Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 "Estarreja 2025"

Page 74

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO 2015-2025  ESTARREJA 2025

5.3. Vertente Estratégica Natureza e Ambiente Na Vertente Estratégica Natureza e Ambiente deverão ser desenvolvidos esforços para a valorização do equilíbrio ambiental e o reforço da integração dos valores da sustentabilidade em atividades sociais e económicas. Neste âmbito sugere-se a execução de três projetos, que a seguir se detalham. P6

ROTEIROS DE TURISMO CULTURAL, DE NATUREZA E INDUSTRIAL

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

OE9. Regenerar e valorizar os ecossistemas e assegurar a excelência ambiental do Concelho tendo como motor o projeto Bioria que se afirma como referência nacional e internacional. O presente projeto pretende capitalizar as iniciativas já desenvolvidas pelo município e valorizar os recursos naturais para que possam afirmar-se no setor do turismo, nomeadamente no turismo de natureza. A afirmação do concelho como destino de turismo natureza deve estar fundamentalmente assente na continuidade dos projetos desenvolvidos e na coordenação de esforços orientados para a melhoria das ofertas complementares ao birdwatching e aos percursos pedonais e cicláveis no sentido de melhorar a experiência oferecida e induzir um aumento da estadia.

DESCRIÇÃO

O projeto diz assim respeito à promoção e valorização turística do concelho a partir das suas especificidades culturais e/ou naturais. O Bioria e o Baixo Vouga Lagunar, a Casa Museu Egas Moniz, o Cineteatro e os eventos marcantes de Estarreja deverão ocupar um lugar central. O modelo a seguir será caraterizado pela procura de consensos, esforços partilhados, o diálogo e a atuação integrada para criar e promover produtos turísticos valorizados pelos visitantes que visitem Estarreja (articulação com projetos da AI5). Nesta nova perspetiva centrada no turista, os limites administrativos não deverão ter uma importância demasiado elevada. Deste modo a estratégia terá que passar pela atuação em rede e parceria com os restantes concelhos do Baixo Vouga, em que a Murtosa ocupe uma posição de destaque. Atividade 1. Criar e implementar Roteiros Integrados 1.

Realizar inventário dos recursos culturais e naturais de Estarreja, em conjugação com os parceiros locais e definir os roteiros/experiências de acordo com públicos identificados como estratégicos e tempos de estadia mínimos de 2 dias. Desde já se destaca a conjugação entre natureza e gastronomia/saberes locais; cultura/espetáculos e natureza, cultura/tradição/indústria, e ainda a possibilidade de explorar o binómio natureza/indústria numa experiência inovadora.

2.

Realizar inventário das linhas de água situadas na área de influência do Plano, particularmente a nascente, que inclua o Rio Jardim, Rio Gonde e o Rio Antuã.

3.

Realizar sessões de trabalho com agentes locais que garantirão a disponibilização de serviços e produtos nos roteiros e experiências a oferecer ao visitante e turista.

4.

Desenvolver os roteiros turísticos (articulação com a AI5) integrados, tendo por base os domínios da cultura, da natureza e da indústria, prevendo-se as seguintes atividades:

ATIVIDADES a.

Criação do Roteiro “Moinho de Água” com vista a promoção da identidade local associada às tradições e profissões do passado (ex: moleiro, latoeiro, tecedeira, pescador, entre outros)

b.

Configuração, estruturação e compilação da informação relacionada com Estarreja como destino turístico (a partir do inventário já realizado), incluindo os horários de abertura e contactos de cada ponto de interesse (Casa Museu Egas Moniz, Bioria);

c.

Realização de reuniões com operadores turísticos especializados na área cultural, do turismo de natureza, da gastronomia e vinhos, e das convenções (MICE);

d.

Articulação com parceiros culturais para a realização de calendário anual de eventos;

e.

Definição dos critérios e criação de um modelo voluntário de certificação local de qualidade e compromisso;

64


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.