O praticante - Revista / Publicação Desportiva - Edição 44

Page 82

Orientação II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferente, Todos Iguais”

Orientação é giro! Foi sob os melhores auspícios que teve início a segunda edição do Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Integrada na sexta edição do GIRO, uma jornada de voluntariado empresarial, a prova de hoje teve em Paulo Jorge Pinto e Rui Pires Costa (na foto) os superatletas mais precisos e os primeiros grandes vencedores.

O

Parque da Cidade do Porto recebeu na manhã do passado dia 14 de Outubro a etapa inaugural do II Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”. Com assinatura organizativa do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e Direcção Técnica de Fernando Costa, a prova contou com a participação de 17 atletas em representação do Núcleo de Desporto Adaptado do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Prelada e da ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas. A enquadrar os participantes, a Organização pôde contar com a presença de 55 voluntários da iniciativa GIRO os quais, sob o lema “Intervir, Recuperar, Organizar”, ofereceram um dia de trabalho em prol duma causa solidária. Num Verão a prolongar-se muito para além do habitual e a roubar ao Outono o protagonismo que lhe seria devido, o Parque da Cidade do Porto foi um verdadeiro oásis para todos quantos nele se puderam estender, bebendo as suas sombras ou mergulhando o olhar nos belos espelhos de água. E fazendo Orientação de Precisão, uma modalidade particularmente vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida e deslocando-se em cadeira de rodas, e que se prepara para conhecer, já em 2012, a primeira edição da Taça de Portugal e, mais tarde, o Campeonato da Europa, a ter lugar em Palmela, na Primavera de 2014.

“A parte técnica evoluiu bastante” Disputada ao longo dum perímetro de 2.300 metros, sobre o qual se encontravam marcados dez pontos de decisão – um dos quais cronometrado -, esta primeira etapa do II Circuito de Orientação “Todos Diferentes, Todos Iguais” encerrou desafios até aqui pouco explorados. As balizas “trocaram” os habituais elementos característicos – árvores, Novembro 2011

82


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.