Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 "Estarreja 2025"

Page 96

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO 2015-2025  ESTARREJA 2025

7. Recomendações sobre os mecanismos de avaliação e monitorização Considerando o enfoque do novo Quadro Estratégico Comum nos resultados e em mecanismos que permitam a monitorização dos projetos de aplicação dos FEEI, o presente capítulo apresenta recomendações sobre o modelo de acompanhamento das dinâmicas económicas e sociais locais e mecanismos de monitorização do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 – “Estarreja 2025”.

7.1. Objetivos da avaliação A natureza sistémica e iterativa do processo de implementação de um plano estratégico desta natureza recomenda uma avaliação do tipo on-going, ou seja, efetuada ao longo do período de implementação dos diversos projetos. Incide fundamentalmente nos objetivos propostos e sobre o progresso da implementação dos projetos, ou seja, “o que foi feito”, “o que está a ser feito” e “de que forma”. Os resultados da avaliação tornarão possível a sugestão de ações de melhoria durante o próprio período de vigência, permitindo calibrar e ajustar processos em marcha. A avaliação deverá descrever processos internos e resultados, de forma a fornecer informação e evidências de forma atempada que ajudem os gestores de cada projeto a informar a sua ação. Adicionalmente, como princípio de autoaprendizagem da execução deste género de programas, dever-seá conceder especial atenção ao sistema de implementação no tocante à análise da lógica de intervenção, os seus resultados e impactos, e ao envolvimento dos parceiros definidos nas fichas de projeto. Assim, no âmbito do exercício de avaliação, assumem-se como objetivos a apreciação quanto ao: 

Desempenho e impacto da implementação dos projetos numa fase intermédia do seu período de vigência;

Grau de concretização dos objetivos estratégicos do Programa;

Nível de coesão e comprometimento dos parceiros.

Adequação do modelo e soluções organizativas adotadas para a implementação, em termos globais.

7.2. Questões de avaliação A relevância de avaliar projetos decorre da necessidade de informar intervenções posteriores, bem como prestar contas a organismos externos e a parceiros, designadamente no âmbito de projetos cofinanciados pelos FEEI. Neste âmbito, a prática de adotar questões de avaliação pragmáticas e claras para um público transversal tem sido utilizada com frequência de modo a facilitar a partilha de informação.

86


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.