Jornal Natureza Urbana

Page 20

<<<<<<

<<<

NATUREZA URBANA REDE VERDE FICA FICUS

<<<<<<<<< <<< <<

MOVIMENTO FICA FÍCUS E SUA REDE DE CONEXÃO por Carolina Sobrinho Carolina é Arquitetura Urbanista. Colaborou como bolsista no INDLab; apresentou seu TCC sobre mapeamento colaborativo que resultou nas ações do Movimento Fica Ficus.

O

O Movimento Fica Fícus nasce da indignação através do Facebook de um grupo de pessoas ao perceberem que as árvores da espécie Fícus, localizadas na Avenida Bernardo Monteiro, região central de Belo Horizonte, estavam sendo podadas silenciosamente na quarta-feira de cinzas, 13 de fevereiro, do carnaval de 2013. Visto o sentimento de insatisfação com a gestão municipal atual, presente em parte da sociedade, dando conotação politica as manifestações do carnaval daquele ano, que acabará de acontecer, a articulação em rede acabou sendo fomentada por ativistas, estudantes e moradores e usuários da região dos Fícus. Cinco dias vereiro, foi evento no população

22

após as podas, 18 de Fecriado o chamado para um Facebookque convidava a para se reunir no dia se-

guinte no local e discutir as notícias que repercutiam pela rede, foram convocados a participar do encontro também biólogos e especialistas capazes de explicarem a realidade técnica da situação das podas e dos cortes até então realizadas nos Fícus. O que se teve em menos de 24 horas foi a confirmação da presença no evento do Facebook por 1.374 pessoas e o convite sendo feito a 11.213 usuários da rede social.

própria pagina do evento, mantendo atualizados aqueles que não puderam comparecer e fortalecendo a rede de conexões. Foram também articuladas as ferramentas digitais que serviriam de suporte para a continuidade e fortalecimento da comunicação horizontal e da troca de informação, grupo de e-mail, grupo de Facebook e a Fanpage foram criados possibilitando as articulações das próximas ações e encontros.

O primeiro encontro do movimento se deu no dia 19 de Fevereiro, marcada pela presença da imprensa, em uma reunião realizada em baixo dos Fícus na Avenida Bernardo Monteiro, onde foram discutidas as primeiras linhas de ação, como as denuncias feitas no ministério publico e a necessidade de um nome.

Antes mesmo de completar uma semana da primeira reunião o convite para a próxima foi lançado na rede, segunda, dia 25 de Fevereiro as 19horas, sempre em baixo dos Fícus. Dessa maneira se

Esse primeiro momento, foi também relatado de forma colaborativa na


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.