 96 377 05 04. Após a 1.ª consulta efectua tratamentos espirituais. Consultório: Rua Serpa Pinto n.º 127 - 3.º Esq. - Montijo E-mail:francisco_astrologo@hotmail.com

CARNEIRO 21.03 a 20.04

No plano amoroso – não rejeite a possibilidade de se envolver um novo relacionamento. Poderá ser surpreendido, muito favoravelmente, com as atitudes e gestos de alguém que entrou há pouco na sua vida. No plano profissional – poderá entrar numa nova fase profissional, comece a pensar em novos projetos ou novas aplicações financeiras. Carta da semana – O SOL – semana muito luminosa e feliz para Peixes. Vai sentir-se com muita vontade de viver a vida e demonstrar a força das suas emoções e sentimentos.

TOURO 21.04 a 21.05

No plano amoroso, sente-se muito apaixonado e tem receio de mostrar os seus sentimentos. No plano profissional, terá algumas propostas, mas não se iluda com as mais vantajosas. Carta da Semana – A Lua, esta carta mostra que você estará sensível e um pouco frágil, mas ao mesmo tempo estará com um grande poder de análise.

GÉMEOS 22.05 a 21.06

No plano amoroso – poderá travar novos conhecimentos, embora deva amadurecer bem as ideias antes de lançar num novo romance. Poderá ter de enfrentar oposições familiares para poder levar em frente uma relação. No plano profissional – deve manter a calma em todas as circunstâncias, até porque esta semana tudo está ao seu alcance. Carta da semana – O CARRO – a conjuntura anuncia progressos.

CARANGUEJO 22.06 a 22.07

No plano amoroso – possibilidade de os seus sentimentos serem completamente renovados. Numa situação inesperada ou mesmo sem estar disponível pode sentir novas emoções. No plano profissional – se estiver envolvido em atos de representação ou de cariz público, sair-se-á muito bem. Carta da semana – O AMOROSO – esta carta define uma semana intensa em que todos os comportamentos estão marcados pela paixão.

LEÃO 23.07 a 23.08

No plano amoroso – não aceite opiniões ou que se metam demasiado na sua vida, o seu coração é o seu melhor amigo e só poderá arrepender-se do que não fizer. No plano profissional – todos os negócios ou investimentos em que se envolver, desde que estruturados e calculados darão bons resultados. Carta da semana – O IMPERADOR – está muito lúcido, objetivo e eficaz marcando pontos em todas as situações que se envolver.

VIRGEM 24.08 a 23.09

No plano amoroso – não permita que o orgulho atrapalhe ou ponha em causa em relação. No plano profissional – alguns colaboradores podem interferir ou pôr em causa as suas opiniões, mas é aconselhável que não baixe os braços e faça persistir as suas ideias. Carta da semana – A FORÇA – fomenta novas ideias confere rapidez de raciocínio e força de vontade não permitindo que se instalem na sua vida indecisões ou qualquer tipo de medo.

BALANÇA 24.09 a 23.10

No plano amoroso – é uma semana adequada a que faça alterações na sua forma de vida; pode iniciar uma fase mais límpida e intensa. No plano profissional – algumas situações podem assumir contornos que não esperava e perante os quais terá de tomar uma posição. Carta da semana – A MORTE – é uma carta forte que permite conduzir a sua vida de forma objetiva e eficaz. Fim de uma etapa e inicio de uma nova etapa próspera.

ESCORPIÃO 24.10 a 22.11

No plano amoroso – não entregue o seu amora quem não o merece, corre o risco de deceções. Nem todas as promessas serão cumpridas esta semana. No plano profissional – dê atenção a um negócio ou a um projeto que pode esconder problemas, procure novos apoios. Carta da semana – A LUA – a conjuntura leva-o para o mundo dos sonhos em que é difícil ser racional, tente manter-se lúcido para não ser enganado.

SAGITÁRIO 23.11 a 20.12

No plano amoroso, relações são correspondidas e regidas por si e pelos seus interesses. Controle o seu feitio pois numa relação toma decisões a dois. No plano profissional, mostre-se mais activo e mais empenhado com trabalhos que lhe são solicitados. Carta da Semana – O Mundo, esta carta mostra que as conquistas e os seus êxitos estão ao seu alcance, basta que consiga reunir todas as suas potencialidades para atingir os seus fins.

CAPRICÓRNIO 21.12 a 20.01

No plano amoroso – escute o que lhe dita o coração sempre que tomar uma decisão ou fizer uma escolha sentimental; todos os gestos deverão ser fruto de reflexão solitária e amadurecida. No plano profissional – está perfeitamente apto a atuar em proveito próprio e fazer bom uso das suas habilitações e conhecimentos. Carta da semana – A PAPISA – a semana promete ser muito importante.

AQUÁRIO 21.01 a 19.02

No plano amoroso, poderá estar a passar uma fase conflituosa, que se deve á indefinição de sentimentos, clarifique-os. No plano profissional, os trabalhos que tem em curso irão sofrer alguns atrasos, devido á falta de recursos. Carta da Semana – O Eremita, esta carta mostra que deve agir com rigor e cuidado em todas as situações.

PEIXES 20.02 a 20.03

No plano amoroso – momento propicio á evolução sentimental; conseguirá compreender alguns gestos e lidar melhor com os afetos. No plano profissional – vida financeira sujeita a flutuações que merecerão medidas adequadas em cima dos acontecimentos. Carta da semana – O JULGAMENTO – traz uma semana marcante pródiga em acontecimentos importantes que lhe possibilitarão análises e iniciativas fundamentadas.

10 O SETUBALENSE 1 de Março de 2023
5537
Ucrânia: “Sangra, meu coração”
João Reis Ribeiro
A dificuldade do tempo passado sob a guerra leva Povalyaeva a hesitar, porque “não se pode confiar na esperança e também não se pode confiar no medo”
Professor

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Classificados

-------Certifico, para efeitos de publicação que, nesta data, foi lavrada, no Cartório Notarial no Barreiro do Dr. Carlos José Albardeiro Barradas, a folhas trinta, do Livro Cento e sete -C, de escrituras diversas, uma escritura de justificação, tendo por justificantes:------

-------a) António Gonçalves Gama, NIF 178295442, natural da freguesia de Lamegal, concelho Pinhel e mulher Maria de Lurdes Pereira Ribeiro Gama, NIF 178279218, natural da freguesia e concelho do Barreiro, casados sob o regime da comunhão de adquiridos, com residência habitual e domicílio fiscal na Rua de São Bento, número 8 à Mata dos Loios, Lavradio, Barreiro;--------------------------------

-------b) Maria de Lurdes Gonçalves Gama da Silva, NIF 162546327, natural da freguesia de Lamegal, concelho de Pinhel, portadora do bilhete de identidade, números 2569362, de 08/03/2005, emitido pelos Serviços de Identificação Civil, que outorga POR SI e ainda na qualidade de Procuradora e em representação de seu marido Reinaldo Guerreiro da Silva, NIF 163931976, natural da freguesia de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, casados sob o regime da comunhão geral de bens, com residência habitual e domicílio fiscal na Rua Sacramento Monteiro, número 18, Baixa da Banheira, Moita;-------------------------------------------------------------------------

-------c) André Gonçalves Gama, NIF 129448443, divorciado, natural da freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita, com residência habitual e domicílio fiscal na Rua Guerra Junqueiro, nº 8, 2º esquerdo, Baixa da Banheira, Moita;----------------------------------------------

-------d) José Gonçalves Gama, NIF 134925580, natural da freguesia de Alhos Vedros, já referida, casado com Maria Eugénia de Jesus Malaquias Gama, sob o regime da comunhão de adquiridos, com residência habitual e domicílio fiscal na Rua do Trabalhador, número 11, 2º esquerdo, Baixa da Banheira, Moita;----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------e) Teresa Maria Gama da Silva, NIF 180135953, divorciada, natural da freguesia de Alhos Vedros, já referida, com residência habitual e domicílio fiscal em An der Bohle Nr.1 82319 Starnberg - Alemanha;--------------------------------------------------------------------E declararam:-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------Que, são donos e legítimos possuidores, com exclusão de outrém, na proporção de: --------------------------------------------------------

------- um quinto indiviso para António Gonçalves Gama e mulher Maria de Lurdes Pereira Ribeiro Gama;------------------------------

-------um quinto indiviso para Maria de Lurdes Gonçalves Gama da Silva e marido Reinaldo Guerreiro da Silva;------------------------

-------um quinto indiviso para André Gonçalves Gama;-----------------------------------------------------------------------------------------------

-------um quinto indiviso para José Gonçalves Gama;--------------------------------------------------------------------------------------------------

-------um quinto indiviso para Teresa Maria Gama da Silva;-----------------------------------------------------------------------------------------

-------do seguinte imóvel:-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prédio urbano, composto de rés-do-chão, para habitação e logradouro, com a superfície coberta de noventa e três metros quadrados e com superfície descoberta de cento e oitenta e três metros quadrados; sito na Rua Trás-os-Montes, números 97 e 99, hoje união das freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, antes freguesia da Baixa da Banheira, concelho da Moita, ainda por descrever na Conservatória do Registo Predial da Moita, inscrito na matriz sob o artigo urbano 4742 da união das freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, com o valor patrimonial tributário de € 26.730,00;----------------------------------------------------

-------Que os aqui justificantes adquiriram o referido imóvel, através de doação verbal, efetuada no mês de fevereiro do ano de mil novecentos e setenta e três, por José André Gama e mulher Deolinda Gonçalves Pontinha, casados que foram sob o regime da comunhão geral de bens e residentes na Rua de Trás-os-Montes, número 97, Baixa da Banheira, Moita, pais dos justificantes, António Gonçalves Gama, Maria de Lurdes Gonçalves Gama da Silva, André Gonçalves Gama, José Gonçalves Gama, e avós maternos da justificante, Teresa Maria Gama da Silva, e por conta das respetivas quotas disponíveis dos doadores, - sendo o aqui justificante, André Gonçalves Gama, ao tempo solteiro maior, tendo casado posteriormente com Maria do Carmo Ribeiro Zurrinho, sob o regime de comunhão de adquiridos, de quem se divorciou, tendo ainda mais tarde casado com a mesma sob o regime da separação de bens, de quem se divorciou, estado que mantém, José Gonçalves Gama, ao tempo solteiro, maior, tendo casado posteriormente com a terceira outorgante, estado que mantém, António Gonçalves Gama ao tempo já casado com a referida Maria de Lurdes Pereira Ribeiro Gama, e a aqui justificante Teresa Maria Gama da Silva, ao tempo solteira, menor tendo casado posteriormente com Francisco Fernando Ferreira sob o regime da comunhão de adquiridos, de quem se divorciou, tendo casado mais tarde com Hans Christoph Richard Frederik Becker sob o regime da separação de bens, de quem também se divorciou, estado que mantém, - sem que no entanto ficassem a dispor de titulo formal que lhes permita o respetivo registo na Conservatória do Registo Predial mas, desde logo, entraram na composse e fruição do referido imóvel, agindo sempre por forma correspondente ao exercício do direito de propriedade, nomeadamente, utilizando-o para habitação, quer usufruindo como tal o imóvel, quer suportando os respetivos encargos.------------------------------------------------

-------Que os aqui justificantes estão na composse do identificado imóvel há mais de vinte anos, sem a menor oposição de quem quer que seja, desde o seu inicio, composse que sempre exerceram sem interrupção e ostensivamente, com conhecimento de toda a gente, com ânimo de quem exerce direito próprio, sendo por isso uma composse pública, pacífica, contínua, pelo que adquiriram o referido imóvel por usucapião, não tendo assim, documentos que lhes permita fazer prova da aquisição pelos meios extrajudiciais normais.-------------------------Está conforme.-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Barreiro, 27 de fevereiro de dois mil e vinte e três.

O Notário

ALMADA 265 539 691

SETÚBAL 265 520 716

SEIXAL 265 520 716

MONTIJO 212 318 392

MOITA 212 047 599

BARREIRO 212 047 599

PALMELA 265 520 716

ALCOCHETE 212 318 392

(CHAMADAS REDE FIXA NACIONAL)

Bloco Clínico

Precisa-se (M/F) Funcionário para a área de pneus com experiência.

Contacto: 917 563 193 (Chamada Rede Móvel Nacional) 5734

1 de Março de 2023 O SETUBALENSE 11
5790
PUBLICIDADE 5173
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 5629 Tem uma Farmácia? ou uma Clinica? Anuncie Aqui!
DE NOTÁRIOS NO BARREIRO EXTRACTO
SOCIEDADE
Conta registada sob o nº 2/1448/2023
O Setubalense n.º 1023, do dia 1 de Março de 2023

Sesimbra Hotel do Mar recebe seminário internacional de patinagem artística

Pelo segundo ano consecutivo, Sesimbra recebe um seminário internacional de patinagem artística, organizado pela World Skate Europe, em parceria com a Federação de Patinagem de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra. A partir de amanhã, 2, e até ao dia

5, mais de 100 participantes, entre especialistas, juízes e treinadores, de mais uma dezena de países, reúnemse no Hotel do Mar para preparar os campeonatos nacionais e as provas internacionais previstas para 2023 e avaliar os juízes internacionais da modalidade.

Programa convida a descobrir diversidade do património cultural e museológico do concelho

Visita pela Sesimbra

Quinhentista é a primeira proposta do conjunto de iniciativas

Inês Antunes Malta

A partir do próximo domingo, 5 de Março,o programa “Domingo, às onze… no museu” convida famílias e público em geral a descobrir uma diversidade de experiências em torno do património cultural e museológico do concelho.

Desde uma oficina para desvendar mais de dois mil anos de vestígios arqueológicos identificados na envolvente do Castelo de Sesimbra a uma viagem pela Moagem de Sampaio, com alguns dos equipamentos recuperados de novo em funcionamento, as iniciativas que pretendem preencher os próximos domingos, com participação livre e gratuita, passam ainda por uma visita ao Museu Marítimo sesimbrense “para mergulhar na arte de saber pescar”.

A primeira proposta deste conjunto de iniciativas, que arranca no domingo às 11h00, é a visita acompanhada pela Sesimbra Quinhentista, com ponto de encontro na Fortaleza de Santiago. A Capela do Espírito Santo dos Marean-

Oficina de arqueologia, coordenada pelo arqueólogo Rui Filipe Gil e marcada para dia 19, é uma das várias iniciativas

tes, a Fortaleza de Santiago, as suas portas manuelinas e a Igreja Matriz de São Tiago são alguns dos principais pontos de interesse deste percurso. No domingo seguinte, 12, no mesmo horário, é proposta a visita “Há cinco mil anos a aperfeiçoar a arte de saber pescar”, na Sala da Arte do

SESIMBRA E QUINTA DO CONDE

Museu Marítimo de Sesimbra, fazendo jus à história com mais de cinco milénios ligada à pesca que a vila de Sesimbra tem. A sessão, que conta com a exposição permanente do museu como suporte, será conduzida por “uma arqueóloga, que abordará a forma como os nossos antepassados

capturavam peixe há cinco milénios, e um pescador com mais de cinquenta anos de experiência”.

A 19, a oficina de arqueologia, realizada pelo jovem arqueólogo Rui Filipe Gil, pretende dar a descobrir mais de dois mil anos de vestígios arqueológicos identificados na envolvente do

Castelo de Sesimbra e comemorar o dia do pai em simultâneo. A actividade para famílias tem o adro da Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo como ponto de partida. A encerrar este ciclo de actividades para o mês de Março, no próximo dia 26, a Moagem de Sampaio, equipamento com um século de história, apresenta a “Moagem a funcionar”, numa viagem pelo tempo num “marco da evolução industrial e tecnológica do concelho” em que os engenhos recuperados estarão de novo em funcionamento. Música para bebés, oficinas de culinária, contos, tertúlias, leituras em grupo e partilhas sobre viagens são outras das acções previstas para os próximos meses, em locais, de acordo com o município sesimbrense, “distintos e surpreendentes do concelho”.

Rotary Club homenageia profissionais do ano em duas cerimónias esta semana

No domingo, 5 de Março, a partir das 16h00, o Rotary Club de Sesimbra agracia seis personalidades do concelho de Sesimbra que se distinguiram profissionalmente em 2022, em cerimónia a ter lugar no Cineteatro Municipal João Mota.

A homenagem ao “profissional do ano” visa destacar, de acordo com Carlos Sargedas, presidente do Rotary Club de Sesimbra, “o trabalho de

profissionais, empresas ou singulares, realizado ao longo do ano rotário nas suas comunidades. Estamos certos que estas seis personalidades ao longo dos anos muito têm contribuído para que Sesimbra seja também hoje uma referência nos vários sectores”.

A O SETUBALENSE, diz ainda que “ao longo dos seus mais de 32 anos de existência, o clube rotário sesimbrense já homenageou 41 profissionais do ano”.

Para 2022, o cientista João Dias é o mais jovem homenageado, que se tem vindo a destacar “nos últimos anos na área da astrofísica”. Segue-se Pedro Viegas, detentor de um “vasto conhecimento profissional nas áreas de espeleologia, geologia, paleontologia, criação de parques temáticos sobre dinossauros, entre outras”, Pedro Zegre Penim, actor, encenador e actualmente director do Teatro Dona Maria II, e Davide Zac-

caria, músico, compositor e produtor do projecto solidário “Crianças pela paz”.

Também Carlos Rodrigues, realizador e director “dos maiores sucessos televisivos da produtora Diamond Films”, será distinguido na cerimónia do próximo domingo, sem esquecer os irmãos Sérgio e Nelson Rosado.

Amanhã, pelas 20h00, é a vez de o Rotary Club da Quinta do Conde realizar o seu jantar e cerimónia de entre-

ga do “Certificado de profissional do ano”. A distinção será entregue a Horácio Romano “como forma de reconhecimento e gratidão pelo seu incansável trabalho e dedicação enquanto médico na comunidade quintacondense”, tal como afirma o presidente do grupo, António Trindade. O encontro tem lugar no restaurante “Golf n’table” do Clube de Golfe da Quinta do Peru na Quinta do Conde. I.A.M.

12 O SETUBALENSE 1 de Março de 2023
“DOMINGO, ÀS ONZE… NO MUSEU”
DR
Aos domingos há boas razões para visitar o museu.
Já a partir do próximo domingo

Livro “Um corpo sob o pó” de Fernando Fitas vence Prémio de Poesia Joaquim

Pessoa

O Salão Nobre da Junta de Freguesia da Quinta do Conde acolheu a apresentação da obra “Um corpo sob o pó”, da autoria de Fernando Fitas e editado pelas Edições Esgotadas, que venceu a quarta edição do Prémio de Poesia Joaquim Pessoa. O encontro, que teve lugar

NO ESPAÇO URBANO DA FREGUESIA

na noite de sexta-feira, contou com a presença do autor, de José Beiramar, professor e membro do júri do prémio, responsável pela apresentação da obra, do actor José Vaz de Almada, que leu alguns poemas, e da Tuna da Universidade Sénior “O sonho não tem idade”.

Este sábado vão cair “bombas” de sementes na zona urbana da vila

Iniciativa está marcada para este sábado, a partir das 10h00, no Parque da Vila

Inês Antunes Malta

Este sábado, dia 4, vão cair “bombas” de sementes na Quinta do Conde. A iniciativa, que pretende convidar todos para “dar uma mãozinha à biodiversidade da freguesia, num verdadeiro ataque biológico”, terá lugar entre as 10h00 e as 12h30 no Parque da Vila.

“Esta actividade, que convida famílias e pessoas no geral a participar, nasce para aumentar e promover a biodiversidade dentro do espaço urbano da Quinta do Conde, onde perdemos todo o estrato arbustivo. No Verão, nota-se muita desertificação dos solos que não estão ocupa-

dos”, começa por referir Ana Duarte, da associação Anime - Projecto de Animação e Formação, entidade dinamizadora do projecto “Há vida na Quinta”, que conta igualmente com o apoio do projecto Família + e da Junta de Freguesia da Quinta do Conde.

A O SETUBALENSE explica ainda que a ideia passa, assim, por “ocupar estes locais com diversas espécies, que vão trazer qualidade de vida, imensos polinizadores para dentro da vila, o que por sua vez consideramos que vai ser super agradável para a população”. No futuro, “esperamos que elas próprias se vão multiplicando. A planta germina, inicia um ciclo e propaga-se, sendo também ela agente de propagação da própria espécie dentro da vila”.

As ‘bombas’ de sementes são uma técnica “que tem por base uma prática ancestral japonesa de cultivo e consiste na dispersão de sementes, que neste caso será uma selecção de sementes de espécies de flores e

Requalificação Intervenção no Parque Ecológico da Várzea em marcha

Estão no terreno as obras de requalificação de zonas verdes de uso público no Parque da Ribeira e no Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde. Os trabalhos, cuja conclusão está prevista para o final do ano, englobam substituição de pontes, bancos e cercas e a colocação de ecopontos e sinalética renovada, com novos painéis informativos e placas direccionais.

Segundo a autarquia sesimbrense, “a requalificação deste importante corredor ambiental compreende a

Quinta do Conde

limpeza de árvores e ramos em risco de queda, podas, desmatação, erradicação de espécies vegetais infestantes, limpeza de margens, leito da ribeira e charcas, melhoria dos acessos pedonais e plantação de mais árvores e arbustos, na perspectiva de contribuir para a preservação dos valores ambientais e reforçar a atractividade do local”. O investimento de cerca de 80 mil euros é apoiado pelo Programa Operacional Competitividade e InternacionalizaçãoCompete 2020.

arbustos perenes, em bolas de argila e composto”. A argila permite “protecção face aos predadores, roedores ou aves, para que não as consumam, e conter junto à semente a humidade necessária para que germine logo que haja condições”.

Todas as sementes utilizadas são de origem nacional e serão lançadas “dentro do espaço urbano da freguesia, nos baldios que existem dentro da vila, de forma a promover a biodiversidade autóctone, ou mesmo nos jardins ou quintais dos participantes desta iniciativa”. Para além desta actividade, “vamos aproveitar para fazer uma acção de estacaria para promover a propagação de algumas espécies, em alvéolo, para que no futuro possamos utilizar estas sementeiras para dar continuidade ao projecto”. Para esta sexta-feira à tarde, no âmbito do mesmo projecto, está agendada uma acção de construção de hotéis de insectos, na Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, para celebrar o Dia da Vida Selvagem.

Estudo-piloto pretende avaliar impactos da re-introdução da flora autóctone

A decorrer está ainda um estudo-piloto sobre a reinserção de espécies autóctones no espaço urbano, que pretende avaliar os impactos para a qualidade ambiental, “de que forma os espaços com determinadas espécies são cuidados e promovem a qualidade ambiental do espaço”, os impactos para a qualidade de vida, “de que forma as pessoas conseguem usufruir do espaço e das espécies”, e as relações com espécies animais auxiliares. “Geralmente, estas espécies de porte arbustivo servem de abrigo a muitas das espécies que são depois predadores de espécies-pragas”, explica Ana Duarte.

Para este efeito, o projecto “Há vida na Quinta” está à procura de entidades, famílias ou pessoas individuais “que se sintam mobilizados para a promoção da qualidade ambiental e sejam proprietários ou tutores de lote ou faixa de terreno na freguesia quintacondense para colaborar”.

1 de Março de 2023 O SETUBALENSE 13
DR
As “bombas” de sementes são bolas de argila e composto, neste caso com sementes de flores e arbustos

FEITO DO AVANÇADO SETUBALENSE MERECE APLAUSOS

Cristiano Ronaldo felicita “grande” Zequinha pelos 350 golos marcados pelo Vitória FC

FUTEBOL DE PRAIA Sadino Nuno Tavares joga torneio nos Estados Unidos

Pela terceira vez, o ex-internacional setubalense de futebol de praia Nuno Tavares volta a representar a equipa norte-americana do Canada Beach Soccer, equipa sedeada na cidade de Toronto, em mais um torneio internacional que irá decorrer em Fort Lauderdale nos Estados Unidos, entre sexta-feira e domingo (3 a 5 de Março).

O português Cristiano Ronaldo, cinco vezes vencedor da Bola de Ouro (prémio que elege o melhor jogador do mundo), fez ontem questão de felicitar o avançado Zequinha por ter atingido a marca dos 350 golos ao serviço do Vitória. Em resposta a uma publicação feita pelo avançado sadino para assinalar o feito, na sua rede social Instagram, o actual jogador dos sauditas do Al Nassr utilizou a palavra “grande” para comentar o texto redigido por Zequinha.

Após marcar o golo que abriu domingo o caminho ao triunfo (2-1) sobre o Real, o capitão dos sadinos, de 36 anos, chegou às três centenas e meia de golos apontados desde que envergou pela primeira vez, ainda criança, a camisola verde e branca. Na mensagem que escreveu, o jogador começou por “agradecer a todos que ao longo dos anos” ajudaram-no a atingir o feito dos 350 golos”.

Natural de Setúbal e sócio do clube do seu coração, Zequinha, que é actualmente o melhor marcador da Liga 3 (12 golos), não esconde a alegria que sente pelo registo alcançado pelo seu Vitória. “Não poderia estar mais orgulhoso por conseguir este número redondo com a camisola do meu lindo clube”, escreveu, salientando as dificuldades vividas. “É o reflexo de muitos anos de luta, sacrifício, superação, dedicação, suor, lágrimas e alegrias”.

O atleta deixa a garantia que continuará a dar 100% por cento de si para ajudar o clube. “Terei sempre o mesmo foco para ajudar as minhas cores, umas vezes bem, outras não tão bem, mas deixarei e darei sempre tudo de mim, por esta instituição, por esta cidade, e por estes adeptos, enquanto conseguir continuar a fazer

Zequinha agradece a todos que ao longo dos anos o ajudaram a atingir número redondo

português, que vivem momentos muito distintos, medem forças. Os sadinos estão envolvidos na luta pela permanência na prova, enquanto os lisboetas podem garantir já em Setúbal um lugar na fase de subida à II Liga.

O jogador parte hoje para Miami para se juntar à equipa canadiana para dois treinos oficiais antes do início do torneio. Nuno Tavares não esconde a sua satisfação por poder, aos 47 anos, continuar a fazer o que mais gosta. “Estou muito grato pela confiança que me dão mais uma vez e muito honrado por voltar a vestir a camisola deste emblemático clube do Canadá”.

O jogador que ao longo da sua carreira representou clubes italianos, espanhóis, canadianos e, claro, portugueses, entre eles o Vitória da sua terra natal, acredita que trará novos ensinamentos do torneio que arranca sexta-feira no Estados Unidos. “Será mais uma enriquecedora experiência num torneio internacional.

o que mais amo”, disse o capitão de equipa dos sadinos.

Zequinha, que começou a jogar nos escalões de formação do Bonfim ainda em criança, escusa-se a traçar uma meta de golos, mas manifesta o desejo de levar o registo para lá dos 350. “Espero continuar a subir esta marca”, finalizou o jogador que já tinha partilhado a ambição de ultrapassar na presente edição da Liga 3 os 16 golos (está a quatro de distância) que tinha apontado pelos sadinos, em 2021/21, no Campeonato de Portugal.

Apesar de Cristiano Ronaldo ser a personalidade mais mediática a interagir com a publicação de Zequinha, que conta com mais de 96 mil seguidores na rede social Instagram, muitos outros atletas fizeram ques-

tão de felicitar o jogador do Vitória. Entre eles, os ex-colegas de equipa Artur Jorge, que escreveu “parabéns, mano, grande marca”, e André Mesquita: “Foi um prazer jogar a teu lado”.

A própria Federação Portuguesa de Futebol, através da conta de Instagram da Liga 3, assinalou o momento com uma publicação em que questiona até onde pode ir o avançado do Vitória “350 golos pelos sadinos. É o melhor marcador da Liga 3 e não consegue parar. Vais até quantos, Zequinha?” A resposta, como sempre, será dada pelo avançado em campo nas partidas que aí vêm.

O próximo encontro, a contar para a 21.ª jornada da série B da Liga 3, será diante do Belenenses. Domingo, a partir das 19 horas, no Estádio do Bonfim, os dois históricos do futebol

Os comandados de Luís Loureiro recebem o Belenenses depois de terem na ronda passada interrompido uma série de cinco jogos sem vencer. O 2-1 ao Real, adversário directo dos sadinos na luta pela fuga aos últimos lugares, permitiu à equipa saltar do 11.º (penúltimo) posto para o 9.º em igualdade pontual (20 pontos) com o conjunto de Queluz, que segue em 8.º.

Já o Belenenses, que segue em 3.º lugar, com 35 pontos, chega ao Bonfim com uma vantagem de um ponto sobre o Alverca (34) e quatro sobre o Caldas e Sporting B, ambos com 31. Refira-se que os lisboetas, que atravessam um excelente momento de forma, vão em Setúbal tentar somar o quinto êxito consecutivo, depois das vitórias sobre o Sporting B (0-1), Fontinhas (6-0), Caldas (0-1) e Moncarapachense (2-1).

Depois de ter começado 2023 a representar o Canada Beach Soccer no maior torneio da América do Sul que decorreu na Costa Rica (Costa Rica Beach Soccer Internacional Cup), de 27 a 29 de Janeiro, Nuno Tavares revela a O SETUBALENSE que tem já novos desafios previstos para este ano. “Este ano conto jogar no campeonato nacional de futebol de praia em Portugal e Itália”.

14 O SETUBALENSE 1 de Março de 2023
Desporto
Ricardo Lopes Pereira
“Espero continuar a subir esta marca”, escreveu o capitão dos sadinos, confessando-se “orgulhoso”
DR
DR

Alfarim – Sesimbra e S. Domingos – Vitória FC na primeira jornada do Futebol de Praia

Alfarim, S. Domingos, Sesimbra e Vitória FC são os clubes da região que vão esta época disputar o Campeonato Nacional de Futebol de Praia que viu a primeira fase ser sorteada na tarde de ontem, no auditório 2 da Cidade do Futebol. A competição será

disputada por 16 clubes, divididos em duas séries de oito, sendo a Série Sul composta por Casa do Benfica das Caldas, Chelas, Estrela, Alfarim, S. Domingos, Sesimbra, Tavira Praia e Vitória FC. De acordo com o sorteio realizado, na primeira jornada,

que está marcada para o dia 20 de Maio, as quatro equipas da região vão-se defrontar em dois dérbis. Alfarim – Sesimbra e S. Domingos – Vitória FC. Os outros dois encontros da ronda inaugural são: Estrela – Tavira- Praia e Chelas –Casa do Benfica das Caldas.

BASQUETEBOL

Marquavian Stephens (Barreirense) marcou 53 pontos no jogo com o Sampaense

Apesar

o Barreirense perdeu, acontecendo o mesmo nesta jornada ao Santo André, Galitos e GDESSA

Numa jornada em que as equipas da região não estiveram nada bem na Proliga porque perderam todas, o grande destaque vai para o jogador do Barreirense Marquavian Stephens que marcou 53 pontos na partida que a sua equipa disputou em S. Paio de Gramassos, a contar para o Grupo de Manutenção.

O americano de 26 anos, que está a fazer a sua primeira época em Portugal e já havia marcado 45 pontos frente ao Portimonense, coroou a sua exibição com cinco ressaltos, três assistências e dois roubos de bola.

Apesar da excelente prestação do jogador a equipa do Barreiro não conseguiu evitar a derrota porque o seu adversário acabou por ser melhor.

Venceu os dois primeiros períodos (31-22 e 30-28) e foi para o intervalo a ganhar por 11 pontos de diferença (61- 50). No regresso dos balneários o Barreirense recuperou nove pontos (17-26) e aproximou-se no marcador mas voltou a claudicar no derradeiro quarto (38-35) e acabou por ser derrotado por 116-111.

No grupo de Promoção a sorte também nada quis com Galitos e com o ABC Santo André que, mesmo jogando em casa, foram derrotados por Vasco da Gama e Galomar, respectivamente.

No Pavilhão Municipal Luís de Carvalho o Galitos perdeu com o Vasco da Gama por apenas um ponto (8384). A equipa do Barreiro foi para o intervalo a vencer por 13 pontos (5441) mas a fraca prestação realizada no

OPINIÃO

A importância da ética do desporto!

Odesporto desde as suas origens, sempre representou na sociedade muito mais que o simples conceito de desenvolvimento do corpo, e o bem estar associado ao exercício físico. Primeiro na Grécia Antiga, procurava-se através do desporto, o culto da beleza corporal, a religião, a educação e os fins militares, depois na Roma Antiga, procurava-se o espetáculo e o entretenimento, assim como preparar o Homem para a guerra e por isso mais robusto, melhor formado fisicamente, por fim a partir de finais do século XIX, surge a origem do desporto organizado, tal como o conhecemos hoje.

de ética desportiva, que é associado a um conjunto de regras de conduta que são assumidas pelos diferentes agentes desportivos, e que colocam valores, tais como: o respeito, a disciplina, o fair play, a excelência, o espirito de equipa, a inclusão e a amizade, entre outros, como fundamentais para a prossecução do objetivo principal que é educar pelo desporto.

Desta forma, e reconhecendo que na essência da competição está a oposição, devemos olhar o adversário, como o elemento que provoca o nosso aperfeiçoamento constante e nos faz evoluir, e nunca como um inimigo.

terceiro período (8-23) acabou por ser fatal porque permitiu que a equipa nortenha passasse para a frente do marcador com dois pontos de vantagem e apenas conseguiu recuperar um até ao final da partida. Tamyrik Filds com 37 pontos, quinze ressaltos, uma assistência e dois desarmes foi o jogador que mais se evidenciou no Galitos.

Em Sines, no Pavilhão Multiusos, o ABC Santo André também não resistiu ao maior poderio do Galomar, que venceu por 108-81. A equipa do litoral alentejano até começou bem vencendo o primeiro período por 10 pontos de diferença (29-19) mas depois nunca mais se encontrou e os madeirenses, que venceram os restantes períodos, chamaram a si o triunfo. Keith Carter (18 pontos) e Nikolas Bevens (17) foram os melhores marcadores do ABC Santo André.

Na próxima jornada, que se disputa no sábado, 4 de Março, em Aveiro há um duelo de Galitos, às 16h 45m; e às

18 horas, o Santo André joga com o Vasco da Gama no Parque das Camélias (Porto), e o Barreirense recebe o Maia Basket no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.

Liga Feminina

Na Liga Feminina também o GDESSA foi derrotado, neste caso pelo Esgueira, por 75-73, num jogo que só ficou decidido no prolongamento. O equilíbrio foi a nota dominante da partida que teve várias alterações no marcador mas chegou ao fim do tempo regulamentar empatado (66-66), havendo necessidade de se recorrer a prolongamento para encontrar o vencedor que acabou por ser o Esgueira.

Krystal Freeman, com 24 pontos, oito ressaltos, quatro assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento, foi a jogadora que mais se destacou no GDESSA. No dia 5 de Março, a equipa do Barreiro desloca-se a Ermesinde para defrontar o CP Natação, às 16h15m, em jogo a contar para a 20.ª jornada.

O início do desporto atual, surge de certa forma, associado ao movimento desportivo inglês, (meados do século XIX) que integrou os desportos de equipa nas escolas e colégios ingleses, e tinha já uma noção de ética no deporto, numa procura do equilíbrio harmonioso das forças físicas, psíquicas e espirituais, e onde era valorizado a lealdade entre companheiros de equipa e adversários, o Fair play.

Nos dias de hoje, o desporto vem sucessivamente perdendo valores, sendo encarado por muitos como um meio de promoção social e ou financeira, onde só a vitória interessa.

É nesta filosofia, que surge a causa das enfermidades de que o desporto atual padece, a violência, o doping, a corrupção, as apostas ilegais, o racismo, a xenofobia e a exclusão social, entre outras, quando refletimos sobre estes temas, percebemos que alguns destes problemas não são exclusivos do desporto, encontram-se na sociedade em geral.

Neste contexto, surge o conceito

O desporto em que acreditamos, é antes de mais uma atividade com valores que forma indivíduos disciplinados, que trabalham diariamente em busca da sua superação, respeitando as regras existentes. Só um desporto, com esta visão será capaz de continuar a atrair novos praticantes, novos adeptos e novos patrocinadores.

Compete, pois a todos os agentes desportivos a missão e a responsabilidade de promover os valores da ética desportiva, obviamente que aqueles que regulam a atividade desportiva, exercendo a função de dirigentes desportivos, tem ainda maiores responsabilidades nesta missão.

Por fim, felicitamos a Seleção Nacional Feminina de futebol, pelo brilhante apuramento para a fase final do Campeonato Mundial a realizar no verão deste ano na Austrália e Nova Zelândia.

Mestre em Treino Desportivo de Alto Rendimento nelsonmeloefd@gmail.com

1 de Março de 2023 O SETUBALENSE 15
da excelente prestação do jogador,
DR
Marquavian Stephens marcou 53 pontos no jogo com o Sampaense

MARÉS TEMPO

HOJE 14º 15º 3º 3º AMANHÃ 04:20 - 1.5 m - Baixa-mar 10:43 - 2.4 m - Preia-mar 16:47 - 1.6 m - Baixa-mar 23:20 - 2.6 m - Preia-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 04:21 - 1.6 m - Baixa-mar 10:35 - 2.4 m - Preia-mar 16:44 - 1.6 m - Baixa-mar 23:09 - 2.6 m - Preia-mar SESIMBRA 04:17 - 1.6 m - Baixa-mar 10:30 - 2.3 m - Preia-mar 16:36 - 1.6 m - Baixa-mar 23:07 - 2.6 m - Preia-mar ALMADA 04:29 - 1.6 m - Baixa-mar 11:03 - 2.7 m - Preia-mar 16:58 - 1.7 m - Baixa-mar 23:39 - 2.8 m - Preia-mar
Céu nublado Céu nublado 5791 5781 4264
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.