O Setubalense - o seu diário da região nº 1005 de 02 de Fevereiro de 2023

Page 1

Porto: Concurso do comboio avança ainda este ano. Marina só em 2024

‘Novo’ largo de Cacilhas é inaugurado este sábado p12

Vitória FC

Avançado Rúben

Araújo é reforço p14

CAPARICA

FCT abre 75 novas

vagas para bolseiros e investigadores p13

BAIXA DA BANHEIRA

Noble em concerto dia 18 no Fórum José Manuel Figueiredo p7

MOITA

Município distingue centena e meia com mérito desportivo p6

PENÍNSULA

Crédito Agrícola premeia vinhos de Setúbal p10

O SEU DIÁRIO DA REGIÃO DIRECTOR FRANCISCO ALVES RITO QUINTA-FEIRA, 2 DE FEVEREIRO DE 2023 PREÇO 1€ | N.º 1005 | ANO VI | 5.ª SÉRIE PUBLICIDADE contactos: 800 217 217 / 265 523 515 (chamada rede fixa nacional) / www.funeraria - armindo.com 5173
DR
Setúbal Presidente da APSS perspectiva investimentos superiores a 100 milhões de euros p3

Abertura

Rádio Popular FM estreou nova programação

A rádio Popular FM iniciou ontem um novo ciclo, na sua história de 30 anos, com a estreia de uma nova grelha de programas.

A nova programação arrancou às 8 horas da manhã, com o programa ‘Bom dia Arrábida’, recheado de informação local e regional e de rubricas como a revista de imprensa, o tempo e o trânsito. No primeiro dia a estação emitiu também directos com os responsáveis da administração e da informação, que partilharam com os ouvintes a visão e os objectivos da rádio para esta nova fase.

Esta quinta-feira estreia uma nova rubrica na manhã informativa da estação. ‘O Caso do Dia’, que é a selecção e comentário do facto ou acontecimento que o director, Mário Rui Sobral, destaca, vai para o ar, diariamente, por volta das 9h45.

Nos noticiários, de hora à hora, estiveram em destaque temas como o programa de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, que o Municipio de Setúbal apresentou recentemente, o investimento na modernização da linha ferroviária, entre o Poceirão e Bombel e o anuncio de que vai ser construída na região, em Santiago do Cacém, a maior central solar da Europa.

No programa ‘A Rádio na Rua’ uma das maiores apostas da ‘nova’ Popular FM, a emissão esteve em directo de Setúbal, do Mercado do Rio Azul, que está a comemorar o quarto aniversário. O antigo Mercado da Lota foi reabilitado há quatro anos, passou a chamar-se Mercado do Rio Azul. A festa de aniversário está marcada para o próximo sábado, com animação ao vivo com o conhecido cantor da cidade sadina, Jorge Nice.

Nos directos a partir do Mercado do Rio Azul, a reportagem da rádio ouviu muitos dos vendedores das diversas bancas e entrevistou Rui Canas, o presidente da União de Freguesias de Setúbal, autarquia

Nuno Canas, autarca de Setúbal, esteve em directo que reabilitou e tutela este espaço comercial à beira-Sado. Entre os vários programas da nova grelha há alguns de análise e comen-

Programa

tário da actualidade. ‘A Semana Política’, com os deputados Bruno Dias, André Pinotes Batista e Nuno de Carvalho, vai debater os principais temas da política nacional, numa perspectiva da região. O programa, de uma hora, é emitido às sextas-feiras, a partir das 18 horas, e aos sábados às 14 horas.

Já sobre a actualidade da actividade municipal, na região, a análise será feita por autarcas. O programa dedicado ao poder local chama-se ‘Política Local’ e o painel residente são três autarcas de diferentes pontos do distrito, nomeadamente Manuel Pisco (CDU), presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, Ivan Gonçalves (PS), deputado municipal em Alma-

da, e Paulo Ribeiro (PSD), vereador não-executivo em Palmela. Da parte da tarde de ontem, a Popular FM emitiu entrevistas, em directo, com cantores portugueses. Das quatro às cinco, Susana Roldão esteve à conversa com Leandro. O artista português, autor de de temas como ‘Que mal te fiz eu’, tem 15 anos de carreira. Leandro lançou agora o EP ‘Tu’, que inclui os temas ‘Tu’ e ‘Tanto amor’. Às 18 horas foi a vez de entrarem em estúdio os Golden Gypsies, para apresentação do novo tema da banda, ‘Só contigo’. Numa conversa com Susana Roldão, os artistas, que já fizeram um dueto com Paulo de Carvalho, falaram sobre a carreira e este trabalho mais recente.

FICHA TÉCNICA

REDACÇÃO - 265 092 633 (chamada rede fixa nacional) redaccao@osetubalense.com

PUBLICIDADE - 265 520 716 (chamada rede fixa nacional) publicidade.setubal@osetubalense.com

SECRETARIA - 265 094 354 (chamada rede fixa nacional) geral@osetubalense.com

REGISTO DE TÍTULO n.º 107552 | DEPÓSITO LEGAL n.º 8/84 PROPRIETÁRIO Outra Margem – Publicações e Publicidade, NIF 515 047 325 (detentores de mais de 10% do capital social: Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro) Sede do proprietário: Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal EDITOR Primeira Hora – Editora e Comunicação, Lda, NIF 515 047 031 (Detentores de mais de 10% do capital social: Setupress Lda, Losango Mágico, Lda, Carla Rito e Gabriel Rito) Sede do Editor Travessa Gaspar Agostinho,1, 1.º, 2900-389 Setúbal Conselho de Gerência Carla Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro, Gabriel Rito e Carlos Bordallo-Pinheiro REDACÇÃO Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal DIRECTOR Francisco Alves Rito Redacção Mário Rui Sobral, Humberto Lameiras, Maria Carolina Coelho, Tiago Jesus Desporto Ricardo Lopes Pereira, José Pina PAGINAÇÃO Sónia Pinheiro (coordenadora) e Marisa Batista Departamento Administrativo Teresa Inácio, Branca Belchior DEPARTAMENTO COMERCIAL Direcção Comercial Carla Sofia Rito, Carlos Dinis Bordallo-Pinheiro Coordenação Ana Oliveira (Setúbal), Carla Santos (Moita e Barreiro) Publicidade Lina Rodrigues, Rosália Batista, Célia Félix IMPRESSÃO Tipografia Rápida de Setúbal, Lda - Travessa Gaspar Agostinho, 1, 1.º, 2900-389 Setúbal geral@tipografiarapida.pt DISTRIBUIÇÃO VASP - Venda Seca, Agualva - Cacém Tel. 214 337 000 (chamada rede fixa nacional) Tiragem média diária 9000 exemplares Estatuto Editorial disponível em www.osetubalense.com

SIGA-NOS EM:

MEMBRO ASSINANTE

DELEGAÇÕES

2 O SETUBALENSE 2 de Fevereiro de 2023
DIREITOS PROTEGIDOS WWW.OSETUBALENSE.COM - O SEU DIÁRIO DA REGIÃO BARREIRO - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.barreiro@osetubalense.com MOITA - 212 047 599 (chamada rede fixa nacional) | publicidade.moita@osetubalense.com ALCOCHETE / MONTIJO - 212 318 392 (chamada rede fixa nacional) - publicidade.montijo@osetubalense.com
O SETUBALENSE
‘Bom dia Arrábida’ e ‘A Rádio na Rua’ são alguns dos novos programas da estação que emite em 90.9
REGIÃO
Equipa da manhã brindou ao futuro da rádio
O SETUBALENSE
‘A Rádio na Rua’ esteve ontem em directo do Mercado do Rio Azul, em Setúbal

Tradição do Carnaval mantém-se no Torrão

“INVESTIR, INOVAR E DESCARBONIZAR”

O Torrão recebe mais uma vez o desfile de Carnaval pelas suas ruas, no dia 19 de Fevereiro, pelas 15h00. O desfile terá como ponto de início o Largo de São Francisco, com a organização a prometer “animação e folia”

nas principais artérias da vila alentejana.

O evento é organizado pela Junta de Freguesia e tem o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e dos Bombeiros Mistos do Torrão.

Fórum debate intermodalidade e marca arranque das comemorações dos 100 anos do Porto de Setúbal

Carlos Correia, presidente da APSS, aponta “grande capacidade de expansão” como principal vantagem nesta que é “uma nova fase”

Inês Antunes Malta

No arranque da programação comemorativa do centenário do Porto de Setúbal, a Casa da Baía recebeu esta quarta-feira o primeiro encontro inserido no fórum “Investir, Inovar e Descarbonizar”. Divulgar as potencialidades e vantagens do Porto de Setúbal, o desenvolvimento no transporte e movimentação de mercadorias, a modernização das infra-estruturas e a intermodalidade estiveram entre os principais objetivos da iniciativa, que contou com a presença de representantes de várias entidades do sector.

“Queremos aproveitar este centenário para celebrar o passado e essencialmente comemorar o presente e projectar o futuro do Porto de Setúbal. O Porto de Setúbal, pelo seu posicionamento e capacidade instalada, tem um grande potencial para crescer na carga tradicional e para dar resposta aos novos desafios que se colocam a nível da transição energética e da descarbonização, pelo que é neste sentido e estratégia que estamos a apostar”, começou por dizer Carlos Correia, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), a O SETUBALENSE.

Depois de ter apresentado o porto setubalense e os projectos que marcam este seu tempo presente e futuro, salientou a importância de que “a região e os sadinos acarinham o seu porto e o vejam como factor de desenvolvimento para a região. Queremos celebrar o passado mas anunciar o presente e o futuro do Porto de Setúbal, que se afigura auspicioso, pelo menos é essa a nossa grande expectativa”, que sai reforçada “pelos contactos que temos”.

O Porto de Setúbal encontra-se,

nas suas palavras, “numa nova fase”, com um segmento “muito significativo” de contentores e pretende “crescer nas actividades tradicionais, sempre importantes para o Porto de Setúbal, que continuará a apoiar as empresas da região e a atrair novas, mas terá de se situar no campo da transição energética e da descarbonização”. O facto de estar servido de “excelentes acessibilidades” e ter “uma grande capacidade de expansão” é, de acordo com o presidente

da APSS, “uma grande vantagem do Porto de Setúbal”.

Os primeiros números deste ano indiciam “uma melhoria na carga movimentada, um ponto importante no domínio da intermodalidade” do porto que “a nível nacional é o segundo, a seguir a Sines, que mais movimenta carga por via ferroviária”.

Projectos de grande dimensão marcam presente e futuro

Entre os principais projectos apre -

sentados por Carlos Correia está a electrificação do Last-mile ferroviário no Porto de Setúbal, com a melhoria dos acessos ferroviários à zona central do Porto de Setúbal, com protocolo celebrado entre a APSS e as Infra-estruturas de Portugal para a sua concretização e concurso “a arrancar no segundo semestre deste ano, num investimento de 20 milhões, dos quais cinco incubem à APSS”.

Por sua vez, o projecto OnSho -

Nova marina de Setúbal Final de 2024 é data apontada

para lançamento de concurso

Dos projectos em curso faz igualmente parte a Nova Marina de Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. “A nova marina, com uma dimensão assinalável, conta com cerca de quatro docas e uma capacidade para cerca de 600 novos lugares para estacionamento de embarcações. Os estudos técnicos estão

praticamente concluídos, está a ser desenvolvido o estudo de impacte ambiental por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”, refere Carlos Correia a O SETUBALENSE.

“Entendo que o projecto da marina só deve ser lançado para iniciativa privada depois da avaliação de impacte ambiental e da obtenção da autorização

re Power Supply pretende reduzir emissões poluentes dos navios em porto, o nível de ruído e vibrações, emissão de gases com efeito estufa e resultará num porto mais atractivo para os armadores devido à redução de custos; será criada uma infra-estrutura base para cluster da logística automóvel e de bens de consumo e uma zona de apoio à fileira das energias verdes e bunkering, que permitirá a produção de biocombustíveis e o projecto Aurora, da Galp e da Northvolt, prevê a instalação “da maior e mais moderna fábrica de lítio da Europa”. Carlos Correia partilhou ainda o desejo de “criar uma comunidade energética, envolvendo os nossos parceiros”.

O encontro, que teve Fernando Gonçalves, da Transportes & Negócios, como moderador, contou ainda com uma apresentação da APTMCD/Intermodal Portugal, feita por António Belmar da Costa, que parabenizou “o Porto de Setúbal pelo seu centenário”, elogiando “a parceria proveitosa” que têm estabelecido e lembrando que “foi precisamente em Setúbal onde nasceu a APTMCD há cerca de 20 anos”. O objectivo, comum às entidades presentes, é “encontrar alternativas para um mundo melhor, mais limpo e há formas de o fazer através da intermodalidade. Existem soluções intermodais em Portugal”.

ambiental por parte da APA. Os riscos ambientais não devem ser repassados para essa entidade privada”, continua, prevendo que “no final de 2024 estarão reunidas essas condições para lançamento desse procedimento à iniciativa privada, a correr as coisas relativamente bem em termos ambientais”.

Na mesa redonda “A intermodalidade e o Porto de Setúbal”, participaram ainda Ignacio Rodriguez, da Yilport Setúbal, Pedro Constantino, da Tersado, Manuel Novais, da Rodocargo, e António Nabo Martins, da Associação dos Transitários de Portugal, para debater e partilhar vivências e experiências entre operadores portuários em Setúbal. A sessão de encerramento esteve a cargo de Porfírio Gomes, da Comunidade Portuária de Setúbal.

A iniciativa, com organização da Transportes & Negócios e da Intermodal Portugal, terminou com uma visita ao Porto de Setúbal, e seguirá, de acordo com Fernando Gonçalves, o seu périplo até Sines.

2 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 3
O SETUBALENSE Carlos Correia, presidente da APSS, disse que o concurso do comboio deve ser lançado no segundo semestre do ano

Encontro organizado em mesas redondas temáticas vai contar com a participação de vários especialistas

PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO SHIFT

Futuro do turismo debatido em encontro internacional promovido pelo Instituto Politécnico

Evento acontece a 15 de Fevereiro, a partir das 09h30, no Hotel Holiday Inn, em Lisboa, com interessados a poderem assistir via on-line

Os diferentes cenários para o futuro do turismo, “assente nos pilares da inovação, sustentabilidade e colaboração”, vão ser debatidos no próximo dia 15 de Fevereiro em Lisboa, em encontro internacional promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

A iniciativa, planeada através do projecto de investigação SHIFT, liderado pelo IPS e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), vai decorrer no Hotel Holiday Inn a partir das 09h30.

O encontro internacional “The Future of Tourism”, organizado “em várias mesas redondas temáticas”, vai contar com a participação de “espe-

cialistas em áreas como sustentabilidade e desenvolvimento, panorama económico e geopolítico, ciência, inovação e transformação tecnológica, e turismo & hospitalidade”, explica a instituição em nota de Imprensa.

Para o final dos trabalhos está reservado “um momento de networking”, com os interessados a poderem assistir gratuitamente ao evento, devendo, mediante inscrição prévia, aceder a https://shiftresearch.pt.

“O projecto SHIFT – Sustainability-oriented, Highly interactive, and Innovation-based Framework for Tourism

Marketing decorre desde Janeiro de 2022 e surge com o propósito de trazer uma nova abordagem interdisciplinar para os desafios que as pequenas e médias empresas do sector enfrentam”.

Para o efeito, “desenvolve e valida uma nova estrutura teórica para explicar de que forma o turismo se pode reinventar de forma colaborativa num mundo pós-pandémico”. “Deste referencial teórico pretende-se que resulte um framework de marketing turístico voltado para a sustentabilidade, interactivo e inovador, de base digital, e alavancador da transformação de que o turismo necessita com urgência”.

Com Teresa Costa, professora coordenadora do IPS, como investigadora responsável, o projecto SHIFT reúne “uma equipa de investigadores da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, do Instituto Politécnico de Lisboa e da Universidade do Algarve”. Além disso, conta ainda com a parceria do “CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo e do Turismo de Portugal”.

AZEITÃO

Parceria entre autarquias vai solucionar problema de inundações na Rua da Tradição

A Câmara Municipal de Setúbal vai ‘unir-se’ à Junta de Freguesia de Azeitão para resolver “um problema de inundações recorrentes numa zona de Brejos de Azeitão”, com a parceria a consistir na realização de uma obra na Rua da Tradição, “que será alvo de uma requalificação”.

A informação foi transmitida pela presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, no decorrer de uma visita de André Martins, presidente da Câmara de Setúbal, de Carla Guerreiro, vice-presidente do município, e dos vereadores Carlos Rabaçal e Rita Carvalho, “a intervenções a decorrer na freguesia”.

Em comunicado, a edilidade sadina explica que, “depois de afirmar que vai ter início uma empreitada de requalificação da Rua da Tradição, em Brejos de Azeitão”, Sónia Paulo salientou que o objectivo da obra é “resolver os impactes bastante negativos para a população que lá vive resultantes das frequentes inundações”.

Enquanto a Câmara de Setúbal vai fornecer os materiais, a Junta de Freguesia fica encarregue pela execução da obra. Sobre os problemas identificados, a autarca explica que estes “resultam da construção desregulada feita na zona há muitos anos, onde algumas habitações foram construídas em cima de linhas de água”.

Tal faz, de acordo com Sónia Paulo, com que, “quando se regista um elevado nível de precipitação, toda a rua fique inundada e a água entre mesmo nas habitações”, revelando ainda que “alguns moradores se vêem, inclusivamente, obrigados a colocar tijolos

para fazer muro nos portões das suas habitações, de modo a evitar que a água nelas entre”.

“Reconhecendo que este era um problema emergente, e tendo em conta que, ao longo dos anos, já vem a ser dada uma resposta, quer por parte da Junta de Freguesia, quer por parte da Câmara Municipal, a outras ruas que apresentavam o mesmo problema, este ano serão estes os habitantes que irão beneficiar desta intervenção”, sublinhou a autarca, citada na mesma nota.

A concluir, a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão manifestou “a certeza de que nas chuvas deste Inverno os residentes na Rua da Tradição já não terão de ter a preocupação com as inundações no local que escolheram para residir”.

Repavimentação de troços no Monte Belo e na Azeda concluída Já em Setúbal, a Câmara Municipal deu como concluída a repavimentação de troços da Avenida do Alentejo, no Monte Belo, e da Rua Nova Sintra, na Azeda. A intervenção, executada com o intuito de “melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária”, incluiu não só “a reparação de troços mais degradados da faixa de rodagem”, como também “de passadeiras, para permitir a sua repintura”. Realizada “em duas vias situadas no território da freguesia de São Sebastião”, a obra “consistiu numa fresagem prévia do pavimento existente, seguida de limpezas e posterior execução de uma nova camada de betão betuminoso”.

4 O SETUBALENSE 2 de Fevereiro de 2023 Setúbal
e Junta de
vai
a obra
Câmara disponibiliza materiais
Freguesia
executar
DR
DR
Projecto tem
Teresa Costa, professora coordenadora do IPS, como investigadora responsável

Espectáculo inspirado na obra de Saramago apresentado no Fórum Luísa Todi

A "vasta obra" de José Saramago deu tema ao espectáculo apresentado na noite de sexta-feira no Fórum Municipal Luísa Todi. A performance-conferência, intitulada “#Ensaio”, foi criada e interpretada por Tiago Bôto e Wagner Borges, com a apresentação a servir

“para perspectivar novos olhares literários”. Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que “o espectáculo fez parte do ciclo "Terças com Saramago", programa [criado] no âmbito do centenário de José Saramago, e partilhou com o público uma reflexão

sobre a obra do Nobel da Literatura”. A performance resulta “na adaptação de pequenos excertos da obra saramaguiana que transparecem o lado mais humano, social e crítico do autor”. Já para o próximo sábado está prevista a apresentação de "Era Apenas uma Flor".

ELEITOS VISITARAM SÃO BERNARDO

PSD pressiona Governo para que reforce hospital

DR

Deputados e vereadores sociais-democratas afirmam que Setúbal "exige respostas urgentes à falta de recursos"

Os deputados sociais-democratas eleitos pelo círculo de Setúbal, acompanhados dos vereadores do PSD na Câmara Municipal, reuniram-se esta segunda-feira com o conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal, em encontro no qual vincaram “as preocupações que continuam a sentir por parte das populações”.

Em comunicado, a Comissão Política de Secção do PSD de Setúbal explica que “Setúbal e a sua região exigem respostas urgentes à falta de recursos físicos e humanos que se têm sentido de forma persistente”.

“Apesar da visão optimista dada pelo conselho de administração, vincámos que iremos estar atentos e a acompanhar a evolução" da situação.

No encontro, que decorreu com vista a serem acompanhadas “as respostas aos cuidados de saúde realizados, e a realizar, por este equipamento hospitalar, nomeadamente no que diz respeito ao encerramento cíclico do seu serviço de urgências, em particular das pe -

diátricas”, estiveram “os deputados Nuno Carvalho e Fernanda Velez e os vereadores Sónia Martins e Paulo Calado”.

Por parte do Centro Hospitalar de Setúbal esteve na reunião o presidente do conselho de administração, Pedro Lopes, e os vogais executivos João Santos e Maria Violante Nunes, assim como marcou presença o coordenador do Gabinete de Estudos do PSD de Setúbal, Paulo Pisco.

“Estando o PSD a pressionar o Governo, para que o CHS consiga garantir os serviços adequados à população que serve é essencial fazer o acompanhamento e o evoluir da situação”, revela a estrutura social-democrata na mesma nota.

2 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 5 PUBLICIDADE
Conselho de administração deu "visão optimista", mas PSD diz que vai estar "atento"

MÉRITOS DESPORTIVOS 2022

Câmara assinala 300 anos de existência do Cais da Moita

Uma recriação histórica, com o Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Fonte da Senhora, e várias embarcações típicas do Tejo ancoradas no Cais da Moita dão corpo à cerimónia que a Câmara Municipal da Moita leva a efeito, no próximo domingo,

pelas 15 horas, para assinalar os 300 anos daquele local de embarque e desembarque. A data será ainda evocada com a exposição “Memórias de um Cais Vivo”, patente ao público entre 6 e 28 deste mês, no Posto de Turismo.

Centena e meia dos melhores do concelho foram homenageados pelo município

Cerimónia lotou o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.

Carlos Albino prometeu continuar a investir no desporto

Cerca de centena e meia de atletas, treinadores e clubes foram distinguidos pela Câmara Municipal da Moita por méritos desportivos. A sessão de homenagem, pelos resultados alcançados em 2022, decorreu no (lotado) Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.

Durante a cerimónia, Carlos Albino, presidente da autarquia, não poupou elogios aos homenageados. “Este reconhecimento público é, sobretudo, um reconhecimento pela sua capacidade de trabalho, resiliência, esforço e dedicação ao desporto”, disse, para frisar de seguida como esses requisitos podem ser determinantes para gerações futuras. “O seu trabalho é, com toda a certeza, um exemplo que os mais jovens, que só agora estão a começar o seu percurso desportivo, quererão ter como referência.”

O autarca abria assim caminho para salientar quão fundamental pode ser para os mais novos a prática desportiva. Até porque, além dos benefícios em termos de saúde, o desporto proporciona sempre “relações interpessoais”, o que contribui para a coesão social. Nesse particular, igualmente “fundamental”, considerou, é o papel desempenhado por

BAIXA

DA BANHEIRA

clubes e associações. Para o efeito, contudo, são necessárias condições. E o edil apontou à capacidade instalada no concelho moitense. “Tem a felicidade de contar com inúmeros locais de excelência onde a formação desportiva é uma prioridade e [isso] tem-se revelado nos resultados obtidos e na quantidade de novos atletas espalhados pelo País e pelo estrangeiro, que levam consigo o nome do concelho da Moita, representando-o, muitas vezes, ao mais alto nível”, observou.

E ALHOS VEDROS

Aposta no desporto é para manter

Ao mesmo tempo, Carlos Albino deixou a promessa de que a Câmara Municipal continuará a apoiar as diversas entidades desportivas locais. A aposta em mais e melhores meios e equipamentos não será descurada. A Pista Simplificada de Atletismo, projectada para o espaço do antigo Mercado do Levante da Baixa da Banheira e que deverá envolver clubes e associações, foi exemplo focado pelo chefe do executivo municipal.

“Quando o projecto estiver numa fase mais madura, será dado a conhe-

cer a todo o movimento associativo e às colectividades que praticam desporto, para que possam dar o seu contributo”, anunciou. O intuito é aproveitar esses contributos para que o futuro equipamento possa “corresponder, da melhor forma, àquelas que são as necessidades” daqueles agentes desportivos.

Além dos méritos desportivos, a sessão contemplou ainda a entrega dos prémios da época desportiva 2021-2022 do “AtletisMoita – Torneio de Atletismo das Colectividades do Município da Moita”.

Escolas básicas com novos parques infantis a funcionar

As obras de reabilitação do parque infantil da Escola Básica n.º 1 da Baixa da Banheira estão concluídas. Igualmente pronta está a construção do parque infantil da Escola Básica n.º 1 de Alhos Vedros, anunciou a Câmara Municipal da

Moita na passada sexta-feira.

O equipamento da escola da Baixa da Banheira foi totalmente remodelado com “a substituição do piso e a colocação de novos equipamentos”. Segundo a autarquia, o espaço “encontrava-se degradado e vedado,

uma vez que não oferecia condições de segurança para as crianças”.

Já a empreitada na Escola Básica n.º 1 de Alhos Vedros veio permitir às crianças novas condições de divertimento, conforme sublinha o município. “Numa intervenção conjunta

entre a Câmara Municipal da Moita, que participou com um investimento superior a 23 mil euros, e a Junta de Freguesia de Alhos Vedros, este novo equipamento, há muito esperado por esta escola, vai proporcionar às crianças que aqui estudam um tempo de

O final da cerimónia ficou marcado pela distinção feita ao União Futebol Clube Moitense. O clube foi agraciado pela Câmara Municipal com a Medalha de Mérito Desportivo, pelos 100 anos de existência que cumpriu no passado dia 1 de Janeiro.

A sessão foi abrilhantada com apontamentos artísticos a cargo de Projecto Mancallas, Companhia Al Nawal, Sociedade Filarmónica Capricho Moitense e Bateria de Samba da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha”.

recreio ainda mais divertido.”

Os dois espaços foram visitados por Carlos Albino, presidente da autarquia, e pela vereadora Anabela Rosa. Em Alhos Vedros, Artur Varandas, presidente da junta, juntou-se a Carlos Albino e Anabela Rosa.

6 O SETUBALENSE 2 de Fevereiro de 2023
Moita
DR
Atletas e treinadores subiram ao palco para receberem os méritos atribuídos pela Câmara Municipal da Moita

Assembleia da República aprova saudação pelo centenário do Moitense

BAIXA DA BANHEIRA

O voto de saudação pelo centenário do União Futebol Clube Moitense, apresentado pelos deputados do PS eleitos pelo círculo de Setúbal, foi ontem aprovado na Assembleia da República. Eurídice Pereira, primeira subscritora da

Fórum José Manuel Figueiredo apresenta Noble em concerto

Jovem já teve dois trabalhos discográficos nos primeiros lugares do top nacional de vendas

É jovem no primeiro palco do panorama nacional da música, mas já esteve no primeiro lugar do top de vendas, com o álbum de estreia. Dá pelo nome de Noble e, pelas 21h30 do próximo dia 18, vai estar no Fórum

Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, para juntar mais um concerto ao seu currículo.

Na promoção ao espectáculo, a Câmara Municipal da Moita lembra os feitos já alcançados pelo artista.

“Dono de uma voz poderosa e inconfundível, Noble arrebatou o público português, com o seu primeiro single, 'Honey', que atingiu o primeiro lugar da tabela dos temas mais tocados nas rádios nacionais e que já tem mais de 3,3 milhões de visualizações no Youtube”, lê-se na apresentação do cantor publicada no site do município.

Depois do álbum “Honey”, que figurou no primeiro lugar do top nacional de vendas, Noble voltou ao pódio com novo trabalho – o segundo álbum de originais, intitulado “Secrets” e lançado em 2022, chegou ao segundo lugar. De permeio, em Abril de 2021, já havia reforçado a sua afirmação na “indústria musical”, com o

BREVES

congratulação, assinalou o momento com uma foto tirada ao lado do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. Na publicação feita no Facebook, a socialista enalteceu a postura do governante que já havia distinguido o clube.

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

Débora Gonçalves expõe telas sobre belezas do Mundo

Inaugurada no passado dia 14, a exposição de pintura “As Belezas pelo Mundo”, da autoria de Débora Gonçalves, pode ser visitada até ao próximo sábado, 4, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. Natural de São Paulo, Brasil, a pintora, que adoptou “D Gonçalves” como nome artístico, reside desde 2019 em Portugal,

ALHOS VEDROS

onde retomou o interesse pela arte. O confinamento forçado pela pandemia, logo em 2020, levou-a a desenvolver técnicas de pintura. Depois da aquarela e do acrílico, debruçou-se pela técnica a óleo. Os seus trabalhos têm como fonte de inspiração os artistas italianos Artemisia Gentileschi e Michelangelo.

Palacete Condes de Sampayo dá a conhecer reis de Portugal

O Palacete do Morgado da Casa Cova/Condes de Sampayo, em Alhos Vedros, tem em exposição 19 quadros da Colecção Régia, que permitem “identificar e conhecer os reis de Portugal, na sua relação com a história local do concelho da Moita”. Até 24 de

Fevereiro, a autarquia promove visitas guiadas, dirigidas às escolas e ao público em geral, para dar a conhecer mais um pouco da História e do concelho. A colecção pode ser apreciada às quintas e sexta-feiras, de manhã ou à tarde, mediante marcação prévia.

Noble vai lançar novo disco ainda neste trimestre

single “Beautiful” que esteve entre os temas mais tocados nas rádios portuguesas e o videoclip a registar mais de 2,6 milhões de visualizações no Youtube.

Na forja, com lançamento previsto para este primeiro trimestre, está um

MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO

novo trabalho discográfico, do qual o cantor deu a conhecer a amostra “Lost In You”

No dia 18, sábado, Noble vai mostrar-se ao público no Fórum José Manuel Figueiredo, num concerto com entradas a 8,82€.

Ana Dias promove papel das mulheres na cultura

“Promover a visibilidade do papel das mulheres na cultura” é o objectivo da exposição “'Mulheres que Ilustram - A Banda da Cooperação”, que foi ontem inaugurada na Biblioteca Municipal Bruno Vieira Amaral, no Vale da Amoreira.

A mostra, que estará patente ao público até 28 de Fevereiro, apresenta trabalhos de ilustração da autoria de Ana Dias e integra o Plano

Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.

Ana Dias nasceu em Leiria, é ilustradora em regime freelancer, e conta com diversos trabalhos assinados nos domínios de “banda desenhada, caricatura, fanzines e arte urbana”, revela a Câmara da Moita sobre a artista, que é licenciada em Pintura pela Universidade de Évora e que, nas suas obras, prefere “abordar causas importantes,

INSCRIÇÕES ABERTAS

Autarquia prossegue com acções de formação para a comunidade

como direitos e protecção dos animais, ecologia e igualdade".

No portefólio apresenta colaborações, realizadas em co-autoria, “para publicações internas do grupo Águas de Portugal, projectos independentes, revista Pentângulo #2, e o livro infantil 'A banda da cooperação' com texto de Patricia Bisel”.

A mostra pode ser visitada até ao próximo dia 28.

As novas acções do programa “Formação para a Comunidade”, promovido pela Câmara Municipal da Moita em parceria com várias entidades, prossegue hoje com mais uma oficina de comunicação e liderança, ministrada por Sara Simões, e o arranque da acção “Agir Localmente nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”

que se prolonga até 18 de Fevereiro (on-line às terças e quintas feiras e presencialmente aos sábados), com Alexandra Silva. No sábado realiza-se a oficina de fotografia móvel, com Ana Bohene. Na segunda-feira tem início o Curso de Português – Língua de Acolhimento, nível A2. A participação nas acções de formação obrigam a inscrição.

2 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 7
DR
DR
8 O SETUBALENSE 2 de Fevereiro de 2023
2 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 9

Região

Iniciativa Liberal Montijo felicita O Setubalense pelas 1000 edições

CONCURSO DE VINHOS DO CRÉDITO AGRÍCOLA

A Iniciativa Liberal do Montijo felicitou O SETUBALENSE e todos os seus colaboradores pelas mil edições. O partido elogia o trabalho realizado em prol da imprensa local. “Não é todos os dias que um jornal atinge esta marca e estamos certos, não foi

Medalha de ouro para seis vinhos da Região da Península de Setúbal

Néctares foram distinguidos na 9.ª edição da competição organizado pelo Instituto da Vinha e do Vinho

O Crédito Agrícola distinguiu seis vinhos da Região da Península de Setúbal com Medalha de Ouro na 9.ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola. Esta competição, organizada em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, realizou-se na Estufa-Fria, em Lisboa.

A 9.ª Edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola recebeu um total de 218 vinhos, entre brancos, tintos e espumantes. Estes néctares foram colocados à prova por 94 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, clientes e associados do Crédito Agrícola.

O júri, constituído por enólogos, enófilos e jornalistas especializados, distinguiu durante as provas cegas, que se realizaram a 4 de Novembro, 67 vinhos com a Tambuladeira dos Escanções de Portugal, três com Grande Medalha de Ouro e 64 medalhas de ouro.

Dentro da categoria de vinhos

PUBLICIDADE

A Adega Cooperativa de Pegões, que esteve representada pela sua direcção, foi uma das marcas premiadas

brancos, foram distinguidos dois vinhos da região, o Vinha do Torrão Reserva 2021 e o Dona Ermelinda Reserva 2020, ambos produzidos pela Casa Ermelinda Freitas.

Relativamente aos vinhos tintos foram atribuídas três distinções, ao Fontanário de Pegões Vinhas Velhas 2016, da Cooperativa Agrícola Sto. Isidro de Pegões, Casa Ermelinda

Freitas Touriga Nacional Reserva 2019, da Casa Ermelinda Freitas e Adega de Pegões Grande Reserva 2017, da Cooperativa Agrícola Sto. Isidro de Pegões.

A cerimónia de entrega das medalhas contou com a presença de Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), que é a entidade que certifica o con-

curso desde a primeira edição, João Mateus, presidente do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e Licínio Pina, presidente do Grupo Crédito Agrícola.

A Península de Setúbal foi ainda distinguida na categoria de vinhos espumantes com o vinho Casa Ermelinda Freitas Espumante Bruto Reserva 2012, da Casa Ermelinda Freitas.

fácil aqui chegar”, diz em nota de imprensa, reforçando que numa altura em que “o imediato dita as vidas, a digitalização é obrigatória e a imprensa luta pelos direitos do seu conteúdo”, sendo importante “manter presente que sem imprensa livre não há democracia”.

BREVES

GRÂNDOLA Planos de mobilidade apresentados

O município de Grândola apresentou a 1ª fase dos Planos Mobilidade Urbana Sustentável do Carvalhal e de Melides. As duas reuniões, que decorreram a 26 de Janeiro, contaram com uma significativa participação da população. Nestas assembleias foram apresentadas as linhas orientadoras dos planos para cada uma das freguesias.

ODEMIRA Biblioteca com exposição de Jorge Serafim

A exposição de artes plásticas da autoria de Jorge Serafim, “A palavra não confina”, vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, entre amanhã e 28 de Fevereiro. A inauguração da mostra está agendada para amanhã, pelas 17h00, com a presença do autor. Esta exposição resulta de “uma influência marcada pelo universo da ilustração para a literatura infantil”.

Repouso Turístico SA

Rua da Sachola 2970-480 - Lagoa de Albufeira - Portugal

Telefone: +351 212684300 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: geral@repousoturistico.pt Contribuinte: 501519327

Capital Social: 166.600,00€ Registada na Conservatória de R. C. de Sesimbra sob o n." 328

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Dia 25 Março de 2023 às 14:00 horas * CONVOCATÓRIA

Nos termos da Lei e dos Estatutos da Sociedade, convoco os Senhores Accionistas do REPOUSO TURÍSTICOSociedade Promotora de Tempos Livres, S.A., a reunir em Assembleia Geral Ordinária, a realizar no dia 25 de Março, (sábado) pelas 14:00 horas, na Sede Social, sita na Lagoa de Albufeira, Sesimbra, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS

1 – Alteração do Artigo 28º dos Estatutos passando dos actuais 75% de participação de accionistas para percentagem a aprovar nesta Assembleia Geral;

2- Apreciação e votação do Relatório e Contas referente ao ano de 2022;

3- Deliberar sobre a proposta de resultados;

3 - Assuntos Diversos.

Lagoa de Albufeira, 31 de Janeiro de 2023

O Presidente da Mesa da Assembleia

Vítor Manuel Agostinho

* Se à hora marcada não se encontrarem presentes mais de 50% de Accionistas, a Assembleia Geral funcionará, em segunda convocatória, 60 minutos (15,00 horas) depois, com a presença de qualquer número.

Repouso Turístico SA

Rua da Sachola 2970-480 - Lagoa de Albufeira - Portugal

Telefone: +351 212684300 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: geral@repousoturistico.pt

Contribuinte: 501519327

Capital Social: 166.600,00€

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA (ELEITORAL)

Dia 25 de Março de 2023 às 17H30

CONVOCATÓRIA

Nos termos da Lei e dos Estatutos da Sociedade, convoco os Senhores Accionistas do REPOUSO TURÍSTICOSociedade Promotora de Tempos Livres, S.A., a reunir em Assembleia Geral Ordinária, a realizar no dia 25 de Março de 2023, (sábado) entre as 17h30 e as 19h30, na Sede Social, sito na Lagoa de Albufeira, Sesimbra, com a seguinte ORDEM DE TRABALHOS:

- Ponto único:

Eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2023/2024.

Lagoa de Albufeira, 31 de Janeiro de 2023

O Presidente da Mesa da Assembleia

Vítor Manuel Agostinho

NOTA: De acordo com o Regulamento eleitoral, as candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 10 de Março de 2023. Os accionistas interessados deverão solicitar o referido regulamento nos serviços da Repouso Turístico SA.

10 O SETUBALENSE 2 de Fevereiro de 2023
5854 5854
Registada
Conservatória de R. C. de Sesimbra
n."
na
sob o
328
DR

Você sabia?

... que a Funerária Armindo está disponível todos os dias do ano, a quaquer hora, para o apoiar em caso de emergência funerária?

Você sabia?

.. que um funeral de cremação, considerando todos os custos envolvidos, é tipicamente mais barato que o funeral para sepultura?

Classificados

-------Certifico, para efeitos de publicação que, nesta data, foi lavrada, no Cartório Notarial no Barreiro do Dr. Carlos José Albardeiro Barradas, a folhas cento e três, do Livro Cento e cinco

-C, de escrituras diversas, uma escritura de justificação, tendo por justificantes:----------

António Joaquim Rodrigues Afonso, NIF 180084500, natural da freguesia de Carção, concelho de Vimioso e mulher Alice Maria Fernandes Ferreira Afonso, NIF 187069751, natural da freguesia de Argozelo, concelho de Vimioso, casados sob o regime da comunhão de adquiridos, com residência habitual e domicílio fiscal na Rua da República, número 4, Bairro das Lombas Sul, Trajouce, São Domingos de Rana.-----------------------------------------------------------------------

E declararam:---------------------------------------------------------------------------------------------

-------Que são donos e legítimos possuidores, com exclusão de outrém, do seguinte imóvel:--------

-------Prédio rústico, com área de vinte mil seiscentos e sessenta e nove virgula cinquenta metros quadrados, que fixam como correta, - denominado" Herdade das Sesmarias", sito em Sesmarias das Fontainhas ou Brejo dos Carreteiros, freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, descrito na Conservatória do Registo Predial de Palmela sob o número oito mil setecentos e trinta e sete, da freguesia da Quinta do Anjo, com registo de aquisição a seu favor pela apresentação treze, de dezoito de Agosto de dois mil e cinco, inscrito na matriz rústica sob o artigo 119 da Secção D, com o valor patrimonial tributário para IMI e IMT de 70,83 euros.-----------------------------------------------------

-------Que sobre o referido imóvel incide um contrato de arrendamento registado pela inscrição relativa à apresentação um, de sete de dezembro de mil novecentos e onze, efetuado por Verissímo José Martins e mulher Francisca Lima Martins a favor de José do Carmo Martins, casado, residente em Olhos de Água, com início em dezoito de agosto de mil novecentos e onze, pelo prazo de trezentos anos.----------

-------Que o mesmo imóvel foi adquirido pelos aqui primeiros outorgantes, a Fernando Afonso Albino Correia Gonçalves e mulher Maria do Carmo Silva Rosa Mendes Correia Gonçalves e a Maria Amélia Albino Correia Gonçalves de Carvalho, viúva, através de escritura de compra e venda, lavrada a folhas cento e dezanove, do livro quatro, de escrituras diversas, do Cartório Notarial em Oeiras, a cargo da Notária Isabel Maria Lopes de Campos Barreto.--------------------------------------

-------Que, quer os atuais proprietários e aqui justificantes, quer os anteriores proprietários, sucessivamente possuíram e possuem hoje os atuais proprietários o identificado prédio rústico livre de qualquer arrendamento, não existindo qualquer contrato de arrendamento em vigor pelo menos desde as datas das respetivas aquisições, pelo que deverá ser cancelada a inscrição relativa à apresentação um, de sete de dezembro de mil novecentos e onze.-------------------------------------

Declararam os segundos outorgantes:---------------------------------------------------------------

-------Está conforme. -------------------------------------------------------------------------------------------

Barreiro, 31 de janeiro de dois mil e vinte e três.

O Notário

Admite-se para Obra em Sines:

- Serventes;

- Pedreiros;

- Carpinteiro de Cofragem;

Precisa-se cozinheiro/a com experiência para restaurante em Setúbal

Mais informações: Praça Machado dos Santos, nº 7 Fonte Nova 5851

Bloco Clínico

- Armador de Ferro Empresa com sede na Lousã. Contacto: 239 990 340 (chamada rede fixa nacional) Email: carlosgil.lda@gmail.com

2 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 11
PUBLICIDADE 5173
LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DRA. MARIA FILOMENA LOPES PERDIGÃO DR. ALFREDO PERDIGÃO Horário 2ª a 6ª-feira: 08.00/12.30 - 14/18.00h Sábado: 09.00/12.00h Rua Jorge de Sousa, 8 | 2900-428 Setúbal www.precilab.pt | tel. 265 529 400/1 (Rede Fixa Nacional) telm.: 910 959 933 (Rede Móvel Nacional)| Fax: 265 529 408 1747 SOCIEDADE DE NOTÁRIOS NO BARREIRO EXTRACTO
Conta registada sob o nº 2/752/2023
5768 ALMADA 265 539 691 SETÚBAL 265 520 716 SEIXAL 265 520 716 MONTIJO 212 318 392 MOITA 212 047 599 BARREIRO 212 047 599 PALMELA 265 520 716 ALCOCHETE 212 318 392 OUTROS CONCELHOS 265 520 716 (CHAMADAS REDE FIXA NACIONAL) ANUNCIE NO SEU DIÁRIO DA REGIÃO 5494
O Setubalense n.º 1005, de 2 de Fevereiro de 2023

INAUGURADO NO SÁBADO

‘Revolução’ urbanística dá nova vida e dinâmica ao Largo de Cacilhas

A principal porta de entrada em Almada foi alvo de um investimento na ordem dos três milhões de euros. Dia 4 há festa para todos

Humberto Lameiras

O Largo de Cacilhas foi remodelado e rejuvenescido, uma requalificação que foi anunciada em Outubro de 2020, teve início no primeiro trimestre de 2021 e vai ser inaugurada este sábado, 4 de Fevereiro. Toda a obra que transformou a mais tradicional entrada no concelho de Almada, implicou um investimento próximo dos três milhões de euros.

Com festa entre as 10h00 e as 17h00, pensada para toda a família, não vai faltar música, dança, leitura de contos infantis, pinturas faciais, jogos tradicionais, oficinas dinamizadas pelo Clube Náutico de Almada, um mercado de rua com cerca de 40 stands e street food. Durante este período, os visitantes podem também visitar a Fragata D. Fernando II e Glória.

“O Largo de Cacilhas surge, agora, como um espaço que convida a ficar e usufruir da paisagem privilegiada sobre o Tejo, num local onde história e modernidade se cruzam”, refere a Câmara de Almada em nota de Imprensa.

À restauração do Farol de Cacilhas, uma peça icónica da localidade, junta-se a reorganização de alguns elementos urbanísticos que tornam este largo “numa zona visitável, com áreas de lazer e espaços verdes, capaz de dinamizar actividades culturais, com maior atractividade e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, o que vai permitir potenciar todo o comércio local”, sublinha a autarquia.

Mais concretamente, o Largo Alfredo Diniz foi repavimentado com material permeável, tanto na zona

BREVES

AMARELOS

Repostas duas ligações para o Areeiro

O concelho passou a ter mais duas carreiras directas para Lisboa, mais concretamente para o Areeiro. Duas linhas da Carris Metropolitana que vinham a ser pedidas pela população e autarquia desde o início da operação, em Julho de 2022. Fui assim retomada a histórica ligação entre o Areeiro e a Costa da Caparica, através da carreira 3 710, que deixa o Terminal de Sete Rios para onde tinha sido desviada no Verão passado. A outra linha que acaba de ser reposta é a 3 703, que volta a ligar o Areeiro ao Parque Urbano de Almada.

A restauração do Farol de Cacilhas, uma peça icónica da localidade, foi acompanhada de uma profunda requalificação do largo

pedonal como na área transitável. Quanto à área envolvente da Fragata

D. Fernando II e Glória e do Submarino Barracuda, está agora mais ampla e com novas vedações, foi ainda convertida uma zona numa espécie de anfiteatro com vista para o Tejo.

Descreve ainda a autarquia que foi construído um “passeio panorâmico junto ao rio com bancos e vegetação,

e um muro-banco para descanso e protecção das mesas da área da restauração”. Esta transformação incluiu ainda “três grandes manchas verdes, ‘ilhas de calor’ ou dunas verdes, junto ao Clube Náutico.

Em termos de mobilidade “foi criado um novo estacionamento destinado a motociclos e bicicletas”, e colocados “novos abrigos em ilhas totalmente reformuladas, destinadas a autocarros”. Há também diversos outros elementos de mobiliário urbano “localizados estrategicamente, por forma a permitir maiores momentos de convívio e permanência a quem se desloca ao Largo Alfredo Dinis”, adianta ainda a autarquia.

O número de abrigos das paragens dos autocarros passaram de 21 para 10 duplos e dois individuais

A ‘revolução’ urbana no Largo de Cacilhas não esqueceu o interface de transportes públicos, tendo sido retirado o parqueamento de autocarros junto ao Clube Náutico de Almada, e diminuído o número de paragens

da rede de transportes públicos que servem 25 carreiras municipais e intermunicipais. Assim, passaram de 21 para 10 abrigos duplos e dois individuais, isto “sem prejuízo do conforto e qualidade dos serviços prestados pelos transportes colectivos”, afiança a Câmara Municipal.

Entre as muitas intervenções realizadas neste espaço, como preocupação com a parte ambiental, foi dada atenção ao Polo Museológico de Cacilhas, caso da praça dos navios onde está a fragata e o submarino, e também à zona das Salgas Romanas, que regista o período de ocupação romana. Trata-se da salga de peixe, pequenos crustáceos e à preparação de conservas e condimentos. Esta é constituída por duas cetárias, musealizadas “com recurso a uma estrutura embutida no solo e coberta com um vidro de alta resistência, colocado ao nível do solo”.

ARTE Exposição no Solar dos Zagallos

O Solar dos Zagallos tem patente até 12 de Fevereiro a exposição colectiva "Pequenas Coisas". É uma proposta do Estuário Colectivo, no contexto da sua dinâmica comunitária. O programa inclui, além da exibição das obras de arte - telas, fotografia, vídeo, aerografia e vídeo mapping -, um conjunto de iniciativas paralelas, assim como um mercado de produtos locais, o lançamento do livro “O desensino da arte”, workshops, momentos de música e dança e ainda uma actividade de sensibilização ambiental.

12 O SETUBALENSE 2 de Fevereiro de 2023 Almada
DR
10

Amélia Muge e André Santos no palco do auditório Fernando Lopes-Graça

AGENDAS MOBILIZADORAS

O auditório Fernando LopesGraça recebe amanhã, dia 3, um concerto de Amélia Muge acompanhada pelo guitarrista André Santos. Este é o ponto de partida para a cantora e instrumentista,

através do seu amor à poesia, partilhar uma viagem unindo o canto às cordas da guitarra. Os dois em palco, convocam através das palavras e da música, poetas, histórias, formas de ver, sentir, ouvir,

FCT abre 75 vagas para bolseiros, investigadores e técnicos

O PRR vai disponibilizar cerca de 19 milhões de euros para financiar 14 consórcios em que a FCT – Nova participa

Humberto Lameiras

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) - Nova abriu mais 75 vagas dirigidas a bolseiros, investigadores e técnicos, que vão participar nos projectos dos consórcios das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial em que a faculdade participa, os quais são financiados em cerca de 19 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As vagas agora anunciadas decorrem durante 2023, sendo que os principais destinatários destes concursos são bolseiros recém-licenciados, de Mestrados, e ainda investigadores Doutorados nas áreas de investigação de Sustentabilidade, Bioeconomia, Carbono Zero, Transformação Digital, Inovação Tecnológica e Economia Circular.

“Reunir a academia e as empresas para se encontrarem as melhores soluções para a resiliência da economia é cada vez mais fundamental. Para os 14 consórcios em que a FCT NOVA participa, ao abrigo das Agendas Mobilizadoras, será necessário encontrar os melhores talentos altamente qualificados e que tenham a capacidade de

CRIME

Os 14 consórcios atravessam um leque alargado de projectos em várias áreas

dar resposta aos objectivos estratégicos destes projectos”, afirma Eurico Cabrita, subdirector para Inovação e Investigação da NOVA School of Science and Technology - FCT NOVA, citado em nota de Imprensa pela Faculdade.

As vagas dividem-se entre “37 candidaturas para bolseiros dos graus Licenciado e Mestre, 38 vagas dirigidas a investigadores juniores e auxiliares e técnicos que irão suportar todo o

processo de desenvolvimento dos 14 consórcios” envolvidos que irão receber o financiamento do PRR, refere a mesma nota.

Estes consórcios atravessam um leque alargado de projectos; casos como um que se propõe a explorar os insectos como alternativa na alimentação e cosmética, enquanto um outro dedica-se a um projecto focado no desenvolvimento de produtos à base de celulose visando a substitui-

tocar e cantar o mundo. “Um concerto único, intimista e profundo que vive ainda da cumplicidade entre dos músicos e que aguardam a presença do público”, descreve a Câmara de Almada.

DISTINÇÕES

Rotary homenageia Rodrigo Francisco e unidade do Garcia de Orta

O Rotary Club de Almada homenageou o director artístico do Teatro Municipal Joaquim Benite, Rodrigo Francisco, como profissional do ano, e ainda a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Garcia de Orta, que foi representada na cerimónia por Francisca Delereu.

A entrega das distinções decorreu num hotel na Cosa da Caparica, no passado dia 24 de Janeiro. “O Rotary Club de Almada homenageia todos os anos uma ou mais pessoas e instituições que, pelas suas capacidades profissionais, se destacam na comunidade almadense”, lembra Victor Marujo, presidente da associação que tem como lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”.

ção de plásticos fósseis. Há ainda uma equipa de trabalho que pretende desenvolver uma nova cadeira de valor na economia espacial e oferecer soluções para gerir o tráfego no espaço.

As Agendas Mobilizadoras traduzem-se no maior programa de apoio empresarial integrado no PRR, com o objectivo de aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em Investigação e Desenvolvimento.

PJ deteve suspeito de ter morto jovem na Cova da Piedade

O detido é um jovem de 19 anos sobre quem recaem fortes indícios de ter morto outro jovem da mesma idade

A Polícia Judiciária deteve em Sines o suspeito da morte de um jovem em Janeiro de 2022, por esfaqueamento, na Cova da Piedade, no concelho de Almada, anunciou ontem aquela força policial.

Em comunicado, a Polícia Judiciária explica que, através do Departamento de Investigação Criminal de Setú-

bal, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana de Sines, foi localizado e detido um jovem de 19 anos sobre quem recaem “fortes indícios da prática de um crime de homicídio qualificado e detenção de arma proibida, sendo vítima outro jovem, da mesma idade”.

Os factos remontam a Janeiro de

2022, quando, na sequência de uma discussão com a vítima, o suspeito terá desferido duas facadas, provocando-lhe a morte.

Desde então o suspeito encontrava-se em fuga.

O detido será agora presente a primeiro interrogatório, para aplicação das medidas de coacção. Lusa

Na mesma cerimónia foram entregues diplomas de reconhecimento à Junta de Freguesia do Feijó, que foi representada pelo seu presidente, Luís Palma, e à Farmácia Ideal na pessoa do director técnico, António Joaquim, ambos os casos pela “ajuda que prestaram durante a acção de distribuição de material de protecção e desinfecção durante a pandemia covid-19”, refere o Rotary Club de Almada em nota de Imprensa.

Além dos associados e homenageados, a cerimónia contou com a presença de Ana Cristina Pais, directora de Cultura da Câmara Municipal de Almada. H.L.

2 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 13
DR
DR
Rodrigo Francisco e Victor Marujo à sua direita

TIAGO MELO E RODRIGO PEREIRA DE SAÍDA

Avançado Rúben Araújo reforça sadinos por empréstimo do Leixões

Emblema de Matosinhos anunciou a cedência do atacante, de 24 anos, até ao final da época

Ricardo Lopes Pereira

O último dia de transferência no mercado de Janeiro trouxe três novidades (uma entrada e duas saídas) no plantel do Vitória FC. No capítulo dos reforços há a registar a chegada do avançado Rúben Araújo, jogador

oriundo do Leixões, da II Liga, que foi emprestado aos sadinos até ao final da presente temporada. Quanto às saídas, o defesa Tiago Melo e o atacante Rodrigo Pereira rumaram à Académica (Liga 3) e Académico de Viseu, respectivamente.

O anúncio da transferência de Rúben Araújo, atleta que contabilizou 11 jogos pelo Leixões (oito no campeonato e três na Taça de Portugal) e um golo na prova rainha, foi feito na madrugada de ontem pelo clube nortenho nas suas redes sociais. “Rúben Araújo foi emprestado ao Vitória FC até ao final da presente temporada”, escreveram nas suas redes sociais Facebook e Instagram.

O ponta-de-lança, que não se conseguiu afirmar no Estádio do Mar, chega para ser mais opção no sector ofensivo para o treinador Luís Loureiro. Contratado antes do início da temporada, depois de uma excelente época, no Campeonato de Portugal, ao serviço do Belenenses, onde fez 20 golos em 30 jogos, o atleta foi opção para Vítor Martins em apenas 11 encontros na primeira metade da época.

Em Setúbal, na Liga 3, Rúben Araújo vai, ao lado de Zequinha, melhor marcador da competição, com 12 golos, procurar recuperar a veia goleadora que já demonstrou no Campeonato de Portugal. A chegada do jogador a Setúbal coincide com a saída de Rodrigo Pereira, jovem de 19 anos, que, por vontade própria, recusou o convite de renovar o vínculo com os sadinos e rumou, informaram anteontem os sadinos, ao Académico de Viseu, da II Liga.

“O avançado Rodrigo Pereira, atleta há duas épocas e meia no nosso clube, e que terminaria contrato no final desta presente época, após várias tentativas de renovação declinadas por parte do atleta, parte agora rumo a um novo desafio profissional para o Académico de Viseu”, escreveram os sadinos, deixando a garantia de “o Vitória ter assegurado os seus interesses, vendendo o seu passe numa fase inicial, mantendo ainda uma percentagem sobre o mesmo”.

Recorde-se que desde a sua chegada a Setúbal em 2020/21, o jogador, que tinha antes passado pelos escalões de formação do Barreirense e Benfica, alinhou tanto pelos juniores como pelos seniores, destacando-se pelos golos e assistências efectuados. No total foram 27 os tentos marcados, tendo o último deles sido marcado no passado sábado na derrota (2-3) com o Moncarapachense.

80 crianças participaram na Festand no Antoine Velge

Cerca de 80 crianças, em representação de seis clubes, num total de 14 equipas, participaram no fim-de-semana na Festand, evento destinado a atletas bâmbis, que decorreu no Pavilhão Antoine Velge, em Setúbal. A iniciativa, organizada pela estrutura técnica da Academia Manuel Manita, teve a duração de cerca de duas horas e meia, período que foi aproveitado ao máximo pelos jovens andebolistas que tiveram o bónus da companhia da ‘Andebolita’, mascote feminina da modalidade.

Tal como fez com Rodrigo Pereira, o Vitória desejou também “os maiores sucessos pessoais e profissionais” a Tiago Melo, defesa que tinha chegado ao Bonfim oriundo do Estrela da Amadora e que agora reforça a Académica. “O Vitória Futebol Clube SAD informa que Tiago Melo não

continuará a representar as nossas cores. Ao atleta agradecemos o profissionalismo ao longo da época, desejando-lhe a melhor das sortes para o futuro”, escreveram sem mencionar o destino do atleta.

O lateral-direito, de 26 anos, formado na Oliveirense, chega a Coimbra depois de ter disputado, esta temporada, 16 jogos pelo Vitória, clube com quem rescindiu contrato para poder representar os estudantes. Antes dos sadinos, Tiago Melo vestiu também as camisolas de Estarreja, Fátima, Estoril, Anadia e E. Amadora.

Contas feitas, registaram-se cinco entradas no plantel vitoriano em Janeiro: o guarda-redes Mika (ex-Académica), o defesa Pedro Machado (ex-Torreense) e os médios Filipe Oliveira (ex-Korona Kielce, Polónia) e André Silva (ex-Grasshoppers, Suíça) e o avançado Rúben Araújo (ex-Leixões).

Mais numeroso foi o contingente de atletas (num total de oito) que deixaram o Bonfim em igual período. Por ordem cronológica, saíram o guarda-redes Rafael Alves (cedido ao Fafe). Os defesas Luís Pedro (Anadia), Aloísio Soares (Sanjoanense) e Diogo Martins (emprestado ao Barreirense). O avançado Vitinho (PSIS Semarang, Indonésia), o médio José Semedo (anunciou fim da carreira de jogador) e, mais recentemente, o defesa Tiago Melo (Académica) e o avançado Rodrigo Pereira (Académico de Viseu).

14 O SETUBALENSE 2 de Fevereiro de 2023 Desporto
Atacante marcou um golo em 11 jogos pelos leixonenses
FOTOLEGENDA
DR DR

BASQUETEBOL

Segunda fase dos Campeonatos Nacionais de Juniores já foi sorteada

O Vitória Futebol Clube começa a fase de manutenção e descidas da 1.ª Divisão Nacional em terreno alheio, assim ditou o sorteio realizado na Cidade do Futebol. Na 1.ª jornada a equipa sadina desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica, na segunda jornada

realiza o seu primeiro jogo em casa com o Vilafranquense. Na 2.ª Divisão Nacional o Amora vai disputar a subida de divisão inserido na Série Sul juntamente com Farense, Lusitânia (Açores), Caldas, Beira Mar e U. Leiria. A equipa amorense desloca-se a Faro na

primeira jornada recebendo depois na segunda a U. Leiria. Na ronda inaugural da fase de manutenção e descidas, o Fabril recebe o Ferreirense, o Alcochetense joga em casa com o Lusitano e o Barreirense desloca-se a Marvila. A segunda fase começa a 11 de Fevereiro.

ERNESTO CATARINO

Jogador do Barreirense marca mais de metade dos golos da sua equipa

O americano

Marquavian Stephens

marcou 45 pontos no jogo que disputou com o Portimonense

O Galitos, que vinha fazendo um campeonato irrepreensível, perdeu a invencibilidade em Portimão no jogo que se encontrava em atraso da 9.ª jornada, mas mesmo assim continua no comando da tabela classificativa com 25 pontos, mais dois que o Basket de Santo André que segue em segundo lugar e mais sete que o Barreirense, quinto classificado. Depois de ter vencido a equipa sub-23 do Benfica na sexta-feira, a equipa que lidera a competição deslocou-se no domingo ao Algarve para acerto de calendário e sofreu o seu primeiro desaire, perdendo por 12 pontos, num jogo que não lhe correu de feição.

O Portimonense entrou melhor na partida e chegou ao fim do primeiro período com uma vantagem de 15 pontos (29-14) mas, no segundo, o Galitos recuperou (12-27) e ao intervalo registava-se uma igualdade (41-41). No regresso dos balneários a equipa do Barreiro voltou a não entrar bem (19-6) e o Portimonense ficou com 13 pontos que acabou por

ser fundamental para a conquista da vitória porque o Galitos no último período só conseguiu recuperar um ponto (22-23). Feitas as contas, no final o marcador assinalava 82-70.

Gregory Lee, com 21 pontos, foi o melhor marcador do Galitos.

O Basket Santo André a jogar no Multiusos de Sines recebeu e venceu o Queluz por 82-71 num jogo que de-

correu algo equilibrado na primeira parte mas disparou a favor da equipa alentejana na segunda metade que deu o golpe fatal no terceiro período em que obteve uma vantagem de 10 pontos. Pedro Santos, com 20 pontos, foi quem mais se destacou na equipa de Santo André que está a fazer uma excelente temporada.

O Barreirense não conseguiu evitar a derrota (89-105) na partida que disputou com o Portimonense, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho. A equipa algarvia que foi para o intervalo a vencer por cinco pontos (43-48) dilatou a sua vantagem na segunda parte e chegou ao fim com mais 16 pontos que a equipa orientada por João Cardoso. Nesta partida será de destacar a exibição de Marquavian Stephens que esteve em grande plano ao marcar 45 pontos, mais de metade dos pontos marcados pela sua equipa.

Na próxima jornada, que se realiza no domingo, às 15 horas, o Galitos recebe o Basket Santo André e o barreirense desloca-se a Queluz.

GDESSA vence

Quinta dos Lombos

Na Liga Feminina o GDESSA venceu a Quinta dos Lombos por 76-64 e segue em terceiro lugar na classificação a um ponto da Sportiva e a cinco do SL Benfica que lidera a competição. No próximo sábado, o GDESSA recebe o Imortal, às 19 horas, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.

COVA DA PIEDADE REÚNE-SE EM ASSEMBLEIA GERAL Acordo com a Bsad para o futebol juvenil e conversações sobre o futebol sénior

O Clube Desportivo da Cova da Piedade vai reunir-se em Assembleia Geral Extraordinária, amanhã, dia 3 de Fevereiro, no Salão Nobre do Estádio Municipal José Martins Vieira, para debater vários assuntos de interesse para o clube.

Da ordem de trabalhos constam cinco pontos; nos dois primeiros serão eleitos dez sócios para in -

tegrarem o Conselho Superior e também a eleição de três associados para fazerem parte da Comissão Disciplinar.

Logo a seguir, no âmbito do Processo de Insolvência da sociedade Clube Desportivo Cova da Piedade - Futebol SAD, pretende-se dar poderes à Direcção do clube para nos termos que entender convenientes,

alienar as acções que detém nessa sociedade.

No ponto quatro será dada informação aos sócios sobre os termos do acordo celebrado entre o Clube Desportivo Cova da Piedade e a “Os Belenenses” – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD (actual BSAD – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD) referente ao Futebol Juvenil.

E, no ponto cinco, que fecha a sessão, os associados serão informados sobre as conversações em curso entre o Clube Desportivo Cova da Piedade e a sociedade Codecity Sports Management LDA, detentora do Capital Social da BSAD – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, referente ao futebol sénior.

J.P.

O Olímpico do Montijo está desagradado com o facto de não ter sido apurado para a fase de apuramento do campeão e critica a forma como estão feitos os regulamentos do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, onde são apurados os primeiros classificados de cada série mais os quatro melhores classificados de todas as séries.

Os montijenses terminaram a Série L em segundo lugar com 19 pontos, produto de seis vitórias, um empate e uma derrota e com um coeficiente de 2,375 sendo o quinto melhor segundo classificado, ficando por isso mesmo fora do lote das equipas que vão discutir o título e naturalmente a subida de divisão.

Os melhores segundos classificados foram AD Marco (Série C) e Oliveira do Douro €, ambos com coeficiente de 2,7; Correlhã (A), com 2,5; e, Souselas (G) com 2,4.

Nas redes socias, o treinador Ernesto Catarino considera que “infelizmente foi dada mais uma machadada na credibilidade e no desenvolvimento do Futebol Feminino em Portugal. Séries de 6 equipas a disputarem 10 jogos e a averbarem 2 derrotas (ou seja a perderem 6 pontos) são apuradas em desfavor de uma equipa que averba uma derrota e um empate (ou seja a perder 5 pontos). Quem souber que explique o motivo de serem só as equipas a Sul do País a ficarem com 5 equipas na série (fazendo assim apenas 8 jogos) em desfavor das séries do Norte (sempre com 6 equipas e com 10 jogos)”.

No sorteio da segunda fase já realizado o Vitória FC vai começar a disputar a fase de apuramento do campeão no reduto do Feirense e na Taça Nacional de Promoção na primeira jornada o Almada recebe o Ferreiras e o Olímpico do Montijo desloca-se a Ourique, no dia 5 de Fevereiro.

2 de Fevereiro de 2023 O SETUBALENSE 15
DR
Marquavian Stephens marcou muitos cestos mas não evitou a derrota do Galitos
“Foi dada uma machadada na credibilidade e desenvolvimento do futebol feminino”
José Pina

MARÉS TEMPO

HOJE 16º 18º 3º 3º AMANHÃ 00:43 - 2.8 m - Preia-mar 06:59 - 1.2 m - Baixa-mar 13:11 - 2.7 m - Preia-mar 19:09 - 1.2 m - Baixa-mar SETÚBAL | TRÓIA SINES 00:28 - 2.8 m - Preia-mar 06:50 - 1.2 m - Baixa-mar 12:56 - 2.7 m - Preia-mar 18:56 - 1.2 m - Baixa-mar SESIMBRA 00:28 - 2.8 m - Preia-mar 06:48 - 1.2 m - Baixa-mar 12:53 - 2.7 m - Preia-mar 18:52 - 1.3 m - Baixa-mar ALMADA 01:02 - 3.1 m - Preia-mar 07:07 - 1.3 m - Baixa-mar 13:29 - 3.0 m - Preia-mar 19:16 - 1.3 m - Baixa-mar
5767 Céu limpo Céu limpo
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.