O praticante - Revista / Publicação Desportiva - Edição 44

Page 24

Atletismo K42 Adventure Marathon Series na Patagónia

Custódio António no pódio e C A cidade de Villa La Angostura, na Patagónia argentina, recebeu a etapa final do Circuito Salomon K42, para ver os Portugueses a ombrear com os profissionais, e a mostrar a sua raça, prestigiando o Asas Milénium / O Praticante.

A

prova teve vitória da chilena Marlene Flores entre as mulheres e do atleta da casa Cristian Mohamed entre os homens. A competição reuniu 1.600 corredores para a disputa principal e para a rústica de 15 quilómetros. Villa La Angostura sofreu em Junho com a erupção do vulcão chileno Puyehue, que cobriu a cidade de cinzas e prejudicou a temporada de inverno. Após quase seis meses a cidade continua a recuperar, já que ainda há muita fuligem, então a competição serviu para movimentar a economia local e trazer um pouco de lazer para os moradores. A partida aconteceu pontualmente às 10h na Praça de Los Pioneiros e muitas pessoas foram às ruas para prestigiar os atletas. “Necessitávamos saber que uma prova desta magnitude poderia ser realizada em nossa cidade sem nenhum tipo de problema”, conta Adriana, uma moradora local que não parava de aplaudir os corredores. Logo no começo da prova o espanhol Tofol Castañer, o argentino Cristian Mohamed e o brasileiro Giliard Pinheiro (vice em 2010) assumiram o comando e começaram a fazer a diferença para os demais competidores. Arkaitz Ibarra Martinez e Gustavo Reyes seguiam no encalço dos líderes. No quilómetro 25, no posto de água do Rio Bonito, Tofol passou tranquilo na liderança com cerca de dois minutos para Mohamed. Giliard estava a 2min30 do líder e começou a se queixar de dores no quadril, enquanto Arkaitz vinha com quatro minutos atrás e Reyes a seis. A partir daí começou

o trecho mais difícil desta nona edição: nove quilómetros de subida tendo a areia como protagonista. Os corredores chegaram então na base da estação de esqui Cerro Bayo (quilómetro 31). Tofol ampliou a vantagem sobre Mohamed em 2min45 e tudo parecia definido, enquanto no pelotão de trás as disputas eram cada vez mais intensas. Arkaitz abandonou a prova e Giliard também abdicou da luta pelo pódio e resolveu apenas completar. “Sou brasileiro, não desisto nunca”, comentou. Os dois resolveram seguir caminhando juntos até a linha de chegada.

Mudanças !!

No Ponto Mais Alto da disputa, o Club

Andino Villa la Angostura (1.500m acima do nível do mar), Mohamed superou Tofol Castañer e obteve o prémio especial oferecido ao primeiro atleta que chegasse ao topo da montanha. Foi neste momento também que Gustavo Reyes passou a terceiro, Custódio António do C. D. Asas Milénium / O Praticante de Portugal, Iazaldil Feitoza do Brasil, e o argentino Israel Escudero alcançaram os dois caminhantes. A partir do quilómetro 37 Tofol e Cristian chegaram à parte mais rápida da corrida e passaram a alternar a liderança correndo como se estivessem numa prova de pista, enquanto o público incentivava e aplaudia. Foi a final mais aguerrida de todas as edições, entre o campeão da etapa mundial

Publicidade

Praceta José Maria Veloso, loja 2, A/B | Paivas | 2845-353 Amora | 212 268 790 | husete@husete.pt | www.husete.pt

Preencha a candidatura online e venha fazer parte da nossa equipa Novembro 2011

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.