O Setubalense - o seu diário da região nº 1013 de 14 de Fevereiro de 2023

Page 1

Setúbal entre os distritos com mais vítimas de abuso

Dar voz ao silêncio Dos 512 testemunhos recolhidos pela comissão que investiga a pedofilia na Igreja, 30 são de pessoas que vivem na região p3

PSD suspeita de irregularidades na concessão do estacionamento pago

Setúbal Presidente da concelhia admite pedir avaliação ao negócio p4

AF SETÚBAL

Vice-presidente da arbitragem pede demissão após polémica em jogo p3

PALMELA

Município consegue 200 mil euros do Governo para mitigar prejuízos do fogo p6

SEIXAL

Autarquia leva à BTL empresas e entidades p12

PINHAL NOVO Despedida a Hélder Alves é amanhã p8

O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2023 PREÇO 1€ | N.º 1013 | ANO VI | 5.ª SÉRIE 5753 5396 contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173 PUBLICIDADE PUBLICIDADE 5179 PUBLICIDADE PUBLICIDADE
O SETUBALENSE

Suspeito de tentativa de violação detido e em prisão preventiva

Um homem de 54 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de tentativa de violação de uma mulher de 29 anos no Seixal e ficou em prisão preventiva, anunciou ontem aquela força policial. Segundo a PJ, os factos em investigação ocorreram em Junho, quando o suspeito abordou a

vítima na via pública e, com recurso à força física, a tentou violar, facto não consumado pela intervenção de terceiros. A Polícia Judiciária adianta em comunicado que irá prosseguir a investigação visando conhecer possíveis situações similares, envolvendo o mesmo arguido.

LITORAL ALENTEJANO

Grupo cívico opõe-se a central solar em Santiago do Cacém e ameaça com tribunal

DR

ATÉ DIA 28 Ligação fluvial entre Barreiro e Lisboa com limitações

Um grupo cívico contestou ontem o projecto de instalação de uma central fotovoltaica no concelho de Santiago do Cacém, envolvendo o alegado abate de 1,5 milhões de árvores, e ameaçou recorrer a tribunal.

Em comunicado, o grupo ProtegerAlentejo1260ha argumentou que “a emissão da Declaração de Impacte Ambiental favorável” ao projecto fotovoltaico que a Iberdrola e a Prosolia Energy vão desenvolver na freguesia de São Domingos e Vale de Água terá como consequência o “abate de um milhão e meio de árvores para plantar dois milhões de painéis solares”.

“O projecto em causa teve anteriormente e por duas vezes parecer negativo por parte da Comissão de Avaliação devido aos impactes negativos previstos. Os impactes apontados são identificados como negativos, muito significativos e irreversíveis”, realçou.

No comunicado, o grupo cívico realçou ser “totalmente contra a concretização” desta central solar fotovoltaica, pelo que vai optar por recorrer aos tribunais: “É nossa decisão defender a nossa posição e os nossos direitos por via judicial.

“As medidas e compensações propostas pelo promotor não vão, de modo nenhum, ao encontro das exigências manifestadas pela população nas duas consultas públicas”, criticou o movimento.

Na consulta pública referente ao projecto reformulado, o grupo disse ter apresentado “uma participação de

FICHA TÉCNICA

Instalação da central implica, segundo os cidadãos, o abate de 1,5 milhões de árvores

74 páginas, na qual se demonstrava a incompatibilidade [da central] com estratégias, programas e planos nacionais e regionais”.

Essa contribuição do ProtegerAlentejo1260ha deixava a descoberto também “as graves omissões e inverdades constantes no EIA [Estudo de Impacte Ambiental] apresentado”, frisou.

Apesar disso, os promotores “conseguiram convencer” a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “com a

sua argumentação e um conjunto de promessas”, mas “esses compromissos não são realistas, nem passíveis de serem cumpridos”, criticou o grupo de cidadãos.

A Iberdrola e a Prosolia Energy obtiveram, a 31 de Janeiro, licença ambiental para construir, em São Domingos, o projecto fotovoltaico Fernando Pessoa, com 1.200 megawatts (MW) de potência instalada, o maior da Europa e o quinto maior do mundo.

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

A empresa disse estimar que a futura infra-estrutura entre em funcionamento “em 2025” e que a construção gere “até 2.500” postos de trabalho, “a maioria desempenhados por trabalhadores locais”.

O parque solar fotovoltaico irá fornecer “energia limpa, barata e de produção local suficiente para responder às necessidades anuais de cerca de 430 mil residências, uma população equivalente a quase duas vezes a cidade do Porto”, indicaram os promotores.

Segundo a Iberdrola, a “instalação, cuja ligação à rede já está contratada com a operadora portuguesa REN, evitará o consumo de 370 milhões de metros cúbicos de gás por ano, volume necessário para produzir a mesma quantidade de energia em ciclo combinado”.

“No que respeita à protecção da biodiversidade, o terreno poderá ser utilizado pelos pastores locais como pasto para a criação de gado ovino e serão introduzidas colmeias, o que contribuirá para melhorar a estabilidade dos ecossistemas e aumentar o rendimento do cultivo nas terras agrícolas circundantes”, pode ler-se no comunicado então divulgado pela empresa.

Na área em redor da infra-estrutura, “serão feitas plantações para substituir eucaliptos por árvores autóctones”, frisou.

O projecto inicial da Prosolia Energy envolvia mil milhões de euros de investimento e gerou contestação popular, em Abril de 2021. Lusa

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

As ligações fluviais entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa, vão manter as limitações de serviço nos dias úteis até 28 de Fevereiro, indicou a Transtejo/Soflusa.

O serviço tem tido limitações desde o dia 4 de Janeiro, na sequência do abalroamento sofrido pelo navio "Gil Vicente".

Inicialmente estavam previstos constrangimentos até 10 de Fevereiro, mas a empresa anunciou numa informação publicada na sua página de Internet o prolongamento dessas limitações.

Um barco de passageiros da Soflusa, que faz a ligação fluvial entre Lisboa e a margem sul do rio Tejo, colidiu na noite de 4 de Janeiro com uma lancha da Polícia Marítima.

Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), a lancha da Polícia Marítima estava a realizar uma missão de rotina no Mar da Palha, no estuário do rio Tejo.

Na sequência do acidente foi aberto um inquérito ao sinistro marítimo para apurar as causas.

As ligações suprimidas estão indicadas no ‘site’ da empresa, no separador “informações aos passageiros”.

A Transtejo é responsável pela ligação do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro, também no distrito de Setúbal, e o Terreiro do Paço, em Lisboa. Lusa

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

SIGA-NOS EM:

MEMBRO ASSINANTE

DELEGAÇÕES

2 O SETUBALENSE 14 de Fevereiro de 2023
DIREITOS PROTEGIDOS WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO BARREIRO - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com
Abertura

Câmara Municipal oferece busto de Luísa Todi ao Lions Clube de Setúbal

A Câmara de Setúbal ofereceu um busto de Luísa Todi ao Lions Clube de Setúbal, projecto comunitário que assinalou no passado sábado 49 anos de actuação. Num encontro realizado no Novotel, Carla Guerreiro, vice-presidente da autarquia, destacou a importância

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL

da missão rotária para a criação de uma sociedade melhor. "O Lions Clube de Setúbal tem uma missão com visão, com consequência, para proporcionar mais qualidade de vida àqueles que vivem e trabalham neste território", disse a autarca, citada em comunicado do município.

Vice-presidente do Conselho de Arbitragem apresenta demissão após polémica com o Sporting

Decisão de Pedro

Peixoto foi tomada antes de comunicado dos ‘leões’

Tiago Jesus

Pedro Peixoto, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) apresentou a sua intenção de demissão após caso polémico no encontro entre o Sporting Clube de Portugal e o Amora, jogo da 18.ª jornada da série B da Liga 3. A confirmação foi dada pelo próprio dirigente a O SETUBALENSE, que referiu que o pedido foi feito ainda antes do caso vir a público.

“Expus o caso ao presidente da AFS e disse-lhe que a minha intenção era pedir de imediato a demissão”, referiu, garantindo que está disponível para ser ouvido pela justiça. “É o meu dever ser ouvido pela justiça desportiva e assumir as minhas responsabilidades neste processo”, assegurou.

Quanto à justiça pública, o ainda dirigente garante que não terá direito a defesa possível. “Acho que já fui decapitado e tenho consciência de que continuarei a ser esquartejado nos dias seguintes”.

O dirigente analisou o posicionamento do Sporting. “Eu vejo a posição do Sporting a adulterar um pouco o que aconteceu. Lamento o que aconteceu ali, eu não sou aquela pessoa que dizem no comunicado, dão até a sensação de que sou um ‘hooligan’. Muito pelo contrário, sou uma pessoa muito pacifica e não instiguei a nada”, disse.

“Estive no estádio enquanto associado do Amora, clube da minha terra do qual sou sócio há 51 anos. Quem me conhece sabe que sou igualmente simpatizante do Sporting há mais de 30 anos, embora não seja sócio, frequento várias vezes o Estádio de Alvalade", acrescentou.

“Após a obtenção do segundo golo

Sporting acusa dirigente de comportamentos que “nada dignificam o futebol”

do Amora, já em tempo de compensação, houve alguém do banco de suplentes do Sporting que teve uma troca de palavras com os adeptos do Amora. Houve alguém que cuspiu para a bancada e disseram que tinham cuspido para a zona onde o meu filho estava. Quando terminou o jogo vi novamente uma exaltação ali junto ao banco, com adeptos do Amora e

IDENTIFICADAS 30 PESSOAS

Setúbal é o quarto distrito onde vivem mais vítimas de abuso sexual na Igreja

rado “a partir de 512 testemunhos”, sendo que, “em Portugal, os cinco distritos com mais depoentes são, por ordem decrescente, Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Leiria”.

vi outra vez um elemento do Sporting a cuspir e nesse momento desci a bancada e disse que esse individuo não era digno do emblema que ostentava ao peito, isto tudo na presença da força policial”, assegurou.

“A conversa não passou disso, mas passou para um vernáculo de parte a parte. Não me revejo neste tipo de comportamentos, mas deixei-me levar pela emoção”, referiu.

Por fim o dirigente quis deixar o seu pedido de desculpas aos vários envolvidos. “Quero pedir desculpas à AF Setúbal, ao presidente do Conselho de Arbitragem e restantes colegas, por de forma indirecta estarem envolvidos”, concluiu.

O Sporting defendeu em comunicado que o vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal deve deixar o cargo, referindo que o dirigente teve alegados comportamentos que “nada dignificam o futebol”.

Os leões consideram que o vice-presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal teve comportamentos que representam o “oposto dos valores do futebol português”, acusando-o de estar num conjunto de adeptos “do clube visitado a provocar, ameaçar, cuspir e procurar o confronto físico com os jogadores, equipa técnica e staff”.

Setúbal é o quarto distrito do País onde vivem actualmente mais vítimas de abuso sexual na Igreja em Portugal, havendo registo de 30 pessoas. A informação é avançada pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, em relatório ontem divulgado, no qual é ainda revelado que Almada, com 13 residentes, é o concelho do distrito no qual moram mais vítimas.

Já Lisboa, com 148 casos, Porto, com 64 vítimas, e Braga, com 43 testemunhos, são os três distritos onde foram identificadas actualmente mais vítimas de abuso sexual.

De acordo com o mesmo documento, a Diocese de Setúbal, que abrange nove dos 13 concelhos do distrito, identificou entre 11 a 25 testemunhos à comissão independente, que tem como coordenador o médico pedopsiquiatra Pedro Strecht.

Já no que diz respeito ao concelho onde aconteceu o primeiro abuso, Setúbal surge na 14.ª posição, com oito casos identificados. O referido relatório, que teve como foco de análise “a pessoa vítima de abuso sexual na infância e adolescência”, foi elabo-

No documento, é ainda explicado que “um administrador diocesano (Setúbal) nunca” respondeu “às chamadas da comissão independente”, que considerou “importante ouvir, através de entrevistas, os actuais líderes da Igreja Católica Portuguesa”.

“A Igreja em Portugal abrange hoje 20 dioceses e o Ordinariato Castrense, a Diocese das Forças Armadas e de Segurança. Três delas – Setúbal, Bragança e Angra – estavam no momento das entrevistas em ‘sede vacante’, isto é, não tinham qualquer bispo à sua frente”.

A Conferência Episcopal Portuguesa convocou para o próximo dia 3 de Março uma assembleia plenária extraordinária para analisar o relatório.

A comissão independente, constituída “após um convite dirigido a Pedro Strecht no final de 2021 por parte de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa” e então Bispo de Setúbal, “definiu como objectivo o estudo dos abusos sexuais de crianças por membros ou colaboradores da Igreja, entre 1950 e 2022, para um melhor conhecimento do passado e adequada acção preventiva e de intervenção futura”.

Os trabalhos arrancaram em Janeiro de 2022, tendo sido definido “o tempo de um ano como prazo de duração dos mesmos, com a apresentação final de um relatório”.

A comissão independente, liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, é ainda constituída por Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça e juiz conselheiro jubilado, e por Ana Nunes de Almeida, socióloga e investigadora.

Integra igualmente a comissão independente a cineasta Catarina Vasconcelos, assim como o médico psiquiatra Daniel Sampaio e a assistente operacional Filipa Tavares, além de terem também contado com “a participação do sociólogo Vasco Ramos, da psicóloga clínica Ana Sofia Varela e da jornalista Catarina Pires”.

14 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 3 Setúbal
DR
É o meu dever ser ouvido pela justiça desportiva e assumir as minhas responsabilidades neste processo
Maria Carolina Coelho
Relatório da comissão independente revela que em oito casos o primeiro abuso aconteceu no concelho
DR

ESTACIONAMENTO TARIFADO

PSD afirma suspeitar de eventuais irregularidades na concessão

Sociais-democratas admitem que vão pedir a avaliação do processo pelo Ministério

Os eleitos do Partido Social Democrata (PSD) em Setúbal dizem suspeitar de eventuais irregularidades no concurso público para o estacionamento tarifado na cidade, assim como admitem que vão pedir a avaliação do processo pelo Ministério Público ou pelo Tribunal de Contas.

“Caso não tenham sido cumpridos todos os procedimentos legais e formais, é óbvio que o PSD vai pedir nos locais certos – pode ser no Tribunal de Contas ou no Ministério Público – que este processo seja devidamente avaliado”, revelou o presidente da Comissão Política da Secção de Setúbal do PSD.

De acordo com Nuno Carvalho, o PSD tem “dúvidas sobre o cumprimento de todos os requisitos formais e legais do concurso público que permitiu alargar o estacionamento tarifado a diversas zonas residenciais da cidade de Setúbal”.

Por agora, o dirigente e deputado social-democrata eleito por Setúbal admitiu que o PSD aguarda apenas que seja conhecido o relatório sobre o estacionamento tarifado que está a ser elaborado por uma comissão da Assembleia Municipal, que deverá ser divulgado numa das próximas sessões do órgão autárquico.

“Vamos esperar pelo relatório para percebermos se é possível a reversão absoluta deste processo. O PSD já está a avaliar todos os detalhes do concurso público sobre o estacionamento tarifado, em que o presidente do júri foi a então presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, para percebermos aquilo que aconteceu, para verificarmos se foram cumpridos todos os requisitos formais e legais”, revelou Nuno Carvalho, no âmbito de uma acção realizada pelo PSD na manhã de ontem.

PSD fala com residentes e comerciantes na zona do Bonfim

O PSD de Setúbal continua a mostrar uma posição vincada contra o esta-

cionamento pago na cidade sadina. Na manhã de ontem, os sociais-democratas saíram à rua para relembrar os munícipes do alargamento da área de abrangência do estacionamento tarifado, que acontece na próxima segunda-feira, dia 20 de Fevereiro.

Em acção realizada em torno do Estádio do Bonfim, em Setúbal, os eleitos do PSD distribuíram panfletos enquanto falavam com residentes e comerciantes sobre o custo da aquisição do dístico de residente.

A O SETUBALENSE, Nuno Car-

valho, presidente da Comissão Política da Secção de Setúbal do PSD, disse considerar que o pagamento do estacionamento é um “autêntico imposto” e que se trata de uma medida desnecessária tendo em conta a actual situação financeira do País.

DataRede Tarifa começa a ser aplicada na próxima segunda-feira em dez novas zonas da cidade

O PSD de Setúbal esteve ontem em acção pela rua Dr. António Rodrigues Manito, no troço compreendido entre a Rotunda do Lápis e a Praça VFC, uma das áreas abrangidas pelo estacionamento tarifado já a partir de segunda-feira, dia 20 de Fevereiro.

Também as avenidas José Mourinho, localizada entre o Parque Urbano de Albarquel e a Rua dos Trabalhadores do Mar, e República da Guiné-Bissau vão ter parquímetros a funcionar dentro de menos de uma semana.

Nas ruas João de Deus,

Guilherme Gomes Fernandes, do Gaz, Teotónio Banha e Balneário Dr. Paula Borba o estacionamento vai passar a ser pago nos dias úteis, entre as 09 e as 19 horas, e aos sábados, entre as 09 e as 13 horas.

As ruas Dr. Manuel Gamito e Independência das Colónias são outras duas zonas onde a população vai ter de começar a pagar para deixar o veículo.

Os parquímetros começaram a ser instalados em Setúbal a 28 de Março de 2022, com a concessão a abranger os 1 487 lugares pagos existentes

até à referida data e a prever o acréscimo de 6 813 novos lugares de estacionamento tarifado.

Questionado sobre o alargamento da instalação dos parquímetros, Luís Sousa, presidente do conselho de administração da DataRede, já havia dito a O SETUBALENSE que este é “um processo dinâmico e que tem muito a ver com pedidos [ou] abaixo-assinados de residentes a exigirem a instalação de parquímetros e [com a] lei da oferta e da procura”.

O também deputado à Assembleia da República explicou ainda que não existem opções para os moradores que os permita fazer deslocações sem que utilizem o carro. Durante a acção, foi recordado aos moradores das áreas abrangidas pelo estacionamento tarifado, concessionado à DataRede, que estes têm direito à gratuitidade do 1.º dístico de residente. Por proposta do PSD, a Câmara de Setúbal aprovou também, em Novembro último, por unanimidade, que a aquisição do segundo e terceiro cartões têm uma redução de 50 e de 25%, respectivamente.

Já Sónia Leal Martins, vereadora do PSD na Câmara de Setúbal, explicou que a medida visa "proteger os munícipes e acaba por devolver algum dinheiro" às famílias. A social-democrata frisou igualmente a importância da proximidade aos munícipes e referiu que a política aplicada pela CDU não é benéfica para os condutores. "O PSD considera que o alargamento que está a ser feito não protege, de todo, as pessoas que vivem em Setúbal e, portanto, quisemos vir junto delas e informar sobre as medidas que conseguimos fazer aprovar e que irão minimizar o impacto desta medida que foi a concessão do estacionamento de 40 anos”, sublinhou. Segundo a autarca do PSD, algumas pessoas não têm conhecimento sobre o que será a nova realidade do estacionamento na cidade e que ainda existem dúvidas.

“As preocupações das pessoas são o custo que vão ter, porque ainda é elevado, e é o facto de não perceberem muito bem como é que vai acontecer a partir da próxima semana e o que é que têm de fazer para usufruir desta gratuitidade”, revelou, para em seguida acrescentar: “Temos estado a informar as pessoas, mas obviamente que os munícipes estão preocupados”.

“Não podemos esquecer que estamos numa conjuntura particular do País, com uma inflação bastante alta e é mais uma despesa que as famílias vão ter”, disse, a concluir.

Na acção esteve ainda presente Paulo Calado, também vereador na Câmara Municipal de Setúbal. Com Lusa

4 O SETUBALENSE 14 de Fevereiro de 2023 Setúbal
Público ou pelo Tribunal de Contas
O SETUBALENSE
Eleitos do PSD recordaram os moradores que estes têm direito à gratuitidade do 1.º dístico de residente

CENTRO HOSPITALAR DE SETÚBAL Administração tem como desafio “reter os profissionais”

profissionais de saúde e na organização, Pedro Lopes apontou como principal desafio para o CHS reter os profissionais [e] reter o talento, o que passa pela promoção técnico-científica dos profissionais”, adianta o município.

A nova administração do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), “em funções há cerca de seis meses”, tem “como principal desafio” para a unidade de saúde “reter or profissionais [e] reter o talento”.

A “visão que tem o novo elenco gestor para o centro hospitalar” foi relevada na sexta-feira, no Forte de Albarquel, pelo presidente do conselho de administração, Pedro Lopes, durante a sexta edição do Prémio GID, promovido pelo Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID) do CHS.

De acordo com o responsável, o

Sexta

edição do Prémio GID decorreu no Forte de Albarquel, em Setúbal

trabalho a desenvolver “passa por promover o reconhecimento, o bem-estar e saúde das populações e a excelência dos profissionais”,

explica a Câmara de Setúbal em comunicado.

O médico João Marcelino, do serviço de Imunoalergologia, e o neurologista Gonçalo Bonifácio arrecadaram o primeiro prémio GID 2022, relativo à categoria “Artigo Original”, por trabalhos relacionados com a covid-19 e com a esclerose múltipla, respectivamente.

Também o segundo prémio foi entregue a Gonçalo Bonifácio, que conquistou a distinção na categoria “Casos Clínicos”, enquanto o terceiro prémio, da categoria “Revisões”, “foi atribuído à médica Patrícia Santos, do serviço de Nefrologia”.

No total estiveram 25 artigos de várias especialidades a concurso, os quais foram avaliados “por um júri de cinco elementos de reconhecido mérito científico e clínico”, garantiu.

Já o coordenador do GID, Filipe Seixo, apresentou a actividade do gabinete e indicou que “os prémios, além de terem como objectivo promover e incentivar a investigação no Centro Hospitalar de Setúbal, servem para divulgar o que se está a fazer no CHS em termos de actividade científica”.

A cerimónia de entrega dos prémios GID contou ainda com a presença de Pedro Pina, vereador da Saúde na Câmara de Setúbal, que “destacou o papel do Centro Hospitalar de Setúbal na valorização dos profissionais”.

PUBLICIDADE 5189

14 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 5
Palmela garante 200 mil euros da tutela para mitigar consequências do incêndio p6
Presidente da unidade de saúde diz que trabalho passa por promover “o bem-estar das populações”
A apresentação dos premiados ficou a cargo da directora clínica do centro hospitalar, Irene Ferreira, que DR
explicou ter havido um “aumento exponencial de artigos e participantes nesta sexta edição”.
“Ao salientar que o foco tem de estar no bem-estar do utente, nos

Palmela

BREVES

ÁGUA

Conduta em Fonte de Vaca reforça abastecimento a Pinhal Novo

Pouco mais de 359 mil euros é quanto custa aos cofres da Câmara Municipal de Palmela a construção, que se encontra em curso, de uma nova conduta adutora para a ligação dos novos furos de captação de água ao reservatório de Fonte da Vaca. Com um prazo de execução de 240 dias, a intervenção visa reforçar “o abastecimento de água a Pinhal Novo, para garantir

a fiabilidade do sistema” e, assim, “responder ao maior consumo, estabilizar as pressões na rede de abastecimento e permitir ainda uma maior flexibilidade na gestão”, revelou a autarquia. Em execução, mas pela E-Redes, está ainda um ramal de energia e um PT para abastecer o F2 de Fonte da Vaca, localizado no Aceiro da Cova do Barro, no valor de 56.748 euros.

CONTRATO-PROGRAMA

RUBRICADO

CINE-TEATRO SÃO JOÃO Associação de jovens leva ao palco espectáculo de dança

“Inspir’Arte III (In)diferente”

Protocolo foi assinado em Murça. Álvaro

Amaro lembra que a autarquia nunca desistiu de sensibilizar a Administração Central

O município de Palmela conseguiu a obtenção de um apoio financeiro máximo de 201 mil euros da Administração Central para a recuperação da área ardida a 13 de Julho passado. O contrato-programa para o efeito foi assinado no passado dia 1, em Murça, distrito de Vila Real.

Ao abrigo deste protocolo é garantido o financiamento a 100% pelo Fundo Ambiental, com a verba a incluir acções de estabilização de emergência por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A cerimónia protocolar contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.

Álvaro Amaro, presidente da autarquia, anunciou na reunião públi-

ca do passado dia 8 a assinatura do contrato e lembrou que, pela área ardida do território ser de 415 hectares – inferior aos 500 hectares que permitem ter, por lei, financiamento –, a princípio Palmela ficaria excluída do acesso a esse benefício.

“O apoio vem na sequência das diligências institucionais feitas pelo município junto do Governo, que, ao longo destes meses” não desistiu, explicou o autarca. A edilidade procurou consciencializar “a Administração Central para a sensibilidade da zona, dado tratar-se do Parque Natural da Arrábida, onde o próprio ICNF tem as suas responsabilidades”. Assim, a autarquia, “apesar de, em termos legais, parecer não cumprir os critérios mínimos”, conseguiu “integrar Palmela no programa de apoio”.

O montante destina-se às operações de recuperação de danos provocados pelas chamas, sendo que, adiantou Álvaro Amaro, muitas intervenções têm sido feitas pela autarquia.

Entre as acções, algumas em desenvolvimento outras por realizar, estão a “beneficiação da rede viária dos caminhos florestais dentro da área ardida, a substituição de sinalização danificada, a recuperação de pontos

de água e remoção de material florestal (árvores abatidas e material ardido retirado)”, assim como a “instalação de faixas de protecção e controlo de espécies invasoras”.

Uma das grandes preocupações da edilidade passa ainda pela “erosão do solo e contenção de bermas”, nomeadamente na Estrada da Cobra, na Baixa de Palmela. “Os estudos geotécnicos a realizar e as questões a implementar [na zona da Estrada da Cobra] vão obrigar a estudos e investimentos que ultrapassam largamente a verba obtida a título de apoio”, rematou o presidente da autarquia.

O apoio obtido pelo município de Palmela é parte de um total de 6,9 milhões de euros, repartidos por 21 concelhos afectados por incêndios em 2022. O prazo de execução das intervenções é de um ano.

O fogo de 13 de Julho em Palmela deflagrou na encosta do Castelo de Palmela e motivou a abertura de uma investigação por suspeitas de ter tido mão criminosa. No local, naquele fatídico dia, estiveram mais de 500 bombeiros a lutar contra as chamas, com auxílio de meios aéreos. O fogo foi dado como extinto apenas ao início da noite de 15 de Julho.

intitula o espectáculo de dança que a Associação Inspira# Atitude vai levar ao palco do Cine-Teatro São João, em Palmela, a partir das 21h30 do próximo sábado. Segundo a Câmara Municipal de Palmela, que apoia a iniciativa, a associação de jovens Inspira# Atitude “procura

diária e apaixonadamente criar e desenvolver a nível local projectos na área desportiva e cultural, sempre com a preocupação de contribuir para a construção de um mundo com mais e melhores oportunidades para todos”. A aposta do grupo passa pela “formação e consciencialização do público”.

'OLHARES DO MEDITERRÂNEO'

Melhores filmes de festival passam em auditório, biblioteca e Cine-Teatro

O Auditório Rui Guerreiro e a Biblioteca Municipal, ambos em Pinhal Novo, assim como o Cine-Teatro São João, em Palmela, são os três equipamentos onde vão ser exibidas as curtas e longas-metragens premiadas na edição de 2022 do “Olhares do Mediterrâneo - Women’s Film Festival”. De 23 a 25 deste mês, o auditório no Pinhal Novo apresenta “sete dos

melhores filmes da 9.ª edição do festival, em três sessões, sempre com início às 21h30”, anunciou o município. Para o público infantil está agendada uma “programação” especial, a ter lugar dia 25, a partir das 16 horas, na biblioteca. Já o Cine-Teatro assinala o Dia Internacional da Mulher com uma sessão no dia 8 de Março (21h30).

6 O SETUBALENSE 14 de Fevereiro de 2023
DR
Município garante 200 mil euros da tutela para mitigar consequências do incêndio
DR

Autarquia alerta para diminuição da pressão da água na zona de Batudes

A Câmara Municipal de Palmela está a realizar obras de remodelação nas redes de entrada e saída de água do reservatório apoiado de Batudes, instalado na freguesia palmelense.

CERTAME VAI DECORRER DE 22 A 24 DE SETEMBRO

Bilhetes para a Feira Medieval de Palmela sem aumento na compra antecipada

Até 31 de Julho, os ingressos têm preços iguais aos da edição anterior. Para lá dessa data aumentam 1 euro

A edição de 2023 da Feira Medieval de Palmela vai decorrer entre 22 e 24 de Setembro e os preços dos bilhetes vão manter-se iguais aos do ano anterior, desde que adquiridos antecipadamente.

FOTOLEGENDA

Em 2022, os bilhetes diários custaram 3 euros e o passe de três dias ascendeu a 6 euros. Valores que a Câmara Municipal de Palmela deliberou, por unanimidade na reunião do passado dia 8, manter para este ano, mas desde que os ingressos sejam comprados até 31 de Julho. Depois dessa data, o custo aumenta 1 euro – o bilhete diário passa a custar 4 euros e o passe para os três dias fica com o valor de 7 euros.

A decisão foi tomada “tendo em conta o investimento significativo necessário para a concretização de

um evento desta natureza, agravado pelo actual contexto económico, por forma a comparticipar as despesas inerentes”. Ainda assim, foram consideradas “as dificuldades generalizadas do consumidor”, lê-se na proposta.

A bancada socialista questionou a gestão CDU sobre eventuais medidas que possam estar a ser pensadas para evitar as longas filas que se formaram na edição do passado ano. O que, sublinhou o vereador Raúl Cristóvão, “fez com que muita gente desistisse ou perdesse grande parte do tempo

previsto ser passado no recinto da feira”.

Luís Miguel Calha, vereador da CDU com o pelouro dos Mercados e Feiras, esclareceu que “está a ser estudado um conjunto de medidas que permitam facilitar o acesso e fluidez das bilheteiras e a compra dos bilhetes”, além da venda antecipada.

Acesso gratuito têm as crianças com idade igual ou inferior a 12 anos.

E Paulo Ribeiro, vereador do PSD, deixou a sugestão da ponderação de um “bilhete intermédio”, que abrangesse as crianças entre os 12 e os 17 anos, assim como a possibilidade de compra de um “passe familiar”.

Luís Miguel Calha retorquiu que “esteve em equação o estabelecimento do preço intermédio, ou do bilhete de família, mas [a proposta] não evoluiu nesse sentido”, já que os preços apresentados “podem considerar-se competitivos”. “Em outros certames desta natureza, os preços são, na esmagadora maioria, muito mais caros”, justificou o autarca da CDU.

Álvaro Amaro, presidente da Câmara, sublinhou que os valores de contratação de serviços já tinham aumentado no ano passado, mas que a autarquia preferiu manter o montante a pagar pelo público. E frisou que “o aumento dos custos da contratação de serviços, artistas, animação e demais logística vai de 300 a 400 por cento”.

Face aos trabalhos em curso, a autarquia alerta para a possibilidade de, até à próxima sexta-feira, 17, poder “verificar-se um abaixamento da pressão da água” no abastecimento que é feito à referida zona.

BREVES

DANÇA Passos e Compassos de volta ao palco

A Passos e Compassos vai voltar a apresentar o espectáculo de dança “Dar Corpo ao Ma ni fes to” no Cine-Teatro São João, em Palmela. Nos dias 1 e 2 de Março próximo com sessões, a partir das 10h30, dirigidas à comunidade educativa; e a 3 do mesmo mês, pelas 21h30, com actuação para o público em geral.

POCEIRÃO Aulas desportivas no centro cultural

Estão abertas inscrições para as aulas regulares de judo, no Centro Cultural do Poceirão, que “passam agora a realizar-se às quartas-feiras, pelas 18 horas”, anunciou a Câmara Municipal de Palmela. O centro cultural apresenta ainda aulas de yoga para crianças (terças), pilates (terças e sextas), zumba (sextas-feiras) e hip hop (sábados).

O Grupo Desportivo da Volta da Pedra comemorou bodas de ouro no último domingo. A passagem dos 50 anos de vida da colectividade foi assinalada a rigor e contou com a participação de várias dezenas de sócios. “Foi um dia muito especial para todos, mas principalmente para os associados”, diz Helena Ribeiro, presidente do Grupo Desportivo da Volta da Pedra, ao mesmo tempo que resume como tudo começou. “Foi precisamente há 50 anos que um pequeno grupo de sonhadores decidiu iniciar a aventura de criar um local de encontro para actividades desportivas e onde pudessem conviver. Ao longo dos anos outros se juntaram com o mesmo entusiasmo, escrevendo assim a história que hoje orgulhosamente assinalamos”, remata a dirigente.

O edil realçou ainda que adquirir previamente os bilhetes permite também perceber a afluência esperada de população ao evento, o que possibilita adoptar atempadamente todas as medidas de segurança necessárias para o certame.

A Feira Medieval de Palmela estreou-se em 2014 e pretende “envolver a participação das gentes, através da interacção com a recriação histórica e fidedigna em torno da vivência própria da época”, informa o município. No último ano, o tema da Feira Medieval foi “Mesteirais e Outras Gentes na Palmela do Séc. XII” e o evento atraiu até à vila cerca de 35 mil pessoas.

CICLISMO Prémio juvenil agendado para 26 de Março

O 2.º Prémio Juvenil de Ciclismo do Concelho de Palmela está garantido e já tem data definida: 26 de Março, pelas 9h30, em Pinhal Novo. O executivo municipal decidiu, por unanimidade, no passado dia 8, celebrar com a Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal o contrato-programa para o efeito. Nesse âmbito, a autarquia vai apoiar a iniciativa com 2.450 euros.

14 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 7
DR
Grupo Desportivo da Volta da Pedra comemora bodas de ouro

PSD E CONCELHO DE PALMELA DE LUTO

Morreu Hélder Alves, homem de causas e autarca na freguesia de Pinhal Novo

Velório realiza-se a partir das 10h30 desta quarta-feira. O funeral está marcado para as 16 horas

O PSD e o concelho de Palmela estão de luto pela morte de Hélder Alves. Tinha 48 anos, era membro da Assembleia de Freguesia de Pinhal Novo, vice-presidente da Comissão Política da Secção de Palmela do PSD e vogal na distrital de Setúbal do partido. O corpo vai estar em câmara-ardente a partir

das 10h30 desta quarta-feira na Capela do Pinhal Novo. Às 15 horas realiza-se missa de corpo presente e o funeral tem lugar uma hora depois, no cemitério de Pinhal Novo (cemitério do Terrim).

Hélder Alves faleceu na passada sexta-feira, vítima de acidente vascular cerebral. A notícia colheu de surpresa tudo e todos. Em declarações a O SETUBALENSE, Paulo Ribeiro, presidente da distrital do PSD e vereador na Câmara Municipal de Palmela, recorda o homem convicto e de causas, que era Hélder Alves.

“Era um homem muito convicto, muito profissional no que fazia e com princípios muito assentes no serviço público, na ajuda aos

outros. O grande desígnio da vida dele tinha muito a ver com a protecção das crianças, das pessoas com necessidades especiais. Era a causa dele, que fez com que fundasse algumas associações e que mesmo na actividade política tivesse essa grande preocupação”, destaca o dirigente social-democrata, sem deixar de realçar que o PSD e a comunidade ficaram mais pobres. “É uma trágica perda, em primeiro lugar para a família, mulher e filhos, e naturalmente para o PSD distrital, para o PSD de Palmela, e para o Pinhal Novo.”

Antes, já a distrital laranja havia publicado uma mensagem de consternação na página que administra no Facebook a assinalar o luto e a

dimensão da perda. “Militante do PSD desde a juventude, era um homem de convicções que lutava pelas causas em que acreditava. Deu muito da sua vida ao PSD, principalmente em Palmela onde tanto trabalhou e ajudou nos últimos anos”, lê-se na publicação. Hélder Alves era designer gráfico e web designer e nas últimas eleições autárquicas foi cabeça-de-lista pelos social-democratas à Junta de Freguesia do Pinhal Novo, a qual publicou também na mesma rede social uma nota de pesar pelo desaparecimento repentino do autarca. O social-democrata deixa mulher e dois filhos. À família enlutada e amigos, O SETUBALENSE endereça as mais sentidas condolências.

8 O SETUBALENSE 14 de Fevereiro de 2023
Palmela
Hélder Alves DR
PUBLICIDADE
14 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 9 5653

do CROA

CENTRO DE RECOLHA OFICIAL DOS ANIMAIS

Miaus ganham 'casa nova' com ampliação do espaço

Intervenção no exterior das antigas instalações do equipamento está concluída. Agora há gatil para adultos e juvenis

A 2.ª fase das obras de ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Palmela já está concluída, revelou a Câmara Municipal. A intervenção – que permitiu requalificar “o exterior das antigas instalações” e criar “uma zona para gatos” – incidiu numa “área de 14 metros quadrados” e representou um “investimento de 28 mil euros”. Segundo a autarquia, foi “criada uma área para os gatos estarem no exterior”, de forma a proporcionar aos felídeos “melhores condições de vida” assim como “uma mais fácil adaptação ao ambiente exterior e, consequentemente, uma adopção mais rápida”. Cerca de dois terços da área intervencionada “serão utilizados como gatil de adultos e um terço como gatil de juvenis”.

OPINIÃO

Opiniões independentes e respeitadas sobre a guerra

Pela gravidade que a guerra na Ucrânia atingiu, destacamos opiniões de respeitadas personalidades públicas que não alinham no discurso tendencioso que omite as suas origens e possibilidades de entendimentos para lhe pôr fim. A única possibilidade para se conseguir a paz. Pela força das armas que poderá chegar às nucleares, que se pretende? A loucura do extermínio?

A autarquia detalha que “os alojamentos dispõem de várias prateleiras com diferentes alturas, arranhadores e brinquedos pendurados pelas estruturas”. A nova área exterior, adianta, “foi vedada por rede e, no tecto, tem uma cobertura que funcionará como solário”.

As obras visaram não só o bem-estar dos animais como também

uma maior rentabilidade do espaço disponível. “À semelhança da intervenção no interior do edifício, pretendeu-se aproveitar ao máximo o existente e proporcionar conforto aos animais, através da utilização de materiais naturais (madeira), não descurando a higiene”, salienta o município. Acima de tudo, acrescenta, a intervenção procura satisfazer “as necessidades de bem-estar dos animais, como o acesso a refúgios, esconderijos e a planos elevados, a exposição solar e a separação entre as três áreas vitais (zonas de alimentação, de dormida e de dejectos)”.

Com as obras da 1.ª fase, no interior do edifício, foram criados “um gabinete cirúrgico para tratamento de animais e esterilizações”, uma “zona de recobro” e uma “área para gatos em quarentena ou ninhadas”, valências que permitem “evitar custos de serviços em clínicas veterinárias”, sublinha a autarquia, a concluir. Os interessados em adoptar um animal no CROA podem consultar toda a informação na página do município na Internet (www.cm-palmela.pt).

Miguel Sousa Tavares, Expresso, 3/2/23 : “ O envio dos tanques Leopard para a Ucrânia representa uma mudança essencial e a dois níveis no papel dos países neutros (…) Por um lado, não se trata mais de enviar armas para ajudar Kiev a defender-se da invasão russa e a evitar que, como nos contam para adormecermos, depois da Ucrânia, Moscovo venha por aí fora até à foz do Tejo, mas sim de armas ofensivas que permitam a Kiev assegurar a tal vitória que, segundo o secretário da Defesa norte-americano, é o objetivo final da guerra garantirá que nunca mais a Rússia se atreva a aventuras semelhantes, ainda que provocada. E, por outro lado, não sendo uma decisão coletiva, tomada no âmbito da NATO (…), significa apenas uma decisão unilateral de cada país, para todos os efeitos legais e políticos, é uma declaração de guerra à Rússia. (…)

O que eu reclamo é da forma como nos envolveram neste processo, como se fosse a coisa mais banal do mundo.

Em primeiro lugar, foi verdadeiramente surpreendente e humilhante que a primeira fonte que noticiou o envio de tanques portugueses para a Ucrânia fosse o próprio Presidente ucraniano, em conferência de imprensa (…) Em segundo lugar, é extraordinário que uma decisão desta relevância seja decidida sem passar pela AR, pelo Conselho de Estado, e mesmo sem uma palavra do comandante supremo das Forças Armadas. Sem uma explicação pública do primeiro-ministro (…). E, claro, sem qualquer manifestação de interesse em debater o assunto pela opinião pública.

Enfim, é para mim espantoso que António Costa que vive a desculpar-se com a inflação e outros problemas importados por via da guerra- o que é verdadenão peça aos manifestantes que estão na rua, os professores e outros, a todos os portugueses descontentes e em dificuldades, que vão antes manifestar-se em frente às embaixadas dos EUA, da Rússia, da Ucrânia, da representação da UE, exigindo o fim da guerra e a abertura de negociações de paz.(…) enquanto vemos os fabricantes de armas a fazerem fortunas, a economia americana a prosperar enquanto a Europa definha e se ajoelha, a Ucrânia a ser destruída, o combate às alterações climáticas a retroceder anos.(…) António Costa, podia era meditar no exemplo do seu amigo Lula da Silva, que, solicitado a enviar também tanques para a Ucrânia, ofereceu-se antes para fazer parte de um grupo para mediar a paz.”

Sob o lema “Parar a Guerra Dar uma Oportunidade à Paz”, o CPPC com diversas organizações já aderentes, vai organizar este mês, ações em Viseu, Lisboa, Évora, Porto, Coimbra, quinta- feira 16, em Setúbal e sexta 17, em Corroios.

10 O SETUBALENSE 14 de Fevereiro de 2023
Palmela
O que eu reclamo é da forma como nos envolveram neste processo, como se fosse a coisa mais banal do mundo
DR
Os interessados podem adoptar um "amigo" nas instalações
Os alojamentos dispõem de várias prateleiras com diferentes alturas, arranhadores e brinquedos pendurados pelas estruturas

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Necrologia

A SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A. pretende recrutar

TÉCNICOS OPERATVOS

Para integrar na Direção de Operação (M/F). O objetivo da função será operar e verificar o funcionamento das instalações e equipamentos e proceder à sua limpeza, de acordo com os procedimentos definidos de forma a contribuir para o bom funcionamento do processo de tratamento de águas residuais.

PRINCIPAIS TAREFAS:

• Executar o controlo da operação dos sistemas elevatórios e de tratamento de águas residuais, de acordo com as diretivas e procedimentos estabelecidos;

• Efetuar colheitas de amostras de acordo com o plano de amostragem;

• Efetuar ensaios de controlo de campo necessários à condução do processo de tratamento;

• Preencher as folhas de registo de operação assim como quaisquer ocorrências e incidentes verificados;

• Efetuar a limpeza das instalações, designadamente dos órgãos de tratamento e respetivas áreas envolventes;

• Colaborar nas atividades relacionadas com a operação das infraestruturas;

• Realizar as tarefas de manutenção de 1º nível que lhe sejam atribuídas, apoiar as atividades de manutenção e melhoria das instalações e equipamentos.

PERFIL PRETENDIDO:

• Escolaridade obrigatória;

• Experiência em áreas relevantes para a função;

• Experiência de operação de ETAR (preferencial);

• Disponibilidade para trabalho em regime de turnos ou prevenção;

• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador (preferencial);

• Carta de condução de ligeiros;

• Bom relacionamento interpessoal e espírito de equipa.

LOCAL TRABALHO:

Península de Setúbal.

Os/as candidatos/as interessados/as devem enviar a sua candidatura acompanhada por Curriculum Vitae até 8 dias após a publicação do presente anúncio para o endereço eletrónico: recrutamento@adp.pt com referência “Técnicos Operativos SIMARSUL”.

Bloco Clínico

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

FALECEU A 07/02/2023

ABÍLIO TEIXEIRA CAETANO

PARTICIPAÇÃO E AGRADECIMENTO

MISSA DE 7ª DIA

Sua família, tem o doloroso dever de participar o falecimento do seu ente muito querido e agradecer a todos quantos se dignaram acompanhá-lo à sua última morada, bem como aos que das mais diversas formas lhes manifestaram pesar. Mais informam que será celebrada missa de 7º dia amanhã dia 15/02/2023 pelas 18 horas na igreja da ordem terceira, agradecendo desde já a quem se dignar participar neste ato religioso.

AGÊNCIA FUNERÁRIA COSTA

TELEF: 265 523 496 (CHAMADA REDE FIXA NACIONAL)

14 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 11
PUBLICIDADE 5173
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 3951
5659
ALMADA 265 539 691 SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 BARREIRO 212 047 599 PALMELA 265 520 716 ALCOCHETE 212 318 392 OUTROS CONCELHOS 265 520 716 CHAMADAS REDE FIXA NACIONAL ANUNCIE NO SEU DIÁRIO DA REGIÃO

DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autarquia está a convidar empresas e entidades do sector do turismo para estarem na BTL

O Seixal vai estar na Bolsa de Turismo de Lisboa, de 1 a 5 de Março, com stand próprio e também no da Entidade de Turismo

Humberto Lameiras

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realiza entre 1 e 5 de Março na Feira Internacional de Lisboa, vai contar com a presença do município do Seixal. Neste momento, a autarquia está a convidar empresas e entidades do sector do turismo para “estarem no certame e mostrarem tudo aquilo que a região tem para oferecer a quem a visita”.

Adianta a autarquia, que além do espaço que está “exclusivamente” destinado ao município, este vai estar também representado no stand conjunto da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, conjuntamente com os restantes dezassete municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

“O município tem vindo a registar um grande crescimento da actividade turística, potenciado pela estratégia

EQUIPAMENTOS

O Seixal está de volta à BTL para dar a conhecer o seu potencial turístico

de promoção e divulgação prosseguida pela autarquia, designadamente através da divulgação, em eventos e certames, de tudo aquilo que tem para oferecer aos seus visitantes”, refere a câmara no site do município.

Sendo a BTL um espaço privilegiado para a promoção e desenvolvimento de actividades inseridas no

sector turístico, a Câmara Municipal do Seixal “está a convidar empresas, associações e outras entidades do concelho cuja actividade esteja relacionada com o turismo para participarem no certame em parceria com a autarquia”.

Avança a autarquia que a participação poderá envolver “iniciativas

ANTETÍTULO

como exposições, demonstrações, workshops, acções de degustação de produtos emblemáticos, entre outras, possibilitando um programa apelativo e representativo da oferta turística existente no Seixal”.

De 1 a 2 de Março, a BTL decorre entre as 10h00 e as 19h00, sendo apenas para profissionais. A 3 de Março, das 10h00 às 17h00, o espaço está aberto também só para profissionais, e das 17h00 às 23h00 para o público em geral. A 4 de Março, das 12h00 às 23h00, também para o público em geral e a 5 de Março, das 12h00 às 20h00, também aberto à entrada de público em geral.

A BTL é o ponto de encontro dos profissionais ligado à área turística e espaço de aplicação das últimas tendências deste mercado. Agências de viagem, tour operadores, escritórios de promoção turística de diversos países, turismo gastronómico e empresas de produtos e serviços turísticos em geral reúnem-se anualmente nesta feira para apresentar a sua oferta ao mercado e ao público em geral com ofertas especiais.

O evento conta também com uma ampla programação de workshops, espaços de networking para os profissionais e actividades culturais para o público em geral.

Espaço de jogo e recreio do Alto do Brejo é o primeiro em materiais reciclados

Junto à Escola Básica de Paio Pires, no concelho do Seixal, acabou de ser inaugurado o espaço de jogo e recreio do Alto do Brejo, sendo este um dos três equipamentos instalados no município, e que foram incluídos no âmbito de uma empreitada direccionada para esta obra.

Segundo Liliana Cunha, vereadora responsável pelo pelouro da Cultura, Juventude, Desenvolvimento Social e Saúde, a este espaço corresponde um investimento municipal de “40 mil euros” verba que está “inserida num conjunto de intervenções que a autarquia está a realizar para reabili-

Adriano Correia de Oliveira relembrado em concerto comemorativo dos 80 anos

O canta-autor Adriano Correia de Oliveira, que morreu em 1982, teria comemorado em Abril do ano passado 80 anos de nascimento, uma data que o Seixal vai assinalar este sábado, 18 de Fevereiro, com o concerto “Antes Que Sequem os Rios”. Um espectáculo que conta com o cantor músico e compositor Vítor Paulo, e convidados.

Às 21h30, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, vão ouvir-se as vozes de Vítor Paulo, Maria Anadon, Filipa Pais e Carlos Alberto Moniz, que vão ser acompanhados pelos músicos Tânia Lopes, na percussão, Davide Zaccaria em violoncelo, Nuno Tavares ao piano, Nuno Pinto nas guitarras e Luís Marques no baixo.

Segundo o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, este espectáculo é uma forma de “celebrar os 80 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira e homenagear o homem, a voz única e a obra marcante na música de intervenção portuguesa e da canção de Coimbra”. A ideia partiu da Câmara Municipal, que desafiou Vítor Paulo a idealizar um espectáculo que relembrasse “a riqueza do repertório de Adriano”, acrescenta o presidente.

tar e instalar espaços de jogo e recreio em todo o concelho”.

A autarca destacou ainda que o espaço no Alto do Brejo “é o primeiro feito totalmente com materiais reciclados”, provenientes de resíduos oceânicos, resíduos de embalagens, sacos de plástico usados, roupas e outros têxteis, entre outros materiais, o que vem permitir a “redução da pegada ambiental, no equivalente a 32% de CO2”.

“É uma aposta na sustentabilidade devolvendo o espaço público à população e às crianças do concelho”, reflectiu a autarca.

Adriano Correia de Oliveira, nascido a 9 de Abril de 1942 em Avintes, no Porto, esteve, ao longo dos seus quarenta anos de vida, “sempre do lado da liberdade, da democracia, da justiça social, sempre ao lado do povo”.

“A sua voz ímpar distinguiu-se pelo timbre e pela clareza que, com enorme coragem, interpretou palavras de luta e resistência contra a ditadura fascista e acompanhou as muitas conquistas de Abril no período revolucionário”, salienta a autarquia em comunicado que anuncia o concerto.

E refere ainda que “Antes Que Sequem os Rios” é um “encontro de amigos, um reencontro com Adriano Correia de Oliveira”. H.L.

12 O SETUBALENSE 14 de Fevereiro de 2023 Seixal
DR
A este
um investimento
de 40
euros DR
espaço corresponde
municipal
mil

Já estão a decorrer as inscrições para a XVI Taça NKGR na Torre da Marinha

Estão a decorrer até às 23h59 horas de amanhã, 15 de Fevereiro, as inscrições para a competição de Kata, escalões muni kids e de infantis a seniores, e Kumite individual, dos escalões infantis a seniores. É a XVI Taça NKGR. As inscrições devem ser efectuadas

na plataforma Kimura. Os valores e forma de pagamento devem ser consultados no regulamento. Apenas katas de Goju-Ryu são permitidas nesta competição, potenciando assim o crescimento do estilo Goju-Ryu em Portugal. Este ano, aliadas à competição,

vão estar presentes comitivas internacionais da Seiwakai. A prova realiza-se a 25 de Fevereiro, com início às 8h30, Pavilhão Municipal da Torre da Marinha. A organização da competição Núcleo de Karate Goju Ryu, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal.

EXECUTIVO CAMARÁRIO

CDU convida ex-Chega para assumir pelouro da Fiscalização na câmara

Henrique Freire vai assumir o pelouro da Fiscalização e Contra-Ordenações. Vereadores do PS e PSD abstiveram-se

O vereador independente da Câmara Municipal do Seixal, que há um ano se desvinculou do Chega, vai integrar o executivo camarário comunista com o pelouro da Fiscalização e Contra-Ordenações.

A proposta foi apresentada pelo presidente da autarquia do Seixal, Paulo Silva, (CDU) na reunião de câmara de 8 de Fevereiro, foi aprovada com os votos favoráveis da CDU e do próprio vereador Henrique Freire - até à data sem pelouro ou função executiva - e a abstenção dos quatro vereadores do PS e do vereador do PSD.

“Há a proposta de alargar o número de vereadores a tempo inteiro de quatro para cinco considerando que existem áreas que pela sua importância também deverão ter um vereador a tempo inteiro que é o caso da Fis-

ECONOMIA

SEGURANÇA Fórum Cultural recebe acção de sensibilização e prevenção para motociclistas

DR de se afastar foi sua, ao constatar que o partido não era “democrático” e se limitava a “chavões populistas”. Outros quatro autarcas eleitos no Seixal pelo Chega, dois deles na Assembleia Municipal, logo a seguir desfiliaram-se também do partido assumindo os seus cargos como independentes.

Henrique Freire foi o nome apresentado pelo presidente da autarquia, Paulo Silva, para o alargamento do número de vereadores com pelouro e a tempo inteiro, passando assim a integrar o executivo camarário.

Para Eduardo Rodrigues, vereador do PS, esta foi uma estratégia do executivo camarário para criar uma maioria definitiva.

câmara enquanto Miguel Feio (PS) apontou que houve uma mudança de paradigma.

Já Bruno Vasconcelos, do PSD, referiu que a decisão camarária “enfraquece” o executivo o que para o seu partido “ainda bem”. “Ver o PCP a garantir a governabilidade com votantes da extrema-direita é surreal”, comentou.

Em resposta aos vereadores, Henrique Freire disse que foi eleito pelo Chega, partido que ajudou a construir, mas que saiu por não se identificar com o actual projecto e que por isso não tem de ser crucificado nem tem de ter cadastro.

Segunda edição do Fórum Nacional de Segurança marcada para 4 de Março, vai abordar consequências da sinistralidade

calização e do gabinete de Contra-ordenações, recentemente criado”, disse o presidente.

Em Fevereiro de 2022, o partido Chega anunciou a retirada da confiança política ao vereador no Seixal, Henrique Freire, por ter viabilizado orçamentos municipais da CDU. Na altura, este reagiu indicando que a decisão

“Desejo todo o sucesso, mas não posso deixar de dizer o que sabemos ser a realidade”, disse adiantando que este anúncio “leva a pensar que foi um jogo bem trabalhado para atingir um objectivo" de entrar "através de um partido de extrema-direita e depois juntar-se ao PCP".

Elisabete Adrião, também vereadora socialista, disse que este anúncio não é surpresa uma vez que o vereador Henrique Freire já viabilizava praticamente tudo nas reuniões de

“Não tenho nada a ver com o Chega, não faz parte da minha vida, é passado, e eu estou aqui para o presente e para o futuro”, frisou explicando que vai gerir áreas que conhece numa autarquia na qual é funcionário há 25 anos.

Já o presidente da autarquia, Paulo Silva, disse que “sempre foi prática do PCP, enquanto força política que tem gerido os destinos da Câmara Municipal do Seixal desde o 25 de Abril, dar pelouros a todas as forças políticas mesmo tendo maioria absoluta.

Mercadona abre supermercado em Corroios e contrata colaboradores

A empresa de supermercados Mercadona vai abrir novas lojas em 2023, sendo uma delas na freguesia de Corroios, no concelho do Seixal. O processo de recrutamento começou ontem, sefunda-feira e, avança a empresa, que a futura loja vai “contratar 65 colaboradores para todas as secções, em regime de full-time e part-time”.

Para a oferta a full-time, a Mercadona está a oferecer uma “retribuição anual bruta de 13.601,19 euros, com progressão a 18.601,42 euros, no máximo de cinco anos, com subsídios de férias e de Natal incluídos”. Realça ainda a empresa que a esta

verba “acresce subsídio de alimentação diário e subsídio de domingos e feriados”.

“A Mercadona continuará a apos-

tar na criação de emprego e, por esse motivo, as novas ofertas mantém o compromisso de formar uma equipa estável e de qualidade, focada na excelência e no serviço, altamente motivada e alinhada com a visão da empresa”, sublinha a mesma em nota de Imprensa.

Além de um salário “atractivo e contrato de efectividade desde o primeiro dia”, a empresa de supermercados garante que oferece aos seus colaboradores a possibilidade de “evoluírem dentro da empresa, recorrendo a políticas de formação constante e adaptadas ao posto a desempenhar”.

“A Mercadona possui uma política de Recursos Humanos diferenciada que aposta na construção de carreiras, na progressão salarial, na equidade e na promoção interna”, refere a mesma nota de Imprensa que realça ainda ser esta uma das principais formas de valorizar e criar oportunidades de desenvolvimento”.

E acrescenta que este “é um recrutamento interno que visa procurar talento dentro da própria empresa”, o qual pasa por uma “política de formação, essencial na preparação do futuro de todos os trabalhadores, que permite o seu desenvolvimento pessoal e profissional”.

O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe a 4 de Março a 2.ª edição do Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas. A decorrer das 8h00 às 19h00, durante esta iniciativa serão abordados vários temas, como a forma de “debater e trocar impressões, assim como sensibilizar os condutores e toda a sociedade para as causas e consequências da sinistralidade rodoviária com motociclos, bem como apontar soluções que possam promover a sua redução”, adianta a Câmara do Seixal.

A iniciativa pretende ainda reforçar que “o excesso de velocidade continua a ser responsável pela maioria dos acidentes rodoviários com motociclistas. A fiscalização, sensibilização e prevenção rodoviária das forças de segurança constituem-se como factores importantes para minimizar a sinistralidade rodoviária com os veículos de duas rodas".

A participação no 2.º Fórum Nacional de Segurança, Sensibilização e Prevenção Rodoviária para Motociclistas, obriga a inscrição através do email bencaodoscapacetesoficial@gmail. com, indicando o nome completo e número do cartão de cidadão, só assim a inscrição será considerada aceite.

A iniciativa é organizada pela Bênção dos Capacetes, em parceria com várias entidades, entre elas a Câmara do Seixal, GNR, PSP, Motoclube do Porto, Motoclube do Seixal, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Governo dos Açores, Infraestruturas de Portugal, Instituto da Mobilidade e Transportes, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima de Acidente Motard, Instituto Nacional de Emergência Médica e Centro Medicina Reabilitação de Alcoitão.

14 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 13
DR

BASES DO PROJECTO NA AFS

Seis associações planeiam provas femininas interdistritais

Setúbal, Algarve, Beja, Évora, Santarém e Portalegre querem fortalecer futsal e futebol

Jogadoras fizeram a merecida festa pela conquista dos três pontos no final do encontro

TRIUNFO (3-2) SOBRE A JUVEFORCE

Reviravolta épica das ‘meninas do Sado’ vale liderança isolada do campeonato

Madalena Louro, Godói e Lígia Deitado fizeram os golos do Vitória no Vale da Rosa

A equipa de futebol feminino do Vitória conseguiu à 2.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão (zona Sul) assumir o comando isolado da prova com seis pontos. Um triunfo épico, por 3-2, conquistado domingo no Vale da Rosa, em Setúbal, sobre a JuveForce, conjunto de Ponte de Vagos que chegou a ter uma vantagem de dois golos no marcador, permite às sadinas ser agora a única equipa 100% vitoriosa da prova.

As heroínas da partida realizada no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, diante do emblema filiado na Associação de Futebol de Aveiro, foram a defesa Madalena Louro e as

atacantes Godói e Lígia Deitado, autoras dos tentos que valeram os três pontos às setubalenses comandadas por Ricardo Miguel Vieira que tinham concluído a fase anterior sem mácula (oito triunfos em igual número de encontros).

Recorde-se que a 5 de Fevereiro, as meninas do Sado tinham dado o pontapé de saída na 2.ª fase, em Santa Maria da Feira, em grande estilo ao vencerem o Feirense por categóricos 4-1. Tal como aconteceu com a JuveForce, o conjunto verde e branco também teve de operar a reviravolta no marcador para somar os três pontos, uma vez que chegou ao intervalo a perder por 1-0.

No segundo tempo, as vitorianas entraram determinadas a inverter o rumo dos acontecimentos e fizeram-no sem permitir quaisquer veleidades ao adversário. Um bis de Lígia Deitado (64 e 77 minutos) a que se juntaram os golos das colegas Francisca Farinha (68) e Carlota Filipe (90+5) materializaram a excelente

reacção que tiveram depois do regresso dos balneários.

Actualmente detentor do melhor ataque da zona Sul da 3.ª Divisão, com sete golos em dois jogos, as vitorianas têm também no seu plantel a jogadora que lidera a lista de artilheiras da prova: Lígia Deitado. A avançada, de 22 anos, que bisou com o Feirense e fez outro tento com a JuveForce, contabiliza três golos, registo que à 2.ª jornada confirma que o primeiro lugar na lista de goleadoras na fase anterior não foi um acaso.

Na próxima jornada, agendada para 26 de Fevereiro, as vitorianas vão defrontar, em Setúbal, a Associação Amavita Foot, clube sedeado na Amadora. Apesar de medirem forças com o último classificado da competição, que chega a este encontro após derrotas a AD Pastéis (1-0) e o Feirense (1-4), as atletas treinadas por Ricardo Miguel Vieira prometem não facilitar para conquistarem os três pontos e manterem-se na liderança isolada do campeonato.

O Auditório da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) foi na passada sexta-feira palco de uma reunião de trabalho que juntou dirigentes e responsáveis técnicos das associações distritais de futebol de Setúbal, Algarve, Beja, Évora, Santarém e Portalegre. Em nota publicada pelo organismo que gere o futebol da região é revelada a intenção de as diferentes associações planearem realizar provas conjuntas no futebol e futsal femininos.

“Num encontro que marcou o arranque da avaliação e planeamento com vista à realização de provas interdistritais no âmbito dos diversos escalões do futebol e futsal no feminino”, adiantam, manifestando igualmente o desejo de “potenciar um maior número de jogos e o fortalecimento competitivo são dois dos outros objectivos que estão na base desta ideia que junta as seis associações distritais”.

Francisco Cardoso, presidente da direcção da Associação de Futebol de Setúbal, entidade anfitriã do evento, “a criação de provas de participação

interdistrital é um passo que gera concordância entre as associações envolvidas”, disse, referindo que “a primeira reunião foi positiva e o caminho que se segue passa por cimentar ideias e trabalho técnico de planeamento, no sentido de se avaliar os formatos mais adequados”.

O reforço da aposta nas vertentes femininas, tanto de futebol como futsal, não é novidade na AFS, que tem promovido várias iniciativas ao longo dos tempos para atrair cada vez mais atletas às modalidades. Exemplo disso é o facto de o organismo ter apresentado no final de Janeiro as jogadoras Fifó e Janice, internacionais pela selecção nacional de futsal, como embaixadoras do organismo da vertente feminina da modalidade.

Aquando da apresentação das embaixadoras, o presidente Francisco Cardoso estava confiante de que ambas as atletas seriam impulsionadores do crescimento da modalidade na região, onde se pretende criar novas provas nos escalões mais jovens. “Com este apoio, o Projeto do Futsal Feminino da AF Setúbal ganha duas referências de reconhecida relevância no panorama do futsal português e internacional que vão contribuir para o crescimento do número de praticantes no seio dos clubes, num envolvimento com o desporto escolar, visando a dinamização de diversas iniciativas, entre elas a criação, tão depressa quanto possível, de campeonatos de iniciadas e juvenis”, revelou na altura o dirigente. DR

14 O SETUBALENSE 14 de Fevereiro de 2023 Desporto
Ricardo Lopes Pereira Ricardo Lopes Pereira
RAFAEL LIMA
Presidente Francisco Cardoso foi o anfitrião da iniciativa

Distrital

Realizou-se no passado fim-desemana a penúltima jornada do Campeonato Distrital de Futsal de Seniores Masculinos que apura os quatro primeiros de cada série para a fase final que tem início marcado para o dia 4 de Março. Na Série A, registaram-se os

seguintes resultados: Penalvense

3 Escola D. João 4; Os Caramelos

2 Independentes 8; Qt.ª Conde 6

PCR 4; S. Francisco 3 Bairro Novo

7. Série B: CP Corroios 1 St.ª Marta

Pinhal 7; Cariocas 3 Águias Unidas

5; Sobredense 13 C. Piedade 2; NS

Costa Caparica 2 Futsal Almada 3.

DUARTE MOREIRA TREINADOR DOS JUNIORES DO PINHALNOVENSE

Para a fase final já estão apurados: Qt.ª Conde e Escola D. João (Série A) e Sobredense, Águias Unidas, St.ª Marta Pinhal e C. Piedade (Série B). Em aberto estão ainda duas vagas na Série A para as quais existem três candidatos (Independentes, PCR e B.º Novo).

DISTRITAL JUNIORES

Derrota do Seixal na Bela Vista deixa Amora “B” a dois pontos de distância

Charneca de Caparica e Comércio Indústria também se querem intrometer na luta

Duarte Moreira regressou esta época ao comando técnico dos juniores do Clube Desportivo Pinhalnovense que disputam a Série B do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão e que foram a primeira equipa a assegurar a qualificação para a segunda fase que vai apurar o campeão e as subidas de divisão. O treinador analisa os 16 jogos para já realizados e que valem o primeiro lugar com 45 pontos [produto de 15 vitórias e uma derrota], mais dois que o Olímpico do Montijo ”B” e mais 14 pontos que o Samouquense, terceiro classificado. Fruto do excelente campeonato que está a fazer a equipa de Pinhal Novo garantiu a sua qualificação a três jornadas do fim da primeira fase da competição.

Tendo em conta os problemas surgidos na época anterior com a SAD do clube pode-se dizer que está a ser um percurso notável. Como treinador, que significado tem para si o facto de o Pinhalnovense ter sido a primeira equipa a ficar apurada para a segunda fase?

A passagem à fase final tem um

FUTSAL FEMININO

Pinhalnovense foi a primeira equipa a garantir presença na fase final

significado muito especial, desde logo, porque quando recebi o convite para voltar a treinar o Pinhalnovense não existia equipa de juniores, tivemos que criar um plantel do zero. Depois de muito trabalho, empenho e dedicação, conseguimos criar um plantel que neste momento conta com 26 jogadores de 16 clubes diferentes. Por isso, é sem dúvida um motivo de orgulho estarmos na fase final. A equipa está a corresponder àquilo que esperava ou a superar as expectativas?

Está claramente a superar as expectativas, não imaginava que depois de tantas dificuldades para criar este plantel e ao fim de seis meses de trabalho a equipa desse uma resposta tão boa ao nível competitivo e de qualidade de jogo.

Neste momento temos 16 jogos realizados dos quais 15 são vitórias, levamos também 13 vitórias consecutivas e somos a equipa com mais pontos realizados na segunda divisão. Sinceramente não estava à espera de tanto em tão pouco tempo, é um plantel que tenho um orgulho imenso de treinar, os jogadores são fantásticos a todos os níveis.

Concretamente qual o objectivo do Pinhalnovense para esta época?

O objectivo é lutarmos com todas as nossas forças pela subida de divisão, sabemos que a luta vai ser intensa e muito renhida mas vamos com muita determinação e sentido de compromisso. Na fase final o nível competitivo sobe imenso e estamos à espera de

grandes dificuldades, no entanto, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para competirmos de forma séria, empenhada e determinada. Vamos dar luta até ao último segundo de cada jogo. Há algo mais que queira acrescentar?

Aproveitar a oportunidade para agradecer à direcção do Pinhalnovense o esforço e as condições de trabalho disponibilizadas para os meus jogadores que, embora não sejam as ideais, são as possíveis neste momento que o clube atravessa. Agradeço também à minha equipa técnica a lealdade e a capacidade de trabalho, em especial ao meu colega Cláudio Pires, sem ele tenho a certeza que seria tudo muito mais difícil.

Portugal Cultura e Recreio recebe taça de campeão e apresenta reforços

A equipa sénior feminina de futsal do Portugal Cultura e Recreio recebeu no passado sábado, no final do jogo com o Vitória FC, o último do campeonato [que venceu por 4-3], a taça relativa ao título de campeão

distrital conquistado esta época.

Na cerimónia da entrega do troféu estiveram presentes, entre outras individualidades, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, e a presidente da União

das Freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.

O clube, que repetiu o título conquistado na época anterior e se prepara agora para disputar as meias-finais da Taça AF Setúbal

com o Bairro Miranda, aproveitou também para apresentar dois reforços; Érica Fontes e Carla Silva, atletas que representavam o Futsal Feijó. J.P

O Seixal Clube 1925 sofreu a segunda derrota no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão no Campo da Bela Vista, em Setúbal, onde perdeu com o Comércio Indústria, por 2-1.

Apesar do desaire sofrido, a equipa seixalense continua no comando da tabela classificativa mas viu a sua vantagem em relação ao Amora ”B”, segundo classificado, ficar reduzida a dois pontos.

Charneca de Caparica [que também venceu nesta jornada] e Comércio Indústria que estão respectivamente em terceiro e quarto lugar, a quatro e seis pontos do líder, estão também com vontade de se intrometerem na luta pela conquista do título porque ainda há muito campeonato.

Para além da vitória do Comércio Indústria sobre o Seixal há também a destacar o triunfo da Quinta do Conde em Palmela e dos Pescadores nos Brejos de Azeitão, assim como os empates do Sesimbra no jogo que disputou com os Pelezinhos e do Moitense no Montijo.

Resultados da 16.ª jornada: Pelezinhos 1 Sesimbra 1; Comércio Indústria 2 Seixal 1; Olímpico do Montijo 1 Moitense 1; Palmelense 0 Quinta do Conde 3; Charneca 2 Monte de Caparica 0; Amora ”B” 2 U. Santiago 0; Brejos de Azeitão 0 Pescadores 1.

Classificação: 1.º lugar, Seixal, 40 pontos; 2.º lugar, Amora “B”, 38 pontos; 3.º lugar, Charneca de Caparica, 36 pontos; 4.º lugar, Comércio Indústria, 34 pontos; 5.º lugar, U. Santiago (menos um jogo), 24 pontos; 6.º lugar, Pescadores, 23 pontos; 7.º lugar, Quinta do Conde, 19 pontos; 8.º lugar, Moitense, 18 pontos; 9.º lugar, Sesimbra (menos um jogo), 17 pontos; 10.º lugar, Brejos de Azeitão, 16 pontos; 11.º lugar, Palmelense, 14 pontos; 12.º lugar, Monte de Caparica e Olímpico do Montijo, 13 pontos; 14.º lugar, Pelezinhos, 10 pontos.

14 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 15
Masculino de Futsal ainda tem vagas em aberto para a fase final
José Pina
O técnico diz que a equipa está a superar as expectativas e assume que o objectivo passa pela subida de divisão
"É um orgulho estarmos na fase final depois de criarmos um plantel do zero"
DR

MARÉS TEMPO

HOJE Chuva Aguaceiros 18º 20º 7º 9º AMANHÃ 02:07 - 1.3 m - Baixa-mar 08:35 - 2.7 m - Preia-mar 14:47 - 1.3 m - Baixa-mar 21:22 - 2.7 m - Preia-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 01:48 - 1.4 m - Baixa-mar 08:13 - 2.6 m - Preia-mar 14:27 - 1.4 m - Baixa-mar 20:58 - 2.6 m - Preia-mar SESIMBRA 01:49 - 1.3 m - Baixa-mar 08:14 - 2.6 m - Preia-mar 14:29 - 1.4 m - Baixa-mar 20:59 - 2.6 m - Preia-mar ALMADA 02:12 - 1.4 m - Baixa-mar 08:46 - 2.9 m - Preia-mar 14:51 - 1.4 m - Baixa-mar 21:31 - 2.9 m - Preia-mar
5710 5722 5720 5712
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.